Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

10 verdades que ficam da prestação de Portugal no Mundial’2022

O Mundial terminou com mais uma desilusão para o futebol português. Desde 2006 que o conjunto das Quinas não atinge as meias-finais e desta vez foi Marrocos, carrasco também em 1986, a atirar Portugal para fora de prova. Neste sentido, após uma campanha que foi do céu ao inferno em poucos dias, com uma goleada sobre a Suíça seguida de uma eliminação frente à equipa menos cotada nos quartos-de-final, importa elencar 10 verdades que ficam deste Campeonato do Mundo:

1 – Diogo Costa não fez melhor do que Rui Patrício (bem pelo contrário): O guarda-redes do FC Porto chegou ao Catar como um dos principais nomes a despertar atenções lá fora, mas acabou por ter exibições que ficaram aquém do esperado. Após roubar a titularidade a Rui Patrício no playoff de acesso ao Mundial, a verdade é que o guardião de 23 anos comprometeu no duelo frente a Marrocos e esteve longe de ser o porto seguro que era expectável (relembre-se também o ‘adormecimento’ frente ao Gana nos descontos).

2 – João Félix é o presente e o futuro: Não era expectável que fosse indiscutível, até porque a época em Madrid não lhe está a correr de feição, mas o ‘7’ dos Colchoneros foi indiscutível para Fernando Santos e correspondeu com exibições de bom nível. Nesse sentido, tendo em conta o seu talento e potencial, parece claro que a melhor versão da seleção portuguesa passará sempre pela presença de Félix no ‘11’.

3 – João Cancelo não é o mesmo com Fernando Santos: De um dos melhores laterais do mundo com Guardiola para um defesa quase banal e suplente na Seleção. Cancelo foi de mais a menos, ficou desde logo marcado por erros frente ao Gana e mesmo ofensivamente não conseguiu acrescentar como seria de esperar. Nesse sentido, resta saber se é o jogador que tem dificuldade para se adaptar a uma realidade diferente do clube ou se é o próprio selecionador que não tem argumentos para extrair de Cancelo todo o seu talento.

4 – Gonçalo Ramos ultrapassou André Silva: A presença do avançado das Águias foi discutida, mas Ramos, que está a realizar uma super temporada, disse presente logo no amigável com a Nigéria e depois correspondeu de forma ainda mais contundente no duelo oficial com a Suíça, onde apontou um hat-trick e assistiu Guerreiro. Deste modo, poucos se lembram já de André Silva, que saiu do Catar sem brilho e como terceira opção para o eixo do ataque.

5 – Pepe ainda é o melhor central português: É como o vinho do porto. Aos 39 anos, Pepe falhou a ronda inaugural do Mundial, mas depois apareceu a alto nível, algo que não surpreendia se excluíssemos a idade dos factores de análise. Com a lesão e erros de Danilo, bem como a inconstância de Rúben Dias, a verdade é que o veterano do FC Porto continua a ser um esteio na linha defensiva e a contribuir com a sua garra, experiência, qualidade na marcação, desarme e jogo aéreo.

6 – Fernando Santos fartou-se de Cristiano Ronaldo: O impensável aconteceu e o selecionador ‘sentou’ a maior estrela da constelação. Foi, talvez, a maior surpresa de toda a prova, mas que demonstra claramente que Fernando Santos está cansado das birras do internacional português e que já não o vê como peça chave para o sucesso da equipa. Resta saber se esta ideia é para manter ou se a corda vai partir para algum dos lados.

7 – Pedro Neto, Guedes e Rafa fizeram falta: Outrora o país dos extremos e dos desequilibradores, Portugal apresentou-se no Catar com poucos agitadores e também por aí terá pago o preço frente a adversários mais fechados. Rafael Leão será a exceção, em termos de potência aliada à qualidade no drible e finalização, mas o craque do AC Milan foi, maioritariamente, suplente e sentiu-se, a espaços, a falta de mais elementos desse perfil. Neste sentido, a lesão de Pedro Neto fez mossa (até por ser canhoto e ter facilidade em ambas as faixas), enquanto que Rafa (em ótima forma e dos poucos que consegue incomodar e romper linhas em zonas interiores) e Gonçalo Guedes (fez falta alguém que desse largura) também podiam ter sido muito mais úteis do que a enxurrada de médios convocada por Fernando Santos.

8 – Ruben Neves não é Pirlo: Muitas vezes com um hype desmedido, os fãs do antigo médio do FC Porto terão ‘descido à Terra’ neste certame. Incapaz de acrescentar em posse, usando e abusando do passe longo, o centrocampista de 25 anos teve aqui a sua oportunidade afirmação internacional e vacilou. Mais do que isso, a ideia de que é a melhor solução para a posição ‘6’, tanto defensiva (ultrapassado várias vezes e com facilidade) como ofensivamente, esfumou-se.

9 – A posição ‘8’ será a mais imprevisível para 2024: Moutinho foi dono e senhor do meio-campo durante vários anos, depois apareceu Adrien, mas há cada vez mais opções neste lugar e o próprio Fernando Santos está dividido neste capítulo. William Carvalho foi a opção inicial, depois surgiu Otávio num papel mais recuado e o próprio Bernardo Silva também pode contribuir neste papel. Por outro lado, Renato Sanches ficou fora; o seu companheiro Vitinha também não se afirmou, mas se continuar a render no PSG terá de ter forçosamente uma palavra a dizer nesta luta; e há ainda o possante Matheus Nunes à espreita.

10 – Portugal continua com dificuldade em organização ofensiva: Chega a ser confrangedor ver uma equipa com tantos talentos e criativos a ser tão ineficiente em ataque continuado. No fundo, Portugal é mortífero quando encontra os espaços, mas tarda em convencer quando se torna mais difícil encontra-los. Nos duelos frente a Coreia do Sul e Marrocos ficou bem patente esta realidade, sendo que, perante o Uruguai, o cenário não foi muito diferente. Esta tem sido a maior batalha de Fernando Santos, isto é, moldar a sua equipa e torná-la mais impositiva e dominadora com bola, mas é claro que ainda há muito para evoluir e as dúvidas sobre se o selecionador campeão da Europa em 2016 ainda é um homem capaz de fomentar esse crescimento pairam com cada vez mais intensidade.

Rodrigo Ferreira

66 Comentários

  • Amigos e bola
    Posted Dezembro 12, 2022 at 10:44 pm

    Sinceramente, notou se que o Fernando Santos tentou mostrar que não é o treinador defensivo que dizem ser. Fez esse esforço. Mas parece evidente que o futebol ofensivo não é aquilo em que ele acredita. Ele é e será sempre um treinador de cautelas.
    Pura e simplesmente não tem preparação tática para montar ataques organizados e essa limitação viu-se nas últimas eliminações de Portugal.

    Acho que ele vai dizer que o seu ciclo acabou, até porque ja se nota um grande cansaço na sua expressão facial. Tentou mudar e não conseguiu.

    • Eng_do_Tenta
      Posted Dezembro 13, 2022 at 12:29 am

      Não me pareceu que tivesse feito esse esforço, não optou por um desequilibrador como o Leão e apostou demasiado em médios cuja posse pouco ou nada acrescenta.

  • Arrebentaboca
    Posted Dezembro 12, 2022 at 10:51 pm

    Treinador não tem qualidade e Portugal não tem esses jogadores de qualidade que se aparenta.
    Ainda assim confiante para conseguirem passar a fase de grupos do Euro 2024

  • DNowitzki
    Posted Dezembro 12, 2022 at 10:55 pm

    1. Certíssimo! E, se o Santos sentou Ronaldo, também deveria ter sentado Costa depois da tremideira desde o jogo inicial.

    2. Félix é, não é, talvez… Terá de se empenhar mais, colocar as louras (ou equivalente) no devido lugar e gastar menos polegares.

    3. Para mim, Cancelo é bom no esquema de Guardiola, a jogar como extremo. Defensivamente, sempre foi um buraco e continua a ter dificuldades. A acrescentar a isso tem um feitiozinho bem complicado e aquele amuo no banco foi outro foco de desestabilização.

    4. Gonçalo Ramos marcou 3 golos num jogo e só isso justificou a sua presença. Dito isto, continua a ter lacunas técnicas e tem um longo trabalho pela frente para melhorar.

    5. Neste mês, foi.

    6. Fernando Santos tem muito mau feitio. Fernando Santos não gosta de ser atacado. Fernando Santos sempre defendeu Ronaldo, continuando a dizer, tolamente, que é o melhor do mundo. Não estava à espera daquele ataque, não perdoa e sentiu que o jogador estava a ser ingrato. Teve uns testículos enormes!

    7. Rafa não fez falta nenhuma, porque (1) nunca foi aposta, (2) não fazia parte da panelinha e (3) foi destratado miseravelmente pela estrutura federativa.

    8. Palhinha era a minha escolha. William, depois do que fez, deveria ter-se mantido. É incompreensível o que o Santos fez frente a Marrocos.

    9. Diria que temos médios parecidos a mais.

    10. Já escrevi isso aqui «n» vezes. Se é para montar um autocarro, até um cego é capaz de o fazer, com maior ou menos sucesso. Furar muralhas é muito mais complexo. Santos nunca foi um treinador desse tipo.

    11. Este era o Mundial «mais fácil». A Alemanha caiu, a Espanha caiu, a Itália nem chegou ao Catar, a Inglaterra caiu. Quem era claramente superior a Portugal? A França. Apenas e só. Sendo que, num jogo só, tudo era possível. Assim sendo, tendo em conta os acontecimentos, esta eliminação foi um fiasco monumental. Foi uma oportunidade única para disputar o título mundial.

    12. A campanha de Eusébio e companhia continua a ser a melhor de sempre… mesmo roubado à má cara.

    • Eng_do_Tenta
      Posted Dezembro 12, 2022 at 11:31 pm

      Subscrevo o ponto n.º 8 a 100%. Palhinha é, para mim, sem dúvida o melhor “6” português.

      O que FS fez contra Marrocos é incompreensível não só pelo que o William fez mas também por tudo o que Neves não fez, nem faz!

    • Borsalino
      Posted Dezembro 13, 2022 at 9:36 am

      Concordo com o ponto 7 e acrescentaria que o Rafa foi desvalorizado por muitos users do blog e comentadores televisivos, sendo por isso, fez pouca falta.

  • Sporting1906
    Posted Dezembro 12, 2022 at 11:15 pm

    Acrescentava mais um ponto: Palhinha, Matheus Nunes e Rafa Leão deviam ter sido muito mais utilizados, especialmente o último que é um dos melhores jogadores portugueses e jogou muito pouco tempo neste mundial.

    • Eng_do_Tenta
      Posted Dezembro 13, 2022 at 1:15 am

      Sem dúvida, não consigo compreender como é que o Palhinha e o Leão não são indiscutíveis na seleção, nem mesmo com o apuramento garantido tiveram uma oportunidade como titulares, algo injustificável, na minha opinião.

    • Oldasity
      Posted Dezembro 13, 2022 at 9:53 am

      Antes de Matheus, que está a fazer uma época fraca, Vitinha sim deveria ter sido muito mais utilizado, Palhinha deveria ser indiscutível.

      • Eng_do_Tenta
        Posted Dezembro 13, 2022 at 1:23 pm

        As épocas fracas pouco importam para FS, de outra forma não se justifica a titularidade do Félix.

  • AbreLatas
    Posted Dezembro 12, 2022 at 11:23 pm

    É bom texto mas muito desvirtuado da realidade. Se vamos tirar conclusões com base só e apenas no Mundial então o Bernardo Silva e o Rúben Dias também têm de ser visados.
    Agora acho que há aqui uma tentação de tornar permanente ilações de 5 jogos.

    O Cancelo é sistemático na seleção. O Ronaldo é um caso à parte.
    Félix parece ser o futuro sim, especialmente com a saída do Ronaldo (pode ser o elo que defende “menos). Mas ele esteve bem em dois jogos.
    O Gonçalo esteve incrível num jogo mais aberto.
    Diogo Costa falhou, duas vezes, mas não sabemos como seria o Patrício, e só vale a pena esperar que compense o amadurecimento.
    Por fim, a do Rúben Neves. Se o hype é exagerado, o oposto também é. Tem características interessantes, mas numa defesa a dois não pode ser o último do meio campo. Nunca vai ser um Pirlo (nem perto) mas não se esqueçam que o Pirlo jogou sempre com médios potentes ao lado. Vidal, Marchisio, Gattuso, Matuidi e Seedorf, Malta que cumpria muito ofensivamente mas também defensivamente. Talvez com um Enzo/Maniche ao lado resultaria.
    Com isto, espero que Palhinha agarre o lugar e que Florentino seja a alternativa. Rúben poderá ser a alternativa a Renato e Matheus.

    • Eng_do_Tenta
      Posted Dezembro 13, 2022 at 12:18 am

      Concordo que o Bernardo Silva é visto como alguém intocável sem fazer nada para merecer esse estatuto, acho que houve vários jogadores a merecer mais minutos no lugar dele, que não teve uma exibição que justificasse os minutos que teve.

      O Rúben Dias também fez um mundial desastroso, se bem que neste caso as opções era mais escassas, o Pepe esteve fora do primeiro e Danilo dos restante, António Silva provavelmente merecia mais minutos, mas compreendo que fosse difícil fazê-lo a um miúdo acabado de chegar.

      O Cancelo também foi dos piores elementos mas acabou por perder o lugar para o Dalot e nada a dizer a esse respeito, apesar de não entender a necessidade de o colocar em campo pelo Guerreiro contra Marrocos.

      Não sabemos como seria Patrício nem nenhum jogador que não tenha jogado pelos demais visados, ainda assim o Patrício já deu mais do que provas em fases finais e competições a eliminar, vencemos o Euro e a Liga das Nações com ele e veio de uma época em que vence uma competição europeia.

      Não concordo com a observação do Rúben Neves, acho mesmo que não apresenta garantias nem a nível defensivo, nem a nível ofensivo. Recordo que saiu do Porto como suplente já na sua terceira época como sénior e ainda que o seu rendimento pudesse melhorar com médios mais pontentes ao seu lado, não tem qualidade que justifique uma equipa adaptar-se às suas características, como tal, também espero que o Palhinha agarre o lugar, que Florentino seja uma alternativa e que o Neves saia da seleção, dando espaço ao Matheus ou ao Vitinha na posição 8, que provavelmente continuará a ser do Bernardo, mas veremos.

    • Mushy
      Posted Dezembro 13, 2022 at 12:39 am

      Se formos por esse raciocínio, Neves não devia ter sido convocado.
      Se tantos outros jogadores não foram convocados, ou porque jogam numa defesa a 3, ou porque jogam no ataque com 2, etc etc.
      O raciocino do Nandinho é mais “eu quero este porque me pedem”, ou simplesmente porque acho que é melhor e vai a jogar e depois “desenrasca-te como puderes”.
      Ou então o Nandinho ia mudar a sua maneira de jogar porque o Neves tem de ser titular e jogar com mais médios potentes no meio campo.

      • AbreLatas
        Posted Dezembro 13, 2022 at 12:26 pm

        Não discordo.
        Não sendo um dos indispensáveis deveria ter-se percebido se as mais valias dele seriam vantajosas no Mundial. Eu fui o primeiro a achar que tinha sido bem jogado coloca-lo contra Marrocos por causa do remate mas o Fernando só o quis para lateralizar e contra uma defesa recuada foi um ideia parva.
        O Palhinha infelizmente teve esse tratamento de “não ser necessário” com equipas mais defensivas. Acredito que seria titular nas meias com um duplo pivot (para fechar o Griezman neste caso). No entanto talvez teria sido boa ideia coloca-lo para compensar os laterais e a dupla Bernardo/Otávio e dar mais liberdade a todos

    • Xyeh
      Posted Dezembro 13, 2022 at 9:03 am

      Tocas mais ao menos em tudo o que penso, agora estão a lançar o Diogo Costa para a fogueira, fez 2 erros, 1 não deu em nada, o outro foi repartido com o Rúben Dias encolher-se com medo do marroquino, quando jogava andebol o meu treinador costumava dizer “o GR só é obrigado a intervir porque a defesa não fez o seu trabalho”. Esquecem-se dos golos que Diogo Costa salvou no Mundial, nem os grupos passávamos. Fosse o Cancelo ou o Dias ex jogadores de outro clube e tenho a certeza que estavam na fogueira com o Costa e o Neves. O Rúben Neves não é Pirlo mas o João Félix também não é Káká nem o Bernardo Silva o Del Piero, eu acredito que com outro treinador todos os jogadores subam de forma.

      • Oldasity
        Posted Dezembro 13, 2022 at 9:57 am

        Diogo Costa fez 2 erros gravíssimos em 5 jogos, e neste tipo de competição faz a diferença toda. Mas o problema nem foi só estes erros, foi a falta de segurança que ele transmitia.

        Agora, o rapaz passou a ser mau por isto? Óbvio que não. Acho que terá uma carreira brilhante pela frente, mas não é tão mau nem tão bom como querem pintar, cada um para seu lado.

        • Xyeh
          Posted Dezembro 13, 2022 at 11:34 am

          Achas que ele transmitiu insegurança? Viste o jogo contra o Uruguai? Fez 1 erro que não custou rigorosamente nada, não foi golo e ainda recuperamos a bola, o 2º erro se ele tem ficado na baliza provavelmente dava em golo na mesma e a culpa aí ia 100% para o Rúben Dias. Eu acho que ele tem muito potencial e vai dar mais segurança que o Patrício, tens o Casillas que está sempre a puxar por ele, claramente um dos melhores GR de sempre deve ver algo no Diogo Costa e acredita no seu talento.

      • Bruno Cunha
        Posted Dezembro 13, 2022 at 10:09 am

        Afirmação um bocado estranha num desporto como o Andebol que deve ser o que o Gr faz mais defesas mas é um chavão giro.

        “Encolheu-se” é bom. Vai lá fora corre para trás e salta e diz me como corre. O Rúben nem à bola chegaria se o avançado não estivesse lá, mais valia ter estado quieto e deixado o guerreiro ir disputar a bola (esse sim foi obrigado a fugir ao contacto).

        O Diogo sabe o que fez, mas continua a ser muito melhor que o Patrício e vai ser o titular nos próximos 10 anos. Agora não vamos estar a culpar outros por um erro tão óbvio.
        Acontece, errou ninguém é perfeito

        • Xyeh
          Posted Dezembro 13, 2022 at 11:36 am

          Se o Diogo Costa ficasse na baliza e sofresse golo a culpa seria de quem? Pois…
          A frase era simplesmente para nos fazer lutar pela bola e não conceder oportunidades aos adversários, sempre que o GR tem que defender é porque deste oportunidade para o adversário rematar.

          • Bruno Cunha
            Posted Dezembro 13, 2022 at 12:25 pm

            Então isso aplica-se a todas as más saídas da baliza na historia do futebol, qual a lógica disso?

            Primeiro se ele ficasse na baliza não sofria porque o cabeceamento foi para o meio da baliza, era uma defesa relativamente simples.

            Depois o Gr está lá para defender porque nem todas as situações do futebol são controláveis, a equipa simplesmente tem que tornar o trabalho o mais fácil possível.

            Se o Grimaldo se apanhar a marcar o Carmo num canto ele não tem obrigação de cabecear a bola mas tem obrigação de estorvar ao máximo a ação e se o fizer aumenta a probabilidade de o Gr defender.

            • Xyeh
              Posted Dezembro 13, 2022 at 5:54 pm

              Se calhar o Rúben Dias também pensou que a bola seria relativamente simples para o Diogo Costa e não saltou por causa disso :p
              Eu não estou a dizer que o Diogo Costa teve uma boa saída ou que não tem culpa, estou é contra este condenar de um jogador que os safou mais que enterrou no seu 1º Mundial e já tens pessoas a pedir que saia da seleção para voltar o Patrício que está na forma que está na Roma. Se o Costa tem ficado entre os postes e o jogador marroquino tem cabeceado a bola aposto que ninguém ia pedir ao Dias para deixar a seleção.

              • Bruno Cunha
                Posted Dezembro 13, 2022 at 6:10 pm

                O Patricio não é nada demais obviamente que não vai sentar o Diogo Costa.

                Mas como te disse experimenta andar para trás e saltar se calhar nao te passa uma garrafa de agua por baixo dos pés.
                O Ruben nem deveria ter disputado aquela bola deixava para o Guerreiro que estava de frente.

                De qualquer das formas o gajo saltou 5 metros ninguém o ia apanhar ahha

      • disturbed17
        Posted Dezembro 13, 2022 at 1:30 pm

        Fosse Diogo Costa de outro clube e estavas tu a criticar com unhas e dentes, o Ruben Dias tem também ele uma falha grave no golo, o que não tira também a falha do Diogo, estávamos na final de 2004 quando o Ricardo teve uma falha idêntica e deu golo da Grécia, ainda hoje se houve críticas por esse lance…

        • Xyeh
          Posted Dezembro 13, 2022 at 1:57 pm

          Eu critico o Diogo Costa, mas vais a ver os comentários e fazem crer que foi o único culpado, ele deu uma de Ricardo e como já comentei 2 vezes se ele tem ficado na baliza nesse lance a esta hora só se falava do Rúben Dias sentado na cadeira, o marroquino antecipou-se aos 2 e nisso teve muito mérito também mas para mim tanto o Diogo como o Rúben tiveram abordagens horríveis ao lance. E digo mais, um dos nossos piores jogadores foi um jogador que eu gosto muito e sempre defendi aqui no blog que é o Rúben Neves e não tenho problema nenhum em dizer que me apeteceu mais que 1 vez cortar-lhe o cabelo para ver se o homem se concentrava em vez de pentear-se em campo. Curiosamente eu também tinha dito que ainda íamos sentir falta do Moutinho neste Mundial, o único jogo em que pareceu funcionar foi quando o Félix contra a Suiça desceu mais para receber jogo (algo que falhou contra Marrocos em que o Bernardo é que estava a fazer isso).

  • Eng_do_Tenta
    Posted Dezembro 13, 2022 at 12:04 am

    Concordo com alguns pontos deste texto:

    1. Diogo Costa não foi melhor que Patrício, bem pelo contrário, cometeu erros infantis que não se admitem a um titular da seleção nacional numa fase final de uma prova como é o campeonato do mundo, sai como um dos piores guarda redes da competição (apenas me recordo do GR do Catar fazer erros tão grosseiros). Apesar de tudo, acho que a atitude do Patrício é de elogiar, não criou ondas apesar da injustiça e foi um bom companheiro. Falou-se muito acerca de haver memória curta e não se respeitar a carreira do Cristiano mas julgo que foi mais evidente o desrespeito pelo que o Patrício fez no Euro 2016 e na Liga das Nações que vencemos, bem como por toda a sua carreira à qual somou a época passada uma competição europeia por clubes.

    5. Infelizmente para Portugal, concordo que o melhor central continua a ser um Sr. com com 39 anos! É um craque e vai deixar saudades.

    8. Rúben Neves não só não é Pirlo como nem sequer tem nível para ser convocado para a seleção. Concordo com tudo o que foi referido a seu respeito, não apresenta garantias nem a nível defensivo, nem ofensivamente, é inexplicável a aposta que foi feita nela, sendo que não há para a continuidade da mesma.

    10. Portugal tem dificuldades em organização ofensiva porque não joga com jogadores capazes de contrariar defesas mais fechadas. Nos convocados o único jogador capaz de fazer a diferença era o Leão, que teve uma utilização ridiculamente baixa e nem num jogo em que a seleção estava apurada teve uma verdadeira oportunidade para se mostrar, ainda assim, na sua parca utilização conseguiu mostrar mais do que os demais, sendo o jogador com melhor ratio de golos por minutos jogados. De uma forma diferente, sem ser a procurar desequilíbrios no 1 para 1 ou em velocidade, temos o Bruno Fernandes que é um jogador mais vertical e diferente dos demais, procurando constantemente os jogadores da frente, tendo sido fundamental nas duas vitórias que deram o apuramento para os oitavos, sendo também alguém que pode resolver com a sua meia distância.

    Não concordo tanto com o ponto 7 pelo que disse no parágrafo anterior, se o selecionador tem um agitador que foi o melhor jogador do campeonato italiano, que tem características diferentes de todos o outros e é superior ao referidos neste ponto, creio que os outros jogadores também não teriam grande utilização estando nos convocados. FS claramente prefere jogadores que arriscam pouco ou nada, prefere uma posse de bola inconsequente e recheou a seleção de médio com essas características.

    2 – Na minha opinião, as avaliações ao Félix têm sido exageradas, creio que também ele esteve apagado em todos os jogo contra equipas mais fechadas, foi dos jogadores com mais minutos de utilização e não demonstrou ser o desequilibrador ou o goleador que possa resolver os jogos mais difíceis, embora perceba que com o deserto de destaques positivos até um jogo aliado a um remate ou outro sirvam de consolação para nós, em breve veremos se será o presente e futuro da seleção, acredito, de qualquer forma, que teremos capacidade para fazer a renovação, gostava de ver o Leão a ter as mesmas oportunidades do Félix e concordo que o Neto poderá vir a ser útil, bem como outros que surgirão para fazer companhia ao Jota e a quem continuar na seleção.

  • ACT7
    Posted Dezembro 13, 2022 at 12:19 am

    Bom artigo, interessante e toca nos pontos certos.
    Já tinha saudades dos artigos e comentários do Rodrigo, foi bom tê-lo de volta.

  • disturbed17
    Posted Dezembro 13, 2022 at 1:14 am

    1- Diogo Costa não fez nada para tirar o lugar ao Patrício, que sempre esteve intratável pela seleção, o jogo de pés é a sua lacuna, mas isso não pode ser desculpa para perder o lugar.
    2- Sem dúvida, e só não vê isso quem não quer ou quem só vê clubismo à frente, jogador que com confiança faz jogadas incríveis, fora do alcance de 99% dos jogadores.
    3- Embora esta época esteja uns furos abaixo não deixou de ser um dos melhores laterais direitos, e esquerdos do mundo, e quando assim é temos de apontar responsabilidades para a equipa técnica.
    4- Com a falta de pontas de lança e se a opção tática não passar por um falso 9, vai ter de ser a opção futura, isso claro se mantiver a forma atual.
    5- Pior que os 39 anos do Pepe são as raras oportunidades que foram dadas a outras opções como Gonçalo Inácio, David Carmo, etc..
    6- Será que se fartou de Ronaldo ou achou que naquele momento seria a opção mais “popular”?
    7- Quantas vezes me lembrei, frente a Marrocos principalmente, dos dribles de Nani, Quaresma, do jovem Ronaldo, mesmo os jogadores citados não estão perto de ser desequilibradores desse nível.
    8- Se não tem capacidades ofensivas para jogar a 6, muito menos a 8 como alguns aqui o dizem, defensivamente é o pior dos “6” convocados, e a nível de posse, construção se fosse minimamente bom, Bernardo Silva e Bruno Fernandes escusavam de recuar sempre até à sua zona de ação.
    9- Matheus Nunes ou Otávio dariam segurança extra para os jogadores criativos terem mais liberdade ofensiva, ao contrário de Vitinha ou Renato Sanchez que já são jogadores com tendência mais ofensiva.
    10- Um pouco como o ponto 7, falta capacidade de desequilíbrio, de esticar jogo nas alas para depois haver espaço no centro, sem essa capacidade o jogo afunila de tal maneira que nem jogadores como Félix, Bernardo, Bruno tem capacidade para criar oportunidades.

    • RMCL
      Posted Dezembro 13, 2022 at 9:46 am

      Whhhattt??? David Carmo? Que fez o rapaz até agora para tal lembrança? Ao menos falava no Fábio Cardoso que têm sido mais constante que esse David!

      • Xyeh
        Posted Dezembro 13, 2022 at 11:28 am

        O Diogo Costa não fez nada para tirar o lugar ao Patrício mas o David Carmo já fez para calçar por Portugal, não há como não rir com estes comentários no VM.

        • disturbed17
          Posted Dezembro 13, 2022 at 1:26 pm

          Eu acho que falei direito, dar oportunidade a outros potenciais convocados, quem fala em David Carmo, fala em Fábio Cardoso, Diogo leite….

          • disturbed17
            Posted Dezembro 13, 2022 at 1:43 pm

            Que fez o Antônio Silva para ser chamado? 2 ou 3 jogos? Quem fala em David Carmo fala noutro qualquer, a verdade é que temos a curto prazo 1 central e 1 miúdo como internacionais, não se espere que se continue a exigir do Pepe com 40/42 anos..
            Se formos a ver por essa ideia vamos deixar de convocar centrais porque não têm mostrado que merecem

      • disturbed17
        Posted Dezembro 13, 2022 at 1:36 pm

        Que fez o Antônio Silva para ser chamado? 2 ou 3 jogos? Quem fala em David Carmo fala noutro qualquer, a verdade é que temos a curto prazo 1 central e 1 miúdo como internacionais, não se espere que se continue a exigir do Pepe com 40/42 anos..

        • Xyeh
          Posted Dezembro 13, 2022 at 1:51 pm

          O David Carmo nem em boa forma está, o António Silva está em grande forma, o Diogo Leite também, esses estão à frente do Carmo, o Fábio Cardoso tem feito jogos interessantes e acredito que esteja à frente do Carmo e ainda temos o Inácio que apesar deste ano não estar a correr tão bem também é um belo central.

    • Guinha10
      Posted Dezembro 13, 2022 at 10:59 am

      Claro que o Patrício na seleção sempre esteve intratável! A Bélgica e o Uruguai também adoraram no último mundial e Euro um Patrício intratável! O Diogo ganhou o lugar porque é melhor neste momento, é fácil de ver. Com isto, claro que teve culpa contra Marrocos, mas acho que vai aprender com isso. Já agora uma palavra para Patrício pela sua postura, alguém que é indiscutível à tantos anos, perde o lugar para um miúdo mas mesmo assim sabe estar em grupo e pronto para ajudar a equipa. Isto é ser humilde, isto é respeitar as decisões do treinador e os colegas! ???

  • Kacal
    Posted Dezembro 13, 2022 at 2:37 am

    Faltou claramente Diogo Jota no ponto 7 até mais do que os nomes referidos. De resto concordo com todos os pontos referidos mas no ponto 4 acrescento que não acho o Gonçalo Ramos superior ao André Silva. Está num melhor momento e mais motivado, mas se é para apostar num PL mais puro continuaria a preferir uma aposta no André Silva, mas como tudo que é mais recente é sempre mais “bonito” é normal que assim seja.

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Dezembro 13, 2022 at 6:55 am

    Tudo certo, só faltou o ponto 11.

    11. Acabou o circo de Cristiano Ronaldo na seleção. Futebol zero, marca de um golo de penalty oferecido, mostrou que o peso da veterania chega a todos. Conseguiu a proeza de perder a titularidade no United e na Seleção em meio ano, e por culpa própria, por estar numa espiral depressiva e por estar tão mal rodeado, o que faz com que seja impossível que uma equipa a sério o contrate.

  • Neville Longbottom
    Posted Dezembro 13, 2022 at 9:27 am

    Acho um exagero o que se está a falar do Diogo.
    Talvez não seja a última bolacha do pacote como muita gente achava, mas não foi de todo um GR inseguro ao longo da competição, esteve impecável contra o Uruguai que foi o jogo do nervo da qualificação por exemplo. Patrício tem demonstrado muita insegurança na Roma, continuo convencido que a melhor opção foi o Diogo e continuará a ser.

    Quanto ao resto, bem acho que concordo na generalidade.

    SL

    • filipe19
      Posted Dezembro 13, 2022 at 10:55 am

      Sim, também acho um exagero a discussão à volta do Diogo. Cometeu um erro? Sim. É jovem? É. Foi arriscado esta mudança para o Diogo? Nunca iremos descobrir. Quando correu bem no playoff muitos ficaram satisfeitos. E verdade também é que ele nos deixou em jogo ao minuto 48 após um livre em que ele consegue defender uma bola à curta distância, mas infelizmente a maior parte das vezes o pessoal só vem cá para criticar e não para elogiar.

      • Xyeh
        Posted Dezembro 13, 2022 at 1:48 pm

        E só jogamos vs Marrocos porque ele defendeu o que defendeu contra o Uruguai, tivemos erros do Dias, Danilo, Cancelo mas vamos crucificar o mais novo deles todos porque se desconcentrou e “um jogador de topo não se desconcentra”. Teve um erro, assumiu o erro, vamos ver como dá a volta, contra o Gana teve erro e depois contra o Uruguai safou-nos.

  • LevonAronian
    Posted Dezembro 13, 2022 at 9:36 am

    De um modo geral concordo, mas deixo algumas notas:

    1 – Sim, mas não esquecer que o Patrício perdeu o lugar porque também andava a cometer demasiados erros. O mundial correu mal, acontece, mas não deixa de ser o melhor GR português e acho que deve continuar a ser o titular.

    3- Com exceção de Pepe, qual o jogador que tem conseguido transportar de forma consistente o rendimento do clube para a seleção? Cancelo já teve muitos bons jogos na seleçao , e acho que o rendimento neste Mundial teve mais a ver com o momento de forma, que já não tem sido bom no clube, do que algo específico da seleção.

    7- Faltam extremos que dêem largura à seleção. Nesse sentido alguém como Pedro Neto poderiam dar algo diferente. Rafa e Guedes não tanto.

  • Verdade_Desportiva
    Posted Dezembro 13, 2022 at 10:33 am

    1- Sim, Diogo Costa não esteve bem e está ligado diretamente à desqualificação. Numa altura que se pedia uma restruturação na selecção a posição de Guarda Redes era das que menos urgência tinha, no entanto o FS assim decidiu. Não consigo entender como se consegue ainda desculpar cegamente as acções do Diogo Costa repartindo as culpas com os colegas.

    2- Não concordo com o Félix ser o futuro da selecção. Há jogadores que ficaram de fora por lesão (à cabeça, Diogo Jota e Pedro Neto) que oferecem mais do que ele. E se Rafael Leão tivesse o mesmo tempo de jogo faria melhor que ele (basta só ver o racio de golos por minutos jogados e os desequilíbrios que causou). A verdade é que em jogos mais fechados, Félix não conseguiu ir para cima do adversário nenhum vez, ao contrário do que o Leão fez nos escassos minutos que teve.

    5- Sim, Pepe com as sua idade e limitações físicas ainda é o nosso melhor central. A verdade é que nenhum dos outros colegas tem o nível do veterano. E gostava de ver um dos miúdos, António Silva ou Inácio, no papel ao lado de Pepe.

    8- Rúben Neves…. Que jogador mais banal. Nada contra o rapaz, mas tenho mesmo dificuldades em perceber como é que é sequer convocado, quanto mais jogar a titular. Jogador sem intensidade, nível defensivo é zero, os passes tão aclamados dele não são como dizem ser e só tem a qualidade de remate fora de área acima da média. Pedia-se claramente um Palhinha na sua posição.

    10- Sim, continuamos com dificuldade ofensiva e muito devido ao nosso meio campo que se limitou a movimentar bolas para o lado e para trás. Infelizmente só BF conseguiu remar contra a maré e a criar oportunidades. Ele é o jogador mais errático, mas entre ter alguém a arriscar passes e criar oportunidades ou estar 5 jogos a passar bola para o lado e para trás eu prefiro ter um jogador como BF. Jogadores como o Bernardo Silva que não têm papel ofensivo e que não joga para a frente tem que ser substituído. O último jogo, claramente que quem devia ter saído era o Bernardo e não o Otávio que estava a assumir o papel com muito melhor qualidade.

  • Amadeu Carrelo
    Posted Dezembro 13, 2022 at 10:39 am

    As críticas ao Diogo Costa não fazem sentido nenhum. Errou no jogo decisivo, sem dúvida, mas apresentá-lo desta forma quando foi decisivo com o Uruguai é só injusto. De facto hoje em dia opinar é facílimo porque a coerência deixou de ser um critério. Patrício tem mais de 100 jogos por Portugal, tem uma carreira sólida mas muito devido às oportunidades que os treinadores lhe deram independentemente dos erros que cometia (o que na minha opinião está correcto quando se trata de um gr que começa a jogar tão novo, demonstrando potencial) . Ainda assim nunca foi consensual na selecção, sendo brilhante no Euro 2016 (principalmente a partir da fase a eliminar) e cometendo erros nas outras competições. Por isso não “matem” já o Diogo Costa, foi a 1a experiência numa grande competição. Se calhar as expectativas estarem eles é demonstrativo de como as pessoas reconhecem que é o melhor GR português desde o Vitor Baía

    • bong0
      Posted Dezembro 13, 2022 at 11:58 am

      O melhor GR português desde Vitor Baia? Se as críticas são exageradas, o que dizer desta afirmação?
      Concordo que tem muito potencial e já mostrou qualidade, mas os erros no Mundial não devem ser ignorados, apesar de ser uma primeira experiência.
      Faz parte de um GR de topo manter a concentração e frieza durante o jogo todo. E tendo o Patrício no banco, não teria sido descabido sentar o Diogo Costa.

      • Xyeh
        Posted Dezembro 13, 2022 at 1:46 pm

        O Diogo Costa tornou-se titular numa competição de seleções 1 ano mais novo que o Patrício, eu lembro-me bem dos primeiros anos de Patrício na seleção, o Patrício teve o seu peak no Euro 2016 em que nos safou mas todas as outras competições sempre teve erros e falta de concentração, vamos lá deixar o Diogo crescer.

        • troza
          Posted Dezembro 13, 2022 at 2:25 pm

          Vamos deixar o Diogo crescer? Sim.

          Mas a seleção é para ganhar agora e não para ver jogadores a crescer. Ou melhor, até pode ser para ver jogadores crescer (amigáveis, liga das nações e até qualificações) mas se é para ir para o título é para ir com tudo.

          Se é para deixar crescer o Diogo, não percebo como não se defende também a títularidade do António Silva em detrimento do Pepe… afinal, o Pepe não vai crescer mais enquanto jogador enquanto os outros centrais podem crescer todos.

          • Xyeh
            Posted Dezembro 13, 2022 at 5:48 pm

            Aqui o António Silva entraria diretamente para o lugar do Rúben Dias, a nível de forma o Patrício não estava melhor que o Diogo Costa, o António Silva estava melhor que o Dias e que o Pepe, o Pepe voltou e jogou melhor que o Dias logo o lógico seria jogar Toni e Pepe e o Costa na baliza (isto tendo em conta os momentos de forma). Entre os 3 GR de Portugal quem estava em melhor forma era o Diogo Costa, acho que disso não pode haver dúvidas.

      • Amadeu Carrelo
        Posted Dezembro 13, 2022 at 2:42 pm

        Dizer que está certa. Claro que opiniões são como os umbigos, todos temos 1(uma), no entanto não me parece nada descabido afirmar que o Baía foi um gr superior ao Rui Patrício

  • AAC1990
    Posted Dezembro 13, 2022 at 11:09 am

    1. Como vários já referiram, é certo que esteve mal contra Marrocos, mas impecável contra o Uruguai, por exemplo. Toda a equipa teve um jogo mau contra Marrocos, não será por isso que perderão todos o lugar. Diogo Costa deve continuar a merecer a confiança do seleccionador.

    2. Tem muita qualidade, mas mostra-se incapaz de resolver por si só contra blocos fechados. É preciso mudar a forma de jogar.

    3. Nem é Cancelo, nem é Bernardo, nem é Vitinha… Basicamente não é nenhum dos que estão habituados a jogar um futebol evoluído, com conceitos tácticos aprimorados e que depois esbarram na doutrina Femacosa…

    4. Concordo. Mas André Silva continua a ter lugar nesta selecção e, em dados momentos, pode ultrapassar Gonçalo na hierarquia. Os avançados vivem muito de momentos de forma e será natural que se vão revezando, além de que têm características diferentes consoante as ideias do treinador para cada jogo.

    5. Sem dúvida!

    6. Graças a Deus!

    7. Sobretudo fez falta Diogo Jota!

    8. Pois não. Mas não acho que tenha perdido o seu potencial. Falta-lhe outro contexto competitivo para poder confirmar o que promete quando jogava no FCP. Uma mudança de clube far-lhe-ia bem!

    9. Felizmente, há muitas soluções!

    10. É preciso uma revolução na forma de jogar! E, se a FPF não quiser uma ruptura total com o passado, deveria pelo menos oferecer o lugar a Rui Jorge para os próximos jogos.

    Com tudo isto, as minhas opções para os próximos jogos, se todos estivessem disponíveis, seriam:

    GR: Diogo Costa, José Sá, Rui Patrício
    DD: Cancelo, Dalot
    DE: N. Mendes, R. Guerreiro
    DC: Pepe, A. Silva, Fábio Cardoso, G. Inácio (R. Dias está a precisar de ficar de fora)
    MD: Palhinha, Danilo, R. Neves (continuo a achar que WC não acrescenta nada ao nosso jogo)
    MC: Vitinha, Otávio, M. Nunes
    MO: Bernardo, Rúben F
    AV: Félix, Leão, D. Jota, G. Ramos, André Silva, G. Guedes, P. Neto

  • Big Lebowski
    Posted Dezembro 13, 2022 at 11:14 am

    A memória selectiva e a gratidão: dois males do futebol português. Não me lembro de ser Diogo Costa o GR que, em 2018, deixou a baliza aberta para o Cavani marcar o golo que nos eliminou do Mundial. Rúben Neves não é Pirlo, mas, pelos vistos, Rúben Dias não é Maldini e também se insistiu na sua titularidade sem nenhuma razão. António Silva não comprometeu contra a Coreia e teve como prémio ceder a titularidade ao central que se exibiu a pior nível no Catar.

    De resto, concordo com quase tudo, principalmente com a falta que fizeram jogadores agitadores como Guedes e Neto e gente com capacidade e criatividade para jogar entre linhas como Rafa.

    • hferreira
      Posted Dezembro 13, 2022 at 12:32 pm

      Patricio fez um erro contra o Uruguai no golo do Cavani, sem duvidas. Mas nao sejamos tambem simpaticos com o Costa, porque a falha no golo do Marroco e muito maior do que a do golo do Cavani, ha que dar credito a ele pelo remate. E uma falha do Patricio, mas nao e uma falha tao grave como a do Costa.

    • offtopicguy93
      Posted Dezembro 13, 2022 at 1:03 pm

      Esta conversa da gratidão já enjoa, tiveste mal? Tens de ser criticado! Ou vamos continuar a passar paninhos em tudo o que se faz de mal? Por isso é que o país está como está, tudo a assobiar para o lado

      • troza
        Posted Dezembro 13, 2022 at 2:22 pm

        Esta conversa da gratidão é tão gira que me espanto que não entremos ainda com o cadáver do Eusébio na frente e o Figo na direita…

        Ou, se quiser exagerar um bocadinho menos, porque é que o Éder não foi a mais nenhuma fase final… ou o Gonçalo Guedes. Afinal foram eles que marcaram os golos das conquistas da seleção.

        E se exagerar ainda menos… tanta coisa com a gratidão ao Ronaldo… e a Rui Patrício? Ou vamos esquecer a enorme final que ele fez em 2016?

  • Fireball
    Posted Dezembro 13, 2022 at 11:51 am

    O Patrício também não tem estado em grande forma na Roma. O Diogo cometeu alguns erros e não fez melhor que Rui Patrício nas edições anteriores, mas erros pontuais todos cometem, tem o seu espaço e nada nos garante que Patrício não ia cometer erros. Não é preciso fazer drama, não esteve bem, é lidar, para a próxima está melhor.

    • hferreira
      Posted Dezembro 13, 2022 at 12:30 pm

      O texto nao esta a afirmar algo diferente, apenas que a expectativa em relaçao ao Costa defraudou-se.

      Acho que ninguem duvidava que estava (e esta) em melhor forma, mas nem sempre que se ve nos clubes traduz-se nas selecoes. O Rui tambem fez uma excelente exibiçao, ate com um penalti defendido no jogo contra a Nigeria, provando que se calhar a seleçao era um espaço diferente na mente dele.

      A verdade é que Diogo Costa nao fez a diferença que se esperava e tambem estamos fora do Mundial por causa de um erro grave dele. E acho que as pessoas estao a ser demasiado simpaticas com ele, quando se fosse o Patricio, teria sido o fim-do-mundo etc.

    • Eng_do_Tenta
      Posted Dezembro 13, 2022 at 12:44 pm

      É verdade, acho que devíamos ter feito o mesmo em 2004, sabemos lá se o Baía estaria melhor que o Ricardo.. é lidar e esperar que na próxima não esteja tão mal, até porque nem era fácil estar a um nível superior ao do Diogo Costa nesta competição.

      E isto aplica-se ao GR e a todos os outros, defendo que nenhum jogador seja trocado independentemente do rendimento porque nunca saberemos se os que não jogaram no seu lugar estariam melhor, assim sendo, devia ser regra que depois de escolhido o 11 os jogadores apenas poderiam ser substituídos por lesão. Quanto aos suplentes é lidar e esperar por melhores dias dos titulares.

    • Fantantonio
      Posted Dezembro 13, 2022 at 1:25 pm

      Pela lógica, em condições normais, o titular da seleção por esta altura era o Anthony Lopes, que nem convocado foi. Nem o Patrício, nem o Diogo.

  • tiagoagm
    Posted Dezembro 13, 2022 at 12:13 pm

    Rafael leão nunca será um titular absoluto pois falta lhe muita atitude, empenho. è um jogador displicente.

  • MOzil10
    Posted Dezembro 13, 2022 at 12:17 pm

    Cancelo e Rúben estão claramente a ser crucificados, até parece que não jogam no melhor clube do mundo. Ambos estão em níveis de top 5 na sua posição há pelo menos 3 anos. 4/5 jogos num mundial vão apagar tudo o que eles podem fazer como jogadores? Agora o Cancelo não sabe jogar futebol só porque tem a camisola de Portugal vestida, correu mal e acabou, não é preciso fazer novelas.
    Quanto ao Rúben digo o mesmo. Neste caso então o desrespeito é ainda maior. O Pepe esteve bem defensivamente, quando a bola lhe chega aos pés ou joga o mais simples possível ou faz uma trambolhada qualquer. Dizer que o Pepe ainda é o melhor central português é mesmo de loucos. É uma história bonita e fica bem usar as frases do vinho do Porto, mas vamos lá ter noção. O Pepe este ano foi completamente exposto no Porto, o melhor central do clube saiu e viu-se as exibições do Pepe a descer a pique.

    • Guinha10
      Posted Dezembro 13, 2022 at 12:42 pm

      Sim o Pepe foi exposto no Porto, é verdade. Mas o Rúben é a 4a opção no City também e não é de agora. Agora se comparar-mos o que os 2 fizeram neste mundial…nem há comparação possível! O que é uma má notícia para todos nós…

    • Sporting1906
      Posted Dezembro 13, 2022 at 10:26 pm

      No City adoro ver o Cancelo e o Ruben foi um dos melhores centrais do mundo nos últimos anos. Mas na seleção eles são consistentemente (não foi só no mundial) desilusões e inferiores ao Dalot e ao Pepe.

  • hferreira
    Posted Dezembro 13, 2022 at 12:44 pm

    Um texto excelente do Rodrigo, muito bem escrito e acho que em grande parte sumariza bem as verdades da prestaçao de Portugal.

    Unicos reparos no seguintes pontos:

    1. Acho o titulo em negrito algo exagerado. Diogo Costa ficou aquem do esperado, mas tambem fez defesas importantes (eg Uruguai), dai achar que foi o titulo e algo enganador, ate porque Patricio tambem fez falhas em Mundiais (2 golo do Uruguai em 2018); diria que o melhor titulo seria: “Diogo Costa nao foi o porto seguro na baliza que se esperava”.

    6. Mais do que fartar-se de Ronaldo, acho que Fernandos Santos mostrou-se mais serio e arriscado do que anteriormente. Cancelo tambem foi para o banco, aposta no Felix e tambem no Ramos; mas foi inconsistente nas apostas (eg nao continuar com William depois do jogo da Suiça).

    7. Nao sei se fizeram assim tanta falta. Nenhum deles rendeu na seleçao seriamente ate ver, entao acho que nao e uma verdade. Com um pouco de sorte tinhamos passado (sim alguma sorte faltou com Marrocos, apesar do mau jogo) as meias e ninguem estava aqui a falar deles. Penso que o Diogo Jota podera ter feito mais falta do que eles, dado que marcava golos em momentos chave; mas em contra-partida talvez o Santos nao teria apostado no Felix.

    10. Sem duvidas, mas esta organizacao ofensiva nao sera culpa do seleccionador tambem?

  • Dca
    Posted Dezembro 13, 2022 at 12:46 pm

    Acho a do Diogo Costa muito injusta. Até Marrocos andava nos a salvar (defesas impossíveis vs Uruguai e noutros jogos também bastante bem) e por um erro, já foi posto em causa. Não entendo.

  • Miguel Lopes
    Posted Dezembro 13, 2022 at 1:13 pm

    Rúben Neves no mundial?
    Só me lembro daquelas jogadas em que ajeitava o cabelo, com o seu elástico… ficava tão lindo!!!!

  • Francisco Torgal
    Posted Dezembro 13, 2022 at 2:00 pm

    Unpopular opinion, no capítulo dos passes longos o Bruno Fernandes também esteve muito mal a meu ver.

Deixa um comentário