Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

10 verdades que ficam do FC Porto-Benfica

Deu empate no Cotavio_vs_benfica_061116-2lássico. Os dragões foram melhores, até bastante superiores, mas no final quem festejou foi o campeão nacional, que com o golo de Lisandro, no minuto 92, conseguiu manter a vantagem de 5 pontos na tabela classificativa. Veremos quais as consequências deste desfecho, mas, para já, aqui ficam 10 verdades do FC Porto-Benfica:

1 – Fejsa faz “milagres” e Samaris não consegue substituir o sérvio a preceito – O médio sérvio vinha realizando uma temporada espectacular, dando, diga-se, sequência ao que fez pelas águias sempre que não esteve lesionado: uma anormal capacidade de proteger uma zona de acção bastante ampla, muita eficácia nos duelos, muitos roubos de bola por jogo, enfim, um jogador capaz de, quase só por si, garantir segurança defensiva ao Benfica. Ora, perante a lesão de Fejsa, foi Samaris chamado à titularidade, mas o grego provou que está longe do sérvio, desprotegendo constantemente a zona à frente dos centrais, chegando quase sempre tarde às coberturas e ficando facilmente fora das jogadas. Se a ausência de Fejsa for prolongada, Rui Vitória terá a missão de dar ao colectivo uma maior solidez defensiva desde o ponto de vista colectiva, já que o ex-Olympiacos disfarça bastantes carências dos tricampeões.

2 – Herrera está “condenado” pelo público do Dragão – O mexicano já era o “patinho feio” da equipa antes do jogo de ontem, tendo mesmo levado NES a sair em sua defesa quando foi assobiado. Após ter sido, de forma surpreendente, suplente, o médio entrou em campo e acabou por ceder de forma bastante infeliz o canto que deu o golo ao Benfica, naquela que terás sido a gota de água para os adeptos azuis e brancos. Tal como sucedeu com Maicon (curiosamente, também capitão, e neste aspecto o FC Porto passou de ter nomes míticos como Couto, Jorge Costa ou Baía a envergarem a braçadeira para ter protagonistas de “casos”), é muito provável que a saída de Herrera seja um cenário inevitável.

3 – Nélson Semedo está num momento fantástico – Depois da grave lesão sofrida na Sérvia na época passada, quando se tinha afirmado no Benfica, Nélson Semedo perdeu o lugar para André Almeida e quando regressou aos relvados deixou uma imagem bastante pobre. No entanto, nesta temporada, Semedo tem tido um rendimento fantástico, destacando-se por uma velocidade anormal (quem contra ele joga nunca pode solicitar a bola no espaço, já que nessas circunstâncias o lateral não dá hipótese) e por um cada vez melhor critério no ataque. No Dragão, impressionou no primeiro tempo e, apesar de ficar na fotografia do lance do golo, a verdade é que o principal colectivo está no espaço que Corona teve para servir Jota, e mesmo quando o ex-Paços se viu no duelo com Semedo foi obrigado a ir para perto da linha final e a disparar, teoricamente, sem muito ângulo, havendo depois claras culpas para Ederson.

4 – FC Porto demonstrou futuro – O projecto de Nuno Espírito Santo tem estado longe de convencer, com um começo de liga algo intermitente, mas a verdade é que neste encontro frente aos tricampeões nacionais os azuis e brancos não só foram claramente superiores como o fizeram com uma equipa maioritariamente composta por jovens, sobretudo no plano ofensivo: André Silva (21 anos), Jota (19 anos), Corona (23 anos), Otávio (21 anos) e Óliver (21 anos) formaram um ataque sub-23, o que somado a nomes como Alex Telles (23 anos) e Danilo (25 anos) perfaz um FC Porto com uma juventude invulgar e que, se mantiver a qualidade demonstrada frente ao Benfica, pode ter motivos para acreditar num crescimento que faça os portistas sorrir.

5 – Pouca autoridade deste Benfica nos jogos grandes – O clube da Luz é tricampeão nacional, tem vencido a maior parte dos troféus em disputa no plano interno e segue na frente do campeonato, pelo que é claramente a força dominante no momento do futebol português. Mas, apesar desta hegemonia, o Benfica não tem conseguido impor a sua força nos duelos frente aos grandes rivais, tendo perdido 5 dos 7 clássicos disputados com Rui Vitória e, mesmo naqueles em que não saiu derrotado (vitória em Alvalade na época passada e este empate), esteve longe de se apresentar em campo com a autoridade esperada por parte de um conjunto que tem dominado o futebol português.

6 – A importância de Danilo ao nível dos duelos e recuperações – O campeão da Europa exibiu-se ao seu melhor nível, muito forte no choque (na realidade portuguesa é dificilmente batido neste campo) e recuperando muitas bolas, sendo assim muito importante no domínio constante que o FC Porto teve. O seu papel assume ainda mais importância se virmos o perfil de quem joga à sua frente, já que Otávio e Óliver não são propriamente especialistas defensivos (Rubén Neves terá vida difícil para ser titular como trinco).

7 – Jota ganhou pontos, sobretudo no “duelo” particular de jovens portugueses com Guedes e André Silva – No primeiro grande clássico do futebol português disputado pelo jovem, o ex-Paços foi dos melhores em campo. DJ conseguiu muitas vezes agitar a partida pela sua facilidade em receber pressionado, acelerar e conduzir, revelando bastante sentido de baliza e marcando o golo que quase deu a vitória ao FC Porto. Claramente melhor que o apagado Gonçalo Guedes e que o batalhador mas pouco capaz nas acções ofensivas André Silva.

8- Classe de Oliver e como cresce de frente para o jogo – O espanhol encantou no clássico, impressionando pela sua qualidade técnica, precisão de passe, acerto na decisão e capacidade para sair das zonas de pressão. O meio-campo do dragão foi, durante muitos minutos, seu, tendo sido evidente que o ex-Atlético de Madrid beneficia em jogar um pouco recuado, podendo assim estar mais de frente para o jogo e, deste modo, pautar o futebol ofensivo da equipa.

9 – Superioridade do Benfica nas bolas paradas e incapacidade do Porto – A turma de Rui Vitória até começou a temporada sofrendo diversos golos de bola parada (frente ao Vitória de Setúbal, ao Nacional ou em Nápoles) mas a verdade é que no clássico a superioridade dos encarnados neste ponto foi mais do que manifesta. Quando os cantos/livres laterais pertenciam ao FC Porto, a solução passava quase sempre por colocar a bola ao segundo poste para depois a devolver para o centro da área, mas a linha defensiva do Benfica foi sempre exímia a sair e a colocar os adversários em fora-de-jogo. No plano ofensivo, os encarnados, em sentido inverso, tiraram proveito das situações de estratégia, conseguindo o golo do empate e ainda tendo visto uma bola ir ao poste de Casillas.

10 – O campeonato não está decidido mas a vantagem das águias é evidente – A I Liga vai somente na jornada 10, ou seja, ainda não cumpriu o seu primeiro terço, pelo que muito ainda pode suceder. Mas a verdade é que o tricampeão Benfica está numa bela posição, sobretudo se tivermos em conta que os comandados de Rui Vitória nos últimos (longos) meses perderam pouquíssimos pontos contra equipas “pequenas” e a esse nível Sporting e FC Porto estão longe de oferecer garantias.

Pedro Barata

VM
Author: VM

145 Comentários

  • João Pereira
    Posted Novembro 7, 2016 at 7:56 pm

    Danilo ontem demonstrou que está um degrau acima da concorrência a nível de seleção, Nelson Semedo e João Cancelo, temos lateral direito para anos.
    Noutra nota, Diogo Jota e/ou Oliver vão proporcionar unas boas dores de cabeça à direção do Porto lá para Junho

    • bmcrl
      Posted Novembro 7, 2016 at 8:11 pm

      A opção sobre o Oliver é obrigatória – ou seja, não é uma opção, e o valor ronda os 20 milhões. A opção de compra do Jota é uma verdadeira opção, 20 e poucos milhões. Basicamente, se os querem, vão ter que largar mais de 40 milhões. Com os problemas financeiros que o Porto atravessa, não creio que Jota permaneça.

    • DM
      Posted Novembro 7, 2016 at 9:25 pm

      Na selecção tem de funcionar assim, quando for para defender Danilo, quando for para atacar mas de vez em quando defender, mas pouquinho, William Carvalho, quando não for mesmo preciso defender, André Gomes.
      Isto tudo muito exagerado mas acho que deu para perceber :)

  • Toupas
    Posted Novembro 7, 2016 at 7:57 pm

    Haver um vencedor logicamente teria de ser o Porto com todo o mérito que se viu no jogo. Mas tenho que dizer aqui que se fosse a uns anos atrás o Porto a ir jogar a Luz sem 5 titulares aos 20minutos ficar sem o capitão e depois de uma exibição sofrível empatar no fim o que seria dito era o seguinte “mentalidade a Porto nunca desistir e lutar contra as adversidades mesmo sem 5 titulares deram tudo e conseguiram o empate rumo a mais um título, têm uma estrutura fantástica que mentaliza os jogadores a nunca darem nada como perdido fantástico”, como foi o Benfica e pura sorte… Enfim mudam se os tempos mudam se as vontades.

    • Kacal
      Posted Novembro 7, 2016 at 8:07 pm

      O Benfica tem jogado sem 3 desses 5 titulares desde do inicio da época (Rafa só chegou esta época e apenas fez uns minutos pelo Benfica, nem pode ser considerado um titular). Mesmo assim estão a fazer uma boa Champions, estavam em 1º no campeonato com 5 e 7 pontos de avanço. Resultou bem até ali portanto não pode ser desculpa mas concordo que Grimaldo e Fejsa foram baixas de peso.

      • Kafka
        Posted Novembro 7, 2016 at 8:39 pm

        Ah portanto o Grilmaldo e Fejsa foram baixas de peso, mas o melhor jogador do Benfica (jonas), o melhor central do Benfica (jardel) e o melhor extremo do Benfica (Rafa), já não são baixas de peso é isso?

        Pronto esta bem…

        Até porque tem tudo a ver, o Benfica andar a jogar sem os titulares contra o Belenenses e afins, ou contra uma equipa de valia similar como é o Porto…tem tudo a ver de facto

        • Kacal
          Posted Novembro 7, 2016 at 9:48 pm

          O Rafa agora já é o melhor extremo, ele nem sequer jogou o suficiente pelo Benfica. Jardel e Jonas são baixas importantes mas relembra-me lá, não é o Jonas que nunca marcou a Porto e Sporting (ou fez 1 golo apenas ou assim) desde que está cá? O Benfica esteve bem na Champions também e nós temos uma equipa cheia de juventude, essas baixas não são desculpa. Grimaldo e Fejsa sim porque têm sido indiscutíveis, têm tido rendimento elevado e as alternativas não são credíveis o suficiente.

          • Kafka
            Posted Novembro 7, 2016 at 10:20 pm

            Não é agora que é o melhor extremo, vai ver o que eu escrevi aquando da contratação dele, onde fui dos poucos Benfiquistas que defendeu a sua contratação, portanto eu mantenho a opinião que tinha no dia 31 Agosto, para mim o Rafa é o melhor extremo do Benfica

            E o Jonas não ter marcado ao Porto e Sporting vem a propósito do quê? O Jonas nos jogos grandes, por norma baixa no terreno e joga quase como 3º médio, muito longe da baliza, logo é “normal” que tenha mais dificuldades em marcar, ainda assim por exemplo fez uma grande 1ª parte contra o Sporting em Alvalade

            Por fim, não se trata de desculpas, trata-se de factos

            Grimaldo melhor que Eliseu
            Jardel melhor que Luísão
            Fejsa melhor que Samaris
            Rafa melhor que Cervi
            Jonas melhor que Guedes

            Logo se o BEnfica joga sem estes 5 estará sempre mais fraco…se com estes 5 ganhava ou perdia, não sabemos, até podia ser goleado com estes 5 como o Barça levou 3 do City com MSN em campo, ou o Real levou 4 do Barça com BBC em campo….mas que o Benfica esta mais fraco sem estes 5, isso é um facto

          • Kafka
            Posted Novembro 7, 2016 at 10:24 pm

            Kacal

            E para que não restem duvidas, o que eu digo hoje do Rafa, também o disse aqui no dia 1 Setembro, como esta aqui a prova

            • Kacal
              Posted Novembro 7, 2016 at 11:13 pm

              O que eu quis dizer é que o Rafa pode ser o melhor extremo do Benfica em teoria mas ir por aí faz pouco sentido quando ele nem 90 minutos fez pelo Benfica. Sabemos lá se ele vai render no inicio e não terá dificuldades de adaptação. Jardel e Jonas são baixas de peso mas o Benfica tem alternativas credíveis. Grimaldo e Fejsa, subscrevo o que dizes. Por fim, o Jonas nos jogos grandes não tem a mesma influência, acho que não é mentira nenhuma dizer desta forma mas tudo bem.

        • Palmiere
          Posted Novembro 7, 2016 at 10:02 pm

          Como é que o rafa é o melhor extremo no benfica se poucos minutos teve, uma coisa é o que ele fez no braga outra é nos 90min?? que fez no benfica

          • Kafka
            Posted Novembro 7, 2016 at 10:26 pm

            Portanto se o Benfica agora em Janeiro for ao Mercado e contratar o Messi e o Cristiano Ronaldo e eles se lesionarem no 1º jogo que fizerem pelo Benfica, não são os melhores jogadores do Benfica na mesma porque só jogaram 1 jogo pelo Benfica é isso?

        • JGomes
          Posted Novembro 8, 2016 at 12:32 am

          Faz sentido falar em baixa de peso quando uma equipa se vê privada de um jogador que tem sido fundamental nos ultimos jogos, e a equipa não tem tempo de se moldar aos jogadores que entram (caso do Grimaldo e do Fejsa). O Rafa nunca foi titular no Benfica e o Jonas e Jardel estão lesionados desde o inicio da temporada. O Braimi e o Andre Andre já foram indiscutiveis em determinados momentos e agora não jogam porque estao numa forma miserável, também são baixas de peso no porto? Se levarmos isto ao extremo, as duas equipas entraram cada uma com 11 baixas de peso:
          Benfica sem Preud’homme, Veloso, Garay, David Luiz, Fabio Coentrão, Poborsky, Chalana, Simao, Rui Costa, Eusebio e Aguas e Porto sem Baia, Branco, R. Carvalho, F. Couto, J Pinto, Andre, Deco, Madjer, Hulk, Gomes e Futre…

          JGomes

          • Gil Rodrigues
            Posted Novembro 8, 2016 at 7:37 am

            Se o André André e o Brahimi fossem melhores que os que jogaram até poderias pensar em argumentar. Mas são miseráveis comparados com os que actualmente jogam.

            PS: só o potencial do Brahimi, não faz dele um bom jogador, porque é inconstante e muito “fraco de cabeça”.

      • Logen
        Posted Novembro 7, 2016 at 9:43 pm

        Mas entao é assim?
        No inicio do ano faz-se um plantel de 26 jogadores e quando estão lesionados deixa de contar?
        O grupo tem correpondido bem,mas o Benfica tem muita”força” no estaleiro e é ai que merece ser referido o trabalho do treinador.
        Mas esses jogadores sao do Benfica sendo que um deles o melhor do campeonato nos ultimos 2anos..

      • Sandoval
        Posted Novembro 7, 2016 at 10:04 pm

        Rafa tem que ser considerado baixa de peso, forçosamente. Apesar de reconhecer qualidade em Cervi (muita resistência e um apoio à defesa muito bom, aliado a boa técnica), tem ainda que se adaptar mais ao futebol Europeu, tal como os seus antecessores. Quanto a Rafa, já todos vimos do que ele é capaz (inclusive nos poucos minutos que fez pelo Benfica) e seria sempre melhor opção para a esquerda.

        Resumindo, Cervi tem que amadurecer ainda e Salvio está a recuperar os índices físicos mais lentamente do que se esperava.

        Contudo, tenho esperança de ver, lá mais para a frente, as alas com Rafa e Zivkovic (se se confirmar o potencial do mesmo). Acho que seria importante porque são dois extremos habituadíssimos a fazer jogo interior, o que no esquema do Benfica é muito importante.

      • The Monster
        Posted Novembro 7, 2016 at 10:22 pm

        O Porto à uns anos atrás ia à Luz nessas condições, e nunca jogaria na retranca, nem faria anti-jogo aos 10 minutos, e não chegava ao fim e festejava o empate como se de um campeonato tratasse.

        • Kafka
          Posted Novembro 7, 2016 at 10:42 pm

          Sim claro e tu caiste agora de para-quedas só pode ser…o Porto não faz anti-jogo na Luz?? quantos jogos queres mesmo de anti-jogo do Porto? 92/93 por exemplo, foi uma vergonha, anti-jogo do 1º ao último minuto….2006/2007 foi outro e terminaram o jogo a fazer enorme festa por terem empatado…

          Mais noção rapaz…

        • Kafka
          Posted Novembro 7, 2016 at 10:44 pm

          E depois a tua falta de noção é qualquer coisa surreal, mas tornas-te engraçado com isso…..o Porto à 5 dias atrás fez anti-jogo contra o colosso Mundial Club Brugge, e tu vens-me com pseudo-moralismos de anti-jogo?

          Oh rapaz, menos sff

          • The Monster
            Posted Novembro 8, 2016 at 2:14 pm

            Para começar não houve anti-jogo nenhum no jogo de quarta para a champions, nem sequer viste o jogo, simplesmente viste um user a lançar esse boato e deste-o como verdadeiro.
            Depois, esses jogos que falas, não houve anti-jogo nenhum, e muito menos o Porto festejou o empate, o que tu fizeste foi fazer um apanhado dos jogos do Porto na luz quando tinha vantagem pontual e vir para aqui dizer que foi anti-jogo.

  • The Sporting Fan
    Posted Novembro 7, 2016 at 7:57 pm

    Vamos lutar até ao fim! Sabemos da situação delicada em que nos encontramos e sabemos da força do SLB, mas mesmo na mó de baixo temos de lutar até ao fim! Força Sporting

    • Filipe A
      Posted Novembro 7, 2016 at 8:03 pm

      Tás no teu direito de dizer que o Benfica tem o melhor plantel e ser o favorito mas bater sempre na mesma tecla já cansa

      • The Sporting Fan
        Posted Novembro 7, 2016 at 9:55 pm

        Meu amigo, não se fala de outra coisa.

        Eu percebo de futebol (penso eu) e de outro desporto que sou viciado que é o rugby. Como o segundo é pouco falado aqui, só falo do que sei, que é futebol. E parece que posts sobre o SLB estão na moda (natural, dado o momento da equipa, as eleições, etc), maneiras que estou condenado a falar do SLB.

        Mas um obrigado sincero pelo reparo, parece que me estou a tornar cansativo. Abraço

        • Kafka
          Posted Novembro 7, 2016 at 10:15 pm

          Eu não acho que sejas repetitivo, se os temas são os mesmos e se a tua opinião é a mesma, é normal que digas o mesmo

        • Filipe A
          Posted Novembro 7, 2016 at 11:45 pm

          Não foi nada por mal,mas apesar de em todos os posts dizeres que acreditas revelas um pessimismo muito elevado eu por exemplo considero o benfica superior mas não considero assim tanto com tu dizes

          • The Sporting Fan
            Posted Novembro 8, 2016 at 12:43 am

            Ah meu amigo, não é pessimismo. Eu sou até bastante otimista.

            Eu acredito no título, tal como posso acreditar que o Paços de Ferreira vence o Porto no Dragão, por exemplo. Sei que as odds estão contra mim, mas eu acredito no título. Haverá maior otimismo?

        • Gil Rodrigues
          Posted Novembro 8, 2016 at 7:30 am

          Eu só posso agradecer a tua idoneidade. És, neste momento, um dos comentadores que mais respeito no VM.

          Defender o teu clube, mas sendo imparcial é algo que consegues de forma perfeita.

    • Kafka
      Posted Novembro 7, 2016 at 8:13 pm

      Sporting em situação delicada?

      Matemáticamente o Sporting depende apenas de si próprio para ser campeão… Portanto a situação do Sporting é tão delicada como a do Benfica..

      O Porto neste momento é o único que já não depende de si próprio, mas tb basta o Benfica não vencer o Sporting ou empatar na Madeira e o Porto volta a depender apenas de si próprio

      • DM
        Posted Novembro 7, 2016 at 9:30 pm

        Kafka, a situação não é igual, hipoteticamente, basta o Benfica empatar um jogo e até pode perder o outro e o Sporting tem de ganhar os dois. Mas 5 pontos não é nada na 20ª jornada, nem na 25ª (campeonato a 34 jornadas), muito menos na 10ª. Não sei porque é que continuam com essa ladainha…

      • JoseRibeiro
        Posted Novembro 7, 2016 at 9:45 pm

        Kafka

        O Sporting está numa situação tremendamente delicada. Apesar de com JJ ter sido sempre superior nos jogos grandes, o jogo na Luz é de longe o jogo mais complicado que o Sporting tem no campeonato todo. Basta o Benfica não perder que dá um rombo enorme na confiança do Sporting (e isto é a considerar que não perde mais pontos até ir à Luz).
        Este Benfica, que jogando bem ou mal quase nunca perde pontos contra pequenos (nos últimos 39 jogos são 36 vitórias, 2 empates e uma derrota) é quase impossível de perseguir. Portanto, sim o Sporting está numa situação muito delicada pois mesmo que recupere a desvantagem é muito mais provável perder pontos do que o Benfica.

      • The Sporting Fan
        Posted Novembro 7, 2016 at 10:57 pm

        É verdade. 5 pontos não são irrecuperáveis. Este domingo descansou-me um pouco pois pensei que o Benfica fosse vencer (surpreendeu-me a forma como abordaram o clássico) ao passo que o Sporting teve uma noite bem mais tranquila que o esperado.

        Mas mesmo assim o Sporting é bem mais vulnerável e vacila com frequência. Mesmo se tivéssemos mais 5 pontos (e não menos 5) eu estava reticente, agora imagina na presente situação.

        Mas o futebol é irracional e eu hei-de acreditar até não poder mais do coração.

        SL

  • Teixas
    Posted Novembro 7, 2016 at 8:00 pm

    11 – Ederson é oficialmente o novo imperador das águias (e da Liga?) . Não só aguentou com o ataque colossal do Porto como conseguiu fazer o feito inédito de gregar no Dragão.

  • The Sporting Fan
    Posted Novembro 7, 2016 at 8:00 pm

    Quanto ao jogo o Porto não conseguiu a vitória e o Benfica segue na sua zona de conforto. Neste momento qualquer euro apostado no Benfica campeão não deve chegar aos 10 cêntimos de lucro.

    Mas é o que é e tanto Porto como Sporting estão a pagar a má abordagem que tiveram ao mercado (ao contrário do SLB que montou uma grande equipa). Já disse no meu outro comentário que agora é lutar até ao fim com o que temos!

    SL

  • Kafka
    Posted Novembro 7, 2016 at 8:01 pm

    O Porto teve mais iniciativa, teve mais bola, e raramente deixou o Benfica sair a jogar… no entanto o Porto teve 5 oportunidades claras de golo e o Benfica teve 3 logo, no que realmente conta que é as oportunidades de golo o Porto não foi assim tão superior quanto o texto quer fazer querer… No entanto óbvio que a haver um vencedor sem dúvida seria o Porto

    No entanto é preciso sempre frisar que o Benfica jogou sem os seus 5 melhores jogadores (Fejsa, Rafa, Jardel, Grimaldo, Jonas)

    Experimentem tirar Messi/Cristiano (Jonas), Neymar/Bale (Rafa), Casemiro/Busquests (Fejsa), Pepe/Pique (Jardel) e Marcelo/Alba (Grimaldo) a Barça e Real Madrid e depois ponham esse Barça sem esses 5 a jogar no Bernabeu contra um Real na máxima força (ou vice versa com o Real desfalcado destes 5 contra o Barça na máximas força no Nou Camp) e depois eu queria ver

    • DM
      Posted Novembro 7, 2016 at 9:35 pm

      Nem precisas de ir por aí, tira os 5 jogadores mais influentes ao Sporting e ao Porto e mete-os a fazer 3 jogos random do campeonato…
      Depois tenta mete-los a jogar contra o Benfica na máxima força… NA LUZ!!!!
      Jogo péssimo mas bom resultado tendo em conta as adversidades.

      • Kafka
        Posted Novembro 7, 2016 at 9:44 pm

        Exactamente DM,

        • Pedro
          Posted Novembro 7, 2016 at 11:18 pm

          Ano passado o Benfica também tinha várias baixas sempre nos clássicos? É que foi bem inferior em 5 dos 6 que jogou.

          No entanto isso pouco interessa, só há 3 grandes no campeonato, ou seja, apenas 4 jogos grandes e contra os pequenos o Benfica é o que menos perde pontos e por isso foi e será novamente o campeao.

      • Nespera
        Posted Novembro 7, 2016 at 9:52 pm

        Quem são para si os jogadores mais influentes do Porto?

        • DM
          Posted Novembro 7, 2016 at 10:11 pm

          André Silva, Otávio, Danilo, Maxi e Layun (eu sei que o treinador o mete no banco, mas como adversário só tenho a agradecer), sem qualquer ordem

      • Effenberg
        Posted Novembro 8, 2016 at 12:21 am

        Se calhar não se está a lembrar qual foi 11 do FC Porto na vitória da época transacta na Luz pois não? Máxima força…NA LUZ!!!!

        O futebol não é uma ciência exacta. Já se assistiu “ene” de vezes muitas equipas desfalcadas dos melhores jogadores e no entanto conseguiram grandes resultados e grandes exibições. Eternos substitutos e “flops” que quando se transformam em 11 formigas-trabalhadoras em prol de um objectivo comum, não há M-S-N nem B-B-C que os vergue.

    • LuisM
      Posted Novembro 7, 2016 at 9:39 pm

      O rafa é titular do Benfica? *.*

    • Nespera
      Posted Novembro 7, 2016 at 9:45 pm

      Isso das oportunidades é sempre relativo. Se o Benfica tivesse feito 10 remates de fora de área talvez tivesse 10 oportunidades de golo, e daí? O que o texto quer dizer é que o Porto dominou pois pode efectuar o seu jogo, ao contrario do Benfica.
      Nao deixa de ter razao em dizer que o Benfica jogou sem 4 jogadores importantes, mas leia novamente o ponto 5. O Benfica podia ter ido ao Dragão na máxima força que o empate seria festejado da mesma maneira.

      • Kafka
        Posted Novembro 7, 2016 at 10:39 pm

        Claro que o empate seria sempre festejado, o Benfica esta na liderança com 5 pontos de avanço, logo ir a casa de um rival directo e sair de lá com os mesmos pontos de vantagem, seria sempre um bom resultado

        Que lógica da batata a tua…eu já vi o Porto também festejar empates na Luz, quando estava na liderança…na época 2006/2007 por exemplo na 23ª jornada o Porto foi à Luz com 1 ponto de avanço e empatou a 1 e no fim o Porto festejou esse empate, porque isso significou sairem na liderança

        Lógica da batata, mas ok

    • The Monster
      Posted Novembro 7, 2016 at 10:27 pm

      5 oportunidades de golo?
      Duas do Jota, duas do Corona, uma do André Silva, uma do Telles e outra do Otávio, só aqui conto 7.

  • Kacal
    Posted Novembro 7, 2016 at 8:03 pm

    Nada a dizer sobre as 10 verdades, apenas realço a 2, 5 e 7. Quanto à 2, eu não sou um dos que “condeno” o Herrera mas a verdade é que já estou farto, não podemos ter um jogador há 3 ou 4 anos no plantel que vai sendo titular mas nunca afirmando-se totalmente, é 8 ou 80, chegou por cerca de 10 milhões e com boas credenciais para substituir o Moutinho mas nunca rendeu o esperado tirando a espaços, a ser verdade a proposta dos 30 milhões (não acredito) não percebo como não foi vendido, tem qualidade mas não encaixa e nunca vai “explodir”, vai andar entre o 8 e o 80, embora o 80 dele seja muito bom, aparece poucas vezes com consistência, é vender. No entanto, não o “condeno” pela situação de ontem mas sim pelo acumular do tempo, ontem foi imprudente mas também ninguém é vidente para saber que a bola vai entrar, culpo mais rapidamente o Felipe e o Danilo que foram superados por um só jogador e de uma forma péssima na abordagem.

    Sobre o 5, é como tenho dito, o Benfica é tricampeão e tem dominado o futebol português e sido competitivo na Europa mas uma equipa com os jogadores que tem, com o domínio que apresenta contra os pequenos eo rendimento na Champions, não pode ter essa falta de autoridade nos jogos grandes é que apenas ganhou 1 com Rui Vitória ao comando e não houve um jogo que se possa dizer que foram mandões, é a única coisa que tenho a apontar ao Benfica de Rui Vitória e ele precisa de melhorar.

    Por fim, para mim o Jota tem o maior potencial entre os três e é o meu preferido, ontem fez uma bela exibição e por pouco não tinha sido determinante com os 3 pontos. O André Silva não percebo como é “obrigado” a cair nas alas para o 1×1 e a vir tanto atrás, pelo menos ontem aconteceu algumas vezes mas não o vejo com a habilidade para ser bem sucedida nessa função e depois acaba por ficar mais cansada e facilitar no momento da decisão.

  • Rui Costa
    Posted Novembro 7, 2016 at 8:04 pm

    Uma coisa que fica patente é que o Benfica de Rui Vitória com ou sem Fejsa, tem de jogar com um meio campo a três nos jogos de maior dificuldade, isso foi evidente no dragão e espero que não haja mais teimosia, para mim nestes jogos temos de entrar com samaris Danilo e Horta com o Pizzi e o Guedes a apoiar o Mitroglou!

  • Joaquim Rodrigues
    Posted Novembro 7, 2016 at 8:11 pm

    Subscrevo na integra o artigo. Muito bem!
    Fico com a sensacao que o SLB entra sempre com demasiado respeito, ou mesmo receio, no dragao. As ausencias nao servem de desculpa, pois os que entraram nao sao propriamente uns meninos que aqui andam ha dois dias.
    Claro que o que fica para a historia e o resultado mas pagava para ver os comentarios caso existisse a vitoria do FCP. Provavelmente voltavam os termos de Rui Derrota ou Professor de Ginastica. Assim sendo, fica para a historia a sabedoria do RV e a estupidez do NES.

    • Pedro Cunha
      Posted Novembro 7, 2016 at 10:08 pm

      O Benfica tem um plantel (plantel não onze) tão forte que até acham normal jogarem sem 5 titulares e treinador não se ressentir. Mas acha que alguém pedia a vitória ao RV?

      Já nem pedia o Benfica jogar com 5 titulares, gostava era de ver o Porto sem 5 titulares contra o Benfica que se apresentou ontem, eram abafados tal a diferença evidente entre planteis.
      Porto calha de ter uma onde de lesões e vem por ai abaixo tipo Sporting, que só teve um.

  • ACT7
    Posted Novembro 7, 2016 at 8:12 pm

    Foi um mau jogo do Benfica em que os meninos da frente não fizeram nada pois não tinham confiança do homem que joga na posição 6. Ou seja, o Pizzi era obrigado a jogar muito atrás, logo o jogo interior era nulo, dificilmente a bola chegava na frente com qualidade. Sair a jogar pelo lado do Eliseu é usless, este basicamente chega ao meio campo e despeja bolas na frente.
    Depois o Samaris não pode ter erros posicionais constantes, não pode ir pressionar à frente do Pizzi e deixar o meio campo todo aberto para o lado do Porto, quando eles jogam com 2 avançados. O Semedo encontrava-se inúmeras vezes 1vs2 ou 1vs3 (J, Olíver e Telles), porque o Samaris andava lá a correr sem saber para onde (aposto que correu mais que o Fejsa em qualquer jogo), depois faz-me um corte para o meio que o A.Silva remata ao lado.
    Eliseu não merece o Benfica. Meta os olhos no Luisão no trabalho que ele fez para regressar bem. O Eliseu tem um peso excessivo, faz teatro a toda a hora, confusões, simulações e ainda se dá ao luxo de ver a equipa subir do intervalo e ele ficar para trás sozinho, sobem 10 jogadores e o menino foi ao Dolce Vita papar um hamburguer…
    O Benfica tem tido muitas baixas. O calendário aperta e jogamos sempre com o mesmo 11. Jonas, Jardel, Fejsa e Grimaldo são fundamentais. Jogar com Lisandro/Luisão, Eliseu, Guedes e Samaris não é a mesma coisa. O Sporting por exemplo perdeu o Adrien e foi o que se viu.
    Temos bater nas equipa médica TODOS os dias, não se admite isto. Não sou médico nem percebo nada do assunto. Os nossos jogadores são de cristal as mãos dos nossos médicos são dois calhaus. RUA COM ELES!
    Até agora coisa tem corrido bem, 2 empates em 10 jogos não é mau. E tirando este jogo e o de Nápoles fomos sempre superiores. Mas o LFV tem que fazer muita coisa em relação à equipa médica.

  • Daniel Cardoso
    Posted Novembro 7, 2016 at 8:14 pm

    Não concordo com tudo. mas realço que o Meu Benfica jogou sem Grimaldo, Fejsa, Jonas, Rafa. E esta com 5 pontos de avanço…Mas sem estar nada ganho. Se o FC Porto jogar sem Danilo, Oliver, André Silva e Jota…. E o SCP jogar sem Rui Patrício, Adrien, William e Gerson….aliás sem Adrien já sabemos o que acontece….

    • Filipe A
      Posted Novembro 7, 2016 at 9:28 pm

      O Jardel que para mim foi o melhor central dos ultimos 2 anos da nossa liga também está ausente

    • iMisterD
      Posted Novembro 7, 2016 at 10:11 pm

      Lamento mas vai ser a vitima de um desabafo para todos os benfiquistas … o rafa fez 1 jogo esta época para que estar a inclui-lo nos titulares em falta? Jonas tb pouco jogou ! Agora Fejsa e Grimaldo sim são titulares em falta e que fizeram mt falta ao slb agora estar a incluir jogadores que pouco ou nada jogaram esta época para se inferiorizarem e engrandecer o empate que conquistaram não faz sentido. Lembro que para o lugar de rafa tem carrilho, zivkovic tirando os q jogaram, para o de fejsa tem Almeida, Danilo, celis e samaris.

      • João Duarte
        Posted Novembro 8, 2016 at 11:28 am

        E o fato de não terem quase jogado faz deles piores jogadores do que os que lá estão? O Benfica tem ganho os seus jogos sem eles, mas não significa que com eles não os ganhasse muito mais facilmente, que teoricamente era o que aconteceria.

  • Fábio Nogueira
    Posted Novembro 7, 2016 at 8:27 pm

    Acho que não deviam de contar com o Jota e o Oliver como futuro do Porto, visto que estão simplesmente a ser valorizados para o Atl. Madrid depois vendê-los ou os usar futuramente (Sim, não estou a ver o porto na situação financeira actual a dar 20M tanto por um como por outro, e muito menos por ambos).
    Foi com alguma tristeza que vi mais um clássico em que o Benfica apresentava maiores ‘odds’, e acabou por dar uma parte e um golo de borla, sendo que o Rui Vitoria – preparou muito mal mais um jogo com os “grandes”, aliás, acho estranho como consegue preparar a equipa para jogar contra um Bayern ou um Atl. Madrid, e em Portugal nem sequer deve ver os vídeos dos seus oponentes -, só foi capaz de responder (e bem) a seguir aos prejuízos e só depois é que o jogo passou de um Porto-Tondela para um Porto-Benfica. Neste jogo deu claramente para ver as diferenças do Eliseu (com Grimaldo) e do Samaris (com o Fejsa), para não falar que se calhar com Rafa em vez de Cervi, um Jonas (ou outro membro para o meio campo) em vez do Guedes (pouco inteligente na pressão, devia de estar sempre em cima do Danilo) , talvez a história deste jogo tivesse sido diferente. Mas pronto, mesmo assim conseguimos manter a vantagem de 5 pontos, sendo que esta é na minha opinião o jogo mais complicado da época. Agora é recuperar os jogadores, e não facilitar nos próximos jogos. É certo que o Porto tem potencial, mas o Benfica ainda tem muito mais para dar.

  • Logen
    Posted Novembro 7, 2016 at 8:28 pm

    O Porto tem razões para seguir este caminho ,jogou bem e os seus jovens têm qualidade.
    Contudo ,isto pode ficar comprometido devido a Oliver e Jota obrigarem a um investimento superior a 40 milhões …
    Na situação do Porto pode ser um entrave.
    E ajudar a isso ,a fazer 110milhões entre Danilo ,Otavio,André Silva pelo menos 2deles terão de sair para garantir tal encaixe a juntar a exedentarios…
    Portanto haverá muito trabalho para os lados do Dragão

    • Tiago
      Posted Novembro 7, 2016 at 10:58 pm

      nao esqucer que Herrera e Brahimi também tem muito mercado e acredito num futuro próximo também Alex Telles , o tenha

  • Logen
    Posted Novembro 7, 2016 at 8:28 pm

    O Porto tem razões para seguir este caminho ,jogou bem e os seus jovens têm qualidade.
    Contudo ,isto pode ficar comprometido devido a Oliver e Jota obrigarem a um investimento superior a 40 milhões …
    Na situação do Porto pode ser um entrave.
    E ajudar a isso ,a fazer 110milhões entre Danilo ,Otavio,André Silva pelo menos 2deles terão de sair para garantir tal encaixe a juntar a exedentarios…
    Portanto haverá muito trabalho para os lados do Dragão

  • Numero 10
    Posted Novembro 7, 2016 at 8:28 pm

    Penso que a aposta em Corona relegando Herrera para o banco deveria ser para manter.
    Óliver ontem a mostrar toda a sua qualidade… grande jogo do espanhol!!!

    Campeonato ainda em aberto, mas o Benfica leva uma importante vantagem de 5 pontos em relação aos rivais. Até maio ainda tudo pode acontecer.

  • Kafka
    Posted Novembro 7, 2016 at 8:37 pm

    Destacar ainda o árbitro, se quando erram são os primeiros alvos dos adeptos, quando estão perfeitos (como foi o caso ontem), também merecem ser elogiados, pois o Artur Soares Dias simplesmente teve uma arbitragem exemplar, sem erros e onde NENHUMA das 2 equipas tem razão alguma de queixa

    Parabéns ao Soares Dias, é mais arbitragens destas que se pretendem

    • ACT7
      Posted Novembro 7, 2016 at 9:22 pm

      Sim esse podia muito bem ser um dos pontos do texto.
      É como aquela conversa da selecção do Mendes, só é culpa dele quando perde.
      A equipa de arbitragem foi a melhor equipa em campo.

    • André N.
      Posted Novembro 7, 2016 at 11:18 pm

      Para te responder ao que tens passado os últimos dias a dizer, a comparação que fazes se os adversários do Benfica tivessem 5/6 jogadores titulares não tem qualquer sentido.
      1- O Benfica compra jogadores bons com historial clínico desfavorável por que quer.
      2- jogadores mais velhos têm mais dificuldade nas recuperações casos de Jonas , JC e Luisao
      3- ou o departamento médico do Benfica está com problemas ou o treinador de educação física exige de mais da condição física dos seus jogadores.
      Não vejo porque temos que imaginar os adversários do Benfica com 5/6 jogadores lesionados quando isso é raro acontecer nesses clubes.
      PS: o árbitro esteve bem

      • Gil Rodrigues
        Posted Novembro 8, 2016 at 7:19 am

        Basta ver a performance do sporting sem o Adrien para perceber a diferença que UM jogador faz numa equipa, agora imagina sem 4 ou 5 titulares.

        OBVIAMENTE que é pertinente referir as faltas de certos jogadores.

      • João Duarte
        Posted Novembro 8, 2016 at 11:26 am

        Diz-me, dos jogadores lesionados, quais deles têm um histórico clínico desfavorável? Quando contratados não tinham histórico de lesões nenhum.
        Para te responder, as lesões do Benfica não são musculares, ou quase nenhuma o é, logo não tem que ver necessariamente com a exigência física. Quanto muito tem que ver com agressividade nos treinos, já que são quase todas traumáticas ou entorses.

  • MosqueteiroSLB
    Posted Novembro 7, 2016 at 8:41 pm

    Desde que RV está no Benfica os resultados frente aos rivais não têm sido grande coisa. Curiosamente, o que melhor jogámos perdemos. A meu ver, a atitude do Benfica foi errada pois desde cedo se viu que 1 ponto bastava quando essa não pode, nunca, ser a mentalidade do Benfica.
    RV terá que passar por aquilo que JJ passou e ter coragem de jogar olhos nos olhos. Na Turquia é para ganhar ao Besiktas, não como nos apresentámos frente ao Porto e ao Kiev, mas como jogaríamos frente a um adversário de menor dimensão (melhor do que fizemos na 1º volta, de preferência).

    Ederson, apesar de ter claras culpas no golo, mostrou bastante qualidade em inúmeros outros lances (evitou pelo menos 3 golos). Continua com um registo impressionante. Claramente um jogador com potencial para muito.

    Grimaldo e Eliseu estão a dois níveis totalmente distintos. Se havia quem ainda tinha dúvidas (existiam no início da época), duvido que as haja agora. 2 jogos do Eliseu e apenas saudade do Grimaldo. Parecendo que não, a entrada do português condicionou e muito a saída de bola e a capacidade de furar a 1º linha de pressão do Porto.

    Semedo tem muita qualidade. Não foi devidamente apoiado quando atacava, mas tentou. A defender está cada vez melhor e a atacar já se conhece a sua qualidade.

    Lindelof+… a certeza na defesa do Benfica é Lindelof, os restantes vão rodando. Ninguém, sabe em que nível chegará Jardel, mas Lindelof está cá para as curvas. Mais um enorme jogo e sempre com um critério a sair a jogar. Infelizmente, o assédio vai aumentando…

    A diferença de com Fejsa e sem ele é notória. Basta ver que foi com a sua lesão que mais dúvidas se levantaram nos benfiquistas. Não foi por acaso. As dificuldades no processo do Benfica, por vezes evidentes, mas na maioria das vezes eram perfeitamente compensadas pelo monstro que por lá andava. Esperar que Samaris saltasse para o 11 e realizasse uma exibição de fazer esquecer Fejsa era irrealista- até porque esse nem é o perfil de Samaris. A grande verdade que fica deste jogo é que num meio-campo a 2, Samaris e Pizzi são insuficientes.
    Resta saber como será daqui para a frente. Tenta-se Danilo, muda-se a táctica, ou até as duas anteriores? Para compensar a ausência do Fesja, não sei até que ponto não seria melhor um meio-campo a 3.

    Mudando de lado, e continuando em trincos:
    Danilo fez uma grande exibição. Pessoalmente, não me espanto. Sempre o elogiei, sempre defendi a sua titularidade na seleção e acho que é um dos médios defensivos com qualidades para poder jogar ou com 2 médios mais ofensivos (como foi o caso) ou até num meio-campo a 2. O Porto está muito bem servido. Até ao regresso de Fesja, mora no Porto o melhor trinco em Portugal.

    Jota fez de facto uma bela partida. André Silva esteve bem. Gonçalo Guedes não tão bem. Pessoalmente penso que o último foi muito prejudicado pela incapacidade da equipa de chegar com bola controlada à frente e pela falta de apoios. André Silva movimentou-se bem, e estava com bons entendimentos com os colegas, sobretudo Jota. Jota fez o seu trabalho, não tinha um trabalho fácil, mas lá marcou. Veremos como será quando regressar ao Atlético.

    Oliver é um jogador fantástico! A par de Jonas, o jogador ofensivo mais inteligente em Portugal. Este miúdo tem uma cabeça inacreditável. Tivesse ele outro físico e muito dificilmente ainda estaria cá com esta idade. O Atlético não é equipa para um jogador destes.

    Quanto à vitória do Benfica nas bolas paradas não concordo assim tanto. O Benfica teve uma catrefada de cantos, dos quais nascem dois lances de perigo (isto se excluirmos aquele pastel do Eliseu). Um era um auto-golo, o outro é o lance do golo. O lance do golo, nasce também de uma desatenção e do único canto curto marcado pelo Benfica neste jogo (e talvez o único de sucesso esta época…). O Lisandro ganha sempre, pelo menos 1 bola na área contrária por jogo. Pode não ser golo, mas ganha sempre. Eu perguntava-me onde andava a deste jogo.
    Defensivamente nem acho que o Benfica tenha estado bem nos cantos, o Porto fartou-se de ganhar bolas sendo que a linha defensiva do Benfica de facto subiu bem. Mas a verdade, é que os adversários continuam a ganhar bolas na nossa área com alguma facilidade.

    O campeonato está longe de estar decidido. É manter a atitude, a concentração, a garra e o espírito de equipa. Jogo a jogo. Carrega Benfica!

  • radiofutebol
    Posted Novembro 7, 2016 at 8:44 pm

    Sobre o FCPorto ter um bom futuro projetado, penso que se deva salientar que Diogo Jota e Oliver estão emprestados, o Porto está a valorizar um ativo que não é deles. Isto é muito importante, pois no final da época são 2 jogadores que desaparecem do plantel e sem retorno algum. Mas isto é o desespero num clube que está há 3 anos sem ganhar nada, tudo normal.

    • Brunoflip
      Posted Novembro 7, 2016 at 9:48 pm

      O Oliver tem clausula e o empréstimo é até Dezembro do próximo ano. Quanto ao Jota, não acho que o Porto perca muito com a saída dele. Se o Brahimi não tivesse chorado tanto para sair e o NES por algum motivo que ele lá sabe não encostasse o Corona, neste momento J não era titular. E acredito que até ao fim do ano, deixe de ser ele o titular.

  • Zé do Boné
    Posted Novembro 7, 2016 at 8:47 pm

    Contas fazem-se no fim.

  • radiofutebol
    Posted Novembro 7, 2016 at 8:47 pm

    Outro reparo sobre as bolas paradas. O Porto via-se sempre obrigado a ao cruzar nos cantos/livres colocar a bola longe da pequena área porque há um monstro na baliza do Benfica que se chama Ederson. Bolas perto da baliza o brasileiro apanha-as todas. Julio Cesar e Casillas devido à baixa estatura e experiência (medo também) não saem tanto da baliza.

  • KikoDP
    Posted Novembro 7, 2016 at 8:48 pm

    Ponto 1 & 5 sao fundamentais. Não se esqueçam disto benfiquistas. Eu juntaria o facto de que este empate não apaga a PÉSSIMA exibiçao colectiva da equipa!

  • Daniel Alves
    Posted Novembro 7, 2016 at 9:24 pm

    O Ponto 5 foi algo que eu frisei no post sobre o jogo…No fim se formos campeões é o que interessa, mas nos jogos grandes deixamos sempre muito a desejar no sentido de sermos “mandões”, principalmente com o Porto. Se somos a força dominante em Portugal, estes jogos deviam mostrá-lo e temos sempre dificuldades em fazê-lo.

    Outra coisa que eu acho, é que se o Porto fizer mais exibições como esta é candidato e é preciso muito cuidado com eles, mas se jogaram assim porque era contra o Benfica, então não vão muito longe.

  • Maradona
    Posted Novembro 7, 2016 at 9:38 pm

    Ontem não tive oportunidade de comentar, portanto cá vai. Resultado muitíssimo melhor que a exibição, já que pouco ou nada fizemos. É um facto que nos vimos privados de 4 jogadores fulcrais (mais o Rafa), mas não pode ser de todo justificativo da postura apresentada pela equipa. É que esta postura defensiva e medrosa vem já sendo hábito (os clássicos da epoca passada assim o comprovam, tirando contra o FCP na Luz), o que deita por terra a tese dos que apenas justificam esta exibição pela ausência dos lesionados. É altura de RV começar a encarar estes jogos sem medo, e assumir o favoritismo que a posição de líder nos confere.
    Muitos se melindraram quando afirmei na semana passada que estava pouco confiante, ainda para mais com a ausência de Fejsa. E passou-se o que vem sendo hábito nestes anos: o ambiente infernal fora de campo, em que 90% dos adeptos têm ódio escrito na testa (a atmosfera na Luz é mais soft a meu ver), os jogadores do FCP têm o triplo da vontade de ganhar e em oposição, parece que há um bloqueio mental da nossa parte. Já com o Jesus isto acontecia.
    Espero que contra o Sporting a postura seja outra, com um meio campo sólido (o nosso é sempre comido nos clássicos com RV) mas uma postura ofensiva e vontade de vencer muito maior que o adversário.

    • Gil Rodrigues
      Posted Novembro 8, 2016 at 7:11 am

      só não concordo, com o facto de meterem este jogo no mesmo “saco” dos jogos grandes do ano passado.

      O deste ano foi super condicionado pela lesão do Fejsa, e o Samaris (apesar de não ser tão bom) estar sem ritmo e ter vindo de uma lesão prolongada há 2 ou 3 semanas (não há milagres), não é tão mau como o pintam. O desafio que teve que enfrentar é que foi o mais difícil da época.

      Com o Fejsa em campo, o jogo teria sido muito diferente.

  • Pedro
    Posted Novembro 7, 2016 at 9:38 pm

    Quanto ao ponto quatro, não esquecer que Diogo Jota e Óliver estão por empréstimo, e dificilmente vão permanecer na próxima época. Para além disto, o FC Porto tem que fazer um grande encaixe financeiro, pelo que estes jovens jogadores podem muito bem estar a fazer a sua última época de dragão ao peito. Saudações

  • cards
    Posted Novembro 7, 2016 at 9:39 pm

    Concordo em absoluto com os pontos 1,3,6,7,9 e 10.
    não concordo com o ponto 2 porque no futebol hoje és bestial amanhã és besta e vice versa.
    Não concordo com o ponto 4 porque o futuro do Porto é 2 jogadores emprestados e mais 2 jogadores que se evoluírem como é esperado nenhum estará no Porto dentro de 2 épocas, logo isso não é futuro.
    Não concordo com o ponto 5 porque no jogo Benfica vs Porto da última época o Benfica só não o venceu devido a Casillas. Logo o Benfica contra os grandes já demonstrou saber jogar.

    Quanto ao Ponto 8 Óliver é bom jogador, mas não é nenhum salvador

  • bmcrl
    Posted Novembro 7, 2016 at 9:50 pm

    Os portistas estão a desvalorizar bastante o facto de o Benfica não contar com 5 jogadores que são umas máquinas. Estamos com 5 pontos de vantagem, é verdade, mas poderíamos descansar mais alguns jogadores se tivéssemos outro tipo de soluções. Grimaldo, Jardel, Fejsa, Rafa e Jonas são grandes jogadores que fazem falta em qualquer grande equipa e que estão, sem sombra de dúvidas, entre os melhores da Liga.

    • TYER111x
      Posted Novembro 8, 2016 at 8:53 am

      Eu acho que voces estao a esquecer-se que a equipa com que jogou o benfica ja la estava quase toda no ano passado, inclusive uma parte dos que nao jogaram sao novas contratacoes, enquanto que metade da equipa do Porto e completamente nova…

  • Alexandre Borges
    Posted Novembro 7, 2016 at 9:56 pm

    11º verdade : Ederson é o melhor e mais jovem guarda redes da liga
    12ª verdade : Semedo é o melhor lateral direito da liga
    13º verdade : O Benfica foi dominado mas conseguiu empatar um jogo sem 4 titulares ( Jardel,Grimaldo,Fejsa,Jonas) entre Cervi e Rafa a escolha é mais complicada , Cervi tem estado a um nível bom apesar de ter desaparecido do jogo a certa altura.
    14ºVerdade : Se o Porto e Sporting tivessem as baixas do Benfica , neste momento estaria no meio da tabela , Porto sem Danilo , Layun , Oliver ,André Silva e Diego Jota , Sporting sem Rui Patricio , William , Adrien , Gelson Martins e Bryan Ruiz , Se o Sporting sem Adrien já foi o que foi , imaginem não terem mais 3 peças nucleares no seu jogo
    15º Verdade : Benfica tem Carrillo no banco , Porto tem Brahimi no banco , dois jogadores excelentes que tem passado por um momento menos bom mas que se estivessem em forma , poderiam facilmente ser titulares e suprimir algumas lacunas das suas respectivas equipas , entre Carrillo e Cervi , Cervi leva a melhor mas Carrillo pode ser o abre-latas , entre Brahimi e Otávio , Brahimi oferece muito mais ao jogo do Porto

    • Kallstrom
      Posted Novembro 7, 2016 at 11:37 pm

      Acho que faltaram estas:

      16ª verdade: Lisandro López é o melhor central da liga
      17ª verdade: Gonçalo Guedes é o melhor e mais jovem (?) 2º avançado da liga
      18ª verdade: Mitroglou tem a melhor barba da liga
      19ª verdade: Jonas é o melhor jogador lesionado da liga
      20ª verdade: Rui Vitória tem o melhor cachecol da liga

      47ª verdade: as cadeiras do Estádio da Luz têm um coeficiente de conforto superior à média da liga em, no mínimo, 12 pontos percentuais.

      De certeza que me faltam algumas mas infelizmente eu não sou o melhor observador da liga.

      • nomster
        Posted Novembro 8, 2016 at 1:12 am

        Só para ajudar a completar, um ponto que acho importantíssimo que é o facto de o Benfica ter o melhor e mais avançado sistema de rega em Portugal.
        É incrível a clubite aguda de alguns utilizadores.

    • MikA77MiKe
      Posted Novembro 8, 2016 at 10:15 am

      E o ano passado com os titulares? quais foram os resultados lembras-te?

      • José Monteiro
        Posted Novembro 8, 2016 at 4:35 pm

        O resultado foi uma vitória saborosa em Alvalade e umas semanas depois a confirmação do tri campeonato.

  • Invictus
    Posted Novembro 7, 2016 at 9:56 pm

    Ponto 4 ainda ñ muito esmiuçado por aqui…

    O FCP tem que manter 6 jogadores(A:Silva,Corona,Jota,Octavio,Oliver e Danilo) são todos muito jovens e são talvez os melhores jogadores do FCP…

    Como temos que vender e fazer 100m ate final epoca vendia-se Brahimi(25-30m); R.Neves(25m) Herrera(25m) Marega(5m) Kelvin(5m) A.Lopez S,Oliveira e Evandro, ja em janeiro…no final epoca temos Aboubakar M.Indi Depoitre Layun A.Telles Bueno Reyes Josue etc…

    Jota era tentar novo emprestimo ou comprar metade do passe por um preço mais em conta, visto que para ja ñ conta no plantel de Simeone.

    Ainda esta epoca podia.se aproveitar Fede Varela para lugar de Herrera pois esta destacar.se imenso na equipa b, para um medio é o melhor marcador da equipa, tanto a 8 como a 10 o argentino faz as 2 posições.
    Rui Pires apenas 18 anos, para o lugar de R.Neves, ñ se ia notar a diferença…
    Ismael Diaz no lugar de Brahimi, ou então uma incursão no mercado para contratar um extremo.

    Na proxima epoca devem regressar 2 emprestados com muito futuro R.Pereira D.D ou D.E e Rafa(A.Telles e LAyun podem sar por 15-20m cada), depois temos q aproveitar ao maximo Rui Pedro para suplente de A.Silva , ate o G.Pacienica pode ter nova oportunidade..a equipa de juniores tb tem q ser levada em conta com jogadores como Moretto Cassama Dalot D.Queiros D.Costa( 3 G.r).

  • Francisco A
    Posted Novembro 7, 2016 at 10:00 pm

    Depois de passar a azia, aquilo que mais destaco no Clássico, foi o Óliver.
    Que classe, que técnica, espalha magia como ninguém. Na minha opinião, o jogador mais talentoso a passar no Porto desde James.

    • Alexis
      Posted Novembro 8, 2016 at 7:59 am

      Eu aqui no verão disse que Oliver era o 8 que queria no Benfica. Disseram-me que ele não é 8 mas sim um 10. Apesar de ser verdade, sei que a inteligência tatica de Oliver ia-lhe permitir cumprir muito bem neste papel. No clássico, jogou sozinho (à frente de Danilo – também ele jogou muito – e atrás de Otávio e André Silva) e comandou o futebol do Porto como o Pizzi não consegue no Benfica. Recuperou mais bolas que a média do Pizzi. Perdeu menos bolas que a média do Pizzi. Portanto, mostrou que está pronto para a posição. Ainda é muito jovem, tem muito a aprender, mas parece-me que se irá fixar nesta posição, neste papel. Um autêntico maestro e um regalo para os fãs do futebol. Com pena minha nunca será jogador do Benfica.

  • lauze22
    Posted Novembro 7, 2016 at 10:11 pm

    Para mim o único senão nesta equipa do Porto prende-se com o facto que dos 3 melhores jogadores nesta partida(Jota, Danilo e Óliver) 2 deles são emprestados, ou seja, estão a valorizar para alguém. O Benfica a meu ver é mais fraco nestes jogos , pois, Rui Vitória não é um grande treinador. É sim , uma pessoa muito inteligente e sensata,um líder! Aproveitou o que Jesus deixou de bom(que foram muitas coisas) , juntando a isso uma gestão exemplar do plantel. A união á volta do grupo é imensa e os jogadores têm uma fé inabalável nos seus colegas . Isto é muito importante. A profundidade do plantel do Benfica também é assustadora , pois mesmo sem os titulares, apresenta um 11 com 1 lateral esquerdo que seria titular no Sporting,1 central que seria titular no Porto, um médio que seria muitas vezes chamado em ambas as equipas , e um segundo avançado que seria neste momento titular no Sporting. Depois ainda tem Cervi e Salvio, que não sei se seriam sp titulares em condições normais, que também estariam a titulares nos outros clubes. Isto é tudo muito trabalho de quem coordena o futebol , sendo assinalável de facto.
    Posto isto, foi um jogo onde a estrelinha teve do lado do Benfica, em que o Porto jogou no meio campo o que quis, fruto da exibição assombrosa do Óliver e da exibição mais que sofrida de Samaris. Como Sportinguista desejava que o Benfica perdesse(não é por ódio, mas sim porque, pedindo desculpa aos portistas, considero o Benfica neste momento muito mais forte que o Porto) .
    Assinalar também, a arbitragem que foi muito boa. Artur Soares Dias e Jorge Sousa, são para mim, os únicos arbitros capazes de arbitrar um jogo destes no presente.
    SL !

    • Ricardo Ricard
      Posted Novembro 8, 2016 at 1:38 am

      Rui Vitória não é um grande treinador mas consegue ser bem melhor que o NES.

    • Rui Sancho
      Posted Novembro 8, 2016 at 9:52 am

      Não concordo com a análise do RV. Sejamos francos, no ano passado o RV safou-se como pode na maioria desses jogos. Contra o Sporting é certo que foi batido, e também é certo que, nessa altura aproveitou coisas boas do JJ, mas sejamos francos: hoje em dia não há um pingo que reste do trabalho do JJ. Mesmo as coisas boas, como a saída de bola, que sempre foi um ponto forte das equipas dele. Embora seja inegável que os clássicos não estejam a ter um saldo positivo, acho que a interpretação de que isso advém da falta de estaleca do RV é má. Vejamos o seu comportamento no último jogo, a forma como soube responder, atempadamente, às substituições do NES, não podendo isso ser dissociado do golo que deu o empate. Também nas substituições se tem mostrado forte – menos decisivas este ano que no ano passado, até ver – basta reparar em quem assistiu para o golo. Por fim, não vamos esquecer que foi o único treinador a ganhar no Vicente Calderón no ano passado. Recuando ainda mais no Tempo, na época antes de se mudar para o Benfica, foi tido como um dos mais promissores treinadores da europa, na altura em conjunto com o Schmit e o Tuchel (salvo erro) entre outros.

      Não estou a dizer que é o melhor do mundo, mas não fica a dever nada a ninguém em Portugal. E sim, isso inclui o JJ que pode ter um futebol mais atractivo, mas menos eficaz, menos eficiente (as suas equipas eventualmente rebentam fisicamente) e não se aproxima nem de longe nem de perto em termos de gestão de plantel.

    • João Duarte
      Posted Novembro 8, 2016 at 11:21 am

      Um treinador vai muitíssimo para além da tática e técnica. Ainda assim, este Benfica do Vitória não tem nada que ver com o Benfica do Jesus. Não estou a dizer que é melhor ou pior, é diferente. E se ganha tanto ou mais do que ganhava com Jesus é porque pior não será.

  • Pedro Cunha
    Posted Novembro 7, 2016 at 10:13 pm

    Outra verdade que fica é a diferença evidente que existe entre planteis.

    Benfica empata sem 5 titulares (6 com lesão do Luisão) e apesar de passar por algum aperto nos primeiros 30 minutos, teve sempre o jogo controlado para o que queria, o empate.

    Porto teve 3 oportunidades + Golo (Alivio do Samaris para o André Silva, Mancha do Ederson ao Corona, e a defesa com pescoço do Ederson) isto contra um Benfica remendado.

    Porto se calha de ter uma onda de lesões vêm por ai abaixo, tipo Sporting que só tiverem 1 lesionado.
    Ontem ambas as equipas a jogar sem 5 titulares e o Benfica vencia muito facilmente.

    • André B
      Posted Novembro 8, 2016 at 12:45 am

      Concordo. O FCP sem Alex Telles, Danilo, Felipe, com Marcano a sair lesionado, sem Corona e sem André Silva, tinha provavelmente saído do jogo com um resultado pior.

    • César Vigário
      Posted Novembro 8, 2016 at 9:14 am

      O benfica teve sempre o jogo controlado para o empate, apesar de este só ter surgido no final. Tá “Serto”…
      O porto incomodou o benfica ao nível do que fez o nápoles. Não ganhou, é certo, mas um golo de canto no fim do jogo não é mérito nenhum.

    • Rick
      Posted Novembro 8, 2016 at 9:55 am

      Não se pode desculpar o Benfica devido ás lesões…Isto das lesões do Benfica não é azar…é algo continuado ao longo destas épocas, deve fazer parte da estratégia ou do treino ou então incompetência do departamento médico….Ou seja isto é demérito do Benfica e não azar portanto parem de desculparem-se por as lesões…

    • MikA77MiKe
      Posted Novembro 8, 2016 at 10:11 am

      Como fez o ano passado?

  • Rui Pedro
    Posted Novembro 7, 2016 at 10:14 pm

    Quanto ao Plantel do Porto, não tem futuro nenhum. O unico sub-23 que vai ficar que se aproveite é o Oliver.
    115 milhões para breakeven é muita fruta.

    • iBenfiquista
      Posted Novembro 7, 2016 at 11:10 pm

      Concordo. Tanto Jota como Oliver são emprestados. Para os comprar é preciso muito dinheiro que o Porto não tem. A alternativa é haver muita boa vontade do vendedor em dar crédito ao clube. São 42M se não me engano.

      O Porto para vender 115M terá de vender alguns (2, 3 ou 4) entre os jogadores apontados acima, Danilo, André Silva, Corona, Otávio, Alex Telles, Herrera. Não é vendendo Casillas ou Maxi que irão conseguir a barbaridade de montantes para investir e também cobrir as necessidades de tesouraria durante o ano.

      • Tiago Sá
        Posted Novembro 8, 2016 at 10:10 am

        Sim porque o Porto nem pode fazer o mesmo com o Jota o mesmo que fez a 2 anos com o Casemiro nem nada…
        O André Silva a par de Dybala não é de todo dos avançados mais cobiçados da Europa nem nada (60M de clausula facilmente a serem batidos)
        especulações que em nada contribuem para o Futebol.

  • Bio
    Posted Novembro 7, 2016 at 10:18 pm

    Continuo a achar Nelson Semedo um jogador muito inconsistente defensivamente e mesmo do ponto de vista ofensivo é um jogador que por vezes decide mal. Contudo, não deixa de ser verdade que tem alguns atributos bem positivos, como a velocidade e qualidade técnica. Ainda assim, penso que tem uma grande margem de progressão e pode vir a ser um excelente lateral direito.

    • Rui Sancho
      Posted Novembro 8, 2016 at 9:31 am

      Inconsistente na defesa? É certo que ele se socorre da velocidade demasiadas vezes, mas isso é um hábito normal de quem é simplesmente mais rápido que os outros. Em termos defensivos tem estado absolutamente irrepreensível já há várias jornadas. Também no ataque melhorou muito porque o RV também percebeu que a ligação dele com o Salvio tem de ser mais bem articulada, caso contrário andam a estorvar-se um ao outro.

  • Ricardo Félix
    Posted Novembro 7, 2016 at 10:33 pm

    Penso que ficou apenas em falta dizer que Eliseu está claramente com excesso de peso, sem ritmo e má forma, se na época passada me consegui calar, e espero que o volte a fazer, este início de temporada nao está a ser nada fácil para ele, visto que tem Grimaldo em excelente forma.

  • Bruno V
    Posted Novembro 7, 2016 at 10:56 pm

    10.5 – A verdade é que quem continua à frente do campeonato é o Benfica, que vai sobrevivendo de lesão para lesão, e não há meio de tropeçarem. Em contraposto, Sporting e Porto tropeçam em qualquer Arouca desta vida. O campeonato está feito. Resta-nos acabar em 2º.

    SL!

  • MikeM
    Posted Novembro 7, 2016 at 11:36 pm

    Eu penso que a maior verdade que fica do jogo de ontem é o facto de o Porto ter jogado no Dragão, na máxima força, com o apoio dos seus adeptos, contra um Benfica debilitado, sem 5 titulares, alguns destes os mais importantes e mais difíceis de substituir da equipa, e não ter conseguido ganhar.

    Ouvi falar em “massacre”, acho um disparate, apesar de admitir sem qualquer problema que o Porto esteve melhor e “dominou” grande parte do jogo, mas oportunidades de golo foram poucas, flagrantes da parte do Porto não me lembro de nenhuma e o lance do golo é um erro do Ederson, de resto o brasileiro teve 2 ou 3 boas intervenções mas foram daquelas que se não tivesse defendido estaríamos a dizer que tinha sido mal batido e houve um remate perigoso do André Silva depois de um alívio disparatado do Samaris. O Benfica enviou uma bola ao poste e houve aquele remate relativamente perigoso do grego. Jogámos muito pouco mas não quer dizer que do outro lado tenham feito um jogo espectacular, longe disso.

    Quero sempre ganhar mas com a classificação como estava, a jogar com Eliseu a titular, a perder mais um jogador por lesão aos 15 minutos de jogo, sem o Fejsa e com o Samaris no seu lugar (o que é o dia para a noite), sem Jonas, Jardel, Grimaldo e Rafa, ir empatar ao Dragão, sobretudo quando já se ouviam foguetes de vitória, teve um gostinho a vitória, mais que não seja por praticamente no último minuto, termos “recuperado” 3 pontos ao principal perseguidor.

    Aquilo que o Benfica está a fazer, a jogar semana após semana sem alguns dos seus melhores jogadores, a perder por lesão no jogo antes deste, o seu jogador mais difícil de substituir e depois o Grimaldo, e mesmo assim estando em 1º lugar da Liga com mais 5 pontos que os segundos e estar em 2º lugar na Liga dos Campeões com os mesmos pontos do 1º tem que ser reconhecido e valorizado, mas parece-me que grande parte das pessoas prefere dizer que marcar um golo aos 92 minutos é uma sorte de todo o tamanho e algo nunca visto no mundo do futebol. Está certo…

    • Bruno V
      Posted Novembro 8, 2016 at 12:42 am

      Isto.

    • Luís Martins
      Posted Novembro 8, 2016 at 3:00 am

      O Porto foi consideravelmente melhor, o resultado que mais se ajustava era um 2-0, o árbitro esteve muito bem, mas o Benfica conseguiu o empate de forma legal e legítima.

      É só isto. Não adianta estar a vir para aqui dizer que jogaram sem 11 titulares e que na realidade o Porto não jogou grande coisa. Não é por virem cá os 6 milhões dizerem todos a mesma coisa que passa a ser verdade. É só ler a crónica do jogo do VM (que é sempre imparcial nas suas análises).

    • Dca
      Posted Novembro 8, 2016 at 8:12 am

      Tão bom.

    • Mateus Gouveia
      Posted Novembro 8, 2016 at 8:36 am

      Muito bem visto.

    • Pedro SG
      Posted Novembro 8, 2016 at 8:51 am

      Nem mais uma vírgula!
      No futebol não há vitórias morais e se assim fosse o SLB a época passada na luz contra o FCP tinha ganho 6-0

    • Rui Sancho
      Posted Novembro 8, 2016 at 9:28 am

      Só um reparo: não podemos dizer com seriedade que o Porto não teve oportunidades flagrantes e depois considerar o remate do Samaris como uma boa oportunidade. Esse remate, apesar de ter sido bom, foi à figura, estranho era se o Casillas não o tivesse defendido. O disparo do AS no lance do alívio do Samaris (que nem teve culpa, a bola bate num adversário) e o livre do Telles, que é muito bem batido, são lances bastante perigosos e que o Ederson só parou porque é muito bom.

    • Rui Sousa
      Posted Novembro 8, 2016 at 10:01 am

      Costuma-se dizer por aqui muitas vezes que lá por uma mentira ser dita muitas vezes não é por isso que se passa a tornar verdade. Até peço desde já desculpa por responder aqui, mas já li tantas disparates acerca deste jogo em sítios diferentes, e este comentário acaba por resumir um pouco o que a maioria dos benfiquistas disse, por isso cá vai:

      1º é mentira que tenham jogado sem cinco titulares. Como podem chamar titular a um jogador que nem 90 minutos fez com a camisola do Benfica? é hipocrisia dizer uma coisa dessas, e apenas serve para tentar aumentar o grande feito que foi o mais uma vez não terem conseguido ganhar no dragão.
      Além disso, e isto já mais subjectivo por isso nem é um argumento, é um ponto de vista: o ano passado foi por terem dois jogadores lesionados que tiveram oportunidade de fazer subir o Renato e o Lindelof, dos quais um já se viu onde está (Bayern) e outro é titular na luz hoje em dia. o que quero dizer com isto é não é o facto de jogarem sem 3 ou 9 titulares que faz necessariamente mais fracos. No caso do renato foi o contrário por exemplo. Mas é como digo, é apenas um ponto de vista, não estou a rebater que estariam inferiorizados por jogarem sem os outros 4 titulares. Mais, desses 4 titulares penso que (e com todo o respeito que tenho pelo Jonas) que o único que fez realmente falta foi o Fejsa que descompensou completamente o meio campo. O Jonas é muito bom e marca muitos golos, mas vocês têm poder de fogo que chegue, o problema foi o meio-campo completamente partido.

      2º “Falam muito em massacre” –> O Benfica foi massacrado na 1º parte. Não conseguia sequer sair a jogar ou passar do meio campo a não ser através da velocidade do Nélson (que está num grande momento de forma). Na 2º parte isso já não se viu, embora o Porto tenha controlado bem o jogo até aos 80 e tal minutos (penso que o Nuno esteve mal no timing e nas substituições que fez).
      Mais, vejo muitos benfiquistas a dizer: Como dizem que o Benfica foi massacrado quando no decorrer do jogo o Benfica teve 3 oportunidades de golo e o Porto 5 (ou seja, pouco mais)? Eu não sei qual é o conceito que as pessoas têm de oportunidades de golo. E o conceito em si até é muito relativo. Agora, tem é de se ser consistente, e se se consideram o golo do benfica e o quase auto golo do Porto oportunidades, então o Porto tem pelo menos mais 4 ou5 oportunidades, que foram os 4 ou 5 cantos que o Porto tem na 1º parte nos quais chegou SEMPRE à bola em condições de cabecear, sendo que as execuções é que foram más. Ou seja, a diferença entre o golo do Benfica ou o quase auto-golo e esses lances foi apenas a execução. E digo isto porque se um jogador aparecer isolado em frente à baliza e mandar para a linha lateral também não deixa de ser oportunidade, a execução é que é má. Daí dizer que a quem diz que as oportunidades são 5 para o Porto e 3 para o Benfica, deveria ser mais coerente em relação às “oportunidades” através dos cantos. Mas isto é a minha forma de ver as coisas, não significa que seja necessariamente a mais correcta.

      3º –> A questão dos foguetes de vitória não é verdadeira. Existiram várias vezes foguetes durante o jogo, especialmente da parte dos SD, mas também na claque onde estavam os adeptos do Benfica. A única coisa que se assistiu no estádio foram os adeptos a puxarem pelo clube e cantarem. Se houve coisa que não existiu (no passado até já vi isso por acaso) foi cantar vitória cedo de mais, sendo que os adeptos estavam empolgados e a puxar pelo clube (que é o que acontece na luz, e bem, quando recebe visitas, especialmente num jogo grande). Admito que se o resultado fosse mais volumoso isso pudesse ter acontecido tendo em conta o histórico, mas este domingo não foi o caso.

      4º –> e isto é válido para Benfica, Porto e Sporting (o que se vai tirar mérito ao Porto e Sporting) –> Já defendi aqui isto várias vezes, e a minha opinião é que Porto, Benfica e SCP têm obrigação de ganhar 95% dos jogos que fazem no campeonato dada a diferença gritante de orçamentos e opções que têm quando comparado com os outros clubes. Vou dar um exemplo, o benfica não tem jonas, mas tem Mitra e Jimenez. O Porto tem Brahimi no banco. o Sporting entre Markovic, Campbell Dost ou Ruiz, alguns também andam no banco. O suplente do lado esquerdo do Benfica é um atual campeão europeu e considerado genericamente um dos dois melhores DE o ano passado na liga. O Benfica e SCP no início da época gabavam-se que qualquer um dos seus 4 DC eram titulares no Porto (o que só demonstra a qualidade e nº de opções que têm (ou acham que tÊm)). O Porto tem André André a maioria das vezes no banco, sendo que este tinha sido o MELHOR jogador do vitória antes de vir. O Porto dá-se ao luxo de ter ou Layun ou Maxi no banco.
      Ou seja, a diferença é tão grande (mesmo o Porto tendo um plantel mais fraco na minha opinião) face aos outros, que o último parágrafo que realças é para mim o que deveria ser o normal. Ou seja, o Benfica mesmo com os lesionados está a cumprir com o que será expectável. Já o Porto e SCP é que não podem perder pontos da forma que andam a perder com os clubes pequenos. Embora perceba onde queres chegar, e claro que o Benfica tem mérito no campeonato que está a fazer (como é óbvio), acho que está a cumprir com a sua obrigação, algo que Porto e SCP não estão a conseguir fazer.

      Cumps

    • Fábio Nogueira
      Posted Novembro 8, 2016 at 10:13 am

      Este comentário devia de ser noticia principal em todos os jornais desportivos durante pelo menos 1 mês.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Novembro 8, 2016 at 12:42 pm

      Bom resumo do que se passou. Subscrevo quase tudo.

  • Faruk
    Posted Novembro 8, 2016 at 6:14 am

    Quanto ao ponto 4, do meu ponto de vista…o Benfica tem equipa com mais futuro ainda…não esquecer que o Benfica joga também com bastante jovens (Ederson, Nelson, Grimaldo, Lindelof, Cervi, Gonçalo e ainda tem Horta, Rafa, Zivkovic e a equipa mais jovem da 2a liga a realizar um bom campeonato!

  • Francis de Carvalho
    Posted Novembro 8, 2016 at 10:57 am

    É verdade que o Porto dominou o jogo e teve tudo para ganhar;
    É verdade que NES teve medo e baixou quando podia ter assumido o jogo e ter feito o segundo e sair em braços
    É verdade que o PORTO esta F****o para fazer os 110milhoes
    Herrera, Indi, Abubacar,Brahimi tinham tudo para os valer mas ficaram a quem das expectativas de mercado.

  • André Barros
    Posted Novembro 8, 2016 at 2:24 pm

    Este post sinceramente vêm com bastantes horas de atraso, mas é uma vergonha ver alguns dos comentários Benfiquistas.

    1. O Porto teve 5 ocasiões de golo, o Benfica teve 3? Esta é a que me deixa completamente atarantado.
    Como é possível dizer estas besteiras? Basta perder 5 minutos e ver o resumo do jogo e vê-se a superioridade gigantesca de lances perigosos do Porto que podiam ter dado em golo durante o jogo (principalmente na 1º parte).
    Para não falar, em muitos lances que apenas por um triz não deram em golos e nem sequer não aparecem nos resumos (à cabeça lembro-me do Corona ter 2 lances muito perigosos e ter decidido muito mal).

    2. Qualquer adepto, mesmo que seja Portista ou Sportinguista, sabe muito bem que o Benfica têm muitos jogadores importantes lesionados, e que isso enfraquece a equipa! Os seguintes jogadores na minha opinião que são titularissimos são: Grimaldo, Fejsa e Jonas! Claro que o Jardel também o seria, mas sinceramente o Benfica têm 4 centrais que num dia bom, funcionam muito bem e o Lisandro foi só um dos melhores do Benfica no domingo!

    3. Rafa? É um enormissimo jogador, mas até agora não mostrou nada por aí alem no Benfica. Caso não estivesse lesionado à tanto tempo, talvez estaria numa grande forma actual, mas sinceramente acho que até o momento não tinha atingido um nível exibicional que o fizesse pertencer claramente ao 11.

    4. O Benfica podia ter jogado melhor, como começou a acontecer a partir do golo do Porto e posteriormente com a entrada do Horta, mas o Porto também deveria ter tentado o segundo golo. De qualquer das formas, acho que este empate ao Benfica vale como uma vitória por todas as condicionantes.

    5. O Benfica este ano, ao contrário dos anos anteriores têm um plantel bastante superior aos dos adversários. Sendo que há 2 anos atrás o plantel do Benfica era uma vergonha, e foram levados ao colo na 1º do campeonato com arbitragens duvidosas em demasiados jogos e no 1º ano de Rui Vitória este teve bastante mérito em levar uma equipa completamente de rastos depois da saída do Jesus e de perder a supertaça a um nível exibicional constante o suficiente para nunca perder com os pequenos, apesar de não ser capaz de superiorizar ao Porto e Sporting nos confrontos diretos (e isto não é uma critica! o que objectivo principal é ganhar o campeonato e isso é que no fim é que importa).

    5. Eu acho que o Porto na 1º parte deste jogo podia ter goleado o Benfica (segunda parte achei muito equilibrado). A diferença foi que há uns anos atrás quando isso aconteceu o Porto tinha uma equipa de sonho e ganhava a um Benfica na máxima força … enquanto que este ano precisou de ver um Benfica de força reduzida e mesmo assim faltou muito pragmatismo (muitos jogadores novos e falta de serenidade).

    Concluindo, acho que o Benfica vai ser campeão, porque quando tiver o plantel na máxima força vai ser a melhor equipa e porque mesmo que não a tenha, basta para ganhar todos os jogos, sem ser os derbis.

    • iBenfiquista
      Posted Novembro 8, 2016 at 10:20 pm

      Nem queria responder, até pensei comentar sobre o que interessa aqui, o jogo. Mas como eu gosto pouco de ler mentiras repetidas na tentativa de que se tornem verdades, sou obrigado a contradizer mais uma vez a propaganda do “colinho” que tentam passar, apostando na má memória das pessoas. Só que está tudo gravado.
      Se houve “colinho” na liga 2014/15 foi para o Porto, porque, assim como o ano passado que quem foi mais beneficiado foi o Sporting, nesse ano foi o Porto. E para que não pensem que estou a inventar, tive de ir aos meus apontamentos buscar alguns factos para os mais esquecidos.

      Liga 2014/15
      2ª Jornada – Paços de Ferreira 0-1 FC Porto
      Penalty não marcado contra o Porto por falta de Indi. – (Minuto – 00:43)

      6ª Jornada – Sporting 1-1 FC Porto
      Perdoada a expulsão de Quaresma. – (Minuto – 03:35)

      7ª Jornada – FC Porto 2-1 SC Braga
      Penalty contra o Porto nos descontos não assinalado. – (Minuto – 04:41)
      10ª Jornada – Estoril 2-2 FC Porto
      Penalty contra o Porto por falta de Casimiro. – (Minuto – 08:30)
      Perdoada a expulsão a Danilo. – (Minuto – 09:03)

      11ª Jornada – FC Porto 5-0 Rio Ave
      Perdoada a expulsão a Brahimi por pontapear um jogador do Rio Ave. – (Minuto – 10:19)
      1-0 do Porto precedido de falta. – (Minuto – 10:44)
      Penalty contra o Porto não assinalado por falta de Danilo. – (Minuto – 11:12)
      Penalty contra o Porto por ”defesa” de Herrera dentro da área não assinalado. – (Minuto – 11:25)
      Perdoada a expulsão de Casimiro por agressão. – (Minuto – 11:41)
      (Tudo com o jogo 1-0 para o Porto ainda.)

      14ª – FC Porto 4-0 Setúbal
      Jackson faz o 2-0 em posição irregular. – (Minuto – 15:13)

      17ª – Penafiel 1-3 FC Porto
      0-1 precedido de fora de jogo. – (Minuto – 16:07)
      1-3 precedido de fora de jogo. – (Minuto – 16:19)

      20ª – Moreirense 0-2 FC Porto
      1-0 do Porto no Moreirense de canto inexistente.

      22ª – Boavista 0-2 FC Porto
      1-0 irregular do Porto no Bessa. O árbitro apita para a falta, faz a sinalética e a bola nunca pára para a marcação da mesma. (Link – Minuto 1:51)
      A expulsão do Jackson Martinez perdoada no Bessa, que dá 2 assistências para o Tello no jogo a seguir frente ao Sporting. (Link)

      24ª – Braga 0-2 FC Porto
      Penalty contra o Porto por falta sobre Pardo.

      • André Barros
        Posted Novembro 9, 2016 at 11:12 am

        E isso faz com que os teus apontamentos sejam fidedignos? Falta falares sobre os lances em que o Porto foi prejudicado então, ou não houve?

        Mas têm que existir sempre o ferranho que não consegue ver a verdade, e quantos jogos durante a 1º parte da época o Benfica foi ajudado jogo a jogo. Sabes em que altura isto ocorreu? Na altura em que o Benfica tinha como seu melhor jogador o Talisca (? lol) e ficou-se pelo 4 lugar no Grupo da Champions com exibições completamente descaracterizadas.

        O Benfica com o decorrer da época melhorou, mas na 1º parte devia ter perdido muitos mais pontos do que perdeu! Mas cada um vez as coisas há sua maneira, tu provavelmente és um daqueles que fala em 3 ocasiões do Benfica contra 5 do Porto este fim de semana!

        E se eu fosse tão anti, não teria dito que o ano passado foi limpo e que mesmo este ano está a ser (apesar que o Porto até podia fazer muito choro este ano, com os lances polémicos que ocorreram especialmente no jogo do Sporting, no anti-jogo incrível contra o Setubal e mesmo nos lances no derbi,como lances como mão não intencional do Felipe e o empurrão do Eliseu na área contra o André Silva não, em que se fosse ao contrário o choro era interminável).

  • Pedro Salgado
    Posted Novembro 8, 2016 at 3:12 pm

    Não vi o Semedo a fazer esse grande jogo que referem, na minha opinião (“pegando no título: na minha verdade”) ainda revela demasiadas dificuldades de posicionamento defensivo que vai disfarçando pela velocidade. Tem muito por onde melhorar é ainda jovem. Quantos aos outros pontos concordo na generalidade.

Deixa um comentário