Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

32: Já só faltam 180 Minutos

As jornadas vão-se sucedendo, mas o filme da I liga do futebol português vai-se mantendo: pela sétima jornada seguida, Benfica e Sporting, com maior ou menor dificuldade, venceram os seus compromissos e seguem numa luta acérrima, que está cada vez mais perto do fim (faltam apenas duas jornadas para que o campeonato acabe). Assim, as águias voltaram a sofrer perante um adversário da segunda metade da tabela, desta feita o Vitória de Guimarães, demonstrando a falta de dinâmica ofensiva (poucas oportunidades criadas) que tem sido o tónico dos últimos desafios do conjunto de Rui Vitória. Um golo de Jardel, mesclada com acções providenciais de Ederson ou André Almeida, serviu para obter os 3 pontos e manter a liderança da tabela. Já o Sporting estava obrigado a uma autêntica raridade no passado recente do clube para continuar a sonhar: ir vencer ao Estádio do Dragão. Mas os homens de Jorge Jesus querem mesmo levar a corrida até ao risco de meta e vergaram os dragões por 3-1, num clássico em que João Mário brilhou e Slimani confirmou a sua faceta de “homem dos clássicos” (só esta época marcou 6 golos a Benfica e Porto). Na luta pela Europa, o Arouca deu um decisivo passo rumo a uma histórica qualificação para a Liga Europa, batendo o Nacional e aproveitando o empate do Rio Ave frente ao Tondela para ganhar uma margem de 5 pontos face à equipa de Pedro Martins, a qual ficará, juntamente com o Estoril (vitória por 2-1 frente ao Marítimo), à espera de uma escorregadela do Paços de Ferreira (que foi vencer ao Restelo por 2-0) para chegar às competições da UEFA em 2016/2017 (2 pontos separam as 3 equipas que lutam pelo sexto lugar). Na luta pela manutenção, o Boavista (empate a 1 em Moreira de Cónegos) garantiu a permanência no máximo escalão na próxima época, enquanto que, numa verdadeira final, o União da Madeira venceu a Académica por 3-1 e, tal como o Vitória de Setúbal (que foi perder a Braga por 3-2), tem agora 5 pontos de vantagem sobre os Estudantes e o Tondela, o que, com somente 6 pontos por disputar, faz com que seja preciso um verdadeiro milagre para que os homens de Gouveia e Petit não estejam na II Liga na próxima temporada.

Equipa da Jornada: Arouca – São já 4 os pontos de vantagem para o 6.º, e a presença na Liga Europa é quase certa. Um feito notável para uma equipa só há 3 anos se estreou no campeonato principal. E frente ao Nacional foi a dose habitual, com uma coesão defensiva a não permitir aos insulares criarem perigo durante grande parte da partida e um ataque pragmático, que por norma é implacável a aproveitar as brechas no adversário.

Equipa Desilusão: Belenenses – No final da partida Velasquez classificou a exibição como horrível e a verdade é que se esperava mais dos azuis, que durante uma fase da época prometeram ser uma das boas novidades da época mas que acabam o ano a somar maus resultados (duas derrotas e um empate nos últimos 3 jogos), que hipotecaram uma ida à Europa.

Melhor 11 da 32.ª Jornada da I Liga: Defendi (Paços), André Almeida (Benfica), Jardel (Benfica), Henrique (Boavista), Botelho (Estoril), Nuno Coelho (Arouca), João Mário (Sporting), Amilton (União), Rafa (Sp. Braga), Élio Martins (União), Slimani (Sporting)

Melhor Jogador: João Mário (Sporting) – Técnica, poder de decisão, qualidade na posse e uma exibição no Clássico que confirmou que é um dos melhores jogadores a actual em Portugal. O médio fez a diferença com duas assistências, foi sempre uma dor de cabeça para Angél, e passou pelo sua capacidade individual o factor que desequilibrou o duelo entre Sporting e FC Porto.

Jogador Desilusão: Indi (FC Porto) – Um central que chegou ao futebol português depois de ser titular no terceiro classificado de um Mundial e por 8 Milhões, mas que esteve sempre longe, muito longe, de justificar essas credenciais. Sem qualidade com bola para jogador de equipa grande, lento, sem presença e incapaz de ganhar um duelo aéreo, Indi é um dos jogadores a quem mais se pode apontar o dedo ao falar desta má época dos dragões.

Jogador a Seguir: Dalbert (Vit. Guimarães) – Os vimaranenses estão numa série de 12 jogos sem vencer mas o brasileiro termina a época em grande. A fazer a diferença com a sua técnica e capacidade em dar profundidade ao corredor o ex-Académico com o decorrer da época, que até teve numa 1.ª fase uma incursão pela equipa B, foi melhorando consideravelmente no momento defensivo e contra o Benfica foi mesmo um dos melhores do conjunto de Conceição.

Pedro Barata

0 Comentários

  • Daniel
    Posted Maio 2, 2016 at 11:31 am

    Excelente post Pedro, mais um!

    Subscrevo na íntegra a achega ao Indi. Incrível como consegue ser tão fraco. Não ganhou uma única bola pelo ar, é mau nas intercepções, tens uns pezinhos à la Marega. O Porto tem de se livrar dele porque são precisos 2 centrais a sério para a próxima época.

    João Mário está um senhor jogador

    O campeonato vai ser mesmo até ao fim, já não tínhamos um assim à alguns anos.

  • Fernando
    Posted Maio 2, 2016 at 11:47 am

    Se o futebol não fosse estatísticas acho que era unânime que o João Mário é o melhor jogador em Portugal.

    • Paulo Almeida
      Posted Maio 2, 2016 at 11:55 am

      Eu sou portista e concordo, para mim o JM foi o melhor jogador desta época. Gostava de o ver a dar o salto para uma equipa de topo, tal como o Rafa do Braga, o Guerreiro, o Cancelo, o André Gomes, o Bernardo, …
      A nossa selecção precisa de jogadores em clubes de topo mundial.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Maio 2, 2016 at 11:59 am

      Como se o Jonas fosse um jogador que apenas vive à base das estatísticas.
      Podia-se retirar os golos ao Jonas que continuava a ser o melhor.

      Obviamente que o JM é um grande jogador… mas calma.

    • Zé Maria
      Posted Maio 2, 2016 at 12:05 pm

      Não nos podemos esquecer de Jonas e principalmente de dois jogadores que são autênticos matadores: Mitroglou e Slimani. Estes 4 para mim, os melhores do ano em Portugal!

      SL

    • Anónimo
      Posted Maio 2, 2016 at 12:10 pm

      As pessoas confundem melhor rendimento com melhor jogador, nem sempre o melhor jogador tem o melhor rendimento.

      Para mim o jogador com melhor rendimento é o Jonas e se o Benfica for campeão é justo que seja o melhor do campeonato, no entanto o melhor jogador é o João Mário (até pela sua idade e potencial, jogadores como o Jonas já não vão evoluir muito mais o seu jogo, atingiram o seu pico máximo).

      Mário

    • Rabensandratana I
      Posted Maio 2, 2016 at 12:10 pm

      João Mário é o Lucho do SCP. Que grande talento cada vez está melhor a passagem por Setúbal revitalizou a sua carreira. É o melhor médio do campeonato português e só o venderia acima dos 40 M.

    • Ivan Borges
      Posted Maio 2, 2016 at 12:43 pm

      Mosqueteiro tiras os golos do Jonas e o Joao Mario e muito muito muito superior so para nao dizer que o Jonas continua sem marcar aos grandes e so para nao falar que no ultimo jogo com o SCP nem um remate Teve.

    • Anónimo
      Posted Maio 2, 2016 at 12:53 pm

      Sim… De facto no meio campo o Joao Mario é mto melhor q o Jonas. Mas pq queremos comparar o incomparavel?
      São dois jogadores importantes p as respectivas equipas e q se mostraram decisivos no desenrolar do campeonato.

      NunoMS

    • Kafka I
      Posted Maio 2, 2016 at 12:58 pm

      Ivan Borges

      O Jonas fez uma grande 1ª parte em Alvalade, mas não adianta de facto

    • Anónimo
      Posted Maio 2, 2016 at 1:13 pm

      Tirar os golos ( ou instinto para o golo ) a um ponta de lança seria o mesmo que tirar a capacidade criativa a um jogador como João Mário, não faz sentido esse argumento. Até porque o Jonas além de ser o goleador é o elemento mais criativo do ataque do Benfica, o jogo ofensivo passa todo por ele, por isso argumento de apenas oferecer golos cai logo por terra.
      Ivan Borges
      Adorava ver o João Mário na equipa do Benfica nos jogos grandes, a unica coisa que os atacantes do Benfica fazem é correr atrás da bola depois de um charuto da defesa, repito, adorava ver como é que o João Mário se adaptava a esse estilo de jogo…
      Mário
      Se achas que o João Mário é melhor jogador que o Jonas ótimo, perfeitamente aceitável. Agora usares como argumento um ser mais velho que o outro…o que estamos a discutir é o presente, não o futuro. Por essa ordem de ideias poderia dizer que, por exemplo, o Ousmane Dembelé é superior ao Ibra, afinal ambos foram dos melhores jogadores da Ligue 1 mas um é mais novo que o outro
      GM

    • SlyRP
      Posted Maio 2, 2016 at 1:30 pm

      "O futebol não é só estatísticas"; "Tira os golos ao Jonas e o João é muito melhor "; Jonas nunca marca aos grandes".

      Decidam-se. Os golos importam, ou não?

    • Anónimo
      Posted Maio 2, 2016 at 2:33 pm

      Então vêm aqui falar que não deveriam contar as estatísticas e depois vêm com a do costume do "Jonas não marca aos grandes", ainda para mais como é possível Jonas marcar aos grandes?!?!? Em Portugal só se marcar um golo num amigável entre o Benfica e o Benfica B…

      DM

    • André Tomás
      Posted Maio 2, 2016 at 3:07 pm

      Mosqueteiro, eu adoro o Jonas, mas não deixa de ser estranho em tantos derbis e clássicos, não conseguir marcar um golo que seja. Falamos dos 32 golos do Jonas, mas em boa verdade o Slimani com menos penaltis anda lá perto, e marcou inclusive uns golos este ano contra os grandes. Não deixa de ser um jogador tremendo, mas dá que pensar.

    • Tiago Filipe
      Posted Maio 2, 2016 at 3:33 pm

      Ivan Borges falas de o Jonas como se fosse um jogador sem pezinhos mas pronto.
      Apenas vou-te colocar uma questão que acho que está a passar despercebida por muitos users. Coloca o slimani no lugar do jonas utilizando o esquema tático do Benfica por exemplo em Alvalade este e o último ano e vais ver quantos golos ele marca.
      Abraço

    • Anónimo
      Posted Maio 2, 2016 at 4:01 pm

      Existem argumentos fantásticos… "Tirando os golos"… É o trabalho dos avançados.
      Zé Maria, eu juntava a essa lista Jardel e Adrien.

      Bruno

  • Kafka I
    Posted Maio 2, 2016 at 11:49 am

    Classificação das 10 melhores Ligas da Europa

    -Holanda: Ajax 81 e PSV 81 (ambos dependem de si próprios, pois o desempate é por diferença de golos, tendo o Ajax mais 6 golos neste momento, portanto só uma goleada das antigas pode salvar o PSV)

    -La Liga: Barça 85, Atl Madrid 85 e Real 85 (Leva porrada o ano inteiro de tudo e todos, mas o que é certo é que neste momento é a única Liga de Top com ainda 3 equipas a poderem ser campeãs e pelo 3ª ano consecutivo chega a 2 jornadas do fim com tudo por decidir)

    -Liga Portuguesa: Benfica 82 e Sporting 80 (outro patinho feio dos campeonatos a par da La Liga, mas o que é certo é que desde que Jesus foi para o Benfica há 7 anos atrás que o titulo se tem decidido quase sempre na última ou penúltima jornada com excepção do ano do Vilas Boas)

    -Liga Russa: CSKA 53 e Rostov 51 (O leicester Russo parece estar a acusar a pressão e perdeu a liderança contra o ultimo…vamos ver)

    -Liga Belga: Brugge 44 e Anderlecht 41 (eles têm um formato próprio ou diria original, mas pelo menos aquilo tem dado sempre lutas e campeões diferentes…pelo menos há diversidade)

    -Liga Ucrânia: Kyev 64 e Shaktar 60 (o Shaktar ontem até venceu o Kyev mas já vai tarde, o titulo vai mesmo para capital)

    -Liga Alemão: Bayern 82 e Dortmund 77 (pouca sorte para o Dortmund, fez um campeoanto monstruoso mas apanhou um Monstro pela frente…com esta pontuação tinham ganho 95% das Bundesligas)

    -Liga Inglesa: Leicester 77 e Totenham 69 (hoje à noite pode haver conto de fadas em Leicester e o Mark Selby até se pode juntar à festa vencendo o campeonato do Mundo de Snooker, ele que é nascido e criado na cidade)

    -Serie A: Juve 88 e Nápoles 73 (a Juve entreteu-se a jogar CM no inicio da época e deu 13 de avanço e no fim vai terminar com 13 ou mais de avanço)

    -Liga França: PSG 89 e Lyon 62 (este campeonato existe mesmo? ou é pura ficção?)

    • Anónimo
      Posted Maio 2, 2016 at 12:14 pm

      Acho que deviam criar a Ligue PSG e deixar a Ligue 1 para as outras equipas.

      Mário

    • dca
      Posted Maio 2, 2016 at 12:15 pm

      Real tem 84 e não 85!

    • João Lains
      Posted Maio 2, 2016 at 12:48 pm

      Por isso é que esta semana nem sequer havia tempo para os jogadores do PSV e do Ajax festejarem os golos. Iam logo buscar a bola ao fundo da baliza. O Rostov é um verdadeiro caso de estudo. Entregam a total iniciativa do jogo ao adversário, com posses de bola sempre inferiores a 50%, e são uma das equipas que menos remata em todo o campeonato. É um estilo muito físico, muito pragmático, defensivamente muito rigoroso, mas que tem dado frutos. É uma espécie de Arouca a vestir a pele do Leicester.

    • David Martins
      Posted Maio 2, 2016 at 1:41 pm

      Outra correção, FM, que CM já ninguém joga ahah ;)

    • SCP_fan
      Posted Maio 2, 2016 at 1:58 pm

      Pequena picardia Kafka! Usarás a mesma frase que aplicaste ao Dortumnd para o Sporting, caso este fique em 2º?

      SL

    • Kafka I
      Posted Maio 2, 2016 at 2:16 pm

      SCP_fan

      Sem duvida nenhuma que sim :)

      O Sporting (e o Benfica) estão OS DOIS a fazer campeonato para serem campeões, e é a maior prova disso é que pode-se chegar ao ABSURDO de o Sporting igualar o recorde de pontos do campeonato a 34 jornadas (86 pontos) e mesmo assim não ser campeão porque o Benfica o bateu (com 88)…ou dar-se o caso de o Benfica igualar o recorde de pontos (86) e não ser campeão porque ficou atrás do SPorting que também o igualou (86)

      Para mim ganhe que ganhar este campeonato, a equipa que o perder terá tido "azar" pelo adversário que enfrentou, pois fez pontuação para ganhar 95% dos restantes campeonatos…

    • João Bernardo
      Posted Maio 2, 2016 at 3:16 pm

      Gosto muito do teu fair-play Kafka.
      Não concordo com todas estas picardias.
      O que há que realçar é que tanto Benfica como o Sporting têm feito um campeonato muito forte e qualquer uma das duas merece o título.
      Para os sportinguistas vai custar mais se não ganhar, porque já são 14 anos há espera de um título.

    • SCP_fan
      Posted Maio 2, 2016 at 3:41 pm

      João Bernardo,

      O que mais me custa não é isso!

      O que mais me custa é:
      – Ser a única equipa com vantagem no confronto directo sobre todas as outras (considerando que o Sporting não perde em Braga);
      – Ser a única a vencer todas as outras da Liga, pelo menos uma vez;
      – Ser a única equipa que foi sempre superior ao adversário em todos os jogos! Em todos os jogos que o Sporting disputou, o vencedor justo seria sempre o Sporting…

      Isto sim, custa-me!

      SL

    • João Bernardo
      Posted Maio 2, 2016 at 3:57 pm

      Sim eu entendo, o Sporting fez e está a fazer um grande campeonato, mas o Benfica também, principalmente esta 2ª metade. Uma equipa que está tantos jogos sem perder também tem mérito.
      E a sorte faz parte do jogo. Um adepto diz sempre que a equipa contrária ganhou com sorte quando ganha por um golo depois dos 80minutos, mas não há tanto mérito marcar um golo no ínicio do jogo ou final?
      E essa questão do vencedor justo ser sempre o Sporting não vale para muito. O desporto não é justo, muito menos o futebol. Por isso é que tem tantos adeptos.

    • Anónimo
      Posted Maio 2, 2016 at 4:02 pm

      Fora com o Marítimo não foram melhores.

      Bruno

  • Diogo Palma
    Posted Maio 2, 2016 at 11:54 am

    Este João Mário é um verdadeiro fenómeno, se os dirigentes dos colossos europeus estiverem atentos aos jogos de futebol em vez de darem aos media que só criam hypesnão duvido que ainda vou ver este miúdo a ganhar a Champions.
    O meu clube em Espanha sempre foi o Real Madrid … mas o João Mário encaixava muito bem no Barcelona.

    • Anónimo
      Posted Maio 2, 2016 at 12:32 pm

      Vejo mais o João Mário no Atlético, seria um belo substituto de Koke e não tenho dúvidas que o Simeone o transformasse num jogador de top.

      Mário

    • Nuno Red Devil
      Posted Maio 2, 2016 at 1:09 pm

      Lá está o Diogo a dar a bicada do costume ao Benfica… Parece o outro, nem dorme a pensar no Benfica. O Renato esteve na equipa da semana da Champions diversas vezes, também conta como hype dos media? O Benfica também controla os media estrangeiros?
      Não percebo a necessidade de desvalorizar um jogador para valorizar outro.

    • Anónimo
      Posted Maio 2, 2016 at 1:25 pm

      Passe o exagero e a bicada concordo contigo, não o vejo no Atletico com aquela garra que o Simeone gosta mas sim a espalhar o perfume Blaugrana.
      Outra equipa que poderia ser interessante para ele evoluir ( mas difícil de ganhar o espaço) seria a Juve.

      Abr,

      RREB

  • Anónimo
    Posted Maio 2, 2016 at 11:57 am

    João Mário é o melhor jogador da Liga. E o Sporting foi a melhor equipa da jornada, futebol total no dragão, exibição de luxo como há muito não se via. Podiam ter sido mais do que apenas 3. Na Luz foi mais do mesmo mas a luta continua e acredito que a sorte irá acabar para os lados da Luz e que vamos ser campeões com todo o mérito e talvez o melhor dos últimos anos (futebol de grande nível).
    Miguel Silva SL

    • MosqueteiroSLB
      Posted Maio 2, 2016 at 12:04 pm

      Podiam ter sido mais 3, no entanto o Porto falhou tanto como o Sporting e isto sem ir para arbitragens.
      Incrível como ainda falam na sorte do Benfica quando levaram 2 bolas nos ferros. Mas isso não vale a pena mencionar.

      Melhor campeão dos últimos anos? Um campeão que perdeu 8 pontos de vantagem e não aguentou a pressão de ser líder? Até podem ganhar, mas certamente não são os melhores dos últimos anos.
      Alguém não andou a ver futebol recentemente. O futebol que o Sporting faz, jogou o Benfica durante 6 anos, e melhor…

    • Anónimo
      Posted Maio 2, 2016 at 12:08 pm

      Subscrevo na integra! Também queria aproveitar para destacar o nosso trio do meio campo que neste momento é dos que apresenta melhor futebol da Europa
      SL
      José L

    • Zé Maria
      Posted Maio 2, 2016 at 12:09 pm

      Que exagero! Pés na terra, num dia sim o Porto podia ter ganho! Não me revejo nestes comentários.

      Quer dizer, se o Benfica fosse campeão era o pior da história, se formos nós. já somos os maiores?
      De resto, concordo. Futebol de grande nível a espaços. Também acredito que vamos ser campeões.

      SL

    • Anónimo
      Posted Maio 2, 2016 at 12:14 pm

      Sou do Sporting mas não concordo com a exibição de luxo. De resto o campeão com todo o mérito é aquele que fizer mais pontos, portanto veremos.

      Jonathan

    • Anónimo
      Posted Maio 2, 2016 at 12:22 pm

      Concordo plenamente com Miguel, mas muito se deve ao excelente trabalho desenvolvido pelo Jorge Jesus, que tem sido o "cérebro" que nos faltou durante anos (14 mais precisamente), para que o nosso destino se volte a cumprir, mas não caminha sozinho, com a ajuda dos pilares da equipa João mário (melhor jogador do campeonato de longe), Adrien ( 2º melhor médio centro português na atualidade) e Sir William ( Top 5 médios defensivos do mundo e consequentemente melhor médio defensivo português), vão levar o Sporting nos próximos anos à glória nacional e internacional (8ºs ou 4ºs de final da Champions seria o objectivo minimo).

      Porfirio Silva, SL

    • Anónimo
      Posted Maio 2, 2016 at 12:40 pm

      William top 5 do MUNDO a médio defensivo?
      WAT? Nem é o melhor em Portugal, quanto mais no top 5 do mundo.

      Se não fosse esse "SL" ainda pensa que chegava de internet por hoje…
      4ª final da Champs com o JJ a treinador?…acabou, agora chega mesmo de internet por hoje!

      Lopes

    • Kafka I
      Posted Maio 2, 2016 at 12:50 pm

      "objectivo MINIMO os 4ºs de final da Champions"????????

      "William top5 médio defensivo do MUNDO"????????

      ok por hoje já chega, está feito o dia…siga…

    • Humberto Cruz
      Posted Maio 2, 2016 at 12:50 pm

      O pessoal ainda vem tocado das festas do fim de semana, só pode. O William é um bom jogador, mas top 5 mundial? Vá lá…

    • Nuno R
      Posted Maio 2, 2016 at 12:52 pm

      O Sporting jogou mais e melhor, mas em termos de oportunidades desperdiçadas, podia ter caído para qualquer lado.
      Antes do 1º, JM ou Aboubakar já podiam ter marcado.
      O Sporting podia ter feito o 2-0 (aí o jogo acabava), mas o porto teve chances de virar para 2-1.
      De arbitragem, fala-se dos pênaltis (o que foi marcado e o que ficou por marcar), mas houve uns livres à entrada da área que são duvidosos, com boa vontade.

    • Nuno Red Devil
      Posted Maio 2, 2016 at 1:14 pm

      Ainda bem que existem Ze Marias e Joanthans, se não achava que andava toda a gente maluca. Se o Sporting ganhar o campeonato para mim foi o melhor esta época, se for o Benfica é igual. O Benfica neste fim de época tem acusado o desgaste de andar em diversas competições, mas é preciso não ter memória curta e a partir do jogo com o Braga na primeira volta até há cerca de um mês atrás, o Benfica espetava goleada atrás de goleada. Já o Sporting esteve meia época a jogar mal e nos ultimos 2/3 meses tem estado fortissimo. Saibam ver futebol e não sejam ceguinhos que só vos fica mal.

    • Anónimo
      Posted Maio 2, 2016 at 1:26 pm

      Pessoal, estamos em plena semana da Queima aqui no Porto ;)

      RREB

    • Anónimo
      Posted Maio 2, 2016 at 1:35 pm

      Bons dias
      Acho que antes de dizerem " Top5 mundial" é melhor pensar um bocadinho, porque de cabeça lembrei-me de uns 15 jogadores, apenas das equipas Top Europeu que têm um Medio defensivo mais forte e consistente. Não desvalorizando, acho-o um bom jogador, mas para ser top5 mundial, obviamente que tem de jogar numa equipa desse nivel.
      Os meus melhores cumprimentos
      APessoa

    • PedroL
      Posted Maio 2, 2016 at 2:44 pm

      Miguel Silva, o guarda-redes do VSC

  • Anónimo
    Posted Maio 2, 2016 at 11:59 am

    Off-topic:
    Uma vez que na próxima jornada já pode ser definido o campeão, os jogos não teriam de ser no mesmo dia todos à mesma hora? Pelo menos eu tinha essa ideia, mas se calhar é só mesmo na última jornada que se joga tudo ao mesmo tempo.

    Fábio E.

    • Jorge Mendes
      Posted Maio 2, 2016 at 1:10 pm

      Os regulamentos foram mudados, agora só na última jornada é que os jogos são todos à mesma hora.

    • Anónimo
      Posted Maio 2, 2016 at 1:27 pm

      Jorge, e sabes elucidar o porque de terem mudado? é que acho muito injusto como está agora.
      Permitir jogar com o resultado do adversário nesta fase decisiva desvirtua o campeonato.
      RREB

  • Zé Maria
    Posted Maio 2, 2016 at 12:04 pm

    Implacáveis na perseguição. Vai ser difícil ser campeão, mas continuo a acreditar até ao apito do árbitro em Braga. O Benfica tremido um pouco, apesar de ter ganho os seus jogos com justiça e até um ou outro que podiam ser mais tranquilos (como o Setúbal).

    O Sporting está estável, mas vai ter um jogo muito difícil contra o Vitória FC em casa. É preciso vencer e esperar que o Marítimo faça das suas nos Barreiras (belo estádio!).

    Um abraço

    SL

    • Nuno Red Devil
      Posted Maio 2, 2016 at 1:15 pm

      Não acredito que o Sporting trema perante o Setubal. Acredito que a julgar pelo futebol dos ultimos meses o Sporting ganhe os 2 jogos que faltam. Quanto ao meu Benfica, nota-se que estão rebentados nesta altura da época e duvido honestamente que passemos nos Barreiros… Mas a ver vamos como dizia o outro.

    • Nuno R
      Posted Maio 2, 2016 at 1:38 pm

      O Marítimo não vale um charuto. Defensivamente são fracos, e pela porrada que alguns dão, dificilmente acabam com 11.
      o benfica está motivado, isso ajuda as pernas mexerem.
      Mas pode acontecer.

      O Vitória ficou muito mais fraco com as saídas de Inverno, mas não deixa de ser uma equipa com dois ou três elementos rápidos na frente, que podem fazer estragos. Têm mais velocidade que técnica, mas nunca fiando. E o Sporting tem muita gente que já anda a arfar, também.

    • Zé Maria
      Posted Maio 2, 2016 at 1:52 pm

      Nuno Red Devil, seria preciso uma grande exibição por parte do Marítimo. E mesmo assim, temos de contar com a desinspiração de Jonas, Mitroglou e afins. Será difícil, mas é como eu digo, enquanto houver 1% de probabilidade eu tenho 100% de fé.

      SL

  • ACT7
    Posted Maio 2, 2016 at 12:05 pm

    A equipa da semana tem que ser o Sporting ganhar 3-1 no Dragao não é para todos, ainda por cima conhecendo o resultado do Benfica.
    O campeonato está ao rubro e teremos de esperar até ao final para saber quem é o campeão, se o Sporting tem estado muito bem depois de uma fase em que foi competente quando tinha um calendário apertado o Benfica tem sido competente numa fase em que teve um calendário apertado. Agora é esparar até final sendo que os 2 merecem levar o caneco.
    Quando muitos dizem que é o pior campeonato desde 2005 eu não acho, até acho dos melhores, mais renhido, mais intenso dentro e fora, com estrelas sem estrelas, com picardias e com ondas que mudaram de cor e mantêm a mesma cor.
    JMario é máquina, se não fosse Jonas marcar, assistir e fazer jogar tanto, Jmario era o melhor da liga, se quiser atravessar a estrada não me importa que traga o irmão como Matic fez.

  • Anónimo
    Posted Maio 2, 2016 at 12:05 pm

    Que craque, futebol da cabeça aos pés, melhor médio português da atualidade e um dos melhores jogadores da nossa liga.

    Há males que vêm por bem e o afastamento do Carrillo foi um deles(isso não quer dizer que concorde com a politica do BC em relação ao peruano).

    Mário

    • Anónimo
      Posted Maio 2, 2016 at 1:21 pm

      Por acaso pergunto-me como seria hoje o Sporting com Carrillo. Teria o João encostado para o banco ? Ou jogava a 8 com o William a 6 e por consequencia Adrien não calçava ? Adrien a 6 e JM a 8 ? JM na esquerda com Ruiz no meio ? São apenas suposições, mas fico curioso…
      Não me acredito que o Carrillo não jogasse, até porque estava a ser o melhor do Sporting nos primeiros jogos
      GM

  • João Lains
    Posted Maio 2, 2016 at 12:05 pm

    A equipa da jornada tinha de ser o Sporting. Independentemente da forma recente do Porto, era um clássico num estádio onde o Sporting só tinha ganho por uma vez para o campeonato, e para o qual os leões entravam a 5 pontos da liderança, obrigados a vencer depois da vitória do Benfica no dia anterior.

  • Kafka I
    Posted Maio 2, 2016 at 12:37 pm

    Como frisei aqui há dias, ainda antes do Porto-Sporting, o João Mário é dos poucos jogadores desta liga com capacidade e potencial para vir a ser titular indiscutível de um colosso Mundial…de longe o melhor jogador do Sporting

  • Flávio Trindade
    Posted Maio 2, 2016 at 12:44 pm

    Concordo na generalidade com o conteúdo.

    Relativamente ao melhor jogador da época 2015/2016 esse prémio ficaria bem entregue a qualquer um destes 3 jogadores:

    João Mário: Fantástico o crescimento de João Mário esta temporada. É um daqueles craques silenciosos, que não precisam de muitos golos, muitas assistências ou muitas fintas para ser genial. Irrepreensível nos equilíbrios da equipa, joga e faz jogar para além de ter aquela qualidade que falta à maioria do jogadores portugueses…
    É inteligente. E como tal consegue perceber o jogo porque tem cultura táctica para isso.

    O jogador português por norma é muitissimo dotado tecnicamente, mas perdoem-me a expressão, é um bocado burro… e isso em alta competição paga-se caro.

    Gostava de ver João Mário num campeonato onde essas características são valorizadas, como na Bundesliga. Acho que encaixaria que nem uma luva no Bayern de Ancelotti ao lado de Thiago.

    Jonas: Rendimento máximo! Máximo goleador da Liga Portuguesa, um dos maiores goleadores da Europa (é quase um feito nos anos correntes ter um jogador da nossa Liga a fazer concorrência a Ronaldo e companhia), tecnicamente a sua qualidade no último terço é assombrosa e torna o seu parceiro de ataque numa igualmente letal companhia, porque a forma como arrasta as marcações, joga nos espaços e nas costas e como costuma colocar o último passe são notáveis.

    O Benfica deu uma nova vida a Jonas, e o brasileiro correspondeu. Não seria surpreendente que o rendimento apresentado esta época fosse "compensado" com aqueles contratos milionários num qualquer clube asiático.

    E finalmente Rafa: Só quem não acompanhou a época do Braga, não poderá incluir Rafa no lote dos top 3 da Liga. O Hazard português não só foi de longe o melhor extremo da competição (embora seja mais do que apenas um extremo), como deixou o cotadíssimo jogador do Chelsea a desejar ser o Rafa belga.

    A sua capacidade de explosão é notável, em progressão é praticamente imparável, melhorou imenso em termos de finalização (acho que poderá render ainda mais) e carregou o Braga para uma época de altíssimo nível em todas as competições.

    Pena que não vá continuar em Portugal. Gostaria imenso de ver Rafa num clube de top na Premier League (o mais indicado seria o Arsenal, mas Wenger e portugueses não ligam, o que faz com que apenas o Liverpool de Klopp assentasse que nem uma luva), mas temo que termine num Valência ou num Monaco, via Jorge Mendes.

    • Anónimo
      Posted Maio 2, 2016 at 12:54 pm

      Via mais o Rafa a fazer um papel idêntico ao de Coutinho, o Liverpool seria uma boa hipótese até porque no próximo ano o alemão deverá montar uma equipa mais à sua imagem.

      Mário

    • Flávio Trindade
      Posted Maio 2, 2016 at 1:54 pm

      Mário,

      Eu também gostaria.
      Acho que Klopp e o Rafa também.

      Não sei é se Jorge Mendes gostará…

  • RHPM
    Posted Maio 2, 2016 at 12:54 pm

    O João Mário é possivelmente de todos os jogadores actuar em Portugal o que mais justifica o salto, já está no ponto, já tem maturidade e qualidade de jogo para mudar de ares e adaptar-se facilmente a um clube de maior exigência.

    Um craque da cabeças aos pés, jogador muito inteligente e que faz precisamente da sua capacidade decisão o seu ponto forte, não é nem nunca será um jogador com grandes qualidades físicas, é mediano nesse aspecto, mas é um pouco como o Iniesta, com bola no pé e com a cabeça levantada um criativo como poucos.

    Como lhe fez bem aquela passagem pelo Setúbal há duas épocas, cheguei a perder a esperança que este jogador desde sempre apontado como um dos maiores talentos da sua geração se perdesse, ganhou intensidade de jogo e tornou-se mais consistente em acções sem bola…

    Creio que a posição onde foi adaptado também lhe favorece, a jogar como médio interior, ligeiramente descaído para uma ala, utilizando a sua leitura de jogo para aparecer nos espaços e oferecer triangulações com os colegas.

    O mal de uns a sorte de outros, não era titular no inicio da época, o caso Carrillo permitiu-lhe ganhar espaço na equipa e o Sporting também mudou ligeiramente a forma de jogar, ninguém sabe o que teria acontecido se o Carrillo tem decidido renovar, mas a verdade é que o Sporting valorizou bastante um activo e esta a fazer uma das melhores épocas de sempre, mesmo não estando em primeiro.

    Eu gostava de ver o João Mário no Barcelona, é a cara dele… pelo estilo de jogo, creio que colegas de equipa ainda melhores que no Sporting ele seria capaz de jogar anda melhor.

  • Nuno R
    Posted Maio 2, 2016 at 12:57 pm

    Isso de ser o pior campeão desde 199qq coisa diz mais da liga do que das equipas. Nem Benfica ou Sporting têm sido constantes no que respeita a grandes e exibições, nem têm atropelado tudo. São sem dúvida as melhores equipas.
    Mas com um porto fraco (mais que o habitual) e mediocridade abaixo de Braga, fica a ideia de que não é preciso muito para ser campeão, e os pontos perdidos até são mais demérito próprio.

    • Nuno Red Devil
      Posted Maio 2, 2016 at 1:18 pm

      Essa ultima constatação é obvia e aplica-se a todos os campeonatos. As melhores equipas sempre que perdem é "demérito próprio" pois têm condições melhores que os restantes para ganharem todos os jogos.

    • Nuno R
      Posted Maio 2, 2016 at 1:43 pm

      Não é tão óbvia quanto isso, penso eu.
      Embora o barcelona ou real sejam mais fortes que valência ou sevilha, a qualidade destes obriga a mais esforço e qualidade do que propriamente um Arouca.
      A nossa liga sempre teve um enorme desnível, mas era muito complicado ganhar em Guimarães, Faro, Setúbal ou Belém, só para dar uns exemplos. Aliás, tinhas campos em que era raro os três passarem incólumes.
      Olho hoje para os pontos perdidos pelo Sporting (porque em relação ao Benfica perdeu muitos mais com pequenos), e vejo ineficácia total (vulgo, nabice), ou jogos em que entraram displicentes. Tirando talvez o Paços (e Rio Ave) em casa, não me recordo de uma jogatana em que o adversário tenha tido qualidade de jogo.

  • Anónimo
    Posted Maio 2, 2016 at 1:02 pm

    Sou Benfiquista mas, para mim, o João Mário é o jogador que mais me entusiasma no futebol português neste momento! Espero que continue assim ao nível da seleção!

    TC

  • Stalley
    Posted Maio 2, 2016 at 1:11 pm

    Mais um fim de semana e seguimos na sombra do Benfica, mas desta vez com uma vitória sobre o Porto no Dragão, que me "soube" bastante bem.

    Nada a acrescentar nos destaques, a equipa da semana podia ser o Sporting, mas percebo que também é necessário dar destaque ás equipas pequenas e o Arouca goste-se do estilo ou não, está a fazer uma excelente época, mas um bom trabalho do malandro do Vidigal.

    O J.Mário, ainda bem que foi emprestado ao Setúbal á duas épocas, o "choque frite" faz bem aos jogadores do Sporting, espero que a parceria seja para continuar para a época que vem.
    Hoje em dia o J.Mário é o GRANDE jogador do Sporting e vamos lá ver se é possível segurar este rapaz este Verão…

  • Nuno Red Devil
    Posted Maio 2, 2016 at 1:20 pm

    Para mim o Sporting tinha de ser a equipa da jornada, quanto ao resto estou totalmente de acordo. Confesso que não entendo é como podem dizer que este é o campeonato mais fraco dos ultimos anos, quando vamos ter incerteza até à ultima jornada.
    O Benfica foi a equipa mais forte desde o jogo com o Braga na primeira volta até há cerca de um ou dois meses atrás, e o Sporting foi a melhor no inicio (com muita sorte à mistura) e tem sido o melhor neste fim de época muito devido ao facto de apenas jogar para o campeonato.

  • Mar7uch0
    Posted Maio 2, 2016 at 1:27 pm

    Para mim actualmente o melhor onze a actuar em Portugal.
    Rui Patricio
    Maxi, Coates, Jardel, Eliseu, os outros nao sao regulares, talves Layun ou Zeegelar.
    J Mario, Adrien, Danilo, Rafa
    Jonas, Slimani

    • Anónimo
      Posted Maio 2, 2016 at 4:08 pm

      Não sou fã do Coates. Fez dois penalties estúpidos com o Porto, mas contra equipas de fraco nível é sempre imponente. E na esquerda tem de ser o Layun, nem que seja pelas estatísticas…

      Bruno

  • Guilherme Loureiro
    Posted Maio 2, 2016 at 1:32 pm

    Depois desta jornada o que fica desde já, não matematicamente mas na teoria ninguém acredita, que Académica e Tondela vão descer, com muita pena minha enquanto academista, mas merecido dada a forma como a equipa de futebol é preparada ano após ano, por esta direcção. Equipas sempre sem qualidade, treinadores pouco qualificados para o lugar. É incrível o amadorismo que se vive para estes lados. É o que dá ter gente que não percebe puto de futebol à frente de um clube profissional e que devia unificar uma zona inteira, principalmente desde que equipas como o Beira-Mar e Leiria "desapareceram" do âmbito nacional e porque na zona de Coimbra e arredores, não há nenhuma equipa que neste momento rivalize com a Briosa. Sendo uma capital de distrito, deviam procurar formas de cativar pessoas, cativar adeptos a juntar-se a uma causa, a uma equipa. Mas o que fica é o amadorismo, gestão danosa e proveito próprio através de uma instituição com anos de história, processo que levou muitas outras equipas à desgraça, mas hoje em dia todos nos rimos do mal dos outros em vez de aprendermos com os erros praticados. Assim o meu único desejo é que a Briosa apareça renovada e com outra mentalidade para a próxima época, com foco no regresso rápido à elite do futebol português. Uma zona com tão boa formação, com tantos talentos, não deve descorar esse lado. Olhem para o Arouca, que quer gostemos ou não dos métodos de um ou outro interveniente, em termos directivos, é um exemplo a seguir para todos bem como a ascensão do Braga, as constantes boas épocas do Guimarães, salvo esta, que são equipas que juntam e privilegiam os seus adeptos e o próprio Boavista que tem uma massa adepta invejável, para uma equipa que ainda agora andava no CNS, embora o regresso tenha sido rápido também por via de secretaria. O certo é que se vai mantendo. Resta agora saber quem será o lanterna vermelha e quem ficará marcado na sua história como último classificado na liga, que temo também que seja a Académica, pois neste momento não a vejo a ganhar ao Tondela, enquanto estes vão angariando pontos aqui e ali, para não falar que recebemos o Braga para a semana.

    De resto, título ao rubro quando muitos facticionavam o seu fim já esta jornada e a luta pelo sexto lugar igualmente interessante.

    Quanto ao texto em si, claramente João Mário é um jogador cheio de classe e para evitar nova discussão, é sem sombra de dúvida um dos 3 melhores jogadores deste campeonato. Concordo com o Belenenses como equipa desilusão, embora o Rio Ave também tenha voltado a falhar e desta vez com efeitos classificativos notados. Quanto ao jogador desilusão, concordo com Indi. Falhas amadoras constantes, pouca segurança defensiva, apesar de também sofrer pela total desorganização do meio-campo, pois apenas Danilo contribui para isso. Ainda assim, Gaitan, apesar da assistência, parece-me um jogador muito embaixo de forma e o próprio Brahimi de quem se espera sempre mais. Extra grandes, esperava mais influência de Paciência e Leandro Silva na Briosa, bem como a fraca segunda volta de Bruno Moreira no Paços.

  • Rodolfo Trindade
    Posted Maio 2, 2016 at 1:33 pm

    Para mim a equipa da jornada seria o SCP pela vitória no Dragão.

    É certo que este FCP não é nem metade do que era, mas a pressão era grande para o SCP e trouxeram de lá os 3 pontos num belo jogo de futebol.

    Colocaria o Péle no 11 tirando o Coelho, mas aceito perfeitamente a escolha.

  • Pedro Carvalho
    Posted Maio 2, 2016 at 1:33 pm

    Jonas tem 31 golos e cerca de 15 assistências…o jogo do Benfica passa muitissimo por ele. Mais, o Benfica nao tem estado tao bem por culpa da quebra da forma de Jonas. Não é 1 mes menos bom que lhe retira esse estatuto. Quando a João mario, adoro grandessissimo jogador mas fica com a 2 posição.

    Top 5 de 2015/2016

    1° jonas
    2° joao mario
    3° slimani
    4° Jardel
    5° Renato Sanches

    Slimani porque tem sido o abono de golos do Sporting. Jardel porque tem sido o melhor central da liga e a viga que suporta a boa defesa do Benfica. Renato porque desde que entrou no 11 revolucionou o futebol do Benfica a nivel de resultados e exibição e a par de jonas é por onde passa mais a construção de jogo do Benfica.

    • Zé Maria
      Posted Maio 2, 2016 at 1:56 pm

      Na minha opinião, o que mudou no Benfica foi o aparecimento do Mitroglou…

    • Nuno R
      Posted Maio 2, 2016 at 2:06 pm

      Há sempre a questão de ser o melhor jogador do campeonato, ou jogador mais importante do campeonato. São duas coisas distintas. Se o Sporting for campeão, e o slimani meter 2 golos em cada um dos jogos finais, não tenho dúvidas que muitos o considerem o jogador mais importante do campeonato. O mesmo para o JOnas no caso do Benfica.
      Evidente que em termos destes rankings o Jonas andará sempre à frente do Joao Mario. Os golos fazem a diferença nestas análises, e o Jonas é o melhor marcador do campeonato, e do líder do mesmo.
      Eu diria que o Patricio poderia estar nesse 5º lugar, se calhar foi mais decisivo em termos de resultados do que o Sanches. Mas é GR, logo…

    • Cláudio Rocha
      Posted Maio 2, 2016 at 2:20 pm

      As pessoas esquecem-se muito de uma peça essencial no Benfica que, por cansaço, não está a render tanto, notando-se nas exibições do clube… Pizzi! Claro que Jonas e Renato são também peças essenciais. Mas Pizzi não é tão falado como eles, apesar de ser igualmente importante.

    • Anónimo
      Posted Maio 2, 2016 at 2:29 pm

      Mas o Mitroglou já lá andava! O Renato apareceu e o Benfica melhorou.

      BPR

    • S America
      Posted Maio 2, 2016 at 2:54 pm

      Renato? Ahahahahahah. O Adrien fez uma época MUITO superior à do Renato. Mas muito superior mesmo a jogar na mesma posição.

    • Ivan Borges
      Posted Maio 2, 2016 at 3:03 pm

      O Adrien e Bryan estao a frente de Renato e Jardel.

    • Mister JóJó
      Posted Maio 2, 2016 at 7:30 pm

      O Adrien é um cepo. No dia que o JJ sair do Sporting volta ao que era, um jogador mediano.

  • Fernando Reis
    Posted Maio 2, 2016 at 1:52 pm

    Top 10 de 2015/2016

    1º-Jonas
    2º-Slimani
    3º-Joao Mário
    4º-Adrien
    5º-Jardel
    6º-Mitroglou
    7º-Rafa
    8º-Danilo
    9º-Sanches
    10º-Bryan Ruiz

    • S America
      Posted Maio 2, 2016 at 2:59 pm

      O meu Top10 seria qualquer coisa deste genero:

      1º-Jonas
      2º-João Mário
      3º-Adrien
      4º-Slimani
      5º-Pizzi
      6º-Jardel
      7º-Rafa
      8º-Iuri
      9º-Danilo
      10º-Jota/Ruiz

  • Daniel Alves
    Posted Maio 2, 2016 at 3:35 pm

    Já só faltam 180 minutos?!! Acho que para qualquer benfiquista a pergunta é: Ainda faltam 180 minutos? Este sofrimento é bonito mas é lá fora.
    Joao Mario é um excelente jogador, a par de Slimani talvez o mais decisivo este ano

  • Kacal I
    Posted Maio 2, 2016 at 3:42 pm

    A minha é que não perderíamos o clássico com o Sporting caso tivéssemos uma dupla de centrais decente e um pouquinho mais de eficácia ou até sorte, não estou a dizer que venceríamos o jogo mas acho que não o perdíamos, vale o que vale, mas é complicado ter uma dupla de centrais com um jovem e ao seu lado alguém que parece ainda mais jovem… o Lindelof tem qualidade mas também beneficia de um parceiro como o Jardel, agora o Chidozie tem o Martins Indi que é bastante limitado e nem um líder é. De resto o Sporting foi mais eficaz e aproveitou bem as nossas falhas, defensivamente foram mais competentes e tiveram mais alguma sorte que faz parte do jogo e venceram com mérito.

    Quanto ao João Mário, o Jonas é excelente avançado e será o melhor marcador mas para mim o melhor jogador da época é mesmo o João Mário. O Jonas, embora tenha uma ou outra boa exibição nos clássicos e derbys, nunca marcou e não tem a mesma preponderância que nos restantes jogos, enquanto o João Mário marca, assiste, defende e ataca, faz tudo e contra pequenos e grandes mas até se assume nos grandes jogos e esta época esteve fantástico. Estou à espera de um Euro muito bom por parte dele.

Deixa um comentário