Vai manter-se no FC Porto?
Na conferência de antevisão do encontro ao Moreirense, Nuno foi confrontado com a possibilidade de abandonar o comando técnico dos dragões, respondendo de forma clara. «Continuidade? A resposta é a mesma: tenho contrato e é essa a confiança de um treinador. A nossa missão é devolver o clube aos títulos e estamos focados nisso, com a máxima dedicação», afirmou o técnico dos azuis e brancos. Em relação ao que é preciso mudar para voltar aos títulos, Nuno respondeu de forma evasiva, dizendo «acho que construímos as bases de uma equipa vencedora. Uma equipa técnica tem a função de trabalhar, de evoluir os jogadores, não existe para dar opiniões. Para dar opiniões há muitos, para trabalhar há poucos».
Incrível como o Porto não tem um treinador de jeito desde que saiu o Villas-Boas. O Paulo Fonseca foi o melhor mas desde cedo lhe fizeram a cama.
Ele deveria sair porque sinceramente não parece ser melhor que isto. O treinador certo seria o Vitor Pereira.
Se eu visse no Nuno capacidade para corrigir erros e melhorar, seria a favor da sua continuidade. Contudo, parece-me que ele já chegou ao limite das suas capacidades. Assim, lamento muito Nuno, mas por favor saí.
O problema da continuidade é que se arrancam menos bem não chega ao Natal e pronto volta tudo ao mesmo
Como benfiquista desejo que o NES fique. É meio caminho andado para o Penta!
O outro meio caminho também me parece assegurado.
Isso. Encomendem já as faixas do penta!
Sou da opinião de que o problema aqui é o facto de o FC Porto ter tido antes destes últimos 4 anos um grande dominio no futebol português e criou alguma exigência por parte dos adeptos e estrutura do próprio clube. O problema aqui é que não estão habituados a perder 4 anos seguidos com poucos títulos(campeonato, etc) e nota-se em declínio nesse sentido e o que acho é que o que o Porto deveria fazer era, pegar num treinador em que confie e construa algo solido e estável, quase como começar da estaca zero e não como está a tentar fazer agora que é contratar um treinador novo e gastar dinheiro em contratações de jogadores na tentativa de que seja campeão nesse ano, que como estamos a ver não está a resultar muito bem. Agora se o NES é o treinador ideal para criar estabilidade e tentar melhorar o Porto para que volte a ganhar já não sei, não me cabe a mim decidir isso, apesar de que eu não desgosto dele, acho que este ano o Porto esteve bem defensivamente, faltou só a parte ofensiva, que sinceramente não acho que seja total culpa dele, mas sim também devido às soluções que tem no ataque serem ainda demasiado jovens. Eu se fosse do FC Porto queria que o NES continuasse, mas será que tem condições para tal? Isso agora so a estrutura sabe.
O problema, como tu disseste no início, é explicar a adeptos habituadas a ganhar nos últimos 25 anos que após 4 anos sem nada, o clube vai começar do zero, o que faz adivinhar mais uns anos com pouco ou nada.
O NES só pode ficar mesmo por uma questão de continuidade. Não ganhou nada, sendo até eliminado da Taça de Portugal pelo Chaves e da Taça da Liga pelo Moreirense. O futebol praticado pela equipa, tirando a espaços, foi péssimo, aliás, nem existiu futebol nenhum. Por fim, o discurso e postura foram sempre as mesmas, repetitivo e aborrecido. E nem sempre geriu bem também a equipa.
Dou-lhe mérito em ter melhorado a equipa a nível defensivo e ter potenciado certos jogadores, de resto pouco mais.
Como disse, a questão é continuidade ou ruptura como já disseram aqui. Aceito qualquer uma delas mas sinceramente não me sinto confiante com NES ao comando. Não fui a favor da sua contratação e fiquei de pé atrás mas dei o beneficio da duvida, agora estou sem confiança, mas vamos lá ver e cabe a quem manda decidir.
Quanto ao discurso do NES, enfim, tenho contrato mas se fosse sério diria que a decisão é do presidente e ele aceitará qual for e estará disponível para sair mas pronto.
A única coisa que ter contrato significa é que a vida financeira do NES está assegurada nos próximos tempos! Manter o treinador mais uma época é o sinal final de demência que mora no Porto.
Para mim, aqui a grande questão é a seguinte:
- Estabilidade ou ruptura?
Será possível que estabilidade para permitir que os processos de treino e de evolução de equipa se solidifiquem mais? Será NES o homem para isso?
Ou será que, mais uma vez, é preciso começar de raiz?
O que parece nesta fase é que com esta indefinição no Porto, e a confusão deprimente do Sporting (curiosa coincidência os três desportivos falarem do mesmo, i.e., saída de JJ), o Benfica, se for esperto, tem caminho aberto para o penta...
"Começar de raiz" pressupõe apagar um trabalho existente. Recorde-me por favor qual.
Mas de que estabilidade fala?
Eu com a permanência do Nuno, vejo tudo menos estabilidade.
O Nuno que treinou o Porto, foi o mesmo que treinou o Valência e o Rio Ave, não se vê evolução nenhuma.
A parte do Benfica, concordo plenamente.
O problema do mau futebol é que quando não se ganha não há nada que a que nos podemos agarrar...é complicado Nuno.
Há, por oposição, algum exemplo de excelente futebol que não ganhe?
Manchester city a espaços, tottenham
Napoles, por exemplo.
Nápoles, Tottenham, Hoffenheim. (ganhar títulos,digamos)
Nuno, aquele empate com o Setúbal e o empate na Luz (exibição à mijão) ditou a tua saída desde então. Desaparece, se faz favor.
Se o efetivo problema são só dois jogos não deslindo motivo suficiente para a demissão.
Em outros tempos, claramente ia para rua por falta de atingir objectivos. Hoje em dia, com o porto a ser o que é, talvez mante lo fosse um boa opçao. Criou um excelente defesa, potenciou jogadores (octavio, andre silva, rui pedro, andre andre, brahimi, marcano, teles, etc) so faltou definir bem as contrataçoes e tatica. Contudo a falta de garra que mostra não fazem dele um treinador seguro para o ano.
Uma coisa é potenciar jogadores outra é beneficiar da sua qualidade.
Eu já nem sei. Por um lado queria que continuasse, para termos alguma estabilidade.
Por outro prefiro alguém novo (Paulo Sousa), para potenciar elementos como Ruben Neves e Oliver, era o treinador ideal para fazer isso.
O que é isso da estabilidade? Creio que "estabilidade" tem sido nota dominante nas últimas 4 (quatro!) temporadas. Zero títulos em cada uma delas. Nesse sentido se a ideia é preservar a estabilidade, NES não desiludiu.
2ª vez hoje a vir atrás de mim e contra o Porto. Rapaz, tem calma, vai comer uma francesinha e vê se te acalmas...
Se ir contra o Porto é ir a par dos factos aceito a sua análise.
A resposta é sim. Nuno falhou a esmagadora maioria dos objectivos a que se comprometeu (zero títulos) e não se perspectivam melhorias qualitativas no processo de jogo (que é só penoso) na próxima época. O que o segura? O apuramento para a fase de grupos da champions league e o facto de apesar de ter um plantel similar mas diminutas capacidades técnicas conseguir ficar à frente da equipa orientada por um dos melhores e mais bem pagos treinadores do mundo.
O NES é tão passivo que até faz impressão e nem sou portista.
Um treinador que se refugia no contrato em vez dos resultados ou da confiança do Presidente/adeptos normalmente não tem grande segurança do seu lugar.
Nem grande nem pequena. Neste momento é o único argumento válido que sustenta a sua continuidade. Nuno é fraco mas não é estúpido e por conseguinte agarra-se a isso.