Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

99 golos…e ainda falta quase meia época

O Manchester City já marcou 99 golos em 2013-14. Sim, leu bem. Na soma de todas as competições oficiais são já 99 o nº de golos apontados pelos Citizens esta época. Um número estratosférico mas que traduz bem a qualidade do plantel do City, um dos 4 melhores do Mundo como o VM insiste em afirmar. E, considerando o que ainda falta jogar esta temporada e a “fome” de Dzeko, Negredo, Aguero, Yaya e C&A, não será surpreendente se o conjunto de Pellegrini chegar ao final de Maio com uns 170 golos. Aliás, não é por acaso que Mourinho desde Agosto que de maneira regular ataca e coloca pressão no City, fazendo do clube de Manchester o seu alvo nº1.  “Em termos de poderio da equipa, o Manchester City está noutra dimensão. Não se pode comparar com qualquer outro clube. O Chelsea é uma equipa em desenvolvimento e se ganharmos o título esta época será a minha maior conquista“, disse recentemente o Happy One. “Estão no momento perfeito. Não têm jogadores novos ou velhos. Todos têm entre 25 e 29 anos. O número de jogadores ao mesmo nível é fantástico. Têm quatro avançados, todos eles de topo, e os que estiverem a jogar marcam sempre”, acrescentou. Uma desculpa caso falhe a conquista da Premier League, mas ao mesmo tempo cria espaço para destacar ainda mais o triunfo caso a conquiste, dando a ideia de que o Chelsea (que também se fartou de investir e tem um elenco muito experiente, ao contrário do que dá a entender) superou um dos maiores colossos do futebol Mundial (algo mais transcendente que bater o Man Utd de Ferguson, como referiu). 

40 Comentários

  • Ricardo Ricard
    Posted Janeiro 16, 2014 at 1:24 pm

    É um numero impressionante…Deve ser algum tipo de record.

    Vamos ver se mantêm a média de golos na segunda parte da época.

  • Luis
    Posted Janeiro 16, 2014 at 1:29 pm

    Por isso é que digo e reitero que a liga inglesa não pode ser competitiva, quando uma equipa está à 6 jogos consecutivos a ganhar e á 10 sem perder. Treinador novo, é normal que no inicio de epoca ainda estivessem em baixo de forma. Tem uma equipa boa, mas Real, Barça, Bayern e Juventus(apesar do desaire na LC) têm melhor.

    • Chester Field
      Posted Janeiro 16, 2014 at 2:27 pm

      Juventus?

    • João Lains
      Posted Janeiro 16, 2014 at 2:42 pm

      A competitividade mede-se olhando para a tabela competitiva. A liga inglesa é a mais competitiva de todas e o Manchester City tem um dos planteis mais fortes do mundo a par de Bayern, Barcelona e Real. Não há dúvidas quanto a isso.

    • Ricardo Ricard
      Posted Janeiro 16, 2014 at 3:12 pm

      A Juventus tem um plantel melhor??!

    • Luis
      Posted Janeiro 16, 2014 at 8:34 pm

      Buffon é melhor que Joe Hart. Acho o Pogba o médio em melhor forma do mundo. Os 3 centrais são melhores que o Dimechelis. Os laterais são ela por ela(gosto mais dos da Juventus). Pirlo… E depois no ataque tem um senhor chamado Tevez, que era titular no City e que provavelmente se ainda tivesse no City punha no banco o Negredo. Há duvidas?

    • Santos
      Posted Janeiro 16, 2014 at 9:24 pm

      Juve tem plantel tão melhor que agora vai à liga Europa, onde no seu lugar dos oitavos foi o poderoso Galatasaray. Ou agora foi o treinador que mudou ou a equipa que é nova?

    • Luis
      Posted Janeiro 16, 2014 at 10:50 pm

      Santos, vai à liga Europa como foi o City nas 2 anteriores e o plantel foi sempre forte. Além disso, a Juventus, perde o ultimo jogo aos 85 no estado de tempo que foi. Bem me parecia que não havia mais argumentos

    • João Lains
      Posted Janeiro 17, 2014 at 1:11 am

      Luís, simpatizo com a Juventus há mais de uma década, acompanhei mais de 75% dos jogos desde que o Conte assumiu a equipa mas nem assim sou capaz de concordar contigo. O plantel do City é mais forte que o da Juventus, embora houvesse espaço para jogadores como Pogba, Vidal, Chiellini, Bonucci, Lichtsteiner ou até Tévez no onze inicial do City.

  • Gabriel Esteves
    Posted Janeiro 16, 2014 at 1:40 pm

    Pois pudera! Que tem, só para avançado, Dzeko, negredo e kun aguero arrisca-se a marcar todos estes golos! Já para não falar de todo o plantel, que é o melhor do mundo, não tenho dúvidas!

  • Anónimo
    Posted Janeiro 16, 2014 at 1:45 pm

    Acho que Aguero é muitas vezes esquecido quando se fala dos melhores do Mundo!

    Francisco

  • Ricardo F.
    Posted Janeiro 16, 2014 at 1:45 pm

    É um dos dois melhores plantéis da Europa e tem um poder de fogo temível. Com um treinador que está a conseguir motivar os seus jogadores, mesmo para os jogos mais "acessíveis", a qualidade vem ao de cima. Com Dzeko, Negredo (que forma fantástica que está a apresentar em 2013/2014), Aguero, Silva, Nasri, Navas, Yaya, Fernandinho…não espanta. E Jovetic ainda não apareceu…
    SL

    • Gabriel Esteves
      Posted Janeiro 16, 2014 at 1:54 pm

      Concordo! E mesmo a defesa é de grande nível. Alias, têm sofrido muito poucos golos! Poucas equipas podem-se dar ao luxo de ter jovetic sem jogar.

    • Fábio Teixeira
      Posted Janeiro 16, 2014 at 3:12 pm

      Muito poucos golos não é bem assim. Sofrem mais de um golo por jogo para o campeonato. E estão com mais golos sofridos do que Arsenal, Chelsea e Everton e estão empatados com o Southampton.

    • Kafka
      Posted Janeiro 16, 2014 at 3:13 pm

      Ricardo F., um dos 2 melhores planteis do Mundo? é melhor que o Real e o Barça? não concordo, para mim o Real e o Barça são melhores que o City

    • Ricardo F.
      Posted Janeiro 16, 2014 at 6:37 pm

      @Kafka
      A resposta que lhe dirijo neste tópico está mais abaixo.

  • Sideshow Bob
    Posted Janeiro 16, 2014 at 1:50 pm

    Só de pensar que um craque como Jovetic nem calça nesta equipa conseguimos ter noção do poderio ofensivo apresentado pelo M.City.
    Aliás, sobre esse tema os adeptos, com aquele humor british, criaram até uma conta no twitter (twitter.com/WheresJovetic) para onde podem ser enviadas montagens de possíveis locais aonde poderemos encontrar o "desaparecido" Jovetic. (se a malta tivesse capacidade de encaixe algo que poderia ser replicado cá com o Ismaylost).

    Um abraço

  • Rabensandratana
    Posted Janeiro 16, 2014 at 1:59 pm

    Este Manchester City é uma máquina trituradora especialmente a jogar na condição de visitado.
    99 golos nesta fase da temporada é obra.
    Mourinho para mim já está a tentar arranjar desculpas para no caso de se verificar um insucesso na liga, mencionar que o adversário era fortíssimo, mas também não pode esquecer-se que o Chelsea investiu muitos milhões de euros em contratações, logo deveria também marcar muitos mais golos.

  • Kacal l
    Posted Janeiro 16, 2014 at 2:10 pm

    Estes 99 golos não são surpreendentes, o Man City com o Pellegrini está a jogar muito melhor futebol e está a jogar como deve jogar, atacar bem e em força, para além disso, o plantel é muito forte e equilibrado, é um dos melhores do Mundo, quem joga com Aguero e Negredo na frente e depois tem no banco o Dzeko e ainda se dá ao luxo de nem utilizar o Jovetic, só pode ter um grande plantel, o Fernandinho está em excelente forma, está a fazer uma dupla fantástica com o poderoso Yaya Touré, depois há os talentos como o Silva e o Nasri, há ainda o Navas que acrescenta velocidade, explosão e desequilíbrios, é dos melhores do Mundo a ir á linha de fundo e cruzar, é realmente um plantel magnifico, são os favoritos á vitória final na BPL.

    O Chelsea tem um Bom plantel, mas não são assim tão bons também, nas laterais têm jogado com Azpilicueta e Ashley Cole, um é seguro a defender e competente a atacar, é um jogador útil, o outro está velho e já está em decadência, nenhum deles é de top Mundial (neste momento), no centro da defesa, o Terry continua a ser um excelente central e experiente, mas o Cahill é um central com grande qualidade, tem experiência na BPL, mas não é de classe mundial, no meio-campo há excelente jogadores, agora com Matic a juntar ao Ramires e o trio ofensivo (Willian, Oscar e Hazard) ficam muito fortes, na frente têm 3 PL´s que não fazem um, pelo menos há PL´s com mais golos que eles os três juntos, o que demonstra o problema que o Mourinho tem em mãos.

    O Man City é claramente o favorito, seguido pelo Chelsea, o Arsenal para já é um dos favoritos, mas tenho um feeling que vai cair um pouco de rendimento, espero que não, depois há o outsider Liverpool que está a fazer uma Boa época até agora, vamos ver.

  • João Lains
    Posted Janeiro 16, 2014 at 3:06 pm

    O Mourinho está a tentar afastar a pressão dá sua equipa mas nem por isso deixa de ser verdade o que tem dito. O Manchester City tem o plantel mais forte e equilibrado do campeonato e é o principal favorito ao título. Ainda assim acho que o Chelsea está bem posicionado para ser campeão. Nos jogos caseiros as duas equipas têm o mesmo registo e o City está obrigado a deslocações bem mais complicadas na segunda volta que o Chelsea que só terá de visitar o próprio City e o Liverpool. Mourinho tem estado mais discreto e não se tem envolvido em polêmicas porque ele sabe que também tem algo a provar nesta sua segunda passagem pelo Chelsea. Uma vez que o Liverpool ainda não está preparado para entrar nesta discussão fico a torcer pelo sucesso de Mourinho.

    • Pedro
      Posted Janeiro 16, 2014 at 3:20 pm

      O Mourinho em todos os jogos fala de arbitragens e o Chelsea tem sido por larga margem o clube mais beneficiado este ano pelos árbitros.

    • João Lains
      Posted Janeiro 16, 2014 at 4:00 pm

      Falar de arbitragens é diferente de fazer queixas e como o Chelsea até foi beneficiado em dois ou três jogos, porque é que Mourinho haveria de falar nisso? A sua postura está diferente, basta recuar um pouco no tempo para perceber isso.

  • Fábio Teixeira
    Posted Janeiro 16, 2014 at 3:14 pm

    Na minha opinião Mourinho não tem assim tão bom plantel. A defesa não é nada de especial (o Special One anda a fazer milagres com a segurança defensiva), o meio campo estava carente de um jogador que sustentasse o mesmo e no ataque falta claramente um avançado. Aliás, qualquer um dos avançados do City era titular nos blues.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Janeiro 16, 2014 at 3:47 pm

    O "medo" de Mourinho diz tudo sobre este City. Este número de golos deve-se em grande parte ao que fazem no Etihad, onde não poucas equipas têm saído goleadas… são sem dúvida e de longe o melhor plantel de Inglaterra, e só não são campeões com relativa facilidade porque em alguns jogos os jogadores parecem não encontrar a motivação certa para defrontar algumas equipas mais fracas, de qualquer das formas, Pellegrini está a desenvolver um trabalho superior neste aspecto ao Mancini.

  • Anónimo
    Posted Janeiro 16, 2014 at 3:51 pm

    Claro que se trata de uma espécie de "desculpa" do Mourinho. Mas o que ele disse não deixa de ser verdade. O City tem um plantel superior ao do Chelsea. A equipa do Happy One é muito forte na baliza (Cech) e no meio campo ofensivo (Hazard, Oscar, Schurrle, Willian e Mata). Nas restantes posições, as soluções são apenas razoavelmente boas, com a óbvia excepção do Ramires. Senão veja-se: Terry, Lampard, Essien e Cole continuam a ser muito importantes mas, naturalmente, já não conseguem dar o que deram noutros tempos; Cahill, David Luiz, Mikel, Torres, Eto'o e Demba Ba são apenas boas soluções, não passam disso; Azpilicueta ainda está a evoluir; Schwarzer e Hilário já são bastante velhos; Ivanovic é muito bom mas é usado sobretudo a defesa direito, que não é a sua posição de origem; Bertrand, Kalas e Blackman aparentemente nem contam; van Ginkel está lesionado; e De Bruyne não correspondeu às expectativas criadas. Matic vem, no entanto, aumentar a qualidade do meio campo mais recuado.

    Paulo Pereira

  • Anónimo
    Posted Janeiro 16, 2014 at 3:52 pm

    O Barcelona de 2011/2012, em 64 jogos, marcou 190 golos.

    Paulo Pereira

    • Chester Field
      Posted Janeiro 16, 2014 at 4:24 pm

      O Sporting de 46-47, em 26 jogos, marcou 123 golos. Retira algum mérito ao Manchester City?

    • porquinhodaindia
      Posted Janeiro 16, 2014 at 6:47 pm

      É sempre elucidativo e útil comparar equipas separadas por mais de 6 décadas.

    • Chester Field
      Posted Janeiro 17, 2014 at 10:32 am

      Tão elucidativo útil como comparar com o Barcelona, que está na elite mundial desde a década de 60. E que joga com a mesma equipa (fora uma ou duas alterações por época) há já 5/6 anos. O City como o conhecemos surgiu há muito pouco tempo, com um plantel em constante mudança. Marcar 99 golos em cinco meses não é obra?

    • Paulo Pereira
      Posted Janeiro 18, 2014 at 2:18 pm

      Alguém aqui tirou mérito ao feito do City? Gostaria que me dissesse onde está isso no meu comentário. Não se precipite.

  • Ricardo F.
    Posted Janeiro 16, 2014 at 5:12 pm

    @Kafka
    Sim, para mim, o plantel do City é superior quer ao do Real, quer ao do Barça. É óbvio que os espanhóis têm os "joker's" Cristiano e Messi, no entanto, sou da opinião de que o City tem mais soluções no geral. Estou a falar de plantel e não de um onze titular. De momento não tenho tempo de fazer um exercício de comparação entre cada setor dos três planteis, mas seria, certamente, interessante.
    De qualquer maneira isto é a minha opinião e é subjetiva. Da mesma forma que o valor monetário pode ser discutido, também o valor individual de cada jogador leva a diferentes visões. Basta olhar para Sergio Ramos na Europa e Sergio Ramos em Portugal.
    SL

    • Kafka
      Posted Janeiro 16, 2014 at 9:40 pm

      Sim entendo o teu ponto de vista…mas nesta questão estamos em desacordo, continuo a achar que Bayern (este em primeiro indiscutivel), Real e Barça ainda estão um nível acima

  • porquinhodaindia
    Posted Janeiro 16, 2014 at 6:51 pm

    O plantel do City é de enorme qualidade (merece claramente ser incluído nos Big-four: Real, Barcelona, Bayern e City) e esta marca acaba por não ser surpresa (Negredo tem estado a um nível brutal, Dzeko sem ser primeira opção continua a marcar, Aguero é um dos 10 melhores do mundo e, no meio de tudo isto, até dá para esquecer Jovetic!)

    O confronto com o Barcelona que ocorrerá nos oitavos da Champions será o verdadeiro teste à capacidade competitiva do City de Pelegrinni (não chega ter qualidade para eliminar o Barcelona…ainda que seja uma valente ajuda).

  • Paulo Ferro
    Posted Janeiro 16, 2014 at 7:31 pm

    Mais uma vez, Mourinho mostrou-se muito hábil numa intervenção junto da comunicação social. Sem se mostrar fraco nem arrogante, apresentou uma desculpa que todos aceitam para se falhar a Premier League, mas deixou no ar a ideia de que, se a ganhar, conseguirá um feito histórico e só ao alcance dos "melhores do que os óptimos".

  • Rodrigo
    Posted Janeiro 16, 2014 at 7:33 pm

    Numeros impressionantes! Sou um fa do Pellegrini (ao contrario da maioria da critica) e acredito que levara o Man City ao titulo de campeao com um registo de golos soberbo. Tem, sem duvida, o melhor plantel do futebol ingles e isso acaba por fazer a diferença numa Liga tao exigente e competitiva. Apenas nao sao campeoes com facilidade porque por vezes estes elementos ficam desmotivados e nao demonstram toda a sua qualidade frente as equipas de menor expressao do futebol ingles que tendo tambem bons jogadores acabam por causar surpresas. Estou curioso tambem para ver se conseguem discutir a eliminatoria da Champions com o Barcelona (jogadores para isso nao ha duvida que tem).

    Em relaçao ao Mourinho, considero naturais as suas intervençoes sobre o poderio do Man City, dado que sao uma evidencia. Qualquer avançado do Man City era titular no Chelsea e todos sabemos o contributo que Dzeko, Negredo (evoluiu imenso) e Aguero tem dado nesta epoca. Deste modo, apesar do Chelsea ter algumas boas soluçoes, sobretudo no meio-campo, a verdade e que se baterem este Man City sera um grande feito.

  • Santos
    Posted Janeiro 16, 2014 at 9:26 pm

    ManCity tem dos melhores planteis e equilibrados, ao contrário tanto de Barça e Real, tanto um como outro vêem-se aflitos para trocar a defesa onde o City não tem tanto esse problema. Tem melhores avançados no geral e mais, Barça tem Messi e Alexis, Real tem Benzema e Morata. Apenas no meio campo há mais soluções por parte dos espanhóis e mesmo assim foi onde ManCity se reforçou mais esta época. (Não falando dos extremos, aí o Real dá 10-0 com Ronaldo e Bale ou até mesmo Di Maria, Barça mesmo com Pedro mais Alexis ou Neymar igual)
    Eu como treinador mais facilmente escolhia o City do que Real ou Barça, mesmo tendo estes os dois melhores do mundo, a nivel de rotação de plantel, trocas devido a lesões etc… Aguero lesionou-se, estavam lá outros e goleavam na mesma.

  • Marco Dias
    Posted Janeiro 18, 2014 at 2:59 pm

    Acho uma piada tremenda aos que falam aqui do "Medo do Mourinho diz tudo". Que medo? Ele está a colocar a pressão no City que tem obrigação de fazer o que está a fazer com a equipa que tem, e a colocar o Chelsea numa posição de jogo a jogo. Aqui alguem tem duvidas que mesmo o Chelsea tendo um plantel de milhoes (mas abaixo dos principais gigantes), é inferior em quase todos os sectores comparativamente ao City?

    Falam tanto em medo mas no primeiro jogo entre eles o Mourinho explicou muito rápido como se ganha ao Manchester City, o vosso colosso que tanto medo lhe mete lol. Por isso tenham calma, o Chelsea está em muito boa posição e o Mourinho está a jogar com os jogos fora/casa, tal como um campeonato deve ser gerido, como uma prova de regularidade e com margem para pensar nisso.

  • Marco Dias
    Posted Janeiro 18, 2014 at 3:00 pm

    Acho uma piada tremenda aos que falam aqui do "Medo do Mourinho diz tudo". Que medo? Ele está a colocar a pressão no City que tem obrigação de fazer o que está a fazer com a equipa que tem, e a colocar o Chelsea numa posição de jogo a jogo. Aqui alguem tem duvidas que mesmo o Chelsea tendo um plantel de milhoes (mas abaixo dos principais gigantes), é inferior em quase todos os sectores comparativamente ao City?

    Falam tanto em medo mas no primeiro jogo entre eles o Mourinho explicou muito rápido como se ganha ao Manchester City, o vosso colosso que tanto medo lhe mete lol. Por isso tenham calma, o Chelsea está em muito boa posição e o Mourinho está a jogar com os jogos fora/casa, tal como um campeonato deve ser gerido, como uma prova de regularidade e com margem para pensar nisso.

  • André
    Posted Janeiro 19, 2014 at 12:03 am

    Manchester City, é, sem dúvida, um plantel riquíssimo em qualidade.
    Têm 2 soluções para todos os lugares, e o Pellegrini está a rodar muito bem o plantel e continuam a ganhar na mesma nas diferentes competições!

    No centro da defesa tem havido imensa rotatividade, se bem que o Lescott treme que nem varas verdes e comete muitos erros, mas Nastasic e Demichelis têm dado conta do recado juntamente com Kompany, indiscutível, é o capitão, fortíssimo fisica e tecnicamente, diria que está entre o top3 dos centrais mundiais.

    Nas laterais, Clichy e Kolarov na esquerda, o primeiro mais defensivo e o segundo muito forte a atacar.
    Do outro lado temos Zabaleta, que não é jogador que dê nas "vistas", mas que trabalha muito para a equipa, ataca e defende muito bem, um grande jogador.
    Depois temos Richards, esteve muito tempo lesionado e está agora a regressar.

    No meio-campo, pronto… não há nada a dizer, para mim o melhor meio-campo do mundo formado por 2 jogadores fortíssimos a defender e a atacar em conjunto, Yaya Touré (médio + completo do mundo) com aquele seu ar de "lento", mas é um senhor jogador, força, técnica e velocidade associadas fazem dele o jogador que é.
    Fernandinho está a justificar todo o dinheiro na sua contratação, adaptou-se muito rápido ao futebol inglês e tendo um jogador como Touré ao lado é de facto um privilégio.
    Depois temos Javi Garcia que é o típico médio defensivo com muita garra e Jack Rodwell, um miúdo, se bem que Milner é aquele jogador que faz todas as posições, inclusive médio centro.

    Na frente já se sabe… jogue quem jogue, a qualidade é sempre elevadíssima.
    Comecemos por David Silva, o criativo e o cérebro da equipa, a bola tem que passar sempre por ele e por Touré, é ele que desequilibra com uma finta, um passe, uma simulação, uma arrancada.
    Depois com características semelhantes temos Samir Nasri, o "vagabundo" que anda sempre por aquele mio-campo à procura de espaços para criar um desequilíbrio, muito forte tecnicamente mas por vezes com problemas disciplinares, uma máquina.
    Ainda a juntar a estes temos Jesús Navas, um extremo super sónico que é dos melhores a ir à linha e cruzar, impõe grande velocidade ao jogo do City e é um craque, talvez deve-se ter saído de Espanha mais cedo.
    Depois ainda temos um menino que ainda mal se viu, Stevan Jovetic… lesionou-se com gravidade mas em breve estará de volta, até agora ainda está numa espécie de "limbo".
    Na frente, Dzeko, Agüero e Negredo, todos diferentes mas com faro de matador.
    Dzeko é o típico ponta-de-lança clínico de área, se bem que vem muitas vezes buscar jogo e é importante também no processo defensivo.
    Negredo é mais que Dzeko, é um ponta-de-lança que vem buscar jogo, é temível na área, é rápido e tem muita técnica e também é forte no jogo aéreo.
    Agüero é aquele baixinho rapidíssimo com uma velocidade de execução e técnica tremendas, temível no 1 para 1 e muito forte na área, dos melhores do mundo a actuar na sua posição.

    Dito isto, devo dizer que o Manchester City é uma equipa que eu aprecio imenso porque é uma máquina de jogar futebol, tem um plantel super equilibrado e soluções no banco para qualquer altura do jogo.
    Gostava muito de os ver campeões de Inglaterra e a chegarem pelo menos à final da Champions, mas agora têm um grande teste contra o Barça, a ver vamos.

Deixa um comentário