Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Jogador do ano para a UEFA: Ronaldo, Modric e Salah são os finalistas (Messi ficou em 5.º)

Quem deve vencer? Não há um vencedor claro. Ronaldo foi o melhor marcador da Champions, mas ficou em branco nas meias-finais e final, Modric tem o factor Mundial a seu favor e Salah a vantagem de ter sido figura numa equipa tida como ‘outsider’.

Cristiano Ronaldo, Luka Modric e Mo Salah são os finalistas ao prémio jogador do ano da UEFA, cujo vencedor será conhecido a 30 de Agosto, durante o sorteio da fase de grupos da Champions. Ronaldo que venceu em 2017, na última época arrecadou a UEFA Champions League, Supertaça Europeia, Supertaça de Espanha e Mundial de Clubes da FIFA. Já Modric conquistou igualmente a UEFA Champions League, Supertaça Europeia, Supertaça de Espanha e Mundial de Clubes da FIFA e ainda foi à final do Mundial. Salah, por sua vez, foi finalista da UEFA Champions League e a nível individual venceu o título de melhor marcador e jogador da Premier League.

Restante Top 10:
4 Antoine Griezmann (Atlético e França) – 72 pontos
5 Lionel Messi (Barcelona e Argentina) – 55 pontos
6 Kylian Mbappé PSG e França) – 43 pontos
7 Kevin De Bruyne (Manchester City e Bélgica) – 28 pontos
8 Raphaël Varane (Real Madrid e França) – 23 pontos
9 Eden Hazard (Chelsea e Bélgica) – 15 pontos
10 Sergio Ramos (Real Madrid e Espanha) – 12 pontos

90 Comentários

  • jpm
    Posted Agosto 20, 2018 at 2:00 pm

    Sem qualquer surpresa,muito bem a escolha destes 3, Ronaldo ira ganhar merecidamente!

    • Pedro Leal
      Posted Agosto 20, 2018 at 3:14 pm

      Não acho que se possa dizer que o Messi estar fora do pódio não é surpresa.´
      Apesar de concordar que o Ronaldo vai ganhar este prémio.

      • jpm
        Posted Agosto 20, 2018 at 3:43 pm

        Pela prestação na champions e pelos critérios deste premio acho que messi mereceu ficar fora, dai nao ser surpresa para mim, e eu aprecio bastante o messi!

        • Gybe
          Posted Agosto 20, 2018 at 4:04 pm

          Quais são os critérios? Link, por favor.

          • jpm
            Posted Agosto 20, 2018 at 4:38 pm

            https://pt.uefa.com/insideuefa/awards/

            Uma vez que ganhar uma champions é bem mais importante do que ganhar um campeonato e como ambos os 3 finalistas estiveram na final e desempenharam boas epocas nos seus clubes no campeonato ,acho que nao ha duvidas quanto aos 3 finalistas …..

            • Kafka
              Posted Agosto 20, 2018 at 5:28 pm

              “desempenharam boas épocas nos seus clubes” o Real ficou a quase 20 pontos do Barça e atrás de uma equipa muito inferior como o Atl Madrid, ui que bom desempenho de facto…

              Depois quanto à vitória na Champions, vamos portanto continuar a ignorar o escândalo que foi o Real-Bayern..A mão do Ramos dentro da área quando estava 1-1 no Bernabeu contra o PSG e o penalty que não foi contra a Juve… Para além do Ramos não poder ter jogado as meias finais e jogou na mesma e ainda devia ter sido expulso na final e não foi…Mas pronto vamos ignorar tudo isto para se fabricar mais um título para o Cristiano, está certo

              • TOPPOGIGGIO
                Posted Agosto 20, 2018 at 11:45 pm

                Que gostes mais do Messi eu entendo e aceito. Há milhões por esse mundo fora; que odeies o CR7 da forma que o fazes já tenho mais dificuldade. Certo é que ele, indiferente a tua mui válida opinião, lá vai colecionando… O RV também te chateia e é disco riscado mas tu com esta lenga-lenga consegues ser pior, um Vinil riscado… Relaxa que O Barça x PSG ou Barça x Chelsea também contam fos anais da UCL. Abraço.

  • Kacal
    Posted Agosto 20, 2018 at 2:07 pm

    Não estando Messi, o prémio irá para Ronaldo, creio. Conquistou a Champions e foi o melhor marcador da mesma, isso terá muito peso. Sendo que conquistou os mesmos troféus que Modric e Salah não conquistou nada. O croata foi à final do Mundial, mas primeiro tem mais a ver com a FIFA, não a UEFA. Segundo ir à final é muito bom e eu valorizo muito, mas na realidade acaba por ser uma vitória moral, não a conquistou.

    • E o que temos
      Posted Agosto 20, 2018 at 2:27 pm

      Agora estas a ser só tendencioso, ir à final de um Mundial é vitoria moral ? O que se diz entao de ficar pelos oitavos contra o todo poderoso Uruguai

      • Kacal
        Posted Agosto 20, 2018 at 2:42 pm

        Também é vitória moral, é igual. Nenhum dos dois conquistaram o troféu e posso claro dar mais mérito ao Modric que chegou mais longe, mas apenas não dou tanto peso assim para diferenciar, nada mais. Mas que mania de desculpar uma coisa com outra, ir aos oitavos é pior que ir à final, obviamente.

        Mas eu dou peso é ao facto de terem conquistado os mesmos troféus, CR7 e Modric, mas com a diferença do Ronaldo ter sido o melhor marcador da Champions, que é “só” a maior e mais importante competição da UEFA, a par do Europeu.

        • NunoLFC
          Posted Agosto 20, 2018 at 4:15 pm

          Dás peso ao facto de um se chamar Cristiano Ronaldo e o outro se chamar “não-Cristiano-Ronaldo”, como tu próprio já admitiste.

        • Miguel SADSC
          Posted Agosto 20, 2018 at 4:45 pm

          A questão é que ele foi à final com a Croácia. A Croácia…

          • Kacal
            Posted Agosto 20, 2018 at 7:43 pm

            Sim, mas este prémio nem sequer é da FIFA… quem votou até foi mais com base na Champions e na Liga Europa, logo não percebo o argumento.

            • E o que temos
              Posted Agosto 21, 2018 at 11:03 am

              isso é muito giro de dizer mas se por milagre Ronaldo chegasse à final do mundial com Portugal (não ganhasse) isso iria automaticamente condicionar esta votação apesar de como tu dizes ser um premio UEFA. Portanto não é justo para os outros só por ele ser o senhor marketing ter benefícios caso as coisas corram bem ou corram menos bem, simples como isso. É que nesta posição ele nunca perde, se chega à final tem que ganhar, se não chega à final vem dizer como tu que o prémio é UEFA e não FIFA

              • Kacal
                Posted Agosto 21, 2018 at 1:14 pm

                Só disse um facto, uma verdade portanto, gostemos ou não, concordemos ou não, é assim que funciona e até tu disseste isso. O resto é “peaners”!

  • SenyorPuyol
    Posted Agosto 20, 2018 at 2:07 pm

    Parece-me justo. Quando as escolhas demonstram um critério definido, nada há a apontar.

    Agora, opinião pessoal:
    Baseado nos critérios que interpreto deste pódio, quem acho que devia ganhar: Ronaldo
    Quem acho que vai ganhar: Salah
    Quem merece ganhar (pela Champions que fez): Salah
    Quem espero que ganhe: Ronaldo

  • Luke Vin Diesel
    Posted Agosto 20, 2018 at 2:07 pm

    Fico surpreendido de ver Lionel Messi fora de uma decisão, onde os adeptos têm factor decisivo através de votação, sendo ele o 1º/2º jogador mais popular do Mundo. Com certeza que os restantes intervenientes (jornalistas, técnicos e capitães) não valorizaram tanto assim o ano do Argentino.

    Posto isto, e tendo em conta o que este prémio se tornou, acho justo este Top 3. Será sempre complicado de nomear um vencedor, na minha opinião quem quer que ganhe merece. Modric, Ronaldo e Salah tiveram todos excelentes fases neste ano, Salah no entanto mais consistente mas com desvantagem na questão de palmarés.

    • SenyorPuyol
      Posted Agosto 20, 2018 at 2:28 pm

      Posso, perfeitamente, estar enganado, mas penso que este prémio é decidido apenas por jornalistas. Se não me engano, um representante de cada um dos países abrangidos pela UEFA.

    • SenyorPuyol
      Posted Agosto 20, 2018 at 2:31 pm

      Correcção! Não é bem como disse em cima, peço desculpa por não me ter informado previamente.

      Segundo a UEFA:
      “A lista dos três finalistas foi escolhida por um júri composto por 80 treinadores de clubes, que participaram na fase de grupos da UEFA Champions League (32) e da UEFA Europa League (48) de 2017/18, juntamente com 55 jornalistas, seleccionados pelo grupo European Sports Media (ESM), representando cada uma das federações-membros da UEFA.”

      • Luke Vin Diesel
        Posted Agosto 20, 2018 at 2:42 pm

        Posso estar enganado, mas já tinha ideia que era como referi no meu comentário acima, e fui ao site da FIFA e confirmar, e parece-me que os fãs têm peso na votação.

        Resumindo:

        “The winners of The Best FIFA Men’s Player and The Best FIFA Men’s Coach awards will be selected by an
        international jury comprising the current coaches of all men’s national teams (one per team), the current
        captains of all men’s national teams (one per team), one specialist journalist from each territory represented
        by a national team and fans from all over the world registered on FIFA.com. ”

        Não esquecer que este é um prémio FIFA. O que transcreveste veio da UEFA.

        • SenyorPuyol
          Posted Agosto 20, 2018 at 2:47 pm

          Mas estamos precisamente a falar do prémio de melhor do ano da UEFA ;)

          • Luke Vin Diesel
            Posted Agosto 20, 2018 at 3:08 pm

            Tens toda a razão, mea culpa. Assumo sempre este tipo de prémios ao The Best/Ballon D’Or, esquecendo-me sempre do prémio da UEFA.

            Assim sendo, peço desculpa pelo lapso

            • SenyorPuyol
              Posted Agosto 20, 2018 at 3:28 pm

              Normal, são já tantas distinções que acaba por confundir qualquer um, não precisa de se desculpar.
              Entendi perfeitamente o equívoco com o seu comentário anterior ;)

      • Kacal
        Posted Agosto 20, 2018 at 2:44 pm

        Não é uma resposta a ti, mas já que puseste essa informação. Não é descabido ter dito que o Mundial deve contar menos para esta eleição, certo? É uma competição FIFA e pelos vistos nem participaram seleccionadores ou capitães das selecções e conta com as competições da Champions e da Liga Europa, podemos incluir as nacionais até.

        • SenyorPuyol
          Posted Agosto 20, 2018 at 2:54 pm

          Pessoalmente, eu não ponderaria sequer o Mundial neste prémio, mas incluir (mesmo inconscientemente) a prestação dos jogadores nessa competição na nossa avaliação torna-se inevitável.
          Concluindo, sou exactamente dessa opinião, o Mundial, não sendo “excluído”, deve, para mim, pesar menos nesta eleição. Precisamente por isso que referiu, é uma competição FIFA, o prémio é da UEFA.

  • RodolfoTrindade
    Posted Agosto 20, 2018 at 2:34 pm

    Para mim Salah!

  • Pedro Miguel S.M. Rodrigues
    Posted Agosto 20, 2018 at 2:42 pm

    Pessoalmente, Modric.

    Mas, no futebol de hoje em dia, um visionário trabalhador do meio-campo ganhar algum prémio é quase impossível…

    Até a France Football pediu desculpa ao Iniesta…

    É pena porque se há dois ET’s é porque, também, há uma equipa por detrás. Mas pronto, é o mundo de futebol de hoje em dia…

  • T. Pinto13
    Posted Agosto 20, 2018 at 2:45 pm

    Penso que será Ronaldo a ganhar já que tem os títulos e os golos. Modric e Salah têm nesta nomeação independentemente de ganharem ou não o prémio um reconhecimento pelas suas grandes épocas.

  • Tiago Silva
    Posted Agosto 20, 2018 at 2:57 pm

    Também escolhia estes 3. O Ronaldo este ano não esteve tão bem. Eu pessoalmente gostaria de ver o Salah a ganhar, Modric também seria justo.

  • Goncalo Silva
    Posted Agosto 20, 2018 at 2:58 pm

    Isto é um prémio para melhor jogador da UEFA, por isso o Mundial não deveria ser para cá chamado.
    Este prémio deveria resumir o melhor jogador das competições europeias (Champions e Liga Europa), daí achar que Modric não deveria estar no pódio.
    Pessoalmente achei que esta foi a pior época de Modric dos últimos 3 anos pelo Real Madrid.
    Adoro o Modric, mas colocaria o Griezmann no pódio com Salah e Ronaldo.

  • Bruno Cunha
    Posted Agosto 20, 2018 at 3:05 pm

    O Messi tem de acordar para a vida, vale mais 1 champions com 5 golos marcados do que ser campeão com 50.

    Já acabavam com este prémio que só valoriza troféus em vez de qualidade do jogador.

    Dito isto espero que o prêmio vá para o Ronaldo, que continue a propagar se na lista dos melhores de sempre.

    • Marta
      Posted Agosto 20, 2018 at 3:13 pm

      A tua teoria de que este prémio só valoriza troféus acaba quando o Salah está entre os 3 finalistas e Messi que já ganhou 3 troféus colectivos este ano não.

      • Miguel SADSC
        Posted Agosto 20, 2018 at 4:46 pm

        Estes troféus não valorizam títulos. Valorizam apenas e só a Champions. Se por acaso, Messi ou Ronaldo não ganharem a Champions vão ver o resto das competições. Tirando isso é automático. E ridículo diga-se.

      • Bruno Cunha
        Posted Agosto 20, 2018 at 8:11 pm

        Valorizam 2 troféus era o que eu queria dizer.

    • jpm
      Posted Agosto 20, 2018 at 6:29 pm

      sem duvida

    • Tiago_Sa
      Posted Agosto 20, 2018 at 8:03 pm

      Eu pessoalmente acho este top 5 mais lucido de sempre.
      Modric: Cérebro do meio campo do real na conquista de mais uma Champions e da chegada a final da croacia no Mundial e considerado melhor jogador do Mundial. Logicamente tinha de estar neste top 3.
      Ronaldo: Melhor marcador da champions pela 6x seguida e vencedor da champions. (bem como em termos de epoca desportiva só fez menos 1 golo que o messi com menos 10 jogos que ele)
      Salah: golden foot, 2 melhor marcador e finalista vencido da champions.

      De este top 3, se algum tivesse que sair, seria o Salah que nao ganhou nada, mas para dar logar ao Griezman, vencedor do mundial e não que importe vencedor da liga europa.
      E sim em 5 lugar a lenda Messi, que em mais uma epoca nos mostrou a sua a magia mas que nao foram suficientes para conquistar os titulos mais importantes ou desmarca-se em relação aos outros no somatorio de estatisticas individuais. Acredito que esta epoca ele vai dar o tudo na champions para voltar ao topo.

  • troza
    Posted Agosto 20, 2018 at 3:17 pm

    Mais um prémio sem critério pré-estabelecidos… será para ganharem quem dá jeito?

    Sendo um prémio da UEFA, contam as competições da UEFA (Champions, Liga Europa, Supertaça Europeia) apenas ou também os campeonatos?

    Para mim consideraria apenas as competições da UEFA e aí compreendo o 5º lugar de Messi e acho justo. Esteve muito bem na fase de grupos e nos oitavos mas exigia-se mais dele depois. Por esta lógica, e mantendo o critério, daria o prémio a Salah. Não ganhou? É verdade. Mas fez mais a diferença numa equipa que não era candidata ao título (e se calhar só não fez mais porque se lesionou).

    E porque não o Ronaldo? Até porque a comparação Ronaldo vs Messi está sempre em todo o lado, o Ronaldo esteve muito bem na mesma fase que o Messi e fez mais um grande jogo (em Turim). E depois? Muito pouco. Um jogo de diferença justifica para mim o Ronaldo a ficar à frente mas aí está… Salah esteve num melhor nível mais 3 jogos que o Ronaldo.

    O Modric não sei. Tenho a sensação que esteve bem mas também não foi o melhor Modric (tal como o Ronaldo) e eu não conto com o mundial para nada aqui porque é uma competição da FIFA e já teve o prémio de melhor jogador da competição (tal como em 2014 Ronaldo foi o melhor da UEFA e Messi do mundial, o que são coisas distintas).

    • B.Guima
      Posted Agosto 20, 2018 at 4:02 pm

      Quem foi o jogador mais decisivo da champions?

      • troza
        Posted Agosto 20, 2018 at 4:54 pm

        Depende da fase! Falando apenas de golos e apenas do top 3:
        – Grupos foram muitos entre os quais Ronaldo e Salah.
        – Oitavos: Ronaldo
        – Quartos: Ronaldo e Salah
        – Meias: Salah
        – Final: nenhum

        • Tiago_Sa
          Posted Agosto 20, 2018 at 7:49 pm

          Como assim depende da fase? Essa analise é toda muito bonita mas falta tanto mas tanto contexto.
          Sim tens razão que só falando em golos foi assim, contudo falta adicionares os numeros e o clubes contra cada um jogou:
          -Fase de grupos:
          Salah tem 5 golos mas 1 golo contra o Sevilha, 1 contra o spartak e 3 o grande contra o grande Maribor;
          Por sua vez Ronaldo marca 9 golos e torna-se no primeiro jogador na história a marcar em todos os jogos num grupo com o Tottenham e o Dortmund (coisa pouca…);

          -Oitavos de final:
          Salah 1 golo contra o Porto
          Ronaldo 3 contra o PSG
          -Quartos de fina:
          Salah 2 golos contra o City
          Ronaldo 3 contra a Juventus
          -Meias finais
          Salah 2 golos contra a Roma
          Ronaldo em branco contra o Bayern
          -Final
          ambos em branco

          Moral da história:
          O Salah só teve melhor nas meias finais contra a Roma.
          O Salah teve uma champions muito mais facil que o Ronaldo e mesmo assim fez menos 5 golos.
          O Ronaldo fez a sua 3 melhor champions de sempre passando a ter o top 3 de jogador com mais golos na champions (17 golos 13/14; 16 golos 15/16 e 15 golos 17/18)
          Logo se a questão é champions obvio que o melhor jogador foi o Ronaldo.

          • ThatMan
            Posted Agosto 21, 2018 at 6:07 pm

            Queres falar em contexto e é isto que apresentas? Porque não falar da ajuda que teve o Cristiano e que (não) teve o Salah?

            PS: agora já interessa contra quem são os golos? O Cristiano há uma ou duas épocas fartou-se de marcar ao Maribor e não acho que na altura golos eram iguais contra quem quer que fosse…

            • Tiago_Sa
              Posted Agosto 27, 2018 at 11:48 pm

              Epá mas que fundamento é esse de há uma ou duas épocas fartou-se de marcar ao Maribor??
              Vamos a factos :
              Época 2015/16 => total de 16 golos
              -Fase de Grupos
              3 golos ao Shaktar, 0 golos ao PSG e 6 golos ao Malmo (sim dou o braço a torcer neste)=> total 9 golos
              -8vos de final => 2 golos contra o Roma
              -4tos de final => 3 golos que salvaram o real de um humilhante eliminação pelo wolfsburgo
              -Meias e Final em branco
              Melhor marcador da prova com mais 7 golos que o Levawoski e 8 que o Suares. Ou seja, independentemente de marcar os 6 golos ao Malmo continuaria a ser o melhor goleador da prova.

              Agora o que me irrita nesse teu palpite, é mesmo falares da época passada quando assistimos há talvez melhor performance de sempre de um atleta nas fazes finais da Champions!
              Época 2016/17 => 12 golos
              Fase de Grupos => 2 golos
              1 contra o Sporting, 1 contra o Dortmund, 0 contra o Legia
              8vos de final=> 0 golos contra o Napoles
              4tos de final => 5 golos contra o BAYERN
              Meias finais => 3 golos contra o ATLETICO
              Final => 2 golos contra a JUVENTUS

  • Khal Drogo
    Posted Agosto 20, 2018 at 3:18 pm

    Assumindo que isto é um prémio que diz respeito a competições europeias realizadas em 2017-2018, acho que o pódio está correto.
    Obviamente gostava que ganhasse o Ronaldo, mas era mais justo que ganhasse o Salah.
    Considero que Modric não merece ganhar (partindo do princípio de que o Mundial não entra nestas contas).

  • Angelberg 1
    Posted Agosto 20, 2018 at 3:20 pm

    Competições internacionais com um peso enorme neste prémio. Só isso explica o facto de o MVP (de longe) da liga espanhola ficar em 5.

    • N.S.
      Posted Agosto 20, 2018 at 3:48 pm

      Não é o prémio de quem dribla mais e marca aos Alavés desta vida.

      • Miguel SADSC
        Posted Agosto 20, 2018 at 4:47 pm

        Porque Messi nem é o jogador com mais golos em Clássicos e não venceu 3 títulos este ano.

      • Kafka
        Posted Agosto 20, 2018 at 5:34 pm

        Contra os Alaves o Cristiano apenas ganhou 2 títulos em 9 possíveis contra 6 em 9 do Messi, portanto contra “os Alves” pelos vistos é bastante difícil para o Cristiano, apenas 2 em 9

      • André Dias
        Posted Agosto 20, 2018 at 6:52 pm

        Vamos portanto ignorar todos os campeonatos porque têm Benevento, Huddersfield e Alavés desta vida. Que se jogue só a Champions já que é a única competição que parece interessar.

  • hortalica
    Posted Agosto 20, 2018 at 3:43 pm

    incrível é como o discurso de muitos muda consoante o que dá jeito defender.

    quando o Messi ganhava títulos e ficava atrás do Ronaldo em golos. falava-se que o Ronaldo não tinha títulos importantes.
    quando o Ronaldo ganhava títulos e ficava atrás do Messi em golos, falava-se que o Ronaldo não marcava tantos golos como Messi e não era decisivo.
    nos primórdios desta luta de titãs entre Messi e Ronaldo muitos se queixavam que Ronaldo não era decisivo como era Messi (principalmente nos jogos grandes).

    a verdade é que nos últimos 3 anos o Ronaldo ganhou 3 champions e 1 Europeu e foi super decisivo nesses competições, foi melhor marcador dessas 3 champions e carregou o Real Madrid e no Europeu se não fosse ele nem da fase de grupo passávamos, aliás este ano se não fosse ele nem passávamos a fase de grupos do Mundial com equipas como Irão e Marrocos.

    • jpm
      Posted Agosto 20, 2018 at 3:57 pm

      Muito bem dito!

    • Miguel SADSC
      Posted Agosto 20, 2018 at 4:50 pm

      Também se pode dizer que se não fosse Messi, a Argentina não passava a fase de grupos. Aliás, nem tinha ido ao Mundial.
      A questão não é ganhar títulos, porque Messi continua a ganhar. A questão é que automaticamente por um deles ganhar a Champions a bola vai para eles. Independentemente do que aconteça no resto do ano e/ou se o contributo deles é assim tão grande para isso. Ronaldo não fez nada nos últimos 4 jogos da Champions.

      • hortalica
        Posted Agosto 20, 2018 at 8:25 pm

        para a maior parte dos que votam, provavelmente o mais importantes é o Mundial/Champions/Europeu/Copa América, pois é as competições onde os melhores enfrentam os melhores, e nestes últimos 2 anos (este ainda não se sabe o melhor do mundo) votaram Ronaldo porque foi o que se destacou com boa margem dos outros nestas competições, ganhou o europeu com um outsider e levou o Real Madrid à conquista inédita de 2 champions seguidas (sem contar com este ano que ainda não se sabe que é o melhor) em ambas a champions foi o melhor marcador e fez exibições incríveis contra Bayern, Atlético e Juve, 3 das melhores defesas do mundo.

        Ronaldo não fez nada nos 4 últimos jogos da champions? Vai lá rever sff. E já agora diz-me o que é que o Messi fez de extraordinário na fase a eliminar das 2 últimas edições da champions?

    • Kafka
      Posted Agosto 20, 2018 at 5:24 pm

      De facto é incrível como o discurso muda, mas estás a falar é para ti mesmo, porque já te vi aqui a defenderes a Bola de Ouro 2013 do Cristiano quando ganhou a módica quantia de ZERO títulos e agora vens dizer que o Cristiano deve ganhar pq ganhou a Champions (da forma vergonhosa que toda a gente sabe) e ficou a quase 20 pontos do Barcelona no campeonato

      Falaste bem, é incrível como mudam o discurso, agora estás a falar é para ti mesmo, já que mudas o critério de análise em função do que convém ao Cristiano

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Agosto 20, 2018 at 3:55 pm

    Modric.

  • Kostadinov
    Posted Agosto 20, 2018 at 4:05 pm

    Tantas distinções e prémios hoje em dia que uma pessoa já não sabe a quantas anda.

    Para mim era simples: Bola de Ouro / FIFA World Player of the Year (pelos vistos os dois prémios nunca se voltarão a fundir, mas essa seria a minha preferência em vez de ter de dar dois separados), Bota de Ouro, e melhor jogador das respectivas grandes competições – Champions, Liga Europa, Mundial, Europeu, etc. Além disso, o ranking para a Bola de Ouro deveria obedecer a parâmetros bem específicos e não ser refém de tendências ou modas ou o que quer que seja. O ranking que o VM faz, por exemplo, parece-me uma excelente forma de atribuir este prémio de forma justa e mais objectiva.

    • Luke Vin Diesel
      Posted Agosto 20, 2018 at 4:25 pm

      Concordo com tudo. No entanto, como é que esse ranking iria ser feito? Que parâmetros é que deveria seguir? Deveria ser público ou mantido privado para a organização? Há um monte de questões que isso iria levantar.
      A votação por parte dos agentes que intervém no jogo continua a ser uma das formas mais justas de se avaliar, porque é um prémio subjectivo. Nunca irá ser objectivo como os prémios de melhor marcador.

      • Kostadinov
        Posted Agosto 20, 2018 at 4:55 pm

        Verdade, um prémio destes nunca poderá ser 100% objectivo.

        Mas pode e deve ser mais objectivo do que o que tem sido até agora quanto a mim. Os parâmetros deveriam ser públicos claramente para apelar a uma maior transparência, e obedecer a critérios como ranking de competições (quanto mais difícil, mais pontos por acção, como se faz por exemplo com a Bota de Ouro e as ligas de ‘1ª’ e ‘2ª’), pontos por acções específicas e tendo em conta a posição (algo que já se faz por exemplo com as Fantasy leagues, um defesa marcar um golo atribui mais pontos do que ser um avançado a marcar) e consoante o adversário, etc. Nesse sentido, por exemplo, um defesa com um elevado número de tackles em jogos de maior exigência, ou um médio com uma taxa elevada de passes longos acertados que levem a oportunidades criadas, teriam uma palavra a dizer no ranking. Hoje em dia quase sempre são os golos a ditar os rankings (a excepção recente é o Modric) o que não faz grande sentido. Isto quando não estamos a falar de um simples concurso de popularidade ou influência, que é o que acontece muitas vezes. Por isso é que e envolvência nas votações de agentes ligados ao jogo ou do público é sempre um pau de dois bicos.

        Claro que isto é um esboço muito básico do que se poderia fazer, mas seria um passo na direcção certa a meu ver.

  • da Silva
    Posted Agosto 20, 2018 at 4:33 pm

    Boas
    O vencedor será Modric, arrisco-me a adivinhar que até de todos os prémios individuais. Digo isto, porque todos os anos há a percepção (notícias, elogios por parte de treinadores e jogadores, artigos…) de quem será o vencedor. Modric foi eleito o melhor do Mundial, joga no R.Madrid e está a ser alvo de atenção mediática por parte da imprensa e profissionais (exemplo de Tite, que votou / votará nele), pelo que só um início fenomenal de Ronaldo ou Salah (principalmente em contexto Champions) lhe retirará o prémio.
    Bem-haja

  • Miguel SADSC
    Posted Agosto 20, 2018 at 4:44 pm

    A Champions passou de competição mais importante, para única que importa. Ronaldo, nos últimos 4 jogos da Champions fez zero. No Mundial faz um jogo incrível mas de resto também esteve muito discreto. Modric é capaz de ser nomeado no ano em que está mais abaixo, sendo que no Mundial o Rakitic esteve ao mesmo nível dele. Salah faz uma época incrível numa equipa que não costuma ter jogadores nestas cogitações, mas não vence nada. Messi marca 50 golos, ganha a liga (onde está a equipa que venceu a Champions), a taça e a supertaça. Sendo que estes títulos eram tudo menos um dado adquirido em Agosto do ano passado após a supertaça espanhola. E ainda fica atrás de Griezmann…

    • JDTM
      Posted Agosto 20, 2018 at 6:57 pm

      Concordo. E ainda bem que há mais gente a achar o mesmo do modric. Acho que não fez uma época tão boa mas tá a valer pelo hype dos seus resultados, apesar de ser facilmente dos 3 melhores medios do mundo. Para mim KDB fez uma época muito superior a qualquer um isto é se tiver em conta todas as competições e era o único que eu ponderaria trocar pelo Messi. Mas enfim depois de ouvir o André Pipa tal como muitos outros a dizer que o Messi na seleção não é o mesmo, o que é falso. Quero que me expliquem se ele ganhasse as finais que perdeu se fariam dele melhor jogador.
      Aumentava apenas o palmarés.

      • Miguel SADSC
        Posted Agosto 20, 2018 at 7:16 pm

        Exatamente. Da mesma forma que se a bola de Gignac ao poste na final do Euro perto dos 90, Portugal não ganha. Ronaldo tem influencia nisso ou isso faz dele mais ou menos jogador? São pormenores e é isso que me deixa frustrado com estes prémios pois acho que não refletem a realidade.

    • André Dias
      Posted Agosto 20, 2018 at 7:15 pm

      Subscrevo completamente.

    • Khal Drogo
      Posted Agosto 20, 2018 at 9:06 pm

      O Mundial não conta, isto é um prémio da UEFA. A Supertaça do Barcelona também não, já foi nesta época e o prémio diz respeito a 2017/18.

      De resto, eu até acho que merece o Salah, mas essa crítica ao Ronaldo nao faz sentido. Em 13 jogos da Champions, o homem marcou em 10. Agora a lenga-lenga é que ele não fez nada nos 3 últimos; no ano anterior, o problema já foi ele só ter aparecido para os 5 jogos finais. Valha-me deus…

  • Kafka
    Posted Agosto 20, 2018 at 6:06 pm

    Engraçado ver que os mesmos que estão a dizer que o Cristiano deve ganhar este prémio pq jogou no clube que ganhou a Champions (apesar de ter jogado zero nos últimos 4 jogos desse título que foi ganho como toda agente sabe), são os mesmos que em 2013 defendiam que o Cristiano devia ganhar o prémio pq NÃO venceu título NENHUM…ou seja, há indivíduos que são muito bons a andar ao sabor do vento… Mas também que dizer de pessoas que em Maio apoiavam cegamente o Real Madrid, e agora em Agosto querem que o Real Madrid perca e mudaram-se para um clube que já desceu de divisão por corrupção que é a Juve

    • ACT7
      Posted Agosto 20, 2018 at 6:21 pm

      Uns passaram a ser adeptos da Juventus, outros passaram a odiar a Juventus, só porque o Ronaldo mudou.
      Eras um dos melhores comentadores do VM. Ultimamente não fazes um comentário que não seja incendiário, é pena até porque todos sabemos que um espaço como este não merece esse tipo de comentários.

    • jpm
      Posted Agosto 20, 2018 at 6:22 pm

      Cristiano deve ganhar o prémio porque ganhou a champions, foi o melhor marcador da champions, o 2ª melhor marcador da liga, fez um bom mundial ….acho que sao razoes para vencer ,nao achas?

    • Tio Charles
      Posted Agosto 20, 2018 at 6:33 pm

      Kafka, com todo o respeito, mas já chega de tamanha frustração a cada publicação do VM.

      Infelizmente já todos os visitantes perceberam que é impossível manter um debate saudável contigo quando se trata do Benfica (e dos teus ódios de estimação a certos elementos da equipa), Messi/Ronaldo e Real/Barcelona. Isto porque tu não comentas para debater ideias com as pessoas, comentas com agressividade e pretensiosismo e atacas e humilhas quem ousa (imagine-se!) ter uma opinião diferente da tua.

      Estás a roçar o típico fanático sem educação das caixas de comentários de jornais desportivos. Acalma-te e percebe que ninguém aqui te fez mal a ti nem ao teu querido Messi.

    • jpm
      Posted Agosto 20, 2018 at 6:35 pm

      Quem é que achas deveria estar no pódio e ganhar o prémio?

    • TheGolden
      Posted Agosto 20, 2018 at 6:56 pm

      Mas qual é o mal de apoiar um jogador não olhando a clubes?

      Por exemplo, para mim, Gerrard é um dos melhores médios que passou na Liga Inglesa (por aquilo que jogou e representava) e foi graças a ele que me tornei um Red. Este não foi o caso, mas caso ele mudasse de ares, certamente apoiaria a equipa onde ele jogasse, porque o admiro bastante. E mais, agora como treinador do Rangers, apesar de adorar o espírito envolvido em torno do Celtic (sobretudo o doCeltic Park), apoiarei o Rangers na Escócia e LE.

      Não vale a pena destilar ódio com uma cassete riscada.

      • SenyorPuyol
        Posted Agosto 20, 2018 at 7:09 pm

        O mal é que um jogador não se deve sobrepor a um clube, o qual tem e terá sempre muito mais história e identidade que qualquer jogador em causa. Isto é a minha opinião, mas cada um é livre de pensar por si e ter a sua perspectiva.

        • Azor
          Posted Agosto 20, 2018 at 7:25 pm

          Ninguém, ou muito poucos, são do Real Madrid como primeiro clube. Qual é o mal de ter um carinho especial por determinada equipa porque joga um jogador do qual tu gostas nessa equipa?

          Lembro-me de simpatizar com a Parma nos anos 90 pelos craques que tinham, Lazio, Fiorentina, Super Depor, Valência no inicio do século, etc.

          Ainda mais curioso vindo de um user em honra do Puyol e escrito em catalão.

          • SenyorPuyol
            Posted Agosto 20, 2018 at 8:52 pm

            Para mim não tem mal nenhum, não sou ninguém para dizer o que se deve, ou não deve, apoiar, apenas dou a minha perspectiva e digo que, para mim, não faz sentido, é uma opinião, espero que tão válida como qualquer outra.

            Não entendo o que há de curioso nisso, Puyol é a minha maior referência mas, para mim, nunca esteve acima do Barcelona. Aliás, o meu barcelonismo veio em primeiro, pouco depois estreou-se Puyol e com o passar dos anos tornou-se um ídolo.

            • Azor
              Posted Agosto 20, 2018 at 9:46 pm

              Ok entendo o que queres dizer mas penso que entendeste também o que eu queria dizer. Nenhum jogador está acima de nenhum clube, concordo plenamente, mas para quem gosta do CR7, por exemplo, é normal que sinta alguma afeição pelo clube pelo qual o jogador joga. E obviamente que a tua e qualquer opinião é válida, só estava a dar o meu ponto de vista, se calhar expressei-me mal.

        • Kacal
          Posted Agosto 20, 2018 at 7:50 pm

          Concordo SenyorPuyol, mas se uma pessoa não gosta desse clube e apenas torce por ele porque também não quer saber dos outros clubes, mas é fã de um jogador desse clube e quer vê-lo triunfar e ter sucesso? É que eu sou adepto do FC Porto e aí, jogue contra quem jogar, mesmo que enfrente a Juve, quer lá saber aí, quero que o meu Porto vença. Mas de resto tenho clubes que simpatizo, mas não sou mais adepto de nenhum e no caso do Real nem sequer simpatizo. Aliás, já tinha dito isto algumas vezes ao longo do tempo que comentei aqui, sempre disse que não gostava do Real como clube, mas torcia pelo Ronaldo, só.

          • SenyorPuyol
            Posted Agosto 20, 2018 at 8:43 pm

            Eu conheço a sua posição Kacal, este tema já foi diversas vezes debatido aqui no VM. E aceito perfeitamente.
            Entendo quem apoie “incondicionalmente” um jogador, e todos estamos na liberdade de apoiar ou simpatizar com o clube que quisermos, simplesmente, para mim, na minha forma (perspectiva pessoal) de ver as coisas, não faz sentido apoiar um clube apenas e só por um jogador estar lá.
            Para lhe dar um exemplo recente, adoro o Thiago Alcântara, tudo bem que não é um ídolo, como no seu caso com Ronaldo (espero que a palavra “ídolo” não seja desenquadrada), mas o facto de ele estar no Bayern não me faz apoiar os bávaros, a liga alemã passa-me ao lado no aspecto emocional, desfruto, e muito, de ver jogar Thiago, mas é-me indiferente se ganha ou perde.
            Para mim, bastava-me (e basta) ver os meus ídolos a jogar, o sucesso desportivo é-me secundário, esse desejo, para mim, fica focado na(s) equipa(s) que apoio, não nos jogadores em si.

            • Kacal
              Posted Agosto 21, 2018 at 12:21 am

              Lá está e eu compreendo e aceito o teu ponto de vista, claro. É válido.

              Mas eu vejo as coisas um pouco mais de forma emocional, com paixão e o Ronaldo não é apenas o meu jogador favorito, é o meu ídolo no futebol e tenho muita admiração por ele, sinto com o coração e desejo que triunfe e tenha sucesso, torço pelas suas conquistas e vitórias.

              E não é apenas com ele. Tenho outro exemplo. E deves até conhece-lo de ler os meus comentários por aqui, digo eu. O Kléber! Por todos os clubes que ele passa eu passo a torcer por esse clube, pelo mesmo motivo. E vejo assim as coisas e sinto assim, mas respeito e aceito a tua visão, claro.

    • Mike The Kid
      Posted Agosto 20, 2018 at 7:59 pm

      Eu concordo com o que ele diz.
      The Golden, nao vejo problemas em começar a apoiar um clube por causa de um jogador, mas é ridículo, e até hipocrita, deixar de apoiar o clube porque o jogador favorito sai, isso não é nada.

      • Carlos Almeida
        Posted Agosto 20, 2018 at 8:58 pm

        Eu não vejo qualquer problema, porque as pessoas não são fans de determinado clube. Por exemplo, em Itália gostava da Juve pelo Buffon, mas sempre torço pelo Ronaldo, por isso, quando jogavam com a Juve torcia pelo Ronaldo, não pelo Real. Óbvio que estava interligado, mas era como um mal menor, digamos. Também me acontece muito na NBA. Não tenho afinidade por nenhuma cidade, por isso vou escolhendo quem me apetece só para dizer que torço por alguma coisa, porque adoro Basket. Por exemplo agoro apoio os Nets só porque não gostei da trade do D. Russel. Não vejo nada de errado por isso.

  • Andre67
    Posted Agosto 20, 2018 at 6:27 pm

    Este prémio foi criado em 2011..

    Desde então, em 8 edições, Ronaldo esteve no top 3 em.. 8 edições.. Faltam palavras..

    Que ganhe mais um trofeu, que o junte a bola de ouro e que daqui a um ano esteja novamente nomeado como vencedor da Champions!

  • André Dias
    Posted Agosto 20, 2018 at 6:48 pm

    Messi, Ronaldo e Salah seria o meu pódio.

    Não compreendo a presença de Modric quando nem sequer fez a sua melhor época em Madrid, e o seu rendimento no Mundial, embora tenha sido bom, não chegou sequer perto do de Iniesta em 2010. Adoro Modric, acho que é, a par de Kroos, o melhor médio do mundo. No entanto, também acho que beneficiou da simpatia geral dos adeptos para com a Croácia porque está com um hype que não corresponde ao seu rendimento individual ao longo do ano.

    E é curioso que se coloque Modric no pódio pelas conquistas mas depois está lá o Salah que não ganhou rigorosamente nada e só pode estar pelo rendimento individual.

  • psychomantis
    Posted Agosto 20, 2018 at 8:38 pm

    Oitava vez consecutiva que Ronaldo está entre os três finalistas para o prémio da UEFA. Que Lenda!

  • Deusebio
    Posted Agosto 20, 2018 at 11:59 pm

    Penso que será mais um prémio para o Ronaldo… isto apesar das grandes épocas de Salah e Modric. Modric fez um grande mundial mas este é um prémio da UEFA, portanto não sei se será tido em conta, enquanto que Salah fez uma grande época na Premier League, tendo inclusive batido o recorde de golos (de Ronaldo e Shearer) na competição, mas acabou por perder a Champions e tendo terminado com os mesmos golos dos seus companheiros de ataque.

  • Quinhas
    Posted Agosto 21, 2018 at 12:42 am

    Se o Mundial conta…não vejo o porquê de os critérios estarem a parecer uma bússola sem norte.Modric foi superior aos outros candidatos durante o Mundial,Salah com as Performances que teve na Champions e caso tivesse ganho…seria mais renhido.O cr para mim está totalmente fora da corrida,é batido por Modric que tem os mesmos títulos e comparar Performances só em sonhos…influência de Modric na Champions até à Final foi sempre essencial, enquanto o cr fez a bicicleta que pelos vistos fez soltar a corrente e já não o vimos até à Final!!!Bem entregue a Modric, até porque esses prémios já se tornam saturantes de tanta mudança de critérios ou falta deles!!!

    • Kacal
      Posted Agosto 21, 2018 at 1:16 pm

      Primeiro o Mundial não conta. Segundo essa é a tua opinião e aceito, mas o CR está na corrida e até deve ganhar!

      • Quinhas
        Posted Agosto 21, 2018 at 1:43 pm

        E a La Liga conta???É que se ele ganhar… é incrível porque nem entrou no team da época,da qual MESSI foi o melhor é também o melhor marcador europeu,BotadOuro, que agora incrivelmente passa para segundo plano perante o melhor marcador da Champions.

        • Kacal
          Posted Agosto 21, 2018 at 4:29 pm

          Aconselho-te a ler o excerto que o user “SenyorPuyol” postou abaixo. Claramente o que conta e tem mais peso nesta votação é a Champions e Liga Europa. Obviamente os campeonatos nacionais também considero que contem, fazem parte da UEFA, mas isso nem se discute. Eu vi logo que o teu problema era o Messi não estar, usaste o Modric, não funcionou, mudaste o argumento. Mas sim, na opinião o Messi deveria estar no top3, mas não está e portanto nos 3 que vão a votações, o Ronaldo merece vencer e tem grandes possibilidades de o conseguir. E já agora, o Ronaldo não foi o melhor marcador da La Liga mas foi da Champions que é “só” a prova mais importante da… UEFA! Além de que conquistou a prova com o Real Madrid. Ah e foi também o 2º melhor marcador da La Liga.

          • Quinhas
            Posted Agosto 21, 2018 at 7:14 pm

            O meu problema não é o MESSI…é como alguns têm facilidade de serem nomeados e ganharem devido a critérios sem sentido ou de conveniência …!!!Realmente há quem precise de certos prêmios para parecer melhor outros só precisam de uma bola em campo!!!O melhor marcador da Champions já tem mais significado que o Bota de Ouro???Pode ser que para o ano mude novamente o critério…Kacal e achas que ele fez melhor época do que Salah ou Modric???para não mencionar mais meia dúzia…

Deixa um comentário