Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

OFICIAL: Doumbia deixa Sporting e junta-se ao Girona até 2021

Que lugar ocupa no Ranking das piores contratações de sempre do Sporting? Deixa os leões sem ter marcado no campeonato e depois de ter custado 7,2 milhões de euros, ainda por cima tinha um ordenado de 2 milhões limpos por ano. Veremos agora é quem será o seu substituto, é que este alívio na folha salarial permite a Cintra atacar uma ‘truta’ até ao final do mercado.

O Girona, da La Liga, anunciou que Seydou Doumbia assinou um contrato a título definitivo até 2021. Os catalães acrescentam que o avançado chega ao clube depois de se ter desvinculado do Sporting. Recorde-se que o costa-marfinense, que completa 31 anos em Dezembro, juntou-se ao leões há um ano proveniente da Roma, a troco de 7,2 milhões de euros, mas não se estreou a marcar no campeonato. Agora vai conhecer mais um campeonato, depois de também ter passado pela Rússia, Suíça, Inglaterra, Itália ou Japão.

47 Comentários

  • Pedritxo
    Posted Agosto 28, 2018 at 3:47 pm

    Nao sendo desculpa, oportunidades ele tambem nao as teve, porqeu ate acho que tem caracteriticas e qualidade para vingar no Tugao

  • Greenman
    Posted Agosto 28, 2018 at 3:48 pm

    Ufa! Que flop, embora não culpe BdC neste caso, pois o jogador tinha nome e tinha a obrigação de ter feito muito mais.
    Já “só” faltam despachar:
    – Jefferson (volta Coentrão)
    – Petrovic
    – B.Paulista
    – R.Gauld
    – B.César
    – M.Oliveira
    – Castaignos
    7 jogadores para despachar… E não falo aqui de Misic e Viviano (para mim estão a mais no clube), e ainda há algum entulho na Equipa B.
    Mas com Sousa Cintra não há impossíveis!

  • RFAGUNDES
    Posted Agosto 28, 2018 at 4:02 pm

    Fiz uma pesquisa pela Internet e segundo percebi existem como é óbvio N jogadores a custo zero pelo mundo fora, mas queria destacar alguns dos nomes que na minha opinião podiam ser interessantes para as equipas portuguesas com ambições europeias e resolviam algumas das lacunas que as mesmas apresentam.

    Estes jogadores seriam Claudio Marchisio, Miguel Veloso, Lacina Traore, Ben Harfa, Samir Nasri, Bálazs Dszudzsáck, Yaya Touré, Guilherme Siqueira.

    Claudio Marchisio seria um sonho no meu Sporting…

    Qual o vossa opinião?

    • Kacal
      Posted Agosto 28, 2018 at 4:21 pm

      Marchisio, Ben Arfa e Dzsudzsak seriam bem-vindos no meu FC Porto. O próprio Lacina Traoré, que por acaso foi hoje associado a nós, precisamente. O problema são os salários e prémios de assinatura que possam pedir.

      • Turiacus
        Posted Agosto 28, 2018 at 4:36 pm

        Parece-me muito difícil, Marchisio e Ben Arfa devem exigir salários demasiado chorudos por isso não é para os nossos bolsos. O próprio Dzsduzak andou pela Rússia por isso também não deve ser fácil, embora mais realista um bocado que os dois anteriores. O Lacina até me parece o mais realista de todos esses mas sinceramente já não acredito em grandes nem boas movimentações da nossa parte para o que resta do mercado.

        • Kacal
          Posted Agosto 28, 2018 at 4:48 pm

          Eu também não acho que sejam alvos realistas ou possiveis nesta fase, talvez o Lacina como disseste. Mas, valores à parte, seriam bons reforços. Mas também não acredito em movimentações até ao fecho do mercado, deve vir o Zakarya e fecha.

          • Turiacus
            Posted Agosto 28, 2018 at 5:13 pm

            Sim isso sem dúvida, assinava já por baixo! Principalmente o Marchisio e o Dzsduzak ou o Ben Arfa, iam colmatar duas posições que me parecem carenciadas. Mas sobre essas posições já nós falamos várias vezes, mas parece que a direção não está propriamente interessada em reforçar o clube… Até acho que a derrota de sábado deverá servir como um abre olhos para o clube e alguns adeptos visto que em termos de qualidade e profundidade de plantel estamos claramente inferiores e muito carenciados, então se compararmos com o Benfica nem se fala

            • Kacal
              Posted Agosto 28, 2018 at 5:52 pm

              Sem duvida, Ben Arfa a dar jogo interior na ala direita e o Brahimi na esquerda com Maxi/João Pedro e Telles a dar profundidade. E o Marchisio a dar rotação com Danilo e Herrera no meio-campo. Seria excelente. Mas sim, parecem-me alvos irrealistas e a derrota de sabado pode ter sido um “abre olhos” mas cheira-me que já não iremos a tempo de reforçar o plantel convenientemente. Espero estar errado. E sobre a última parte do teu comentário, totalmente de acordo!

              • Turiacus
                Posted Agosto 28, 2018 at 9:10 pm

                Será que o dinheiro que vai entrar da liga dos campeões poderá dar uma nova vida ao nosso mercado? Sinceramente não sei, assumo que esse dinheiro seja recebido depois do playoff da champions. Se assim fosse até poderíamos ter esperanças em novos jogadores, mas o meio receio é como é muito no fim que possam ser reforços à toa, contratações pouco ponderadas como já estamos tão habituados nestes últimos anos. No entanto, não me admirava nada que o SC tenha descascado e bem todo o balneário e também não me admirava que este tenha tido uma eventual conversa com o presidente. Isto sou só eu a especular, claro está ahah

                • Kacal
                  Posted Agosto 28, 2018 at 11:26 pm

                  Confesso que não sou muito conhecedor ou estou muito a par dessa parte mais burocrática das coisas, mas caso o dinheiro chegue esta semana, talvez possa ajudar, sim. Seja como for, a haver reforços serão nos últimos 2 dias com oportunidades de negócio e podem ser para desenrasque ou até ser aquelas “pechinchas” de fim de mercado, os “achados”. É esperar para ver.

                  Mas sim, o SC é homem para ter reclamado bem com os jogadores e ter tido essa conversa com o presidente, esperemos que tenha acontecido e seja suficiente para irmos ao mercado e ainda conseguirmos umas “trutas”. Espero que tenhas razão, ahah

      • RFAGUNDES
        Posted Agosto 28, 2018 at 4:37 pm

        É uma questão de números, claro que estes nomes tudo indicam que seriam sempre mais valias, se bem que pode acontecer como aconteceu com o Doumbia, pois só o nome não garante bons jogos…

        • Kacal
          Posted Agosto 28, 2018 at 5:23 pm

          Claro, podiam dar como podiam não dar, agora seriam à partida mais-valia, embora o entrave sejam os números, como falas e bem.

      • opiniaodeadepto
        Posted Agosto 28, 2018 at 4:50 pm

        O Marchisio cabia bem no Sporting e no Porto.
        No Benfica creio que não neste momento.
        Mas esse custo zero é um bocado enganador, como facilmente se percebe – não se paga ao clube, mas paga-se em comissões e prémios de assinatura mais altos.
        Além disso sempre me podes dizer quando foi a última vez que o Nasri rendeu alguma coisa em algum lado … por algum motivo estão sem clube.

        • Kacal
          Posted Agosto 28, 2018 at 5:24 pm

          No meu caso, falando por mim, não referi Yaya Touré nem Nasri porque seriam caríssimos e não acho que sejam boas opções por outros motivos.

  • masterDC
    Posted Agosto 28, 2018 at 4:06 pm

    À partida parecia não ser um mau reforço apesar do dinheiro investido e salário elevado, sempre pensei que se podesse tentar recuperar algum do investimento feito através de um negócio na China por exemplo. Pelo que custou e não acrescentou talvez este negócio esteja ao nível de um Pongolle.
    Pelo menos já foi despachado e agora é tentar despachar mais uns quantos da equipa A e B e contratar um DE que seja titular e com qualidade.

  • Joao X
    Posted Agosto 28, 2018 at 4:07 pm

    Um exemplo de que não é qualquer um que vinga cá. Embora este não tenha tido verdadeiras oportunidades.

  • Joao X
    Posted Agosto 28, 2018 at 4:08 pm

    Cintra, dá-nos o Muriel!

  • touny71
    Posted Agosto 28, 2018 at 4:13 pm

    Continuará sempre atrás do Sinamá Pongole. Será impossível haver um flop tão grande como esse em Portugal (ok, talvez Adrián).

    Mais esquesito é o porquê de o Girona o querer.. mudaram o estilo de jogo para posse, vão vender (supostamente) o Portu exatamente por causa disso, e vão buscar um gajo incapaz de dominar uma bola e que só serve para jogar nas costas

    • Ryuk
      Posted Agosto 28, 2018 at 5:07 pm

      Mais esquisito és tu escreveres “esquesito” . E mais, tu entenderes tanto do que se passa no Girona.. muito FM imagino.

  • SPLS_GRW
    Posted Agosto 28, 2018 at 4:13 pm

    Sempre pensei que Doumbia fosse aquele jogador com as características ideias para o campeonato português mas estava enganado… É pena pois via-o como um elemento essencial para as aspirações leoninas. Flop por completo.

  • Diogo Gomes
    Posted Agosto 28, 2018 at 4:16 pm

    Um dos maiores flops da era BDC, nem 1 golo marcado no campeonato! Tem algum nome mas foi demasiado para quem já tinha 30 anos quando chegou!

  • Estigarribia
    Posted Agosto 28, 2018 at 4:18 pm

    Era mais do que expetável que iria sair, até porque tem um salário proibitivo para o futebol português (aliás, BdC deveria ser condenado a pagar do próprio bolso todas as contratações aberrantes que andou a fazer durante cinco anos, mas como não deve ter dinheiro nem para mandar cantar um cego, vai escapar impune, mais uma vez).

    Agora que Doumbia já tem clube, falta arranjar colocação para Castaignos, Mattheus Oliveira, Ryan Gauld, Jefferson, Emiliano Viviano, Bruno César, Bruno Paulista, Josip Misic, Radosav Petrovic, Lumor e Carlos Mané (este último, por mim, seria emprestado a um clube da 1ª Liga onde pudesse jogar com mais regularidade).

    Saudações Leoninas

    • opiniaodeadepto
      Posted Agosto 28, 2018 at 4:57 pm

      E JJ não teve responsabilidade nenhuma?

      • Raumdeuter93
        Posted Agosto 29, 2018 at 10:14 am

        Quem foi o lunático que passou o poder todo de decisão ao JJ? Só não percebeu que ia correr mal quem não queria!
        JJ tem sem dúvida qualidades inegáveis, mas gestão de plantel não é uma delas e toda a gente sabe.

  • Kacal
    Posted Agosto 28, 2018 at 4:24 pm

    Não o considero “flop”, sinceramente. Teve poucas oportunidades com a concorrência de Bas Dost e nunca teve a confiança do treinador. Além disso, teve azares com lesões e golos anulados em momentos com péssimo timing, em que precisava de confiança. Penso que rende mais num 4-4-2 sendo o PL, ter alguém que o apoie. Ainda assim, fez alguns golos e deu provas das sua qualidade a espaços. Por exemplo, no sistema e futebol de SC,no contexto da época passada,acredito que tivesse rendido imenso.

    • Estigarribia
      Posted Agosto 28, 2018 at 4:36 pm

      Concordo, Kacal. O Doumbia com outro treinador poderia render mais em campo, do que na época passada, onde o Jorge Jesus nem sequer lhe dava muitos minutos, pelo menos, aqui no campeonato (e quando jogou “roubaram-lhe” golos).

      Não fosse pelo salário proibitivo que tinha e o Doumbia poderia ser uma opção interessante esta época, com José Peseiro, mas assim teve mesmo que ser despachado, para que a equipa receba mais um avançado (por mim, espero que venha Luis Muriel).

      Cada vez acredito mais que esta equipa vai lutar pelo título de campeão até ao fim e em Maio irei festejar o título de campeão nacional. Acho que o Sporting já merece voltar a ser campeão nacional, depois de cinco anos sob a pata de um pseudo-presidente.

      Saudações Leoninas

      • Kacal
        Posted Agosto 28, 2018 at 5:23 pm

        De acordo, Estigarribia. Penso exactamente da mesma forma.

        Muriel seria excelente para vocês e é bom ver alguém que é mais realista em relação ao seu clube e acredita na luta pelo título. Que o Sporting lute até ao fim e ganhe o melhor!

        Saudações DesPortistas

      • Raumdeuter93
        Posted Agosto 29, 2018 at 10:23 am

        Assim num tom de brincadeira, onde é que escondia o Bdc se o Sporting fosse campeão imediatamente na época a seguir a ser corrido da presidência? E os seguidores dele? Que tantos ainda andam por aí a espalhar veneno

    • T. Pinto13
      Posted Agosto 28, 2018 at 4:45 pm

      Concordo plenamente já que quando Doumbia jogou na champions jogou muito bem mas depois lesionou-se e simplesmente deixou de ser aposta… Penso que vai ter um grande impacto na La Liga.

      • Kacal
        Posted Agosto 28, 2018 at 5:21 pm

        Ora nem mais, Tomás. Tudo dito. Agora se vai ter impacto na La Liga, o tempo dirá mas lá poderá ter mais sucesso, sem duvida.

  • PauloDybala1O
    Posted Agosto 28, 2018 at 4:40 pm

    Pensei que tinha tudo para fazer a diferença no campeonato Português mas afinal.. agora temos um jogador que é super parecido com o Doumbia que é o Diaby , rápido e segundo o que dizem ainda é mais rápido , veremos no que isto dá ! Doumbia vai para um clube onde terá a concorrencia de Portu que é um bom jogador , veremos !

    • Maiqueke
      Posted Agosto 28, 2018 at 11:51 pm

      Acho que o Doumbia era bastante esforçado, tinha um bom físico, velocidade, força e capacidade para desequilibrar, mas notava-se em vários momentos que era bastante trapalhão com bola (aquelas arrancadas meio estranhas que passava pelos adversários parecia não saber muito bem como), mas mesmo assim poderia ter sido melhor aproveitado, que até considerava que tinha um finalização aceitável.
      Pelo menos o Diaby acho que além da velocidade tem melhores pés eheh não me parece ter tanta estamp física, mas à partida com a sua velocidade desiquilibrará, veremos.

  • RodolfoTrindade
    Posted Agosto 28, 2018 at 4:41 pm

    Continuo a achar que foi mal aproveitado…

  • JoaoMiguel96
    Posted Agosto 28, 2018 at 4:41 pm

    Com as oportunidades que teve, fazer melhor era difícil. Mais, o “estilo de jogo” do Sporting com JJ era um cruzeball autêntico para Bas, algo que vai contra as características de Doumbia. Também foi queimado por JJ quando disse que ele e o Bas não casavam, depois de ter sido contratação com selo “Mestre da táctica”.

    Ninguém me tira a ideia de que se estivesse no Porto, tinha marcado uma porrada de golos.

    Sai essencialmente pelo salário astronómico que tinha.

    Agora era atacar Muriel, por exemplo, e mais um lateral esquerdo. Lazaar do Newcastle era excelente e deve ser relativamente barato.

    Por fim, falta despachar mais entulho. Jefferson, Petrovic, Misic, Bruno César, Mattheus, Gauld e Castaignos.

  • Tiago Silva
    Posted Agosto 28, 2018 at 4:46 pm

    Se o Sporting tivesse jogado de outra forma teria tido outro rendimento. Poderia ser o avançado movel que o Sporting procura mas pronto.

  • Leaoatento
    Posted Agosto 28, 2018 at 4:52 pm

    Temos feito muitas asneiras no mercado com muitas compras aberrantes e tratado muito mal a formação. Os jovens ao terminar o ano final nos juniores deviam ir um ano para os sub23 ou para os B (que erro acabar com os B) e depois um ou no máximo dois anos com empréstimos para jogar e rodar. Excepto os génios que podiam passar diretamente para os A ou os inviáveis que deviam sair logo, só depois disso o destino passava pelos A ou eram vendidos (percentagem variável nas vendas), tendo como garantia desta gestão ter ainda um ou dois anos de contrato.

  • opiniaodeadepto
    Posted Agosto 28, 2018 at 4:56 pm

    Não há como negar que foi um flop. Não teve muitas oportunidades mas também não as justificou.
    Mais um exemplo de que contratar caro, não significa contratar bem!

    • DICAS
      Posted Agosto 28, 2018 at 6:22 pm

      Nao concordo em nada com o seu comentario peco desculpa

      Teve poucas oportunidades

      Quando as teve justificou

      Nao teve foi e continuidade

      Como tal quando o JJ o lancou mais par ao final da epoca completamente do nada nao rendeu …. como e obvio

      Um Jogador tem de ser bem gerido de forma a garantir os indices de motivacao altos

      O JJ falhou nisso

      • opiniaodeadepto
        Posted Agosto 29, 2018 at 10:09 am

        Não deixa de ter razão e o sua opinião também não invalida a minha.
        O Doumbia tem qualidades, isso não está em causa.
        Há vários factores que podem justificar a falta de rendimento, desde a mau aproveitamento pelo treinador, até o sistema táctico ou a posição em que o treinador o coloca, não serem os mais adequados às suas características.
        Mas que foi um flop foi, porque o Sporting não tirou aproveitamento do jogador.

  • Miguel Lopes
    Posted Agosto 28, 2018 at 5:54 pm

    Por mim considero que o Doumbia foi muito mal aproveitado. Nos primeiros jogos de apuramento para a Liga de Campeões viu-se o que ele podia render.
    Como é lógico, ele é um jogador de contra-golpe, de velocidade e davam-lhe um pinheiro como o Bas Dost, e atenção eu gosto muito do futebol do BAS.
    No entanto, não era a tática para o Doumbia, e nisso o JJ tinha razão. Ele precisava de um companheiro rápido para fazer aquilo que ele fazia bem nas equipas por onde passou.

  • TheHunter
    Posted Agosto 28, 2018 at 7:55 pm

    Flop foi a maneira como foi utilizado. Ele jogou bem mas foi queimado. Para mim nem montero nem o diaby são melhores que ele.

  • Sombra76
    Posted Agosto 29, 2018 at 9:10 am

    Se foi contratado para suplente, claro que foi muito caro. Se foi contratado para titular para jogar como segundo avançado então o falhanço ainda foi maior. Mas acho que foi contratado para suplente, porque ninguém pensou que ia tirar o lugar ao Bas Dost e quando assim é, também não podiam pensar que ia jogar mais. O pessoal adora contratações de nomes feitos mas para mim são apostas de alto risco e só devem ser feitas quando queres um titular e poucos de cada vez.

  • Raumdeuter93
    Posted Agosto 29, 2018 at 10:06 am

    Para mim, superior a Montero e provavelmente também Diaby. Faltaram oportunidades e estilo de jogo compatível.
    Também me pareceu desmotivado e até com uns quilinhos a mais nos últimos meses…

    Olhando para o calendário, é preocupante ver a quantidade de entulho que habita no plantel do SCP e é preciso limpar daqui para fora. Jogadores que não contam para nada nem ninguém e ganham rios de dinheiro, sem qualidade e sem mercado.
    Podia-se apontar dedos, mas desde há muitos anos que o SCP tem de longe a pior gestão desportiva e de plantel dos 3 grandes em Portugal.

    Outro factor preocupante é a formação ao abandono, se os jogadores chegam à equipa A já com vontade de ir embora, não será porque são todos africanos e de bairros maus ou será?

  • Eagle1991
    Posted Agosto 29, 2018 at 11:31 am

    Foi mal aproveitado. É um ponta de lança rápido, com algum poder de choque e que finaliza bem. Simplesmente não queiram que seja um Bas Dost que é fisicamente impossível. Quando jogou a equipa jogava como se lá estivesse o Bas Dost fazendo vários cruzamentos e não apostando em bolas no espaço algo que Doumbia é eximio a aproveitar. Numa equipa como o sporting que joga mais vezes em ataque organizado do que em transições deveria jogar com outro avançado ao lado de modo a que o 9 puro arrastasse marcações e o Doumbia aproveitasse o espaço deixado pela defesa.

Deixa um comentário