Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Um FC Porto falido e que tarda em renascer

Podemos dizer que os clubes vivem de ciclos. Isto é tão valido para o FC Porto, como é para outro emblema qualquer. A diferença entre os vencedores e os perdedores nota-se em como renascem novamente.

Recuando à época de 2010/2011, o conjunto portista tinha acabado de vencer o Campeonato, a Taça de Portugal e a Liga Europa, com exibições de encher o olho. Todos se irão lembrar dos quartos de final ou meias finais da Liga Europa, dos 5-0 ao SL Benfica, da reviravolta na meia final da Taça ou de festejar o título no campo do principal adversário. O treinador saiu, as principais figuras também tentaram (lembrar que este plantel tinha nas suas fileiras jogadores como Álvaro Pereira, Otamendi, Fernando, Moutinho, Guarín, James Rodriguez, Hulk ou Falcão) e a direção perdeu uma oportunidade de fazer o mesmo. Tendo saído nessa altura seria sempre pela Porta Grande, depois do trabalho em quebrar a onda que se estava a criar com o Benfica de Jorge Jesus, ainda por cima com os resultados que foram obtidos.

Após essa temporada, o FC Porto voltou a vencer com Vítor Pereira, que foi inteligente em aproveitar algumas das dinâmicas do seu antecessor e os excelentes jogadores ao seu dispor, acrescentando apenas umas nuances, principalmente nas bolas paradas ou a gestão de resultados positivos. O problema é que este ciclo ficou incompleto, visto que a direção manteve-se agarrada ao poder. A única renovação foram as cadeiras que foram ficando vazias ao longo do tempo, como Fernando Gomes ou Antero Henriques olhando para cargos de direção, ou Luís Castro e Pepin Lindjers no que respeita à formação e foram renovadas com membros da casa, mas sem as competências dos seus antecessores. Devido a estes fatores degenera-se por dentro, sem que nada seja feito. Senão vejamos alguns pontos:

Nas camadas jovens, o FC Porto deixou sair João Félix, João Mário, André Gomes ou Nuno Santos, e tem contratado vários elementos para a B, como Luizão ou Inácio, que custaram 6 milhões e nunca vão chegar à equipa principal. 

Nas transferências, o conjunto azul e branco continua a gastar muito dinheiro na aquisição de jogadores mas que nunca serão comparáveis aos anteriores. James Rodriguez custou 5,1 milhões por 70% do passe, ao passo que Waris custou 5,25 por 78% do passe. João Pedro custou 4 milhões pela sua totalidade, Álvaro Pereira custou 4,5 por 80% do passe. Mas a principal diferença era a maneira como os jogadores eram lançados. Devido à estabilidade do plantel e dos treinadores, os jovens raramente entravam diretamente ao 11, sem haver um período de adaptação ao clube, ao futebol europeu e à realidade nacional. Alex Sandro esteve um ano na sombra de Álvaro Pereira, Fernando esteve na sombra de Paulo Assunção, James esteve entre o banco e o 11 inicial na sua primeira época. Apenas quando era necessário um jogador para ser titular indiscutível se investia mais algum dinheiro, em jogadores como Falcão, Jackson, Moutinho ou Danilo. Hoje em dia o FC Porto paga 20 milhões pelo Oliver que apenas desvaloriza jogo após jogo, compra a totalidade do passe do Quintero para o voltar a emprestar e colocar uma cláusula que nem paga o que se investiu (já nem falo do retorno desportivo), oferece jogadores para os recomprar e voltar a dar – Rafa é dado ao Portimonense, compra por 1,5 milhões e oferece novamente ao Vit Guimarães ficando com 50% do passe -, ou por fim, compra jogadores que não se adequam à realidade tática e técnica do treinador para oferecer ou emprestar – Ewerton é comprado e emprestado ao mesmo clube e Paulinho é oferecido porque é necessário voltar a colocar no clube de origem. Nem na apresentação do relatório de contas foram explicados (e ninguém perguntou) todos os moldes dos vários negócios entre FC Porto e Portimonense.

E isto leva-me ao terceiro e último ponto do artigo, o lado financeiro. Segundo o último relatório de contas o FC Porto tem o maior passivo alguma vez atingido na história da SAD, que nunca foi minimizado, mesmo fazendo mil milhões de euros (ou perto disso) nos últimos 15 anos em transferências, e está pelo 3º ano consecutivo com resultados negativos – esta época foi de 28 milhões. As comissões a empresários aumentaram brutalmente e se antes foi um escândalo Paulo Assunção ter saído a custo 0, parece que neste momento “virou moda”, como aconteceu com Marcano ou Reyes na época passada e poderá ocorrer agora com Herrera (que teve uma proposta de 25 milhões neste Verão e foi recusada) ou Brahimi (que ainda nos irá dar o prejuízo de devolver o dinheiro à Doyen). E além dos custos zero, são os jogadores que são lançados a titulares sem vínculos longos e faz com que seja necessário negociar por valores baixos, como Ricardo.

Os clubes são feitos de ciclos e espero que o FC Porto renasça, tal como já fez no passado.

Francisco Ramos

44 Comentários

  • Post Author
    Visão de Mercado
    Posted Outubro 13, 2018 at 2:12 pm

    Link para quem pretende enviar textos – https://blogvisaodemercado.pt/2018/09/visao-d-leitor/

  • Tiago Silva
    Posted Outubro 13, 2018 at 2:26 pm

    Quem viu o Porto e quem o vê! 100% de acordo com este artigo.

    Outra coisa que não ajudou foi a valorização dos mercados sul-americanos. Antes compravam-se grandes jogadores brasileiros e argentinos por completas pechinchas e hoje isso acabou-se e os clubes portugueses tiveram que procurar outros mercados, o que não tem corrido bem. O futuro dos clubes portugueses é a formação!

    • Francisco Ramos
      Posted Outubro 13, 2018 at 2:54 pm

      Concordo que o futuro é a formação desde que esta tenha condições para fornecer a equipa A. Devido a vários factores, não vejo muitos jogadores com potencial para tal. O mercado argentino e brasileiro valorizou, mudamos para outro (como na altura mudamos para aquele). Lozano do PSV apareceu do Méximo, Piatek apareceu na Polónia. Apenas exemplos do que uma boa rede de olheiros pode fazer, sendo que o expoente desta mistura é o Ajax e o Lyon neste momento.

      • Tiago Silva
        Posted Outubro 13, 2018 at 3:11 pm

        O Lozano custou 20 e tal milhões, não se pode dizer que foi barato. Concordo contigo, mas o mercado está todo a valorizar no geral, vai ficando cada vez mais difícil encontrar bons jogadores baratos.

        • Sombras
          Posted Outubro 13, 2018 at 4:25 pm

          O Porto fez isso com o Eder Militão, e o Benfica com o Zivkovic, por exemplo.

        • M'difh
          Posted Outubro 13, 2018 at 5:24 pm

          Lozano custou 8M, não 20M. Ainda existem bons valores nos mercados mexicano e sul-americano, mas como são jogadores que não rendem em comissões já não interessam e são alvos irrealistas, dizem eles xD

          • Tiago Silva
            Posted Outubro 13, 2018 at 7:19 pm

            Tens razão foram 8M, não sei o que me fez pensar que eram 20M.

            Mas sim há ainda alguns bons alvos é preciso ter-se olho para esses jogadores.

      • CarlosFCP
        Posted Outubro 13, 2018 at 5:47 pm

        Jogadores como Lozano, Piatek, Davinson Sanchez, Yerry Mina, entre outros, teriam vindo para o Porto noutros tempos, mas isso era quando tínhamos estrutura e capacidade financeira para fazer essas contratações.

        • Francisco Ramos
          Posted Outubro 13, 2018 at 9:42 pm

          Neste caso, o grande problema é que não fomos nós a descobri-los mas outros clubes. Se demos 7 milhões pelo JP e Janko, não daria para um novo alvo destes? Ou se demos 10 ou 15 (nunca vamos saber) por Waris, Paulinho e Ewerthon, não daria para um novo destes? Os nossos olheiros já não funcionam porque dinheiro continua-se a gastar, só que mal gasto.

          • M'difh
            Posted Outubro 13, 2018 at 11:44 pm

            O grande problema é que o Pinto da Costa está senil. Para ele o SC é o Messias do sec. XXI e por isso decidiu fazer-lhe as vontades todas senão o menino fazia birra e ia-se embora. Ora a ultima vez que isto aconteceu deixou o Porto nas lonas como se viu no último ROC. Para os Portistas no geral está tudo bem, a culpa é do Benfica, dos padres e das toupeiras. Para os poucos iluminados, estes estão fartos da postura actual do clube. A partir do momento em que treinador e presidente chamam pseudo-adeptos aos fãs do próprio clube, está tudo dito sobre o que vai por lá. Não foi este Porto que me apaixonou, não foram estes valores que permitiram este enorme clube ganhar TUDO. Enfim, Porto quem te viu e quem te vê…

  • Bruno Cunha
    Posted Outubro 13, 2018 at 2:39 pm

    Ontem vi em um jornal que o Passivo do Porto aumentou 200 Milhões em 3 anos. A minha pergunta é de onde surge um aumento tão acentuado? Não houve investimento em infraestruturas nenhum, que eu me lembre, o dinheiro gasto em transferências também não foi assim tanto, por isso não consigo perceber.

  • ACT7
    Posted Outubro 13, 2018 at 2:50 pm

    Curiosamente estamos a falar do campeão em título.
    No final do dia o que importa é se se ganha ou não, ninguém vai para o Marquês ou Aliados festejar um resultado positivo nas contas do clube.
    Estes problemas do clube passam completamente ao lado dos adeptos portistas (nem todos claro). Até porque é raro ver um adepto questionar a direcção, também parece que é “proibido” haver oposição, muito por culpa das claques (legais) controlam os adeptos.

  • w84show
    Posted Outubro 13, 2018 at 2:58 pm

    Qual é o grande clube que não está falido? Pelo amor de deus, se todos os clubes fossem a amortizar os seus passivos, estaríamos a ver o Pedras Rubras na Champions

    • TOPPOGIGGIO
      Posted Outubro 13, 2018 at 3:17 pm

      Como assim? “Qual é o grande clube que não está falido?” Sendo certo que não deves estar a falar dos estrangeiros, em PT parece-me que o SLB não está. Se está tem-no encomberto muito bem. O FCP está intervencionado pela UEFA, ainda que não tenham sido duros com o clube pois de outra forma estes resultados seriam um problema. O SCP, um dos homens do BES que muito ajudou o clube – e por isso sabe do que fala – diz que o clube está falido. Ter passivo não é estar mal se tens activos que o cubram. E se comparares o actcos dos 3 a conclusão não é difícil. Quanto à peça parece-me evidente que há uma ou muitas tetas enormes que dão leitinho a muito marmanjo :)

    • Sombras
      Posted Outubro 13, 2018 at 4:21 pm

      Comparar a saúde financeira do Benfica com a do Porto e do Sporting é não querer ver a realidade e estar em completa negação.

      É o cenário ideal? Não, mas o Benfica não está em risco, vem de 4 anos de lucros consecutivos, o passivo tem-se mantido, mas com maturidades e juros muito mais favoráveis que os anteriores, não consistindo qualquer problema de liquidez, e tendo ainda capitais próprios positivos (o único dos 3 grandes), e foi o único que não fez factoring dos direitos televisivos (fez, mas anualmente, ou seja, preferiu receber o valor total do acordo no início do ano em vez de uma avença mensal), enquanto o Porto e o Sporting já estão a receber valores do meio e final do acordo televisivo, como é visível nos respectivos ROC. Resumindo, o Benfica é o único clube que consegue não endividar-se mais todos os anos.

      Além do mais, se queres ir pela definição económica de tecnicamente falido e respondendo à tua pergunta: o Benfica.

  • Flavio Trindade
    Posted Outubro 13, 2018 at 3:20 pm

    Mas no entanto apesar de todas as evidências não há um único sinal de contestação o que para mim é absolutamente inacreditável.

    Exceptuando alguns portistas anónimos, alguns cujos comentários são mais do que evidentes neste blog por exemplo, não há oposição assumida a esta SAD, a comunicação social afecta ao Porto esconde estas evidências com toda a força, e as poucas vozes que foram contestando esta direcção nos últimos dois anos mesmo no Dragão, foi rapidamente silenciada dentro do próprio estádio pelo braço armado da SAD…

    Mas não se passa nada.

    Ser administrador da SAD do Porto é hoje em dia um trabalho apetecível. É optimo ser administrador de uma empresa que dá prejuízo há 3 anos sem que ninguém conteste.

    Sobre a questão de Paulinho e Ewerton a situação é simples. Estivessem os mesmos negócios registados no respectivo RC e o Porto incumpriria o acordado com a Uefa…

    Mas como se isto não bastasse, a SAD do Porto e os seus administradores não só continuam a ser os mais bem pagos do futebol português, como ainda se aumentam anualmente tenha a SAD o resultado que tiver, entre os quais os anteriores quadros superiores da Câmara do Porto (pré Rui Rio) que ainda hoje gravitam na Torre das Antas em troca do tão favorável PDM das Antas…

    Não é menos verdade que os adeptos portistas sentem-se gratos ao seu Presidente pelos êxitos desportivos que conquistou, mas confesso alguma estranheza quando não consigo distinguir os adeptos do FCP dos adeptos do FCPinto da Costa.

    Como diria Gray, a ignorância é uma bênção!

    • CarlosFCP
      Posted Outubro 13, 2018 at 3:57 pm

      A última parte do teu comentário diz tudo!

      Pinto da Costa ainda tem muito crédito devido às conquistas e planteis do passado, qualquer suposta oposição não se manifesta porque sabe que não teria hipótese.

      Há uns meses falou se de um empresário que ia candidatar-se e nunca mais se ouviu falar dele.

      Enquanto o clube vai ficando cada vez mais fraco, temos os assalariados dos SD que só sabem dizer “Pinto da Costa olé”

      Até há poucas semanas convivia diáriamente com uma portista doente pelo clube, e quando se falava que a hora do presidente já tinha acabado, ela passava se da cabeça, infelizmente, a maioria dos portistas são como essa colega que tive, vivem na cegueira no que diz respeito ao momento do clube.

      • Flavio Trindade
        Posted Outubro 13, 2018 at 5:12 pm

        Carlos, é exactamente isso.

        Há muitos portistas com espírito crítico na cidade mas fazem-no em surdina.

        Como benfiquista e portuense digo que agora é bem mais simples ser benfiquista no Porto, do que um portista crítico da actual direcção.

        • CarlosFCP
          Posted Outubro 13, 2018 at 5:41 pm

          Ainda acrescento, qualquer sócio que tenha o discernimento de colocar questões que incomodem ou contestar várias situações dos últimos tempos numa AG, sujeita-se a ficar com umas dores nos ossos.

          Esta ideia ainda é predominante no meio do clube, AGs como teve recentemente o Benfica não acontecem no Porto devido a possíveis intervenções dos assalariados da claque.

    • Sombras
      Posted Outubro 13, 2018 at 4:23 pm

      Acrescenta isso terem um centro de estágios pago por nós contribuintes, que o Porto paga…500€/mês, mais ou menos o mesmo que se paga por um T1 em Almada.

      Criminoso, mais uma borla.

      • Flavio Trindade
        Posted Outubro 13, 2018 at 5:07 pm

        Verdade seja dita Sombras, essa foi uma borla política num negócio que seria altamente vantajoso para o Porto mas também vantajoso para Gaia.

        O Luis Filipe Menezes não tem lugar na administração, ele até é sportinguista.

        Mas deu votos…

      • Deco10
        Posted Outubro 13, 2018 at 6:20 pm

        Verdade seja dita, prefiro “ajudar” a pagar algo que, direta ou indiretamente, dá retorno financeiro, do que andar a pagar uma dívida de 600 milhões que um certo senhor deixou para um banco que foi ao ar. Mas siga, o que importa é cascar no rival.

        Os 3 grandes levam este tipo de “borlas” porque geram IMENSO dinheiro, ou achas que quando vão 40-50 mil pessoas ao estádio, comer no shopping, gastar gasóleo, etc., o estado não recebe milhares em taxas? Agora, na minha opinião, fazer “borlas” a amigos que nunca irão dar retorno financeiro é bem mais grave.

        E atenção que não quero, de maneira alguma, dizer que as “borlas” aos 3 grandes são boas, porque não o são.

        • Sombras
          Posted Outubro 13, 2018 at 9:03 pm

          O que é que esse senhor tem a ver com o clube? Ao contrário do teu clube, aqui o presidente é um cidadão e não a mesma entidade que o clube.

          Depois, ao ritmo que o Porto paga o centro de estágios em Gaia à câmara municipal, demorará 2500 anos a reembolsá-la. Não há nem nunca houveram nenhumas borlas ao Benfica como esta e as VMOCs do Sporting, dêem as voltas que derem.

          Depois, aconselho-te a ir ver as dívidas do Jorge Nuno e do filho dele em vez de dizeres disparates.

  • Pereira
    Posted Outubro 13, 2018 at 3:34 pm

    Lembro-me dos longos anos em que, como benfiquista, me sentia verdadeiramente desesperançoso quanto à possibilidade do verdadeiro ressurgimento do meu clube. Um clube que até 1999 nunca tinha estado 5 anos sem vencer o campeonato, que tinha um historial de tal forma ímpar e glorioso de que ,pensava eu, nenhum outro clube português se conseguisse aproximar e que pela sua massa adepta e poderio estaria sempre na berlinda para disputar títulos.
    Mas eis que , praticamente toda a minha infância e adolescência se resume a assistir, impotentemente, aos contínuos e impressionantes feitos do FCP, desde o penta, passando pela taça UEFA e pela Champions ou pelo tetra com o Jesualdo.O Benfica que eu tinha na cabeça , que eu idealizava, cuja grandeza me era transmitida por outros, tornava-se num coleccionador de falhanços que pareciam intermináveis.Vieira a princípio pareceu-me incapaz, o título em 2005, e a campanha meritória na Champions em 05/06 ainda me entusiasmaram a ponto de achar que poderia haver o tal renascimento, mas depois voltou a mais óbvia incompetência, os campeonatos ganhos pelo porto em fevereiro, e eu achei que o ciclo seria interminável.

    Mas chega 2009 e vem JJ, que coloca o Benfica a jogar como eu nunca tinha visto, que ganha aquele primeiro campeonato com nota artística de rebentar a escala e que finalmente permite a potenciação de jogadores que, até ai, eram apenas “ses”, Di Maria, Davis Luiz,Coentrão e o próprio Cardozo.

    Parece que o fantasma monopolista do FCP está a desaparecer mas eis que,logo de seguida,em 10/11, ele regressa com estrondo. E nunca me havia sentido numa só época tão humilhado como naquela, da supertaça superlativa do Porto,do 5-0, ao campeonato ganho na Luz, à reviravolta imprevista na taça e ao regresso do sentimento de natural inferioridade face ao Porto.Simplesmente parecia que o Porto vinha-se estabelecendo como o maior clube português e nada o conseguia travar.

    Mas as coisas foram mudando, pese aqueles campeonatos ganhos pelo Vítor Pereira, passei a acreditar piamente que o momento do Benfica estava a chegar, que o Porto estava mais instável, que o Benfica crescia a olhos vistos e que a hegemonia estava por um fio.

    E assim aconteceu, veio o tetra do Benfica, as contratações cada vez mais insensatas do Porto, o falhanço sucessivo de treinadores como eu não tinha vista acontecer no Porto e uma direção com cada vez menos fibra.
    E pese a excelente época passada, penso que para o Porto recuperar a hegemonia algo de muito contundente terá de acontecer, o Porto já não é equipa que eu temia sempre que o Benfica defrontava, já não tem uma estrutura à prova de bala, e aquela cultura de vitoria, de superação constante, de combate ao centralismo lisboeta também tem vindo a perder-se.

    O que ,digamos, é perfeitamente normal, depois de tantos anos a dominar tudo e todos, haverá quebras e quiçá secas tão longas como os períodos vitoriosos, especial mente tendo em conta que o Porto que todos conhecemos é o de Pinto da Costa, e como este parece estar a acabar o seu ciclo como dirigente e até a ceder a pequenos favores familiares, também o Porto,como o fomos conhecendo ao longo destas décadas, sofrerá uma crise de identidade e possivelmente até de resultados com a saído do seu grande arquitecto, o imprescindível Pinto da Costa.

  • CarlosFCP
    Posted Outubro 13, 2018 at 4:06 pm

    A não ser que apareça algum portista milionário a dizer que será um magnata, esta direção nunca terá oposição.

    A partir do momento em que o velho senil diz que quem vai ao dragão para assobiar não é portista quando todos vemos a equipa a jogar mal não é preciso dizer muito sobre o crédito que ainda tem.

    Curioso ninguém perguntar sobre os negócios com o clube satélite, era o momento ideal, de certeza que não é ao Conceição que vão perguntar, falam do Benfica mas provavelmente quem lá estava ou era muito incompetente ou tinha ordens a cumprir.

    As negociatas da equipa b são outro assunto que ninguém questiona, ainda há uns dias li um artigo de análise de um blog portista sobre a equipa b e é inacreditável que alguns com 20 e tal anos já nem joguem futebol de tão medíocres que são, vieram para a Europa e nem num clube do Luxemburgo ou Hungria têm capacidade de jogar.

    Ainda vamos levar com isto enquanto o velho senil tiver saúde.

    • ImJoeyTribbiani
      Posted Outubro 13, 2018 at 4:43 pm

      Subscrevo, o problema é que ainda somos a minoria. Quem contesta é visto como anti-Porto, isso é apregoado há muitos anos pela direcção e pelas claques e seus membros. Quem não vai ao estádio e a todos os jogos fora não direito a ter opinião, já ouvi e li isto de membros das claques. E no entretanto, vem descascando o nosso clube, já não há pêlo, já não há pele, já só se vêm ossos. O presidente, que acredito que haja em prol do bem do clube na maior parte das vezes, deixou que na direcção e na SAD se criassem ramificações, gente cujo bem estar próprio é o objectivo. Não é com a saída de Pinto da Costa que isto acabará, haverá um sucessor, que certamente virá de dentro da dinastia, apenas uma remodelação total da direcção e da SAD pode pôr Porto onde o Porto tem de estar. Daqui até lá temos isto, um titulo milagre de 5 em 5 anos provavelmente.

      • CarlosFCP
        Posted Outubro 13, 2018 at 5:13 pm

        Infelizmente isto só muda se aparecer alguém com competências fora do circulo social do Pinto da Costa, caso contrário, muitos parasitas vão continuar por lá e o clube vai continuar a enfraquecer.

  • JC31
    Posted Outubro 13, 2018 at 5:32 pm

    Eis a notícia que nenhum portista quer ler.
    Não podia estar mais de acordo com o que aqui foi escrito. Tenho 24 anos e desde que consigo ter memória só sei ver o Porto a fazer uma coisa: ganhar, ganhar e ganhar.
    Um clube que sempre prometeu ser diferente de todos os outros, que tinha aquela característica intrínseca de vencer e de ser muito bem gerido, está a acabar por se deixar ir na onda do que penso ser Acomodação.
    Todos os clubes têm as suas fases boas e más e esta é claramente a fase má do Porto, em que precisa de olhar PARA DENTRO por um bom tempo e ver o que está a ser mal feito (é altura de olhar para trás e perguntarmo-nos qual foi o segredo do nosso sucesso, onde é que acertámos, onde é que fomos melhor que todos os outros).
    Também concordo que, infelizmente, o tempo do Pinto da Costa esgotou-se. É preciso dar espaço a novos atores e a uma renovação que é preciso ser feita internamente.
    Gostava que o meu clube fosse transparente, sem escândalos de transferências como estas e acima de tudo, que se focasse na formação. Penso que aqui está o segredo do futuro sucesso dos clubes portugueses e do Porto, dada a nossa incapacidade financeira, comparativamente aos grandes players europeus. Ocasionalmente, claro, com bons olheiros, não devemos deixar escapar um bom talento na América do Sul, como sempre fizemos, mas o foco deve ser a formação. (ou isso, ou um milionário a investir no meu clube. Que suponho que não vá acontecer).

  • Ze Maria
    Posted Outubro 13, 2018 at 5:59 pm

    Pois mas no final do ano o Porto foi campeão.

    O Porto nunca vai cair, tenho 100% certeza. Tal como o Benfica não vai, nem o Sporting. E isto é válido tanto financeiramente como na justiça – nunca nenhum grande em Portugal será condenado a descer de divisão por exemplo (esta cena dos e-mails e das toupeiras, tal como o Apito Dourado é muita areia so).

    A faca e o queijo têm os grandes na mão. Nenhum banco quer os ativos dos clubes, querem o dinheiro. E esse só o vão ver se renegociarem constantemente os termos da dívida.

    O Porto pode apresentar os prejuízos que quiser, que terá sempre torneira e salários principescos como Casillas ou Maxi.

  • User1990
    Posted Outubro 13, 2018 at 7:08 pm

    O Porto encontra-se na situação que está por culpa própria, do seu presidente e dos seus administradores que não olham a meios para conseguirem encher os bolsos.
    Tem havido muitos negócios estranhos, principalmente com o portimonense, mas também se nota que o Porto perdeu influência junto de alguns protagonistas extra futebol, como o caso dos empresários, e não soube remodelar-se ao futebol actual. A estrutura e antiga, não mudam muitas peças e isso pode se tornar complicado porque estão habituados ao futebol do passado e o futebol como outro negócio qualquer está em constante evolução.
    Vou pegar mais na parte do Portimonense e dar a minha opinião referente a isso, o Porto tinha que comprar o Ewerton para poder devolver o Paulinho porque vejamos, tudo isto se fez por causa do Fair Play financeira do UEFA visto que o Porto não podia ultrapassar os 30M de prejuízo para não ficar proibido de se inscrever nas competições europeias do próximo ano e apresentou 28M de prejuízo, se a esse valor juntarmos os 11M (se não estou em erro) que era suposto pagar pelo Paulinho o valor iria rondar os 38, logo e preferível arranjar alguma jogada que de para amortizar esses 11M, e o que foi conseguido foi não concretizar esse negócio com outro negócio que com certeza não se vai pagar agora e não implica ainda mais aumentos neste relatório.
    Alguma coisa tem de mudar na estrutura do Porto mas não acredito que seja tão cedo quanto isto, Pinto da Costa ainda tem mais alguns anos pela frente e enquanto ele não renunciar ninguém vai sequer pensar em concorrer contra ele porque sabem que podem ter represálias.

  • Kacal
    Posted Outubro 14, 2018 at 12:31 am

    Excelente post Francisco, pouco tenho a acrescentar porque penso como tu e tenho a mesma opinião, subscrevo!

    Mas a parte do mercado deixa-me extremamente frustrado. Andar a contratar um Janko por 3 milhões e um JP por 4 (embora eu veja qualidade neste último) em vez de investir, nem que fossem 10 milhões, NUM SÓ lateral direito mas de qualidade inegável, faz-me confusão. Assim como investir mais de 10 milhões em 3 jogadores (Ewerton, Paulinho e Waris, por exemplo) razoáveis para a nossa realidade ou bons para ser mais simpático, em vez de UM SÓ de qualidade inegável.

    Ainda agora vimos o PSV a contratar 2 mexicanos de muita qualidade e ainda jovens, por pouco mais de 15 milhões juntos. E viriam colmatar lacunas do nosso plantel, inclusive. Mas enfim.

    Há uns 10 anos atrás viriam para o Dragão alguns jovens que foram contratados por colossos porque tínhamos uma equipa de scouting competente e uma saúde financeira positiva, agíamos em segredo e rápido. Jogávamos na antecipação e já estava cá um jogador 2 anos antes dele aparecer na ribalta. Agora é isto, contratações duvidosas e aos camiões onde quem lucra não é a equipa, mas sim sabe-se lá quem. Como já disse antes, o ciclo chegou ao fim e deve ser encerrado!

    • Francisco Ramos
      Posted Outubro 14, 2018 at 12:48 pm

      Já várias vezes falamos sobre estes ou outros assuntos em várias notícias e sempre tivemos opiniões similares. O problema não é gastar (apesar de também o ser visto que estamos na Red Line), mas como se gasta (que nos levou à Red Line). Olhando para as transferências, tanto penso sobre as vendas como sobre as compras. É um erro de gestão danosa a não venda de Herrera ou Brahimi no Verão, sabendo que não iam renovar. Eu preferia ter 20/30 milhões do que receber 0, com a condicionante da época desportiva que estão a realizar. Longe vão os tempos em que jogavamos em antecipação e garantiamos jovens promessas antes de aparecerem no radar. Sanchez custou 5 milhões ao Ajax, Lozano custou 7 ao PSV, Piatek custou 4,5 ao Génova e a lista é infinita. Nós deixamos de ter esta visão porque outros interesses se levantaram. Gastamos perto de 30 milhões (sem contar com prémios de assinatura ou comissões) e apenas Militão se encontra nos 18 convocados. Algo vai mal, muito mal.

      • Kacal
        Posted Outubro 16, 2018 at 12:52 am

        Sim, temos opiniões similares e neste texto subscrevo.

        Tudo dito, Francisco. E concordo totalmente, prefiro dar 10 milhões por um excelente jogador, que 2/3 milhões por 3 ou 4 jogadores razoáveis, no mínimo. E realmente as não vendas de Herrera e Brahimi foram parvas, mas acrescento a não venda de Marega por 30 milhões!! 30!! Foi um erro crasso. Adorava ver Herrera e Brahimi a renovar para serem vendidos, era perfeito, mas duvido sinceramente.

        Longe vão esses tempos e é pena, mas nada a fazer agora. Só quando houver mudança e começarmos um novo ciclo com “sangue novo” é que algo poderá mudar.

        Militão é muito bom e vai ser craque, valeu o dinheiro gasto e vai compensar a todos os níveis, foi o verdadeiro reforço da época e podia perfeitamente ser contratado pelo Porto de há 10 anos atrás. Mas eu até vejo qualidade em Mbemba, João Pedro, Jorge e Bazoer, cabe ao SC dar-lhes oportunidades e potencia-los.

        Mas sem duvida que gastamos muito e mal, quando antes era muito mas bem, mas gastávamos muito e vendíamos por mais ainda. Essas “pechinchas” eram nossas antigamente, agora nem vê-las, infelizmente.

  • Pésquerdo
    Posted Outubro 15, 2018 at 12:25 pm

    Primeiro, acho muito estranho num clube com sucessivos prejuízos há uma década, os administradores ganham cada vez mais e ostentam a sua riqueza sem problema nenhum pela cidade.

    Toda a gente dentro e fora do seio do clube está rica, estendendo-se mesmo até ao líder da claque. O Porto era uma cidade presidida pelo Pinto da Costa e pelo FCP até há 15 anos atrás e notava-se bem isso: o maior jardim zoológico da cidade era na propriedade privada do médico chefe do FCP por exemplo (Isto é a sério), os dirigentes do clube tinham 90% do negócio da noite e a zona ribeirinha era toda comandada pelos Super Dragões, o FCP e os seus negócios.

    O Pinto da Costa era (e continua a ser) uma espécie de Pablo Escobar do Porto, sempre delicado e simpático e com amor aos pobres, deu-lhes muitas alegrias pelo futebol e deu oportunidades inúmeras de negócios (de moralidade questionável) a quem as sabia procurar, por isso o mais comum povo da cidade (aquele mais pobre e ignorante) adora-o e venera-o, sendo que é conhecido mesmo como o Papa.

    Com a evolução que a cidade tem sofrido (economicamente mas principalmente socialmente e intelectualmente) o FCP e o Pinto da Costa têm perdido a sua influência. E mais grave, os resultados a que o clube habituou os adeptos não têm aparecido e as excessivas riquezas vividas no seio do clube começam a apresentar marcas. As contas agora são públicas e a CMVM anda em cima e massa adepta começa a questionar o que antes nem lhes passava pela cabeça.

    Para concluir… alguém terá que ter um futuro a curto prazo menos risonho:
    -ou La famiglia de la invicta, começando a limpeza por baixo pelos macacos lideres desta vida e seus lacaios (como é que ninguém questiona a riqueza deste “senhor”??) e acabando em cima nos consiglieres Reinaldos Teles e Fernandos Póvoas e por último no corleone Pinto da Costa;
    -ou o FCP que a continuar liderado por la famiglia de la invicta irá cair a pique, pois a sua influência na cidade e no futebol é cada vez mais diminuída e irrelevante, enquanto continua a ser alimento para os sanguessugas até à última gota.

  • RodolfoTrindade
    Posted Outubro 15, 2018 at 2:21 pm

    Os adeptos do Porto conseguem ser mais tapados que os do Benfica.

    Incrível como não existe contestação nenhuma!

    • José S.
      Posted Outubro 18, 2018 at 10:53 pm

      À espera de milagres…
      Quanto ao resto e em matéria de percentagens uma vez que são 6.5M, pelas minhas contas, não os do benfica são mais!! :P
      Cumprimentos

  • José S.
    Posted Outubro 18, 2018 at 10:51 pm

    Infelizmente tenho de concordar com tudo, quem os viu (como eu e bem) e quem os vê…
    Infelizmente PdC está velho de mais para isto e quem lá está não quer saber tanto do clube em si como dos dinheiros que juntam…
    A haver (e tem de haver) revolução tem de ser alguém com pulso e conhecimento da casa.
    Não sei qual a vossa opinião e qual a opinião generalizada, mas falei aqui à tempos que Antero Henrique era a pessoa ideal para fazer regressar e recolocar o porto no trilho certo à já algum tempo desviado. Não sei até que ponto está longe da verdade…
    Se estiver a ser trilhado os objetivos que penso, Antero será um candidato sério e quiçá o próximo presidente do F.C. Porto
    Cumprimentos

  • opiniaodeadepto
    Posted Outubro 19, 2018 at 9:46 am

    Acordaram agora depois de anos seguidos de prejuízo?
    A coisa só não está pior porque tem havido duas a três vagas para a Liga dos Campeões e vai dando para disfarçar, mas com as vagas reduzidas a uma a tendência vai ser piorar!
    A direcção do FCP habituou-se a viver com folga financeira, porque dominava a seu bel prazer internamente e brilhava na europa, dando-se ao luxo de contratar grandes craques e fazer grandes negócios.
    Esse domínio interno resultou em grande parte da incapacidade do Benfica e Sporting.
    A crescente melhoria de qualidade do Benfica (todos os níveis), mudou o equilíbrio de forças e o Porto não compreendeu isso a tempo!
    O ano passado assistiu-se a uma reacção do Porto, mas muito à custa de métodos antigos, e veremos qual será o preço a pagar por isso!
    Além disso teve de segurar vários dos melhores jogadores até ao último ano de contrato (situação que se repetiu este ano), perdendo-os a custo zero.
    Para ser sincero, olhando para o panorama nacional, a menos que o Benfica cometa hara quiri, salvo um ou outro ano de excepção, prevê-se um era de domínio encarnado!

Deixa um comentário