Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Benfica: Os candidatos à sucessão de Rui Vitória. Qual o melhor?

Rui Vitória não resistiu aos maus resultados e foi demitido do comando técnico do Benfica. Agora a dúvida é perceber quem o vai substituir. Para já Bruno Lage vai assumir a função, e já se percebeu que Jesus é o preferido de Vieira, mas não faltam soluções, desde Vítor Pereira a Rui Faria, passando por Abel, Fonseca ou Paulo Sousa.

Quem deve ser o substituto de Rui Vitória?

Rui Faria
Vitor Pereira
Leonardo Jardim
Bruno Lage
Renato Paiva
Jorge Jesus
Paulo Sousa
Abel
José Mourinho
Paulo Fonseca
Laurent Blanc
Arsène Wenger
Luís Castro
Created with QuizMaker

António Hess
Author: António Hess

74 Comentários

  • Joao X
    Posted Janeiro 3, 2019 at 11:09 pm

    Há aqui bastantes nomes irrealistas…
    Dos treinadores possíveis, as melhores opções são Paulo Sousa e Luís Castro.

  • MILKA
    Posted Janeiro 3, 2019 at 11:12 pm

    Imprensa árabe já avança que há rescisão de Jesus. A ser verdade está mais que fechado o assunto.

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Janeiro 3, 2019 at 11:13 pm

    Escolhia Jardim ou Blanc.

  • Kafka
    Posted Janeiro 3, 2019 at 11:16 pm

    Lage

  • Fernandes35
    Posted Janeiro 3, 2019 at 11:17 pm

    Realisticamente, seria entre Luis Castro e Bruno Lage. Idealmente, Blanc sem pensar 2x.

    • Eder26
      Posted Janeiro 3, 2019 at 11:25 pm

      Luís Castro, de realisticamente, creio ter zero. O senhor é FCP de coração, cabeça e alma.

      • Fernandes35
        Posted Janeiro 3, 2019 at 11:37 pm

        A partir do momento em que isso lhe tolde a noção, então estamos muito mal. Duvido muito que um treinador como ele se guiasse pela cor clubistica, seja ela qual for.

        • Estigarribia
          Posted Janeiro 4, 2019 at 8:50 am

          Por isso é que já ganhou ao FC Porto no Dragão, esta época.

          Não misturemos preferência clubística com competência.

          Saudações Leoninas

          • Miguel Carvalho
            Posted Janeiro 4, 2019 at 10:35 am

            concordo plenamente.
            Todos sabem que JJ é sportinguista e fez o que fez no SLB.
            O luis castro só iria querer fazer o melhor no SLB embora portista ele quer ter uma carreira top e o Benfica seria uma boa rampa, caso fosse campeão.

            • Joga_Bonito
              Posted Janeiro 4, 2019 at 2:09 pm

              O indivíduo não é apenas guiado por questões económicas ou de carreira. Alguém imagina Toni, símbolo do Benfica, a treinar o SCP ou o FCP? A emoção e apego conta muito para alguns.

  • Daniel Alves
    Posted Janeiro 3, 2019 at 11:17 pm

    Se for para resolver já, tentava o Jardim. Caso contrário Bruno Lage levava a equipa até ao fim da época e tentava-se o Paulo Fonseca.

  • Basu
    Posted Janeiro 3, 2019 at 11:17 pm

    Se a pergunta é qual deve ser eu respondo Paulo Sousa, se a pergunta for qual é acho que vai ser, aí já respondo Jorge Jesus.
    Quanto à minha escolha, não acredito que Mourinho, Jardim, Blanc, Wenger e Paulo Fonseca tenham interesse e desses os únicos que escolheria eram Jardim ou Fonseca. Como não acredito nessas opções, escolho Paulo Sousa, não faz sentido julgá-lo pelo que aconteceu enquanto jogador, foi um treinador que foi subindo a pulso e pôs a Fiorentina a jogar como uma grande equipa quando tinha um plantel com claras limitações. Contudo, gostava que fosse dada alguma estabilidade a Lage porque apesar do calendário muito difícil que irá enfrentar, acho que está preparado para aguentar a equipa e fazer uma transição ligeira para um próximo treinador, ou quem sabe agarrar o lugar em definitivo à semelhança do que Zidane conseguiu em Madrid.

    • Johny45
      Posted Janeiro 3, 2019 at 11:40 pm

      Claramente não deves ser Benfiquista então…. como não julga-lo? mas já não há responsabilidade pelos atos? pode-se trair o clube de qualquer maneira e depois voltar de qualquer maneira? mas isto é o Benfica o Aves?

  • ACT7
    Posted Janeiro 3, 2019 at 11:21 pm

    Votei no B.Lage. Merece um voto de confiança pois têm potencial para assumir o Benfica e ser uma mais valia, pode integrar alguns jovens da equipa B.
    JJ não quero, apesar de ter qualidades, acho que o seu auge já passou. Nota-se uma certa vontade dos rivais em que o JJ venha.
    Jardim, P.Fonseca e Vitor Pereira, eram boas escolhas e dentro da nossa realidade, mas acho que deviam começar uma época de início.
    Wenger, Blanc e Mourinho é um exagero para a nossa realidade.
    Castro parece-me que ainda têm de provar algo mais no Vitória, mesmo assim a ideia de jogo do transmontano agrada-me.
    O Abel também não era uma má escolha.

  • Bruno_Costa
    Posted Janeiro 3, 2019 at 11:22 pm

    Que coincidência… imprensa árabe a avançar que JJ vai sair após resultados menos bons e um alegado desentendimento com um jogador do plantel.

    Até parece que está nas estrelas o regresso de Jesus ao velante do Ferrari.

  • Bio
    Posted Janeiro 3, 2019 at 11:23 pm

    Vai ser José Mourinho. Leram aqui primeiro!

  • Dca
    Posted Janeiro 3, 2019 at 11:25 pm

    Lage ou Luís Castro. Pelo que a Sporttv avança, Paulo Fonseca foi abordado.
    Se vier JJ é melhor, mas é uma seca. Queremos algo novo.

  • Pipinho
    Posted Janeiro 3, 2019 at 11:28 pm

    Jorge Jesus em 1º destacado, com Mourinho e Jardim na lista?
    Os adeptos de clubes rivais estão em altas nestas votações que têm aparecido pelo Visão de Mercado

  • Santander
    Posted Janeiro 3, 2019 at 11:30 pm

    A situação tornou-se claramente insustentável.. Não dava mais mas penso que o Rui Vítoria é mais treinador do que estes últimos tempos demonstram.. De seguida vem a grande questão que é quem vem depois de tudo isto??

    Jorge Jesus ate pode ser a hipótese mais realista mas penso que a vir poderá ser o maior vexame que LFV passou enquanto presidente.. É o reconhecer que afinal a estrutura nao estava assim tão bem preparada e que os sucessos se deveram sobretudo ao treinador de então.. Para além disso é o desistir da bandeira da formação pelo menos a curto prazo e caso não resulte pode mesmo ser o condenar da sua continuidade como presidente… Nao sei se passará mesmo por aqui..

    Leonardo Jardim na minha opinião é completamente inacessível a qualquer clube português neste momento

    Mourinho, Paulo Fonseca, Blanc, Wenger idem aspas

    Vitor Pereira por toda a sua ligação pública com o Porto não me parece viável também.. Ao mínimo deslize ia ser uma casa a arder.. Luís Castro idem aspas

    Para mim as hipóteses mais realistas seriam ou Abel ou Rui Faria.. No entanto o primeiro parece totalmente comprometido com o projeto do seu atual clube e o segundo talvez seja um investimento demasiado elevado e arriscado para o momento atual do clube.. Não me parece uma questão nada fácil neste momento..

    Um treinador que potencie a formação e que ao mesmo tempo dê qualidade de jogo à equipa.. Sinceramente não me vem ninguém à cabeça com esse perfil e que ao mesmo tempo seja uma hipótese realista mas a ver vamos quem será o eleito

  • Fernando neves _36
    Posted Janeiro 3, 2019 at 11:32 pm

    Desta lista escolhia 5:
    1- Renato Paiva
    2- Bruno Lage
    3- Leonardo Jardim
    4- Paulo Fonseca
    5- Luis Castro.

  • hugo7
    Posted Janeiro 3, 2019 at 11:32 pm

    Wenger? Blanc? Mourinho? Jardim? Mas perdeu-se a noção. Estes 4 são treinadores da alta roda europeia. Seria humilhante para eles baixar para um Benfica. Temos que perceber em que nível se encontra o campeonato português…. Mais um bocadinho falava-se em Conte ou Heynckes etc…

    • CarlosFCP
      Posted Janeiro 3, 2019 at 11:36 pm

      Heynckes já esteve no Benfica, nunca esquecer!

      • OErnestoArnaldo
        Posted Janeiro 4, 2019 at 12:07 am

        O Heynckes tendo em conta que já cá esteve até podia facilitar um eventual regresso. Não o acho um alvo tão irrealista assim. Tá ao nível de dificuldade de contratação do Blanc por exemplo.
        Porém ele já não se reformou?
        (Isto é tudo tendo em conta que ele ainda treina… caso contrário não há condições).

  • The Mo
    Posted Janeiro 3, 2019 at 11:33 pm

    O treinador ideal para o slb seria Leonardo Jardim, ainda para mais estando no desemprego.
    Espero que não vá para o slb, já que se trata de um dos dois melhores treinadores portugueses do momento juntamente com Sérgio Conceição.

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Janeiro 3, 2019 at 11:34 pm

    Bruno Lage. Se for para contratar fora, Jardim. Há, para mim, vários impensáveis ou inaceitáveis e até inalcançáveis na lista.

    • Estigarribia
      Posted Janeiro 4, 2019 at 8:44 am

      Leonardo Jardim acho que já tem tudo muito bem encaminhado para ir para a China treinar o Dalian Yifang.

      Ainda assim penso que Bruno Lage deveria ter uma chance de treinar a equipa principal.

      Saudações Leoninas

  • CarlosFCP
    Posted Janeiro 3, 2019 at 11:36 pm

    A minha escolha foi Vítor Pereira.

  • Johny45
    Posted Janeiro 3, 2019 at 11:42 pm

    Como é possivel o Jesus estar estão destacado? só pode ser mesmo os adeptos rivais… nem os sportinguista o querem mais… depois de tudo ia ser um novo erro. Gostava claramente de um paulo fonseca ou Leonardo jardim e em sonhos o mourinho(apesar de estar ultrapassado). Jesus e paulo sousa NUNCA!!

  • Nickles
    Posted Janeiro 3, 2019 at 11:46 pm

    Com o Benfica em 4° só dá Wenger.

    O Vieira, neste ano e meio, demonstrou que de futebol entende zeroooo, portanto tudo que não passe pela escolha do Jesus será uma enorme surpresa.

  • Francisco Rocha
    Posted Janeiro 3, 2019 at 11:46 pm

    Bruno Lage é para mim a melhor opção neste momento.
    Também gosto do Renato Paiva, das suas ideias e exigência.

    Jardim ou Paulo Fonseca seriam excelentes opções e as melhoras caso seja para continuar com treinadores portugueses, enquanto que Abel ou Luís Castro seriam boas opções e mais baratas, mas com as épocas que estão a fazer as suas equipas não me parece que possam assumir o comando do Benfica a meio da temporada.

    Jorge Jesus, Vítor Pereira e Paulo Sousa não, sacode!

    Tanto Blanc, como Wenger e Mourinho são utópicos, na minha opinião.

    Quanto ao Rui Faria não tenho opinião formada.

    Espero ver melhorias e muitas a nível de qualidade exibicional, também espero que as vacas sagradas abanquem e, acima de tudo, ver um jogo do maior novamente com um sorriso na cara!

  • golias
    Posted Janeiro 3, 2019 at 11:48 pm

    lá vamos nós levar com a bazófia do jorge jesus outra vez, enfim… era o único que não gostava que viesse mas vai ser provavelmente o próximo treinador do benfica de memória curta do lfv.

  • OErnestoArnaldo
    Posted Janeiro 3, 2019 at 11:51 pm

    Tendo em conta que o Leonardo Jardim vai pra China e mesmo que não vá tenho sérias dúvidas que volte a Portugal neste momento da sua carreira, acho que até estão aqui muitos bons nomes para o Benfica. Vou abordar apenas os que acho melhores opções.
    O Laurent Blanc é talvez a melhor opção para além do Leonardo Jardim mas duvido muito que ele queira vir… Isto para não falar que ainda é um treinador com nome e apetecível pra outras equipas com outras ambições;
    O Jorge Jesus dispenso… agradeço tudo o que ele fez no Benfica mas tem um salário absolutamente pornográfico e há treinadores tão bons quanto ele a pedir bem menos (alguns deles aqui presentes);
    Paulo Sousa seria uma boa opção e de se aproveitar mas não sei até que ponto os benfiquistas e a própria direção o aceitem devido a razões óbvias… por mim vinha porque passado é passado e ele é um excelente treinador mas é como digo… duvido;
    Paulo Fonseca era excelente também mas o Shakhtar não o deve libertar por isso também não deverá passar por ele o futuro do Benfica;
    O Wenger acho que poderia fazer mossa na liga portuguesa. Ele privilegia um futebol de ataque e aposta na formação que é o que nós precisamos neste momento. Talvez fosse uma boa opção dependendo do salário dele;
    Mourinho não devido ao seu salário que dava pra pagar 3 JJ’s.
    Por fim, Luís Castro dentro das opções “low cost” acho que seria a melhor! Por todas as equipas que passou apresentou bons resultados com um bom futebol ã mistura… É um bom alvo.
    Porém, apesar disto, suspeito que a menos que o Bruno Lage não consiga fazer um trabalho minimamente decente durante o resto da época, será, pra já, muito provavelmente ele a treinar o Benfica.
    Não fico descontente porque também é um bom treinador que tem feito um bom trabalho na B e é uma lufada de ar fresco depois de um RV que já se lhe tinha esgotado o seu tempo no leme do Benfica e já não fazia nada de jeito… pode ser que pinte ahah
    Saudações Benfiquistas

  • Flavio Trindade
    Posted Janeiro 3, 2019 at 11:52 pm

    Só pelo resultado desta votação já dá para perceber o saudosismo… Enfim.

    Bruno Lage para mim é o melhor nome e acrescentaria nesta equação dois nomes não referidos e que seriam os dois nomes estrangeiros que mais gostaria de ver no Benfica e que teriam tudo a ver com o projecto.

    José Pekerman e Marco Rose.

    Por preferência.

    1. Bruno Lage
    2. Pekerman
    3. Rose
    4. Abel
    5. Renato Paiva

    Nomes como Mourinho, Wenger, Conte, Blanc, Jardim, Paulo Fonseca estão completamente fora da órbita do Benfica e do futebol português.

    Rui Faria é um não treinador (nunca percebi esta adoração por alguém que tem zero jogos como técnico principal).

    Vitor Pereira nada tem a ver com o Benfica e só seria giro para chatear Pinto da Costa.

    Paulo Sousa…longe

    Luis Castro, excelente treinador, óptima pessoa, excelente formador, mas não me parece também.

    Mas tal como já tinha referido, o circo já começou, e nem o sangue tinha pousado na água e já começaram a circular as notícias em árabe (não sabia que a nossa imprensa é tão versátil linguisticamente) a dar conta da saída de Jesus…

    E esse será o fantasma que irá pairar (qual Bella Guttman) nos próximos dias.

    A imprensa deseja ardentemente o seu regresso, Vieira também o quer e não esconde e muitos dos adeptos também.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Janeiro 4, 2019 at 12:39 am

      Excelente análise, excelente selecção, excepto o Abel e excelentes exclusões.

    • Luke Vin Diesel
      Posted Janeiro 4, 2019 at 12:45 am

      Não sei se o Paulo Sousa andará assim tão longe… Já ouvi falar em princípios de acordo há uns tempos atrás, como prevenção… Veremos.

      • Lopes da Silva
        Posted Janeiro 4, 2019 at 9:02 am

        Luke,
        O Flávio disse “longe” não por estar longe (= difícil) de voltar ao futebol português, mas por o querer longe do Benfica, como é lógico e de esperar por um Benfiquista (e muitos que agora querem o Jesus não querem o Paulo Sousa pela mesma razão… se eu fosse Benfiquista sobre Jesus diria, tal como o Flávio, LOOOONGE).

    • Gio Silva
      Posted Janeiro 4, 2019 at 2:26 am

      Marco Rose foi falado para o Man U nas redes sociais (vale o que vale).

      Mas análise bastante interessante. Se fosse adepto do Benfica gostava de ver o Marco Rose, como referiste, Lage, Renato Paiva ou Paulo Sousa, sendo que este último é normal que não o queiram

    • Fernando neves _36
      Posted Janeiro 4, 2019 at 8:23 am

      Adorava o Marco Rose e o Pekerman.
      2 estrangeiros que também gostavam seriam o Bielsa e o Quique Setien

    • RodrigoRealista
      Posted Janeiro 4, 2019 at 9:43 am

      Peseiro!!
      Concordo com absolutamente tudo. Rui faria é o treinador fetiche. Não percebo a adoração. Continuo a acrescentar Silas aos candidatos. Um treinador que tem trabalhado no escuro, mas muito competente e penso que tem muito por onde explodir. Podia dar muito ao benfica caso tivesse tempo de preparaçao, tempo esse que agora nao abunda

    • Fernandes35
      Posted Janeiro 4, 2019 at 1:56 pm

      O Rose fala-se estar a caminho do Hoffenheim.

  • Zamorano
    Posted Janeiro 3, 2019 at 11:52 pm

    Lage

  • LevonAronian
    Posted Janeiro 3, 2019 at 11:58 pm

    Muitos dos nomes na lista são com certeza impossíveis, caso contrário Paulo Fonseca ou Leonardo Jardim seriam um sonho.
    Não conheço Bruno Lage, e em geral não gosto de treinadores interinos quando ainda se está na luta por tanta coisa, mas por outro lado vejo muitos elogios aqui no VM, e ficando até ao final da época podia mostrar o seu valor, e caso falhasse no Verão há mais soluções para escolher para treinador.
    Ficando Lage ou vindo outro treinador, aceito qualquer coisa que não seja o regresso de Jesus

  • Nuno M
    Posted Janeiro 4, 2019 at 12:04 am

    O Abel já anda a preparar território para este cargo há algum tempo…

  • PauloDybala1O
    Posted Janeiro 4, 2019 at 12:06 am

    Quem eu escolhia : Fonseca, Abel ou JJ
    Quem eu acho que vai ser : Vitor, Luis Castro ou Rui Faria

  • CostaeSilva
    Posted Janeiro 4, 2019 at 12:09 am

    Neste momento quero sobretudo um treinador capaz de pôr a equipa a jogar bom futebol. Por mim esta Direcção seguia o caminho do RV mas não me parece de todo possível. RV conseguiu roubar-me a vontade de ver jogos do meu clube e isso eu nunca lhe vou perdoar. Saí com 1 ano de atraso. Idealmente gostava de ver Marco Rose ou Quique Setien, até o Wenger. Mas nenhum me parece possível. Assim sendo Lage seria um mal menor. Mas sinceramente não vejo nada de extraordinário nele. Vi poucos jogos da equipa B este ano mas do que vi não fiquei entusiasmado. Além disso penso que a melhor tática seria voltarmos ao 4 4 2 e ele é adepto do 4 3 3. E porque não Silas? Boa ideia de jogo, futebol ofensivo, aposta na juventude e tem classe.

  • Pedro Miguel S.M. Rodrigues
    Posted Janeiro 4, 2019 at 12:27 am

    Epa, se isto fosse à grande, ia pelo Mourinho…

  • Luke Vin Diesel
    Posted Janeiro 4, 2019 at 12:50 am

    Engraçado que depois de tanto tempo a bater na mesma tecla, há bem pouco tempo atrás, nesta votação nem está presente o nome dele… falo de Marco Silva, que caso as coisas continuem assim em Inglaterra, poderá bem ser uma opção no fim da época.

  • Kostadinov
    Posted Janeiro 4, 2019 at 1:05 am

    Nesta lista identifico pelo menos 4 nomes impossíveis e 2 altamente improváveis. Dos 7 que sobram o Lage parece-me de facto a melhor solução, e não tenho grandes dúvidas que conseguiria incutir processos interessantes e uma filosofia bem mais condizente com a grandeza do Benfica.

    Mas para mim, que não sou benfiquista, o mais chocante mesmo é ver o Jesus em primeiro nesta votação. Não quero acreditar que esta amostra é representativa do universo benfiquista. O Jesus regressar é espetar um punhal no futebol do clube outra vez. Vai resultar nos primeiros tempos por causa do factor anímico (única e exclusivamente por causa disso), mas após essa fase vai ser a bater no fundo outra vez. E mais uma vez não só no futebol jogado mas na postura também (igual ao RV, não em termos do tipo de postura claro está, mas do quão desadequada é para um clube como o Benfica).

  • Tiago Silva
    Posted Janeiro 4, 2019 at 7:43 am

    Ideal ideal seria o Paulo Fonseca, mas não me parece possível. Eu daria uma oportunidade ao Bruno Lage e no final da época avaliar-se-ia.

  • RMCL
    Posted Janeiro 4, 2019 at 8:52 am

    Pela qualidade que têm vindo apresentar colocando as equipas por onde passa a jogar bom futebol, gostaria de ver Luís Castro no comando, desde que lhe fosse dado o tempo que deram a RV.
    Mas inevitavelmente o escolhido será JJ.

  • RodolfoTrindade
    Posted Janeiro 4, 2019 at 9:20 am

    Muitas opções irrealistas tal como o Mourinho…

    Até ao final da época apostaria no Lage.

  • RodrigoRealista
    Posted Janeiro 4, 2019 at 9:41 am

    Porque nao Silas? Parece-me um bom nome para abraçar o projecto do benfica. Mas algo arriscado para começar ja..

  • RodolfoTrindade
    Posted Janeiro 4, 2019 at 10:26 am

    O Benfica neste momento precisa essencialmente de um agitador…

    Precisa de alguém que seja o oposto de alguém pacato, precisa de alguém polémico…

    O Benfica precisa de alguém com sangue na guelra para poder lutar contra a equipa do VAR e chamar as coisas pelos nomes…

  • Pedro Salgado
    Posted Janeiro 4, 2019 at 10:31 am

    É uma pena que numa lista tão alargada de treinadores, com alguns completamente irrealistas, não apareça o nome de Toni.

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Janeiro 4, 2019 at 10:34 am

    Bem, ontem à noite o Lage já tinha saltado para a frente e agora vejo que estão empatados. Pelo menos repôs-se alguma sanidade.

  • El Pibe
    Posted Janeiro 4, 2019 at 10:36 am

    Qualquer um deles, menos JJ e VP obviamente. Ainda tem Marco Silva. Até pode ser que o Lage mostre que está à altura.

  • Empaler
    Posted Janeiro 4, 2019 at 10:39 am

    Muitos nomes para lista, óbvio que muitos serão impossíveis, só um será escolhido.
    Os meus candidatos seriam: Leonardo Jardim, Abel, Silas ou Lage.
    LJ fez um excelente trabalho com a juventude do scp e do monaco. Penso que se enquadra no projecto do slb.
    Abel está a fazer um percurso interessante no braga, percebe que no campeonato tuga jogar em 442 é meio caminho andado para ganhar, no entanto parece ter um pouco de rigidez táctica, e dado o seu percurso como jogador podera não agradar a todos.
    Silas, o underdog, parece-me muito bom. Adoro a variabilidade táctica da sua equipa, a variancia entre o 352, 433 mostra uma flexibilidade que poucas equipas têm. A equipa mantem fio de jogo em qualquer tactica.
    Lage para mim é o mais desconhecido, vi uns jogos da B mas é muito diferente treinar a B. É muito bom com miudos mas aqui sera diferente, e não gosto de treinadores a prazo, em caso de conflito está logo fragilizado.
    O benfica tem de jogar com pressão alta, defesa subida e com jogadores sem medo do 1 para 1. Se perde a bola, com a equipa subida é muito mais facil de a recuperar em terrenos avançados.

  • Nuno Lima
    Posted Janeiro 4, 2019 at 10:49 am

    Há que ser realista e perceber que existem treinadores irrealistas.

    Leonardo Jardim, Mourinho, Blanc, Wenger e Paulo Fonseca completamente fora da realidade portuguesa.

    Vítor pereira, Luís Castro por estarem ligados ao FCP.

    Se for Abel era para alimentar teorias da conspiração para alguns, mas na minha opinião não quererá abandonar o projeto Braga onde se encontra melhor classificado que o Benfica. No final da época talvez aceite o desafio.

    Rui Faria é sempre uma incógnita, trabalhou como Mourinho é certo, mas nunca chegou a treinador principal.

    Renato Paiva sinceramente não conheço muito bem portanto não posso fundamentar.

    Com isto sobra Bruno Lage, Jesus e Paulo Sousa. Na minha opinião, penso que os adeptos do Benfica não querem ver nem JJ nem Paulo Sousa. Portanto acredito que Bruno Lage pode ter a oportunidade de se mostrar.
    Pode acontecer o mesmo que aconteceu ao Sporting, ninguém falava nem especulava que iria ser o Keizer, mas não me acredito.

    Meu voto foi para Jorge Jesus.

  • rmatos24
    Posted Janeiro 4, 2019 at 11:19 am

    Eu mantinha o Lage até ao final da época, dando-lhe um voto de confiança e percebendo se tem (já) a fibra necessária para liderar a equipa do Benfica. Em termos de futebol jogado, penso que não terá grandes dificuldades em colocar o Benfica a jogar um pouco melhor, também não é preciso muito. Se conseguir ter o impacto “chicotada psicológica” e sobreviver ao janeiro e fevereiro com resultados positivos, quem sabe se não está aqui a resposta e barata. O campeonato está difícil, mas se conseguir algumas das taças já será bem positivo.

    Se for para mudar já, das opções a que gostaria mais era o Leonardo Jardim, pela ligação à formação, potenciação de jogadores e organização das suas equipas, mas parece-me irrealista de momento. Muitos dos treinadores da lista nunca viriam pelo salário. O Jesus espanta-me a percentagem tão elevada, se forem benfiquistas a votar deixa-me preocupado. Paulo Sousa não, muito show off. Paulo Fonseca gostava, mas não sei se abandonará nesta altura o projeto em que está inserido. Abel também gosto, mas também acho que está compenetrado no Braga. Acho que o melhor será mesmo apostar no Lage e ir já perspetivando a próxima época, com Lage ou com uma opção a preparar com calma.

  • RodrigoRealista
    Posted Janeiro 4, 2019 at 11:25 am

    Gostava de fazer só uma ressalva: muitos (a esmagadora maioria) dos usera benfiquistas aqui consideram RV un pseudo treinador.. Isso não é muito justo. É um bom treinador para equipas como o Guimarães por exemplo, onde fez um bom trabalho! Apenas não é um treinador com nível para um clube como o benfica. Não é vergonha nenhuma, não é descrédito.. Tem valor, apenas não chega para um clube da dimensão do benfica. Penso que no meio de tudo isto quem esteve muito mal na gestão da situaçao foi LFV.. Entre luzes e inspiração, foi deixando alimentar a contestaçao no escuro. Comentários à equipa, gravações em Portimão e etc etc. Claro que LFV estava descontente. Mas tentou tapar o sol com a peneira para a imprensa continuando a alimentar a contestaçao.. E não se percebe que num mês defenda de forma acérrima o treinador, e na derrota seguinte despede-o. Enfim. Nós comentamos de fora mas a verdade é que é um mundo f***** que mexe muito dinheiro e no qual num dia somos adorados, no outro contestados.

  • volta_taraabt
    Posted Janeiro 4, 2019 at 11:27 am

    Acho que devia se considerado como opção também Michel Preud’homme. Já conhece o clube e as exigências dos adeptos e tem feito um bom trabalho na Bélgica: venceu o campeonato em 2015/16 com o Club Brugge, que já não era campeão à 11 anos, e agora está em 4.º com o Standard Liege

  • Turiacus
    Posted Janeiro 4, 2019 at 11:34 am

    Sinceramente acredito que o Bruno Lage possa ficar até ao final da época e, só então, poderá chegar um novo treinador para trabalhar a equipa desde o início. Eventualmente até poderá nem ser necessário se o desempenho da equipa e os resultados forem positivos.
    Em relação aos nomes, confesso que votei no Jardim embora recentemente o VM tenha publicado a notícia do seu possível acordo com uma equipa chinesa. Existem muitos nomes que me parecem realmente irrealistas nomeadamente, o Mourinho, Wenger, o Blanc e o próprio Paulo Fonseca. Creio que o treinador do Shakthar estaria reticente num eventual regresso a Portugal e que quererá tentar o salto para uma liga top 5.

  • Rui Sancho
    Posted Janeiro 4, 2019 at 11:50 am

    A única opção realmente irrealista aqui é o Mourinho.

    Um clube que paga o que já pagou ao JJ não tem muitas limitações. O Benfica precisa de um treinador de dimensão Europeia e que coloque o Benfica no mapa, caso contrário não vale a pena pagar salários principescos. Laurent Blanc deveria ser a opção escolhida pela direcção.

    Infelizmente, a direcção não pensa da mesma forma e valoriza mais o critério “conhece o futebol português”. Nesse sentido, a melhor opção para mim seria Paulo Fonseca. Tem experiência q.b., apresentou bom futebol no Shakhtar e demonstrou capacidade para levar o clube a outro nível, ainda para mais tendo em conta a situação que se vive no país. Seria provavelmente a melhor opção dentro daqueles que cumprem o tal critério mencionado.

    Também não diria que não a Wenger, acho que o respeito que comanda no mundo do futebol seria bom para o clube, mas não acredito que fosse uma solução de longo prazo.

    Sou ainda a favor de dar a hipótese a Bruno Lage de provar o seu valor, devido a ser um homem da casa com provas dadas na equipa B.

    Quanto ao que não quero: Em primeiro lugar, JJ. Também não quero Jardim. Excelente trabalho no Mónaco, mas mostrou a mesma fraqueza que Rui Vitória: incapacidade para dar a volta a um ciclo negativo. Paulo Sousa não tem grande crédito junto dos adeptos e sinceramente não me parece ter nível para o Benfica.

    Quanto a outras opções como Silas, Luís Castro ou até mesmo Abel, são sintomáticas da falta de exigência que se vive no Benfica neste momento. Não basta estar a ter bons resultados no momento, é preciso ter provas dadas. Caso contrário, mais anos negros na Champions virão.

  • RodolfoTrindade
    Posted Janeiro 4, 2019 at 12:02 pm

    Tudo o que não seja o cavalo branco já não é mau,..

  • Joga_Bonito
    Posted Janeiro 4, 2019 at 12:43 pm

    Nomes como JJ e Paulo Sousa só podem ser piada depois de tudo o que disseram e fizeram no Benfica.
    Até parece que um clube como o Benfica não tem dimensão suficiente para atrair grandes técnicos e tem de se prestar a engolir sapos para ter de novo o mestre da chiclete nas Arábias. Aliás, aposto que JJ está a adorar isto, e sinto pena por quem deixa comer os princípios em troca de ilusões. Ele até podia ser Guardiola, depois do que armou NUNCA pode ser treinador do Benfica.
    Ou alguns se esquecem que insinuou corrupção no clube e que até estaria disposto a testemunhar sobre isto?
    Acaso o Benfica é o Arrifanense (com todo o respeito) para ter que se submeter a isto? A grandeza de um clube defende-se também nisto.
    Traiu o clube? RUA! Perdeu um espaço onde poderia regressar um dia. Para o Benfica não falta quem queira e assim chicos espertos como ele, Paulo Sousa e outros, pensariam duas vezes antes de fazerem o que fazem.
    Custa-me imenso ver as piruetas que alguns benfiquistas fazem agora para defender o seu regresso, os mesmos que o gozavam de fininho quando fomos tetra.
    Até parece que o clube vive nalguma situação catastrófica como nos anos 90. Mesmo aí nunca defenderia que se fizesse regressar um Judas, mas agora o Benfica tem um problema que passa por ter um não treinador.
    Com um técnico minimamente competente, com o melhor plantel do país, poderia facilmente dar espectáculo e ganhar. Com um grande técnico poderia encetar uma hegemonia duradoura.
    Não se percebe a atitudes de certos sócios, que parecem desesperadinhos, como se estivéssemos a caminho da II Divisão e têm de engolir sapos para terem o híper-mega-giga-super JJ, que é hoje um recurso esgotado. Tanto que tem de vir pavonear-se em entrevistas, porque ninguém lhe pega.
    O Benfica resistiu à saída de Reisébio, à de Otto Gloria, ou Gutman, não precisa de P. Sousas nem JJ para nada.
    Quanto a Vítor Pereira é outra piada. Até percebo as suas provocações ao Benfica, no sentido que era um rival, treinando um rival. Mas alguém tão conotado com um rival não pode treinar o clube. Até porque nunca o achei nada de especial e qualquer desaire geraria inclusive dúvidas sobre alguma intenção de sabotagem intencional.
    Para mim tem de ser entre L. Jardim, Wenger. Fora disto talvez fosse bem arriscar em treinadores jovens e ambiciosos, mesmo que desconhecidos, par dar novas ideias e sangue novo. É um risco, mas é sempre preciso arriscar e é preferível a ir buscar traidores ou nulidades que apenas têm a virtude de estarem disponíveis.

  • The Viking
    Posted Janeiro 5, 2019 at 10:21 am

    Marco Rose do Salzburgo, totalmente de a acordo com a política do Benfica de apostar em jovens. Levou a equipa do Salzburgo às meias da liga europa depois de ter vencido a youth league no ano anterior frente ao Benfica.

  • RomeuPaulo
    Posted Janeiro 5, 2019 at 10:31 am

    Vou começar por dizer que, para mim, Rui Vitória foi uma opção acertada há 4 anos atrás, teve algum sucesso, mas, como em tudo, o ciclo dele esgotou-se, e defendi em janeiro do ano passado que deveria sair no final da época transacta, quer fosse ou não campeão.

    (para mim, a outra opção há 4 anos atrás era Marco Silva, mas essa escolha não seria saudável para o futebol português)

    Relativamente ao novo treinador, até ao final da época, sem qualquer dúvida, apostaria em Bruno Lages, conhece o clube, implementou uma ideia interessante de jogo na equipa B e penso que mereça a oportunidade.

    Também da formação há o Renato Paiva, que tal como o Lages é um bom treinador, no entanto, defendo que deve haver uma hierarquia, o Paiva subiu este ano dos Juvenis para os Juniores, sendo que o próximo passo natural é assumir a equipa B.

    Por uma questão de princípios e valores (e um clube sem princípios é um não clube), Jorge Jesus nem sequer deveria ser equacionado (o mesmo aplicar-se ao Paulo Sousa), sendo que a sua passagem anterior pelo Benfica não foi um sucesso tão grande como querem fazer transparecer, teve sempre bons plantéis, perdeu dois campeonatos de forma impensável, só por uma vez ultrapassou a fase de grupos na Champions e, no final do seu ciclo, o futebol era deprimente.

    Dos treinadores atualmente em Portugal, só considero o Luís Castro uma opção adequada, nas últimas épocas (Rio Ave, Chaves e Guimarães) apresentou sempre um bom trabalho (mesmo no Porto B conseguiu ser campeão), implementou um modelo de jogo interessante que, com a qualidade dos jogadores do Benfica, não deveria ter problemas de adaptação (a sua grande lacuna, o início de época), tem um discurso inteligente e é um enorme conhecedor da formação e do futebol português; para mim, o melhor treinador em Portugal.

    Para os restantes portugueses da lista:
    – Rui Faria, é uma incógnita, deverá primeiro assumir uma equipa de 2° linha para mostrar o seu valor, ou então a equipa B do Benfica, substituindo o Lages, mas nisso não acredito;
    – Vítor Pereira, foi campeão no Porto, mas nunca fui fã do seu estilo, quer no futebol jogado como no discurso, é um treinador muito virado para o “combate”, não sei se seria bom para a estabilidade da equipa;
    – Leonardo Jardim/Paulo Fonseca, gostei do que fizeram lá fora (Mónaco/Shakhtar) e em Portugal (Sporting/Braga e Paços de Ferreira), qualquer um seria uma boa aposta;
    – José Mourinho, apesar de os últimos anos não lhe terem corrido de feição (as expetativas também eram muito elevadas), continua a ser um bom treinador, tem tido algumas dificuldades na adaptação às novas gerações de jogadores, mas, um ponto positivo, no Benfica não há um único jogador com estatuto para lhe fazer frente.

    Quanto aos últimos nomes da lista:
    – Laurent Blanc, fez um bom trabalho no PSG (talvez o melhor treinador que esteve à frente dos parisienses), surpreende-me estar há tanto tempo sem assumir uma equipa, seria uma boa aposta mas desconheço como poderia ser a sua ligação com o Seixal;
    – Arsene Wenger, é o meu favorito, durante anos fez um excelente trabalho no Arsenal, sempre foi muito forte no lançamento de jovens (e o Seixal tem tanto potencial), além disso, apesar das polémicas, teve sempre uma postura digna. Sonhando agora um pouco, consigo imaginar o Rúben Dias a fazer de Sol Campbell, o Florentino de Patrick Vieira, o João Félix de Bergkamp e Jota de Robert Pires/Freddie Ljungberg, só falta encontrar o Henry.

    • The Viking
      Posted Janeiro 6, 2019 at 11:42 am

      O Laurent Blanc foi também campeão com o Bordéus, pondo fim aos 7 campeonatos consecutivos do Lyon, acho que deve ser destacado isso para além do trabalho que fez no PSG.

Deixa um comentário