Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Petr Čech diz Adeus no final da época

Que lugar ocupa nos melhores guarda-redes deste século? A última imagem penaliza muito estas análises, e esta passagem pelo Arsenal, principalmente no último ano e meio, não foi propriamente feliz, mas o checo esteve durante uma década entre os 5 melhores do Mundo.

Petr Čech anunciou, através de um comunicado, que vai deixar os relvados no final desta época. O guarda-redes, internacional checo, do Arsenal, que completa 37 anos em Maio, começou esta temporada como titular, mas lesionou-se e perdeu o lugar para Leno. Recorde-se que Čech  venceu 4 vezes a Premier League ao serviço do Chelsea, onde esteve 11 anos, tendo também arrecadado uma Champions. Já pelo Arsenal conquistou 3 títulos até ao momento.

47 Comentários

  • Ze Maria
    Posted Janeiro 15, 2019 at 11:15 am

    A seguir a Van der Saar o melhor que vi jogar.

  • MagicoLucho
    Posted Janeiro 15, 2019 at 11:21 am

    Lembro-me especialmente da final da Champions em que participou, com o mitico duelo de guarda redes para os penaltys entre Cech vs Neuer. Um verdadeiro duelo de titãs das balizas!

    Ultimamente já não estava muito bem, já que até chegou a dizer que não era guarda redes de candidato ao titulo. Faz bem em sair enquanto ainda tem crédito e deixa os adeptos com boa memória. Sem duvida deixou a sua marca.

  • feelfreeyouare
    Posted Janeiro 15, 2019 at 11:24 am

    Que Senhor este, que contributo enorme deu a este desporto, espero que seja homenageado o nível dos grandes. Só tenho pena dos clubes que representou porque não estavam ao nível da sua classe. É, que me lembre, o senhor que defendeu mais penáltis nos últimos anos.
    Obrigado Cech

    • João Lains
      Posted Janeiro 15, 2019 at 1:16 pm

      Até 2012/13 tinha defendido 14 em 59 possíveis (24%).
      Desde então, defendeu apenas 3 em 19 possíveis (16%).

      Diego Alves 25/56 = 45%
      Handanovic 37/101 = 37%
      Oblak 13/36 = 36%
      Subasic 18/52 = 35%
      Neuer 18/57 = 32%
      Navas 14/44 = 32%
      Júlio César 15/49 = 31%
      Buffon 31/104 = 30%
      Akinfeev 21/71 = 30%
      Fahrmann 14/48 = 29%
      ter Stegen 9/32 = 28%
      Szczesny 14/51 = 27%
      Casillas 23/97 = 24%
      De Gea 11/48 = 23%
      Cech 17/78 = 22%
      Kahn 17/79 = 22%
      Anthony Lopes 9/42 = 21%
      Rui Patrício 13/62 = 21%
      Valdés 12/60 = 20%
      Leno 12/61 = 20%
      van der Sar 9/57 = 16%
      Lloris 11/78 = 14%
      Courtois 5/36 = 14%

  • Antonio Clismo
    Posted Janeiro 15, 2019 at 11:28 am

    top 5 de 2001 até 2010

    Van der Sar
    Buffon
    Oliver Kahn
    Petr Cech
    Casillas

    2011 – 2020

    Buffon
    Neuer
    Courtois
    Lloris
    Oblak

    • MiguelF
      Posted Janeiro 15, 2019 at 11:54 am

      Então de 2011 a 2020 o De Gea não existe?

      São opiniões e na minha nem Lloris ou Courtois são superiores ao espanhol.

      • SenyorPuyol
        Posted Janeiro 15, 2019 at 11:59 am

        Subscrevo!

      • Antonio Clismo
        Posted Janeiro 15, 2019 at 12:33 pm

        Lloris e Courtois fizeram mais nesta década do que De Gea.

        A minha dúvida era entre De Gea e Oblak. Escolhi o esloveno.

      • Chico
        Posted Janeiro 15, 2019 at 12:35 pm

        Concordo com De Gea no top 5, mas parece-me um bocado guarda-redes de engate. Não sei se jogasse em equipas em que só tivesse de fazer 1/2 intervenções por jogo, renderia o mesmo (tal como acontece na seleção).

    • MagicoLucho
      Posted Janeiro 15, 2019 at 12:23 pm

      Sinceramente metia o Neuer em primeiro no periodo de 2011. É certo que nestes 2 ou 3 anos não tem estado no seu melhor, mas nos seus anos dourados rubricou exibições como eu nunca vi. O mais completo de sempre, na minha opinião

      • AndreChaves9
        Posted Janeiro 15, 2019 at 12:33 pm

        Só não era o melhor a defender…. E dos melhores 5 certamente o que mais falhas teve… Tirando isso ok.

    • Antonio Clismo
      Posted Janeiro 15, 2019 at 12:32 pm

      Não meti por ordem, disse apenas os 5 melhores nas respectivas décadas.

  • J Silver
    Posted Janeiro 15, 2019 at 11:31 am

    Os últimos 20 anos presentearam-nos com guarda-redes de altíssimo nível e lembro-me perfeitamente de considerar Cech como o melhor do mundo entre 2004 e 2006. Tinha uns reflexos sobrenaturais e foi fundamental no sucesso de Mourinho aquando da sua primeira passagem pelos londrinos.

  • SenyorPuyol
    Posted Janeiro 15, 2019 at 11:35 am

    Para mim, coloca-se facilmente num top-10 deste século, mas já me custa mais colocá-lo num top-5, pois não considero que tenha sido superior a Buffon, Neuer, Casillas, Kahn, De Gea, Van der Sar ou mesmo Oblak (sem ordem específica).

    Independentemente disso, um grande! E só lhe tenho de estar grato pela carreira que teve e as exibições que nos deu.

    • manelfcp
      Posted Janeiro 15, 2019 at 12:45 pm

      Para mim, claramente superior a Oblak ou De Gea, mas claro, são opiniões e todos eles atingiram níveis fantásticos.

      • SenyorPuyol
        Posted Janeiro 15, 2019 at 1:32 pm

        Aceito.
        Apenas lhe deixo uma pergunta (genuína curiosidade, não é “vontade de contrariar”).

        Independentemente que o considere o melhor, ou não, da sua geração, vou assumir que coloca outros guarda-redes da década passada no mesmo patamar ou nível que Cech.
        Agora passando à pergunta em si, considera que o nível dos guarda-redes diminuiu tanto assim para que dois dos melhores guarda-redes da atualidade, a atravessar/entrar no teórico topo da carreira, sejam tão “claramente” inferiores aos melhores da década passada?

        • JohnnyOli
          Posted Janeiro 15, 2019 at 2:07 pm

          É óbvio que nem é claramente superior ao oblak ou de gea nem claramente inferior. Mas há esta necessidade de exagero como forma de deitar o outro abaixo. Em que aspectos é que o cech foi melhor do que oblak e de gea?

        • masterDC
          Posted Janeiro 15, 2019 at 2:22 pm

          SenyorPuyol se me permite responder à sua pergunta digo-lhe que no meu top escrito acima só coloquei-o até 2010 mas se o tivesse feito até aos dias de hoje certamente De Gea, Ederson ou Oblak ou até mesmo os 3 teriam de entrar neste top certamente mais alargado, um top 10 ou até top 5 aí já depende dos gostos pessoais mas o que quero dizer é que no fim da carreira apesar de estarem já no seu pico de forma certamente entrarão no top de favoritos de mais pessoas. Talvez hoje por nostalgia ou por a carreira destes grandes GRs estarem ainda no “começo”, a imagem de outros jogadores da década de 2000 ainda esteja mais presente na memória dos adeptos de futebol. Tenho a certeza que De Gea, Oblak e Ederson que já são referência para muitos e que têm grande qualidade farão parte da história dos melhores no futebol. São tão bons como muitas referências mundias, como Cech por exemplo, e penso que hoje em dia também devido à evolução do futebol estes tenham a vantagem de saber jogar bem com os pés. Nos dias de hoje um excelente GR não basta saber defender bem, ter bons reflexos, a componente dos pés é muito importante.

          • SenyorPuyol
            Posted Janeiro 15, 2019 at 3:41 pm

            Obrigado por partilhar a sua perspetiva!

            E devo dizer que me alegrou ter envolvido o tópico da nostalgia, que está na base do que eu próprio penso sobre a nossa (humana) tendência natural a ter em maior conta o que vimos/experimentamos no passado, neste caso, em relação ao futebol.

            Ainda ontem, no post do XI do Yaya, eu falava de Marquez como sendo, “sem dúvida”, melhor que Piqué. Só depois comecei a refletir que na verdade não é bem assim. Simplesmente, com o passar do tempo, acabamos por polir e reter, de uma forma inconsciente, uma imagem melhor do que aquela que realmente vimos.
            Com tudo isto, entre dois jogadores de diferentes épocas, mas com um nível semelhante, acredito que acabamos por preferir essa imagem polida a outra que ainda está a ser formada.

            A pergunta que coloquei ao manelfcp advém desta minha reflexão, apenas procurava outras eventuais perspectivas para consolidar ou contrapôr a minha, e o seu comentário é uma boa base para o fazer (neste caso, consolidar).

  • Wonderkid
    Posted Janeiro 15, 2019 at 11:40 am

    Para mim chegou a ser o melhor GR do Mundo aquando da sua passagem pelo Chelsea. Pelo menos num top 10 tem de estar.

  • Joao Silvino
    Posted Janeiro 15, 2019 at 11:57 am

    Um Deus há quase 20 anos, vamos ter saudades.

  • Estigarribia
    Posted Janeiro 15, 2019 at 12:05 pm

    De 2001 até 2010

    1º – Oliver Kahn
    2º – Gianluigi Buffon
    3º – Iker Casillas
    4º – Júlio César
    5º – Petr Cech
    6º – Edwin van der Sar
    7º – Victor Valdés
    8º – Dida
    9º – Francesco Toldo
    10º – Santiago Cañizares

    Saudações Leoninas

    • Xyeh
      Posted Janeiro 15, 2019 at 12:26 pm

      Como é que não está aí o Vitor Baía, venceu Taça UEFA, Liga dos Campeões e levou Portugal à final do Euro 2004, oh wait…

      • Estigarribia
        Posted Janeiro 15, 2019 at 12:38 pm

        Não quis incluir guarda-redes portugueses para ser mais imparcial.

        Saudações Leoninas

      • Estigarribia
        Posted Janeiro 15, 2019 at 12:38 pm

        Já agora fica o reparo: quem levou Portugal à final do Euro 2004 foi o Ricardo e não o Vítor Baía.

        Saudações Leoninas

        • Xyeh
          Posted Janeiro 15, 2019 at 1:22 pm

          O “oh wait” foi sarcástico por o Baía não ser chamado para o Euro quando tinha acabado de vencer Taça UEFA e Liga dos Campeões e estava em excelente forma precisamente um ano antes do Cech explodir.

      • Totti
        Posted Janeiro 15, 2019 at 12:50 pm

        Onde o Vitor Baia levou Portugal à final do Euro 2004 ?

        • JohnnyOli
          Posted Janeiro 15, 2019 at 2:04 pm

          A questão é mesmo essa: com ele teríamos ganho? Era, claramente, top 3 mundial.

          • Totti
            Posted Janeiro 15, 2019 at 2:23 pm

            top 3 mundial ? com esta até vou trabalhar melhor

            • manelfcp
              Posted Janeiro 15, 2019 at 3:35 pm

              Pois não era top 3 mundial meu caro. Para a FIFA, em 2004, foi só considerado o melhor do mundo…

              • Totti
                Posted Janeiro 15, 2019 at 3:43 pm

                Mas a opinião da FIFA tambem disse que o Modric foi o melhor do mundo e realmente foi ?
                Dizer que o Baia foi algum dia top 3 mundial é dizer que Buffon, Kahn, Casilhas e companhia jogavam golf

                • manelfcp
                  Posted Janeiro 15, 2019 at 4:51 pm

                  Compreendo o argumento, e considero que o prémio de Modric apenas signifca que é o melhor a seguir a Messi e Ronaldo…
                  Os prémios FIFA apenas respeitam a 1 ano e não a uma carreira. Baía talvez nem esteja no top 20 dos melhores de sempre (é top 30) , mas em 2004 é um dos pilares de uma equipa que já tinha vencido uma taça UEFA e vence a Champions. Não era melhor que Buffon, Casillas, Cech, Dida ou Kahn, mas não o pode considerar inferior.
                  Mas era indubitavelmente superior a Ricardo, que apesar de nos dar grandes momentos, nunca deu a confiança necessária às equipas que representou.
                  Por essa razão, e não fosse a birra de Scolari, Baía tinha de ser o N1 na seleção em 2004.

                  Mas já agora, uma das belezas do desporto são as opiniões divergentes. A sua não é necessariamente melhor nem pior que a minha. Todas a opiniões são válidas e devem de ser respeitadas, principalmente quando se tratam de matérias tão subjetivas.

                  • Totti
                    Posted Janeiro 15, 2019 at 5:13 pm

                    vendo nessa prespectiva tenho de concordar, apesar de não achar que baia tenha sido o melhor GK em 2004, mas de Portugal sem duvida alguma era top 1 com uma distância enorme para o Ricardo que apesar de tudo e do lance da final contra os Gregos fez uma exelente prestação

        • manelfcp
          Posted Janeiro 15, 2019 at 3:34 pm

          Não percebeu o comentário do Xyeh…

  • Chico
    Posted Janeiro 15, 2019 at 12:22 pm

    O melhor depois de Buffon (não vi o suficiente de Kahn).

  • josediogo
    Posted Janeiro 15, 2019 at 12:25 pm

    Grande Cech!
    A melhor rivalidade que vi entre GR, foi aquela com Van der Saar, nos duelos entre Chelsea e Man Utd.
    Grandes GR’s e senhores.

  • Mike The Kid
    Posted Janeiro 15, 2019 at 12:25 pm

    Hall of Famer

  • manelfcp
    Posted Janeiro 15, 2019 at 12:43 pm

    Desde 2000:
    1º Buffon
    2º Casillas
    3º Van der Sar
    4º Petr Cech
    5º Neuer
    6º Kahn
    7º Dida
    8º Valdés
    9º De Gea
    10º Júlio César

    E não esquecer outros nomes como: Schmeichel, Lehmann, Baía, Toldo, Preud’homme, Lloris, Oblak, Courtois, Handanovic. E certamente faltaram aqui alguns nomes.

  • masterDC
    Posted Janeiro 15, 2019 at 12:48 pm

    De 2001 até 2010 para mim:
    – Buffon
    – Van der Sar
    – Oliver kahn
    – Casillas
    – Petr Cech

    Sempre que penso em Cech lembro-me daquela seleção checa no Euro 2004 e da equipa fantástica de Mourinho nos primeiros anos no Chelsea.

  • Kacal
    Posted Janeiro 15, 2019 at 1:25 pm

    Para mim foi top5, que grande carreira teve e fez história no Chelsea. Um GR que sempre falou muito pouco e jogou MUITO, parecia “low-profile” mas era um GR tremendo, uma lenda do Chelsea. Um dos melhores do século, para mim num top5. Ele, a par do Van der Sar, foram os meus GR preferidos a partir de 2000 até 2010. Actualmente De Gea e Ederson são os meus preferidos.

  • Gunnerz
    Posted Janeiro 15, 2019 at 2:20 pm

    Excelente guarda redes e pelo que parece um exemplo como pessoa. Adorei vê lo como gunner mas, como ele próprio disse na época passada, já não tem nível para isto. Cometeu demasiados erros nos últimos tempos, e é natural que termine aqui. Mas será bem reconhecido no futuro, sendo que meter um capacete na cabeça acaba por ser a imagem de marca que fica na nossa retina.

  • RodolfoTrindade
    Posted Janeiro 15, 2019 at 2:59 pm

    Para mim é claramente uma referência, daqueles que será certamente lembrado.

    Uma grande contratação de Mourinho para o Chelsea.

  • JC31
    Posted Janeiro 15, 2019 at 3:47 pm

    Entristece ver este tipo de lendas deixar o futebol.
    Ficam para a história os fabulosos anos ao serviço do Chelsea.

  • Jose Osorio
    Posted Janeiro 15, 2019 at 4:01 pm

    É um dos melhores guarda-redes deste século, sem dúvida. Mas há um “detalhe” que não pode ser esquecido e sobretudo quando estamos a avaliar a qualidade dele salta-me imediatamente para o pensamento. O que teria sido Petr Cech se aquele acidente no dia 14 de Outubro de 2006, frente ao Reading, não tem acontecido. À altura era claramente o melhor guarda-redes do Mundo. Vinha de duas épocas onde ganhou o prémio IFFHS World’s Best Goalkeeper (à data o prémio individual mais importante para Guarda-redes) e onde deu um autêntico show naquele bi-campeonato do Chelsea. Nessas duas épocas foi provavelmente o guarda-redes mais completo que vi jogar até hoje. Tinha todas as qualidades de Buffon, mas era mais ágil e menos pesado. Aquele tempo nem havia concorrência para esses dois. A maioria dos clubes de topo tinham guarda-redes em final de carreira como van der Sar, Jens Lehmann, Toldo, Dida, Dudek, Peruzzi, Cañizares, Oliver Kahn… e uma geração de jovens guarda-redes espanhóis que a mim nunca me conveceram: Casillas (nesta altura já passava pelas segundas dificuldades no Real Madrid), Victor Váldez, Pepe Reina… que estiveram no sítio certo, à hora certa, mas isso é outra conversa. Após a lesão, aquele capacete até pode ter ficado como imagem de marca do jogador, mas o jogador nunca mais foi o mesmo. Não me venham dizer que depois de uma fractura craniana daquela extensão, que o deixou inconsciente, que os médicos disseram que quase lhe custou a vida… tudo ficou igual. Não ficou. E Petr Cech nunca mais foi o mesmo. Passou de um guarda-redes perfeito, a um excelente guarda-redes. Não é preciso tirar o curso de medicina para se perceber, que a própria lesão deixa danos (maiores ou menores deixa sempre), que a mentalidade do jogador muda completamente sabendo por experiência própria e não só por conhecimento geral que um lance dividido lhe pode tirar a vida (ainda por cima quem viu aquele jogo lembra-se que Carlo Cudicini que entrou a substitui-lo também teve que ser substituído com um traumatismo craniano, embora de menor dimensão, dando a Hilário os melhores tempos da carreira). E a partir daí Petr Cech mudou. Apareceram erros que não apareciam antes, naturalmente deixou de ser imperial nas saídas e nas divididas (resguardando-se), a própria condição física ficou mais limitada havendo mesmo momentos de lentidão e bloqueio. E com o tempo as inseguranças foram-se somando a outras inseguranças, as inseguranças provocadas pela lesão foram-se somando com as inseguranças dos erros que ia cometendo e diria mesmo que na primeira época da segunda passagem do Mourinho no Chelsea, havia um frangueiro na baliza. É muito difícil avaliar, classificar ou escalar num ranking um jogador fez mais de metade da carreira a 70%, 60%, 50%, agora já estávamos a entrar nos 40% daquilo que é. E repito, daquilo que é, não do que poderia ter sido como se diz em relação a outros jogadores. Porque o verdadeiro Petr Cech tivemos o prazer de o ver jogar sobretudo nas temporadas 2004/2005 e 2005/2006. Reafirmo que foi o melhor guarda-redes que vi jogar, que esse guarda-redes infelizmente teve uma carreira curta, e que partir daí tivemos o que restou dele depois daquele acidente, que ainda assim foi muito e faz dele um dos melhores guarda-redes deste século.

Deixa um comentário