Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

OFICIAL: Lito Vidigal deixa Vit. Setúbal

Quem deve ser o substituto? Não é um lugar fácil. Os Sadinos mantêm os problemas financeiros do costume, nos últimos 9 jogos perderam 7 e empataram 2, ainda por cima o plantel é algo limitado.

O Vit. Setúbal informou que Lito Vidigal rescindiu o contrato que o ligava ao clube por mútuo acordo. O treinador, de 49 anos, assumiu os Sadinos no início da época, mas depois de um bom arranque entrou numa série de maus resultados, sendo que a última vez que venceu foi a 1 de Dezembro.

37 Comentários

  • Amigos e bola
    Posted Janeiro 25, 2019 at 1:46 pm

    É verdade que há ordenados em atraso no Vitória de Setúbal?

    • João Ramos
      Posted Janeiro 25, 2019 at 2:00 pm

      2 ou 3 meses pelo o que se diz. Aliás, penso que o dinheiro do Costinha (que foi para o Chaves) serviu mesmo para isso..

    • w0bbly
      Posted Janeiro 25, 2019 at 9:07 pm

      Não é só no Setubal. Muitos dos clubes têm sempre 2/3 meses de atraso (porque mais que isso permite aos jogadores rescindir por justa causa). A Académica também tem esse problema. Nem os treinadores da formação têm recebido

  • Reaper
    Posted Janeiro 25, 2019 at 1:59 pm

    Tendo em conta o modos operandis em Portugal, aponto para José Mota.

  • J Silver
    Posted Janeiro 25, 2019 at 2:04 pm

    Apesar de não apreciar o estilo do Lito, é de lamentar este desfecho. Penso que para as limitações do Vitória, era o treinador ideal (se os pusesse a jogar como fez com o Arouca). Quanto ao clube em si, é impressionante como ainda se vai mantendo na primeira e uma vergonha que um histórico destes se arraste desta maneira.

  • RodolfoTrindade
    Posted Janeiro 25, 2019 at 2:05 pm

    Se passam a vida nisto e não pagam aos jogadores então que vão para a segundona…

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Janeiro 25, 2019 at 2:06 pm

    Não entendo bem esta saída, mas deduzo que seja por vontade do Lito (não andará a receber?), pois despedir o Lito não me parece grande solução, sobretudo tendo em conta que o plantel é muito fraco e a hipótese de ir buscar reforços é diminuta. Apesar das dificuldades, o clube está no 13.º lugar e segue-se um jogo difícil com o Sporting após esta pausa que terá permitido recarregar baterias.

    Quanto ao elenco, penso que Bracalli podia ser uma solução para a baliza, Xadas para o meio-campo, Jota e Castaignos para o ataque.

  • Tiago Silva
    Posted Janeiro 25, 2019 at 2:11 pm

    Talvez faça bem uma descida de divisão ao Vitória de Setúbal. Estas constantes lutas pela manutenção são difíceis para as equipas, perdem motivação, competitividade e dinheiro. Se descerem poderão começar um projeto novo, com um objetivo novo e novas pessoas.

    • Pipi Romagnoli
      Posted Janeiro 25, 2019 at 3:18 pm

      Também acho que uma descida poderia fazer bem ao clube, pois poderia tentar a partir daí fazer uma mudança no projecto desportivo com vista a um futuro mais sustentável e promissor da equipa principal, mas ao mesmo tempo lembro-me de clubes como o Beira Mar, União de Leiria e Naval cujo contexto também era complicado e que nunca mais saíram do buraco e fico apreensivo em relação ao futuro deste histórico do nosso campeonato.

    • RLuz
      Posted Janeiro 25, 2019 at 4:24 pm

      Nesse aspeto não concordo isso.
      O V Setúbal se descer de divisão não voltará a conseguir reerguer se.

  • VISIONARIO
    Posted Janeiro 25, 2019 at 2:13 pm

    É uma pena o que fizeram ao Setúbal! Mourinho podia vir salvar isto! Comprava parte da sad e assumia o comando do clube até ao final da época!

    • J Silver
      Posted Janeiro 25, 2019 at 2:54 pm

      Por acaso sempre tive curiosidade em saber se o Mourinho alguma vez ajudou o clube. Ele diz-se vitoriano e setubalense com orgulho portanto… ainda por cima dinheiro não lhe deve faltar.

      • untaxpt
        Posted Janeiro 25, 2019 at 3:32 pm

        Boas.
        Tenho um amigo que era sócio do Vitória e ia as assembleias e isso. O que ele me contou é que o Mourinho ajudava o vitória mas queria ” relatório” de onde eram utilizados esses valores. Acontece que o antigo presidente utilizava essas verbas ( outras do próprio clube) nunca se sabendo para onde esses dinheiros iam. O Mourinho obviamente não deu mais nada , objetivo era ajudar para desenvolvimento do clube.

        • J Silver
          Posted Janeiro 25, 2019 at 3:44 pm

          Obrigado. É triste saber isso. Mas é sempre uma possibilidade no futuro se o Mourinho tiver alguém de confiança que sirva como intermedário e “fiscalizador”

          • Berto
            Posted Janeiro 25, 2019 at 4:13 pm

            Sendo verdade era uma bela porta de entrada para o Rui Faria, controlando pelo menos a parte do futebol. Depois bastava colocar um gestor a controlar as finanças.

          • AlexanderSearch
            Posted Janeiro 25, 2019 at 5:00 pm

            É verdade. Na qualidade de sócio Vitoriano também já tinha ouvido esta história. É triste porque se o dinheiro fosse bem aplicado, o nome mourinho poderia ter ajudado a captar alguns nomes interessantes.
            Quanto ao despedimento, não acho que o Lito estivesse a fazer um mau trabalho, e estou para ver quem vão arranjar que seja melhor… mas lá estaremos para apoiar

            • AngeloGJ
              Posted Janeiro 25, 2019 at 6:03 pm

              Eu ouvi a um tempo atrás que o Mourinho e o Mendes estavam dispostos a ajudar o Vitória financeiramente e desportivamente mas que tanto o presidente na altura e os sócios(aí os sócios dos clubes português) não quiseram ser “intervencionados” quer pelo Mourinho quer pelo Mendes então ficou por aí, não me admira nada porque o Boavista já teve proposta da Red Bull e os sócios rejeitaram hoje está onde está, o Belenenses igual, e há muitos outros clubes da primeira liga que fizeram o mesmo, a mentalidade dos sócios portugueses e’ essa, preferível ter o clube no CNS e cheio de dívidas do que estar no top a competir com os melhores mas não pertencenter aos sócios, sabem quais são os clubes que vão substituir os históricos Setubais, Belenenses e por aí fora ?Os Famalicoes, Chaves etc e sabem porque ? Porque começam a ter estruturas profissionais, alicerçadas em projectos no mínimo sustentáveis e acima de tudo abrirem-se para o investimento ESTEANGEIRO, mas prontos o importante é ir dormir amoite e saber que uma percentagem do clube pertence aos sócios…

            • J Silver
              Posted Janeiro 25, 2019 at 6:07 pm

              Boa sorte aos adeptos setubalenses!

  • AnalistaVerde
    Posted Janeiro 25, 2019 at 2:17 pm

    O Luis Freire era uma grande escolha para o Vitória de Sétubal, é dos treinadores mais promissores a nível mundial e acessível aos cofres do Vitória, mas conhecendo o modus operandi do Vitória, não ficaria supreendido com um José Mota ou José Couceiro.

    • manelmadeira
      Posted Janeiro 25, 2019 at 4:02 pm

      dos treinadores mais promissores a nivel mundial?

    • DeMachado
      Posted Janeiro 25, 2019 at 4:03 pm

      Nível mundial? Calm down…

      O Luis Freire é um bom treinador mas vi vários jogos do Estoril este ano e a equipa tinha deficiências gravíssimas sobretudo na organização ofensiva e transição defensiva. Ganhou o CNS com o Mafra mas foi injusto porque o Farense foi bastante superior.

      Não lhe retiro o mérito de ter subido na carreira a pulso e é um treinador que gosto mas não tem andamento para uma equipa do nível do Setúbal ainda.

  • Antonio Clismo
    Posted Janeiro 25, 2019 at 2:18 pm

    Como é possível um clube como o Vitória de Setúbal, um histórico, com apoio de uma cidade e região inteira, com condições de prospecção muito boas e desenvolvimento de talento. Com um estádio próprio (se está em boas condições ou não isso é outra conversa).

    Como é possível um clube como este estar ano após ano com as mesmas dificuldades, sem rumo, sem plano sustentável de futuro, como é que um clube deste não consegue dar lucro? Gestão amadora, é o que é…

    Mais valia o Mourinho e os amigos dele lá de Setúbal e usar algum do dinheiro do despedimento do Manchester United e comprar o Vitória de Setúbal de vez e colocar à frente do clube alguém competente.

    Poderia facilmente fazer obras no estádio, vendendo o excedente dos terrenos nos topos Norte e Sul (já ninguém usa pistas de atletismo) e assim fechava o estádio. Usaria esse dinheiro para as obras no estádio e para construir um centro desportivo mais fora da cidade onde pudesse captar mais jovens da margem sul (neste momento acabam por ser todos sugados pelo Benfica (Seixal) ou Sporting (Alcochete).

    Depois é só comprar bem e vender melhor, ter planteis competitivos, escolha criteriosa de treinadores e corpos técnicos e não sair da primeira metade da tabela. É assim que fazem o Rio Ave, Guimarães, Braga, etc etc

    • Luke Vin Diesel
      Posted Janeiro 25, 2019 at 4:54 pm

      O VFC deixou de ser aquela potência da margem sul, que isso sim sugava tudo e todos do distrito de Setúbal. A nível da formação, Cova da Piedade principalmente (veja-se Iniciados e Juniores) está a passar gradualmente como clube dominador da região, com Amora e Barreirense também em crescimento. O Vitória vive sobretudo do nome, visto que em condições oferecidas está abaixo dos 3 clubes que mencionei. O Cova da Piedade não se catapulta de maneira direta para o 1º lugar do distrito por falta de infraestruturas.

      • Jordan
        Posted Janeiro 25, 2019 at 5:42 pm

        O VFC continua a ser o dominador do distrito na formação. Não basta olhar para a classificação dos diferentes escalões para se tirar conclusões. A nível qualidade e talento individual estão num patamar acima de todos os outros embora em certas épocas isso não se reflita na classificação.
        De resto concordo parcialmente, as condições da formação do VFC são sim bastante más e piores que o Cova da Piedade e Barreirense. Dizer que são piores do que o Amora é, com todo o respeito, de quem não está por dentro da realidade.

        • Luke Vin Diesel
          Posted Janeiro 26, 2019 at 7:05 pm

          Todos os talentos que o Vitória tem, vai buscá-los devido a sua reputação. Não os forma na casa, ou forma pouco, menos que os demais até.

          De resto, de certeza que não conhece o Amora, visto que tem infraestruturas físicas que dão 10 a zero ao Vitória de Setúbal, com o novo complexo do Serrado. Falta apenas o capital humano.

  • T. Pinto13
    Posted Janeiro 25, 2019 at 2:22 pm

    Não arranjam melhor facilmente.

  • Ryovanni
    Posted Janeiro 25, 2019 at 4:13 pm

    Este Setúbal lembra-me a Académica de há uns anos, em que estando ano após ano “ligado às máquinas”, vai conseguindo, à rasquinha, ir-se mantendo na 1ª Liga. Não é um pelo qual sinta particular simpatia, mas é um dos clubes historicamente mais ricos do nosso campeonato, com uma massa adepta muito fiel e um dos clubes que dá mais espaço ao jogador português. É um despedimento algo estranho, porque o Vidigal é um treinador competente, goste-se dele ou nao, e estão em 13º, logo o objetivo da manutenção tem vindo a ser cumprido. Parece-me que o os problemas financeiros poderão estar na origem desta decisão. Recordo-me que no ano passado o Couceiro também esteve para sair a meio da época pelos mesmos motivos, isto dito pelo mesmo.

    • BriosoAdepto
      Posted Janeiro 25, 2019 at 5:19 pm

      Apesar das dificuldades financeiras que a Académica agora apresenta – típicas de um clube que tentou dar um salto maior que a perna e que deu um valente trambolhão – comparar com o Setúbal que ano após ano na primeira divisão é useiro e vezeiro na situação de salários em atraso, só pode ser uma brincadeira de mau gosto.
      Tenho alguma simpatia pelo Vitória Futebol Clube, mas sinceramente é um dos clubes que mais vezes se encontra em situações como esta, que infelizmente são cada vez mais normais no futebol português. Pior para os jogadores, treinadores e funcionários que sem grande opção continuam a trabalhar e nunca apresentam queixa, uma vez que – especialmente para jogadores e treinadores – isso implica o fim das suas carreiras. Lito, um treinador com provas dadas na nossa Liga, sai do projecto com a sua imagem danificada, sem grande culpa – pelo menos assim parece.
      Temos que lembrar que outros clubes programam os seus anos desportivos com planteis de menor qualidade/profundidade mas que conseguem cumprir as suas obrigações, sendo esses os verdadeiros prejudicados por esta “trafulhice”.

      • Ryovanni
        Posted Janeiro 25, 2019 at 5:46 pm

        Não quis, de modo algum, ferir suscetibilidades ao comparar o Setúbal com a Académica. A minha comparação é no sentido de que a Académica, antes de ter descido, andou ali uns 4/5 anos no limite para não descer, até que acabou, por fim, por descer e prevejo que com o Setúbal irá eventualmente acontecer o mesmo.

        • M@ss@
          Posted Janeiro 25, 2019 at 6:57 pm

          Sou da opinião que se o Vitória acabar por descer um destes anos e, se a gestão não der uma volta de 180 graus o Vitoria será mais um Salgueiros (com todo o respeito) do que uma Académica. É pena porque este clube tinha tudo para ser uma referência nacional.

  • Estigarribia
    Posted Janeiro 25, 2019 at 5:12 pm

    Lito Vidigal nunca foi aquele tipo de treinador que pusesse uma equipa a jogar bom futebol, mas com o 13º lugar bastante confirmado, esta saída só prende por razões financeiras. Até porque o Vitória de Setúbal até tem um elenco de qualidade interessante.

    Gostava que viesse um treinador jovem e com outras ideias para o futebol praticado, mas o mais certo é vir para aí um José Mota, um José Peseiro ou um Manuel Machado. Aguardemos.

    Saudações Leoninas

  • DNowitzki
    Posted Janeiro 25, 2019 at 6:53 pm

    12 clubes na primeira liga a 3 voltas. É isto que é preciso.

  • Joga_Bonito
    Posted Janeiro 25, 2019 at 7:25 pm

    Por um lado Vidigal montou uma equipa de troncos autênticos, com pouca valia técnic-tática. A formação do VFC segue o mesmo rumo, quando os vi a jogar na formação contra o Benfica era só troncos, que complicavam a vida ao Benfica por conta do poder físico no roubo de bolas. Com a bola nos pés até metia dó. Desculpem a sinceridade, mas acho que o politicamente correcto não ajudará ninguém.
    Não me levem a mal, tenho respeito pelo Vitória, mas este rumo que o clube tomou não é entendível.
    Em vez de apostar na formação de talentos, para tentar recriar o Vitória dos anos 70, em que dava gosto ver jogar aquela equipa (com craques que até nos grandes tinham lugar), o clube caiu no erro de só apostar em troncos. Pouca ou nenhuma valorização de talentos sai disto. Alie-se isto á gestão danosa do clube, que desde há anos afunda o clube.
    Pela cidade que o rodeia, o VFC tinha condição de ter uma massa humana envolvente. Mas quem quer pagar balúrdios para ver um futebol miserável?
    O VFC nada fez para manter a massa adepta, que não sendo de milhões, facilmente se alienou do estado actual do clube e com ele temos um estádio vazio.
    Depois há a questão dos salários em atraso, que é um problema de anos no clube.
    Mas o futebol de Vidigal era tudo menos a resposta que o Vitória precisa: bom futebol que traga a adeptos, bons resultados, valorização de jogadores.
    Sem menosprezo pelo Vidigal, mas este futebol dele não deixa saudades.
    Se calhar, descer de divisão pode ser bom, por muito paradoxal que possa parecer. Talvez assim os sócios acordem e percebam que têm de colocar o clube num novo rumo. Que é preciso novas ideias. Olhem para o Belenenses, que está a renascer mesma na quarta divisão, com adeptos, projecto, jovens.
    O trauma do Celta de Vigo no Benfica, junto com a dispensa de JVP do Benfica foi o tiro final em Vale e Azevedo, o que possibilitou um renascimento do clube.
    Acho que o Vitória precisa de um novo projecto, é penoso ver o que se passa.

  • Francisco Torgal
    Posted Janeiro 25, 2019 at 7:34 pm

    Acho que seria melhor para o clube que ele ficasse.

  • Gui Loureiro
    Posted Janeiro 26, 2019 at 12:05 am

    Sempre o mesmo clube com problemas financeiros.

Deixa um comentário