Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Benfica chega aos 3-0 e aguenta 30 minutos a jogar com 10; Seferovic desbloqueou com classe; Ferro voltou a marcar mas foi expulso; Rafa também fez o gosto ao pé; Aves não conseguiu aproveitar a superioridade numérica; Almeida viu o amarelo que o tira do jogo com o Chaves

Aves 0-3 Benfica (Seferovic 3′, Rafa 36′ e Ferro 59′)

O Benfica deu sequência à boa fase com uma vitória tranquila na Vila das Aves. Os encarnados, que ficam agora com mais 4 pontos que o SC Braga, voltaram a entrar praticamente a ganhar, e potenciaram isso da melhor maneira, sendo que nem a expulsão de Ferro (que marcou o 2.º golo em 4 jogos) alterou o rumo do encontro. Seferovic marcou pelo 7.º jogo consecutivo para a Liga e igualou Dyego Sousa e Bas Dost no topo dos melhores marcadores, numa partida em que Pizzi voltou a destacar-se e André Almeida viu o amarelo que o tira do jogo com o Chaves. Já o Aves viu a sua estratégia complicar-se logo aos 3 minutos e mesmo a jogar 30 minutos contra 10 não conseguiu incomodar verdadeiramente Vlachodimos.

Em relação à partida, o Benfica entrou praticamente a vencer, com Samaris a descobrir Seferovic nas costas da defensiva contrária com um passe por alto e o suíço a receber e picar sobre Beurnardeu. As Águias continuaram a criar perigo, nomeadamente através da profundidade oferecida por Rafa e Seferovic nas costas da defensiva contrária, sendo que o extremo serviu Félix em zona de tiro, não tendo o jovem conseguido finalizar com sucesso. Do outro lado, um livre de Vítor Costa obrigou Vlachodimos a defesa apertada. Numa triangulação entre Grimaldo, Félix e Rafa, o extremo trocou os olhos a Jorge Fellipe e fez o 2-0. Na resposta Vlachodimos negou o golo a Rodrigo num remate de meia distância do lateral. Na 2.ª parte, o Benfica quase entrou novamente a marcar, mas Beurnardeu defendeu com estilo um remate de Félix de fora da área. Vítor Costa impediu Seferovic de bisar depois, mas o Benfica chegaria mesmo ao 3-0, com Ferro a finalizar com sucesso na sequência de um canto, marcando pela segunda jornada seguida. Contudo, o jovem central foi do céu ao inferno rapidamente, sendo expulso de seguida por agarrar Derley quando este seguia isolado. A partir daí, tirando alguns ameaços de Mama Baldé, o Benfica, mesmo com dez, geriu o resultado até final, sendo que Félix, de meia distância, esteve novamente perto de marcar.

Benfica – Triunfo natural dos Encarnados, que estão numa boa sequência e não sentiram dificuldades em se superiorizar a um D. Aves frágil. As Águias marcaram muito cedo novamente e isso ajudou a desbloquear e a dar confiança, mas a técnica, talento e mobilidade do ataque voltou a encantar. Seferovic continua de pé quente, Rafa também marcou e criou desequilíbrios, embora nem sempre tenha definido bem, enquanto João Félix esteve muito activo e assistiu no 2-0. Já Pizzi continua em grande forma, aparecendo em todo o lado e definindo com grande qualidade, ao passo que Samaris e Gabriel estiveram seguros, com o grego a fazer uma grande assistência no 1-0. Nota para Ferro, que esteve no melhor e no pior (marcou e foi expulso, sendo notório que tem dificuldades nos duelos), ao passo que Rúben Dias e André Almeida estiveram mais seguros. Também Grimaldo cumpriu defensivamente, mas voltou a acrescentar muito à equipa no ataque, marcando a diferença com a sua técnica, velocidade e inteligência. Nota ainda para Vlachodimos, que resolveu bem os pequenos problemas que lhe apareceram pela frente, bem como para o regresso de Zivkovic à competição nos últimos minutos.

D. Aves – Jogo muito complicado para os avenses, que entraram praticamente a perder e, mesmo tendo em conta a boa reacção ao golo, a verdade é que nunca conseguiram incomodar verdadeiramente o Benfica e colocar o resultado em causa. A criatividade e maior valia do adversário esteve patente desde início e foi-se acentuando ao longo da partida, sendo preocupante o pouco que a turma de Augusto Inácio produziu em termos ofensivos. À excepção de bolas paradas e de um remate de meia distância não se verificaram lances de perigo, ao qual não será alheia a incapacidade do meio-campo (Vítor Gomes e Braga com muito pouco andamento para a exigência) e dos homens que apoiaram Derley no ataque, visto que Baldé e Luquinhas pouco incomodaram. Já Rodrigo e Vítor Costa estiveram muito interventivos, sobretudo na 1.ª parte e nas bolas paradas, mas sentiram problemas nas costas, tal como o trio de centrais, nomeadamente Galo e Jorge Fellipe, que são lentos e duros de rins. Por outro lado, Beurnardeu podia ter saído mais rápido no 1-0, mas somou algumas intervenções de bom nível, enquanto os suplentes nada vieram acrescentar.

XI do Aves – Beunardeau; Rodrigo, Ponck, Diego Galo, Jorge Fellipe, Vítor Costa; Vítor Gomes, Braga, Mama Baldé, Luquinhas; Derley.

XI do Benfica – Vlachodimos, Grimaldo, Rúben Dias, Ferro, A. Almeida, Samaris, Pizzi, Gabriel, Rafa, João Félix e Seferovic.

88 Comentários

  • stanpanan
    Posted Fevereiro 18, 2019 at 10:10 pm

    Bom jogo do Benfica! A continuar a boa fase, com total control do jogo, nesta altura de época há uma enorme facilidade de construir oportunidades muito por culpa da qualidade de passe, principalmente Gabriel e J.Felix. Mas toda a equipa esteve muito bem. Ferro apesar do golo é muito mal batido no lance da expulsão, abordou o lance todo o ele mal e ainda expôs a equipa com a expulsão, felizmente o resultado já era suficiente para não fazer mossa, além que este Avves pareceu sempre mais preocupado em não sofrer uma goleada que propriamente discutir o jogo.

    Siga para o próximo!

  • DNowitzki
    Posted Fevereiro 18, 2019 at 10:13 pm

    O nível de estupidez do Ferro e do Dias é digno de uma tese! Que par de palermas!

    De resto, Lage a tardar as substituições; segundo lugar consolidado e manutenção da distância para o líder.

    • Teixas
      Posted Fevereiro 18, 2019 at 10:19 pm

      A defesa central do Benfica: “Um par de palermas!”

      Genial! :D

      • J Silver
        Posted Fevereiro 18, 2019 at 10:44 pm

        Tivemos os 5 violinos, as torres de Belém, os Magriços, a Laranja Mecânica… eis agora que surgem “O Par de Palermas”. hahahah

      • DNowitzki
        Posted Fevereiro 18, 2019 at 11:15 pm

        Eu faço um desenho: foram um par de palermas, pois (1) um teve uma péssima abordagem ao lance e expulsou-se a si mesmo e (2) o outro cometeu uma falta para segundo amarelo que lhe foi perdoado pelo árbitro.

        Compreenderam o desenho?

        • Teixas
          Posted Fevereiro 19, 2019 at 12:05 am

          Caríssimo.

          Nem todos as respostas aos seus comentários são um “ataque” a sua opinião.

          Eu, assim como o Silver, adoramos a expressão.

          Abraço.

          • DNowitzki
            Posted Fevereiro 19, 2019 at 12:59 am

            Excelência,
            Sei reconhecer, ocasionalmente, a leitura não literal do que escrevo, mas nunca se sabe quando aparece uma alma mais obtusa.

    • Miguel Carvalho
      Posted Fevereiro 19, 2019 at 10:27 am

      Sem dúvida, mas no entanto não esquecer que o Ferro tem meia desculpa.. jogar com na B não é igual do que na A… agora o dias nem pensar… o jogo 3-0 aos 92 fazer aquilo… devia ter sido expulso.

    • Tiago Martins
      Posted Fevereiro 19, 2019 at 11:57 am

      O Ferro estava a jogar muito bem, teve um erro que o personalizou, São estes os riscos de apostar em jovens com pouca experiência ao mais alto nível, mas os dividendos que temos retirado são indubitavelmente favoráveis.

      O erro de Rúben Dias para mim é mais grave, aos 93 e com o jogo completamente resolvido entrar assim …

    • Porko85
      Posted Fevereiro 19, 2019 at 12:28 pm

      Com a agravante de no caso do Ruben Dias nao ser a 1a nem a 2a vez que lhe pára o cérebro

  • Nunop
    Posted Fevereiro 18, 2019 at 10:14 pm

    Não jogámos muito bem, mas também não passámos por muitas dificuldades. Ferro a mostrar os tais erros q disse que cometia na B mas pronto, é novo e vai aprender. Jogo com o Chaves na próxima semana, sem André Almeida, sem Ferro e devia também ser sem Rúben Dias que devia ter sido expulso com o segundo amarelo agora nos descontos num erro infantil mas pronto. Devem entrar no 11 Corchia e Florentino (deve jogar Rúben Dias/Samaris a central contra o Chaves). Ou então promover o Kalaica que tem estado em boa evidência na B pela saída de bola (grande assistência contra o Varzim para Willock) e já jogou e marcou pela equipa principal há duas épocas.

  • Teixas
    Posted Fevereiro 18, 2019 at 10:14 pm

    Jogo tranquilo com o Benfica a construir uma vitoria confortavel num terreno chato.

    Seferovic e Feliz deviam ter saído mais cedo.

    De resto, parabéns encarnados!

  • PedroDarwin
    Posted Fevereiro 18, 2019 at 10:15 pm

    Este Benfica joga muito! a expulsão do Ferro evitou uma quase certa goleada por números maiores. A equipa funciona como um todo, o que deixa qualquer adepto satisfeito.

  • Tiago Silva
    Posted Fevereiro 18, 2019 at 10:15 pm

    Mais um bom jogo do Benfica que não sabe jogar mal. Hoje gostei imenso do Samaris o seu passe para o 1°golo foi divinal! O João Félix esteve melhor foi importantíssimo na manobra ofensiva da equipa, sempre a jogar entre-linhas e a definir quase sempre bem. O Pizzi também jogou muito, o Seferovic fez o seu jogo habitual, muita inteligência e pulmão, mas estragou um pouco com a falta de técnica.

    Agora é receber o Galatasaray e eu jogaria com Odysseas, Almeida, Rúben Dias, Ferro, Grimaldo, Florentino, Samaris, Gedson, Zivkovic, Jota e Jonas.

    • Daniel Alves
      Posted Fevereiro 18, 2019 at 11:15 pm

      O Corchia não faz esquerda também? Eu poupava o Grimaldo, metia Corchia e Almeida nas laterais e com o Chaves voltava o Grimaldo e o Corchia ia para a direita.

  • Bruno Cunha
    Posted Fevereiro 18, 2019 at 10:15 pm

    Ruben Dias, que andava na melhor forma da sua carreira, deve ter feito a sua pior exibição pelo Benfica hoje.

    Mais uma boa exibição do Benfica, que poderia ter ganho por mais, aliás , dá a impressão que se Ferro não é expulso o ia fazer. Félix/Pizzi/Rafa em jogo interior desmontam qualquer equipa.
    Por falar em Ferro, pode ter deitado a sua oportunidade ao lixo com esta expulsão se Jardel voltar para a semana.

    Seferovic hoje deveria ter saído mais cedo.Quinta-feira pode ter que fazer mais 90 minutos o que se começa a tornar insustentável.
    Fizeram a borrada de mandar os 2 Pls que tinham embora, agora Félix e Seferovic vão ter de ser geridos até ao final da época.

  • Joga_Bonito
    Posted Fevereiro 18, 2019 at 10:17 pm

    Resultado justo! Boa exibição, a mostrar capacidade de marcar golos mesmo sem uma avalanche. Este é um traço importante numa equipa que quer vencer.
    A expulsão de Ferro é justa. Fez-se mal ao lance e fez uma falta estúpida que com outro resultado tinha dado dores de cabeça Mas não estou a queimá-lo, é um erro, mas normal. O treinador deve corrigir isto!
    Vamos Benfica!

  • Francisco Rocha
    Posted Fevereiro 18, 2019 at 10:19 pm

    Jogo tranquilo. O coletivo está muito forte. O Félix parece-me cansado e o Ferro manchou a boa exibição com a expulsão.
    Para o jogo com o Chaves entram o Corchia e o Kalaica (caso o Jardel ou o Conti não recuperem). Acho preferível fazer isto a recuar o Samaris, visto que a dupla Samaris-Gabriel tem estado muito coesa (o brasileiro parecia muito desgastado no final do jogo).
    Com Bruno Lage ao leme, jogadores como o Samaris, Seferovic e Gabriel parecem novos e digo o mesmo do Pizzi que andava a “meter nojo”. O mesmo não se pode dizer do Salvio e do Cervi que têm um cérebro do tamanho de um grão de areia e a capacidade de decisão de uma ervilha (espero não os voltar a ver na próxima época com o manto sagrado).

  • Tim Cahill
    Posted Fevereiro 18, 2019 at 10:19 pm

    Jogo morno. O Benfica sem esforçar faz 3 golos. Mas gosto muito de ver estas movimentações e futebol a um toque.
    A minha opinião pode nao ser popular, mas ate a expulsão o Ferro esteve muito bem. Limpou tudo.

  • MuchoG
    Posted Fevereiro 18, 2019 at 10:19 pm

    Jogo sem muita história, o Benfica chegou à vantagem muito cedo e o jogo ficou resolvido com o 3-0 aos 59 minutos, não foi preciso forçar muito e a qualidade individual (passe de Samaris, finalizações de Seferovic e Rafa) resolveu o jogo.
    Nota para a expulsão de Ferro que realmente pára um jogador propositadamente que vai isolado para a baliza, se Conti e Jardel não estiverem aptos para a semana vai ser necessário uma adaptação ou subida de Kalaica. AA claramente a forçar o amarelo para poder jogar com o Porto, não sei se a liga castiga como a UEFA mas vamos ver.
    Destaques:
    Seferovic: Na senda do que tem feito, fartou-se de falhar passes e recepções, a bola queima quando a tem de ter por mais de 2 segundos. Mas à primeira e única chance marca com muita classe, se continuar assim não tenho queixas
    Rafa: Mais um golo, claramente o melhor ala da equipa
    Ferro: Intransponível na segunda parte, mais um golo, pena o vermelho
    Não percebo porque é que Seferovic jogou 81 minutos e Félix o jogo todo quando já tinham feito muitos minutos na quinta-feira, BL demorou muito nas substituições, mesmo tendo em conta que deve rodar a equipa na segunda mão contra o Gala. Espero que a entrada do Zivkovic no fim signifique o fim do “castigo”, é claramente o melhor ala suplente para Pizzi ou Rafa.

    • MuchoG
      Posted Fevereiro 18, 2019 at 10:32 pm

      Ah e o Rúben Dias devia ter sido expulso, aquela falta no fim foi muito estúpida, algo que ele ainda não resolveu, já contra o AEK foi expulso muito estupidamente e hoje só por boa vontade do árbitro é que isso não aconteceu.

  • react
    Posted Fevereiro 18, 2019 at 10:20 pm

    Fizemos um bom jogo!
    Contra o Chaves apostava numa dupla, Ruben Dias/Samaris que só nao é Kalaica/Samaris porque o arbitro perdoou o segundo amarelo ao Ruben Dias.
    Seguimos na luta!!

  • Fernandes35
    Posted Fevereiro 18, 2019 at 10:22 pm

    Jogo tranquilo com o golo cedo num grande passe de Samaris para um finalização cheia de classe de Seferovic (lá me vão calando os dois).
    De resto, pena a expulsão de Ferro que foi anjinho. Ruben Dias também deveria ter sido expulso. Já André Almeida forçou o amarelo para não falhar a ida ao Dragão, pode ser que o Chaves seja jogo para Corchia mostrar o que pode render num esquema bem oleado.

  • Kafka
    Posted Fevereiro 18, 2019 at 10:22 pm

    Gostei da expulsão do Ferro, continuo a achar que não está preparado para enfrentar avançados muito potentes fisicamente, o rapaz é pele e osso, facilmente pode ser atropelado por bestas físicas como são os avançados do Porto… Nesse âmbito esta expulsão é boa, pq retira ferro da equipa e obriga Lage a preparar o jogo com o Porto com um central mais apto fisicamente para enfrentar as bestas físicas do Porto, seja esse central o Jardel ou o Samaris, qualquer um dos 2 parece-me mais preparado para esse jogo… E como o Ferro foi expulso, da já para preparar contra o Chaves esse jogo contra o Porto

    Portanto no meio da burrice que foi aquela expulsão, a coisa acabou por correr bem e ainda bem que ele foi expulso

    • CarlosFCP
      Posted Fevereiro 19, 2019 at 12:44 am

      O problema é que o Porto não vai ter as bestas físicas para esse jogo…

    • Kuiper
      Posted Fevereiro 19, 2019 at 12:52 am

      Em tom quase cómico, mas é uma boa oportunidade para o Lage lhe dar na cabeça, ele crescer e quando voltar estar mais evoluido na questão dos duelos. Que isto de ser central não é só marcar 2 golos em 4 jogos. A não ser que ele queira ser um Ramos e andar a sarrafar o pessoal daqui a uns anos e a decidir jogos de cabeça pelo Real

    • Zico
      Posted Fevereiro 19, 2019 at 5:37 am

      Mesmo que o Ferro não tivesse sido expulso, seria substituído pelo Jardel no jogo contra o Chaves, caso este esteja recuperado. O próprio Lage deu a entender isso quando diz na antevisão deste jogo que “os miúdos chegaram agora”.
      Se o Jardel recuperar para o Chaves, será naturalmente titular também no Dragão, senão… espero que seja o Ferro! Adaptar o Samaris para o jogo contra o Porto não faz muito sentido, porque é mexer escusadamente em 2 posições importantes, se tivermos em conta que tem sido importante no meio campo e não é central de origem. É que se o Samaris descer para central, ou há o regresso do Fejsa que deve estar sem ritmo, ou se arrisca o Florentino que também está a começar na equipa principal… Rúben e Ferro conhecem-se e têm entrosamento cada vez melhor (4 jogos seguidos juntos) que certamente o Florentino e o Gabriel não terão…
      São muitas suposições e vai depender do que os jogadores mostrarem nos treinos, principalmente os que estão a recuperar de lesão. O Mister que decida, e que continue a decidir bem como até aqui :)

    • Gil Rodrigues
      Posted Fevereiro 19, 2019 at 10:07 am

      Só Kafka é que consegue ficar feliz por coisas más que acontecem ao seu clube. O que interessa é “levar a sua avante”.

      … Mais uma pérola para ao balde das vergonhas alheias.

      • Kafka
        Posted Fevereiro 19, 2019 at 10:26 pm

        Vergonha alheia é pessoas como tu que eram contra o despedimento do stõr de fisica, defendendo que o melhor para o Benfica era ter um professor em vez de um treinador e agora que se provou que estavam totalmente errados e que o Lage que é um treinador de futebol e como é obvio a dormir sabe mais de futebol que o stôr acordado, são incapazes de o admitir e assumirem que estavam errados e que o stôr não tinha qualidade para treinar o maior clube Português

        Isso sim é muita vergonha alheia, foram contra a contratação do Lage e agora agem como senão fossem nada

    • Miguel Carvalho
      Posted Fevereiro 19, 2019 at 10:25 am

      Não precisa de ser expulso para o Lage saber disso, o que tu dizes os treinadores já sabem, no entanto concordo em parte com isso, no entanto é algo que se resolve basta reparares no Ronaldo quando foi para manchester e o ronaldo que foi para madrid (estou a falar em físico e não em qualidade), por isso o miúdo que faça ginásio e ganha corpo, seria pior se não tivesse qualidade, para mim ele é melhor que o dias a sair a jogar e no passe por isso a ver vamos como será o futuro.

  • Joca Joqueiro
    Posted Fevereiro 18, 2019 at 10:24 pm

    Jogo tranquilo do Benfica com rasgos de qualidade colectiva, que são reflexo do trabalho sólido e meticuloso de Bruno Lage.
    Se passarmos o Chaves com o rigor que se exige, muito curioso para ver a resposta da equipa no Dragão… Confio no trabalho de qualidade que está a ser realizado!

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Fevereiro 18, 2019 at 10:28 pm

    Vitória tranquila do Benfica. Um golo cedo ajuda a desbloquear, dá confiança, e quando a diferença de qualidade entre as equipas em campo é tão grande dá num resultado destes. Mérito do Bruno Lage, que continua a somar sucessos e vitórias gordas, dominando os jogos com facilidade. O quarteto Pizzi, Rafa, Félix e Seferovic está numa forma brutal e suplantados num modelo de jogo agora mais trabalhado (poucos cruzamentos, muita mobilidade e zero jogo directo) conseguem render ao máximo e maravilhar os adeptos com jogadas de alto gabarito. O manancial ofensivo deste plantel é extraordinário e cabe ao treinador apenas potenciá-lo.
    Nota também para Samaris, que parece outro. Está melhor do que com RV e JJ. Melhor posicionado, agressivo e com vontade de assumir o passe. Grande abertura para Seferovic. Gabriel não encanta, mas ajuda a equilibrar e consegue lançar muito bem Grimaldo.
    Em sentido inverso, Ferro marcou, mas nota-se que é franzino e tem dificuldades nos duelos. Derley ludibriou-o várias vezes. Não acredito que jogue no Dragão. Com o Chaves não poderá alinhar e fica a dúvida sobre a dupla de centrais, pois se Conti e Jardel não recuperarem o Samaris deve recuar. Corchia também vai estar na direita e a situação podia ser pior se o Rúben Dias tivesse sido expulso como merecia.

    Em relação ao D. Aves, achei muito pobre. Já com o Braga tinha sido. Esta espécie de 3-4-3 pode resultar contra adversários piores, já que tem muita gente atrás e permite lançar várias unidades no contra-ataque com facilidade. Contudo, contra equipas grandes é preciso meio-campo e o Aves não tem nestes jogos. Um duo com Vítor Gomes e Braga é facilmente anulável, sendo que Mama Baldé a quase extremo esquerdo também é estranho porque é um jogador vertical e destro, que tem dificuldade em fazer movimentos com bola de fora para dentro do lado esquerdo. Luquinhas, tal como Braga, Bernardeau ou Jorge Fellipe, não me parece jogador de I Liga. Gostei apenas do Derley e do Vitor Costa, que tem um bom pé esquerdo.

  • Estigarribia
    Posted Fevereiro 18, 2019 at 10:31 pm

    Este Benfica joga muito. A continuarem assim a jogar não vejo nenhuma equipa, na Liga NOS, com capacidade para os conseguir travar. Esta equipa do Benfica é extremamente imprevisível e muito difícil de anular.

    Ainda assim há algumas notas que merecem algum destaque:

    1 – Haris Seferovic está a calar, de uma vez por todas, todos os críticos que falavam mal dele na época passada e até no início desta época. Como disse um user, aqui no VM, o suíço é um daqueles jogadores precisa de estar confiante nas suas capacidades. Mérito para Bruno Lage em ressuscitar o internacional helvético;

    2 – João Félix pareceu-me um pouco apagado do jogo desta noite, mas poderá ser pelos jogos que já leva nas pernas. Um jogador como ele não me parece que se deixe afetar pelas capas dos jornais, nem por aberturas de telejornal. O Benfica tem ali um jogador para 20 anos na equipa principal;

    3 – No lance da expulsão, Ferro acusou um pouco o peso da inexperiência e isso ao mais alto nível paga-se caro. Mas nada que trabalho psicológico não possa resolver, como foi feito com o Rúben Dias;

    4 – Do lado do Desportivo das Aves gostei de ver o Mama Baldé que me parece um jogador indicado para a nova tática de Marcel Keizer em Alvalade. Penso que o jogador deveria fazer a pré-época no Sporting para que tenha a oportunidade de se mostrar ao holandês.

    Saudações Leoninas

    P.S.: Antes do início do jogo, quando apresentavam na Sport TV os resultados em anteriores entre Aves e Benfica, reparei que na época de 2000/2001 houve um jogo em que terminou empatado a quatro bolas. Depois de uma pesquisa no YouTube, onde vi imagens desse jogo, deixo aqui o link.

    https://www.youtube.com/watch?v=qrjGCSeRjdU

    • Kafka
      Posted Fevereiro 18, 2019 at 10:44 pm

      Esse jogo foi a última jornada do campeonato, que o Benfica ficou em 6o lugar e o Vieira (Sim eu sei que o presidente era o Vilarinho, mas o Vieira é que tava por traz) na altura DESPEDIU o Mourinho para ficar com o Jesualdo e o ir buscar o Toni… Vergonhoso, mas é adorado pelos benfiquistas o Vieira, deve ser pelo que fez pelo…. Porto, ao dar de mão beijada o Mourinho ao Porto

    • Alex M
      Posted Fevereiro 18, 2019 at 10:57 pm

      Van Hooijkonk e João Tomás ❤

    • Joga_Bonito
      Posted Fevereiro 18, 2019 at 10:57 pm

      Duas lendas do Benfica: Van Hoojdonk e Enke. Dos poucos com classe nesse Benfica miserável, herdado do Vale e Azevedo. Van Hoojdonk será sempre lembrado como um craque e um líder e Enke, além de belíssimo GR, ficará sempre nos corações como um grande ser humano. Acolhia imensos animais em casa, tinha um coração de ouro. Foi uma tragédia ter posto fim à vida como pôs. Deus o tenha.

      • Estigarribia
        Posted Fevereiro 18, 2019 at 11:39 pm

        Joga_Bonito,

        Aquele equipamento do Benfica, em tons prateado, era bom para fazer a vez de colector reflector caso fosse preciso mudar os pneus a um carro. Até encandeia.

        Em relação ao Robert Enke, o alemão era, de facto, um belíssimo guarda-redes. Sobre ele já li biografia intitulada “Robert Enke – Uma vida curta demais”, do autor Ronald Reng.

        Saudações Leoninas

        • Joga_Bonito
          Posted Fevereiro 19, 2019 at 12:31 am

          Esse equipamento, junto com um que tinha tons azuis e aquele de cor de burro quando foge foi do pior que vi no Benfica.

          Eu até gosto da cor prateada, porque está associada a celebrações, mas o problema é que para mim associo aquele Benfica horrível dos anos 90. Esse e aquele de camisolas amarelas (cuja cor até nem desgosto) lembra-me esse Benfica e nem os consigo ver mais.

        • Estigarribia
          Posted Fevereiro 19, 2019 at 12:33 am

          *colete reflector

    • Daniel Alves
      Posted Fevereiro 18, 2019 at 11:12 pm

      Esses 4-4, famosa época do 6º lugar. Cada resultado nesse ano, valha-me deus.

    • Ze Maria
      Posted Fevereiro 19, 2019 at 2:06 am

      O futebol era tão mais bonito nesta altura.

    • Silvestre
      Posted Fevereiro 19, 2019 at 12:42 pm

      Bela lembrança…SLB tinha equipa tão desiquilibrada…O Pierre e o Joao Tomás bela dupla..o saudoso Enke na baliza…Depois tinha cepos e o Sabry…LOL o amigo querido do Mou….Um dos maiores erros da história do SLB…dispensar Mourinho.

  • Diogo Moura
    Posted Fevereiro 18, 2019 at 10:31 pm

    Um jogo tranquilo, seguro e que poderia levar números mais expressivos. Nota para a dupla de centrais, Ferro por inexperiência e Rúben Dias em cima dos 90′ a sofrer de uma paragem ‘à la Sérgio Ramos’. Valeu o árbitro ter sido um porreiro.
    De resto, pouco de novo há a apontar. Mais do mesmo na era Bruno Lage, uma vitória segura e com momentos de muito bom futebol.

  • Flavio Trindade
    Posted Fevereiro 18, 2019 at 10:35 pm

    Não foi uma exibição estupenda longe disso mas o Benfica acaba por justificar os números ficando com a impressão que podiam ter sido avolumados no caso de igualdade numérica.

    É muito importante uma boa gestão do plantel nesta fase, não só para dar minutos e ânimo aos menos utilizados fazendo-os também sentir importantes, como também para evitar o desgaste, lesões e sub rendimento dos demais.

    Uma palavra para Seferovic.
    De mal amado a indispensável, ninguém marca mais que o suíço em 2019.

    Como diriam os Erasure, “give a little respect” to Haris (já aparecia no rumo ao bola de ouro…).

    Outra para Ferro.
    Voltou a marcar, e tal como eu tenho referido, seria muito difícil voltar a tira-lo da equipa a não ser que acontecesse algo deste género. Vai dar-lhe certamente a oportunidade de rever o seu erro e os posicionamentos.

  • Fernando neves _36
    Posted Fevereiro 18, 2019 at 10:54 pm

    Mais uma Vitória segura e convincente.
    Algumas notas:
    1- Ferro fez um grande jogo até ser expulso.
    2- Rúben Dias fez um péssimo jogo hoje, terá tido a primeira discussão com a namorada ?
    3- Samaris continua a somar bons jogos.
    4- Gabriel hoje pareceu muito cansado, é vital que descanse na quinta.
    5- João Félix merecia claramente o golo ele Rafa, Pizzi e grimaldo foram os melhores do Benfica.
    6- A forma como todos os jogadores do meio campo ofensivo do Benfica tem liberdade e tanto jogam por dentro como por fora fazem com que o nosso jogo seja muito difícil de parar.
    7- Seferovic, (que finalização soberba, parece que finalmente deixou de rematar em frente e rasteiro sempre que estava isolado frente ao guarda redes) é o melhor marcador do campeonato juntamente com Bas Dost e Dyego Sousa e não marca pênaltis, quem diria, admito que no início da época nunca achei isto possivel.
    8- Ou muito me engano ou vai ser uma luta a 2 pelas 5 primeiras posições até ao fim do campeonato, 1 lugar: Benfica ou Porto.
    3 lugar:
    Braga ou Sporting.
    5 lugar:
    Moreirense ou Vitória de Guimarães.

  • Joao VV
    Posted Fevereiro 18, 2019 at 10:57 pm

    Confesso que antes do jogo estava algo apreensivo, pois nesta altura estas deslocações a campos mais “pequenos” são sempre difíceis. Assim que o jogo começou este nervosismo depressa desapareceu. O Benfica fez um jogo competente e antes da expulsão do Ferro a equipa parecia estar a embalar para nova goleada de 4/5 a 0.
    Não concordo com alguns comentários daqui dizendo que Ferro estava a ter um mau jogo. É verdade que estava a ter dificuldades no duelo físico mas até estava a ser melhor que R.Dias. Tenho a certeza que voltará mais forte depois da expulsão.. por vezes estas contrariedades são benéficas do processo de crescimento de um jogador (tal como foram para R.Dias).

    No jogo com o Gala vai haver nova revolução no 11. Caso Jardel não recupere, com o Chaves eu arriscaria numa dupla Dias-Kalaica para ver como funcionava, continuando com o Samaris no meio campo. Caso não resultasse muito bem (no jogo e nos treinos) optava por colocar o Samaris a central no jogo com o Porto. Kalaica tem qualidade e o jogo do Chaves é o ideal para “arriscar” nesta opção.

    Por fim, fiquei contente com o regresso de Zivkovic, e acho que será opção contra o Gala. Sem Salvio parece-me que terá muito mais oportunidades no futuro. Almeida, Ferro, Gedson e Jonas quase garantidamente serão titulares frente ao Gala.

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Fevereiro 18, 2019 at 11:08 pm

    Bom jogo do Benfica. Sem ser excepcional, o Benfica ganhou sem grande esforço e podia ter ido mais longe não fora o cartão vermelho. Apesar de a expulsão ter afectado as substituições, houve 3 jogadores que estavam notoriamente desgastados (Seferovic, Félix e Gabriel) e os dois avançados deviam ter saído mais cedo; um deles não devia ser titular no jogo da UEFA.

    • Daniel Alves
      Posted Fevereiro 19, 2019 at 2:04 am

      Era arriscado, mas por mim até seriam os 2 poupados.

    • Enzo Perez
      Posted Fevereiro 19, 2019 at 8:57 am

      Nenhum devia ser titular. Jonas e Jota na frente.

      • Rui Miguel Ribeiro
        Posted Fevereiro 19, 2019 at 10:50 am

        Concordo, mas não penso que Lage vá tão longe.

        • Enzo Perez
          Posted Fevereiro 19, 2019 at 4:43 pm

          Faria uma linha com Odysseas; Corchia, Almeida (R. Dias tb precisa de algum descanso…), Ferro e Y. Ribeiro; Florentino, Gedson, Zivkovic e Cervi; Krovi (Jota) e Jonas.
          Segue-se o Chaves, q pode ser difícil, e jogadores como Grimaldo, Pizzi, Rafa, Gabriel, Samaris, Sefer, Félix e Almeida ñ podem estar a jogar sempre de 3 em 3 dias. Claro q é um risco, como já foi na Turquia, mas ñ vejo outra forma de ir mantendo a equipa fresca.

  • Antonio Clismo
    Posted Fevereiro 18, 2019 at 11:16 pm

    Ferro concentrado consegue ser um central soberbo. Quando perde a concentração coisas destas acontecem. O futebol sénior não perdoa.

    • DNowitzki
      Posted Fevereiro 18, 2019 at 11:57 pm

      O Ferro sempre teve paragens cerebrais. Isso e a sua fragilidade física são os dois óbices ao seu futebol.

      • Enzo Perez
        Posted Fevereiro 19, 2019 at 12:52 am

        Tem 1,90 m e aparenta possuir bastante músculo, ñ creio q o problema dele seja de défice físico.

        • bmcrl
          Posted Fevereiro 19, 2019 at 6:44 am

          Bastante músculo? É mais frágil que o Conti…

        • Kafka
          Posted Fevereiro 19, 2019 at 9:00 am

          “aparenta possuir bastante músculo”??

          O miúdo é pele e osso… Até eu que não sou profissional e apenas faço ginásio para manutençã tenho mais músculos e caparro que o miúdo

          Ele que não ganhe massa muscular que vai ver quando apanhar avançados de qualidade superior… Um avançado como o Suárez trucidava e fazia carne picada de um lingrinhas como o Ferro

          • Enzo Perez
            Posted Fevereiro 19, 2019 at 4:40 pm

            Dados do Wikipédia qto ao Ferro:
            Altura: 1,91 m
            Peso: 83 kg
            O Mozer tinha 1,86m e pesava 80 kg. Era franzino?! Perdia lances nos duelos físicos?! Ñ faz o menor sentido levantar essa questão em relação ao Ferro. O q ele precisa é de amadurecer, ganhar melhor sentido posicional, evoluir na saída com bola. Questões técnicas e tácticas propriamente ditas. Só então estará em condições de assumir a titularidade. Até então, é claro, deverá tb continuar a progredir em termos físicos.

    • Dedezalez
      Posted Fevereiro 19, 2019 at 12:09 am

      Concordo quando dizes que poderá ser um central muito bom, apenas de referir que o ferro ja joga no futebol sénior há 3 epocas aliás hoje foi o seu 99º jogo a nivel sénior

  • Ivo_
    Posted Fevereiro 18, 2019 at 11:48 pm

    Jogo muito competente do Benfica, contra uma equipa que apesar das limitações procurou sempre criar dificuldades e discutir o jogo. Ferro que até estava a fazer um bom jogo, com uma má abordagem acaba por manchar a exibição e caso Jardel recupere poderá perder o comboio. Por outro lado, Rúben Dias, pese as devidas diferenças faz-me lembrar Sergio Ramos, uma vez que tanto é capaz de fazer um jogo irrepreensível, como de ter abordagens que não lembram a ninguém e que prejudicam a equipa. Neste jogo, o Rúben podia e devia ter acabado expulso.
    Por fim, o Benfica deve começar a pensar na gestão que está a ser feita do Jota, pois creio que já é quarto ou quinto jogo que não é aposta nem tem minutos na equipa B e nesta fase o jogador de jogar.

    • Joao VV
      Posted Fevereiro 19, 2019 at 12:16 am

      Plenamente de acordo com a questão do Jota. Se as coisas começarem por correr bem nos 2 próximos jogos em casa (Gala e Chaves) e os jogos fiquem “resolvidos” mais cedo era bom que tivesse minutos. No entanto seria bom continuara a fazer alguns minutos pela B que o seu tempo a A virá com naturalidade como tem vindo com os outros.

    • Zico
      Posted Fevereiro 19, 2019 at 5:07 am

      Até pelas palavras do Lage, parecia que o Jota poderia ter tido minutos, tendo em conta como o jogo se desenrolava. O problema foi a expulsão, que lhe trocou as voltas, tendo preferido dar minutos a quem também precisa deles (Jonas e Zivko) e que taticamente cumpririam melhor do que o Jota nesta fase. Também espero vê-lo contra o Gala e Chaves se o desenrolar do jogo assim o permitir.
      Quanto aos nossos centrais, Ferro que até estava a fazer um bom jogo, com bons cortes e bom posicionamento, pareceu desconcentrar-se depois do golo marcado e leva um vermelho escusado, até porque se acontecesse o 1-3 não seria dramático. Faz parte do crescimento e há de ter aprendido a lição.
      Já o Ruben, tanto faz um jogo incrível, como depois tem atitudes de juvenil. Devia ter sido expulso no fim, numa entrada sem nexo, numa bola que nem sequer devia ter ido disputar!! Com muita sorte não ficamos sem 3 defesas titulares para o Chaves e sem nenhum central disponível!
      Quanto ao resto do jogo, já foi tudo dito por aqui. Jogo muito competente, entrada forte, golo a desbloquear no início, outro quando o Aves começava a acreditar e o 3-0 para matar o jogo. A expulsão e o brio do Aves animaram o jogo até ao fim.

      Estou curioso para ver a equipa contra o Gala… parecida com a 1ª mão, mas com Almeida à direita, Krovi no lugar do Salvio e Jonas na frente, descansando… Sef ou Félix, o que estiver mais cansado…

    • Zico
      Posted Fevereiro 19, 2019 at 5:11 am

      *escrevi Krovi, mas era Zivko contra o Gala.
      Infelizmente o Krovi está a demorar a voltar ao nível anterior à lesão (o que acontece MUITO nestes casos) e o Zivko parece que aos poucos está a sair do castigo que levou depois do jogo na Taça em Guimarães.

    • Zico
      Posted Fevereiro 19, 2019 at 5:12 am

      *escrevi Krovi, mas era Zivko contra o Gala.
      Infelizmente o Krovi está a demorar a voltar ao nível anterior à lesão (o que acontece MUITO nestes casos) e o Zivko parece que aos poucos está a sair do castigo que levou depois do jogo na Taça em Guimarães.

    • PGDuarte
      Posted Fevereiro 19, 2019 at 9:21 am

      Não é totalmente verdade. Nos ultimos 4 jogos da equipa B tem duas vezes 90 min e um golo marcado.

      • Ivo_
        Posted Fevereiro 19, 2019 at 10:40 pm

        Não tinha essa ideia, até porque achava que tinha sido sempre convocado nos últimos jogos e por isso não tinha jogado na B, mas sendo assim obrigado pela correção.

  • pdomingues
    Posted Fevereiro 19, 2019 at 10:59 am

    Bem acho que o pessoal aqui já disse tudo sobre o jogo e eu agora vou fazer aqui um a parte… Gostei bastante da postura dos 2 treinadores nas respectivas conferências.
    Inácio digno vencido, a explicar o que pretendia para o jogo, como se tentou ajustar as circunstâncias e o que procurou com as substituições e com um olhar para o futuro com os jovem que andam dentro de casa.
    Lage, muito sereno e tranquilo ao não dramatizar com a expulsão do Ferro (foi passarinho no lance da expulsão, mas está a crescer, não é preciso cruxificar o miudo, mais responsabilidade tem o Ruben Dias e num dia com menos condescendência do senhor do apito tb tinha vindo para a rua), a explicar como procurou desmontar a linha de 5 mais 4 que o Aves apresentou.
    Eu sei que as conferências são mais fáceis de fazer qd o resultado que era expectavel a partida acontece com naturalidade e sem casos de arbitragem que coloquem em causa a veracidade do resultado, mas é bonito qd numa conferência apenas se fala de futebol

  • RodolfoTrindade
    Posted Fevereiro 19, 2019 at 11:43 am

    Jogo muito competente e uma vitória mais que justa.

    Muito gente a notar-se que o cansaço começa a pesar. Teremos mesmo de fazer nova rotação com os turcos, mesmo que possamos ter um dissabor.

    Gabriel, Seferovic acabaram de rastos por exemplo.

    Carrega Benfica! 1904!

  • Tiago Martins
    Posted Fevereiro 19, 2019 at 12:18 pm

    Gabriel, Félix e Seferovic pareceram me ser os elementos mais desgastados, o que faz sentido face à quantidade de minutos que acumulam. Faria a seguinte gestão:

    Galatasaray—Odysseas; Corchia, Ferro, Dias, Almeida; Florentino,Gedson, Ziv, Pizzi; Rafa, Seferovic

    Chaves — Odysseas; Corchia, Dias, Jardel, Grimaldo; Samaris, Gabriel, Rafa, Pizzi; Felix, Jonas

  • Porko85
    Posted Fevereiro 19, 2019 at 12:41 pm

    Algo está a falhar na formação do Benfica. Claramente há bom trabalho mental e técnico/táctico na formação, mas a compleição física com que os jovens chegam à equipa principal é preocupante e não compatível com futebol de alta competição. Casos como o de Gedson, Félix, Ferro, Florentino e outros nao sao admissíveis. Parecem nunca ter feito 1h de ginásio e ter comido só sopa toda a vida.

    • Simoes
      Posted Fevereiro 19, 2019 at 12:55 pm

      Não é suposto jovens de 17-18 anos ainda em idade de crescimento terem o porte físico de um indivíduo de 23-24 anos. Pode dar origem a lesões crónicas. O crescimento do atleta neste nível competitivo está bem delineado desde o início. Antecipar etapas não melhora a capacidade física do atleta a longo prazo

      • Joga_Bonito
        Posted Fevereiro 19, 2019 at 4:16 pm

        Sem dúvida. Aliás o proliferar de lesões na formação nos últimos tempos mostra o erro que é essa preocupação excessiva com o físico. Muitos apontam que o excesso de massa muscular em jovens leva a lesões em excesso, o que pode por fim à carreira de alguns jovens.
        Haverá tempo para ganhar físico e mesmo aí é preciso distinguir entre um reforço físico e tornar alguém um tanque com potenciais perigos físicos e técnicos. Veja-se o caso do CR. Ganhou muita massa muscular. Ganhou rapidez. Mas perdeu leveza de movimentos, o que ajudou em parte ao esfumar da magia que tinha no início. E lembro-me de que o CR do MU era já muito rápido, nunca percebi porquê tanta obsessão com o físico quando sempre foi um excelente atleta, quando se devia ter preocupado com os aspectos táticos do seu jogo.
        E veja-se Messi, que não precisa de ter 1.90 metros e 150 kg de massa muscular para ser dos melhores de sempre. Zizou tinha no seu físico esguio uma vantagem, que lhe dava elegância e leveza de movimentos, tão crucial para ultrapassar adversários. Uma coisa é ser lingrinhas, outra coisa é ser esguio, o que tem as suas vantagens. O físico muito poderoso do Fenómeno causou-lhe lesões graves no joelho que lhe prejudicaram a sério a carreira.
        Tanto há vantagens em ser-se magro como em ser-se forte. É preciso pararmos com essa obsessão que todos os jogadores têm de ser altos e fortes.

    • Mantorras
      Posted Fevereiro 19, 2019 at 1:24 pm

      Eles têm un tipo de morfologia que não se enquadra no típico armário. Gedson e Félix são o tipo de jogador levezinho, com físico mais funcional, ganham em andamento e se precisarem vão agora bem a tempo de ganhar cabedal, o que normalmente acontece a partir desta idade e não mais cedo, a não ser em jogadores com morfolohias diferentes, ou seja, que já nasceram armários.
      O Florentino está muito bem como está, tem uma mobilidade impressionante e não é nenhum armário, mas não é fraco fisicamente, trabalho de ginásio normal e chega lá com um ou dois anos. O Ferro está bem, se ganhar muito mais força não sei se não perderá demasiado no resto.

Deixa um comentário