Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Vídeo: Lage não arrisca o XI mas esmiuça FC Porto

Ao contrário do homólogo do FC Porto que evita falar de futebol, dando quase sempre respostas vagas quando lhe é pedido para esmiuçar equipas ou jogadores, o técnico das águias tem acrescentado esta mais-valia às conferências de imprensa.

Bruno Lage não quis indicar o XI do FC Porto, no lançamento do Clássico, optando antes por esmiuçar as dinâmicas do rival.

25 Comentários

  • Kacal
    Posted Março 1, 2019 at 2:17 pm

    Acho bem o Lage falar assim e só faz bem ao futebol português. No entanto, o treinador tem que guardar essas dinâmicas é para si e aplicar no jogo que acha mais acertado para as contrariar, não me faz qualquer confusão que o SC não fale disse abertamente. Desde que no jogo as contrarie e use as suas da melhor forma. Mas claro que o Lage tem razão, o 11 é indiferente porque pode ter várias dinâmicas e essas é que convém identificar e saber, mas acredito que o SC o fez e faz. Só não partilhou. De resto, concordo com tudo que disse o Bruno Lage e acho que também não é muita surpresa o nosso jogo, tanto a nível de sistema (4-4-2 ou 4-3-3) como dinâmicas é óbvio, a meu ver. E nós nunca mudamos muito a forma de jogar. A duvida principal que o Lage terá é sobre os lesionados, o SC pode jogar com isso.

    • Silvestre
      Posted Março 1, 2019 at 2:50 pm

      Não concordo.
      Acho que um treinador demonstrar que conhece o “jogar” do adversário cria ansiedade e insegurança. Nimguém gosta de ir para um jogo com a certeza que o adversário está preparado. O SC gosta de mandar para o ar que adivinha 11…como se isso fosse relevante…as surpresas não estão nos 11 mas sim na forma de jogar. Basta analisar a forma brilhante como o Keiseir ganhou o jogo ao Abel recentemente. Pura e simplesmente o SC não tem é categoria para mais. Vive deste tipo de coisas…porque conhecimento aprofundado do jogo tem pouco. É um treinador limitado mas esforçado/luta…teve o mérito de criar uma equipa fisica e de combate…Tal como o Jaime Pacheco fez uma vez no Boavista…Correu lhe bem pq o SLB andou sem treinador e o SCP vem da maior crise da história…caso contrário a conversa tinha sido outra. De qualquer forma acho que é positivo falar-se de futebol…sempre de futebol e cada vez mais de futebol. Se é para manter o secretismo ou falar de lugares comuns mais vale acabar com as antevisões dos jogos…E fala-se no fim…e só de futebol…..Em relação ao Bruno Lage é um técnico jovem e inexperiente…mas parece ter o mindset certo. Vamos ver como lida com o insucesso porque ele vai surgir e aí sim vamos ver se tem fibra para a nau que comanda.
      Amanhã prevejo um jogo disputado e com muitos golos. Em relação a favoritos, acho que o fcp por ser campeão em título, ir à frente do campeonato e jogar em casa terá a vantagem.

      • bruno88
        Posted Março 1, 2019 at 3:07 pm

        Só não concordo com a parte …”com muitos golos”.
        Se me falasses à 2 meses atrás, até estava de acordo, mas agora? não, pela simples razão que ambas as equipas sofrem poucos golos (claro que podem alegar, mas também marcam muitos), mas não vejo isso a se aplicar neste jogo, até porque como referido pelo Lage, primeiro as equipas vão interpretar as dinâmicas de cada uma das equipas após o início de jogo, ou seja, vão se ajustar uma a outra, o erro vai ser mínimo até porque todos sabemos que estas são as 2 equipas mais fortes a atacar o espaço, logo, vão estar com as “costas” seguras. Mas acredito sim num grande jogo, onde espero que o meu Benfica saia vitorioso, mas a bola é redonda, por isso, que vença o melhor.

      • Kacal
        Posted Março 1, 2019 at 3:32 pm

        Mas o Keizer falou dessa estratégia na conferência pré-jogo? Ou surpreendeu todos ao utiliza-la no próprio jogo? Penso que foi a 2ª opção e foi nesse sentido que falei e é isso que me importa. Que no jogo ele anule o adversário e se superiorize. O resto é “peaners”. Sou contra o SC quando ele vem com azias e atitudes menos próprias, mas aqui não. Não acho que tenha obrigação de falar de tudo ao pormenor. O segredo também é alma do negócio como se costuma dizer e importa é o jogo.

        Concordo com a parte que disseste do Bruno Lage e com o teu último paragrafo, aí subscrevo. No resto discordo e acho que é preciso dar-se mais mérito ao treinador também, na época passada teve todo o mérito, ponto. Esta época cá estamos para criticar o que tem que ser criticado. Não digo que ele seja um mestre da táctica e um conhecedor profundo, mas terá o seu conhecimento com certeza e merece reconhecimento.

        • Darth Vader
          Posted Março 1, 2019 at 4:38 pm

          Vou ter que discordar em parte do que disseste Kacal. Acho que o Lage não revelou nada da sua estratégia, apenas foi desmontando um pouco a forma como o Porto joga e não acho que isso vá diminuir o fator surpresa. Como tu próprio disseste, qualquer adepto com um pouco de cultura futebolística consegue compreender que aquilo que o Bruno diz acerca das táticas e mecanismos utilizados pelo Porto é perceptível e por isso, não acho que ele esteja a mostrar a mão. Aliás, até acho que é um discurso que pode demonstrar força e colocar alguma pressão no treinador adversário.
          Tens que perceber que para os Benfiquistas, de tanto ouvirem “se fosse fácil não era para nós” e agora passarem a ouvir explicações sobre futebol.. é uma lufada de ar fresco.
          Boa sorte para amanhã!

          • Silvestre
            Posted Março 1, 2019 at 4:47 pm

            Obviamente…O lage falou do jogar do Porto…nunca falou de como o ia contrariar…Desta vez Kacal para mim estás completamente fora. Eu não aprecio o SC, tive oportunidade de privar com ele em algumas ocasiões e é um “bronco”. Para mim não tem categoria para ser treinador do FCP, Montou uma equipa bélica..Teve mérito no ano passado, mas recordo que o SLB estava sem treinador…e mesmo assim não foi campeao por um remate do herrera….Acho que o SC não é o que se faz dele…tanto que todas as suas passagens anteriores foram marcadas pelo sucesso ligeiro…Não vi um trabalho estrondoso da parte dele em lado nenhum…só mesmo no FCP na época passada….
            Eu acho que o Lage fez muito bem em desmontar o jogar do FCP. Mostra que sabe o que vai enfrentar..Mostra que é conhecedor ao contrário do ceboladas que pouco dizia. A forma como vai contrariar o jogo do FCP não foi revelada…Eu gosto mais assim…acho que é a abordagem certa…melhor que vir dizer ah e tal vai jogar o manel e o antónio….e se o Talisca jogar já perderam o jogo…Gosto mais de futebol e menos de mind games…Tal como disse o FCP para mim é favorito…o SLB tem bons princípios de jogo mas ainda acho que o meio campo não aguenta a rotação do FCP…vamos a ver…

            • bruno88
              Posted Março 1, 2019 at 5:51 pm

              Se o Porto amanhã entrar com o Danilo de início, vos garanto que o meio campo do Benfica tanto aguenta como se superioriza a essa pressão.

            • Kacal
              Posted Março 1, 2019 at 6:36 pm

              Respondendo a ambos, eu não falei na parte do Lage e nem disse que ele revelou a sua estratégia, nada disso. Disse sim que o SC não tem obrigação de contar a sua estratégia ou falar nas dinâmicas do adversário. Penso que ele as saberá e cabe a ele anular o adversário e superiorizar-se no próprio jogo, foi isso que quis dizer. Nada mais.

              E nada contra o Lage, eu percebo que seja uma lufada de ar fresco e é para todo o futebol português inclusive, gosto da postura e discurso dele e elogiei já.

              Sobre o SC, também não gosto da “personagem” e não me identifico, mas isso à parte vem o futebol e ele tem feito um trabalho muito bom no Porto, todos cometem erros, mas ele na época passada teve muito mérito e construiu uma equipa forte, não podemos menosprezar assim e também criticar tudo que o homem diz e faz. Mas os “mind-games” fazem parte e ele prefere ser secreto, é a estratégia dele e devemos respeitar, sábado logo se vê. Também quero outro tipo de treinador no Porto, mas neste momento o SC é o meu e critico quando acho que devo criticar, mas aqui não acho que deva.

              Boa sorte para todos no sábado e que seja um grande jogo e vença o melhor, cada um esperará que seja o seu clube, claro!

          • Tiago Silva
            Posted Março 1, 2019 at 7:54 pm

            Concordo Darth Vader, tal como o Kacal disse o que o Lage disse não foi nada que um adepto de futebol comum não saiba. O Lage desvalorizou esse fator de adivinhar um XI e o mais importante são as dinâmicas, ele quis frizar isso e acho que fez muito bem. Agora concordo com o Kacal quando diz que o mais importante é a forma como se contraria a estratégia do adversário em campo e isso só amanhã saberemos. De qualquer forma deixo aqui a minha ideia do meu ponto de vista se fosse o treinador do Benfica e do Porto em relação ao adversário.

            O que o Benfica tem que fazer é anular o Oliver. Penso que passará por aí, colocar o Gabriel em cima do Oliver pode ser importante, é o elemento mais criativo e o futebol do Porto tem mais perfume quando a bola passa por ele. Seria importante o Porto não se sentir confortável com bola de forma a que o Benfica pudesse estar confortável no jogo. Depois o controlo da profundidade também será muito importante e aí o Florentino poderá ser fundamental, pressionando rapidamente o portador da bola de forma a que o passe não saia em condições. Quanto aos movimentos do Brahimi/Otávio é importante que o Pizzi feche mais por dentro de forma a controlá-lo. Ofensivamente o Benfica pode explorar bem as subidas dos laterais do Porto e aí entra Gabriel novamente, é importante que ele consiga ter espaço, para poder lançar um dos extremos ou avançados nesse espaço. Depois é importante que ou Rafa ou Pizzi ou Félix recusem um pouco no terreno de forma a criar superioridade.

            Quanto ao Porto, a melhor forma é anular o Félix e fechar a equipa bem por dentro de forma a evitar o Benfica de fazer as suas entradas vertiginosas. É importante ter também ter o Herrera em zonas mais recuadas em movimento defensivo de forma a conseguir ter a bola em ressaltos e poder soltar. O Porto não tem tanta obrigação de vencer como o Benfica portanto a parte defensiva seria mais importante, jogaria com linhas mais juntas e a dar mais iniciativa ao Benfica. Apostar mais no contra-ataque e aí teria que ser com 3 homens contra os 2 médios do Benfica de forma a criar superioridade, os 2 médios do Benfica defendem muito em cima e portanto se o Porto conseguir sair aí terá bem mais probabilidades de criar perigo.

            Mas o mais importante é que as equipas não percam a sua identidade, estão ambas num excelente momento e espero que proporcionem um belo espectáculo de futebol (e ganhe o Benfica claro ?).

  • Kostadinov
    Posted Março 1, 2019 at 2:26 pm

    Fantástico. O melhor elogio que posso fazer ao Lage é que ele me pôs a ouvir com atenção as conferências de imprensa do Benfica (!). E acaba por ser uma ‘vítima’ da sua própria postura, porque por exemplo neste caso até teria preferido que esmiuçasse ainda mais a estratégia do Porto do que aquilo que fez.

    • Chico do ISEG
      Posted Março 1, 2019 at 3:16 pm

      Nem mais! Nunca fui muito de ouvir as conferências de imprensa mas desde que Lage assumiu o comando da equipa, isso mudou radicalmente

    • Dca
      Posted Março 1, 2019 at 6:02 pm

      Eu nem vi este vídeo para quando chegar a casa ver tudo do 0.. É fantástico.

  • Antonio Clismo
    Posted Março 1, 2019 at 2:33 pm

    Engraçado constatar que no início da época o Benfica tinha disponível na sua cantera treinadores do nível do Bruno Lage (e outros de inegável qualidade como o Renato Paiva, etc) e jogadores já com nível e experiência para a equipa principal como por exemplo o Florentino, João Félix, Ferro, Gedson, Jota, etc e muitos outros que dão para fazer uma equipa com nível suficiente para lutar pelo título.

    Já o Porto, fruto de anos e anos de desinvestimento e amadorismo a este nível, têm alguns jogadores de qualidade mas continuam a tratá-los como jogadores de categoria inferior, que só servem para 4ªas ou 5ªas opções.
    Quanto a treinadores, basta dizer que escolheram o Rui Barros para liderar a equipa B… Está tudo dito, quanto a isto. Nem equipa sub23 decidiram criar, porque a formação é algo que não lhes assiste.
    É pena porque a zona norte tem muito mais talento disponível a ser captado do que a zona sul, mas muito mais.

    Qualquer dia ainda decidem meter o Emplastro como director das camadas jovens. Talvez até fizesse melhor trabalho do que aqueles que lá estão.

    • auba14
      Posted Março 1, 2019 at 3:07 pm

      Podes explicar-me porque é que a zona norte tem mais talento que a zona sul?

      • E o que temos
        Posted Março 1, 2019 at 4:13 pm

        O número de praticantes é absurdamente maior na zona norte comparado com a zona sul

        • Silvestre
          Posted Março 1, 2019 at 4:50 pm

          Mas de forma incomparável…é uma questão estatistica…muito mais praticantes…o número de praticantes com qualidade será automaticamente maior…Agora obviamente que os craques…vão sempre parar à equipa que aposta mais…Antigamente o SCP pescava tudo…agora tudo que é míudo craque e quer fazer carreira…se tiver uma oportunidade mete-se no Seixal…é uma questão de estratégia…Hoje em dia um puto tem muito mais probabilidades de chegar ao topo se estiver na formaçao do SLB do que se estiver na do FCP ou SCP…é uma questão mais uma vez de estratégia e aposta…

      • Tiago Silva
        Posted Março 1, 2019 at 4:46 pm

        Deve ser por causa do maior calor na zona sul, que impossibilita mais a prática de futebol. Não sei é apenas um palpite. Mas acho que está comprovado e a maior prova é a quantidade de equipas profissionais que há no Norte em comparação com as que há no Sul.

        • Deco
          Posted Março 1, 2019 at 6:02 pm

          Acho que não tem nada a ver com a meteorologia, porque o inverno no norte (onde se desenrola maior parte da temporada) nada favorece a prática de desporto ao ar livre, mas sim que qualquer terrinha tem um clube com escalões de formação.

          • Tiago Silva
            Posted Março 1, 2019 at 7:32 pm

            Pois talvez, era apenas um palpite meu, mas faz sentido, estava a ver mais a parte do Verão do que a do Inverno. Deverá ser pela densidade populacional falada pelo PAAG.

        • PAAG
          Posted Março 1, 2019 at 6:24 pm

          Não. Tem que ver com a ocupação do espaço. A população do Sul está mais concentrada num número menor de povoações ao passo que o Norte tem a população mais dispersa em mais povoações, mesmo que de menor dimensão. Como tal, o Sul acaba por ter muito menos clubes e, logicamente, menos praticantes.

          • Tiago Silva
            Posted Março 1, 2019 at 7:33 pm

            Faz sentido PAAG e de facto se houver mais praticantes e mais oportunidades, surgem mais craques.

  • RodolfoTrindade
    Posted Março 1, 2019 at 3:17 pm

    O que eu tenho pena é de termos andado com um professor de ginástica a destruir o clube e que nos deixou na situação de não podermos escorregar no dragão.

    Com o Lage desde o início ou outro que fosse treinador (coisa que não tivemos) poderíamos chegar a este jogo sem esta pressão.

  • Fernando neves _36
    Posted Março 1, 2019 at 3:26 pm

    A forma como fala e explica futebol é sublime..
    Que saudades de ter um treinador assim.
    Agora só nos resta comprovar que somos melhores e amanhã sermos lideres!
    Vamos Benfica!!!

  • Ricardo Matos
    Posted Março 1, 2019 at 5:20 pm

    Muito bem. Conferências de imprensa deveriam ser sempre isto. Falar de futebol. Ponto. 20 valores para o treinador do Benfica que tem tido um postura exemplar.

  • Ballack
    Posted Março 1, 2019 at 6:20 pm

    Maravilhoso. Outro nível. O Porto não tem futebol para este Benfica. E o Benfica não tem força para este Porto. Será um jogo muito interessante de se ver.

Deixa um comentário