Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

“Em dia sim, o Benfica de Rui Vitória até era mais forte do que este do Lage”

Concorda?

Silas no lançamento do dérbi frente ao Benfica considerou que esta turma encarnada, comandada por Bruno Lage, faz lembrar os tempos de Jorge Jesus, acrescentando no entanto que no tempo de Rui Vitória tinha fases em que era mais forte. “A transição ofensiva do Benfica é o que mais nos preocupa. É aí que são mais fortes. O Benfica está a jogar em 4-4-2, mete os alas muito dentro, e faz lembrar o Benfica de Jorge Jesus“, disse o treinador do Belenenses, estabelecendo depois  um paralelo com o de Rui Vitória. “No primeiro jogo eram uma equipa diferente. Jogavam em 4-3-3 e acabaram por ser a equipa que mais dificuldades nos criou, das que jogámos na primeira volta. Eu até acho que em dia sim, o Benfica do Rui Vitória era mais forte que este do Bruno Lage. O problema foi que tinha mais oscilações e agora para o final já se notava algum desgaste. O grande mérito do novo treinador acabou por ser a estabilidade que trouxe“, concluiu.

33 Comentários

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Março 10, 2019 at 3:14 pm

    Então não? Os resultados e a qualidade não enganam!

    • Estigarribia
      Posted Março 10, 2019 at 4:12 pm

      Rui,

      Pelas palavras do Silas, a leitura que faço é que ele se referia aos primeirosanos de RV no Benfica, julgo eu.

      Saudações Leoninas

      • Rui Pedro
        Posted Março 10, 2019 at 4:55 pm

        “no primeiro jogo eram uma equipa diferente” estava-se a referir a esta época em que nos ganharam 2-0…

      • Rui Pedro
        Posted Março 10, 2019 at 5:47 pm

        só para dizer também, que isto parece-me que foi mais para espicaçar e deixar os jogadores nervosos, nada mais.

        • Rui Miguel Ribeiro
          Posted Março 10, 2019 at 6:38 pm

          Sim, também acho que tenha sido uma tentativa, algo desajeitada, de entrar em mind games. Não creio que resulte.

  • Tiago Silva
    Posted Março 10, 2019 at 3:15 pm

    Se o Benfica de Rui Vitória estiver em dia sim (quando jogou com o Braga), e o de Bruno Lage em dia não (como jogou em Zagreb), aí sim concordo.

  • Joao X
    Posted Março 10, 2019 at 3:25 pm

    Uma coisa é certa, em dia sim, o Benfica de RV era avassalador.
    No caso de Lage, a amostra é mais pequena mas também já demostrou ser muito forte.

    • Miguel Carvalho
      Posted Março 11, 2019 at 12:29 pm

      O Benfica de RV era avassalador? o que dizer do Benfica de lage de 10-0?, dos 5-1 ao boavista? dos 4-1 ao chaves?, do Benfica em 3 clássicos contra porto e sporting nenhum em casa ganha 2 e perde 1?.
      O benfica de RV era avassalador quando o rei fazia anos, o benfica precisa de ser consistente não avassalador de vez em quando.

  • greenlion1906
    Posted Março 10, 2019 at 3:28 pm

    Na mouche, completamente de acordo!

  • Evolz
    Posted Março 10, 2019 at 3:30 pm

    Nem quero imaginar… O Benfica de Lage num dia sim deu 4-2 ao Sporting em alvalade e 10-0 ao Nacional. Acho que o Rui não andou por aí. Teve bons jogos sem dúvida como o do Bayern na Luz mas nada disto que se tem visto.

  • Ze Cary
    Posted Março 10, 2019 at 3:51 pm

    O problema é que ultimamente não havia dia Sim de Rui Vitória

  • PedroDarwin
    Posted Março 10, 2019 at 3:55 pm

    É fácil falar assim quando sabe que não vai defrontar os dois pilares físicos do esquema de Lage (Gabriel e Seferovic). E atenção, o Benfica de RV teve os seus momentos de dominância e até considero o Silas um treinador de equipa “grande”. Eu acho que Lage vai dar a bola ao Belenenses e arriscar nas transições de Rafa, Jota e Félix…

  • DevNull
    Posted Março 10, 2019 at 4:05 pm

    Entendo perfeitamente o sentido e alcance das palavras, respeito totalmente… mas não concordo minimamente.
    Analisando todos os momentos do jogo, acho este Benfica mais forte em todos. Pode-se argumentar que o Benfica de Rui Vitória fosse mais forte em organização defensiva por meter mais um homem no corredor central, no meio campo, atrás da linha da bola – talvez – mas a organização da linha defensiva era pior em controlo da profundidade. Hoje defende-se melhor com menos homens atrás da linha da bola.
    Tudo o resto nem me merece muita discussão. Em organização ofensiva e transição defensiva então é da noite para o dia. E claro, finalmente alguém alertou os jogadores de que pelas regras do futebol a baliza não é a bandeirola de canto.

  • Red John
    Posted Março 10, 2019 at 4:23 pm

    Ora bem: não.

    O Benfica de RV na sua melhor forma não era o Benfica que já vimos nos últimos dois meses e em especial no jogo contra o Nacional. Além de que o “Benfica bom de RV” perdeu-se lá para Setembro.

  • Dedé
    Posted Março 10, 2019 at 4:39 pm

    Eu percebo o que ele quer dizer, e até posso concordar em parte, mas não corresponde totalmente à verdade.

    A meu ver, RV sempre deu liberdade aos seus criativos, caso disso foi a primeira época dele, em que tinha Gaitan bastante solto e Jonas do mesmo modo. É verdade que, quando se conjugavam a boa forma, a confiança e, lá está, esta liberdade dada aos jogadores, o Benfica de RV, “num dia sim”, era bastante perigoso.

    O problema é que se torna igualmente perigoso apostar num sistema destes. Quando se dá essa liberdade aos jogadores, descartando quase por completo o rigor tático (que, se formor realistas, com RV era baseado apenas num plano A que nem sempre era eficaz), corre-se o risco de fazer exibições deploráveis como grande parte das que o Benfica fez.

    Com BL o Benfica, sem esconder a capacidade criativa de boa parte dos seus jogadores, tem muito mais rigor tático e uma forma de encarar o jogo completamente diferente, apresentando outras soluções que tinham sido abandonadas por RV.

  • Diogo Moura
    Posted Março 10, 2019 at 5:16 pm

    O Benfica que RV era forte em casa contra os pequenos. Em dia sim, faziam jogos bastante bons. O problema do RV (não nos últimos tempos) é que era horrível nos jogos a doer. Não batia o pé ao Porto, ou ao Sporting.
    O jogo em Alvalade e no Dragão foi algo que o Benfica de RV nunca conseguiu – pelo menos que me lembre.

  • Joga_Bonito
    Posted Março 10, 2019 at 5:17 pm

    Percebo o que ele quer dizer mas discordo em absoluto. Já agora até gosto do Silas, já gostava dele como jogador e como treinador está a fazer um bom trabalho.
    Lamento a situação pela qual está a passar, ao ser treinador de uma Equipa Sem Nome, Sem Escudo e Que Usurpa o Nome de um Clube Histórico. Acho que a Liga deve intervir e abrir uma excepção e fazer transitar o verdadeiro CF Belenenses para a I Liga e encerrar esta fantochada. Isto é lamentável, gera confusão nas pessoas e inclusive na imprensa, que já foi avisada pela direcçãao do Belenenses que não pode se referir a esta “equipa” como o histórico CFB.
    Imaginem o relato “Rubén Dias despacha a bola após um ataque da Equipa Sem Nome, Condenada em Tribunal por Usurpação”?
    Só espero que isto sirva para abrir os olhos sobre estas aberturas dos clubes a donos ou donos disfarçados de accionistas. Tudo uma treta. O futebol tornou-se o maior fenómeno desportivo do mundo sem precisar de donos, accionistas e quejandos.
    Todo o apoio ao CFB verdadeiro!

    • Marik
      Posted Março 10, 2019 at 5:39 pm

      Essa história do “CFB verdadeiro” não faz o mínimo de sentido. Todos (TODOS, TODOS, TODOS!!!) os clubes que participam nas competições profissionais são obrigados a ter uma SAD, algo que o Belenenses, evidentemente, tem. As várias direções do clube não foram competentes ao longo dos anos e colocaram o clube numa situação em que tivemos que vender a maioria da SAD para não acabar. Como sócio do Belenenses há mais de 20 anos, digo sem dúvida nenhuma que nunca o futebol profissional foi tão bem gerido como nos últimos anos, e só numa sociedade com pendor claramente socialista como é a portuguesa, onde o que interessa é o clube ser de todos, mesmo que isso leve ao fim do clube, é que esta situação causa tanta estranheza. Em Inglaterra isto é prática comum em todos os clubes e raros são os adeptos que não aceitam esta situação…

      E esse apoio ao “verdadeiro CFB”, o dirigido pelo presidente Patrick Morais de Carvalho, torna-se ainda mais ridículo quando se conhece e acompanha a personagem em questão. Basta ver o rumo das modalidades do clube e o rol de promessas vazias desse presidente para perceber o género de pessoa que é (sendo a mentira mais ridícula a de colocar esta nova equipa que está nas distritais na primeira divisão, algo completamente impossível pois, como já referi, é obrigatório a formação de uma SAD ou SDUQ, e como o Belenenses já formou uma SAD, é legalmente impossível constituir outra, pelo que a não ser que a atual sabe acabe, algo que não parece que vá acontecer, nunca esta equipa que está atualmente nos distritais poderá participar nem na primeira nem na segunda liga.

      PS: A decisão de retirar a cruz de cristo é também ela um pouco ridícula, pois é um símbolo que é utilizado por muitas mais organizações para lá do Belenenses, pelo que dizer que apenas o Clube de Futebol Os Belenenses a pode usar é no mínimo caricato…

      • Joga_Bonito
        Posted Março 10, 2019 at 6:41 pm

        Se está bem com o rumo actual do futebol fique com a sua felicidade. Quando isto der o berro aí é que veremos. O Benfica nunca foi tão bem gerido como nos anos 60 quando as SADs não existiam. O MU era dos maiores clubes do mundo e o clube em todo o mundo com melhor situação financeira antes de ser comprado por um tipo dúbio.
        Só que muitos vão atrás de qualquer ideia vendida como moderna, apenas porque acham mais difícil perceber como gerir bem um clube a sério, do que vender um clube a um qualquer dono, sempre um tipo com dinheiro sujo (o que coloca questões morais) acreditando piamente que isso resolve tudo. O Real é muito maior que o PSG e não precisa de dinheiros de quem financia o ISIS para isso.
        Eu não quero dinheiro sujo no futebol, não quero personagens dúbias a usarem o futebol para limpar a sua imagem.
        O Benfica não precisou disso nos anos 60 para ser o que foi. E o MU está hoje muito mal devido à gestão Glazer. Quando era dos adeptos tinha estádios cheios, milhões de adeptos por todo o mundo e vencia regularmente. Onde estava a necessidade das SADs e donos de clubes que me passou ao lado?

        • E o que temos
          Posted Março 10, 2019 at 6:56 pm

          Se tu achas que no Real não passa dinheiro sujo, inclusive de quem financia o ISIS, és mais inocente do que eu pensei

          • Joga_Bonito
            Posted Março 10, 2019 at 7:45 pm

            Que haja dinheiros sujos a entrar no futebol, vindo de empresários é algo que pode suceder mas é bem distinto do que um dono com dinheiros sujos entrar no futebol. E a diferença é logo esta. Se os adeptos do Real não gostarem, votam contra e a direcção para de o fazer, poder esse que só se tem quando os clubes são dos adeptos. Numa franchise que poder têm os adeptos? O dono decide e pronto.

            • E o que temos
              Posted Março 11, 2019 at 10:47 am

              Vai perguntar aos adeptos do Real se se importam muito com o dinheiro sujo que entra no clube depois das 3 champions seguidas que ganharam. Até podiam anunciar o bin Laden se estivesse vivo como investidor do clube que não ias ver o florentino a ser demitido pelos adeptos

            • E o que temos
              Posted Março 11, 2019 at 11:09 am

              E outro ponto que ainda nao toquei. Isso de chamar todos os nomes ao ISIS (atenção que nao defendo radicalistas de qualquer lado) mas depois ser a favor quando se anunciam investidores americanos só porque o ocidente tem melhores relações com aquele lado do que com a parte asiatica tem muito que se lhe diga. O mundo não é preto no branco, não há um lado bom e um lado mau apenas.

        • Marik
          Posted Março 10, 2019 at 7:12 pm

          Os clubes ingleses, neste caso o Man United, tem accionistas com muito poder há já várias décadas. Não é possível dizer que os fracassos recentes do clube se devem aos accionistas sem lhes dar também importância nas várias conquistas que tiveram.

          Quanto ao Belenenses, cada caso é um caso, e para mim, como adepto e sócio do Belenenses, não tenho dúvida nenhuma que, dada a nossa situação em 2012, vender a maioria da SAD foi a única opção para o clube não acabar. Claro que é necessário avaliar os compradores, a origem do dinheiro etc, mas esse é um problema da sociedade atual e não do futebol, pois todos os negócios têm esses problemas. O que critico é esta constante guerrilha contra a SAD do Belenenses apenas porque tem um accionista externo ao clube. Se é a melhor solução para o clube em causa, qual é o problema? Outros clubes haverá onde um investidor externo não é necessário e portanto os clubes podem manter o controlo da SAD. No caso do Belenenses, isso não acontece.

  • Dca
    Posted Março 10, 2019 at 5:33 pm

    Fomos a equipa que falhou mais golo ao Belenenses.

  • Mantorras
    Posted Março 10, 2019 at 7:35 pm

    O Benfica de RV quando jogou em 442 com Mitro e Jonas em grande? Sim, e mesmo esse era Fátima nos jogos grandes, porque faltava treinador.

    O Benfica que ganhou ao NES? Não. O do ano passado? Não vale rir. O deste ano? Basta ver os resultados e as exibições, principalmente nos jogos difíceis… não sejamos ridículos.
    Mentalmente a equipa é 10x mais forte e é melhor em quase tudo: o sistema é mais forte com equipas mais fracas, com a vantagem de ter sido também forte em jogos exigentes. A defesa joga 20m mais à frente, o meio campo passou a ter o mesmo número de jogadores a atacar e a defender (Pizzi no meio é menos um em transição defensiva) e no ataque, mesmo “sem Jonas”, os números dizem tudo. A transição defensiva é melhor e a ofensiva também. Não vejo qualquer sentido a não ser tentar criar algum revoliço, mas sem grande noção. BL em dias maus perdeu 1-0 em Zagreb, o RV levou 5 do Basel. O BL em dia bom deu 4-2 em Alvalade, 2-1 no Dragão e 10 ao Nacional, o RV passou as pré eliminatórias da champions e fez uns jogos bons no campeonato até não se notar que os adversários tinham começado a pré época há muito menos tempo… depois fechou o tasco.

    O jogo de Zagreb foi de descompressão, precisava de uma paragem.

    O Silas assim pode ser que espevite a equipa e se evitem surpresas, até ajuda… só faltou dizer que este é que vai ser o verdadeiro teste.

  • coach407
    Posted Março 10, 2019 at 9:42 pm

    Isto são mind games apenas. De qualquer forma, vou comentar pelo pormenor da comparação com o 4x4x2 de Jorge Jesus.

    Realmente o Lage – que nunca tinha treinado a este nível nem em nada parecido com este modelo de jogo – foi estudar, fez o seu trabalho, fazer um benchmarking do sucesso do Benfica no tetracampeonato e inspirou o seu modelo de jogo essencialmente no trabalho de Jorge Jesus e Rui Vitória, mas eu diria que este Benfica cheira muito mais ao Benfica de RV na sua primeira época após a entrada de Renato Sanches e a passagem de Pizzi para a direita. O que é inteligente por parte do Lage porque esse foi claramente o melhor período do Benfica em todo o percurso do Benfica desde a entrada de JJ. Um Benfica que começou mal, mas ainda foi a tempo de ir aos quartos-de-final da Champions onde fez boa figura contra o Bayern apresentando-se em 4x4x2 na Alemanha (perdeu 1-0) e empatando na Luz (onde só não jogamos com dois avançados porque Jonas estava suspenso), sendo que no campeonato foi um verdadeiro atropelo que ainda foi a tempo de bater o recorde de pontos e atingindo um dos melhores números de golos marcados de sempre (se não for mesmo a equipa com mais golos na história do campeonato, não tenho a certeza). Tendo em conta que isto foi tudo atingido essencialmente após essa mudança e só não são números mais impressionantes devido ao início fraquito… realmente é motivo para Bruno Lage olhar com atenção.

    E realmente vamos a ver e o modelo de jogo é realmente muito parecido. Os laterais são os mesmos, os centrais mantém o Jardel e entra o Rúben Dias, sai o Lindelof, o lateral esquerdo é o mesmo, o médio defensivo é o mesmo (Fejsa), o 8 não é Renato Sanches, mas é Gabriel que tem um papel muito parecido. Ou seja, é super preponderante defensivamente, participa ofensivamente, mas não é ele que faz a diferença no último terço, apenas leva a bola até lá onde, normalmente, resolvem os outros. O papel de Pizzi na equipa é exatamente igual (“inventado” por Rui Vitória). Do lado esquerdo não existe Gaitan, tem jogado o Rafa e aqui é a primeira mudança significativa. Na frente trocar Jonas e Mitroglou por Félix e Seferovic também é muito diferente. Rafa, Félix e Seferovic acabam por acrescentar mais qualidade nas transições (ofensivas e defensivas), a equipa perde a referência posicional e o finalizador que era Mitroglou, mas ganha mais capacidade para atacar a profundidade, mais velocidade.

    Claro que as lesões de Jardel e Fejsa obrigaram o Lage a mudar mais dois elementos mas a ideia era esta. Se nós pegarmos nesse Benfica e tentarmos replicar com o plantel que temos neste momento vamos chegar a uma solução extremamente parecida à que Lage encontrou.

    Com isto não estou a desvalorizar o seu modelo de jogo, tendo jogadores com caraterísticas para replicar um modelo de jogo que foi demolidor no passado, adaptando ao plantel que tem é super inteligente. Aliás, o próprio Rui Vitória tinha este plantel e não se lembrou de fazer o que já tinha feito portanto Lage tem todo o mérito porque o Benfica realmente melhorou.

    • Mantorras
      Posted Março 10, 2019 at 11:02 pm

      Exacto, só pode ser esse Benfica que Silas fala.

    • Bruno Cunha
      Posted Março 11, 2019 at 4:25 pm

      Defensivamente os comportamentos são parecidos ( essa equipa de RV defendia muito bem) ofensivamente a uma diferença de características bastante grande nos jogadores por isso acabam por ser outras dinâmicas.

  • Tiago Martins
    Posted Março 10, 2019 at 11:00 pm

    Discordo, tirando a referência à fortuna no primeiro jogo, com um dos jogos mais surreais que já vi.

  • RodolfoTrindade
    Posted Março 11, 2019 at 10:05 am

    Em dia do Benfica de RV éramos capazes de sermos fantásticos e ganharmos ao Montalegre. Que saudades desses tempos…

    Eu dantes também andava assim como o Silas, mas depois com a idade as ressacas custam-me muito mais e como tal comecei a abrandar…

Deixa um comentário