Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FC Porto pressiona Benfica a jogar 84 minutos contra 10; Azuis e brancos só desbloquearam o jogo na 2.ª parte e de penálti

FC Porto 3-0 Marítimo (Telles 57′ g.p., Militão 73′ e Brahimi 88′)

O FC Porto, num jogo que ficou facilitado logo a abrir, cumpriu frente ao Marítimo empurrando assim a pressão para o Benfica. Os azuis e brancos aos 6′ minutos já estavam a jogar contra 10 mas, apesar de terem criado algumas oportunidades, só conseguiram desbloquear a partida através de um penálti de Telles na 2.ª parte. Militão e Brahimi (que voltou a ser suplente) também marcaram. A turma de Petit, por sua vez, agarrou-se a Charles para ir se mantendo no encontro, mas pareceu sempre uma questão de tempo até o campeão nacional marcar. Grolli também se destacou, já Barrera desperdiçou a oportunidade de isolar 2 companheiros ainda com 0-0.

No que respeita ao encontro, ficou marcado pela expulsão de Lucas Áfrico logo aos 6 minutos. O FC Porto, apesar da superioridade numérica, no entanto ia tendo algumas dificuldades para criar ocasiões de perigo e a primeira oportunidade surgiu apenas no minuto 24, com Marega a surgir solto ao segundo poste mas a não acertar na baliza quando tinha tudo para marcar. De seguida, novamente o maliano, servido por Militão, a ver Charles sair muito rápido da baliza e fazer a mancha. O jogo voltou a ter emoção já em cima do intervalo, tendo Marega cabeceado para bela defesa do guardião visitante, enquanto na resposta Barrera desperdiçou um contra-ataque com superioridade numérica. No último lance, Herrera acertou na barra na sequência de um canto, sendo que o nulo manteve-se então no descanso. Para a segunda parte Sérgio Conceição lançou Manafá para o lugar de Pepe (Militão passou para central) e os dragões viriam a chegar à vantagem depois de Gamboa ter jogado com o braço dentro da área, com Alex Telles a não perdoar da marca dos 11 metros. Pouco depois, o lateral esquerdo brasileiro testou Charles com um tiraço de longe. A segunda aposta do técnico portista foi Brahimi, que rendeu Otávio. O 2-0 viria a surgir num canto, com Militão a ganhar nas alturas e a cabecear para o fundo das redes. Já com Óliver em campo (saiu Herrera), Soares esteve perto de ampliar, num cabeceamento que bateu no poste após belo lance de Marega. Já perto do final, Brahimi fez mesmo 3-0 num disparo cruzado, estabelecendo assim o resultado final, que dá ao FC Porto a liderança provisória.

FC Porto – Os Dragões sentiram dificuldades em ultrapassar o bloco defensivo do adversário, mesmo tendo actuado 86 minutos contra 10 unidades, mas com uma maior dinâmica na 2.ª parte, o golo acabou por surgir com naturalidade, ainda que de pénalti. Corona e Otávio desequilibraram bastante, mas a dupla Soares-Marega esteve em noite não, acumulando más abordagens e recepções. Por outro lado, Herrera entrou muito na área contrária e ajudou a empurrar a equipa, ao passo que Danilo teve um jogo difícil, sendo notórias as suas dificuldades na construção. Em sentido inverso, Brahimi, que marcou, e Manafá entraram bem na partida, embora o lateral tenha pecado na definição dos lances. No sector recuado, Telles foi decisivo ao abrir o activo e bater o canto do 2-0, mas abusou dos cruzamentos, ao passo que Felipe esteve seguro e Militão voltou a destacar-se a central e a pecar na direita, onde definitivamente não consegue apresentar o mesmo rendimento. Já Casillas teve uma noite descansada.

Marítimo – Jogo muito complicado para os insulares, que ficaram muito cedo reduzidos a dez unidades. Petit já tinha apostado num 11 marcadamente defensivo, com muitas unidades de combate, mas a expulsão de Áfrico ainda acentuou mais essa tendência, levando a que a equipa recuasse ainda mais de modo a evitar o golo do adversário. Charles foi dizendo presente com várias intervenções de nível, mas um pénalti de Gamboa deitou tudo a perder e, a partir daí, a avalanche ofensiva dos Dragões foi-se materializando em mais golos. Grolli também rubricou uma exibição interessante no eixo defensivo, enquanto Fabrício e Nanu fecharam bem o flanco direito (com a entrada de Brahimi a missão complicou-se). Por outro lado, China e Barrera sofreram mais na esquerda, enquanto Pelágio não se viu e Getterson não teve um lance onde pudesse desequilibrar.

XI do FC Porto – Casillas; Militão, Felipe, Pepe e Alex Telles; Otávio, Danilo, Herrera e Corona; Marega e Soares.

XI do Marítimo – Charles; Nanu, Grolli, René, Lucas Áfrico, China; Gamboa, Pelágio, Fabrício; Barrera, Getterson.

63 Comentários

  • Kacal
    Posted Março 16, 2019 at 10:33 pm

    Jogo sem história e de um só sentido, fizemos uma boa exibição e vencemos com toda a justiça. 3 pontos fundamentais que nos permite assumir a liderança do campeonato 1 dia antes do Benfica ir a Moreira de Conegos, que não será um jogo fácil contra a equipa sensação desta época, confio no Ivo Vieira! A expulsão limitou o resto do jogo do Marítimo como é natural, teve influência e acho que a decisão é aceitável, embora tenha achado um pouco exagerado o vermelho até por ser numa fase tão inicial do jogo, mas o arbitro decidiu assim e penso que não é descabido porque o Marega ia isolar-se. De resto, só deu Porto.

    Incrivel como o Marítimo nada jogou, tudo bem que esteve com menos 1 na maioria do tempo, mas mesmo assim nem um contra-ataque decente conseguiu fazer. Mérito nosso também que condicionamos a saída de bola deles com muita pressão lá na frente, a dupla Marega – Soares nesse aspecto é muito forte. Mas mesmo quando ultrapassavam essa fase nós estavamos logo em cima, toda a equipa pressionou forte e levava logo os jogadores do Marítimo ao erro, mas pode ter sido apenas um mau jogo e impressão minha, mas não vi ali jogadores de qualidade na equipa do Marítimo, não havia ninguém que fizesse um passe em condições ou fosse capaz de levar a bola em progressão, mérito nosso como disse mas também muito demérito do Marítimo que fizeram um jogo horrível, nem sequer existiram em campo e mesmo com a expulsão foi muito fraco. Por outro lado estiveram melhor defensivamente, mas nem aí achei que estivessem tão bem assim mas pelo menos conseguiram atrapalhar os nossos jogadores, ainda assim valeu mais pelo único destaque e principal motivo pelo nosso 1º golo ter demorado tanto a acontecer, refiro-me a Charles que fez uma grande exibição e atrasou que a bola entrasse, ele que já tem por hábito destacar-se contra os “grandes” e dizer presente, é claramente um dos melhores GR do campeonato.

    Gostei de toda a equipa o que é natural já que o Marítimo nada forçou a nossa defesa, pouco pressionou o nosso meio-campo e os avançados foram aparecendo bem tendo mais espaço para jogar após o 1º golo. Otávio esteve bem na 1ª parte ao desequilibrar pela esquerda e a fazer bons passes e cruzamentos para a area. Mas destaco a entrada do Manafá, entrou bem no jogo e forçou logo o Marítimo a outras marcações e foi capaz de entrar mais na profundidade e “furar” pela area, foi importante. E Corona foi o principal desequilibrador novamente, sempre que a bola lhe ia parar era perigo certo. Marega voltou a fazer uma exibição à sua imagem com muita atitude, muita luta, muita entrega, muito poder físico e sempre a ser uma “dor de cabeça”, podia perfeitamente ter marcado. Telles também apareceu em todo o lado e a ausência do adversário em campo ajudou a que tivesse mais liberdade de jogar, bateu muito bem o penalti e podia ter feito um golaço. Danilo “encheu” o campo. Brahimi também entrou bem e teve espaço para o seu futebol, marcou um golo ao seu estilo. Foi os que mais gostei, mas a equipa esteve toda bem. É dificil perceber o quão bem estiveram quando o adversário foi inexistente.

    Podia ter dado em goleada das antigas perfeitamente, mas ficou 3-0 e já foi suficiente, importa a vitória. Vamos ver o que acontece amanhã no Moreirense x Benfica, mas fizemos a nossa parte. Venha o próximo! SomosPorto!

    • Njord666
      Posted Março 16, 2019 at 10:42 pm

      Se no Liverpool – Porto o militao for expulso aos 5 min e o Porto não fizer nada o resto do jogo, duvido muito que esse discurso seja igual.

      • Kacal
        Posted Março 16, 2019 at 11:07 pm

        Se eu jogar no euromilhões ao sabado também o ganho sempre. Quantas vezes vimos equipas a jogar com 10 a fazer exibições melhores que estas? Porque? Porque tinham melhores interpretes, obviamente. Daí ter referido que os jogadores do Marítimo não me parecem assim muito bons, mas também referi que podia ser das condicionantes do jogo e ser um mau dia deles. Além disso dedicaram-se a defender a toda a força, nem sair a jogar conseguiam fazer um passe acertado. Mas se acontecer isso que falas, cá estarei a dar cara, podem acusar-me do que for, mas que não dou a cara e admito quando estou errado, nunca faço.

    • pjmatos
      Posted Março 16, 2019 at 10:49 pm

      O Marega seguia isolado, mas era para a linha de fundo, a uns bons metros do poste mais distante. Também não me parece muito correcto fazer desmerecer a exibição de um Marítimo extremamente condicionado pelas lesões, expulsão, etc. Há um lance, já a jogar com 10, em que um jogador do Marítimo podia ter isolado dois colegas seus. Por isso, mais do que criticar a exibição pouco conseguida do Marítimo, há que olhar para a (falta de) qualidade dos jogadores que eles têm e para o facto de terem jogador o jogo quase todo apenas com 10 jogadores.

      Também não concordo que o Porto tenha feito uma exibição assim tão boa. Sem o penalti a desbloquear a partida, o Porto estava a ter dificuldades em marcar. Claro que ao Marítimo não lhe restava grande solução senão defender, mas ainda assim o melhor que se pode dizer da exibição do Porto foi a atitude da equipa (que o Marítimo também demonstrou). Parabéns às duas equipas, em especial ao Porto!

      • Kacal
        Posted Março 16, 2019 at 11:04 pm

        Peço desculpa mas isso é distorcer um pouco o que disse. Primeiro disse que achei a expulsão exagerada e que apenas achava aceitável ter expulsado, ou seja, nem sequer achei muito justo, mas aceitável.

        Depois no 2º ponto falei precisamente da falta de qualidade dos jogadores do Marítimo e tudo bem que jogaram a maioria do jogo com 10, mas já vi equipas com 10 jogar e fazer bem mais, foi mesmo muito fraco o Marítimo mesmo com as condicionantes. Dedicou-se a defender até à exaustão, mas referi bem que a expulsão condicionou o jogo e o plantel do Marítimo não me parece muito forte.

        Por fim, também não falei em grande exibição em lado nenhum, disse sim que foi jogo de um só sentido e foi, disse que pressionamos forte o Marítimo a todo o campo impedindo-os de jogar e levando-os ao erro e fizemos. E disse que podíamos ter feito mais golos e podiamos. Além disso referi que nem podíamos avaliar com exactidão a qualidade da exibição devido aos condicionalismos do jogo. Posto isto, não sei onde o que disse difere do que acabaste de dizer e em lado nenhum falei da forma que referes nesses temas.

        • pjmatos
          Posted Março 17, 2019 at 4:18 am

          O Kacal disse que “fizemos uma boa exibição” e eu que “não concordo que o Porto tenha feito uma exibição assim tão boa”. Portanto, acho que aqui não dissemos a mesma coisa.

          O Kacal disse que a expulsão era aceitável e na minha opinião não é. Mais uma vez discordamos.

          O Kacal disse que o Marítimo nada forçou a defesa do Porto e eu descrevi uma situação que podia ter sido muito perigosa, não fosse a decisão completamente desastrada do jogador do Marítimo que podia ter isolado não um, mas dois colegas seus.

          O Kacal diz que podia ter dado uma goleada das antigas, mas a mim pareceu-me que sem o penalti a desbloquear também podia ter dado empate…

          Em jeito de conclusão, acho que discordamos em muita coisa. Mas não quero ter razão, isto foi apenas para mostrar mesmo que as nossas opiniões não são assim tão parecidas.

          • Kacal
            Posted Março 17, 2019 at 12:50 pm

            Continuo a ver isso como embirração, sinceramente.

            Eu disse que o Marítimo nada forçou o Porto e você disse que eles tiveram UMA situação que podia ter sido perigosa e nem sequer foi, podia. O Marítimo apenas defendeu com tudo aguentando o máximo que pode o 0-0 e depois foi mandando uns “chutões” a ver se acontecia algum erro da nossa parte, mas nem 1 passe direito conseguiam fazer e também devido à pressão que exercemos levando-os ao erro. UMA situação possivelmente perigosa não é forçar nada. Se é para levar à letra tudo, tudo bem. E sim, foi devido à condicionante da expulsão e devido à limitação do plantel, aí concordei, mas mesmo assim foram fracos comparativamente com outras equipas que já jogaram com 10 e até venceram

            Sobre a expulsão, está no direito de discordar e como disse, EU NÃO EXPULSAVA o jogador do Marítimo, mas acho aceitável que o arbitro o tenha feito, era uma situação que podia dar perigo. E o Marega não ficava isolado? Então aconselho-o a ver o print que mostro abaixo juntamente com o comentário. O adversário que podia interferir na jogada está do outro lado e ainda está bastante longe do Marega, mesmo fazendo a diagonal podia perfeitamente dar golo, até porque ambos sabemos que o maliano é um jogador potente e rápido. Era uma situação perigosa, penso que aceitável a expulsão é.

            Por fim, o penalti não foi bem assinalado? O jogador do Marítimo tem os braços totalmente abertos e corta um remate que ia em direcção à baliza, ou seja, um lance possível de golo. Portanto concordo que o penalti desbloqueou e o Marítimo até podia ter segurado o empate caso não houvesse o penalti, mas houve e foi bem assinalado portanto o facto de poder ter dado empate também, não significa que não pudesse ter dado em goleada das antigas, uma coisa não invalida a outra e basta ver que ficou 3-0 e ainda tivemos mais situações de perigo onde Charles disse presente.

            Parece apenas uma forma de embirrar com o que disse, mas posso estar enganado. Mas também não quero ter razão, dou os meus argumentos e comento o que vi, é apenas a minha opinião, mas continuo a achar que não difere assim tanto da sua, mas tudo bem.

            Mando então o print do lance da expulsão, volto a perguntar não ficava isolado?

            • Luis Monteiro
              Posted Março 17, 2019 at 2:00 pm

              Tudo dito kacal!

              Saudaçoes desportistas

            • pjmatos
              Posted Março 18, 2019 at 3:08 am

              Embirração? De todo, meu caro. O Kacal é inclusivamente das pessoas que mais admiro e respeito neste espaço. Por isso senti-me à vontade para mostrar que tenho uma opinião contrária à sua, nunca esperando que não respeitasse as opiniões dos outros, com insinuações e deturpações dos meus comentários – eu por acaso comentei alguma coisa a dizer que o penalti foi mal assinalado, por exemplo?

              E respondendo à última questão, até o próprio Kacal diz que o Marega poderia ficar isolado, mas nunca ninguém vai poder responder a isso. O árbitro não tem que especular, mas sim ajuizar com mais certezas. Há lances claros de perigo em que nitidamente qualquer pessoa sabe que o jogador vai ficar isolado. Neste lance, ficou demonstrado que era uma mera hipótese.

              Por fim, já dei os parabéns às equipas, em especial ao Porto. Não vejo a sua vitória como consequência da arbitragem, mas não posso deixar passar em claro que o Capela está usar a abusar da dualidade de critérios.

              A vitória do Porto merecia um árbitro melhor.

    • Kacal
      Posted Março 16, 2019 at 11:14 pm

      E sendo sincero e directo, EU NÃO EXPULSAVA o jogador do Marítimo. Está dito!

  • Tiago Martins
    Posted Março 16, 2019 at 10:35 pm

    Isto não pára. Que vergonha.

  • Zamorano
    Posted Março 16, 2019 at 10:38 pm

    O Jogo até se afigurava exigente pelo bom momento do Marítimo mas ficou resolvido aos 6 minutos.
    O campeonato segue amanhã em Moreira.

  • MuchoG
    Posted Março 16, 2019 at 10:38 pm

    Capela não devia arbitrar jogos da primeira liga quanto mais dois jogos de um grande de seguida, é pura e simplesmente um árbitro horrível.
    O vermelho logo ao início é ridículo, mesmo que o Marega se libertasse do defesa ele estava encostado na esquerda da área e tinha defesas a vir do meio, não era perigoso o suficiente para ser vermelho.
    O penalti é curioso que no jogo do Benfica da semana passada houbve múltiplas situações parecidas e em algumas dessas nem se parou para ir ao video árbitro quanto mais dar penalti, hoje já lá vai e dá o penalti que desbloqueia o jogo ao Porto, assim é fácil. Esta época o Porto tem tido demasiadas decisões de arbitragem a seu favor.
    Quanto a Capela, mais uma grande exibição a juntar ao Benfica-Belenenses da semana passada, do famoso jogo onde dá 10 minutos ao Sporting até marcar, ou do Benfica-Sporting onde a equipa visitante devia ter tido 1 ou 2 penaltis. É um árbitro incompetente.

    • MuchoG
      Posted Março 16, 2019 at 10:55 pm

      Nota: O Porto já jogou jogos onde teve expulsões a favor em 31% dos jogos nesta liga, assim ainda fica mais fácil, hoje foram só 84 minutos.
      Criaram a narrativa que o Benfica foi beneficiado a caminho de 4 títulos consecutivos e criaram este clima de medo, quando membros da sua claque (oficial e organizada) pode ir a campos de treino de árbitros intimidar e nada acontece acontece depois admiram-se que andem a ser ajudados a época toda.
      Atenção isto é um desabafo geral da época, Capela é mau independentemente de qualquer jogo que arbitre.

      • Van Diogyk
        Posted Março 17, 2019 at 11:37 am

        O Capela é mau, ponto.
        Agora, expulsões em 31% dos jogos? onde é que foste buscar esta estatística?
        O Porto fez 26 jogos. Em 7 houve expulsões dos jogadores adversários, o q dá 27%. Dessas 7 expulsões, contra o Chaves (expulsão aos 80min, já estava 4.0), Marítimo (expulsão aos 80min, já estava 2.0),Belenenses (expulsão aos 87min, já estava 3.0), e Rio Ave (expulsão aos 90+3, já estava 2.1) e Setúbal (aos 53min, estava 1.0)
        Tens ainda as expulsões nos jogos do Benfica, que o Porto perdeu ambos.
        Portanto o teu “ainda fica mais fácil” não se percebe. Se o Lucas Áfrico foi bem expulso ontem? não. Se condicionou o resto do jogo?sim. Agora um jogo que o marítimo bate um recorde este ano e faz ZERO remates, e q raramente conseguia sair a jogar..
        Não vamos confundir a estrada da beira com a beira da estrada.

        • ACT7
          Posted Março 17, 2019 at 3:29 pm

          E qual é a desculpa para o Porto se a equipa com menos amarelos da liga NOS e não ter qualquer expulsão contra? Quando os jogos do Porto até são os jogos onde há mais faltas?
          Em sentido contrário o Benfica já vai com 7 expulsões e o Sporting 3.

          • Van Diogyk
            Posted Março 17, 2019 at 7:28 pm

            Desculpas? Apresentei factos. Moreirense 17 faltas 4 amarelos. Benfica 11 faltas 0 amarelos. O que é que isto significa ? Absolutamente nada.
            Deixem se de coisas. Se quiseres discutir futebol estou inteiramente disponível , se quiseres discutir faltas e faltinhas e foras de jogo, esquece.
            Abraço

  • pjmatos
    Posted Março 16, 2019 at 10:38 pm

    Para mim houve dois intervenientes com momentos bastante infelizes neste jogo.

    Primeiro, a dualidade de critérios gritante de João Capela e do VAR. Até parecia que os cartões aos jogadores do Belenenses estavam guardados para os do Marítimo. Não obstante, o jogador não seguia isolado para a baliza, a não ser que ele quisesse ir abraçar o guarda-redes enquanto a bola saía pela linha de fundo. Já o VAR que pediu a revisão deste lance, por que motivo não alertou o árbitro para uma eventual agressão do Pepe? Aquele braço na cara do jogador pareceu-me perfeitamente evitável. Também é curioso notar quantas vezes João Capela recorreu ao VAR neste jogo, mas no jogo do Benfica não. A ser penalti a favor do Porto, não era também a favor do Benfica no jogo da semana passada?

    Segundo, o comportamento do público adepto do Porto. No final da primeira parte, quando o Marítimo estava a jogar com apenas nove jogadores, o público tem um comportamento anti-desportivo contra o jogador lesionado, assobiando-o quando este regressou ao jogo a coxear.

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Março 16, 2019 at 10:39 pm

    Esperava uma vitória mais fácil do FC Porto, mas as equipas do Petit são muito chatas e com 10 o Marítimo ainda recuou mais. Charles foi adiando o inevitável, mas eram muitos minutos a defender. Dificilmente o FC Porto não ganharia o jogo com uma expulsão de um adversário aos 8′.

    Diga-se que não percebo Conceição lançar Manafá e Óliver com o Benfica e depois num jogo destes, onde o perfil das equipas de Petit é conhecido, aposta em Militão a lateral e no Danilo. Não faz muito sentido. Ao intervalo rectificou e o FC Porto ficou completo nos dois flancos. Ainda assim, o Manafá fez uma exibição “à Ristovski”, isto é, aparece muitas vezes na frente, mas depois falha quase sempre na definição. Ou cruza mal ou passa mal. Dificilmente pode ser titular no FC Porto parece-me e, dado o flop João Pedro, esta será uma posição que os Dragões devem reforçar no defeso.

    Quanto ao Marítimo, já esperava pouco, mas era difícil fazer mais dadas as circunstâncias. Acho que João Capela decidiu bem nos 2 lances capitais, mas no resto falhou em quase tudo. É incrível como o Telles não leva o 5.º amarelo por exemplo. Depois fartou-se de parar o jogo por estarem jogadores no chão. Pareceu-me sempre descontrolado e aquele pénalti que quis marcar ao início deixou logo antever que Capela não estava muito lúcido.

    • Valderrama
      Posted Março 16, 2019 at 11:44 pm

      Concordo com toda a análise, desde o trabalho do árbitro às opções do Conceição. Só discordo em relação ao Manafá, embora peque ao nível da decisão, acelera com muito mais facilidade e tem uma velocidade superior à do Ristovski, o que lhe permite ser mais perigoso ofensivamente e resolver alguns sustos lá atrás. Acho que tem capacidade para vir a ser titular do Porto no futuro, embora concorde que devessem reforçar a posição

  • Manuel Teixeira
    Posted Março 16, 2019 at 10:39 pm

    Inenarrável Capela! Na segunda feira não lhe apeteceu ir ver os lances ao ecrã.

  • Santander
    Posted Março 16, 2019 at 10:39 pm

    Como portista hoje sinto vergonha mas a verdade é que está visto que mais tarde ou mais cedo vamos claudicar neste campeonato.. A equipa está de rastos.. Este capela é simplesmente miserável

    • pjmatos
      Posted Março 16, 2019 at 10:53 pm

      Parabéns pela atitude. Como benfiquista também já senti vergonha de coisas como apagarem as luzes do estádio e ligarem o sistema de rega da relva. No caso deste jogo, acho que não é caso para tanto, uma vez que a equipa fez por merecer a vitória e esforçou-se. É caso para dizer que não mereceram esta arbitragem…

  • The King
    Posted Março 16, 2019 at 10:40 pm

    Jogo sem grande história em que em função dos acontecimentos acaba o Porto por fazer um treino de organização ofensiva, em que tem de ser muito mas muito mais eficaz no último terço…
    Creio que brahimi e Oliver têm de começar a jogar de início pois torna o jogo do Porto muito menos previsível….
    Faltam 8 jogos, faltam 8 vitórias…..

  • DNowitzki
    Posted Março 16, 2019 at 10:40 pm

    Mais uma razão para o Benfica não chegar a ser campeão.

    Ninguém esperava que Lage tivesse os ditos no sítio e fosse ao Dragão ganhar. Tal como na Luz, lá expulsaram um para ver se dava. Não deu. Há que continuar.
    Amanhã quero uma expulsão logo aos 6 segundos.
    Parece que o Marítimo jogou.pouco. Exato!

  • Sombras
    Posted Março 16, 2019 at 10:42 pm

    Hoje o Porto ganhava desse por onde desse. O Capela nos primeiros 10 minutos demonstrou-o logo, se fosse preciso ele próprio ia marcar o golo.

    • Kafka
      Posted Março 16, 2019 at 10:55 pm

      Hoje o Porto ganhava de qualquer jeito e vai ganhar até ao fim de qualquer jeito até ao fim… quando Conceição garantiu que não falava mais de arbitragens era óbvio que tinha garantias absolutas que seria beneficiado em todos os jogos até ao fim e assim tem sido

  • BrunoG
    Posted Março 16, 2019 at 10:43 pm

    Enganaram-se no título VM. Capela pressiona Benfica, devia ser este o título.
    Infelizmente em Portugal, é isto que se passa, um árbitro em 5 dias muda completamente de critérios, se na segunda feira valia jogar com as mãos mesmo que fosse à queima e com aumento da velometria, hoje não valeu, valia dar porrada até ao joelho, hoje parece que o critério era mais apertado, enfim, Portugal.

  • ACT7
    Posted Março 16, 2019 at 10:44 pm

    A semana do Capela começou na Luz na segunda e acaba no dragão no sábado, a pressão era tanta que até se marcou um penalti ao começar por uma bola no peito fora de área.
    Assim é fácil dizer à boca cheia “não falo mais de arbitragens”. Este campeonato está bonito está.
    O Marítimo percebeu desde cedo ao que vinha e pouco ou nada podia fazer, jogo sem grande assunto pois o golo mais cedo ou mais tarde ia aparecer, afinal remates a queima roupa já são penalti e bem assinalado, mas é incrível a falta de coerência no espaço de uma semana.
    Jogo difícil amanhã e com a pressão de estar atrás. Só uma equipa muito forte conseguirá lutar contra estas adversidades todas dia sim dia também.

    • Estigarribia
      Posted Março 16, 2019 at 10:50 pm

      ACT7,

      Essa da bola do peito parecia o célebre penalty do Pedro Silva na final da Taça da Liga entre o Sporting e o Benfica. Afinal também há disto no campeonato. Pensava que era só na Taça da Liga.

      Saudações Leoninas

      • ACT7
        Posted Março 16, 2019 at 11:23 pm

        Verdade, mas não é preciso recuar tanto tempo para se ver espectáculos destes.

        • Estigarribia
          Posted Março 16, 2019 at 11:42 pm

          Mas ao nível da polémica, o do Pedro Silva está muito perto deste.

          Uma falta daquelas acho que nem era preciso VAR se o árbitro tivesse qualidade.

  • golias
    Posted Março 16, 2019 at 10:45 pm

    Percebe-se que o critério varie de árbitro para árbitro. Não se entende é que o critério varie no mesmo árbitro de semana para semana. Continua o ridículo. Se querem uma liga competitiva e atrativa, parem com esta pouca vergonha.

  • nunocaldas
    Posted Março 16, 2019 at 10:47 pm

    Incrível dualidade de critérios deste Capela no espaço de 5 dias. Hoje foi ao var umas 5 ou 6 vezes, enquanto na segunda, com 3 lances possíveis de grande penalidade, decidiu não ir ao var uma única vez. A expulsão aceita-se.

  • PedroDarwin
    Posted Março 16, 2019 at 10:48 pm

    So duas coisas podem fazer com que este campeonato termine com justiça: o superior futebol jogado do Benfica mais o karma, pois contra esta dualidade de critérios (palavras simpáticas) só futebol não chega!

  • Nunop
    Posted Março 16, 2019 at 10:50 pm

    A diferença de critério em relação às mãos na bola de segunda para sábado com o mesmo “ARBITRO” foi absolutamente vergonhosa. Jogo sem história, se contra 11 já era dificil para o Marítimo, com 10 então era uma questão de tempo.

  • Kafka
    Posted Março 16, 2019 at 10:52 pm

    “Não falo mais de arbitragens até ao fim da época”…. Na altura eu disse aqui porque é que o Conceição afirmou tal coisa, todas as jornadas se tem provado o porquê tal como eu tinha dito … Hoje foi só mais um escândalo igual a tantos e tantos e tantos que a aconteceram nos últimos 35 anos

    • Dass
      Posted Março 16, 2019 at 11:07 pm

      Foi um jogo sem história porque o árbitro assim o quis dada a dualidades de critérios que teve no espaço de 5 dias, o Porto só não ganha o resto dos jogos donde for incompetente visto que pelos árbitros o jogo já começa 1-0

    • Gil Rodrigues
      Posted Março 17, 2019 at 3:00 am

      estava mais que visto, não conhecêssemos nós os últimos 30 anos do futebol nacional.

  • Estigarribia
    Posted Março 16, 2019 at 11:00 pm

    Vitória fácil do FC Porto num jogo onde o Marítimo nunca chegou a causar grandes problemas, a meu ver. E, já agora, João Capela continua a ser um dos árbitros mais reles do campeonato português. E, ainda por cima, é internacional. A expulsão do Lucas Áfrico pode ser considerado justa, porque o Marega ia na direção da baliza, mas o segundo penalty penso que foi mal marcado. O jogador do Marítimo não tinha tempo de tirar o braço e também não o podia cortar com um serrote.

    Ainda assim, algumas notas a destacar:

    1 – Jesús Corona, com duas assistências para golo, a mostrar, mais uma vez, que está a realizar a melhor época no Dragão;

    2 – Grande exibição de Éder Militão. Começou a primeira parte no lado direito, mas ao intervalo quando saiu o Pepe, Sérgio Conceição colocou-o onde mais rende: no centro da defesa;

    3 – No golo do Militão, o Marega tocou na bola? Na minha opinião não me pareceu que tenha tocado;

    4 – Charles, apesar dos três golos sofridos, é o típico guarda-redes de engate do futebol português, como outros que já por cá passaram (Marco Aurélio, Paulo Santos, Marco Tábuas, Moretto, Peiser, Salin, Peskovic, Pedro Roma, etc, etc);

    5 – Tal como no jogo contra o Sporting, Pedro Pelágio voltou a mostrar coisas boas, mas preciso de ver mais dele noutros jogos. Parece-me que há ali potencial para explorar, a meu ver;

    6 – Brahimi, quando quer, consegue fazer golos muito bonitos, como o terceiro golo desta noite, onde não deu qualquer chance de defesa para o Charles. Jogador diferenciado do campeonato quando está num dia bom;

    Saudações Leoninas

  • MikeM
    Posted Março 16, 2019 at 11:00 pm

    Conseguimos ter um futebol tão podre que uma ferramenta que deveria ser útil como o VAR, só tornou ainda mais evidentes coisas que já o eram e toda esta podridão que reina no futebol português.
    Não acho possível que se cometam os erros que se têm visto quase todas as semanas e sempre a favor dos mesmos, quando há possibilidade de ver o lance quantas vezes se queira e quando há mais 3 ou 4 árbitros com um monitor para cada para verem e reverem esses mesmos lances. Eu não acredito que em tanta gente ninguém tenha visto que o lance logo no início do jogo com o central do Marítimo não era para vermelho porque o Marega não está de frente com a baliza, está descaído para a esquerda e porque da direita vinha um jogador do Marítimo capaz de chegar ao lance, portanto o avançado do Porto não ia isolado ou não se ia isolar quando sofre a falta. Não é possível que este lance seja decidido desta forma com tanta gente a ver.
    Mas a ideia que deu logo de início foi que o árbitro do jogo queria resolver a questão cedo, consegue ver um penalti por mão na bola num lance fora da área e em que a bola vai ao peito e depois expulsa um jogador daquela maneira.
    Se dantes podiam haver suspeitas de algumas decisões, agora essas suspeitas podem passar a certezas, porque antes podia-se dar o benefício da dúvida e dizer que o trabalho dos árbitros era difícil e ingrato, que tinham de decidir na hora. Agora não se pode falar de nada disso porque podem ver repetições e porque podem tirar as dúvidas quando queiram.
    Não consigo compreender, mas tenho a certeza que ao contrário este lance (como tantos outros), não teria sido decidido desta maneira.
    Portanto, não tendo trazido qualquer justiça ao “nosso” futebol, não servindo para equilibrar forças, não percebo para que serve afinal o VAR em Portugal.
    E mais, o que estão a fazer esta época, com a ajuda de meios tecnológicos, é só mais vergonhoso que descarado.
    Pobre futebol português…

  • Moskva slezam ne verit
    Posted Março 16, 2019 at 11:10 pm

    Quando os jogos são bem ganhos não há nada a dizer. Só espero que amanhã façamos o que nos compete e saiamos do jogo com os três pontos.

  • Tiago Silva
    Posted Março 16, 2019 at 11:12 pm

    Este Capela deve ser o pior árbitro que já vi. Como é possível mudar completamente os critérios de segunda para hoje? Este não foi o primeiro nem o último jogo em que o Porto vai ser carregado ao colo, está à vista de toda a gente.

  • RubenMeireles14
    Posted Março 16, 2019 at 11:27 pm

    Vitória importante antes da pausa e da deslocação a Braga. Jogo que começou na toada normal, mas depois da expulsão, parece que os jogadores do Porto queriam fazer tudo mais rápido de forma trapalhona por estarem em superioridade numérica, sendo essa “trapalhice” ainda mais evidente em Marega e Soares (sou fã deste último, mas esteve em noite não). Militão estava “a estorvar” como lateral direito porque o jogo pedia profundidade para permitir a Corona ou Otávio virem para dentro dependendo do que estivesse do lado direito, daí ser Manafá a primeira substituição que previ ainda antes do intervalo, que se confirmou. Depois, acaba por ser de penalti que se desbloqueia, sendo que depois o jogo “acaba” com o 2-0 (com 1-0, mesmo contra 10, um “chouriço”/bola parada podem sempre acontecer), sendo que depois entram Brahimi e Oliver para circular melhor, premiado o primeiro com o golo do 3-0.
    Quanto ao Marítimo, veio com o estilo Petit (não é uma crítica, joga da forma que lhe convém e nesta fase a manutenção é a prioridade) e Charles foi adiando, mas claro que a expulsão e as lesões condicionaram o que já era difícil a priori.

  • Flavio Trindade
    Posted Março 16, 2019 at 11:30 pm

    O jogo já se afigurava de sentido único, mas quando o árbitro decide estragar o jogo logo aos 6 minutos, a história do mesmo fica praticamente contada.

    Depois de o ter tentado fazer logo aos 2m ao tentar marcar um penalty aos 2m por uma bola no peito fora da área, Capela mostrou ao que veio quando expulsou o central maritimista num lance para amarelo.
    E pasme-se, o Maritimo não tinha centrais no banco porque os restantes estão lesionados…coincidências…
    A nata da nata contudo (e é por causa destas pequenas coisas que se notam as influências), foi após ver Rene lesionado (isto no inicio da compensação), deitado no chão e antes de chegar ao jogador do Maritimo para aferir a gravidade da mesma já ia a pedir a maca para deixar os insulares a jogar com 9 durante a compensação de 7min… foi uma chatice aquele fora de jogo…

    É por estas e por outras que sendo o VAR uma ferramenta incrível e cuja aplicabilidade é da mais elementar justiça, em Portugal é desnecessário porque o nível da arbitragem é medonho!

    Quanto ao jogo em si, a primeira parte foi uma tremenda monotonia com o Porto a jogar pouco, e o Maritimo a defender muito.
    Destaque apenas para os dribles de Corona, para um Marega em versão Messi hoje a fazer passes milimétricos para o cepo do Soares desperdiçar e para Charles que ia adiando o inevitável.

    Na segunda, Sérgio fez o que lhe competia e alargou o campo ao colocar Manafá que foi instrumental na criação de desiquilibrios ofensivos.
    Os golos foram uma questão de tempo.
    Ofensivamente o Maritimo foi uma nulidade e não só por causa das vicissitudes do jogo.

    Petit escolheu mal o 11, porque começar com aquele pino na frente (Getterson) que não jogaria nem no Mafra, e deixar um avançado móvel, numa boa fase e que sabe dar-se ao choque e aproveitar a profundidade como Joel, deveria dar cadeia.

    Um passeio para o Porto que vai aproveitar esta semana para descansar antes de um dos jogos decisivos para as contas da liga, a visita à Pedreira.

    • Sombras
      Posted Março 16, 2019 at 11:57 pm

      O nível da arbitragem não é medonho Flavio, é criminoso. O VAR só mostra que os árbitros roubam porque querem. Quando vês clubes a serem levados ao colo todos e todos os jogos, com o VAR a decidir nem sequer funcionar, não pode ser só incompetência, é mesmo é influência directa.

  • andresilvac
    Posted Março 16, 2019 at 11:46 pm

    Jogo sem história resultado até acaba por ser escasso.
    Agora Capela como é possível este “abstronso” fazer o que faz e apitar época após época devia ter sido erradicado a nascença naquele dérbi na Luz do limpinho limpinho e estes 2 anos o ano passado faz o que fez em Tondela e este ano não me lembro de uma arbitragem dele minimamente decente…
    Sou Portista mas eu não concordo com a expulsão Marega ganha a frente do lance ficaria isolado mas não tinha a bola dominada (até acho que acabou a prejudicar o Porto pois o Marítimo ainda se fechou mais) .
    Pênalti claro como uma casa não se pode comparar um cruzamento a meio da área para uma bola Para a baliza quando está a 1m da linha de golo ficando aí a meu ver uma expulsão por marcar .
    O pênalti no início e daqueles que só parece mesmo na tv com a Câmara do alto da bancada (nem sei para que foi ver nem mão nem área nada .

  • Slayer666
    Posted Março 17, 2019 at 12:05 am

    o VAR em Portugal é uma anedota.
    Em teoria acabaria com os erros dos arbitros, mas na prática….fico tudo na mesma…ou ainda pior!
    Mesmo arbitro: segunda feira não é penalti…hoje é…
    pior ainda, na segunda feira 1 jogador do Belém passou o jogo todo a dar porrada: expulsão apenas aos 90+…hoje expulsão aos 6´… okok, entreguem logo mas é as faixas que assim nem vale a pena.

    • Filipe_Carvalho
      Posted Março 17, 2019 at 12:36 am

      Para começar odeio o Porto e espero que o Benfica seja campeão. Mas sinceramente não entendo a comparação aos lances do Benfica Belenenses. A unica coisa de parecido que têm é o facto de a bola ter tocado na mão. De resto os lances são totalmente diferentes..

  • Chico
    Posted Março 17, 2019 at 1:22 am

    Todos já percebemos o porquê do Conceição ter dito que já não irá falar mais de arbittagem até ao final da época.

  • tony cebola
    Posted Março 17, 2019 at 1:44 am

    As regras para expulsar com vermelho directo, não são verificar-se cumulativamente 3 situações o atacante estar ou ir ficar isolado (não haver mais nenhum defensor que possa disputar o lance) check, movimentar-se na direcção da baliza check, e ter o controlo/dominio da bola esta última não se verificava neste lance logo o defensor do Maritimo não deveria ter sido expulso.

  • E o que temos
    Posted Março 17, 2019 at 2:10 am

    Entreguem as faixas e poupem cansaço e lesões aos jogadores por favor

  • Khal Drogo
    Posted Março 17, 2019 at 2:32 am

    Não pude ver o jogo, mas se mesmo após uma expulsão (manifestamente exagerada pelo VAR) aos 6 minutos tivemos dificuldades em conseguir marcar um golo a este Marítimo (e até foi preciso um penalty), julgo que não perdi muito.

  • Fernandes35
    Posted Março 17, 2019 at 3:40 am

    Eu nem vi o jogo mas a julgar pelo resumo, já deu para ver para o que se ia… Epa, só não vê quem não quer.
    O monitor do VAR na Luz deve estar estragado e no Dragão deve ser 100% fiável já que, em lances idênticos, o mesmo árbitro num estádio vai-se auxiliar mas no outro já não. Inacreditável como expulsa o jogador do Marítimo com aquela facilidade mas depois precisa de ver o Eduardo fartar-se de fazer faltas e só o expulsar a acabar no jogo do Benfica.
    Isto também é gozar com a cara das pessoas, não há vergonha na cara de quem apita.

  • Alex Teixeira
    Posted Março 17, 2019 at 8:38 am

    O porto hoje fez um péssimo jogo na primeiro parte e sou o primeiro a admitir que já foi beneficiado em alguns jogos está época, mas fico estupefacto com o que estou a ler nestes comentários.

    Então o Marega não ia ficar isolado na cara do guarda redes??
    Pior, alguma vez o pênalti do jogador do marítimo tem comparação com o lance do zacarya na luz (e até nem ficaria chocado se essa mão também desse pênalti)??

    Honestamente este Porto não anda a jogar nada e o Benfica tem sido bem melhor, mas também não vamos exagerar e ver “roubos” todos os jogos. Vejam lá os lances melhor sem palas se fazem favor.

    Aliás, tenho a certeza que se os mesmos dois lances tivessem acontecido ao contrário e não tivesse sido expulsão/penalty contra o porto o discurso aqui ia manter-se, apenas moldado a esses inversos acontecimentos.

    Saudações desportivas

    • PGDuarte
      Posted Março 17, 2019 at 11:53 am

      Acho que tambem podes ver os lances sem palas. É muito fácil admitir isso quando se ganha.

      O mesmo arbitro, na mesma semana, nao teve duvidas na segunda para ir ver os lances. A expulsao do Belenenses acontece aos 90min, quando passou o jogo todo a dar porrada.

      O Benfica nao perdeu pontos por causa do Capela. Cometeu erros infantis. Mas o Capela poe-se a jeito quando nem os lances vai ver. Quem é costumava falar em coerência?

  • Ricardo Teixeira
    Posted Março 17, 2019 at 11:56 am

    Absolutamente deplorável o número de jogos em que esta “equipa” foi beneficiada até à data. Enjoa de tão lisonjeiro, sujo e repetitivo que é!

    Tudo que seja fazer uma análise ao jogo do Marítimo é utópico. Imaginem colocar qualquer equipa que seja a jogar com 10 desde o início de jogo. Experimentem! E verão no que dá. O plantel do Petit já é limitadíssimo e mal apetrechado, neste caso então.

    O futebol português está um lixo!

  • RodolfoTrindade
    Posted Março 17, 2019 at 10:05 pm

    Sem comentários.

    Mais uma vitória à Porto. O costume portanto.

Deixa um comentário