Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Vídeo: O colapso físico de Nicola Kuhn

Nicola Kuhn, de 19 anos, proporcionou um momento impressionante frente a Mischa Zverev no Masters 1000 de Miami. O promissor tenista espanhol venceu o primeiro set por 6-3 e estava com uma larga vantagem no segundo – 5-2, mas, depois de ter sido incapaz de aproveitar 8 pontos de jogo, foi forçado a desistir ao sofrer um colapso físico no 3.º set com cãibras nas duas pernas.

25 Comentários

  • Kacal
    Posted Março 21, 2019 at 12:37 pm

    O significado de dar tudo e ir além do limite, bravo! É pena porque iria vencer caso tivesse mais capacidade fisicamente. Importa voltar mais forte e continuar a trabalhar.

  • RodolfoTrindade
    Posted Março 21, 2019 at 2:48 pm

    Muito jovem ainda, não soube provavelmente dosear o esforço. É algo que vai aprender certamente.

  • Daervar
    Posted Março 21, 2019 at 2:50 pm

    Ridículo um jogador de alta competição não ter preparação física suficiente para aguentar *meio* jogo.

    • Kacal
      Posted Março 21, 2019 at 4:24 pm

      Parece-me mais irreverência e falta de experiência. Com o tempo irá aprender!

      • Daervar
        Posted Março 21, 2019 at 4:57 pm

        É aquela a figura que fazes quando te dá uma caimbra? Corro regularmente, entre 150 a 200kms por mês, e haveria de ser um fartote ver uma coisa desse género. Em prova ou fora dela. :)
        Isto é tanga.

        • Kacal
          Posted Março 21, 2019 at 7:36 pm

          Tem 19 anos o rapaz e depois há diversos factores que podem ter provocado o que aconteceu. Ele com o tempo vai evoluir fisicamente e aprender melhor a dosear o esforço e desgaste físico. Até porque estava a dominar o jogo até isto acontecer.

    • TOPPOGIGGIO
      Posted Março 21, 2019 at 11:41 pm

      Perdeste uma oportunidade ou foi simplesmente vontade de escrever? Vou fazer um desenho por palavras: os médicos, imagine-se! morrem, marinheiros morrem no mar, bombeiros morrem no fogo… Porque raio é ridículo um atleta ter um colapso físico?

      • Daervar
        Posted Março 22, 2019 at 7:11 am

        É ridículo porque não foi um colapso físico. Foi uma cãimbra, repito: foi uma cãimbra. É necessário muito azar todo o corpo ter cãimbras ao ponto de fazeres uma fita semelhante à do Paulo Futre como a que ele fez a meio de um jogo de ténis. Sim, a meio. Não foi no quinto set.

        Queres continuar a fazer desenhos enquanto comes gelado com a testa, por favor continua. Agora… aquilo não é um colapso físico. Um colapso físico não é aquilo e muito menos acontece assim.

    • offtopicguy93
      Posted Março 22, 2019 at 11:16 am

      Realmente excelente oportunidade para ficar calado! Então quer dizer que todos os atletas que já tiveram um colapso, não servem… O que dirás então da conferencia de imprensa onde o nadal teve um colapso? ou da caroline wozniacki que foi o maior colapso fisico alguma vez visto na historia do tenis?

      • Daervar
        Posted Março 22, 2019 at 11:26 am

        Mais um que gosta que os outros fiquem calados, qual é o vosso problema?

        Em que te baseias para dizer que foi um colapso físico? Tu sabes o que é um colapso físico?
        Isto foi uma cãimbra e nada mais, não há nada que aponte no contrário, nada! Aproveitou para fazer fita, claramente já não tinha andamento para ganhar o encontro.

        • offtopicguy93
          Posted Março 22, 2019 at 12:28 pm

          O que percebo de colapso? Percebo que sou Formado na área do desporto e da condição física, tenho licenciatura e consequente mestrado.

          Não preciso de me justificar para saber que o meu amigo não tem razão naquilo que diz. Qualquer atleta está sujeito a que isto aconteça, tendo-se ou não boa capacidade física. O facto de teres uma caimbra não significa que estás mal preparado, porque existem vários factores que te levam à quebra fisica e essa mesma quebra pode ser evitada, mas estes atletas nao querem parar e continuam a fazer o mesmo esforço com as suas vias energéticas de reserva.
          A primeira via energética que um tenista usa na primeira meia hora de jogo (ou seja, durante o primeiro set), é a gordura! e a partir dai a via energética mais utilizada passa a ser a lactose e todos os lípidos que temos acumulados no corpo para tal exercício (daí ser muito importante um jogador estar bem hidratado antes de expor o corpo a qualquer exercício físico e consequente esforço muscular).
          O nosso corpo não é uma maquina, aliás, eu considero os músculos elasticos e tento sempre incutir alguma informação nos meus alunos para que estes percebam de uma forma clara todos os exemplos. Como o meu amigo sabe, todos os elásticos têm um limite. Uns mais que outros, mas todos com a mesma característica: se fores ao limite, ou perto dele, podem partir/quebrar/colapsar. Os músculos do ser humano dependem também das condições que rodeiam o atleta, desde condições climatéricas até as condições mentais do atleta.

          Não me vou alongar muito mais, porque não me pagam para lhe dar aulas de fisiologia do esforço. Aconselho o meu amigo a pe4squeisar um pouco e conhecer um pouco sobre o corpo humano. Não somos maquinas. Somos pessoas com limites e o rapazito espanhol de apenas 19 anos atingiu o seu. Agora é realizar um treino especifico para recuperar e com calma planear o que se poderá fazer para retardar este acontecimento. Evita-lo é quase impossível, agora retardar é uma coisa que poderá aprender. Fazer uma boa gestão do esforço não está ao alcance de todos, mas com o tempo chega-se lá. Veja-se o Federer, com 37 anos continua a bater-se com putos de 20/25 anos e sabes porque? Além da boa capacidade física que tem, sabe gerir o seu esforço e evitar problemas maiores.

          • Daervar
            Posted Março 22, 2019 at 12:44 pm

            Não vi nada no teu texto que reforce a ideia que o Kuhn teve um “colapso físico”. Foi uma cãimbra que o fez caír, a partir daí é fita.
            Pergunta lá aos teus “alunos” o que eles acham, oh mestre de 93.

            • E o que temos
              Posted Março 22, 2019 at 3:01 pm

              Meu Deus, depois da lição que levaste ainda tens lata de responder nesse tom. É o que eu digo, de idiotas está este mundo cheio

              • TOPPOGIGGIO
                Posted Março 23, 2019 at 12:51 pm

                Mesmo! Deve estar a estudar na área de desporto e essa foi uma forma de arranjar umas lições gratuitas eheh A primeira já foi e o menino pode e bem embrulhar porque dá para muito tempo.

  • M'difh
    Posted Março 21, 2019 at 5:38 pm

    Acho que foi mesmo por falta de estofo. Um profissional que não aguenta meio-jogo é simplesmente ridículo, porque não deveria ali estar. O homem não tem nenhuma robustez muscular, aquelas pernas parecem duas estacas, não admira que colapse logo. Se não tem estofo não deveria ali estar, ponto.

    • Lvarsovia
      Posted Março 21, 2019 at 8:39 pm

      Rídiculo é dizer coisas como “não tem robustez muscular, aquelas pernas parecem duas estacas” e “se não tem estofo não deveria estar ali”. O aspeto físico não é significativo de falta de força e pelo resultado que ele estava a construir claramente tem estofo para ali estar e para quem sabe continuar a subir. Mandar a baixo é fácil, pensar antes de falar já não é tanto.

      • Louco de Lisboa
        Posted Março 21, 2019 at 10:15 pm

        Lvarsovia, não podia estar mais de acordo.

      • M'difh
        Posted Março 21, 2019 at 11:12 pm

        Estofo físico e mental é diferente de estofo técnico. Ele tem qualidade mas pelos vistos não a suficiente, pois provou-o ontem. E sim eu penso antes de escrever.

        Agora vêm artistas desculpar um jogador que se calhar não se preparou devidamente, com tretas dos neurónios catecolaminérgicos e com balelas de equilíbrio osmótico e hiper/hiponatremia.

        Ridículo é virem com comentários pseudo-intelectuais porque provavelmente nem sabem do que falam, mesmo sendo licenciados, mestrados ou doutorados. Se pensassem um bocado antes de criticar os outros users talvez considerassem a mera hipótese de esse mesmo user ter posto todas essas condicionantes em equação (neste caso específico) e ter feito a sua interpretação.

        Exemplo: Messi, que andou uns tempos em que se arrastava em campo e regava a relva com nutrientes digeridos horas antes. Mais tarde o próprio chegou à conclusão que tinha maus hábitos alimentares (e quem sabe outros) e depois do devido acerto nunca mais se evidenciaram os problemas que tinham. Conclusão, ele tinha estofo técnico e mental, mas o físico andava a dar as últimas.

        Posto isto, continuo a dizer que acho que ele não tem estofo para isto, ainda. Agora venham criticar apenas porque acho que é falta de preparação, porque no papel todos eles são profissionais, na prática já não é bem assim. Se ele se esforçou assim tanto ao limite para ganhar um set e no 2º colapsa, então não, não tem estofo para estar ali. Um profissional de alta-competição tem de ter compleição física (a mínima), porque qualidades técnicas muitos têm e de sobra, mas quantos e quantos não ficam pelo caminho por não ter a robustez necessária. Ficava a noite toda a enumerar vários casos.

        Da próxima vez que vierem com discursos inflamatórios para com outras pessoas, pensem no que escrevem porque a minha opinião é tão válida como a vossa e merece ser respeitada.

        P.S.: comecem a estar atentos aos comentários dos outros users, e verão que todos eles seguem uma linha de pensamento, pelo menos os mais assíduos. Todos eles são respeitados mesmo tendo opiniões controversas.

        Saudações Desportivas

        • offtopicguy93
          Posted Março 22, 2019 at 11:14 am

          Tarik comparar o caso do messi com este, é no minimo absurdo. Se gostas realmente de desporto e sabes apreciar o desporto, sabes que todos os atletas têm um limite e quando estão perto de atingir esse limite, colapsam.

          Conheces a caroline wozniacki? Antiga numero 1 mundial?
          Se ficaste chocado com isto, vai ver o colapso que ela teve nao há muitos anos atras… ela chorava, aliás ela berrava de dores e no entanto era a nº1 mundial, e nesse torneio teve que desistir pois o seu corpo não aguentava mais.

          Conheces o Nadal? Possivelmente o jogador com o melhor físico para o tenis de todos os tempo? Colapsou numa conferencia de imprensa em que não estava sequer a correr.

          Antes de criticar, olhar para todos os cenários possíveis e tentar perceber o que levou ao colapso.
          Se me disseres que tu és um portento fisico e que darias baile a todos estes atletas, eu calo-me e dou te a razão… agora criticar só porque te apetece…. pff!

          Já dizia o outro: calado és poeta!

        • Lvarsovia
          Posted Março 22, 2019 at 7:03 pm

          “Comentários pseudo-intelectuais porque provavelmente nem sabem do que falam”? Ter mestrado em Treino Desportivo e ser preparador físico de uma equipa de segunda divisão onde diariamente trabalho com jogadores que têm perfis físicos completamente diferentes e ainda assim têm força dá-me alguma experiência para falar. “Opiniões controversas”? Ser do contra porque sim e dizer mal de tudo e todos. Um atleta de alto nível que tem um colapso físico é algo completamente normal, acontece aos melhores.
          Cumprimentos

        • Kallstrom
          Posted Março 23, 2019 at 6:12 pm

          Independentemente da formação que cada um tem, se alguém não respeitou opiniões aqui, foste tu. Fazes uma afirmação bastante taxativa, muita gente tentou abrir o leque de possibilidades para além da “falta de estofo” e, pessoalmente, a resposta que recebo é “TRETAS dos neurónios catecolaminérgicos e BALELAS de equilíbrio osmótico”. No mínimo irónico, vindo da pessoa que pede respeito pelas opiniões alheias.

          Mas de senhores da verdade já estou eu cheio, não levo a mal, sei que não é pessoal. Aliás, é; mas o problema não é na MINHA pessoa.

  • Kallstrom
    Posted Março 21, 2019 at 6:39 pm

    Ridículo é achar que coisas como desidratação, desequilíbrios electrolíticos ou até o desgaste emocional que desperdiçar tantos match-points provoca (e a descarga catecolaminérgica associada a esse estado de ansiedade) não possam todas contribuir para esta situação.

    Não. Ridiculariza-se o jogador e diz-se que ele é que é parvo por não se preparar. Diagnóstico fácil. Próximo.

Deixa um comentário