Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

“O quarto ou quinto da Bundesliga é inferior a Sporting, Benfica ou FC Porto”

Concorda? O FC Porto superou o Schalke 04 na fase de grupos da Liga dos Campeões e em relação ao Benfica ficou a ideia de que o Eintracht Frankfurt estava perfeitamente ao alcance.

Jorge Jesus, à margem do Torneio da Pontinha, falou sobre a prestação das equipas portuguesas nas competições europeias. Confrontado com a obrigação do Benfica eliminar o Eintracht Frankfurt nos quartos-de-final da Liga dos Campeões, afirmou que a nível de qualidade os encarnados tinham condições para seguir em frente. “Obrigação é subjetiva. Se me disser que o Benfica tem equipa para eliminar esta equipa do Frankfurt… O quarto ou quinto classificados da Bundesliga é, na minha opinião, inferior a Sporting, Benfica ou FC Porto. Mas, o futebol é assim, não sei o que aconteceu nos dois jogos. De certeza que todos, treinador, jogadores, adeptos do Benfica, sonhavam que podiam chegar mais longe”.

VM
Author: VM

24 Comentários

  • Tiago Silva
    Posted Abril 21, 2019 at 7:57 pm

    Concordo totalmente com o Jesus. O Sporting não digo, mas o Benfica e o Porto têm capacidade de ficar em 3° ou em 4°.

    No entanto a Bundesliga tem projetos interessantes, os quais os mais interessantes são o do Leipzig e o do Leverkusen. São equipas que daqui a 2 ou 3 anos vejo-os num patamar superior. Depois há também equipas como o Eintracht, o Schalke, o Monchengladbach ou mesmo o Werder Bremen e o Estugarda também são interessantes e com taxa de crescimento elevada.

    • ACT7
      Posted Abril 21, 2019 at 8:43 pm

      Tiago Silva, discordo.
      O Benfica, Porto e Sporting não iriam conseguir ficar em 3º ou em 4º assim com tanta facilidade mesmo tendo plantéis superiores ao 3º ou 4º da Alemanha, porque iam cair numa realidade completamente diferente, desde logo a intensidade (há jogadores a correr cerca de 5km por 90 min em Portugal) não víamos jogadores como Pizzi e afins a jogar de cadeirinha o jogo todo, depois a questão de jogar fora e casa, os 3 grandes cá só não jogam em casa nos jogos entre eles e visitas a Guimarães, de resto há alguns campos complicados, mas 80% dos adeptos apoiam os 3 o que desmotiva ainda mais os pequenos quando jogam na própria casa. Tens ainda aqueles factores todos extra futebol que acompanham os grandes, desde programas, jornais, arbitragens, etc.

      • Tiago Silva
        Posted Abril 21, 2019 at 8:55 pm

        Sim vendo assim até concordo. Mas eu estava mais a falar numa realidade onde os grandes já se ambientassem a esses ambientese ganhassem o ritmo competitivo da Bundesliga. É um pouco difícil de dizer também, não se sabe como é que eles se iriam habituar a isso.

      • Ze Maria
        Posted Abril 21, 2019 at 9:53 pm

        Concordo muito com esta visão…

      • coach407
        Posted Abril 21, 2019 at 11:26 pm

        Acho que este comentário foi um bocadinho distante da realidade. Um GUARDA-REDES, normalmente, percorre cerca de 5 km por jogo. Dizer que há jogadores em Portugal que correm 5 km por jogo é certamente um equívoco da tua parte. Aliás, fizeste-me lembrar da enorme polémica que envolveu o Messi quando o Barça foi eliminado pelo Atletico Madrid em plena Champions League. A polémica deveu-se ao facto do argentino ter corrido uns miseráveis 6,8 km, apenas mais 1,5 km que o seu guarda-redes (que correu mais que 5 km portanto). E estamos a falar do Messi. O Messi pode dar-se ao luxo de não correr, é normal correr pouco para se desgastar menos, mas quando chega a este ponto nem a ele é admitido. 6,8 km é um valor escandalosamente baixo. Quanto mais em Portugal alguém fazer apenas 5 km por jogo, não acontece. Se acontecer é uma clara exceção e não a regra.

        Falares no Pizzi então é ainda mais engraçado. Achas que o Pizzi não corre o suficiente? Achas que não corre mais que os da Bundesliga? Ok, vamos lá ver dados da Champions novamente. A última vez que o Benfica passou a fase de grupos e defrontamos o Dortmund, sabes quem era o jogador com mais kms percorridos da competição? Pizzi. Em 7 jogos teve uma média por jogo superior a 11,3 km. Por minuto percorreu, em média, 126 metros. Por outras palavras, durante 7 jogos inteiros correu, POR MINUTO, mais de que ir de uma baliza à outra. Por minuto. Durante 7 jogos. Da Champions League.

        Podes dizer que o Pizzi não poderia jogar na Bundesliga por muitos motivos, mas por jogar de cadeirinha não é de certeza. Se há coisa que o Pizzi tem é preparação física. Já viste bem a quantidade de épocas seguidas no Benfica em que faz os jogos todos e NUNCA se lesionou? E sempre a correr imenso, como demonstram os dados. Diz-me mais um jogador em Portugal que não tenha tido uma lesão nestas épocas todas. Podes ir buscar um que nem metade dos minutos do Pizzi tenha. Mesmo assim não encontras.

        Curiosamente neste tipo de tops da Champions é raro aparecerem jogadores da Bundesliga. Ao contrário de portugueses. Fejsa estava no terceiro lugar nessa época. Mesmo nesta o Herrera era o que tinha corrido mais, ainda que o prolongamento tenha sido decisivo para isso. Bruno Fernandes também já esteve no top 5 numa das últimas edições.

        • Kafka
          Posted Abril 22, 2019 at 9:55 am

          Se há coisa que o Pizzi tem é preparação física? Ahah que bom, o Pizzi que sempre que o nível sobe é completamente esmagado ao nível de intensidade, e tu e a tua falta de noção vêm dizer que corre muito e tem capacidade física para a intensidade da Bundesliga..que brincadeira

          Pizzi na Bundesliga era esmagado como é sempre que o nível sobe, é um jogador sem intensidade nenhuma

          Quanto ao Pizzi ter corrido muito nessa Champions, tem piada que é mais um dado inventado por ti, tanto que nunca puseste aqui a fonte oficial (UEFA) que confirme esses dados…. Depois nem para ti és bom, pq se ele correu esses kms todos e fez as exibiçoes medíocres que fez contra o Dortmund significa que correu mal digno de uma barata tonta que correu apenas por correr mas sem saber para onde e como o devia fazer

          • Pedro Miguel S.M. Rodrigues
            Posted Abril 22, 2019 at 12:53 pm

            E tu, tens uma fonte oficial que desmente a informação transmitida pelo Coach? Tens forma de acrescentar algo de útil para o debate? Isto é, consegues afirmar com absoluta certeza, através de uma fonte oficial, quantos quilómetros o Pizzi correu na edição da Champions referida pelo Coach?

        • ACT7
          Posted Abril 22, 2019 at 6:53 pm

          Achas que eu cheguei aqui e espetei os 5km do nada?
          O Herrera foi o homem do jogo contra o Santa Clara e correu 4.4km segundo os dados da Sporttv.
          Por achar 4.4km surreal é que tomei atenção na hora, aliás até o LFL ficou surpreendido e disse algo do género “não importa correr muito, importa correr bem”.
          Jogar de cadeirinha até é um elogio para o Pizzi dadas as suas qualidades técnicas, mas se tu preferes elogia-lo por correr muito tudo bem.
          A intensidade de um jogo não é apenas correr…

          • coach407
            Posted Abril 22, 2019 at 8:48 pm

            Não vou questionar a veracidade do que estás a dizer, mas realmente acho inacreditável como é que o Herrera correu só isso. Parece-me mesmo que há aí um erro qualquer, mas pronto. Se for verdade é realmente inacreditável.

            Eu não elogiei ou deixei de elogiar o Pizzi. Ele corre muito. Também tem qualidades técnicas. Não pode ter ambas? A única coisa que eu fiz foi dizer que é um mito o Pizzi não correr. Aliás, achar que o Benfica foi campeão a jogar com Fejsa e Pizzi no meio-campo, mas o transmontano não corria é mesmo incrível dado que também era ele que assumia o processo ofensivo todo (ao contrário do que acontece agora com Gabriel/Samaris que se limitam a defender). É óbvio que o Pizzi tinha de correr imenso para fazer isso tudo, daí os dados nessa época que o Benfica jogava num meio-campo a 2.

            • ACT7
              Posted Abril 22, 2019 at 11:17 pm

              Foi o que vi na Sporttv, é óbvio que não andei a contra os passos ahah
              Eu referi intensidade, o Pizzi corre muito na procura da bola e dos espaço (e com bola faz claramente a diferença). Sem bola, desliga-se bastante do jogo, raramente vai ao choque com os adversários e até comete poucas faltas.
              Acredito que isso até sejam ordens dos treinadores para ele estar mais fresco física e mentalmente na hora de decidir.
              Se na nossa liga isso chega? sim chega e os números estão à vista. Numa liga Alemã, Espanhola, Inglesa, etc. só correr quando se têm posse (daí o jogar de cadeirinha) talvez isso não chegasse.

  • Fake Plastic Fans
    Posted Abril 21, 2019 at 8:17 pm

    Obviamente que são equipas mais fracas. O Shalke não é exemplo pois está muito fraco este ano. Mas o Benfica se jogasse na máxima força (como o Frankfurt se apresentou) acredito que passava com relativa facilidade.

    Mas isto de as equipas portuguesas não conseguirem competir na Europa pelo cansaço faz-me muita impressão. Será a falta de intensidade durante todo este campeonato que não permite terem ritmo para 2 jogos por semana?

  • Dca
    Posted Abril 21, 2019 at 8:29 pm

    Aproveita sempre estes momentos para declarações como estas..
    2009/2010: Só foi eliminado pelo Liverpool;
    2010/2011: Não passou num grupo (Liga dos Campeões) com Hapoel, Schalke e Lyon (levámos 3 em Tel Aviv); Eliminados pelo Braga na Liga Europa;
    2011/2012: Eliminados pelo Chelsea na Liga dos Campeões;
    2012/2013: Não passamos num grupo com Celtic, Barcelona e Spartak Moscovo; Final da Liga Europa perdida com o Chelsea;
    2013/2014: Não passamos num grupo com PSG, Anderlecht e Olympiacos; Final da Liga Europa perdida com o Sevilha;
    2014/2015: Em ultimo no grupo da Champions, com Monaco, Leverkusen e Zenit;

    Posto isto.

  • Kostadinov
    Posted Abril 21, 2019 at 8:37 pm

    Disse isto muito claramente a puxar a brasa à sardinha, mas não deixa de ter razão. Ainda assim, já que em termos de consistência considero o Bayer, o Dortmund e o Leipzig como as 3 melhores equipas alemãs da actualidade, num ano ‘normal’ o 4º classificado da Bundesliga (Leverkusen, Schalke ou Monchengladbach, seguidos talvez do Wolfsburgo) não fica a dever nada aos grandes portugueses.

  • Slayer666
    Posted Abril 21, 2019 at 8:45 pm

    Quem não se lembra das “grandes campanhas” europeias que o Benfica fazia com o JJ a treinador….

  • Diogo Moura
    Posted Abril 21, 2019 at 9:46 pm

    O Campeonato português não é nada equilibrado. São os 3 grandes + Braga e está feito – num bom ano o Guimarães entra nas contas. Não estou a ver o Benfica, Porto ou Sporting a pontuar fora regularmente na Bundesliga. Tirando o Bayern é tudo muito renhido. A intensidade de jogo não é sequer comparável. Tal iria acontecer na La Liga ou na Serie A. Se as equipas em teoria são superiores? Sem dúvida. Porém, o nosso campeonato é muito menos intenso o que permite chegar aos jogos Europeus com outra frescura. Caso contrário, estaríamos ao nível de tantos outros.

  • Ze Maria
    Posted Abril 21, 2019 at 9:52 pm

    Aqui há uns tempos o Sporting deu um baile ao Schalke em Alvalade (fora de casa foi o que toda a gente viu), o que me causa uma certa estranheza, não há maneira de desmentir Jorge Jesus aqui.

  • Joga_Bonito
    Posted Abril 21, 2019 at 10:08 pm

    Das poucas vezes que concordo com ele.

  • Chico
    Posted Abril 21, 2019 at 10:26 pm

    Sim, o Benfica tinha obrigação de ganhar ao Frankfurt, tal como se comprovou pelo que os alemães demonstraram (particularmente na 2ª mão). O problema é que fomos lá jogar com mentalidade à Marítimo.

  • Pablo
    Posted Abril 21, 2019 at 10:36 pm

    Tem toda a razão, a exibição do Benfica na Alemanha roça o ridículo, jogou para empatar e perdeu como equipa pequena.

  • coach407
    Posted Abril 21, 2019 at 11:41 pm

    Bayern e Dortmund estão noutro patamar e o Rui Vitória sabe disso.

    O JJ sabe bem o que é levar cheirete do Leverkusen.

    O Lage sabe o que é perder com o Frankfurt.

    Eu diria que o Benfica não se pode gabar do que quer que seja em relação às equipas alemãs.

    Assim de cabeça só me lembro de eliminarmos o Hertha BSC na Liga Europa… numa época em que eles foram o último classificado da Bundesliga portanto não é grande feito.

    O FC Porto tem-se safado melhor e deu-se bem com equipas como Leipzig (ganhou 1 jogo e perdeu o outro) e Schalke.

    Ainda assim, estamos muito longe de ver Benfica, Porto e Sporting a dominar estes adversários. Lutariam pelo terceiro lugar, mas se acabassem em sétimo não era chocante. Há boas equipas na Bundesliga.

  • Marcio Ricardo
    Posted Abril 22, 2019 at 12:32 am

    Só o fato de colocar o Sporting no mesmo saco de Benfica e Porto já é errado. Doa a quem doer..

Deixa um comentário