Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FC Porto na final da Youth League; Romário Baró e Fábio Silva resolveram; Azuis e brancos dominaram na 2.ª parte; Hoffenheim não incomodou

Depois da meia-final da época passada, dragões têm agora a oportunidade de ser a primeira equipa portuguesa a conquistar a competição (o Benfica perdeu por duas vezes na final). O conjunto de Mário Silva foi claramente superior a uma formação alemã que não criou qualquer oportunidade de golo, podendo até o triunfo portista ter sido por números mais expressivos. A opção de, sobretudo no 1.º tempo, fazer recuar Ndiaye para perto dos centrais foi um acerto, neutralizando o perigo dos dois avançados do Hoffenheim, tendo a qualidade dos azuis e brancos na frente feito a diferença. Num duelo em que Diogo Leite perdeu algumas bolas que poderiam ter comprometido, o lateral Tomás Esteves (somente de 2002) esteve em evidência, atacando bem por dentro, sendo que no meio-campo o canhoto Fábio Vieira acrescentou muito critério com bola. Fábio Silva teve duas oportunidades e fez um golo (já leva 5 na Youth League), tendo também somado uma assistência, ao passo que Romário Baró foi o MVP: o n.º10 desbloqueou o duelo com um belo livre e encontrou facilmente espaço entre-linhas, criando perigo com a sua meia-distância e ligando o jogo do FC Porto com qualidade. 

O FC Porto apurou-se pela primeira vez para a final da Youth League ao bater o Hoffenheim, por 3-0, nas meias-finais. Romário Baró abriu o activo de livre, aos 39′, tendo Fábio Silva (78′) e Tiago Matos (88′) confirmado a passagem num 2.º tempo de claro domínio da turma de Mário Silva. Os dragões ficam agora à espera do vencedor do duelo entre Chelsea e Barcelona (que também se disputará hoje em Nyon) para conhecer o adversário na final que decorrerá segunda-feira.

Quanto à partida, o FC Porto começou a dominar, tendo mais posse de bola e instalando-se perto da baliza do Hoffenheim, ainda que os dragões não tenham conseguido criar perigo nessa fase inicial. Os alemães foram assentando o seu jogo e durante grande parte do 1.º tempo tiveram a iniciativa do duelo, ainda que a defesa do conjunto de Mário Silva tenha sido sempre competente a travar as investidas do adversário. Até que, aos 39’ e quando ainda não tinha existido nenhuma clara oportunidade de golo, Romário Baró aproveitou um livre descaído sobre a esquerda para rematar em arco e bater Klein, colocando o FC Porto na frente com um tento de belo efeito. Pouco depois, Ángel Torres desmarcou-se nas costas da defesa do Hoffenheim, mas quanto tinha João Mário em excelente posição optou por rematar e a jogada perdeu-se, chegando o descanso com 1-0 para os azuis e brancos. O 2.º tempo foi praticamente de sentido único. O Hoffenheim pouco ou nada incomodou os dragões, que começaram por criar perigo através de um forte remate de Romário Baró, defendido por Klein. Aos 78’ chegou mesmo o 2-0, com o recém-entrado Vítor Ferreira a servir Fábio Silva, que, isolado, não desperdiçou. Os alemães baixaram os braços e aos 88’ um bom desenho de contra-ataque levou ao 3-0 final: Ángel Torres libertou com qualidade para Fábio Silva, que na cara do golo não foi egoísta e ofereceu o tento a Tiago Matos, que havia acabado de saltar do banco.

XI do Hoffenheim: Klein; Nitzl, Bogarde, Wallquist, Gorlich; Lengle, Elmkies, Onana, Alberico; Otto, Stojilkovic.

XI do FC Porto: Francisco Meixedo, Tomás Esteves, Diogo Queirós, Diogo Leite, Tiago Lopes, Ndiaye, Fábio Vieira, Romário Baró, Ángel Torres, João Mário e Fábio Silva

VM
Author: VM

46 Comentários

  • WildFury
    Posted Abril 26, 2019 at 2:57 pm

    Esta equipa tem de ser TODA aproveitada… Baro tem de estar na A a tempo inteiro na próxima época.
    E aumentar as cláusulas, 10M no F. Silva é ridículo, se ele sair os dirigentes tem de sair também. Aproveitem o dinheiro do ordenado do Hernâni e Adrian e aumentem a clausula.

    • hugo7
      Posted Abril 26, 2019 at 3:04 pm

      Não acho que o Baró tenha capacidade para entrar já na equipa A. Falta-lhe poder de choque e massa muscular. Uma coisa é render neste patamar, outra é render a alto nível sénior. Pode ter oportunidade e acredito que as tenha, mas já não acredito que tenha capacidade para render na A.

      • Antonio Clismo
        Posted Abril 26, 2019 at 3:16 pm

        Ainda é júnior e já leva 40 jogos pela equipa B na II Liga a jogar contra séniores duros e experientes e mesmo assim faz a diferença.

        Numa Primeira Liga há ainda mais espaço e é melhor para os jogadores mais tecnicistas, embora seja mais rápido.

        Tal como Bernardo Silva, que também era frágil, a partir do momento que faz a diferença na II Liga então está preparadíssimo para a Primeira.

        Talvez o Romário Baró vá para uma equipa como o Mónaco (tal como o Bernardo Silva) e jogue na Champions no próximo ano.

      • Apessoa
        Posted Abril 26, 2019 at 3:50 pm

        Sinceramente ter o Baró, ou Hernani ou Adrian, preferia ter o Baró.

      • Fantantonio
        Posted Abril 26, 2019 at 3:59 pm

        Baró não tem um perfil físico tão débil como Daniel Bragança, por exemplo. Concordo plenamente com Antonio Clismo no exemplo do Bernardo.
        Acho que pode e deve ser pelo menos uma alternativa a ter em conta no meio-campo do Porto.

        • hugo7
          Posted Abril 26, 2019 at 11:40 pm

          O Baró é mais debil que Bragança.

          • Fantantonio
            Posted Abril 26, 2019 at 11:59 pm

            Percebo o comentário, mas o Baró é mais alto e mais pesado que o Daniel Bragança. A distribuição da massa corporal claro que é diferente pelo Daniel ser tão baixo como é.
            O Romário não é nenhum tanque, mas há muitos jogadores com estampa física semelhante na idade dele que são aposta e não acusam o salto competitivo, estava a acontecer com Domingos Quina até à lesão que pode levar o Romário Baró ao Mundial Sub-20, por exemplo.

            • hugo7
              Posted Abril 27, 2019 at 12:13 am

              O Daniel tão baixo? Vocês põem-se a ver dados que não estão atualizado e nem veem o jogador a atuar. O Bragança de baixo não tem nada. É elegante e é mais forte fisicamente que o Romário apesar de não ser o seu forte obviamente…

              • Fantantonio
                Posted Abril 27, 2019 at 12:47 am

                O Daniel tem 1.70cm, para a média de alturas da minha terra, é baixo. E é facto ser mais baixo pelo menos 10cm que o Romário Baró.

  • Givanildo Vieira de Sousa
    Posted Abril 26, 2019 at 2:59 pm

    Vamos miúdos! As finais são para se ganharem. Segunda estamos todos juntos a torcer por vocês.

    Viva o Futebol Clube do Porto!

  • Antonio Clismo
    Posted Abril 26, 2019 at 2:59 pm

    Por mais vitórias e grandes exibições que estes jovens façam, o FC Porto nunca irá apostar neles..

    Mais vale aproveitarem-se para se mostrar à Europa e tentar sair assim que possível. No Porto o melhor que lhes poderá acontecer é chegarem à equipa B.

    Se Lionel Messi ou Cristiano Ronaldo tivessem feito a formação no FC Porto nunca passariam da equipa B.. depois eram emprestados ao Varzim e acabariam a carreira no Chipre ou na Roménia..

    • vascoosb
      Posted Abril 26, 2019 at 3:16 pm

      Como o Porto ja nao marca posicao no mercado como ha tempos fazia (comprar barato e vender caro), acredito que surja a necessidade de apostar nestes jovens. Mas esta direcao ja nos habituou a tudo…

    • Bernardo99
      Posted Abril 26, 2019 at 3:23 pm

      Tinham que vir os exageros. O Andre Silva devia jogar na china e o Dalot que estava a entrar na equipa e se não saisse iria ser titular também. Diz me um jogador em que o Porto não apostou e que hoje em dia dizes que tem qualidade obvia para estar na equipa. (quanto muito tens o Gonçalo e na minha opinião não é assim tão obvio).

      • Xyeh
        Posted Abril 26, 2019 at 5:19 pm

        Tiveste várias gerações de jogadores de formação sem oportunidades, os jogadores de formação lançados pelo Porto foi por necessidade, Chidozie, Rúben Neves, André Silva e Dalot.

  • FrancisMelo
    Posted Abril 26, 2019 at 3:00 pm

    Se não se aproveita ninguém desta equipa é um crime.
    Hoje Diogo Queirós mostrou que merece mais oportunidades que até o seu parceiro de defesa Diogo Leite. Tomás Esteves com 16 anos joga e faz jogar. Baró é um craque e Fábio Silva foi Fábio Silva. Parabéns meninos!! Venham eles!!

  • El Mago
    Posted Abril 26, 2019 at 3:06 pm

    O que o Fábio Silva faz com 16 anos é assombroso. É daqueles jogadores que sai da formação de 50 em 50 anos. Baró e Angel são mini Lucho e Hulk respectivamente. Não aproveitar esta geração seria criminoso e lesa clube.

    • Dracarys
      Posted Abril 26, 2019 at 3:09 pm

      Já há uns tempos tinha comentado o mesmo a propósito do Angel. Muitas características do Incrível, velocidade, força física, bom tecnicamente e com um remate de pé esquerdo bastante forte. Excelente trabalho das escolas do Porto na Colômbia.

    • Antonio Clismo
      Posted Abril 26, 2019 at 3:31 pm

      O Fábio Silva é um miúdo bem formado e sendo filho de futebolista sabe perfeitamente que isto não é nada, a viagem ainda nem começou e o melhor ainda está para vir.

      No entanto mostra argumentos muito bons, mobilidade, deslocamentos e frieza na finalização como pouco se vê na formação em Portugal.

      O irmão dele (Jorge Silva) é central e também tem grande potencial, joga na Lazio.

  • NFM_
    Posted Abril 26, 2019 at 3:09 pm

    Mais um grande feito da formação.

    Baro e Fabio Silva são os melhores jogadores mas Fabio Vieira e Tiago Esteves tecnicamente são uma delicia.

    Este Ndiaye em 6 meses teve uma evolução espectacular, a calma e posicionamento que demonstra com 18 anos é inacreditável.

    Temos de aproveitar estes jogadores têm muita qualidade mesmo.

  • Tiago Peixoto
    Posted Abril 26, 2019 at 3:15 pm

    Penso que deu para ver desde o início da partida que o Porto ia vencer. Foi sempre superior e criou várias oportunidades, ao contrário dos alemães, que tiveram apenas 1 oportunidade o jogo todo. Grande partida do Romário Baró, que dominou o meio campo e o ataque, do Fábio Silva a espaços (golo à ponta de lança e muito altruísta na assistência) e do Angel Yesid, que, apesar de muito individualista, desequilibrou imenso. Agora é preparar a final. Acho que temos equipa para limpar qualquer adversário.

  • Tiago Silva
    Posted Abril 26, 2019 at 3:15 pm

    Que jogador é Tomás Esteves, mais um lateral direito para o nosso futuro!

  • FRedondo
    Posted Abril 26, 2019 at 3:17 pm

    sou portista e um grande adepto de futebol de formação. este apuramento diz-me pouco. fico feliz pelos miúdos porque será, provavelmente, o expoente máximo da sua carreira. boa sorte para as suas carreiras num paços de ferreira ou num covilhã desta vida (com todo o respeito).

    • Antonio Clismo
      Posted Abril 26, 2019 at 3:38 pm

      Discordo. Se forem bem guiados nas suas escolhas há pelo menos 4 ou 5 que podem atingir um nível de Liga dos Campeões no futuro.

      Dos que jogaram hoje: Tomás Esteves, Queirós, Leite, Baró, Fábio Silva e o colombiano mostram potencial para voos muito maiores. Mas isso é óbvio. Seja no FC Porto seja noutro clube. Aliás se fossem holandeses, já estariam todos a ser falados para grandes clubes europeus.. Mas como são portugueses…

      Há no entanto surpresas, podem haver outros jogadores que agora não pareçam ter o potencial para mais e às vezes são mesmo esses que lá chegam acima (por exemplo o Mário Rui no Benfica, e agora joga no Nápoles e na selecção nacional).

    • Antonio Clismo
      Posted Abril 26, 2019 at 3:40 pm

      Agora se colocarem o futuro das suas carreiras nas mãos dos responsáveis do FC Porto, não tenho dúvidas que acabem no Paços de Ferreira ou na Covilhã.

      Os dirigentes do FC Porto apenas olham para a formação como moedas de troca por alguma coisa, mercadoria para emprestar e conseguir favores de outros clubes mais pequenos.. Pura mentalidade dos anos 90 ainda..

      • FRedondo
        Posted Abril 26, 2019 at 4:12 pm

        sim, eu falei no sentido de serem aproveitados pelos responsáveis do porto. naturalmente, que mesmo indo para um paços de ferreira (como foi o Seri) ainda vão a tempo de chegar a um nível superior. agora no Porto, mantendo a lógica dos últimos anos, vão retirar-se na equipa b.

  • Bairrada
    Posted Abril 26, 2019 at 3:23 pm

    Espero estar enganado, mas parece-me que vai ser mais uma fornada de onde saiu o podstawski. Muito potencial, mas a transição tem sido mal feita no porto. andré silva entrou a jogar no porto porque não tinham ninguém a render. os restantes jogadores passam muito tempo na B e depois perdem o momento de transição e acabam por nunca atingir o potencial para um grande clube e são metido de empréstimo em empréstimo até acabar o contrato. acabar com a equipa b do sporting foi um tiro nos pés também, mas sou suspeito porque acho que as equipas de sub-23 nada acrescentam.

    • Antonio Clismo
      Posted Abril 26, 2019 at 3:57 pm

      Essa geração dos 5 fantásticos foi muito mal aproveitada realmente.

      Tomás Podstawski
      André Silva
      Ivo Rodrigues
      Rafa Soares
      Francisco Ramos

      Enorme fornada de 1995 que ganharam tudo e prometiam muito, mas o FC Porto fez o que sempre faz e destruiu-lhes as carreiras nunca olhando para eles como opções válidas.. E um jogador no banco nunca evolui.

      • Pedro Salgado
        Posted Abril 26, 2019 at 4:33 pm

        Bem, tive o “privilégio” de ver in loco 3 desses “5 fantásticos” e deixa-me que te diga que não fiquei nada impressionado. O Ivo Rodrigues e o Francisco Ramos não têm nível para jogar em Guimarães e o Rafa é um defesa jeitoso.

    • Antonio Clismo
      Posted Abril 26, 2019 at 4:01 pm

      As equipas sub23 são importantíssimas mas os resultados apenas aparecem passados uns anos. São mais para impedir que os jogadores deixem de jogar futebol completamente se mantenham activos.

      Há jogadores que aos 18 anos já estão preparados para a equipa B mas outros que só atingem esse nível aos 21 anos.

      O facto de existir a Liga Revelação, com 14 equipas, significa que este ano, por causa dessa competição, 300 ou 400 jovens puderam continuar a jogar futebol e a evoluir, de outra forma não haveria espaço para eles.

      Desses 300 ou 400, uns 20 ou 30 serão aproveitados (e no futuro mais ainda) pelos seus clubes e na Primeira Liga.

      • Bairrada
        Posted Abril 26, 2019 at 4:09 pm

        Nunca vi as coisas e pensei sempre numa perspectiva dos 3 grandes. Nunca tinha pensado nos restantes clubes extra grandes e aí sim, uma equipa de sub-23 dá muito jeito, preferível do que por vezes despachar logo os miúdos para equipas do CNS.

        • Antonio Clismo
          Posted Abril 26, 2019 at 4:18 pm

          Tens o caso do Kikas do Belenenses SAD que começou nos sub23 e mostrou valor tendo subido à equipa principal. Leva já 4 golos em 11 jogos na Primeira Liga e apenas com 20 anos.

          Descobriram-no a jogar em Castelo Branco e deram-lhe uma chance de jogar nos sub23.

          Ums história de sucesso e há muitas mais por aí.

          • Bairrada
            Posted Abril 26, 2019 at 4:52 pm

            Mas na minha opinião isso era algo que uma equipa B resolveria, porque a competitividade dos sub-23 nunca será tanto como uma segunda liga, por exemplo

  • HeberPrincipe
    Posted Abril 26, 2019 at 3:24 pm

    Muito talento nestes sub19 do Porto, provavelmente o escalão de formação com maior qualidade neste momento cá em Portugal. O Porto/SC que olhe para dentro e que faça pela presença de alguns destes jovens na equipa principal nos próximos anos.

    • Antonio Clismo
      Posted Abril 26, 2019 at 4:02 pm

      Aposto que os dirigentes do FC Porto nem viram este jogo.. Estavam entretidos a ver os jogos dos estaduais do Brasil e a preparar as próximas férias no Brasil, pagas com as comissões dos jogadores que se preparam para trazer nos próximos meses.

  • RicardoFaria
    Posted Abril 26, 2019 at 3:38 pm

    Se a direção do Porto não apostar nestes jovens, será, no mínimo, criminoso!

    Saudações DesPortistas!

    • Apessoa
      Posted Abril 26, 2019 at 3:48 pm

      Até parece que a direcção com os últimos negócios não é criminosa. Vender o Rúben ao desbarato e comprar o Oliver por 22 milhões é mesmo o que? É ruinoso.Comprar o F.Andrade e vender o Gonçalo ao desbarato… E por ai em diante.

      • Antonio Clismo
        Posted Abril 26, 2019 at 4:06 pm

        Só apostaram no André Silva porque todos se lesionaram.

        Só apostaram no Diogo Dalot quando todos (sublinho, TODOS) os laterais se lesionaram.

        Só apostaram no Rúben Neves porque o Mikel Agu se lesionou no primeiro treino da época e foram obrigados a chamar o rapaz para fazer número. Mostrou qualidades enormes e ficou na equipa. Também porque o treinador era espanhol. Se fosse um treinador português só lançaria o Ruben Neves quando tivesse uns 25 anos.

      • Kostadinov
        Posted Abril 26, 2019 at 4:16 pm

        Isto. Esta gestão já é criminosa há muito. Nem percebo qual será o espanto quando despacharem todos estes talentos com grande potencial por meia dúzia de tostões. Afinal de contas é o que se vem fazendo há anos. Os Diogos, o Fábio Silva e o Romário Baró são só os próximos na linhagem do desperdício. Chocante seria se isso não acontecesse, mas tal só pode ocorrer num clube livre de sanguessugas.

      • RicardoFaria
        Posted Abril 27, 2019 at 3:40 am

        Ate acho que o Óliver poderia dar retorno desportivo e financeiro mas foi contratado para jogar em táticas que não o favorecem.
        Vender Ruben Neves foi só uma das piores decisões desta direção.
        Mas há muitas mais como por exemplo não vender o Marega, Herrera e Brahimi no final da época passada.

        Saudações DesPortistas!

  • La Fera
    Posted Abril 26, 2019 at 6:24 pm

    É talvez a primeira vez na história que uma fornada de jovens rotulados como “Formação do FC Porto” se consegue emancipar internacionalmente num registo colectivo. Não obstante de terem sido lançados no passado talentos provenientes da cantera, e da eqnão registo de feito internacionais.

  • Anelka
    Posted Abril 26, 2019 at 6:55 pm

    Fantástico! Agora é mete-los a rodar eternamente num Tondela e comprar o maior velocista ao Marítimo…

  • Eagle1991
    Posted Abril 26, 2019 at 7:08 pm

    O Porto está a formar bem e só não tem grandes talentos da cantera na equipa principal porque os desperdiça. A gestão da carreira destes jogadores terá de ser melhor feita caso contrário irão desperdiçar bons talentos como por exemplo os 2 centrais.

Deixa um comentário