Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

A mensagem de Abel para todos ouvirem

Abel Ferreira introduziu o lançamento do jogo frente ao Marítimo com um lamento sobre o que está a passar no futebol português. O treinador do SC Braga diz que os jogos se transformaram em questões de “vida ou de morte” e que a “rivalidade passou a ser ódio”, destacando que “isto ainda está muito longe de bater no fundo”.

61 Comentários

  • Kacal
    Posted Maio 3, 2019 at 2:31 pm

    Eu concordo totalmente! Para mim o futebol é um hobby, uma paixão sim, mas um hobby e tem importância irrelevante na minha vida. Não digo que não precise de futebol, mas não faço disso uma coisa tão importante ao ponto de ser a minha vida e deixar que isso interfira no meu humor e comportamento. Muito menos coloco ser humanos abaixo disso. Penso que a mentalidade dos “tugas” devia mudar no que toca a este aspecto e a cultura futebolística devia aumentar. Cada um tem que dar o seu passo e contribuir.

    • Estigarribia
      Posted Maio 3, 2019 at 2:55 pm

      Kacal,

      Concordo contigo, meu amigo. O futebol português está cheio de parasitas e abutres que só servem para espalhar ódio e violência pelos estádios. Em Portugal, infelizmente, não se gosta de futebol, mas, sim, de polémicas sobre o clube X ou Y ou sobre o presidente de um determinado clube. E depois as pessoas ainda ficam admiradas quando surgem acontecimentos como a invasão à Academia de Alcochete, que está quase a fazer 1 ano, e ainda se perguntam “como é que isto aconteceu em Portugal?”. A resposta é bem clara: este gostinho polémicas extra-futebol e o constante tempo de antena dado a certas personagens (César Boaventura, Bruno de Carvalho, Francisco J. Marques, etc, etc) só pode terminar numa tragédia.

      Na minha opinião está mais do que na altura de nós, adeptos, e principalmente presidentes, directores de comunicação, pseudo-comentadores porem a mão na consciência e verem o mal que estão a fazer à indústria do futebol em Portugal. Constantemente saem notícias do FC Porto a marcar reuniões com a FPF, depois é o Benfica que quer o mesmo e mais não sei quê. CHEGA!!!

      Por fim, referes que a cultura futebolística/desportiva deve aumentar em Portugal e também aí concordo, mas o problema é que os adeptos portugueses, na sua maioria, só olham para os seus clubes e são incapazes de dar os parabéns a um clube rival pela conquista de um campeonato, pela boa prestação numa Champions League/Liga Europa ou por uma conquista da Liga dos Campeões de Futsal. E se for precisam ainda rebaixam os clubes uns dos outros e andamos nisto anos e anos e anos e anos…

      Saudações Leoninas, Kacal. Fica publicado o meu desabafo sobre o estado do futebol português e espero que sinceramente que entremos nos eixos, apesar de não estar muito confiante. Corre-se o risco do futebol português começar a ser desvalorizado pelas grandes equipas europeias e isso trará uma mancha muito negativa para o nosso futebol.

      • offtopicguy93
        Posted Maio 3, 2019 at 5:44 pm

        Posso parecer um pouco clubista ao dizer isto, mas tudo começou à 5 anos atrás quando BdC foi eleito presidente do Sporting. No primeiro ano ainda se portou bem, mas se hoje estamos como estamos, é porque esse senhor instaurou o pânico em Portugal. Dia sim dia sim, fazia comunicados a estimular o odio pelo benfica. E conseguiu. Hoje em dia qualquer coisa de grave que aconteça no nosso futebol é transportado para o nivel “epico” devido à comunicação social em geral (quer dos clubes, quer das próprias Tv´s).
        O benfica ganhou 4 campeonatos seguidos e até direito a um livro teve, o tal “Polvo encarnado”!!! Aprecio a vossa posição, Kacal e Estigarribia, mas tanto BdC como J Marques estragaram o futebol em Portugal. E o benfica vai atrás porque não pode ficar calado, e para se defender também ataca quem não deve… enfim só espero que um dia isto acabe.

        • MercCity
          Posted Maio 3, 2019 at 6:12 pm

          Não pareces nada clubista, agora lá.
          Isto é tudo culpa de BdC e J. Marques e o Benfica só entra nestas guerras para se defender.

          Antes destas duas personagens entrarem no futebol nacional nem sequer houve um autocarro incendiado, não foram atiradas bolas de golfe para o relvado, nunca houve uma invasão de campo em pleno Alvalade, nem Pedro Proença foi agredido por um adepto quando estava num centro comercial.

          • offtopicguy93
            Posted Maio 3, 2019 at 7:00 pm

            Merc sabes quem realmente atirou as bola de golfe? Eu conto-te… foram os adeptos no porto quando o benfica de JJ podia ter sido campeão no Dragão! O benfica começou a ganhar 1-0 e começaram a chover bolas de golfe, o jogo acabaria por ficar 3-1 para o Porto mas o benfica acabaria por ser campeão na jornada seguinte.

        • O Fernandes
          Posted Maio 3, 2019 at 6:17 pm

          Por favor… Eu sou do Sporting, nao sou apoiante do Bruno, mas dizer que ele e a razao do futebol estar assim so pode ter dois motivos: 1- comecou a ver futebol em Portugal ha poucos anos; 2- clubite, como referiu. O Bruno no final de contas e mais produto do que ja anda em Portugal ha decadas… Ele foi mais um dos hoolligans e alimentadores de odio em Portugal, mas ele chegou ao poder ainda novo, e com energia. O problema disto nao e o Bruno. Isto vem muito de tras. E nao refiro clubes, nenhum mas mesmo nenhum e inocente, nem grande nem pequeno, nao se enganem!

          Obrigado,

      • Kacal
        Posted Maio 3, 2019 at 8:42 pm

        Disseste tudo Estigarribia, podia ter sido eu a comentar o que comentaste e subscrevo cada linha! Realmente temos que dar o próximo passo e os adeptos mudando a sua mentalidade tudo virá em bola de neve e irá melhorar, mas sinceramente também acho uma causa perdida. Haverá sempre estes polémicas porque é como dizes, em Portugal gosta-se de clubes e não de futebol, a maioria é assim e enquanto assim for não sairemos da cepa torta, é para esquecer, infelizmente. Resta-nos fazer a nossa parte e esperar por melhorias. Essas personagens que referes é desprezar e têm que ser eliminadas do desporto. Não lhes dar protagonismo. Já seria um primeiro passo.

        Saudações DesPortistas, Estigarribia!

  • Joao Silvino
    Posted Maio 3, 2019 at 2:42 pm

    Cada conferência de imprensa do Abel é uma lição de moral. Um ex-lateral direito banalissimo que nunca me lembro de ter ouvido dizer uma palavra enquanto jogador de repente é um sábio.

    • Miguel SADSC
      Posted Maio 3, 2019 at 2:53 pm

      É insuportável. Pode ter razão em várias coisas mas a condescência e superioridade com que fala é mesmo insuportável.

      • Miguel SADSC
        Posted Maio 3, 2019 at 3:00 pm

        condescendência*

      • Joao Silvino
        Posted Maio 3, 2019 at 3:40 pm

        Eu não percebo o que é que ele diz… Só o oiço a repetir chavões… “Profissionalismo”, “família”, “homem”, “caráter”, “eu amo”… É discurso roto e só me espanta que continue a ter audiência

    • Joao Duarte
      Posted Maio 3, 2019 at 3:17 pm

      Como se ter sido um jogador banalíssimo lhe retire sabedoria como treinador. Piada. Que preconceito mais estapafúrdio.

      • Joao Silvino
        Posted Maio 3, 2019 at 4:24 pm

        Bem-vindo ao meu comentário, sabia que o primeiro ofendido apareceria eventualmente. O Abel não tinha moral para falar como jogador porque era mau, e é o mesmo argumento pelo qual acho que ele devia passar mais tempo calado enquanto treinador. Bom fim-de-semana.

        • Mota
          Posted Maio 3, 2019 at 5:27 pm

          O que acabei de ler… Portanto como tecnicamente é mau, não pode dar a sua opinião?
          Dos teu comentarios neste post aproveita-se zero, mas como tu és o melhor no que fazes, tens toda a legitimidade, é isso?

          • MystogaN
            Posted Maio 3, 2019 at 5:45 pm

            Pela logica dele, ele também não tem moral para comentar…

            • Joao Silvino
              Posted Maio 3, 2019 at 5:58 pm

              Certíssimo! Porque mandar uns bitaites no VM e dar a cara por uma equipa de profissionais é exatamente a mesma coisa.

            • MystogaN
              Posted Maio 3, 2019 at 6:12 pm

              E pela tua logica, se fosse o Ronaldo a dizer isto, era bem dito e ele tinha moral para falar. Como é o abel, ele não pode falar porque não foi um craque….

        • E o que temos
          Posted Maio 3, 2019 at 5:55 pm

          Então e tu tens moral para comentar porquê?

    • Primo1904
      Posted Maio 3, 2019 at 6:51 pm

      João Silvino quem parece que quer ter audiência és tu com um comentário sem pés nem cabeça.
      Por essa tua lógica qual a moral para falar de um José Mourinho por exemplo!?!
      Da minha parte acho que o Abel falou bastante bem…se tem razão ou não isso é outra conversa,agora a mensagem que passa é correcta!

  • Wonderkid
    Posted Maio 3, 2019 at 2:51 pm

    Excelente mensagem

  • Mildio
    Posted Maio 3, 2019 at 2:53 pm

    O Abel a falar até fala bem.. sobretudo quando esta arredado da frente.. quando esta arredado da frente vem falar das coisas que importam, mas quando esta na frente faz tanto ou mais ruído que os outros.. que o futebol Portugues está na lama, ninguém tem duvida.. mas é desde sempre que só os porcos gostam de chafurdar na lama.. Há sempre um porco disposto a ser o rei da lama e a fazer tudo para ser campeão da pocilga.. enquanto houver esta mentalidade e o Abel esta incluído nos que gostam de chafurdar na lama, porque não é com falinhas bonitas que se mudam as coisas.. quem viu o abel e o seu presidente contra o sporting e contra o benfica ve bem que pessoas ali estão.. É como os outros.. querem ganhar a todo o custo! Por isso para mudar deixem de querer ganhar na lama e passem a gostar de futebol e a serem corretos. porque se o interpretes dirigentes árbitros forem corretos, a mentalidade dos adeptos muda.. enquanto forem mais nojentos que o mais nojento dos adeptos, só vão continuar a agravar a situação!! isto não é desporto.. eu tenho vergonha e nojo de dizer que gosto de futebol em portugal.

    • Joao Duarte
      Posted Maio 3, 2019 at 3:24 pm

      O problema é que em outros jogos ninguém colocou em causa a seriedade dos jogadores do Braga. Esta semana foi o que se viu.

  • Estivela
    Posted Maio 3, 2019 at 3:49 pm

    Típicos comentários ad hominem por aqui. Como não têm por onde pegar pela mensagem, atacam o mensageiro.
    A verdade é que não gostam porque é dos poucos que tentou abanar o status quo. O problema é que ninguém dos três cancros do futebol português e seus adeptos, querem fazer algo. É conveniente.

    • johnnyp96
      Posted Maio 3, 2019 at 4:00 pm

      O típico comentário do “coitadinho”. Por muito que queiram e chorem, o Braga vai ser sempre um clube de segunda linha.

      Saudações

      • E o que temos
        Posted Maio 3, 2019 at 5:54 pm

        Adoro as previsões de futuro de gente como tu, imagino nos belos anos 70/80 os adeptos do nottigham forrest a dizer coisas do mesmo género.

        • johnnyp96
          Posted Maio 3, 2019 at 9:55 pm

          Resposta de quem percebe pouco. Esse exemplo é completamente ignorante. O Braga é um clube que se estabeleceu como a 4º melhor equipa em Portugal nos últimos anos mas nunca vai ganhar nada, são fracos em relação aos outros 3, então do Porto e do Benfica nem se fala. Até mesmo ao nível do Sporting está longe, por isso sim é um clube de segunda linha que vão ter sempre a mania que são alguém.

          Cumprimentos

          • E o que temos
            Posted Maio 4, 2019 at 2:18 am

            Resposta de quem percebe pouco são as perolas que tu andas a deixar nesta caixa de comentarios. Mas o futuro irá dar razão a alguém por isso não te preocupes que eu irei esperar bem sentadinho a ver quem irá ter razão, se eu ou se tu com as tuas profecias de nostradamus

      • DNowitzki
        Posted Maio 3, 2019 at 6:37 pm

        O Braga é um clube de primeira linha, como todos os outros. Não sendo assim, talvez todos os clubes de segunda, terceira e quarta linha devessem deixar os 3 de primeira linha a disputar um campeonato só entre si.

    • Rodrigo Ferreira
      Posted Maio 3, 2019 at 6:30 pm

      Quando o mensageiro contraria a mensagem que deixa o ano inteiro é complicado não criticar.

  • Tiago Silva
    Posted Maio 3, 2019 at 3:59 pm

    Concordo totalmente! O futebol é algo que nos deve intreter e não irritar. O futebol é um espectáculo, é emoção, o futebol faz milagres, tantas histórias lindas no futebol… Todos os miúdos praticamente se apaixonam por este desporto, levam as suas equipas no coração, cada pontapé na bola…

    O futebol não é isto! O futebol não é ódio, não é discriminação, não são comissões nem conversas de bancada. É infelizmente o futebol português é isso, poucos vivem o futebol como deveriam viver, importam-se mais com quem vence quem, quem foi mais ou menos roubado, importam-se com as arbitragens, importam-se com quem tem mais pontos. O nosso futebol é isto e não tem tendência para melhorar infelizmente…

  • Salah
    Posted Maio 3, 2019 at 4:36 pm

    Conversa da treta quando ele sabe perfeitamente que o Salvador está na linha da frente desse ambiente de ódio e fanatismo, juntamente com os 3 grandes.

    Ao menos não piora o ambiente, mas como é óbvio o clube onde ele está faz parte do problema, e não da solução.

  • André Dias
    Posted Maio 3, 2019 at 4:41 pm

    Tudo o que o Abel refere já acontece há décadas, não começou esta semana nem esta época. Para batermos no fundo teríamos que voltar aos anos 80/90/00, actualmente isto nem está muito mal.

    • André Dias
      Posted Maio 3, 2019 at 7:19 pm

      O Bruno de Carvalho foi um cancro no nosso futebol mas se formos honestos temos que admitir que não é assim tão diferente de Luís Filipe Vieira ou Pinto da Costa. A diferença entre eles é a maturidade e a inteligência porque as intenções eram as mesmas.

  • Barinho
    Posted Maio 3, 2019 at 4:43 pm

    O Abel tem toda a razão e basta ver muitos comentários já por aqui. Ou a atacar o Abel ou o Braga só porque sim. No fundo estão a dar-lhe razão.

  • coach407
    Posted Maio 3, 2019 at 5:35 pm

    Eu continuo sem perceber como se acha que Abel está a fazer um trabalho mau. Deixou os 3 grandes todos a tremer e agora os adeptos destes clubes vêm gozar porque afinal ficou em quarto… como se tivesse obrigação de fazer mais.

  • mcthespecialone
    Posted Maio 3, 2019 at 5:41 pm

    O Abel não tem moral para estar a falar disto. Quem tem a reação tóxica que ele teve a seguir ao jogo com o Sporting não pode depois vir criticar a cultura de ódio que se vive.

    • Sombras
      Posted Maio 3, 2019 at 6:27 pm

      Reacção tóxica? Foi prejudicado à força toda e não se pode queixar?

      • mcthespecialone
        Posted Maio 3, 2019 at 6:58 pm

        Não é o queixar-se. É a forma como o fez. Já quando foi prejudicado contra os outros 2 nem se queixou. É treinadores como o Abel que cultivam a tal cultura de ódio.

      • Mildio
        Posted Maio 3, 2019 at 7:01 pm

        sim é dos adeptos como tu que o Abel está a falar..

        • mcthespecialone
          Posted Maio 3, 2019 at 8:45 pm

          Faz o que eu digo, não faças o que eu faço. Eis Abel. E já nem sei o que é pior: se é ele ser um falso moralista ou se é haver quem vá na cantiga dele como tu.

  • E o que temos
    Posted Maio 3, 2019 at 5:57 pm

    Basta dar uma vista de olhos por estes comentários (que são moderados!!!) e por comentários na pagina do facebook do VM (estes sim, não são moderados e dá para ver bem a corja de adeptos que está instalada) para perceber o que ele diz. Mas quando não se gosta de que se ouve ataca-se o mensageiro, nada de novo neste país de 1º mundo em algumas coisas mas de 3º mundo em mentalidade

    • André Dias
      Posted Maio 3, 2019 at 7:21 pm

      Nem precisas de aceder ao Facebook, basta entrar num café com um jogo de futebol a dar na TV e estar atento ao que é dito ao longo do jogo. Não ouves um único comentário sobre futebol propriamente dito.

      • Estigarribia
        Posted Maio 3, 2019 at 10:21 pm

        André,

        Confirmo o que tu disseste.

        Esse foi um dos principais motivos porque deixei de ver jogos de futebol em cafés. A maior parte das pessoas nem sequer estão interessadas no jogo, mas, sim, em falar de toupeiras, polvos ou andarem a defender BdC constante ou outras personagens similares.

        Saudações Leoninas

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Maio 3, 2019 at 6:30 pm

    Conversa da treta. Esqueceu-se dos shows com o Sporting quando foi muito(!) mas mesmo muito mais prejudicado com o Benfica (com o Sporting os prejudicados até fomos nós) e o FC Porto. Além esqueceu-se que o seu presidente está no pelotão da frente deste ambiente tóxico.

    • psychomantis
      Posted Maio 3, 2019 at 7:04 pm

      Sendo assim, coma tua mentalidade, não muda nada. Toca a insultar tudo e todos, tudo o que o Abel disse está errado. Muito bem, continua assim.

    • Barinho
      Posted Maio 3, 2019 at 7:08 pm

      Desculpa, estas mesmo a dizer que o Sporting foi prejudicado no jogo da taça da liga?!

      E ele não insultou ou insinuou nada sobre ninguem nesse jogo. Foi prejudicado e queixou-se, tal como também fez contra o Porto e também contra o Benfica mas aí preferiu-se só dar relevo a outras palavras pra dar a impressão que não se queixou.

      • Rodrigo Ferreira
        Posted Maio 3, 2019 at 7:18 pm

        Estou.

        Quanto a queixar-se, se ele tivesse dado três murros na mesa, pedisse que acabassem com o VAR e ajuda eu diria que tinham dado destaque. Ele não se queixou porque o clube tem um complexo de inferioridade qualquer em relação ao Sporting que nunca percebi. É um hipócrita.

  • Antonio Clismo
    Posted Maio 3, 2019 at 6:41 pm

    Pode vir em ‘modo godzilla’ para as entrevistas, mas uma coisa é certa e está aos olhos de todos.
    A Liga portuguesa joga-se num plano inclinado e os jogadores e treinadores são apenas peões.

  • DNowitzki
    Posted Maio 3, 2019 at 6:43 pm

    É impossível discutir questões como o futebol, a política ou a religião, pois não há racionalidade nenhuma. O ser humano foi, é e será sempre assim.

  • bruno88
    Posted Maio 3, 2019 at 6:47 pm

    Meus amigos, infelizmente, a mentalidade que temos instalada no nosso futebol, já começa a ser mais ódio do que rivalidades, começamos a olhar mais para os outros do que para nós.
    Graças a deus tenho 1 filhote que fez até à bem pouco tempo 5 anos, sabem quantas vezes eu o levei à bola? 1vez, isso mesmo, 1 única vez e a um jogo que não era a minha equipa, isto para quê? Pensando eu, um jogo mais pacato, domingo à tarde, os adeptos a puxar pelas equipas e eu a ensinar que o futebol é isto, apoio aos nossos mas sempre com boa conduta. Enganei-me redondamente, os adeptos da equipa da casa, antes de começar o jogo, ainda no aquecimento, já a equipa toda adversária e de arbitragem tinha “levado” com todos os nomes menos bonitos que possam imaginar, peguei no meu filho e vim embora, nem o apito inicial eu vi.
    Sabem para onde fui a seguir? Ver um jogo de futebol feminino, que bem fiz em ir, cordialidade, respeito e amor só e apenas pelo futebol.
    Mentalidade de muitos no futebol, está suja, obstruída e enquanto assim for meus amigos, continuarei a ir ver as “meninas” a jogar.

    • Kacal
      Posted Maio 3, 2019 at 8:45 pm

      Grande comentário, bruno88. Penso de igual forma e subscrevo! O futebol feminino está a começar e daí não ter os “maus costumes” e “vicios”, mas duvido que isto melhore, sinceramente

  • Manolas
    Posted Maio 3, 2019 at 7:53 pm

    Digo, repito, e direi as vezes que forem precisas. Abel este ano à frente de uma microfone foi desastroso, e estou a ser simpático. A incoerência, as mensagens contraditórias, as posturas completamente desfasadas da realidade, todo um conjunto de situações que sinceramente não entendo. Um homem que era suposto ser inteligente. O Abel teve as conferências de imprensas mais impensáveis do ano, sempre na procura incansável de criar mensagens para ecoarem pelos mass media, só que sinceramente saiu-lhe sempre ao lado, não tocou em nenhum ponto que é realmente importante, nem nunca atacou os verdadeiros vicios do futebol português, muitas vezes alimentados pelo seu presidente. Palmadinha do Vieira na perna, e jantar com Pinto da Costa antes da visita do Porto a Braga. Esses acontecimentos nunca discutiu por acaso …

    Abel teve reações absolutamente odiosas e raivosas em certas momentos deste ano, contra determinada instituição, enquando ele e o seu presidente baixaram completamente as orelhas perante outras duas insitutições. Abel incitou o odio despropositadamente mais que uma vez este ano

    Incoerência, mensagem absolutamente despropositada, e sinceramente esta mensagem de hoje é patética. Abel está a criar anti corpos, não porque mete o dedo na ferida, mas sim pela falta de coerência.

    Abraço a todos!

  • kanjy6
    Posted Maio 3, 2019 at 9:46 pm

    De que adianta o treinador Abel, o presidente Manel, o jogador Artur, e o adpeto João falarem?
    Veja-se Guimarães onde existem adeptos, que também são sócios e com bilhetes de jogo a dizerem para não irem ao jogo, que impacto isso está a ter?
    Tem mais impacto a convocatória do Fejsa que toda a vida dos outros 15 clubes JUNTOS.

    Enquanto existirem a merd@ das casas dos 3 estarolas, e enquanto existir o foco do em apoiar só e apenas o clube da capital (do país ou de distrito vai dar ao mesmo).

    Em Portugal não somos adeptos do futebol, somos adeptos de uma equipa!!!

    • Estigarribia
      Posted Maio 3, 2019 at 10:05 pm

      kanjy6,

      Compreendo o teu comentário mas não concordo muito.

      Todos nós, adeptos, temos o nosso clube mas não podemos passar dos limites. Por exemplo, eu sou Sportinguista e sou ferrenho pelo Sporting, mas não me custa nada ver jogos do Benfica, do FC Porto ou do SC Braga ou de elogiar o Bruno Lage.

      Saudações Leoninas

  • johnnyp96
    Posted Maio 3, 2019 at 9:59 pm

    Ainda dizem que a comédia em Portugal está má..

    Se isto não fosse um país de incultos no futebol nem para apanha-bolas servias, mais um tacho em Portugal.

  • Apessoa
    Posted Maio 4, 2019 at 1:56 am

    O futebol está podre desde que é negócio, ponto. Até parece que é deste ano. Enquanto não existir regulamentação isenta, FPF, APAF isenta CD isenta, etc. Vai continuar a mesma coisa. Mas com tanta gente a mamar na teta do futebol, obviamente q nada vai mudar. Só tem tendência a piorar.

  • Estivela
    Posted Maio 4, 2019 at 8:05 am

    Que giro, os comentários subsequentes ao meu veio dar-me ainda mais razão. ?

  • Diogo Moura
    Posted Maio 4, 2019 at 10:46 am

    Falou bem e tocou nos pontos certos. O problema? É ser treinador do Braga. Se fosse de outro clube qualquer extra grandes estariam todos a aplaudir. Mas como o Braga ainda vai incomodando e vai sacando alguns holofotes, apesar de ainda ter dificuldades em vencer no confronto directo o TOP3, os adeptos condenam-no porque o já o vêm como rival. As pessoas têm de perceber que o carácter dos jogadores do Braga foi posto em causa – como é habitual sempre que o Benfica ou o Porto dão uma “tareia” em alguém. Foi assim com Nacional, Maritimo, etc. – e o Abel, bem, veio em defesa da sua equipa. Outra coisa não seria de esperar.
    O futebol português está na lama. As redes sociais são a principal locomotiva do ódio. Sempre existiram picardias, mas ultimamente, tem sido por demais. São páginas e páginas do Facebook sobre o Anti – (introduzir clube). Páginas que criam polémicas, inventam factos, julgam e suspeitam de tudo e todos. É o arbitro que foi visto a dar um aperto de mão a não sei quem, é o treinador porque representou o clube A ou B no passado já vai beneficiar propositadamente o adversário, é o jogador que está comprado, etc.
    O futebol português está carregado de podres e de jogadas de bastidores, toda a gente sabe disso. Porém, ainda existem muitos e bons valores, bons profissionais dentro do campo, bons treinadores, elementos que querem jogar o jogo pelo jogo e são esses que merecem o respeito.
    E isto é uma mentalidade ‘portuga’, o futebol é a imagem da população. Acontece exactamente o mesmo com a politica.
    Em suma, concordo com o que o Abel disse.

Deixa um comentário