Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

OFICIAL: Mateus Uribe é o 8.º reforço do FC Porto; Dragões já gastaram mais de 60 ME e a média de idade das aquisições ronda os 27 anos

Fecha o plantel? Conceição teve o que pediu, numa política de mercado pouco vista. Um clube português ultrapassar os 60 milhões de euros em reforços não é normal, ainda por cima os jogadores que chegaram ao Dragão já estão numa fase adiantada da carreira (a média de idade das 8 aquisições ronda os 27 anos), algo que difere com a ideia tradicional de comprar, potenciar e depois vender.

Matheus Uribe é oficialmente reforço do FC Porto, tendo assinado um contrato até 2023. O médio, internacional colombiano, de 28 anos representava o América do México desde agosto de 2017, e custou um valor a rondar os 10 milhões de euros aos azuis e brancos. Uribe, recorde-se, esteve na recente Copa América e junta-se a Loum, Saravia, Zé Luís, Nakajima, Luis Díaz, Agustín Marchesín e Marcano nos reforços do FC Porto para esta época.

91 Comentários

  • RicardoFaria
    Posted Agosto 5, 2019 at 2:08 pm

    Saíram vários jogadores a custo 0 e ainda foram transferidos 3 que faziam parte do plantel por isso acho que era esperado que fosse feito um grande investimento na equipa.

    SC teve aquilo que pediu e como já disse noutros posts, não tem desculpas caso aconteça algum falhanço por isso que trabalhe para conquistar o título e as taças.

    Saudações DesPortistas!

    • Bernardo Guerreiro
      Posted Agosto 5, 2019 at 2:18 pm

      O problema é que, não querendo tentar prever o futuro, maioria destes jogadores não vão render financeiramente e podem até ser mais desses casos a custo 0

      • Bjorn
        Posted Agosto 5, 2019 at 2:28 pm

        Quem será potenciado para ser vendido por largos M são os diogo costas, romários barós, tomás esteves e por aí fora. O resto tem de render já.

        Temos que ser objectivos. Os 25 jogadores do plantel não são para serem todos vendidos por 50M.

        Ou o Benfica está a pensar transacionar por vários M jogadores como Samaris, ANdré Almeida e por aí fora? E o Sporting com Mathieus e Coates?

        Tem de haver jogadores para potenciar e jogadores para render imediatamente.

        • Bernardo Guerreiro
          Posted Agosto 5, 2019 at 2:34 pm

          O André Almeida chegou ao Benfica com 21 anos e o Samaris com 25, percebi o teu ponto mas foram maus exemplos. Tendo em conta como os Diogos (centrais) estão a ser tratados, essa conversa dos jogadores para potenciar não me parece realista

        • Kacal
          Posted Agosto 5, 2019 at 2:43 pm

          O Sporting não tem tido Champions e não tem conquistado campeonatos.

          Já o Benfica há quanto tempo contratou Samaris? E André Almeida? Ambos já renderam desportivamente e ajudaram na conquista de títulos. Além disso o Samaris foi contratado em 2014, tinha 25 anos e não 28 ou mais, é uma diferença. Já o André Almeida foi contratado aos 20 anos e penso não ter sido caro.

          Nós o que conquistamos nos últimos 6 anos? Não foi tanto assim e financeiramente andamos com o fair-play financeiro à perna nestes últimos anos. Esta política é arriscada, mas claro que não podemos afirmar que vai correr mal ou garantir já que foi uma péssima decisão. Primeiro temos que aguardar e ver o que estes jogadores rendem. Até podemos conquistar um bicampeonato e mais uma ou outra Taça e atingir pelo menos oitavos da Champions sempre nos próximos 3 anos e tudo terá valido a pena mesmo que não dêem retorno e lucro financeiro. E os jovens que temos até ser aposta também juntamente com os experientes e sair potenciados e permitirem encaixes significativos. Mas é normal que estejamos pelo menos alertas e um pouco preocupados com esta política.

        • RicardoFaria
          Posted Agosto 5, 2019 at 2:56 pm

          Concordo com tudo Bjorn Ironside (?)!

          Saudações DesPortistas!

        • Rambo13
          Posted Agosto 5, 2019 at 3:16 pm

          A grande diferença é que tanto Sporting como Benfica nao contratam só jogadores feitos, enquanto que o Porto sim.

          Contratar Mathieu ou Andre Almeida e depois um Plata ou um RDT é diferente de contratar Marchesin, Marcano e Uribe

          • Decomaisdez
            Posted Agosto 5, 2019 at 6:20 pm

            E o Porto só contratou Marche, Marcano e Uribe? Então e Loum (22), Díaz (22), Nakajima (24) e Saravia (26)? Então e as subidas ao plantel principal de Fábio Silva (17), Esteves (17), Baró (19) e Diogo Costa (19)?

            A reflexão que ningúem quer fazer é esta: a média de idades do plantel baixou drasticamente. Para equilibrar a balança foram feitas 3/4 contratações para render no rendimento imediato e para se poder lançar gradualmente os miúdos.

            Há por aqui muitos users a ver apenas o copo meio vazio.

            • Rambo13
              Posted Agosto 6, 2019 at 11:28 am

              Jogadores que o Porto contratou para titulares.

              Marchesin – 31 anos
              Saraiva – 26 anos (o mais novo da defesa)
              Marcano – 33 anos
              Uribe – 28 anos
              Nakajima – 24 anos
              Zé Luis – 28 anos

              Loum e Diaz vieram para o banco.
              Tomas Esteves, Diogos e Fabio Silva contam tanto que nem na Champions foram inscritos.

              Alias o Porto precisava:
              – de uma alternativa a Manafa e inves de apostar no Esteves foi buscar Saraiva
              – De um companheiro para Pepe e inves de apostar nos Diogos foram buscar Marcanos
              – De um companheiro para Danilo e inves de apostar no Baro foi buscar Uribe
              – Com Marega, Soares, Aboubakar e Fernando invés de venderem um e apostar no Fabio Silva ainda foram buscar Zé luis..

              Faz todo o sentido essa aposta, só quem é cego é que nao quer ver.

        • tiagoagm
          Posted Agosto 5, 2019 at 3:26 pm

          E esses que refere provavelmente nem terão muitas hipoteses de jogar.

        • bmcrl
          Posted Agosto 5, 2019 at 8:06 pm

          Como tem sido tradição nos últimos anos, especialmente com SC, o Porto certamente irá potenciar muitos jovens. Daí terem contratado tão poucos jogadores.

      • RicardoFaria
        Posted Agosto 5, 2019 at 2:55 pm

        Não podemos pensar dessa forma quando há um mercado chinês cheio de dinheiro e com vontade de comprar jogadores com estas idades.

        Por exemplo, o Felipe saiu com 29 anos por 20M porque não pode acontecer o mesmo com o Uribe?

        Para além disso, há Baró, Fábio Silva, Tomás, os Diogos e Luiz Diaz para potenciar mas também é bom ter jogadores mais maduros até para ajudar os mais jovens a crescer.

        Saudações DesPortistas!

        • Kacal
          Posted Agosto 5, 2019 at 3:07 pm

          Um GR e um central são casos diferentes de um médio. Todos sabemos que um GR pode jogar até aos 36 anos até, basta ver que o Casillas com 37 anos ainda era uma mais-valia para o Porto. E basta ver que os centrais com 32/33 anos ainda estão a grande nível muitas vezes.

          Agora quantos médios vemos a alto nível com 32/33 anos? Será que o Uribe com 30 anos permitirá uma grande venda? Tenho duvidas.

          Depois temos esses jovens para potenciar? Certo. Há o mercado chinês e outros para vender? Certo.

          Mas será descabido colocar a possibilidade de esses jovens não serem tão aposta nos próximos 2-3 anos e não saírem potenciados o suficiente para um encaixe? E isso do mercado chinês é um “se”, não é certo que assim seja.

          Posto isto, apenas acho que é motivo para achar arriscado e estarmos preocupados ou pelo menos alertas. Há risco de correr mal, há possibilidade de correr bem. Mas não acho descabido que alguém fique preocupado ou alerta pelo menos. Não é que seja uma situação de 100% certeza de correr bem.

          • RicardoFaria
            Posted Agosto 5, 2019 at 3:15 pm

            Kacal mas 100% certezas nunca vamos ter de nada até porque há muitos condicionantes.

            O que eu quis dizer no comentário é que mesmo que tenha 29 anos há possibilidade de vender o jogador com lucro ou recuperando o investimento.

            Saudações DesPortistas!

            • Kacal
              Posted Agosto 5, 2019 at 3:33 pm

              Óbvio, mas contratar um jovem promissor de 18/19/20 anos ou um jogador de qualidade até 24 anos, é diferente de investir tanto dinheiro num jogador de 28 anos, ou não? Se tiver rendimento, tudo bem. Se não tiver, abre-se um problema. Mas há risco de correr mal e possibilidade de correr bem. Mas a margem de vender um jogador até 25 anos caso ele não renda desportivamente, é bem maior que a de vender um de 30 anos, logo há maior risco aqui que noutro tipo de política, não? Eu creio que sim.

              E não acho que o Uribe vá fazer uma época e sair, acho que antes dos 30 não sai e aí já não vejo a dar tanto lucro assim. Nós vendemos o Óliver por 12 milhões, iremos vender o Uribe por mais de 10? Duvido. Mas se der rendimento, tudo bem. Teremos que aguardar e só depois iremos saber. Mas preocupa nem que seja um pouco, pelo menos a mim, mas vou apoiar claro.

              Saudações DesPortistas!

              • RicardoFaria
                Posted Agosto 5, 2019 at 3:45 pm

                Kacal em parte eu concordo contigo mas como disse em cima, podemos não vender o Uribe com grande lucro mas ele pode ser importante na valorização de outros jogadores mais novos e não sabemos se ele não faz uma grande época e é logo transferido com lucro..

                Pode correr mal mas também pode correr bem.. é esperar para ver.

                Nem me fales do Óliver que até me apetece ir as trombas ao PdC e ao SC!! ?

                Saudações DesPortistas!

                • Kacal
                  Posted Agosto 5, 2019 at 4:23 pm

                  Sim, nesta fase não temos certezas de nada e tanto pode correr bem como mal, tenho preocupação mas vou apoiar e dar o benefício da duvida até prova em contrário, depois o tempo dirá. Esperemos que corra bem!

                  E sobre o caso Óliver, como eu te compreendo eheh :D

                  Saudações DesPortistas!

                  • RicardoFaria
                    Posted Agosto 5, 2019 at 4:26 pm

                    Que comece a rolar a bola e depois cá estaremos para avaliar! Eheh

                    Saudações DesPortistas!

                    • Kacal
                      Posted Agosto 5, 2019 at 9:26 pm

                      Sim, é o que resta. Vamos aguardar e apoiar tirando as conclusões depois! Eheh

                      Saudações DesPortistas!

          • Francisco Ramos
            Posted Agosto 5, 2019 at 3:16 pm

            Kacal, só um pequeno reparo (a meu ver). Quando constróis um plantel, não podes esperar ter os 25 jogadores com mercado para valer, pelo menos, 30/40 milhões. Nesse sentido, é necessário alguns jogadores com maior experiência e por isso mais velhos para ajudar a potenciar os novos (Diogos, Tomás, Baró, Fábio Silva, etc). Por isso penso que um médio, quando saíram tantos jogadores, não seja de todo mal pensado.
            Se vai render desportivamente é outra história, mas à partida concordo com a política de contratações, com um ou outro reparo.

            • Kacal
              Posted Agosto 5, 2019 at 3:34 pm

              Concordo Francisco, sem duvida. O problema é que gastamos 60 milhões em contratações e quantos foram abaixo dos 28 anos? E temos esses jovens mas e se eles não forem aposta e as coisas correrem mal desportivamente? Não há mais risco neste tipo de política? É normal estar alerta e ter a preocupação, acho eu. Mas não significa que vá correr mal, pode correr bem e esperemos que sim!

              • Francisco Ramos
                Posted Agosto 5, 2019 at 3:44 pm

                Obviamente a política comporta muitos riscos e, regra geral, está mal feita. O problema é que não nos soubemos acautelar com as renovações de contrato e com a contratação de jovens promessas para crescerem na sombra do titular. Assim sendo, é necessário correr alguns riscos.

                Mesmo em termos financeiros, se tudo correr bem, já devem ter prometido a Telles e Danilo que saem na próxima temporada, pelo que temos 60/70 milhões garantidos. E ainda temos os jovens para potenciar. Olhar para esta contratação, faz-me lembrar o regresso do Lucho, que veio ajudar a equilibrar a equipa. Agora o valor individual do jogador eu não conheço, estou apenas a falar teoricamente.

                • Kacal
                  Posted Agosto 5, 2019 at 4:20 pm

                  Sim, nisso concordo. Outra coisa é que o nosso Porto tem deixado sair alguns dos melhores jogadores a custo zero e isso cria receio de voltar a acontecer. Mas concordo que depois do mal estar feito, agora é preciso começar do zero ter jogadores mais experientes e de qualidade a apoiar os jovens e portanto foi a política possível, esperemos que corra bem,

  • LevonAronian
    Posted Agosto 5, 2019 at 2:11 pm

    Não gastar os 6M de prémio de assinatura de Herrera no início da época passada agora para gastar quase o dobro num substituto com a mesma idade parece uma decisão estranha

    • tiagoagm
      Posted Agosto 5, 2019 at 3:25 pm

      Como a maioria das contrataçoes esta época.

    • Xyeh
      Posted Agosto 5, 2019 at 3:43 pm

      Porque renovar com o Herrera não dava comissão choruda como uma transferência, além de que o Uribe e o Herrera são jogadores bastante diferentes para a parte do terreno que ocupam, o Uribe vai trazer mais remate ao Porto, acho que o FCP há uns 4 anos que é pouco rematador de fora da área, quando tivemos rematadores como Moutinho, Lucho, Raúl Meireles, mais James, Hulk, Quaresma, passamos para rematadores muito mais fracos nos últimos anos.

      • bmcrl
        Posted Agosto 5, 2019 at 8:03 pm

        “Rematadores” como Moutinho…

        • Xyeh
          Posted Agosto 6, 2019 at 10:30 am

          O Moutinho remata bastante, não quer dizer que o faça bem, no Porto recente quem tinhas a tentar o remate? O Moutinho para a quantidade de remates que fazia tinha uma média muito má de golos é verdade mas acabava por ressaltar a bola para os avançados e puxar a defesa à frente na tentativa de remate o que é muito importante.

    • Cpt Obvious
      Posted Agosto 5, 2019 at 4:09 pm

      E o salário que o Herrera pedia? Não conta?
      Além disso não são jogadores assim tão semelhantes e Uribe pode até, eventualmente, revelar-se mais jogador.

  • Amigos e bola
    Posted Agosto 5, 2019 at 2:13 pm

    Os adeptos do Porto identificam-se com esta gestão?

    • AirJordan
      Posted Agosto 5, 2019 at 2:32 pm

      Os adeptos do Porto vão esperar pelo desempenho dos jogadores no campo e não entrar em histeria por antecipação. Pelo menos é o que deveriam fazer.

    • Kacal
      Posted Agosto 5, 2019 at 3:08 pm

      Não me identifico, obviamente. Mas há possibilidades de correr bem e neste momento ainda nada de mal aconteceu portanto não me identifico e estou alerta e ligeiramente preocupado, mas irei apoiar e dar o benefício da duvida, esperar para ver. Não vou já desesperar, não faz sentido. Temos que aguardar e ver como corre.

      • AirJordan
        Posted Agosto 5, 2019 at 3:39 pm

        Obviamente, Kacal.
        Cá estaremos para elogiar/criticar/avaliar com a imparcialidade possível.

        • Kacal
          Posted Agosto 5, 2019 at 3:50 pm

          Certo AirJordan, totalmente de acordo. Agora devemos dar já a nossa opinião para depois elogiar/criticar/avaliar mais tarde ou seremos acusados de apenas criticar depois das coisas acontecerem, acertar nos números do euromilhões depois de sair a chave. Eu disse o que acho, se depois correr bem admito e fico contente, se correr mal já posso criticar.

    • Pedro Geraldo
      Posted Agosto 5, 2019 at 4:42 pm

      O Porto precisa de jogadores feitos. Jovens com potencial já tem de sobra. É preciso não esquecer que os jogadores que saíram tinham ordenados muito elevados, mais do que estes que agora entram. Pode correr mal, obviamente, mas isto tem que ser feito.

      • Kacal
        Posted Agosto 5, 2019 at 9:27 pm

        E jogadores com 23/24/25 anos não podem ser feitos para a nossa realidade? E ainda têm margem de progressão.

  • Kafka
    Posted Agosto 5, 2019 at 2:14 pm

    É um Porto que fará novamente 85 ou mais pontos, logo será um Porto que lutará sempre pelo título até ao fim, tal como fez nas 2 últimas épocas

  • Tiago Peixoto
    Posted Agosto 5, 2019 at 2:17 pm

    Comecei por ser muito crítico desta política de mercado do Porto, que, apesar dos pontos positivos que vou referir à frente, não deixa de ser um risco gigante, especialmente a nível financeiro.
    No entanto, devo dizer que mudei a minha opinião em certo modo.
    O plantel do Porto ganha muita experiência com estas contratações aliadas à muita juventude dos jogadores da formação que aos poucos vão ganhando o seu espaço na equipa.
    O Diogo Costa tem oportunidade de aprender com um GR experiente como o Marchesín, que embora ainda vá fazer a sua 1.ª época na Europa, traz muita bagagem do campeonato mexicano, pelo que o SC até pode alternar entre os 2 guarda-redes.
    A nível dos centrais, penso que foram mal geridos. A vinda do Marcano traz experiência mas tira a oportunidade ao Leite de ser titular (e acho que já estava pronto para tal). Pior ainda fica o Diogo Queirós, que para mim tem potencial para vir a ser o melhor central do Porto e fica como 5.ª opção e, por isso, deve sair por empréstimo com cláusula de compra.
    Nas laterais, o Tomás tem oportunidade de fazer vários minutos.
    No meio-campo, o Romário e o Bruno Costa vão ter muitos minutos esta época junto a jogadores experientes como o Uribe e Danilo Pereira.
    Na frente, a abundância em opções (apesar de ser mais em quantidade que em qualidade) permite ao Fábio Silva crescer com calma, ter minutos de jogo, mas não sentir a pressão de ser ele a resolver os problemas ofensivos do Porto.
    Em suma, sou da opinião que, bem gerido, este plantel do Porto pode dar bons frutos. A experiência aliada à juventude pode permitir ao Porto ganhar títulos e valorizar os miúdos, com os quais faremos muitos milhões e que permitirá compensar largamente os milhões gastos em jogadores mais velhos, que, embora não rendam financeiramente, têm tudo para render desportivamente. É um modelo arriscado, sim, mas acho que pode perfeitamente resultar. É esperar para ver.

  • Alvaromoreira
    Posted Agosto 5, 2019 at 2:19 pm

    Falta o rafa soares. Não concordo com esta política do fc Porto, mas nos adeptos queremos é ganhar. Aparentemente, Diogo Costa, Luís Díaz, Tomás Esteves, Fábio Silva irao ser aposta e serão jogadores que com o potencial que teem renderão sempre muito dinheiro. Temos Telles, Danilo,corona, Marega e soares( na China) com mercado também. O que não falta são jogadores vendáveis, o que fará o clube ter sustentabilidade

    • Alvaromoreira
      Posted Agosto 5, 2019 at 2:32 pm

      Esqueci me do Romário baro e possivelmente do Fábio Vieira. Vítor Ferreira e sobretudo Ángel Torres, com a saída do galeno, deviam ser aposta também.

  • Nickles
    Posted Agosto 5, 2019 at 2:20 pm

    Marchesin, Uribe, Saravia, Nakajima e Zé Luís são suficientes para ganhar pêlo menos 30 jogos na fraquíssima Liga Portuguesa. Mais.. o Nakajima é superior ao Brahimi, o Zé Luis é superior ao Soares e o Saravia é superior ao Militão (a jogar a defesa direito). Só Uribe e Marchesin são inferiores aos seus antecessores. Pode-se dizer que perderam 10 Milhões trocando o Herrera por um Herrera mais fraco. Mas também pode-se dizer que ganharam 17 milhões ao trocarem dois jogadores de qualidade equivalente (Felipe por Marcano). Vale o que vale.
    Agora fazendo as contas utilizando uma matemática simples, 3>2 e portanto o Porto ao dia de hoje está mais forte do que quando acabou a época passada.

    Do outro lado temos um Benfica mais fraco, já que saiu um dos melhores jogadores e entrou outro que, apesar de ser bom jogador, não é melhor do que o Félix. Por isso um custou 20 e outro 120.
    Claro que ninguém pediria um jogador da qualidade do Félix, é impossível, mas o Benfica poderia estar mais forte ao dia de hoje caso reforça-se como deve ser as posições claramente deficitárias, e não andasse a brincar de adaptações.

    • Kafka
      Posted Agosto 5, 2019 at 2:36 pm

      Tudo dito Nickles, subscrevo…. Como disse no meu comentário, este Porto fará no mínimo 85 pontos ou mais, até diria entre 88/90 mas pronto entre 85/90 e portanto isto dá uma margem de erro quase nula ao Benfica que ou bate o recorde de pontos ou vê o Porto ser campeão…

      Que acha que o Porto fará pior que o ano passado (teria fazer 84 ou menos) não tem noção

      • Silvarinni
        Posted Agosto 5, 2019 at 2:56 pm

        Sempre o mesmo arauto da desgraça. Bem estive eu a tentar encontrar algum comentário teu sobre a vitoria do Benfica na supertaça mas foi em vão…

        • Kafka
          Posted Agosto 5, 2019 at 3:15 pm

          Comentar o quê mesmo sobre a Supertaça? Que o Benfica finalmente tem um treinador de futebol, treinador esse que vocês que ontem festejaram a vitória eram contra a sua contratação em Janeiro e diziam era que o Rei do Bombo tinha de continuar enquanto eu dizia que o Lage tinha de ser o treinador faz tempo

          Portanto o que aconteceu ontem é para comentar o quê? Algo que eu já tinha dito que com Lage aconteceria?

          Os que festejaram e comentaram ontem são os que há 6 meses atrás defendiam o Rei do Bombo, ou seja, queriam que o Benfica continuasse a perder

          • Rambo13
            Posted Agosto 6, 2019 at 12:47 pm

            Eu ia jurar que em Março do ano passado, estava o Benfica uns quantos pontos atrás do Porto e com Lage ao comando e andava um user, de seu nome KAFKA, a argumentar que o Benfica nao iria ser campeão pq num onze combinado entre as duas equipas o Porto dava um massacre ao Benfica.

            Como assim já sabias que ias ser campeão? E que so precisavamos de Lage?

            Por favor elucida-nos jovem sábio que parece sofrer de Alzheimer a cada argumento que faz como se a internet não guardasse as suas peripécias

    • Chomate
      Posted Agosto 5, 2019 at 2:58 pm

      Vlachodimos = Marchesin (ambos deixam dúvidas, esperar para ver)
      AA > Saravia
      R. Dias > Pepe
      Ferro> Marcano
      Grimaldo = Telles (prefiro Grimaldo, mas é discutível)
      D. Pereira > Samaris
      Gabriel > Uribe
      Rafa > Nakagima
      Pizzi > Corona
      De Tomás > Marega
      Seferovic > Soares, Zé Luís

      Com isto, ficamos com 8 jogadores do Benfica num onze combinado entre o Porto e Benfica. O Benfica também me parece ter melhor banco, e treinador. Concordo que o Porto não está mais fraco, mas o Benfica continua a ser, por larga margem, o favorito.

      • nomster
        Posted Agosto 5, 2019 at 3:30 pm

        Futurologia nesta altura?

        Não se pode dizer que a>b se b acabou de chegar e ainda tem de se adaptar. Mas com isto também não estou a dizer que não é possível que a seja efetivamente melhor que b. (para as comparações de Almeida/Saravia, Gabriel/Uribe).

        Depois, Pepe ainda é melhor que Ruben Dias, na minha opinião. No onze combinado, a dupla ideal seria Pepe-Ruben Dias ainda assim.

        Nakajima já provou ser um jogador diferenciador na nossa liga, ao serviço do Portimonense. Vamos ver como encaixa no sistema do Conceição. Mas Rafa é sem dúvida craque. Dão coisas diferentes ao jogo. O mesmo vai a comparação Corona/Pizzi, se bem que prefiro Corona.

        Com isto quero dizer que é impossível fazer uma comparação jogador a jogador sobre as suas qualidades numa altura tão prematura da época. Há jogadores que ainda não se adaptaram, outros que estão ainda a recuperar e outros que até podemos nem ver a sua verdadeira qualidade nos respetivos clubes em Portugal (ai Luís Fabiano…)

        Mas concordo que o Benfica parta como favorito. Afinal de contas é o campeão. Não acho é que seja “por larga margem”.

        • Chomate
          Posted Agosto 5, 2019 at 3:55 pm

          Do que vi do Saravia, não vi nada que me diga que possa ser superior a AA. Já Tomás Esteves, esse sim, tem potencial para ser um grande lateral. Uribe, duvido que na primeira epoca na Europa seja superior a Gabriel, que é um craque. Nakagima é craque, concordo, mas no estilo de jogo de SC, tenho dúvidas sequer que seja titular. Pode ser preterido em detrimento de Diaz, que é um jogador mais físico.
          Pepe, não concordo mesmo nada. Fartou-se de enterrar na época passada (perderam o campeonato á pala dele). Ferro será o melhor central da liga na próxima época.
          Corona / Pizzi, é discutível, de facto.

    • psychomantis
      Posted Agosto 5, 2019 at 6:57 pm

      O erro na tua análise está em assumir que uma equipa são 11 jogadores independentes, quando na verdade uma equipa vale pelo seu colectivo.
      O Bruno Lage, que já mostrou perceber qualquer coisa disto, já explicou diversas vezes que as dinâmicas da equipa são extremamente importantes. Tu estás a avaliar as equipas única e exclusivamente pelas qualidades individuais de cada jogador.
      O Benfica irá estar com certeza mais forte do que o ano passado, a maioria dos jogadores do 11 continuam cá, e já assimilaram as ideias do treinador, o que vai fazer com que as dinâmicas de jogo (muito faladas pelo Lage) sejam cada vez melhores. Os poucos reforços que chegaram já se viu que acrescentam qualidade.

      Perdemos Félix é verdade, mas temos esta época um Ferro já com andamento de primeira Liga e com tudo para se afirmar como um dos melhores da Liga (acredito que chegue a seleção está epoca), temos um Ruben Dias que se está a afirmar como o patrão da defesa, um suplente á altura de Grimaldo o que irá permitir ter a lateral esquerda mais fresca durante a época, um Florentino quase pronto para dominar o meio campo do Benfica, um Rafa endiabrado que acredito que irá melhorar os seus números está epoca, etc etc..
      Podíamos estar melhor? Podíamos. Estamos mais fortes do que a época passada? Sem dúvida.

  • Bjorn
    Posted Agosto 5, 2019 at 2:21 pm

    O Sérgio Conceição não teve tudo o que pediu mas teve perto. Há que continuar o bom trabalho e mostrar mais uma vez o excelente treinador que é a potenciar jogadores. Falta melhorar o nível da equipa.

    Penso que a equipa só tem um calcanhar de Aquiles que parece que vai continuar por tapar. O suplente do Alex Telles.

    E temos um possível problema na ala direita se Saravia não surpreender (até ver foi muito mau). Não sei se vai haver coragem de apostar no Tomás. Sim, porque Manafá só servirá para tapar buracos em ambos os lados (visto não haver suplente para o Alex) e não ser usado como uma opção válida.

    De resto, estou satisfeito. Temos opções válidas em todas as posições. E o factor Marega por definir.

    Mas o verdadeiro teste do 11 passa pelo Danilo. Espero que não impacte a época toda.

  • Kacal
    Posted Agosto 5, 2019 at 2:23 pm

    Como tinha dito, não conheço o jogador mas é oficial e portanto é um de nós, família portista e terá o meu apoio e benefício da duvida incondicional até prova em contrário. Espero que faça esquecer o Herrera e até o possa superar e nos ajude a conquistar coisas e nos dê alegrias. Parece-me um jogador capaz a todos os níveis, um médio completo. Mas terei que ver em acção com os jogos para tirar conclusões. Supostamente não é tão forte a nível defensivo como o Herrera, mas tem o físico e cabe ao treinador trabalha-lo e ajuda-lo a melhorar esses aspectos. A nível do passe parece-me melhor e parece mais agressivo na condução e progressão com bola. O resto é esperar para ver. Mas pode formar uma boa dupla com Danilo, vamos ver. Desportivamente poderá vir a ser um bom reforço e é um jogador feito já. Depois da saída de Herrera teria que vir um assim.

    Financeiramente é caro para um jogador de 28 anos que não tem experiência de Europa, é uma política arriscada como é óbvio. Imaginemos que somos eliminados no play-off da Champions e não conquistamos nada de títulos e os jovens que temos não saem potenciados, ficamos em apuros. Mas também é uma aposta forte a nível desportivo e podemos perfeitamente atingir os oitavos da Champions e conquistar títulos e tudo terá valido o esforço. Vamos a ver. Mas o risco existe e preferia outra política, mas é o possível nesta fase. Tolerância zero para o treinador que tem o plantel à sua imagem e terá que mostrar trabalho e conquistar coisas. Mas espero bem que o futebol melhore. Sê bem-vindo, Uribe!

    • Jorge Nuno 1893
      Posted Agosto 5, 2019 at 2:36 pm

      Eu acho que temos um plantel muito superior aos rivais. E com SC ao leme, penso que teremos grande sucesso.

      • Kacal
        Posted Agosto 5, 2019 at 3:11 pm

        Bem que otimismo, acho muito bem que penses assim. Mas não corresponde à realidade, a meu ver. Acho o Bruno Lage muito mais treinador e muito mais versátil que o SC. E o plantel do Benfica é superior ao nosso, no mínimo seriam idênticos, agora o nosso muito superior? Que exagero… mas pronto, está tudo 5* e bora para a frente. Há que acreditar, mas também ser racional.

  • Jorge Nuno 1893
    Posted Agosto 5, 2019 at 2:28 pm

    Acho que, agora sim, com Uribe e Marchesín temos tudo para voltar a ganhar o campeonato sem derrotas, como no ano de AVB.

    • GuGu
      Posted Agosto 5, 2019 at 2:48 pm

      Não metas as expectativas tão altas para não acabar desiludido.
      Metade do onze inicial do Porto mudou, perdeu jogadores chaves, principalmente na defesa, há muito trabalho pela frente, ganhar o campeonato sem derrotas é uma meta demasiado alta.

    • Prontauro
      Posted Agosto 5, 2019 at 3:00 pm

      “Sem derrotas” parece-me um objetivo realista. Eu, como sou lírico, subia a parada para “só com vitórias”.

    • Silvarinni
      Posted Agosto 5, 2019 at 3:03 pm

      Isso, eu se ganhasse 5 campeonatos nos últimos 6 anos também andava assim confiante.
      De resto, por não conhecer os jogadores e as dinâmicas dentro de um colectivo, não vou opinar muito.

    • Vegeta
      Posted Agosto 6, 2019 at 9:16 am

      Se o Benfica não se inscrever ganham sem derrotas.
      Agora com o Lage esquece lá isso.

  • Francisco Ramos
    Posted Agosto 5, 2019 at 2:28 pm

    Não discordando do negrito do VM, acho que acaba por ser “normal” tendo em conta as circunstâncias.

    Não é normal gastarem 60M em transferências (por norma anda entre 30/45), mas também não é normal saírem tantos jogadores a custo zero (só do plantel principal, eu conto 7 saídas), por isso acaba por ser normal o gasto superior. Depois, visto que saíram jogadores influentes do plantel (Casillas, Herrera, Filipe), era necessário contratar ligeiramente mais velhos até de modo a potenciar todos os jovens talentos que esperam ser lançados (Diogo Costa, Tomás Esteves, Diogo Leite, Romário Baró, Fábio Silva), de modo à equipa não se ressentir de falta de experiência nos momentos de maior aperto ou jogos de maior grau de eficácia. Penso que assim consigo justificar o valor e a média de idades das contratações.

    O único senão, e é necessário dar o benefício da dúvida, é perceber o que jogadores de 26 a 29 anos podem render desportivamente (no imediato) e financeiramente (no futuro), principalmente caso não existam resultados concordantes com o investimento.

    O grande problema foi não vender quando os jogadores estavam potenciados em termos de mercado. Futuramente, irá também acontecer com Soares ou Marega, por exemplo, que têm mercado e andamos a retê-los ano após ano, sem que isso nos traga claras mais valias.

  • AirJordan
    Posted Agosto 5, 2019 at 2:34 pm

    Perante a saída de 6 titulares+Oliver é normal o investimento efetuado. Já nem falo de Hernani e Adrian pois tinham utilização residual.

    Não tenho a mínima dúvida que o Porto terá uma equipa competitiva e lutará por todos os troféus como tem feito.

  • jlgoncal
    Posted Agosto 5, 2019 at 2:38 pm

    Bem eu vou discordar da maioria…

    Excelente política de contratações… Finalmente parou-se de contratar ses como o Ano passado e mesmo no mercado de inverno e contratou-se 8 jogadores para titulares e é assim que deveria ser sempre!

    Mal foi o ano passado, quando se foram buscar jankos e João pedros e Osório e mbembas e Fernandos Andrades e por aí adiante.

    Esta época foram-se buscar 8 jogadores para posições claramente deficitárias.

    A nível financeiro, não estou a perceber qual é a crise… Então não é para isso que o contrato com a meo e os milhões da Champions servem?

    E para além disso continuamos a ter muito valor dentro do 11 e às portas do mesmo, mas se o clube for finalmente minamente gerido, o dinheiro dos contratos fixos mais o dos lucros operacionais e Champions é mais do que suficiente… E mesmo liga Europa o é, mas aí já é preciso uma gestão Competente coisa que é difícil de achar.

    • Kacal
      Posted Agosto 5, 2019 at 3:13 pm

      O Porto não contratou “ses” o ano passado, contratou sim jogadores de qualidade duvidosa! Se o Porto contratasse jovens de 18/19/20 anos com potencial a sério como fez com James na altura. Ou contratasse reais mais-valias até 24-25 anos, seria o ideal. Agora entre contratar jogadores de qualidade duvidosa e estes mais velhos mas com qualidade, prefiro estes claro. Mas não vamos fazer de conta que é a política ideal também.

      • jlgoncal
        Posted Agosto 5, 2019 at 3:38 pm

        A política ideal não é certamente nós os adeptos andarmos a pensar no momento de uma compra, por quanto é que vamos vender este, não concordas kacal? E principalmente hoje em dia, em que já temos receitas para não termos que ser obrigados a vender.

        Nós é que estamos mal habituados a ser um clube vendedor para sobreviver mas isso tem que começar a ser parte do passado pois não podemos ter um aumento anual de + 25m de receitas televisivas e continuarmos a pensar como antigamente. E já sem falar das receitas da Europa

        • Kacal
          Posted Agosto 5, 2019 at 3:48 pm

          É a realidade, os clubes portugueses precisam de vender. O Benfica que supostamente está bem financeiramente e foi campeão 5x nos últimos 6 anos, quase todos os anos vende bem, nós não precisamos? Como é que andamos com o fair-play financeiro à perna nestes últimos anos? Se há dinheiro, então alguém no clube está a aproveitar-se bem. Então há que haver mudanças profundas de direcção se não é necessário vender.

    • bmcrl
      Posted Agosto 5, 2019 at 7:48 pm

      A minha questão é: mas que jogadores é que o Porto contratou com provas dadas? Contratou alguns bons jogadores, mas nenhum rendeu muito ao mais alto nível.

  • Teixas
    Posted Agosto 5, 2019 at 2:39 pm

    Numa altura que sairam vários jogadores do núcleo do FC Porto acho normal terem gasto muito dinheiro, principalmente quando o grande objetivo são resultados imediatos contra um Benfica que parece ter-se reforçado extremamente bem (falando só no ataque).

    Ou faziam uma revolução na equipa com aposta em jovens promessas ou reforçavam bem o plantel em uma espécie de all in para SC. Optaram pelo último.

  • Mendes FC
    Posted Agosto 5, 2019 at 3:03 pm

    Não sei qual a admiração do montante despendido, o Porto perde mais de metade da equipa, não se esperava outra coisa se não um ataque ao mercado, e importa referir que só a venda de militao quase que paga os reforços. Tamos a falar de futebol amigos, o que o Porto gastou é insignificante tendo em conta os valores que se praticam, por outro lado não gastou este dinheito só com um ou dois jogadores, mas com vários, e por último a receita do Porto no último ano é muito superior a este gasto, não percebo a admiração.

    • O Comendador
      Posted Agosto 5, 2019 at 7:17 pm

      É um pouco semear o pânico para deixar os adeptos menos atentos preocupados.
      Tomara eu que o Sporting pudesse gastar 60M em reforços…

      SL

    • bmcrl
      Posted Agosto 5, 2019 at 7:46 pm

      O Porto tem vendido praticamente todos os anos e tem apresentado contas preocupantes.
      Este ano gastou quase tanto como vendeu, e não tem a Champions garantida. É normal que se gere alguma estranheza.

  • Prontauro
    Posted Agosto 5, 2019 at 3:06 pm

    Conceição tem cada vez mais um plantel à sua imagem. Tudo o que não seja ultrapassar a fase de grupos da LC (ou andar lá perto), lutar pelo Campeonato até ao fim e ganhar pelo menos uma Taça, será um fracasso completo que o treinador terá de assumir (já que não o fez na época passada).

  • Sombra76
    Posted Agosto 5, 2019 at 3:07 pm

    Se tiverem sucesso ninguém vai criticar. Se tiverem insucesso será ruinoso. Uma aposta de risco muito elevado como tem sido habitual e os resultados estão à vista.

    • Kacal
      Posted Agosto 5, 2019 at 3:37 pm

      Que resumo perfeito, Sombra76. É ISTO! Por vezes falamos de mais e damos voltas a mais, por mim falo. Mas resumindo e concluindo, é isto. Subscrevo!

  • Decomaisdez
    Posted Agosto 5, 2019 at 3:10 pm

    A questão das idades parece-me estar a ser demasiado empolada.

    Há 3 transferências cuja relação preço/idade é muito discutível. Casos de Marche, que ainda terá bastante mercado no México aos 33/34, e ainda Zé Luís e Uribe que poderão ser transferidos para mercados periféricos como China ou Arábias. Ainda assim serão sempre vendas para recuperar o investimento e dificilmente (mas possível) gerar mais valias. O caso de Marcano, independentemente de tudo o que se passou, 3M por um central extremamente competente, que conhece a casa e que ainda poderá fazer 2 épocas em grande plano não me parece assim tão descabido (sobretudo numa equipa que perde metade da equipa titular). As restantes contratações parecem-me perfeitamente enquadradas no paradigma dos grandes nacionais: Loum (22), Diaz (22), Nakajima (24) e Saravia (26) podem fazer 2/3 épocas e sair, gerando rendimento desportivo e financeiro, ainda que Nakajima, pese embora a sua enorme qualidade, os valores envolvidos e o perfil do próprio treinador podem gerar alguma dificuldade. Entram ainda na equipa miúdos como Fábio Silva (16), Baró (19), Esteves (17) e Diogo Costa (19) numa perspectiva de acumularem gradualmente minutos ao longo da época (Félix, por exemplo, não começou a época anterior como indiscutível).
    Já foram amealhados 85M em transferências, há a potencial saída de Marega e ainda os 78M arrecadados na Champions. Há ainda Danilo e Telles que asseguram as vendas do ano seguinte.

    Ainda assim, está-se a criar um cenário dantesco em torno de tudo isto, como se o futuro do clube estivesse hipotecado por causa de 3/4 transferências que fogem ao modus operandi habitual.
    Preocupa-me bem mais a incapacidade do treinador em colocar a equipa a jogar bom futebol.

    • AngeloGJ
      Posted Agosto 5, 2019 at 3:34 pm

      Exatamente, a meu ver o problema esta mesmo na incapacidade do treinador em por a equipa nao jogar bom futebol, mas sim jogar futebol, porque bolas bombeadas para frente é tudo menos futebol, mas concordo e ja disse que todos os reforcos desta epoca, os chamados velhos podem render algum dinheiro ao clube e se bem potenciados ainda darao rendimento desportivo…

    • Portista16
      Posted Agosto 5, 2019 at 4:33 pm

      Um dos comentários mais lúcidos relativamente à situação do Porto que já vi por aqui.
      Todas as contratações feitas até agora parecem-me justificáveis.
      Penso que o plantel esteja fechado neste momento e só deverão chegar mais jogadores no caso de uma eventual saída de um dos jogadores nucleares (com Marega à cabeça) ou então caso surja uma grande oportunidade de negócio (um defesa esquerdo suplente por exemplo).
      Quanto ao investimento feito, já houve um encaixe na ordem dos 70 milhões de euros com a venda de dois jogadores e é preciso não esquecer que fizemos sempre campanhas bastante positivas na Champions (para a realidade atual do clube) desde que SC chegou.
      Mais do que meter a equipa a jogar bom futebol, preocupa-me a incapacidade de SC tirar jogadores do 11 titular devido ao seu estatuto. Por exemplo neste momento para mim e devido ao que vi na pré-época de ambos os jogadores, Osório seria o titular no lado direito do eixo central no lugar que é de Pepe atualmente (mas esta é meramente a minha opinião de adepto que vale o que vale).
      Se estiverem os melhores em campo torna-se mais fácil jogar bom futebol.

    • bmcrl
      Posted Agosto 5, 2019 at 7:44 pm

      Concordo praticamente com tudo, apenas coloco um senão: se metade das contratações correrem mal o Porto terá um prejuízo financeiro bastante elevado com as mesmas. E muito sinceramente até acho que isso pode vir a acontecer.
      Se o Porto não entrar na Champions terá de vender ou Danilo, ou Telles.

    • Luchito
      Posted Agosto 6, 2019 at 9:34 am

      Comentario com cabeça tronco e membros.

  • Manager de Bancada
    Posted Agosto 5, 2019 at 4:22 pm

    Se Marche e Uribe tiverem no Porto o desempenho e influência que tiveram no América serão muito bons reforços.

    Inicialmente eu também era crítico desta política de contratação porém tal como escrevi anteriormente estes jogadores maduros vêm substituir os que deveriam estar no plantel para permitir uma integração de jogadores jovens da formação ou contratados. Pelo que com a aposta clara nos jovens da casa é natural que não se contratem jovens promessas estrangeiras que serão sempre uma incógnita.
    Considero portanto que temos um plantel equilibrado faltando apenas um segundo defesa esquerdo este sim que fosse aposta de futuro.

    Em relação a questão aqui muito discutida se é melhor ou pior que o do benfica como diria o outro prognósticos só no fim do jogo. Os que hoje enchem a boca referindo os nomes de Seferovic, Rafa, Gabriel e André Almeida são os mesmo que os teriam chutado grandiosamente no início da época transacta. Assim como o Bruno Laje que era apenas uma solução até fim da época. Por isso concordo o Kafka pois potencial tem as duas equipas. Na minha opinião no entanto o Benfica parte em vantagem pois conseguiu ser campeão em condições muito desfavoráveis e está cheio de confiança.

    Quanto ao Porto o plantel deverá estar fechado mas caso Marega e Soares saiam contrataria Roger Guedes e Pedro.

    Se Galeno esta de saída para o Braga deveríamos tentar Trincão em moldes semelhantes obviamente pagando o porto um pouco mais. Trata-se de uma das maiores promessas portuguesas.

    A tilulo pessoal gostaria de ver no plantel Pavon e Almendra que trariam mais valia mas o dinheiro agora já escasseia. Pelo que devem apenas ser considerados caso se garanta a entrada na champions e o número de estrangeiros o permita e faça lógica.

    Cumprimentos desportistas.

  • MiguelF
    Posted Agosto 5, 2019 at 4:24 pm

    E assim o plantel fica fechado ou praticamente fechado.

    Fica a faltar um lateral esquerdo para suplente do Alex Telles se Manafa não for esse jogador. O que não queria era que, a vir um lateral esquerdo, Manafa ficasse suplente de Saravia e Tomas Esteves fosse relegado para a B. O miúdo tem-se mostrado a grande nível e acho que merece minutos.

    A vir alguém poderia ser o Rafa Soares (resgatar ao Vit. Guimarães) que apesar de não ser um fora de série cumpre bem o seu papel, além disso é formado no clube.

  • touny71
    Posted Agosto 5, 2019 at 4:29 pm

    O Porto já começa a ter muitos anos de tudo ou nada.

    • O Comendador
      Posted Agosto 5, 2019 at 7:02 pm

      O FCP foi campeão há duas épocas!

    • AndreADG
      Posted Agosto 5, 2019 at 10:02 pm

      Com as saídas a custo 0, era suposto nao investir? É necessário sempre garantir a Champions, nem que seja pelo playoff caso nao se seja campeão. Além disso, o Porto fez bastante dinheiro na champions e com o pack Felipe+Militao, não se pôs a gastar mais do que o que teve de receitas.

  • Manager de Bancada
    Posted Agosto 5, 2019 at 4:31 pm

    A única contração que não subscrevo Marcano. Pelo investimento 3M€ + 4 anos de contrato. Por si só é mau mas se tivermos em conta o que vai destruir em termos de desvalorização dos Diogo e o quanto torna desastrosas as contratações de Mbemba e Osório e totalmente desajustada e injustificada.

    De certa maneira já Pepe veio ajudar a festa no mercado de inverno não pela sua qualidade mas pela mudança no onze que na minha opinião muito contribuiu para a perda do campeonato que estava na nossa mão.

    E não me façam falar de Waris, Janko, Ewerton e Paulinho.. Essas negociatas pouco claras enojam qualquer portista.

    Cumprimentos desportistas.

    • O Comendador
      Posted Agosto 5, 2019 at 7:02 pm

      Nem todos ficam enjoados. Alguns continuam a dizer “Amém” a tudo o que PdC faz. E assim elegê-lo até este querer, ou viver.

  • Bluerock
    Posted Agosto 5, 2019 at 6:55 pm

    0lpara mim esta política de contratações só faz sentido se for para apostar qb na formação. Para integrar jovens como o Fábio Silva, Baró ou Tomás Esteves convém ter uma equipa experiente à sua volta.

  • Eagle1991
    Posted Agosto 6, 2019 at 5:03 pm

    A política de transferencias do Porto tem sido pautada por adquirir jogadores feitos. Nada contra mas na atual situação financeira é necessário investir em jogadores que possam dar futuramente retorno financeiro. Ao darem toda a liberdade ao SC na escolha dos jogadores estão a colocar toda a pressão/responsabilidade no treinador. Parece que a direção se está a antecipar caso as coisas corram mal…

Deixa um comentário