Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Seis reforços nos convocados do FC Porto para a Champions; Aboubakar, Leite e Diogo Queirós ficaram de fora

Qual deve ser o XI de Sérgio Conceição? Diogo Leite não figurar numa lista com tantos convocados é mau sinal. Já as ausências de Fernando Andrade ou Aboubakar não surpreendem.

Marchesín, que só chegou ao Dragão na sexta-feira, integra a lista de convocados do FC Porto para o duelo com o Krasnodar para a 1.ª mão da 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Também Marcano, Saravia, Luis Díaz, Nakajima e Zé Luís, todos reforços para esta época, integram a lista. Já Diogo Costa e Loum ficaram de fora por lesão, enquanto Leite, Fernando Andrade, Aboubakar e Diogo Queirós foram excluídos por opção.

Os convocados do FC Porto:
Guarda-redes: Marchesín, Vaná e Mbaye;
Defesas: Saravia, Tomás Esteves, Pepe, Marcano, Mbemba, Osorio, Manafá e Alex Telles;
Médios: Bruno Costa, Danilo, Romário Baró, Sérgio Oliveira e Otávio;
Avançados: Luis Díaz, Nakajima, Marega, Corona, Soares, Zé Luís e Fábio Silva.

63 Comentários

  • Bjorn
    Posted Agosto 5, 2019 at 2:24 pm

    Opções válidas em todas as posições. Falta perceber se o Tomás conseguirá ser aposta à direita porque parece-me que o Saravia tem várias lacunas defensivas. E espero que Manafá só entre em último caso.

    Espero que Tomás Esteves, Bruno Costa, Romário Baró, Fábio Silva e Diogo Costa tenham imensas oportunidades de mostrarem o que valem. Porque valem. Este jogo será o início de uma época com tudo para ganhar ou tudo a perder.

  • Bernardo Guerreiro
    Posted Agosto 5, 2019 at 2:29 pm

    O Leite e o Queirós que saiam enquanto têm tempo para confirmar toda a qualidade e potencial, o treinador não acredita nas suas capacidades e enquanto a direção não exigir uma aposta na formação, os miúdos não vão a lado nenhum

    • Bjorn
      Posted Agosto 5, 2019 at 2:37 pm

      Mas alguma vez algum deles é superior a algum dos 4 centrais que o Porto tem actualmente? Ou acha que o Sérgio Conceição é maluco e o que vê nos treinos é que eles são superiores mas não gosta de putos portugueses? Esta mania da formação já chateia. Já existe Bruno Costa, Diogo Costa, Fábio Silva e Romário Baró. 4 jogadores da formação que serão usados com a maior regularidade.

      • Bernardo Guerreiro
        Posted Agosto 5, 2019 at 2:46 pm

        O JJ via nos treinos Bernardo Silva e João Cancelo. Será que era maluco?
        Faz, de facto, muito sentido ter Marcano ou Mbemba no banco em vez de alguém para potenciar ou o Osório que é um jogador brilhante deve ser superior.
        A mim não me faz comichão, como se pode ver, essa mentalidade tem resultado às mil maravilhas. O Wolverhampton que o diga.

      • Kacal
        Posted Agosto 5, 2019 at 2:50 pm

        Diogo Costa, Diogo Queirós e Diogo Leite é indiferente porque Marchesín, Pepe e Marcano são melhores neste momento e serão titulares.

        Bruno Costa nem vejo tanto potencial assim.

        Agora Romário Baró e Fábio Silva, além do grande potencial que apresentam, provaram na pré-época que não ficam a dever aos seus concorrentes, aliás, para mim o Fábio esteve melhor que qualquer um dos outros avançados. Sem Uribe ainda, espero que o SC lance o Romário no meio-campo com Danilo. E que o Fábio Silva seja lançado na 2ª parte caso o jogo peça.

        • Bernardo Guerreiro
          Posted Agosto 5, 2019 at 3:11 pm

          Kacal, eu não estou a dizer para os miúdos serem titulares, se há melhor entendo perfeitamente, agora dizerem-me que não são convocados por existir melhor no banco……… Por favor, preferem ter um jogador de 32 anos que saiu a custo zero há 1/2 anos ou um jogador de 8M no banco? O que estão a fazer é brincar com a cara dos miúdos, prometem mundos e fundos que são o futuro e que a aposta é séria, dão minutos na pré-epoca (o Leite chegou mesmo a ser titular a época passada) e de repente nem no banco têm lugar? Isso é suplicar para terem mais Ruben Neves

          • Kacal
            Posted Agosto 5, 2019 at 3:27 pm

            Marcano seria indiscutível com Pepe. Os suplentes serão Mbemba e Osório, aí acho que nem há duvidas.

            Agora concordo que dar tantos minutos ao Diogo Leite em detrimento de Osório e Mbemba para depois na 1ª convocatória oficial ficar de fora é sem sentido. No entanto, talvez o Diogo só tenha jogado tanto porque o Osório chegou mais tarde à preparação e o Mbemba nem a tempo veio.

            Tomás Esteves, Romário Baró, Bruno Costa e Fábio Silva estão na convocatória, também temos que ver os casos positivos em vez de focar nos maus.

      • Prontauro
        Posted Agosto 5, 2019 at 2:56 pm

        Diogo Leite -> 10 jogos na PE; 545 min.
        Osorio -> 6 jogos na PE; 203 min.
        Mbemba -> 1 jogo na PE; 1 min.

        Um jogador que faz 545 min em 10 jogos na pré-temporada mas na primeira convocatória oficial é suplantado por um jogador que praticamente não participou na preparação da época com a restante equipa (porque esteve com a sua seleção). Isto só pode significar que o Mbemba é anos-luz superior ao Leite, por isso concordo inteiramente contigo, já que o SC não pode ser maluco. Só não entendo por que se andou a dar minutos na pré-temporada a jogadores dispensáveis, como Leite e Queirós. Tinha feito mais sentido tê-los dispensado logo e utilizar dois centrais que integrarão a equipa B (como se fez com o Madi, por exemplo).

      • Chico
        Posted Agosto 5, 2019 at 3:02 pm

        No início da época passada também parecia que o Jardel era muito melhor que o Ferro e agora olha…

      • Vegeta
        Posted Agosto 5, 2019 at 3:11 pm

        O Diogo leite é muito superior ao Mbemba.
        E entre ele e o Osório também não existe muitas diferenças.

  • Kacal
    Posted Agosto 5, 2019 at 2:47 pm

    Espero que Diogo Queirós e Diogo Leite sejam emprestados rapidamente, seja a clubes da 1ª Liga que possam terminar em lugares tranquilos da tabela classificativa ou clubes médios de Ligas “Big5”. Um Portimonense (precisa de reforçar a defesa) ou Belenenses, por exemplo. E um Rennes ou Nice da Ligue 1, por exemplo.

    De resto, é a convocatória normal e não esperava que Uribe fosse já convocado. Mas creio que Marchesín vai entrar directamente no XI, já vem com ritmo e é uma posição específica e com Diogo Costa lesionado, vai ser lançado!

    • Prontauro
      Posted Agosto 5, 2019 at 2:57 pm

      O melhor para os jogadores seria sair em definitivo do Porto.

      • Kacal
        Posted Agosto 5, 2019 at 3:24 pm

        Talvez Prontauro, mas ainda são jovens e poderão ainda ter a sua oportunidade na equipa principal na próxima época ou dentro de 2, já que Pepe e Marcano não duram para sempre. O empréstimo nesta fase seria positivo, até porque tanto um como o outro ainda não jogaram fora do Porto e subir esse patamar de equipa B seria bom.

        • Prontauro
          Posted Agosto 5, 2019 at 3:31 pm

          O empréstimo seria positivo para o Porto, dependendo do treinador da próxima época. Para os jogadores, nestes casos em que é mais provável nunca virem a ser aposta, é preferível sair em definitivo pois dá-lhes maior estabilidade (ex: Gonçalo Paciência). Acredito que os Diogos queiram jogar no Porto, mas com o Conceição, vão precisar de 5 empréstimos antes disso acontecer.

          • Kacal
            Posted Agosto 5, 2019 at 3:39 pm

            Obviamente que se o objectivo for empresta-los 5x, assino já para saírem em definitivo. Se forem emprestados 1 ano e depois forem forte aposta, aceito. Posto isto, este ano acho que o empréstimo será bom, depois ou são aposta ou vendidos, concordo.

            • Prontauro
              Posted Agosto 5, 2019 at 5:27 pm

              A parte fulcral é: “se depois forem forte aposta”. Com o Conceição tenho sérias dúvidas que o sejam. E como neste momento não se sabe se para o ano há ou não mais Conceição… Mas sim, o empréstimo parece-me que será o destino de ambos, infelizmente (mereciam ficar no plantel, principalmente o Leite, que há um ano foi injustamente utilizado como bode expiatório).

          • Kacal
            Posted Agosto 5, 2019 at 9:25 pm

            Não havendo Conceição, mais hipóteses deles serem aposta, daí que o empréstimo que será o 1º para ambos fora do Porto seja o ideal. Na próxima época sim ou são aposta forte ou vendidos, concordo.

    • Pipo
      Posted Agosto 5, 2019 at 3:10 pm

      Para colocar os dos diogos juntos uma equipa interessante seria o Gil Vicente, ou até o Famalicão.

      • Kacal
        Posted Agosto 5, 2019 at 3:25 pm

        Também, Pipo. Não os referi porque temo que possam lutar pela permanência mas também porque não sei que tipo de futebol irão adoptar.

    • AirJordan
      Posted Agosto 5, 2019 at 3:40 pm

      Concordo. Clubes estáveis e que pratiquem futebol positivo.

  • Xyeh
    Posted Agosto 5, 2019 at 2:48 pm

    O Diogo Leite não conta para o SC, desde a época passada que nunca mais ganhou lugar, deviam ser empestado com o outro Diogo para fazerem dupla.

  • Francisco Ramos
    Posted Agosto 5, 2019 at 2:55 pm

    Concordo com tudo menos com a opção pelo 4º central ser Osorio ou Mbemba em vez de Diogo Leite.

    De resto, assim que se descubra qual dos 3 pontas de lança não conta (e parece que Aboubakar está a perder a corrida, apesar de vir de lesão), é necessário colocação e de uma forma definitiva, visto que com 28 anos, não devem andar em empréstimos.

    Assim que alguém vier falar da formação e a falta de aposta, relembrar que a convocatória tem 6 jogadores da formação, e tendo em conta o jogo em questão, deve haver uma mescla entre juventude e experiência.

    • BrunoV
      Posted Agosto 5, 2019 at 4:10 pm

      Se eu contei bem, esta convocatória tem 23 jogadores, logo é normal ter 6 jogadores da formação, mas desses 6 quantos é que irão jogar neste jogo? 2, 3 no máximo?

      Por exemplo, ontem, numa convocatória com 18 jogadores, o Benfica jogou com 5 jogadores da formação e o Sporting jogou com 1… Isto sim é aposta de formação por parte do Benfica!

      Quando o campeonato começar aposto que esse “6” passa para “5”, pois o Mbaye e o Fábio Silva não contam (Diogo Costa volta de lesão) e a convocatória passa para 18 jogadores, no jogo no máximo jogam 14, logo esse “5” passa para “2-3”.

      Logo se tem 9 jogadores que são da formação estão no plantel (6 convocados mais os 3 Diogos) e só irão jogar 2 ou 3 e um deles já está mais que formado (S. Oliveira), para mim isso pouco conta como aposta… Pois mais vale emprestar do que os ter a estagnar (S. Conceição espreme jogadores corpulentos, não forma miúdos) e sem jogar.

      Apostar por apostar pouco importa, olha o Sporting quando começou a apostar forte e feio nos 2000’s conquistou zero ligas… O Benfica agora está a ter sucesso, pois o Porto não é o mesmo que nos anos 2000’s, caso fosse não teriam deixado fugir uma liderança de 7 pontos.

      Olhando só para a aposta em formação e ser campeão o Benfica está a fazer o mesmo que o Porto quando foi Penta.

      Sobre as contratações, acho que são boas, mas isso só se irá confirmar se em dois anos conquistarem um título e derem uma boa base para se ir metendo miúdos como o Benfica foi fazendo ao longo destes últimos 5 anos.

      • Francisco Ramos
        Posted Agosto 6, 2019 at 9:25 am

        Vou dar a minha opinião sobre o tema, rebatendo um pouco o teu comentário visto ter uma opinião diferente.

        Primeiro. Só porque é da formação não tem que jogar, é necessário reunir uma série de características físicas, técnicas e psicológicas para isso. Lembrar que Busquets foi suplente nas camadas jovens, inclusive com Guardiola na equipa B, e posteriormente com o mesmo treinador tornou-se um dos melhores médios do mundo.

        Segundo. Uma convocatória deste género faz sentido chamar 4,5 e até 6 jovens da formação. O objectivo, mesmo que não joguem ou não estejam nos 18, é sentir o ambiente de champions, começar a ver as rotinas do grupo, sentir a pressão da camisola, dos adeptos. Uma coisa é jogar em Gaia com 50 pais a ver, outra é com 40000 adeptos que detestam perder (isto é transversal a todos os clubes).

        Terceiro. O projecto Benfica está muito bem feito. Desde a componente financeira (com Domingos Oliveira), ao marketing e comunicação (com Moniz), à visão das camadas jovens. Agora, os jovens do Benfica não são aposta porque sim. Tirando Félix, que é um prodígio dos pés à cabeça, todos os outros foram aposta com base nas circunstâncias. Ruben Dias na sua época e Ferro na passada, foram aposta porque não havia mais centrais disponíveis, não os sentaram no banco porque sim. Claro que assim que agarraram o lugar, como têm valor (pelo que expliquei acima), nunca mais saíram. Quem diz estes, diz Florentino que era usado para dar descanso a Samaris e com Fejsa lesionado ou Gedson quando não havia mais ninguém (e nem todas as árvores dão frutos, que com Lage este pouco tem contado). Agora quando vemos abundância, olhando para as alas, por exemplo, têm dificuldade em ser lançados. E vou explicar ainda porque estes jovens são lançados, além da sua enorme mais valia. É que neste momento o Benfica encontra-se numa senda de vitórias muito grande e mesmo que perca algo (como as taças), não existe grande contestação, logo a pressão é menor – e notou-se quando perderam o penta por falta de investimento, só a pensar que com jovens iam lá. Num Porto obrigado a vencer, não é tão fácil assim apostar num Leite, por exemplo, para uma dupla eliminatória da CL que vale 45M nos cofres do clube.

        Quarto. Naquilo que ambos estamos de acordo, é que apostar só porque sim não vale a pena, e o Sporting foi caso disso durante muitos anos. Mas é preciso investir nas camadas jovens de uma forma muito completa e isso o Porto não sabe fazer. Basta dizer que só agora temos o projecto para a academia (não confundir com centro de treinos) e que não conseguimos manter os nossos melhores valores, treinadores (Mário Silva) ou jogadores (Félix, João Mário, André Gomes, irmão do Paciência, filhos do Conceição, etc).

        Quinto. O Porto nunca foi aposta na formação. Nos seus tempos dourados tinha era um departamento de scouting fabuloso e muito pouco influenciado por empresários. Isto fazia com que descobrissem jovens não muito caros e os potenciasse na sombra dos titulares (James, Alex Sandro, Fernando, Falcão, etc). Agora é impossível.

        Como vês, sou um crítico do meu clube que é gerido de uma forma amadora, transversalmente. Mas não é tudo tão linear, nem nesta casa nem na casa do vizinho. E, mesmo sobre os reforços, dou o benefício da dúvida porque entendo o porquê do gasto e da média de idades (expliquei noutro post), mas não seriam jogadores para minha 1ª ou 2ª escolha.

        Saudações.

    • Valderrama
      Posted Agosto 5, 2019 at 6:16 pm

      A menos que chumbe os testes médicos, estranharia muito que o Aboubakar não saísse num empréstimo para a Turquia.

      • Francisco Ramos
        Posted Agosto 6, 2019 at 9:26 am

        Com 28 anos, Aboubakar (ou Soares), não podem ser emprestados. Apresentam-se como a última oportunidade de ganharem (ou não perderem) o dinheiro investido. Mas sim, um terá que sair.

  • RicardoFaria
    Posted Agosto 5, 2019 at 3:12 pm

    Concordo com a convocatória em geral menos com a não inclusão de Diogo Leite em detrimento de Mbemba/Osorio porque seria o outro central esquerdino e porque teve presente da pré época toda, fez bons jogos ao contrário dos outros 2 principalmente Mbemba que só chegou 1 dia antes da apresentação..
    Espero que o Leite tenha mais oportunidades que no ano anterior ou então mais vale emprestá-lo juntamente com o Queirós.

    Saudações DesPortistas!

  • Ricardo M.
    Posted Agosto 5, 2019 at 3:16 pm

    Não se percebe a implicação com os Diogos centrais .. o Leite está claramente a ser queimado pelo SC. Que banana. Outro é o Galeno… Podia trazer algo de diferente ao jogo do Porto e nada. Ai ai Sérgio.

    • NCM
      Posted Agosto 5, 2019 at 10:16 pm

      Sim, o Galeno pode trazer algo ao jogo que o Corona, Diaz e Nakagima não podem trazer. Um pouco de noção. Cumprimentos.

  • Estigarribia
    Posted Agosto 5, 2019 at 3:29 pm

    Marchesín
    Saravia
    Pepe
    Marcano
    Alex Telles
    Danilo Pereira
    Romário Baró
    Luis Díaz
    Nakajima
    Marega
    Zé Luís

    Saudações Leoninas. E boa sorte ao FC Porto na pré-eliminatória da Liga dos Campeões e que represente bem o nosso país lá fora.

    • Francisco Ramos
      Posted Agosto 5, 2019 at 4:47 pm

      Estigarribia, penso que SC vai apostar em Vaná (qualquer coisa contrária seria muito surpresa), Sérgio Oliveira vai jogar ao centro que Corona irá ser titular de certeza na ala direita jogando do outro lado Luiz ou Naka, se Marega não estiver em condições, joga Corona e entra também Otávio ou Baró e será Soares o titular.

      Contudo, gostava que o 11 no final fosse mais parecido com o que tu escreves, apenas sem Marega que queria que fosse vendido! Haha.

      Espero que consigam uma boa prestação, assim como Braga e Guimarães, nas eliminatórias.

      • Estigarribia
        Posted Agosto 5, 2019 at 6:59 pm

        Francisco Ramos,

        Vou-te ser um pouco sincero: não vejo o Sérgio Oliveira como opção para ser titular no FC Porto. Como opção de recurso para o meio-campo, até se pode aceitar, mas para primeira opção é curto. O FC Porto, com o dinheiro que recebeu do Militão e da ‘Champions’, podia muito bem investir no Léa-Siliki que encaixaria muito bem no meio-campo da equipa de Sérgio Conceição.

        Quando ao guarda-redes penso que, e mantenho, o Marchesín deverá ser titular, a não ser que o Diogo Costa não esteja a 100%. Mas acho que teve tempo suficiente para ficar a 100% para o primeiro jogo a sério do FC Porto. Vaná é curto para ser titular na baliza dos ‘dragões’.

        Saudações Leoninas

        • Francisco Ramos
          Posted Agosto 5, 2019 at 7:18 pm

          Eu também vou ser sincero contigo, nem Vaná nem SO têm valor para jogar no Porto, penso que nem para o banco servem no caso do GR e SO apenas para 6/7 jogos por época (o que ele vai achar curto na sua carreira). Estamos em sintonia nisso. Agora, tendo em conta a pré-época, não vejo um jogador com 1 semana de trabalhos a ser titular e numa posição tão específica como GR e Baró, para já, só pode jogar na linha pelas tarefas inerentes ao MC no esquema de Sérgio. Daí dar o onze para quarta-feira e não para a época.

          Sobre o reforço, concordo com o médio, mas talvez fosse mais vantajoso Rongier, visto que podiamos usar os passes de Waris e Chidozie para não gastar muito mais dinheiro e ao mesmo tempo fazer sair activos que nunca vão contar.

          Saudações desPortistas.

          • Estigarribia
            Posted Agosto 5, 2019 at 11:16 pm

            Rongier também seria uma contratação muito interessante para o FC Porto e incluir os passes de Chidozie e Waris seria uma boa opção. Ainda assim acho que o Siliki encaixava melhor no esquema táctica de Sérgio Conceição já que é um jogador mais possante, bem à imagem do técnico azul e branco, e com mais qualidade técnica.

            Saudações Leoninas

            • Francisco Ramos
              Posted Agosto 6, 2019 at 7:58 am

              Honestamente, não conheço nenhum dos dois, apenas sei que são nomes veiculados na imprensa. Apenas me ficou este na memória devido ao facto de poderem ser usados passes de jogadores que tiveram no Nantes e têm um valor de mercado de 4/6M. Além de SC também já o conhecer o que poderia ajudar, visto que seria o 8 reforço adicionado ao plantel.

    • RicardoFaria
      Posted Agosto 5, 2019 at 7:07 pm

      Concordo com o teu XI Estigarribia mas acho que o SC vai meter o SO e o Soares a titulares.

      Saudações DesPortistas!

  • Chomate
    Posted Agosto 5, 2019 at 3:42 pm

    Leite e Queirós tem que sair para jogar, preferencialmente em definitivo.
    Tomás Esteves tem de ser titular, o Saravia não mostrou nada até agora.

  • RomeuPaulo
    Posted Agosto 5, 2019 at 3:50 pm

    Esta convocatória dá uma ideia muito boa como o plantel deverá ser constituído.

    Na baliza, o Diogo Costa deve assumir a posição de segundo guarda-redes mal recupere da lesão, saindo para a B o Mbaye.

    Na defesa, se não chegar nenhum lateral esquerdo, ficam estes que foram convocados, a dúvida é perceber se o Leite e o Queirós ficam como backup na equipa B, ou se um deles ou ambos são emprestados.

    No meio-campo, acrescenta-se aos convocados o Uribe e o Loum, devendo ficar assim este setor.

    No ataque, Aboubakar e Fernando Andrade parecem elementos a dispensar, ficando a frente com os jogadores convocados.

    Pessoalmente, achei que um dos centrais Diogo iria ficar como um dos quatro centrais, continuo a pensar que falta uma alternativa ao Alex Telles, mas o Porto consegue juntar um elenco com bastante experiência.

    Em relação aos dois juniores de 1° ano, ambos têm muito talento, dada a concorrência, penso que o Tomás conseguirá conquistar o seu espaço mais facilmente, quanto ao Fábio, espero que sempre que não seja opção nos A que vá rodar à equipa B.

  • Sergiomig
    Posted Agosto 5, 2019 at 3:54 pm

    Tenho pena que os Diogos não sejam os claros suplentes. Para mim dão tantas garantias como o mbemba ou Osório. Agora esta implicação com o sc… o Ferro por exemplo começou a jogar com 22 anos. Até então estava na equipa B sem ser chamado com regularidade a equipa principal. Não vi ninguém dizer q devia sair, que estava a ser queimado. O Leite e o Queiroz tem 20. Até podiam ser opção mas hoje em dia parece que os jogadores com 19 anos já deviam todos jogar. Com que idade se afirmou o figo no scp? O Rui Costa no Benfica? O deco? O conceição? O Ricardo Carvalho? É preciso também ter alguma calma. para alguns users parece que jogadores com 28 estão praticamente acabados

    • Decomaisdez
      Posted Agosto 5, 2019 at 4:56 pm

      Nem mais.
      A minha admiração pelo SC já teve melhores dias, mas reconheço que esta perseguição já passa os limites. E esse exemplo do Ferro é paradigmático. Há uma semana era Diogo Costa que com a chega de Marchesin parecia ter todas as janelas de oportunidade fechadas. Será melhor dar por terminada a carreira, com 19 anos já não vai para novo.

    • Joga_Bonito
      Posted Agosto 5, 2019 at 6:04 pm

      Concordo.

    • Sombras
      Posted Agosto 5, 2019 at 6:10 pm

      A questão não é essa. É um jovem virar titular e de repente nem para o banco servir, quando o plantel não cresceu em qualidade. É isso que se aponta.

      • Decomaisdez
        Posted Agosto 5, 2019 at 6:54 pm

        Sombras, recorda-te que o Diogo leite virou titular porque o Mbemba se lesiona num jogo treino, sendo que com a chegada de Militão nenhum dos dois volta a jogar. Nem tu nem eu nem ninguém viu Mbemba fazer 2/3 jogos seguidos para se poder falar da sua qualidade e aqui dou beneficio da dúvida a SC que os treina diariamente. Osório idem. Se preferia o miúdo para 3º central? Sem dúvida nenhuma, mas não me parece razoável todo o histerismo que se cria por falhar a primeira convocatória da época.

        • Sombras
          Posted Agosto 5, 2019 at 8:30 pm

          O Mbemba é um tronco. Tem aquilo que o Sérgio gosta: caparro e cara de mau, mas tem 2 pés que parecem talas. Admitindo que Pepe e Marcano são titulares, não fazia sentido ir preparando já o futuro com um dos Diogo’s? Acho que sim, mas o clube é vosso, e não só andam a queimar o presente como o futuro também – e não vai ser o Fábio fitas ou o Romário Baró (deste gosto muito) a mudar isso.

    • Pedro Geraldo
      Posted Agosto 5, 2019 at 8:36 pm

      Concordo. É incrível a perseguição ao Sérgio Conceição. Nada do que ele faz está correcto, os jogadores que escolhe não valem nada, não aposta nos jovens, só gosta de velhos. Um jogador com 28 anos está no auge da sua carreira. Eu joguei rugby muitos anos e com idade de Junior fiz alguns jogos pelos séniors mas depois não evolui o suficiente e tive uma carreira paupérrima nos escalões mais avançados. A passagem para o escalão sénior é uma transição muito complicada. Deixamos de partilhar o balneário e os treinos com aqueles que conhecemos desde miúdos, deixamos de ser os reis da macacada e passamos a ser um puto no meio dos adultos. Não basta ter jeito, e eu tinha bastante, é preciso ser mentalmente forte e isso não é para todos.

      • Prontauro
        Posted Agosto 6, 2019 at 4:20 pm

        – Jogadores contratados desde a chegada de Conceição: Vaná (1M), Waris (5.2M), Mbemba (4.7M), João Pedro (4M), Paulinho (3M), Ewerton (2M), Saidy Janko (2.2M), Osorio (2M), Militão (7M), Fernando Andrade (1.5M), Manafá (?), Pepe (0M), Loum (7.5M), Saravia (5.5M), Marcano (3M), Luís Díaz (7M), Marchesin (7.5M), Zé Luís (8.5M), Uribe (8M), Nakajima (12). TOTAL=91.6M e 20 jogadores (13 até esta época) (valores retirados do site Transfermarkt, alguns podem estar até nivelados por baixo).

        – Jogadores contratados com +15 jogos pelo FC Porto: Militão, Fernando Andrade, Manafá, Pepe. TOTAL= 4 jogadores de 13 possíveis (não incluí jogadores como Marius, que chegou a jogar na A; nem regressos de empréstimo como Ricardo, Fabiano, Bueno; nem outros jogadores como Jorge e Bazoer).

        – Jovens potenciados por Conceição: Militão.

        – Jovens (25 anos desde 2000/01: 2000/01, 2001/02, 2002/03, 2018/19, 2019/20 (retirado do site Zerozero).

        Com estes dados não estou a fazer nenhuma perseguição a ninguém, mas podem ajudar a perceber certas questões levantadas por alguns adeptos.
        Fazendo uma análise mais aprofundada, é possível perceber ainda melhor que:
        – Nas duas últimas época foram gastos vários milhões em jogadores dispensados (Waris, João Pedro, Paulinho, Ewerton, Janko, Fernando).
        – A aposta do SC em jovens é praticamente nula (o próprio Militão já tinha 57 jogos como sénior).
        – A preferência do SC por jogadores experiente é claríssima e evidente (este mercado de transferência é espelho disso mesmo).

        Posto isto, não faz sentido chamar de perseguição à mera constatação de factos.

        • Prontauro
          Posted Agosto 6, 2019 at 4:50 pm

          – Jogadores contratados desde a chegada de Conceição: Vaná (1M), Waris (5.2M), Mbemba (4.7M), João Pedro (4M), Paulinho (3M), Ewerton (2M), Saidy Janko (2.2M), Osorio (2M), Militão (7M), Fernando Andrade (1.5M), Manafá (?), Pepe (0M), Loum (7.5M), Saravia (5.5M), Marcano (3M), Luís Díaz (7M), Marchesin (7.5M), Zé Luís (8.5M), Uribe (8M), Nakajima (12). TOTAL=91.6M e 20 jogadores (13 até esta época) (valores retirados do site Transfermarkt, alguns podem estar até nivelados por baixo).

          – Jogadores contratados com +15 jogos pelo FC Porto: Militão, Fernando Andrade, Manafá, Pepe. TOTAL= 4 jogadores de 13 possíveis (não incluí jogadores como Marius, que chegou a jogar na A; nem regressos de empréstimo como Ricardo, Fabiano, Bueno; nem outros jogadores como Jorge e Bazoer).

          – Jovens potenciados por Conceição: Militão.

          – Jovens (25 anos desde 2000/01: 2000/01, 2001/02, 2002/03, 2018/19, 2019/20 (retirado do site Zerozero).

          Com estes dados não estou a fazer nenhuma perseguição a ninguém, mas podem ajudar a perceber certas questões levantadas por alguns adeptos.
          Fazendo uma análise mais aprofundada, é possível perceber ainda melhor que:
          – Nas duas últimas época foram gastos vários milhões em jogadores dispensados (Waris, João Pedro, Paulinho, Ewerton, Janko, Fernando).
          – A aposta do SC em jovens é praticamente nula (o próprio Militão já tinha 57 jogos como sénior).
          – A preferência do SC por jogadores experiente é claríssima e evidente (este mercado de transferência é espelho disso mesmo).

          Posto isto, não faz sentido chamar de perseguição à mera constatação de factos.

        • Prontauro
          Posted Agosto 6, 2019 at 5:09 pm

          Como não consigo editar nem remover comentários e o meu comentário original aparece cortado (não sei porquê), aos três primeiros parágrafos e aos últimos dois (que estão corretos), quero acrescentar, no meio, a substituir o parágrafo que está errado (“Jovens (25 anos desde…”):

          – Jovens (25 anos desde 2000/01: 2000/01, 2001/02, 2002/03, 2018/19, 2019/20 (retirado do site Zerozero).

          (Peço desculpa pelo spam, já agora)

      • Prontauro
        Posted Agosto 6, 2019 at 4:53 pm

        – Jogadores contratados desde a chegada de Conceição: Vaná (1M), Waris (5.2M), Mbemba (4.7M), João Pedro (4M), Paulinho (3M), Ewerton (2M), Saidy Janko (2.2M), Osorio (2M), Militão (7M), Fernando Andrade (1.5M), Manafá (?), Pepe (0M), Loum (7.5M), Saravia (5.5M), Marcano (3M), Luís Díaz (7M), Marchesin (7.5M), Zé Luís (8.5M), Uribe (8M), Nakajima (12). TOTAL=91.6M e 20 jogadores (13 até esta época) (valores retirados do site Transfermarkt, alguns podem estar até nivelados por baixo).

        – Jogadores contratados com +15 jogos pelo FC Porto: Militão, Fernando Andrade, Manafá, Pepe. TOTAL= 4 jogadores de 13 possíveis (não incluí jogadores como Marius, que chegou a jogar na A; nem regressos de empréstimo como Ricardo, Fabiano, Bueno; nem outros jogadores como Jorge e Bazoer).

        – Jovens potenciados por Conceição: Militão.

        – Jovens (25 anos desde 2000/01: 2000/01, 2001/02, 2002/03, 2018/19, 2019/20 (retirado do site Zerozero).

        1/2

      • Prontauro
        Posted Agosto 6, 2019 at 5:22 pm

        – Jogadores contratados desde a chegada de Conceição: Vaná (1M), Waris (5.2M), Mbemba (4.7M), João Pedro (4M), Paulinho (3M), Ewerton (2M), Saidy Janko (2.2M), Osorio (2M), Militão (7M), Fernando Andrade (1.5M), Manafá (?), Pepe (0M), Loum (7.5M), Saravia (5.5M), Marcano (3M), Luís Díaz (7M), Marchesin (7.5M), Zé Luís (8.5M), Uribe (8M), Nakajima (12). TOTAL=91.6M e 20 jogadores (13 até esta época) (valores retirados do site Transfermarkt, alguns podem estar até nivelados por baixo).

        – Jogadores contratados com +15 jogos pelo FC Porto: Militão, Fernando Andrade, Manafá, Pepe. TOTAL= 4 jogadores de 13 possíveis (não incluí jogadores como Marius, que chegou a jogar na A; nem regressos de empréstimo como Ricardo, Fabiano, Bueno; nem outros jogadores como Jorge e Bazoer).

        – Jovens potenciados por Conceição: Militão.

        – Jovens (-/=24 anos) com 10+ jogos com Conceição: Ricardo (17/18), Óliver (17/18), Otávio (17/18), Gonçalo P. (17/18), Galeno (17/18), André Pereira (18/19), Militão (18/19), Manafá (18/19).

        – Média de idades do plantel do FC Porto em 2018/19, segundo o Zerozero: 25,07 anos.

        – Plantéis com média idade +25 anos desde 2000/01: 2000/01, 2001/02, 2002/03, 2018/19, 2019/20 (retirado do site Zerozero).

        Com estes dados não estou a fazer nenhuma perseguição a ninguém, mas podem ajudar a perceber certas questões levantadas por alguns adeptos.
        Fazendo uma análise mais aprofundada, é possível perceber ainda melhor que:
        – Nas duas últimas época foram gastos vários milhões em jogadores dispensados (Waris, João Pedro, Paulinho, Ewerton, Janko, Fernando).
        – A aposta do SC em jovens é praticamente nula (o próprio Militão já tinha 57 jogos como sénior).
        – A preferência do SC por jogadores experiente é claríssima e evidente (este mercado de transferência é espelho disso mesmo).

        Posto isto, não faz sentido chamar de perseguição à mera constatação de factos.

        (Espero que agora consiga colocar o comentário completo e, uma vez mais, peço desculpa pelo spam. Por favor, ignorar (ou remover) as minhas outras respostas incompletas)

    • NCM
      Posted Agosto 5, 2019 at 10:12 pm

      Concordo com tudo. Os portistas têm de ser críticos mas não podem ir ao sabor da corrente e alinhar pela opinião da maioria (que são sportinguistas e benfiquistas) só para para passarem como adeptos inteligentes e moderados. Cumprimentos.

    • tiagoagm
      Posted Agosto 6, 2019 at 10:55 am

      Que raio de comparação. Fala do Cristiano, do Nani, Do Felix, Do Bernardo, Do Guedes, Do Cancelo e muitos outros. A idade não importa se houver talento e qualidade. Têm é de ser apostas sérias. Até porque o Porto já viu melhores dias financeiramente e das duas uma, ou apostas em velhos sem rentabilidade no futuro ou em jovens.

  • Manager de Bancada
    Posted Agosto 5, 2019 at 4:40 pm

    Aboubacar é o melhor avançado do Porto em condições normais. Espero que isto apenas signifique uma falta de forma em virtude das lesões.

    Em relação aos Diogos o problema está na contarão de Marcano como disse anteriormente. Resta-lhes esperar pela venda de Osório ou Mbemba e rodar na B.

    Cumprimentos desportistas.

    Saudações

  • Numero 10
    Posted Agosto 5, 2019 at 5:18 pm

    Costa
    Esteves
    Leite
    Queirós
    Telles
    Danilo
    Baró
    Corona
    Nakajima
    Zé Luís
    Fábio Silva

    :)

  • Joao X
    Posted Agosto 5, 2019 at 5:45 pm

    Costa
    Saravia
    Pepe
    Marcano
    Telles
    Danilo
    Oliveira
    Corona
    Nakajima
    Zé Luís
    Soares

  • Analista Especialista
    Posted Agosto 5, 2019 at 6:08 pm

    Na minha opinião o SC não acabará a época como treinador do FCP. Os reforços não parecem fazer sentido, nem sequer irão rentabilizar. O meu XI antes do mercado seria: Keylor, Saravia, Pepe, Danilo Pereira, Alex Telles, Corona, Renato Sanches, Danilo Barbosa, Rony Lopes, Marega e Slimani

  • Antonio Clismo
    Posted Agosto 6, 2019 at 7:11 am

    Diogo Costa, Diogo Queirós e Diogo Leite têm é que sair por empréstimo porque nunca na vida lhe vão dar consideração no FC Porto.

    Se quiserem chegar a algum lado nas suas carreiras têm obrigatoriamente que sair para um clube onde possam ser opção.

    • Bjorn
      Posted Agosto 6, 2019 at 9:50 am

      Mais fait-divers.

      Onde é que o Diogo Queirós (que vejo qualidade) e Diogo Leite (muito hype) eram jogadores para ser titular? São melhores que Pepe e Marcano por exemplo? Bastou um ou dois jogos do Osório e do Mbemba (que apesar de não ter tido muitas oportunidades demonstrou qualidade quando chamado) para perceber que, NESTE MOMENTO, são superiores a qualquer um deles (Leite então está a milhas).

      Diogo Costa lesionou-se. Queres que vá jogar com uma mão?

      Tem sido titular na pré-época e se demonstrar a qualidade que tem, pode perfeitamente ganhar a titularidade. Mas não se pode arriscar tudo num miúdo quando o que está em jogo são 4 jogos de imensa dificuldade que pode gerar 70M ao clube numa época em que se está a investir muito para recuperar uma equipa que perdeu metade dos jogadores. Nem ele merece essa pressão nem os adeptos lhe podem pedir isso. Quantos GR com a idade dele agarraram um clube com esta exigência?

      Era preciso um GR com créditos firmados para assegurar a baliza e para ajudar o Diogo Costa a crescer. Sim porque Vaná não é uma opção válida.

      • Prontauro
        Posted Agosto 6, 2019 at 2:25 pm

        O Queirós é inferior a Osorio e Mbemba e o Leite está a milhas… Estranho, então, o treinador do Porto ter subido o Leite à equipa A em vez do Queirós.

        De qualquer das formas, com Pepe, Marcano, Mbemba e Osorio na A, que são todos bem superiores aos Diogos, e ainda com a aposta de Gonçalo Brandão para jogar ao lado de jogadores jovens como Pedro Justiniano, Cláudio Silva, Ferraresi, Tiago Matos ou Levi Faustino, acho que o que o Antonio Clismo diz faz todo o sentido: o Leite e o Queirós deviam sair do Porto o quanto antes uma vez que nunca lá vão jogar (porque estão tapados por jogadores muito melhores).

  • T. Pinto13
    Posted Agosto 6, 2019 at 9:50 am

    Leite e Queirós têm de ser emprestados.

  • Eagle1991
    Posted Agosto 6, 2019 at 4:54 pm

    Entendo que tem de ser assim face à lesão do Diogo e pouca qualidade do Vaná mas faz me um pouco de confusão um jogador chegar, fazer meia dúzia de treinos e ser titular de caras.

Deixa um comentário