Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«William parece lento, mas não é… e pode jogar a 6, 8 ou 10»

Deve jogar a ‘6’ ou a ‘8’? O engenheiro parece gostar mais de o ver como segundo médio.

William Carvalho esteve em destaque nesta dupla jornada ao marcar frente à Sérvia e Lituânia. Ora, no final do jogo em Vilnius o seleccionador nacional foi questionado sobre esta veia goleadora do médio do Bétis, e não poupou nos elogios ao ex-Sporting. «O William é um jogador de grande qualidade que tem capacidade para fazer qualquer posição no meio-campo, seja ‘6’, ‘8’ ou ‘10’. Ele parece lento, mas não é e foi útil para a nossa estratégia. Procurámos ter sempre um médio a aparecer na área adversária, com os laterais a subirem para aproveitar aquilo que achávamos ser uma fragilidade da Lituânia», afirmou Fernando Santos.

47 Comentários

  • Sombras
    Posted Setembro 10, 2019 at 11:18 pm

    O William é uma espécie de falso lento mas com uma diferença: é que em vez de ser falso, é mesmo verdadeiro. Um verdadeiro lento. Até a festejar golos é lento.

  • Miss Piggy
    Posted Setembro 10, 2019 at 11:22 pm

    Eu nunca vi tamanho chorrilho de disparates… E foram só duas ou três frases! William a “10”? Deixem-me rir. William não é lento? Comparado com o Sr. Engenheiro Fernando Santos e a sua pança, se calhar não, mas para futebolista profissional, é. E continuo a dizer que ele não é 8. De que serve ter grande chegada à área se não sabe rematar ou cabecear? É verdade que marcou nestes dois jogos, mas foram dois golos de sorte, completamente aos trambolhões. Estes dois golos não provam nada.
    Caro Fernando Santos: o William não é 8 em cabeça nenhuma exceto a tua.

    • Explorador do Submundo
      Posted Setembro 11, 2019 at 6:11 pm

      Miss Piggy eu sei que o seu auge foi nos anos 80 e 90 mas temo informár-la que o futebol mudou e esta nomenclatura de 6,8,9 e 10 criada quando os guarda redes podiam apanhar a bola com mãos já não se aplica muito numa altura em que os defesas já não tem de sair da grande área para a saída de bola e o maior objectivo é ganhar a bola o mais perto possivel da área.

      O Mandzukic é um 9 mas marcou um pontapé de bicicleta na final da liga dos campeões como extremo esquerdo, o Van de Beek é um 8 de formação mas jogou a 10 a entrar nas entre espaços criados pela Tadic, Ziyech and Neres, o Firmino jogava a 10 no Hoffenheim e agora é o 9 do campeão europeu e o campeão Inglês joga com um 10 de formação a lateral esquerdo…e por dentro mais perto do médio centro do que do extremo veja lá.

  • Amigos e bola
    Posted Setembro 10, 2019 at 11:35 pm

    Em qualquer uma delas ele é pastelão…

    Ele é um grande médio mas chega a irritar-me a maneira pachorrenta como joga.

    Eu sei que é o estilo dele mas não fica bem para um jogador profissional.

  • ederzituh
    Posted Setembro 10, 2019 at 11:53 pm

    2 golos completamente fortuitos. É um bom 6 mas a 8 não fica nada favorecido e a 10 nem quero imaginar… não entendo onde é que o Fernando Santos vai buscar estas ideias. Deve ter um dealer muito bom

  • Tiago Peixoto
    Posted Setembro 10, 2019 at 11:59 pm

    Não, é rapidíssimo. Aliás eu quando vejo o William em campo às vezes até vou ver se estou no canal certo e não estou a ver o Flash ou assim.
    Em relação a poder jogar a 10, não é ao acaso que os adeptos lhe cantam este cântico:
    “É o número 10;
    Finta com os 2 pés;
    É melhor que o Pelé;
    É o William allez allez”

  • Francisco Torgal
    Posted Setembro 11, 2019 at 12:25 am

    O William é o Fellaini do Fernando Santos.

  • PedroAlmeidaSLB
    Posted Setembro 11, 2019 at 12:31 am

    O William Carvalho é daqueles que tem lugar cativo na Seleção até terminar a carreira, ou pelo menos enquanto estiver a jogar em Espanha ou o FS seja selecionador. É que até há a sorte de marcar uns golos por mero acaso, sim porque no Bétis não há cá borlas destas…

    Eu desconfio sinceramente que o FS desconhece o que significa a numeração das posições no futebol. Diz que não existem 9s em Portugal, depois o William tem que jogar a 8 porque o faz melhor que a 6, e agora até diz que o William pode ser um 10! Ele claramente não sabe as posições…

  • Gil Rodrigues
    Posted Setembro 11, 2019 at 3:00 am

    o FS só pode ser o agente do WC… é a única explicação para esta paixão tão imbecil.

    Um #6 que não defende, um #8 que não corre e um #10 que não é criativo… em que é que ele é bom? só se for a engraxar o engenheiro…

  • Tiago Silva
    Posted Setembro 11, 2019 at 6:57 am

    Não é lento? Só se for pela visão do Fernando Santos que vê nele um craque e um 8.

  • Nickles
    Posted Setembro 11, 2019 at 7:36 am

    Ainda estou a tentar perceber como é que uma pessoa parece lenta mas não é.
    É alguém que tem pouca agilidade, mas é veloz? Ou muita agilidade para pouca velocidade?
    Alguém que é lento como jogador e falso como pessoa?
    Alguém que tem pouca velocidade e agilidade, mas pensa rápido?

    Ficaria extremamente grato a quem me puder esclarecer.

    • Andre67
      Posted Setembro 11, 2019 at 10:49 am

      O Fernando Santos disse “parece lento, mas não é”

      Ele não queria dizer que é rápido, mas sim que é super lento..

      Do gênero “O jogador X parece que fez um mau jogo, mas não fez… fez um péssimo jogo”

    • w0bbly
      Posted Setembro 11, 2019 at 12:35 pm

      É o chamado falso lento!
      Mas eu acho que FS se referia mais ao facto do William ter uma envergadura e postura a correr que faz com que aparente lentidão. Eu cá acho que ele não é grande espingarda e preferia mil vezes o Bernardo no corredor central

    • Explorador do Submundo
      Posted Setembro 11, 2019 at 6:02 pm

      Se me derem 2 ou 3 no meu quintal metros de corrida garanto-te que faço os mesmos números ou muito semelhantes que o Usain Bolt.

      Se derem ao Usain Bolt 36000 metros de corrida contra um Maratonista o Usain vai parecer lento

      Se deres 100 ou 200 metros ao Usain Bolt toda a gente é lenta comparada com ele.

      O William faz o seu próprio quintalinho num campo e por ser corpulento e saber proteger a bola com ele saí sempre redonda, e no quintal do William, não há jogadores muito mais rápidos que ele, daí ele ser um falso lento, rapidez seja 2 ou 3 metros, seja 100, 200 seja 80000 ou 20000 tem a ver com a distância que corres.

  • Antonio Clismo
    Posted Setembro 11, 2019 at 8:46 am

    Para quem não sabe o William Carvalho sempre foi 10 na formação. Teve empréstimos no Fátima e na Bélgica sempre a jogar a 10 e apenas aos 22 anos foi adaptado a 6 pelo Leonardo Jardim no Sporting. A partir daí jogou sempre a 6.

  • Xyeh
    Posted Setembro 11, 2019 at 8:59 am

    O William perdia uma corrida entre ele, uma tartaruga, um caracol e uma preguiça.

  • Filipe Ferreira
    Posted Setembro 11, 2019 at 9:17 am

    Pode jogar em qualquer posição, até aí concordo, mas daí a dizer que ele não é lento…

  • El Pibe
    Posted Setembro 11, 2019 at 10:31 am

    E é isto, já ontem disse aqui que FS pode fazer o que lhe apetecer e até nos acontecer uma desgraça será assim.
    Dá-se ao luxo de dar tanga em plena conferência de imprensa e tudo…
    Ele está a justificar a borrada atrás de borrada que é ter o William por decreto nesta equipa. Como mete água a 6, passou para 8 e agora até de 10 faz…
    É beatificar o homem por ter ganho o europeu, reservar o lugar no Panteão e seja o que nossa senhora de fátima e os pastorinhos quiserem.

    • O Comendador
      Posted Setembro 11, 2019 at 11:01 am

      Ufa…
      Então não fui só eu que vi o jogo!

    • Sergiomig
      Posted Setembro 11, 2019 at 11:04 am

      Até nos acontecer uma desgraça. Ganhamos o euro e a liga das nações. Temos uma equipa ao nível de dezenas de outras a nível mundial. Nunca tínhamos ganho nada, mas um dia vai acontecer nos uma desgraça

      • El Pibe
        Posted Setembro 11, 2019 at 11:50 am

        É isso, temos uma selecção absolutamente banal, igual a dezenas de outras. O que nos vale é o génio tático de Santos e sua utilização visionária do génio de William!

        • Sergiomig
          Posted Setembro 11, 2019 at 1:29 pm

          Não é banal, eu não disse isso. está ao nível de Alemanha, Holanda, Brasil, Espanha, França, Argentina, Uruguai, Colômbia, Inglaterra, Suíça, Bélgica, Itália, Croácia, isto é está ao nível dos melhores. Mas como estamos super habituados a ganhar títulos internacionais qualquer acontece nos uma desgraça. Haja noção. O FS é um grande treinador? Não acho. Mas É pragmático. E pela primeira vez na nossa história ganhamos títulos seniores com ele. E nem foi com a melhor “colheita”. Andamos uma série de apuramentos a ir a playoffs e se formos sinceros quando é que a secção entusiasmou pela qualidade do jogo? Se calhar foi com Carlos Queiroz e não estou certo que queiramos aí voltar

          • Pésquerdo
            Posted Setembro 11, 2019 at 3:15 pm

            Não vale a pena te chateares, esta malta só descansa quando o homem sair.
            Mesmo aí, se vier um tipo que não meta a jogar quem eles bem entendem (leia-se jogadores que estejam ligados à cor clubística preferida deles), também vai ser perseguido.
            Também não sou defensor do Fernando Santos, mas o facto é que temos a equipa mais vitoriosa de que há memória. Isto para mim resume-se tudo “clubite aguda”… só isso pode justificar ganhar jogos por 5-1 e vir tudo dizer mal do treinador.

            • El Pibe
              Posted Setembro 11, 2019 at 4:40 pm

              Desculpa?
              Estás a apresentar algum argumento ou é só mandar uma posta de pescada à toa?
              Se me quiseres acusar de alguma coisa podes sempre responder ao meu comentário e escusas de fazer esse tipo de acusação às 3 tabelas, Obrigadinho, e desculpa lá qualquer coisinha…

          • El Pibe
            Posted Setembro 11, 2019 at 3:31 pm

            Dezenas não são 13, dando de barato algumas que inuméras e não concordo que estejam ao nosso nivel de qualidade individual.
            Na minha opnião o estilo “pragmático” de FS deixa-nos mais perto de uma desgraça do que de um sucesso. Em 2000 e 2004 jogamos bem e positivo e estivemos perto do sucesso.
            Na minha opinião temos mais que equipa para encarar qualquer seleção.
            O lugar cativo de William então é que não me cabe na cabeça ,nem a 6, nem a 8 nem a 10(???).

  • Gil Rodrigues
    Posted Setembro 11, 2019 at 11:19 am

    Pensar que na selecção há: Ronaldo, Bernardo Silva, Pepe, JFelix e o mais indiscutível de todos é o WC. Isto acaba por descrever perfeitamente o futebol deprimente da nossa selecção.

  • Mota
    Posted Setembro 11, 2019 at 11:35 am

    Parece lento mas não é.
    Pode jogar a 10.

    Vou começar a guardar estas pérolas, ultimamente não se tem inibido.

  • Tiago MR
    Posted Setembro 11, 2019 at 11:39 am

    Eu começo a achar que sei qual é o fetiche de FS por William. E que se o jogador nos enerva a nos com tanta calma que tem em campo, o que fará aos adversários em pleno stress do jogo? William é imprevisível e excessivamente calmo na sua atitude em campo mas é muito bom no passe curto e na visão de jogo, isso tudo junto causa mossa. Com um 6 atrás a segurar, ele faz muito bem o papel de 8..Não o de tolinho box to box à la Moutinho nem o de mágico 10 como o Bernardo ou Deco mas a verdade é que tem um desempenho muito agradável.

  • opiniaodeadepto
    Posted Setembro 11, 2019 at 11:43 am

    Até pode jogar a GR …
    Compreendia-se que o usasse noutras posições, se não tivéssemos outras opções de maior qualidade!
    Ontem o homem a espaços parecia que estava a jogar a segundo avançado. Há explicação para isso quando temos o JF?

  • MrGuimas
    Posted Setembro 11, 2019 at 11:44 am

    É só Obikwelu nesta secção de comentários. Mas a verdade é que a maioria seria comido pelo William tanto em corrida como em jogo.
    Para os eruditos e comentadeiros, vejam as estatisticas oficiais dos jogos do mundial 2018 disponiveis no site oficial. Pode ser que assim engulam o que escrevem. William corria não so mais que os restantes medios bem como ficava bem posicionado em top speed.

    Por isso sim FS diz que parece lento mas não é. Tem sim uma forma diferente de correr em termos de postura corporal!

  • Goncalo Silva
    Posted Setembro 11, 2019 at 1:02 pm

    Ele não é lento, é muito lento.
    Agora a sério, ele tem boa velocidade de ponta, muita força e um excelente passe. Tem excelentes características, o problema é que não as usa. Parece que tem medo de se cansar, é um pastelão de primeira e não recua tão rápido como os outros. Pela distância percorrida parece que corre o mesmo que os outros, e é verdade. Ele recua para a defesa, o problema é que quando lá chega já o contra ataque acabou.

  • Joga_Bonito
    Posted Setembro 11, 2019 at 1:13 pm

    WC é um jogador estranho. Não defendendo não pode ser nem 8 nem 6, mas sem velocidade na chegada a área não pode ser 8. E sem magia não pode ser 10.
    Nos anos 70 e 80 seria craque, porque tem qualidade acima da média no passe curto e na chamada saída de bola. Aí, quando o futebol era mais lento, ele podia ser um jogador diferenciado, não tinha de se dar tanto à defesa. Mas neste futebol actual é preciso um 6 e 8 que defendam e isso ele não faz. É como pedir um avançado que não marque, não faz sentido.
    Não sou um hater de WC, até acho que seria craque em outras alturas, mas hoje é um jogador desfasado de futebol actual. E com Ruben Neves a abrir o livro bem se entende esta insistência de FS.

  • Kuiper
    Posted Setembro 11, 2019 at 1:31 pm

    O William tem um arranque muito fraco e a juntar a isso tem alguma falta de intensidade. Compensa respetivamente por ter um bom sprint (quando se esforça) e bom posicionamento. Se tivesse as duas primeiras caracteristicas, juntando ao que já tem (bom toque de bola, visão, altura, força…) seria um médio centro muito completo, ao estilo Patrick Vieira. Infelizmente não tem e parece que não há quem corrija essas lacunas, só ele o pode fazer. E que falta faz um Patrick Vieira a qualquer Seleção…

  • Nuno Pereira
    Posted Setembro 11, 2019 at 5:00 pm

    O FS acabou de gozar com a cara dos verdadeiros 8 e 10.

  • Quinhas
    Posted Setembro 11, 2019 at 5:35 pm

    Gosto de William Carvalho,nunca fui em ondas ,sempre analisei o futebol por mim.É criterioso,dificilmente perde uma bola,entrega sempre em condições ,fruto de leitura previa.Gosto de ver a trinco,sendo que em outras posições não compromete,ou como se diz”come o feijão com arroz”,porque inteligente como é conhece a suas limitações (não é de romper em drible),e para desequilibrar temos outros,Félix,Bernardo ,Guedes .Dá-me graça quando o acusam de lento,até parece que é ultrapassado constantemente e pateticamente (antes pelo contrário,acho que raramente acontece).Lento na execução muito menos é,porque dos jogadores do meio campo quase todos prendem mais a bola que William.Enfim ,embora esteja longe da “realidade portuguesa” ,sempre conheci esse tipo de fenômeno de”opiniões epidérmicas”caso Pedro Barbosa e o mais recentemente a ser afectado,Bruno Fernandes.O posso dizer que são todos,mas muitos têm a sua crítica baseada somente na “clubite”…

  • Explorador do Submundo
    Posted Setembro 11, 2019 at 6:12 pm

    Totalmente de acordo com o Sr. Engenheiro aqui, para o sistema que ele quer, goste-se ou não deste , não há melhor que o William. Pena é o Tiago já se ter retirado.

  • Analista Especialista
    Posted Setembro 11, 2019 at 7:31 pm

    Acho que devíamos fazer um teste William Vs. Rafa Silva.

Deixa um comentário