Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FC Porto passa em Vila do Conde; Marega resolveu; Azuis e brancos terminaram o jogo metidos na defesa mas turma de Carvalhal pouco incomodou

Rio Ave 0-1 FC Porto (Marega 12′)

O FC Porto levou a melhor frente ao Rio Ave aumentando assim a série de vitórias. Marega desbloqueou o marcador logo aos 12′, e essa vantagem acabou por ser suficiente. Os dragões tiveram alguns lances para fazer o 2-0 (Telles acertou duas vezes no ferro) mas não concretizaram e terminaram mesmo o jogo com a equipa toda recuada, apesar dos vilacondenses pouco ou nada terem ameaçado (Marchesín só foi testado uma vez).

Resumo da partida:

Rio Ave – Muito curto. O conjunto vilacondense venceu duas vezes em Alvalade, ofensivamente tem sido uma das equipas mais fortes da Liga, mas contra o FC Porto entrou bastante mal e foi praticamente inofensivo durante os 90 minutos. Com um golo sofrido cedo (erro de marcação de Tarantini), esperava-se outra reacção da turma de Carvalhal, mas, apesar da equipa ter tido posse, sobretudo no 2.º tempo, onde encostou o FC Porto à sua área, não conseguiu criar desequilíbrios e testar Marchesin. Individualmente, o guardião Kieszek esteve bem ao evitar uma derrota mais pesada, ao passo que o sector recuado sentiu dificuldades iniciais com Marega e com bola revelou limitações (sobretudo Aderlan e Monte). Já Tarantini teve uma noite para esquecer, Filipe Augusto também acumulou algumas más decisões e a dupla Diego Lopes e Bruno Moreira passou ao lado do jogo. Melhor esteve Taremi, que veio agitar a partir do banco, enquanto Nuno Santos, apesar de alguns cruzamentos tensos, também não esteve inspirado.

FC Porto – Jogo de serviços mínimos dos Dragões, que tiveram uma entrada forte no jogo, marcaram e depois limitaram-se a gerir no 2.º tempo, ainda que sofrendo com as linhas bem recuadas na recta final da partida. Conceição apostou em Nakajima a titular, mas o japonês não teve grande impacto, enquanto Zé Luís esteve desastrado (muitas perdas de bola) e Danilo acumulou algumas más intervenções. Já Otávio esteve ligado ao melhor período da equipa, mas perdeu gás depois, enquanto Marega, que marcou, Matheus Uribe (bem nos equilíbrios e a chegar ao ataque) e Alex Telles (uma assistência e várias ameaças de golo) foram os melhores. Já Marchesin não teve trabalho, enquanto os centrais foram limpando as bolas que choveram na grande área. Por outro lado, Corona cumpriu novamente a lateral, mas saiu lesionado, sendo que Manafá entrou bastante mal (muitas deficiências com bola e no posicionamento).

XI do Rio Ave – Kieszek; Nélson Monte, Borevković, Aderllan Santos, Matheus Reis; Tarantini, Filipe Augusto; Nuno Santos, Diego Lopes, Carlos Mané; Bruno Moreira.

XI do FC Porto – Marchesín; Corona, Pepe, Marcano, Alex Telles; Danilo, Uribe, Otávio, Nakajima; Marega, Zé Luís.

37 Comentários

  • Tiago Peixoto
    Posted Setembro 29, 2019 at 10:04 pm

    Não foi bonito, não fizemos um bom jogo e sofremos muito no final (apesar de pouco ter incomodado o Marchesín, o Rio Ave encostou o Porto atrás nos últimos 15/20 minutos).
    Apesar disto, foi uma grande vitória, isto porque, em anos anteriores, este seria um daqueles jogos em que o Porto perdia pontos e que no final da época nos ficávamos a queixar “ah se tivéssemos ganho aqui, se não tivéssemos empatado ali…”. Este é um daqueles jogos que fazem campeões. Claro que ainda é muito cedo, mas não deixa de ser verdade.

  • 011eleven
    Posted Setembro 29, 2019 at 10:04 pm

    Hoje o Conceição pode dizer também que complicou, porque tirar zé luis e nakajima, bons com bola no pé para meter um central, e deixar maregas, otavios e manafas lá dentro quando se está apenas a ganhar por 1 golo é pedir para perder. Mais uma vitória pela margem minima com futebol paupérrimo e não vejo bom futuro nisto. Queimar jogadores como Tomás esteves, diogo leite, bruno costa, nakajima e dar oportunidades a otavio, manafa, soares, pepe que já não é o que era é triste.

    • Capitao Nascimento
      Posted Setembro 29, 2019 at 10:48 pm

      Triste é este comentário de treinador de bancada. Ainda por cima falas em queimar jogadores, mas acho que não sabes o que isso é, porque não vi o Nakajima queimado, tomás Esteves, idem, Diogo Leite terá o seu espaço, a seu tempo; bruno costa não me parece ter estofo para a equipa principal do FCP, mas sim vamos dar-lhe tempo para verifica-lo, que é exatamente o que está a acontecer. Só hate gratuito…

      • Pipo
        Posted Setembro 30, 2019 at 9:23 am

        Realmente, Tomás Esteves, aquele miudo de 17 anos, que ainda não lhe deram a titularidade num clube candidato ao título, é de facto escândaloso.
        Tirar Nakajima e Zé Luis, que já se andavam a arrastar em campo, é de facto igualmente escãndaloso, só porque são bons com a bola no pé.
        E por fim, Bruno Costa, aquele craque que jogaria em qualquer equipa de topo…. ouve-se cada uma.

  • Portofan
    Posted Setembro 29, 2019 at 10:12 pm

    Jogo muito sofrido! Não consigo perceber como o Marega contínua intocável quando “destrói” quase todas as jogadas de ataque.
    Continua a ser penoso assistir aos jogos do FCP mas está visto que enquanto o SC continuar como treinador o futebol gourmet não vai existir para os lados do dragão.

  • RicardoFaria
    Posted Setembro 29, 2019 at 10:22 pm

    Não fizemos um grande jogo mas conseguimos controlar o Rio Ave que nunca criou perigo para a baliza de Marchesín, contudo, acho que temos de conseguir fechar os jogos para não termos o azar de sofrer um golo nos minutos finais e depois perdermos pontos.
    SC, na minha opinião, teve culpa no que se passou nos últimos 15min de jogo porque meteu a equipa totalmente a defesa com as substituições que fez e o Rio Ave estava muito confortável com bola mas, felizmente, nunca conseguiu fazer nada digno de registo.

    Gostava de saber como é que o Manafá está no plantel do meu Porto e principalmente como é que consegue jogar já que é um jogador muito limitado.

    Felizmente conseguimos mais uma vitória num terreno difícil e onde acredito que as equipas grandes vão ter dificuldades.
    Agora é pensar no jogo de quinta feira na Holanda!

    Saudações DesPortistas!

  • Estigarribia
    Posted Setembro 29, 2019 at 10:34 pm

    Depois do que vou dizer vou ser “fuzilado” na caixa de comentários mas aqui vai: esta época, no campeonato, os três grandes andam a fazer exibições muito fraquinhas e penso que seja o campeonato mais mal jogado em tanto tempo que vejo futebol em Portugal.

    Adiante: o FC Porto teve a sorte do jogo do seu lado. Marca cedo, controla o jogo e por muito pouco que não levava o golo do empate com que aquele golo do Taremi anulado pelo VAR (penso que foi mal anulado visto que Manafá estava a colocar o iraniano em jogo). Na próxima jornada teremos um duelo interessante de acompanhar entre o Famalicão e o FC Porto. Muito curioso para ver como ambas as equipa se irão apresentar na próxima jornada… daqui a um mês. Incrível como o campeonato só regressa daqui a um mês. Parabéns, senhor Pedro Proença, por esta medida brilhante de valorização do futebol português.

    Saudações Leoninas

    • Ricardo Teixeira
      Posted Setembro 29, 2019 at 10:49 pm

      Concordo praticamente em absoluto com todo o comentário. O campeonato de ano para ano é cada vez mais fraco. Repara que os melhores jogadores vão saindo. O futebol jogado é extremamente limitado e fraco. O Porto joga zero à bola, como aliás já o faz há algum tempo. Incrível, é que o Benfica tem estado ainda pior e o Sporting nem falemos.

      Tenho também a sensação de que o golo é mal anulado. Assim como acho que o Sérgio Conceição esteve a milimetros de fazer a façanha do ano passado, quando ofereceu o empate ao Rio Ave a poucas jornadas do fim. Muito mal nas substituições, mas continuo a achar este Rio Ave pouco esclarecido no último terço.

      Agora é um mês de pausa e tudo pode mudar no reatamento … Ou então não!

    • Napoleon
      Posted Setembro 29, 2019 at 10:50 pm

      Primeiro parágrafo magnífico. É que é mesmo isso que se passa. O Sporting, pelo facto de um mau planeamento da época até se pode dar um certo desconto nas más exibições. Agora tanto o Benfica como o Porto pede-se bem mais. Na verdade, os jogos do Porto seguem a linha do ano passado. Maus jogos, futebol pobre, mas o facto de terem jogadores melhores fazia e faz a diferença porque em termos de futebol jogado o Porto de Sérgio Conceição é dos piores que o Dragão já viu. Já o Benfica de Lage rodou 180º e parece os tempos “finais” de Rui Vitória. Bola, algumas combinações no ataque mas uma quantidade enorme de perdas de bola e uma completa falta de oportunidades de golo. Esperava-se uma época na Luz na onda de como foi a segunda metade da época passada mas mais distante disso era impossível. Tudo bem que temos alguns lesionados importantes como Tino e Chiquinho mas pede-se bem mais a este Benfica e ao Lage. Pode ser que esta pausa de seleções faça mudar alguma coisa caso contrário, Lage vai começar a pedir aos Deuses que o LFV também veja a tal luz que viu com o seu antecessor

    • Sombras
      Posted Setembro 29, 2019 at 11:01 pm

      Para a semana arranja-se uma expulsão aos 2 mins e jogo deixa de ser interessante.

    • Son Goku
      Posted Setembro 29, 2019 at 11:05 pm

      Ser fuzilado pour dizer a verdade ? Nao vejo problema nenhum.
      É verdade que a qualidade dos jogadores em Portugal tem diminuido bastante nos ultimos anos e temo que seja ainda pior nos proximos anos a nao ser que haja grandes craques provenientes da formaçao…

    • RicardoFaria
      Posted Setembro 29, 2019 at 11:18 pm

      Concordo com tudo o que disseste menos em relação ao fora de jogo porque está 64cm adiantado.

      Saudações DesPortistas!

      • paulosousaw
        Posted Setembro 30, 2019 at 12:14 am

        Bem verdade quase todo o comentário.
        Para quem dizia que os jogos de iam decidir entre os grandes, até pode acontecer, mas sinto que este ano vai haver muitas surpresas, até pelo mau futebol praticado pelos grandes .
        Quanto ao fora de jogo, se isto fosse dito ano passado até entendia, agora com a colocação das linhas, vê-se que o Taremi está em fora de jogo mais de meio metro .

        • RicardoFaria
          Posted Setembro 30, 2019 at 12:22 pm

          Eu também não entendo como pode dizer que não é fora de jogo quando existem as linhas para comprovar..

          Saudações DesPortistas!

    • Mantorras
      Posted Setembro 29, 2019 at 11:59 pm

      Por acaso concordo, nenhum dos grandes anda a jogar “o que deve”. Sem duvida.

    • Tiago Peixoto
      Posted Setembro 30, 2019 at 12:52 am

      Oh amigo, as linhas estão lá, está 64cm em fora-de-jogo. Não é uma questão de achar, ele está fora-de-jogo, é linear.

    • David
      Posted Setembro 30, 2019 at 12:52 am

      Na mouche. Essa do campeonato parar 1 mês então é daquelas que só mesmo cá, grande decisão do excelente profissional e defensor do futebol português que é o Pedro Proença.

      Se a qualidade de jogo já é o que é – medíocre é favor, os 3 grandes juntos não jogam nada, é um crime ver um jogo de qualquer um deles neste momento – então com uma paragem de 1 mês voltamos à pré época por 2 ou 3 jornadas.

      Enfim… mais do mesmo.

    • Tiago Silva
      Posted Setembro 30, 2019 at 7:12 am

      No último parágrafo tocaste num ponto importante, como é possível o campeonato parar 1 mês? Mas isto já se viu em algum lado?

      • Miguel Carvalho
        Posted Setembro 30, 2019 at 9:49 am

        Não faz sentido nenhum no máximo parava 2 semanas, por exemplo tem selecções depois taça de portugal e depois vai para para a taça da liga penso eu e nem todos vão jogar a taça da liga… o Benfica já adiou os restantes não sei.. ou seja uma semana perdida para depois mais à frente jogarem o campeonato a meio da semana,..

    • jlgoncal
      Posted Setembro 30, 2019 at 10:37 am

      Pois eu vou começar já pelo alegado fora de jogo mal assinalado, quando Factualmente ele está fora de jogo… como é possivel sequer alguém vir agora por em causa a matemática e a física? Isso já é cegueira a mais…

      Depois, também discordo por completo da parte dos grandes estarem a jogar muito pouco pois isso implicaria que jogassem sozinhos… O que acontece e para bem do futebol português, é que agora já temos um bom numero de equipas que não estão ali a fingirem-se de mortos e tem talento de sobra para responder e os grandes tem que se encolher senão vão de barco.

      Ora isto vem no encalce de uma extraordinária medida que a Liga tomou à 2 ou 3 épocas que foi só permitir o empréstimo de 1 jogador por clube à mesma equipa o que acabou por obrigar os grandes a libertarem jogadores, com os tais normais 50% do passe garantidos mas dixando-os assim fazerem a sua carreira noutro clube e os clubes ganharem financeiramente com isso.

      Agora a própria liga começa a receber os frutos disso mesmo… a ficar mais forte com equipas com grande potencial… ontem o V. Guimarães, por exemplo, entrou com um vários jogadores seus e que noutros tempos, estariam ali emprestados pelos grandes para rentabilizar.

  • Madame Tatica
    Posted Setembro 29, 2019 at 10:56 pm

    Jogo paupérrimo, mas que chegou pelo golo de bola parada no primeiro tempo.
    Apontar que Marega e Manafá não têm lugar no Porto pela falta de técnica que apresentam mas não fazer um reparo ao nível exibicional que o Danilo (não) anda a apresentar, para mim, é ter olhos e não querer ver.
    O meio campo acusa claramente uma falta de técnica e criatividade na transição ofensiva, ao contrário do que apresenta na transição defensiva, muito pelas características dos jogadores.
    A saída de Nakajima, para mim, justifica-se pelo que o japonês não apresenta no processo defensivo. Certo que evoluiu neste aspeto mas parece não ter “raça” e vontade para dividir um lance e tentar uma recuperação de bola ou efetuar um desarme.
    Zé Luís mais trapalhão neste jogo, mas ainda fez um bom remate e segurou algumas bolas derivadas do chutão.

  • Axel Matic
    Posted Setembro 29, 2019 at 11:10 pm

    Jogo fraco, o Rio ave sempre desequilibrado, o Porto marca sempre de bola parada, viu-se em vantagem e controlou sempre o jogo, pena que não se fale mas perdoou-se o segundo amarelo ao Corona, mas sinceramente o Porto ganha porque foi o único a querer ganhar!

    Ps: o Otávio deve conseguir ganhar ao Bruno Fernandes em termos de atitude, nunca vi maior provocador!

    • joaolmaio
      Posted Setembro 30, 2019 at 9:09 am

      Totalmente de acordo com o PS.

      Acho o Bruno mais intempestivo, pois acho que o mal dele está no protesto e nas reacções a certas decisões, já o Otávio é provocador com os adversários mesmo.

      Apesar de não gostar do estilo de jogo do mesmo, tenho só de louvar a entrega do Otávio.

  • Kacal
    Posted Setembro 30, 2019 at 12:35 am

    Correu bem, mas podia ter corrido de forma diferente. O Rio Ave pouco incomodou mas encostou-nos lá atrás e tivesse o jogo mais 10 ou 15 minutos e acredito que o 1-1 chegasse, ainda bem que o golo do Rio Ave foi anulado, caso contrário iria ser muito complicado. Recuamos e deixamos de ter iniciativa demasiado cedo no jogo e podíamos ter sofrido as consequências, felizmente correu bem. O Rio Ave é bem orientado, tem feito uma época interessante e tem bons jogadores, mas não é nenhum “papão” para encostar-nos lá atrás assim, não me agrada. Podíamos e devíamos ter fechado o jogo mais cedo, é escusado sofrer tanto. De resto na 1ª parte dominamos a belo prazer e podíamos ter feito o 2-0, não fizemos e na 2ª o jogo foi ficando mais complicado. Marchesín esteve impecável com segurança habitual, Pepe esteve imperial ao seu melhor nível e o Mbemba voltou a entrar bem e temos aqui uma excelente alternativa de um jogador que já demonstrou qualidade e nem teve muito tempo de oportunidade, mas já era algo desvalorizado e rebaixado por alguns, mas tem muito valor e fico satisfeito que esteja a ser mais opção para ser útil e uma solução válida. Taremi a criar-nos dificuldades, está aqui um avançado interessante!

  • Tiago Martins
    Posted Setembro 30, 2019 at 7:57 am

    Mais uma expulsão por admoestar e uma linha colocada de forma vergonhosa, num lance que me parece limpo.
    A saga continua.

    • Rotiv23
      Posted Setembro 30, 2019 at 9:51 am

      Vocês querem tanto criticar que agora até a linha é colocada de forma incorreta! Estes comentários já começam a ser ridículos! Vejam futebol e comentem sobre futebol e não estejam tão preocupados em destilar ódio! Cumprimentos

      • Tiago Martins
        Posted Setembro 30, 2019 at 10:52 am

        Realmente o teu comentário é um hino ao enriquecimento desportivo.

        Quando se é beneficiado de forma clara pela 4 ° jornada consecutiva é impossível fugir ao tema, porque sem isso o Porto estava a meio da tabela.

        • Luis Monteiro
          Posted Setembro 30, 2019 at 11:40 am

          Qd só se vê uma cor á frente dá nisto nao é mesmo Tiago Martins? Mesmo que nao tenha razao como é o caso tem que vir dizer disparates á mesma e destilar ódio.

    • Xyeh
      Posted Setembro 30, 2019 at 10:59 am

      Desta vez não falam do jogo ter acabado aos 90+8? Aperceberam-se que afinal não jogam tão bom futebol como pensavam então já começam a colocar pressão, a última vez que vi isto o Porto foi campeão.

      • Mantorras
        Posted Setembro 30, 2019 at 1:05 pm

        Nao vi o jogo, a unica coisa que fiz foi apostar na vitoria do Porto ao intervalo e como marcou cedo, nem fui ver a primeira parte. Vi os ultimos 10min naquela de “deixa la ver se o Rio Ave empata isto”. Nao deu, e o mais perto foi o Marchesin defender uma cabecada numa bola parada. O Porto fechou-se bem (isto para dar algum tipo de opiniao sobre o jogo).

        Quanto ao lance: vi a repeticao, e com toda a honestidade, parece-me que a linha atravessa o pe do jogador a direita do jogador que faz o golo, parecendo mal colocada. Mas parecer, nao e ser, porque naquela perspectiva, nao sei se nao e apenas ilusao de optica. E mesmo que nao seja, isto nao e um fora de jogo duvidoso, e um lance de 64cm(!!)m nao ha duvida com o uso da tecnologia… Nem que fosse o pe do Marega dava pa meter alguem em jogo. Nao merece contestacao, ou se confia na tecnologia ou nao, mas foi bem anulado.

        Ja quanto ao que dizes, o jogo acabou aos 96, nao foi aos 98 (nao faco ideia se houve paragens para isso ou nao), e se a ultima vez que viste isso o Porto foi campeao, eu posso dizer que nos ultimos anos nao vi nada senao o Porto a queixar-se e o Benfica tem sido “mais vezes”, logo haja fe para os dois lados.

        • Xyeh
          Posted Setembro 30, 2019 at 5:04 pm

          O que quero dizer é precisamente que quando as equipas se começam a queixar é quando uma está focada em vencer os seus jogos, aconteceu com o Porto há 2 anos e com o Benfica no ano passado, mas percebo porque é que se discute arbitragem, o nível de jogo é uma porcaria por isso é preciso falar de algo que não as más exibições das nossas equipas.

    • Pedro Geraldo
      Posted Setembro 30, 2019 at 2:29 pm

      Realmente pareceu me ver o Pinto da Costa com um pincel e uma lata de tinta. Quanto à expulsão perdoada deves estar a referir te ao jogador do Rio Ave que fez uma entrada por trás ao Danilo acertando em cheio no tendão de Aquiles levando apenas um amarelo. Segundo eu sei, a International Football Association Board nestas situações indica que o jogador deve ser expulso, visto que é uma acção que pode provocar uma lesão muito grave.

  • joaolmaio
    Posted Setembro 30, 2019 at 9:13 am

    O Tomás Esteves tem mais futebol num mindinho do que o Manafá no corpo inteiro. É revoltante.

    • MiguelF
      Posted Setembro 30, 2019 at 1:39 pm

      Nem mais joaolmaio, a questão é que o Sérgio Conceição parece ter mesmo um fetiche com o Manafa.

      O Tomás Esteves, com a idade que tem, mete o Manafa a um canto e não consigo entender como não joga mais, pelo menos na Taça da Liga já deveria ter sido aposta.

  • brunovilaverde
    Posted Setembro 30, 2019 at 12:10 pm

    Quem me dera que jogássemos sempre contra o Benfica. É que esta época foi o único jogo em condições que vi o meu Porto fazer.
    Mau demais acabar o jogo com o credo na boca; uma linha de 6 na defesa e a equipa toda recuada e a queimar algum tempo para segurar a vantagem de 1 golo.

    Saudações desPortistas!

    • Mantorras
      Posted Setembro 30, 2019 at 12:53 pm

      Desde que seja repeticao do jogo e nao outro mais eu aceito, agora se for para acumular ao que ja passou, nesta fase do meu Benfica, nem pensar xD

Deixa um comentário