Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Craques do Futuro X: O diamante húngaro (8.º)

A Hungria é um dos países que mais contribuiu para a evolução do futebol, e já chegou a ter a melhor selecção do Mundo, mas nas últimas décadas baixou o nível, e só Balazs Dzsudzsak fugiu à mediania. Mas agora tudo pode mudar, é que no Red Bull Salzburgo está a nascer uma estrela que promete dar cartas, Dominik Szoboszlai.

O jovem húngaro tem apenas 18 anos, e na teoria esta seria a sua primeira época como sénior mas, na verdade, é a sua terceira temporada a jogar com os graúdos. Em 2017/18 esteve emprestado ao clube satélite Liefering onde fez 10 golos em 32 jogos. Na época passada fez 20 jogos e 5 golos pelo Red Bull e foi aí que começou a dar nas vistas. Na presente temporada leva 3 golos marcados em 11 jogos (1 jogo pela seleção e 1 golo) o que para um médio e miúdo de 18 anos são números a ter em conta.

Começou a jogar a 6/8 (tem 1m86) mas foi subindo no terreno e atualmente caracteriza-se por ser um médio versátil que parte muitas vezes do lado esquerdo sendo destro ou como terceiro médio (vulgo 10). É um jogador exímio nas bolas paradas, bate livres com uma precisão e qualidade incríveis (marca grandes golos de meia distância com frequência graças ao remate fácil), tem mestria no passe longo e denota um critério na decisão acima da média para a idade. Dominik é elegante com bola e não se vê rogado na hora de encarar o adversário no 1 para 1 (apesar de não ser de muitos “rodriguinhos”).

Szoboszlai é mais um de muitos talentos formados e potenciados na escola Red Bull (não admiraria ver o húngaro como próximo jogador do RB Leipzig). Nomes como Haland, Minamino, Hwang, Onguene, Bernede ou Koita são as outras pérolas da turma de Salzburgo, que mais tarde ou mais cedo darão o salto para grandes clubes da Europa. Aliás, fica a ideia de que se um jovem talento for contratado pela Red Bull é meio caminho andado para ter visibilidade e projeção mediática, o que faz com que as principais promessas da actualidade se interessem cada vez pelo projecto do clube austríaco.

VM Scouting – Hugo Moura

Top dos craques do futuro:
9.º
10.º
11.º
12.º
13.º
14.º
15.º
16.º
17.º
18.º
19.º
20.º

hugo7
Author: hugo7

28 Comentários

  • João Lains
    Posted Outubro 10, 2019 at 3:50 pm

    Deu cabo do Sporting nem há um par de anos na Youth League.

  • AngeloGJ
    Posted Outubro 10, 2019 at 4:55 pm

    Estes aqui é que teem scouting, nao é/era o Benfica e o FCP que sempre contrataram jogadores dos mesmos paises(apesar de nao ser o maior factor de avaliacao) e normalmente sugeridos por empresarios filiados a dirigentes dos clubes, estes contratam de todas as partes do globo, talento atras de talento a custos baixos, preparam-nos para a alta competicao, e a maquina funciona sempre, isto é scouting nao é aquilo que o FCP e o Benfica andavam a fazer…

    • Aurinegro
      Posted Novembro 30, 2019 at 2:49 pm

      Oblak na Eslovenia, Lindelof nas camadas inferiores da Suecia, Hulk na segunda do Japao, David Luiz na Serie B do Brasil e se calhar ainda faltam mais uns exemplos.

      Até posso concordar que o RB tem agora um departamento de prospecao melhor, mas meter a baixo o que ja foi feito em Portugal é só desonesto.

      • Pactum Santorum
        Posted Dezembro 1, 2019 at 12:26 pm

        Isso são 4 jogadores, o que comparado com entre 20 a 30 craques na incubadora do Red Bull… nem vale a pena tentar dourar a pílula. A Liga NOS, fora dos 3 grandes, nem um caracol atrai.

        • Aurinegro
          Posted Dezembro 1, 2019 at 12:34 pm

          E esses 20 ou 30 craques vieram de mercados perifericos? Porque eu só dei exemplos e não fui buscar todos (por exemplo, Nakajima).

          E os grandes não tem 20 ou 30 craques na formação? Tem de se perceber que a prospeção internacional é mais importante quando os jovens nacionais não tem tanta qualidade. E não se compara a qualidade dos jovens portugueses com os jovens austríacos.

  • Antonio Clismo
    Posted Outubro 10, 2019 at 6:57 pm

    As equipas da red bull (salzburgo e leipzig) têm departamento de scouting de outro mundo.

    E depois conseguem fazer uma aposta enquadrada e os jogadores dão sempre grandes respostas competitivas.

  • BENFICA36
    Posted Outubro 10, 2019 at 8:32 pm

    Ronaldo Camará, Rafael Brito e mais uns quantos têm tanto ou mais valor que este jogador , a única diferença é que este já joga na equipa principal fruto de estar em um campeonato menos competitivo e os restantes não . O Salzburg têm uma equipa jovem e de grande valor mas o seu campeonato é fraco e portanto o risco de falhar é menor que no campeonato português. Florentino e Gedson são superiores por exemplo. Da equipa do Salzburg realço antes Haland , esse sim parece ser a estrela da equipa.

    • ordep234
      Posted Outubro 10, 2019 at 8:59 pm

      Um jogador que já dá cartas a nível sénior em equipas de qualidade e com boas estatísticas, com 18 anos, comparar com jogadores que nem sequer na A tiveram uma oportunidade é de rir.

      • Alvaromoreira
        Posted Outubro 10, 2019 at 10:00 pm

        Essa comparação é ridícula. Parece me óbvio que tanto o Ronaldo camara como o Rafael Brito terão grande futuro, fruto do talento que teem, mas estares a compara los atualmente com o Szoboszlai é criminoso. Um já marca na champions, os outros dois jogam na liga revelação.

      • BENFICA36
        Posted Outubro 10, 2019 at 10:04 pm

        Nenhuma dessas equipas é o Benfica, o Benfica é muito superior ao Salzburg ,a nível de tudo. O jogador dá cartas porque não tem melhor para aquela posição, no Benfica o Ronaldo Camará têm 16 anos e o Rafael Brito 17 , Florentino têm 19anos e está a sua frente tal como Gedson e eu pergunto, Florentino e Gedson são inferiores a este jogador do Salzburg ?? Andamos a brincar ??? Se esse jogador estivesse no Benfica, Porto comia banco .

        • M'difh
          Posted Outubro 11, 2019 at 1:14 am

          Este jogador comia banco?? Era mas é titular, indiscutível… Isso só se o Porto e o Benfica deixassem de ser usados e fossem geridos por gente competente. Lá porque venderam o Felix por 120M não significa que todos os outros sejam diamantes em bruto. Joga numa equipa pior (Será?!) inserida num campeonato mais fraco mas que tem só a Melhor Academia de formação de futebol e o melhor Scouting do Mundo. Perde-se o número de jogadores que já saíram das academias RedBull e que vão dando cartas ao mais alto nível. A diferença entre um Szoboszlai e um Florentino é mesmo o clube e a política de inserção dos jovens: o Benfica mete os putos a jogar (muitos por imposição, seja a jogar fora de posição ou sem qualquer preparação) porque precisa de fazer dinheiro; a RedBull põe os miúdos a jogar porque têm um projecto baseado na prospecção, captação e desenvolvimento de talentos. Queres comparar um clube histórico que precisa de vender e que só começou a formar jogadores para isso mesmo vs. um clube com 15 anos de existência que forma equipas competitivas através da sua academia porque assim o entendem. Podiam e têm capacidade financeira para comprar o Ronaldo ou o Messi mas mesmo assim optaram pela via mais difícil.

          O Benfica é melhor que o Salzburgo em quê mesmo??? História e adeptos??? O Milan também e neste momento é o que se vê.

          Acho incrível a mentalidade mesquinha com que o Zé Povinho continua a pensar de forma arrogante e lorpa acerca de Futebol, ainda por cima depois de mais um dia negro; ficou a prova viva que os grandes Portugueses são mesmo o maior cancro financeiro do país; surreal mesmo, é que enquanto isso acontece, vamos celebrando passagens de ranking UEFA à Rússia quando a época ainda nem acabou… Ridículo!! Por este andar ainda vamos ser ultrapassados pela Ucrânia, Holanda e a própria Áustria. Estes últimos estão a ficar com um campeonato bem competitivo fruto da hegemonia do Salzburgo que faz com que os outros tenham de subir o nível. O Sporting ainda estará a pensar como é que foi ganhar ao LASK Linz depois da tareia de meia noite que levaram.

          Sou Portista ferrenho mas já perdi a paixão pelo futebol português, onde vale tudo para uns (inclusive o meu clube) e nada para outros. Adoro futebol e como tal não deixo de seguir com entusiasmo a RedBull, aqueles que para mim têm o melhor projeto futebolístico do Mundo, com investimento sustentado e pensado ao pormenor. O Leipzig está a criar as bases para lutar com o Bayern e o Salzburgo está a demonstrar que mais ano menos ano terão de ser considerados como favoritos a passar às fases avançadas de competições europeias.

          • Aurinegro
            Posted Novembro 30, 2019 at 2:52 pm

            Ou seja, se for na Austria, a hegemonia de um clube só ajuda os outros a crescer, mas em Portugal a hegemonia de dois clubes só mostra que o campeonato é fraco?

            Concordo contigo quando dizes que desprezamos o que se faz em paises perifericos, mas tambem acho uma “mentalidade mesquinha” de que lá fora é sempre melhor que cá dentro.

        • Catrapower
          Posted Outubro 11, 2019 at 1:18 am

          O Salzburg tem mais vitórias na Liga dos Campeões este ano, do que o Benfica nos ultimos 2.

          • BENFICA36
            Posted Outubro 11, 2019 at 1:31 pm

            Isso é ser intelectualmente desonesto , deve comparar a sua história por inteiro e aí ,o Benfica é imensamente superior

        • Tiago Silva
          Posted Outubro 11, 2019 at 8:39 am

          O Benfica é tão superior ao Salzburgo, aliás basta ver as prestações europeias. Não se dá o devido valor ao Salzburgo por jogar num campeonato fraco (e nisso eu concordo, apesar do campeonato austríaco estar a aumentar de qualidade com este crescimento do Linz e do Wolfsberger), mas é sempre uma dor de cabeça para qualquer equipa na Europa e tem uma forma de jogar muito atrativa, uma equipa muito interessante mesmo e penso que atualmente são melhores do que o Benfica sim.

          Quanto ao jogador, tem um futuro incrível pela frente, a forma como trata a bola, a sua passada larga é inteligência na decisão. Vai ser um dos melhores disso não há dúvidas.

          • BENFICA36
            Posted Outubro 11, 2019 at 1:32 pm

            O Salzburg não é melhor que o Benfica neste momento, do 11 do Salzburg além do Haland quem era titular no Benfica ?? Este jogador húngaro joga na posição do Rafa, tira o lugar ao Rafa ???

            • Tiago Silva
              Posted Outubro 11, 2019 at 5:02 pm

              Estava a falar na equipa e não em cada jogador individualmente, isso é um pouco óbvio, mas os jogadores do Salzburgo talvez no final da época já evoluíram tanto que ficam melhores. Se fizesse um XI combinado seria Odysseas, Farkas, Rúben Dias, Wober, Grimaldo, Florentino, Gabriel, Szoboszlai, Rafa, Daka e Haland. 5 para o Salzburgo e 6 para o Benfica. Nem é assim tanta diferença e os jogadores do Salzburgo pela forma como são trabalhados e pelo estilo de jogo que jogam têm tendência para evoluir bem mais.

              • BENFICA36
                Posted Outubro 11, 2019 at 5:50 pm

                Ferro ,Pizzi e RDT fora do 11 ??? Isso é descridibilazar o trabalho que é desenvolvido no Benfica, Farkas melhor que Tomás Tavares???? Os nossos jogadores também evoluem ,não só os deles. Do 11 do Salzburg, só Haland seria titular no Benfica. Wober nem superior ao Conti é, Farkas ??? Ainda me estou a rir, Daka ? Bom jogador mas RDT é melhor.

                • Tiago Silva
                  Posted Outubro 11, 2019 at 6:34 pm

                  O Farkas é um desconhecido para a maioria dos adeptos portugueses, mas tem um percurso muito sólido na liga austríaca e está a subir de patamar agora, mas aceito que entre ele e o Tomás estejam equivalentes apesar do Tomás ter bastante mais potencial. O Wober tem qualidade e tem muito maior bagagem do que o Ferro e principalmente o Conti, o Ferro ainda está muito verde, muito frágil e quase de certeza que o Wober em Portugal seria um dos melhores centrais da nossa Liga. O Daka é melhor do que o RdT a segundo avançado. O Szoboszlai é muito superior ao Pizzi que só mostrou algo em Portugal e contra equipas do Tugão, o Szoboszlai até na seleção brilha e tem apenas 18 anos.

                  Quanto à parte da evolução, claro que os jogadores do Benfica evoluem também, mas a forma como a equipa joga e como têm muito mais minutos e como a forma de jogar da equipa está adequada aos jogadores, os jogadores do Salzburgo têm tendência a evoluir mais.

                • Chomate
                  Posted Novembro 30, 2019 at 2:15 pm

                  Mas não tens visto os jogos da tua equipa na Europa? Alguma vez o Benfica dava luta em Anfield como deu o Salzburgo ou ao Nápoles, sequer?
                  O Pizzi só se destaca no campeonato português.. Szoboszlai é bem melhor. Ferro, Pizzi e RdT. O que é que tem feito na Champions? O RdT nem no campeonato português, que nem é assim tão superior ao austríaco, como queres fazer parecer..

                  • ElComentarista
                    Posted Novembro 30, 2019 at 4:23 pm

                    Em vez de andarem a comparar quem é melhor entre o Benfica e as equipas da Red Bull, cada um devia perceber os pontos positivos de cada estrutura e aprender com eles, em vista de melhorar a sua.

                  • Bispo
                    Posted Novembro 30, 2019 at 9:00 pm

                    Mas estou mesmo a ler isto? Nos 11 combinados, metem um tipo do Salzburgo a defesa direito, depois, afinal é tão bom como o Tomás… E no final de Contas, como é óbvio, o Tomás nem é o melhor lateral direito do Benfica! Tenho esperanças que vá ser muito bom, mas por Enquanto o AA é superior!

  • Alvaromoreira
    Posted Outubro 10, 2019 at 10:07 pm

    Alguém me explica como o rb Salzburgo consegue ir descobrir Mané ao Senegal, Naby keita á Guiné Conacri, szoboszlai á Hungria, daka e mwepu ao Zâmbia, haland á Noruega, sammassekou, haidara e Koita ao Mali, e entre outros, para não ficar aqui a noite toda. Se não é o melhor Scouting do mundo, não sei qual será. Um verdadeiro atestado de incompetência aos dirigentes portugueses.

    • André Dias
      Posted Novembro 30, 2019 at 1:08 pm

      Já se falou nisso aqui no VM. Os clubes portugueses deviam explorar mais a Europa de Leste, a Escandinávia e o Leste da Ásia, por exemplo. Nem o excelente achado que foi Nakajima abriu os olhos dos nossos dirigentes para o potencial de outras regiões.

      Continua-se a insistir na América do Sul após a inflação do mercado. Os maiores talentos sul americanos são cada vez menos acessíveis para os bolsos portugueses e clubes como o Real Madrid já se antecipam ao ponto de pagar 30M por miúdos de 17/18 anos.

      • Joga_Bonito
        Posted Novembro 30, 2019 at 2:19 pm

        Concordo. A isso junta-se o facto de que no Brasil os talentos já não são tão abundantes como antes, devido ao mau trabalho feito na formação, a começar pelo aniquilamento do futebol de rua, a excessiva academização dos talentos e a fuga de muitos talentos ainda em crianças para outros países.

    • Di Sanctis
      Posted Novembro 30, 2019 at 1:23 pm

      O RB tem várias academias em África, sendo que vários jogadores desses países, vem primeiramente para a Europa para jogar no Liefering clube satélite do RB, que milita na segunda divisão austríaca. Também do RB do brasil (agora a redbull adquiriu o Bragantino que subiu recentemente ao brasileirão), vem vários jogadores jovens para o clube austríaco.
      Houllier é já há vários anos diretor geral do RB, e este Homem tem um passado que fala por si em apostar em jovens promessas, quem não se lembra do Lyon com Benzema, Ben Arfa, entre outros.
      Em suma, uma grande política de recrutamento, um scout mundial, uma aposta em academias em áfrica um enorme viveiro de talentos, que tem que ser fortemente trabalhados do ponto de vista tático a partir dos 17 a 18 anos.
      Um Clube que tem crescido de forma fantástica o RB.

    • Analista Especialista
      Posted Novembro 30, 2019 at 1:39 pm

      Excelente tópico.
      Mas lembro que nós por cá também descobrimos qualidade, mas não apostamos nela a sério.
      Moreto Cassamá e Zé Gomes são dois exemplos recentes, Romário Baró é uma excepção.

Deixa um comentário