Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O fim… Para um novo Sporting

Quem me conhece sabe que não sou de responder às inúmeras brincadeiras de amigos e familiares quanto ao meu Sporting Clube de Portugal.

Quem me conhece sabe que também não sou de aproveitar os desaires momentâneos e acontecimentos negativos dos rivais para “gozar” com quem está na mó de baixo, o karma existe, e sendo Sportinguista nem é preciso o dito Karma.

O clube do meu querido avô, do meu querido pai, meu e das minhas filhas não precisa de forças externas para ser derrubado. Os Sportinguistas fazem isso sozinhos, mas isto não é novidade nenhuma.

Seja o presidente que lá estiver, ou consegue o apoio das claques fazendo-lhes favorzinhos, sejam eles de ordem lícita ou ilícita, seja com bilhetes para os jogos, seja com sedes para os meninos se organizarem e conspurcarem o nome do Sporting com actividades que em nada queremos misturadas com o nosso clube, ou até dando-lhes poder inclusive para bater nos jogadores, ora isto não acontecendo está pura e simplesmente condenado.

A concepção das claques têm um só fundamento e uma utilidade, apoiar o clube/equipas nos bons, nos maus e nos momentos assim assim. Tudo o resto não faz sentido só prejudica e deve ser erradicado dos campos de futebol e pavilhões.

Hoje li o comunicado de uma destas claques de tom muito ofendido e não posso deixar de pensar mas quem são estes?

Todas as claques foram criadas para apoiar as suas equipas e a sua utilidade extingue-se aqui, ler como li, que são sócios e tem direito a sua opinião levanta duas questões.

São mesmo sócios? É público que nem todos eram.

Se são sócios, realmente tem direito à sua opinião, mas a sua opinião não é mais válida de que a de qualquer outro sócio. Por isso assim como os outros, peçam vez, vão ao púlpito e digam o que tem a dizer. Agora como diz o ditado quando um burro fala os outros baixam as orelhas e deixem os outros sócios expressar as suas opiniões “caladinhos”.

“Será que o maior problema do Sporting Clube de Portugal são os seus adeptos?“

Na minha humilde opinião são, são as claques que querem ser mais do que devem ser, foram feitas para apoiar e não para criticar.

São os adeptos em geral que não estão para se chatear e não vão às assembleias “obrigar-vos a estarem caladinhos”. Um senhor deu-vos asas e poderes, mas esse tempo acabou. Este presidente, e muito bem, quer por-vos no vosso lugar, e comprou uma guerra que sem o apoio dos demais Sportinguistas vai perder.

Mas afinal quem querem os sportinguistas como presidente? As claques? Um criminoso qualquer com cadastro? Alguém da extrema direita? Querem um santo milagroso que desate a comprar paletes de vedetas compre o melhor treinador do mundo, resolva todos os problemas financeiros e ao mesmo tempo assim de repente voltam a jorrar CR7’s da academia em catadupa?

Os Sportinguistas querem uma utopia, o meu Sporting já não é o Sporting do meu querido e falecido avô. O Sporting precisa de recomeçar do zero sem guerras internas e com apoio total a quem nos faz vibrar a cada jogo, fazer do nosso estádio uma fortaleza.

Este presidente com todos os seus defeitos pegou no pior Sporting de sempre, e já viram que não só o nosso Sporting não acabou, como já ganhou competições, como já melhorou em vários pontos, agora não queiram o que não podem ter, que é uma equipa de futebol a lutar para o título de um dia para o outro.

Porque é disso que se trata (dizem eles, e não a cor do dinheiro nem o poder não é senhores das claques?) pois em todas as outras modalidades estamos fortes e pujantes, mais que nunca.

Ou se acabam com as claques ou com o poder das mesmas no Sporting, ou então rezem para que um sheik dos petrodólares pegue no clube.

Visão do Leitor: Diogo Gomes

23 Comentários

  • Post Author
    Visão de Mercado
    Posted Outubro 12, 2019 at 8:03 pm

    Link para quem pretende enviar textos https://blogvisaodemercado.pt/2019/09/visao-do-leitor-3/

  • J Silver
    Posted Outubro 12, 2019 at 8:22 pm

    Este texto podia correr a net. Muito bem dito.

  • Napoleon
    Posted Outubro 12, 2019 at 9:43 pm

    As claques são um dos grandes problemas deste Sporting actual mas não são o único problema. Esta direção, por exemplo, colocou a fasquia neles próprios elevadíssima. Se não estou em erro, Rogério Alves disse há uns tempos “se nos deixarem trabalhar, vamos lutar pelo título”. Claro que afirmações destas não ajudam e metem logo grande parte dos adeptos a achar que têm equipa para rivalizar com Benfica e Porto.

    O Sporting precisa de dar 10 passos atrás (desculpem o exagero) para dar 1 para a frente. Começar a perceber que durante uns anos têm de lutar com o Braga pelo 3º/4º lugar antes de poderem almejar o título que há tanto tempo foge. Gerar mais valias em jogadores, começar a construir um plantel jovem e com um ou outro jogador livre de qualidade, não com Jésés e Fernandos desta vida que vêm trazer apenas prejuízo financeiro ao clube.

    É importante o Sporting em primeiro lugar perceber que não pode meter a fasquia elevada nos objectivos se não vai andar sempre nisto. Contestação, uma nova direção a cada ano, 3 treinadores por época. Eu não sou Sportinguista, mas o último parágrafo defende uma ideia que eu já acho desde os anos de all in de Bruno de Carvalho que só levaram o clube a afundar-se ainda mais: o Sporting precisa de ser comprado por alguém rico. Não que seja algo fácil. Há sempre uma enorme contestação no clube, as contas não são as mais saudáveis mas do ponto de vista desportivo está num campeonato europeu e está sempre nas competições europeias.

    O Sporting nunca vai acabar por ter uma enorme massa adepta, mas acho que para sobreviverem têm de começar a olhar para novas soluções que não sejam perdões bancários e vendas com a corda ao pescoço no último dia de mercado.

    Portugal e a liga portuguesa precisam de um Sporting bom e que se recomende e não esta “Síria” que é agora.

    • Filipe Ferreira
      Posted Outubro 12, 2019 at 11:12 pm

      Mas qual lutar pelo 3º/4º lugar com o Braga? O Sporting não luta pelo título, mas lutar com o Braga? Pelo 4º lugar? Por amor de deus. Na pior época da história ficou com 7 pontos de vantagem do Braga. Nesta época também super complicada e conturbada, onde já tiveram 3 treinadores no banco, já vai com 3 pontos de vantagem. Mas achas mesmo que o Sporting tem que lutar com o Braga? Os Sportinguistas não podem é achar que o Sporting luta pelo título, luta sim por ganhar todos os jogos. O 3º lugar é a posição natural de hoje em dia, o 2º lugar é uma época interessante, já que garante liga dos campeoes e o 1º lugar é o sonho de todos os Sportinguistas. O braga… por muito que queiram não são o 3º grande, vejam lá se não ficam atrás do Guimarães este ano.

    • Pipi Romagnoli
      Posted Outubro 12, 2019 at 11:57 pm

      Concordo com tudo, mas na minha opinião o que mais sobressaiu no comentário e que para mim é o principal erro de todas as Direcções que passaram pelo Sporting é o discurso irreal com que brindam os adeptos quando são eleitos, é verdade que a exigência dos adeptos não ajuda por vezes, mas não é menos verdade que são os próprios líderes que puxam sempre do “Conto de Fadas” do Título a curto prazo sempre que se apanham no poder, e a verdade é que desde há mais de 10 anos que partimos consideravelmente atrás de Benfica e Porto.
      Este é um problema que teima em continuar, a falta de noção dos nossos dirigentes e como se isto não fosse já muito, temos outro grave problema que se repete à décadas que é o financeiro, ora ambos estes problemas (Exigência e Finanças) andam sempre de mão dada no Sporting.
      Exemplo de um leigo na área financeira:
      -Existe crise financeira e de resultados no Sporting, Direcção A cai e entra Direcção B eleita pelos sócios.
      -De imediato a Direcção B tenta tapar os rombos financeiro que existam à data, desafogando novamente o Clube.
      -Depois de uma ligeira melhoria nas contas, começa a existir alguma capacidade para investir e em vez de se poupar e investir com qualidade no futuro, apostando na prata da casa durante dois ou três anos para criar uma base na equipa principal, opta-se por começar logo a investir sem qualquer nexo novamente para criar a ilusão da luta pelo Título, quando damos por ela estamos no mesmo 3º ou 4º lugar que ocupávamos e com uma nova conta para pagar mais uns cepos de 5 ou 6 milhões de euros.

      Este é o Sporting desde que me lembro, espero que mude com esta Direcção mas não tenho ilusões, os negócio do Jesé, do Camacho e os das saídas do Matheus Pereira e Domingos Duarte foram para mim um sinal de que a tendência é infelizmente para manter.
      No entanto acho que a Direcção devia ir até ao fim do mandato e ver quais são os resultados finais, deviam era de falar menos visto que não é o forte deles, e é também à conta disso que a contestação tem aumentado, por vezes é preferível estar calado e saber passar “entre os pingos da chuva”. SL

  • Hugorr
    Posted Outubro 12, 2019 at 9:57 pm

    Infelizmente para o Sporting, a ‘guerra’ está longe de acabar. Julgavamos que após os incidentes em Alcochete e após Bruno de Carvalho, haveria um período de serenidade e recuperação no Sporting, mas o clima tão mau ou pior do que antes.

    O que se passou na AG é gravissímo, e este clima de tensão e hostilidade irá trazer problemas no futuro próximo.

    Não consigo entender o nível de pressão, com expectativas desmesuradas que se coloca nesta presidência, nesta equipa e nestes jogadores, sobretudo tendo as claques a adoptar esta postura.

    Não sou sportinguista, mas espero sinceramente que alguém consiga por mão no clube e nas claques, e que regresse um Sporting competitivo e forte, que bem faz falta.

    Se me tivessem dito à 20 anos que isto iria acontecer no Sporting, e que haveria tal nível de hostilidade, e de atrevo-me a dizer, iminente violência (mais ainda…), nunca acreditaria.

    Cumprimentos

  • Shelby
    Posted Outubro 12, 2019 at 10:29 pm

    O que eu queria? Um presidente competente, e um presidente competente não ia cometer os erros que foram cometidos esta temporada.

    O que vejo é que o passado molda muita gente ainda para um lado como para o outro. Se um lado temos uns que vão castigar estes por tudo e por nada, por outro vamos ter um grupo no qual este texto está identificado a aliviar tudo o que se faça tendo em conta o passado.

    Digam este segundo grupo que sentido teve este mercado de transferências? Aguentar até a ultima e do nada despachar titulares e ir buscar emprestados em busca de renascerem cá? Isto tudo ao mesmo tempo que se despede um treinador? Vão dizer que isto é por causa de pressões? Não alinho nessa narrativa.
    Depois o Sporting precisa de se reestruturar?Verdade…mas não da forma como muitos querem dar a entender…um projecto bem feito tem uma época de estruturação, uma de lançamento e 1 de afirmação para lutar e isto nem precisa de chegar a essa época e ser o mais favorito, mas no mínimo estar na condição de dizer que vai lutar, e isto só se faz com competência, com um projecto bem delineado que HOJE não sei qual é…e isso é porque quem gere se perdeu e não porque as claques gritam.

    Verdade seja dita esta direcção teve inúmeras oportunidades de tentar cumprir um lema na sua candidatura “unir o Sporting” que não fez e por muito que na AG tenham acontecido coisas inerraveis, um presidente a sair de um AG a dar beijinhos aos sócios é simplesmente estupido e revela pouca sensatez.

    • Abilio
      Posted Outubro 12, 2019 at 10:56 pm

      Titulares? O Bas Dost nos últimos 8 meses foi suplente do Luiz Phellype em 90% dos jogos.

      E entre vender o Raphinha e o Bruno Fernandes, qual é a dúvida de que o Varandas tomou a melhor opção?

      Isso dos emprestados é giro, mas se o Sporting está falido ia reforçar-se com quem? Está bem que o Bolasie e o Jesé são muito piores que o Castaignos, Barcos, André Baladas, Salim Cissés, esses craques de nível mundial e que se fartaram de marcar no Sporting, mas ao menos tem uma vantagem, se forem flops no final da época vão à vida deles e não ficam a ganhar ordenados principescos às custas do Sporting.

      A parte dos beijinhos, depois de ser insultados com todos os nomes e mais alguns, até foi bem pacífica. O primeiro-ministro por menos ia agredindo um velhote de 90 anos

      • Filipe Ferreira
        Posted Outubro 12, 2019 at 11:15 pm

        Não podia concordar mais. E da maneira como o eng. Shelby fala, parece que o futebol é uma ciência. Um projeto de reestruturação são 3 épocas: 1 de estruturação, 1 de lançamento e 1 de afirmação. Bolas nunca pensei que o futebol fosse assim tão básico.

        • Analista Especialista
          Posted Outubro 13, 2019 at 11:19 am

          A cena é que são mesmo 3 anos.
          Os ciclos típicos são 3 anos, mas sem omeletes não se fazem ovos.
          Estruturação, Consolidação, Afirmação.

          • goodwrench
            Posted Outubro 14, 2019 at 11:57 am

            É, 3 anos certinhos. O United do Ferguson demorou 6 anos até ao primeiro título. No Sporting há um tipo de adeptos que não tem esta paciência para projectos. Ano e meio de presidente com dois títulos no bolso e é rua com ele.

    • PT9Gomez
      Posted Outubro 12, 2019 at 11:37 pm

      Eu não queria, quero…
      Mas qual a solução? Quem quer ocupar aquele cargo que grantidamente vá fazer melhor? Quem ao fim de um mês, se não no proprio dia da sua eleição, se não se tiver comprometido com as claques não vai ser criticado insultado e humilhado? Quem?
      Criticar é facil, julgar o trabalho dos outros também, mas e soluções?

      Todos os associados, adeptos podem e devem ter as suas opiniões mas não há um que apresente soluções, é a lei do bota abaixo… e depois… depois logo se vê.

      Vale tudo para defender quem mais nos agrediu e falta nenhuma faz ao nosso clube.
      Critiquem nos locais proprios, nas alturas devidas, mas durante os jogos ou apoiam as equipas e limitam-se a isso ou fiquem em casa… As claques só fazem falta se forem para apoiar, grupos de ódio o desporto não precisa, muito menos o Sporting.

      • Shelby
        Posted Outubro 13, 2019 at 1:03 pm

        Soluções? E mostrar exigência sem comparações com a, b ou c. Tem que se ter a noção do momento que se vive e fazer daí a sua crítica e exigências.
        Veja se o caso dos aumentos que queriam e depois o discurso passou de abdicamos (apesar de uma ligeira hipocrisia por tras) depois da contestação.
        Mas a verdade e que ao dia de hj quem critica mais acaba por ser catalogado logo por um grupo e depois temos outro grupo a criticar por tudo e por nada
        O bom senso está a desaparecer por um extremar de posições e isso sim será o fim do Sporting, porque refugiar tudo nas claques e um erro como se viu no Sporting vs Rio Ave para a taça da liga.
        Esse sim será o caminho para o abismo.

  • Antonio Clismo
    Posted Outubro 12, 2019 at 11:46 pm

    O maior problema do Sporting são os seus próprios adeptos (então ultimamente as claques têm tido comportamentos deploráveis, vê-se mesmo que a torneira fechou para o lado deles, qual ao amor ao clube, qual quê).

    Depois há toda uma classe de dirigismo que é bastante limitada…

    Já que estamos numa liga onde mais de 70% dos jogadores são estrangeiros porque não começar a importar dirigentes também?

    Por exemplo, poderia trazer os dirigentes do Leipzig ou do Salzburgo que conseguem manter equipas poderosíssimas com muito pouco investimento, com base apenas num bom scouting.

    Se calhar é esse o único caminho para o Sporting, tornar-se um clube-empresa. Ter um plano sustentável, ser obrigado a apresentar lucros todos os anos, assim seriam obrigados a cortar as gorduras e muitos deixariam de viver às custas do clube.

    O Cristiano Ronaldo bem que podia comprar o Sporting e colocar a sua gestão ao cargo da Gestifute. Pelo que estão a fazer no Famalicão ou no Wolves podiam facilmente dominar o futebol em Portugal em pouco tempo.

    Com o actual modelo, cheio de gorduras e ineficiências, onde quase se deixou de investir na Academia e no futuro do clube… não vejo muito futuro para o Sporting, qualquer dia terá mesmo de fechar as portas.

  • Empresario_de_Lopetegui
    Posted Outubro 13, 2019 at 12:49 am

    Estes tipos das claques têm tanto amor ao Sporting como a maior parte dos trabalhadores têm pela sua entidade patronal, se pagar tudo bem, caso contrário ardeu.
    Esta gente critica que o Sporting está cheio de gente a querer servir-se do Sporting e eles são os principais a fazer isso.
    Se há jogos onde dizem que os adeptos ajudaram a vencer, também existe o oposto, para a Taça da Liga frente ao Rio Ave, a equipa na primeira parte com o jogo 0-0, até estava a jogar relativamente bem e esta escumalha com cânticos contra o presidente e assobios para a equipa.
    Era um favor que estes badamecos das claques e doentes seguidores da seita do brunismo deixassem de vez o clube, que criem um clube deles, o Bruno FC ou algo do género.

    • DICAS
      Posted Outubro 13, 2019 at 2:01 pm

      Tal e qual! Bruno FC tem de ser criado para eles irem todos recambiados !

      Aqui está a prova que o Sporting para eles não é a prioridade!

  • DQuinta
    Posted Outubro 13, 2019 at 10:31 am

    Quero só acrescentar uma coisa a este texto cuja opiniao é igual minha.
    Opinioes/manifestaçoes levadas a cabo no estádio e nas AGs, bem como dos “notáveis” dos jornais e da TV são-nos entregues como se fossem a opinião geral dos sportinguistas… Mas não são!!!

  • Analista Especialista
    Posted Outubro 13, 2019 at 12:03 pm

    2020/2021
    – Reformulação da Academia
    – Contratação do treinador do projeto: Rui Vitória
    – Contratação do diretor desportivo do projeto: Luís Campos
    – Contratação do diretor de futebol: Jesualdo Ferreira
    – Regresso de um jogador histórico que acrescente mística, liderança e qualidade: Adrien Silva
    – Contratação de reforços na linha de Luís Neto: Manuel Fernandes, Gaitán, Rony Lopes, Dyego Souza
    – Max, Renan, Rosier, Júnior Caiçara, Coates, Neto, Ilori, Tapsoba, Acuña, Borja, Battaglia, Eduardo, Manuel Fernandes, Adrien, Bruno Fernandes, Rony Lopes, Matheus Pereira, Gaitán, Plata, Vietto, Pedro Mendes, Luiz Phellype, Dyego Souza

    2021/2022
    – Venda de Bruno Fernandes por 50M para obter capital de investimento
    – Aposta em Geraldes para a posição 10 de Bruno Fernandes
    – Aposta na consolidação táctica
    – Contratações de jovens com potencial: Pelé (perfil similar a Danilo Pereira) Danilo Barbosa, João Carvalho, André Silva com saídas de Manuel Fernandes e Luiz Phellype
    – Contratação de Guarda-redes de topo: por exemplo Perin

    2022/2023
    – Manter a lógica e o plantel com um ou outro acerto
    – Promover 3 jovens na equipa A
    – Lutar pelo 1º lugar

  • DICAS
    Posted Outubro 13, 2019 at 1:29 pm

    Totalmente apoiado !!!

    Há uma grande forma de ajudar o Sporting neste momento!

    Nas redes sociais ! Pois se os únicos que escrevem e criticam são os desta pseudo claque, irá sempre parecer que está tudo contra a direcção !

    Temos nós Sportinguistas de coração de também deixar patente que muitos como nós apoiam não a direção especificamente mas sim a estabilidade necessária para o clube começar a crescer novamente ! Está nas nossas mãos colocar nem ue seja um comentário a defender que a estabilidade é a ponte para o sucesso e que direção nenhuma (a não ser que esteja a prejudicar o clube claramente tipo BDC) deve ser deitada abaixo só porque os meninos arruaceiros não a querem lá porque não lhes convém!!!!

  • Wonderkid
    Posted Outubro 13, 2019 at 3:14 pm

    100% de acordo. Se é só para assobiar os jogadores e o insultar o presidente façam um favor ao Sporting e fiquem em casa.

  • Bio
    Posted Outubro 13, 2019 at 7:38 pm

    Não sou do Sporting, mas adorei este texto.
    Deixa-me triste ver um clube de topo (no contexo nacional) tão sem rumo. Acho que uma recuperação do Sporting só beneficiaria o futebol português. Para isso acontecer têm de se deixar de apontar dedos ao clube rival quando as coisas correm mal internamente e é preciso mudar mentalidades. O clube precisa de estabilidade e de um projecto a longo prazo, passando pela aposta na academia e por objectivos realistas época a época, sem entrar em devaneios ou fantasias.

    Concordo com tudo o que o Diogo disse e gostava que se pudesse propagar esta mentalidade aos adeptos em geral, em vez da mentalidade de crítica absurda que a comunicação social no geral tenta difundir.

  • Estigarribia
    Posted Outubro 14, 2019 at 10:48 am

    Concordo plenamente com tudo o que o Diogo Gomes falou no texto. Subscrevo.

    Espero que as claques acabem de uma vez por todas no Sporting, já que têm mais amor ao dinheiro do que ao próprio clube (aquele comunicado da Juve Leo foi uma autêntica anedota, depois dos estragos que fizeram no dia 15 de Maio de 2018). Ainda assim, quem julga que os efeitos da invasão da Academia de Alcochete já passaram está redondamente enganado: as ondas de choque daquele acontecimento estão a começar a aparecer esta época e nas próximos vão-se manter essas mesmas ondas de choque. E eu temo que o meu Clube tenha um final infeliz, mas espero estar muito enganado.

    Como já disse naquele post da reestruturação financeira, a solução para o Sporting passa, única e simplesmente, pela venda, total ou parcial, da maioria da Sociedade Anónima Desportiva a um investidor estrangeiro, tipo alguém credível que possa investir num Grande Clube como é o Sporting Clube de Portugal.

    Tem de se parar de olhar para as vendas das SAD’s como um bicho-papão e os Presidentes e respectivos dirigentes da área da Comunicação, em vez de andarem a destilarem ódio todos os dias, deveriam informar, através dos canais de informação dos clubes, os sócios sobre essa possibilidade apresentando os prós e os contras dessa hipótese. Com investimento externo, o Sporting teria as seguintes vantagens:

    – Concretização de um projecto desportivo a médio/longo prazo com cabeça, tronco e membros;
    – Constante modernização do Estádio de Alvalade;
    – Constante modernização da Academia de Alcochete;
    – Maior possibilidade de pagar dívidas da anterior Direcção e de outras Direcções;
    – Maior margem para atacar o mercado de transferências, de forma a contratar contratações cirúrgicas (passo a redundância) e jovens promessas;
    – Maior facilidade em afastar certos e determinados ‘abutres’ que rodeiam o Sporting e ‘sugam’ todo o dinheiro do Clube e da SAD.

    Em suma, este é o caminho para a salvação e o renascimento do Sporting Clube de Portugal e que penso que deverá ser o clube pioneiro, entre os três grandes, utilizar essa tipo de investimento externo. Como Sportinguista, e apesar de não ser sócio, já estou mentalizado de que este é e tem de ser o caminho do Sporting e espero que Frederico Varandas e a restante Direcção tenham isso em mente num futuro próximo.

    Saudações Leoninas

Deixa um comentário