Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Sporting continua a sorrir na Europa e já lidera o grupo (o LASK goleou o PSV); Coates e Bruno Fernandes marcaram; Doumbia voltou a destacar-se; Borja não aproveitou a titularidade

Não foi uma grande exibição, bem pelo contrário, ainda por cima a goleada do LASK ao PSV (4-1) deixa tudo em aberto, mas os leões cumpriram com a sua obrigação e a nível europeu continuam a dar uma imagem positiva. Silas alinhou com 3 centrais, no entanto a equipa leonina na 2.ª parte fartou-se de ‘meter água’, permitindo a um adversário inferior criar vários lances de perigo. Borja foi claramente o elo mais fraco no sector defensivo, sendo ultrapassado várias vezes e errando sempre com bola. Melhor esteve Doumbia, que (mais uma vez) recuperou várias bolas, e está claramente melhor ao nível do passe e na leitura de jogo. Eduardo, por sua vez, pouco ou nada acrescentou (lento e pouco influente com bola). Na frente Bolasie esteve trapalhão, já Vietto e Bruno Fernandes conseguiram acrescentar alguma qualidade no momento da posse, mas raramente tinham com quem se associar.

Rosenborg 0-2 Sporting (Coates 16′ e Bruno Fernandes 38′)

O Sporting voltou a derrotar o Rosenborg e assumiu a liderança do grupo D da Liga Europa, com 9 pontos, mais 2 que o LASK e PSV. Coates abriu o activo de cabeça, num lance de insistência, tendo Bruno Fernandes, depois de uma recuperação de Doumbia, ampliado. No 2.º tempo a equipa da casa aproveitou as debilidades da equipa leonina para criar vários lances de perigo, ainda acertou no ferro, mas o resultado não se alterou. Também o Sporting, por Vietto e Pedro Mendes, podia ter marcado. Na próxima jornada a turma de Silas vai receber o PSV.

XI do Rosenborg: Hansen; Hedenstad, Reginiussen, Hovland, Meling; Lundemo, Åsen, Jensen; Trondsen, Adegbenro, Søderlund.

XI do Sporting: Renan Ribeiro; Rosier, Ilori, Coates, Neto, Borja; Doumbia, Eduardo; Bruno Fernandes; Bolasie, Vietto.

50 Comentários

  • Pedro FN
    Posted Novembro 7, 2019 at 7:47 pm

    Eu sinceramente até percebo estas exibições.
    Não podemos, nós sportinguistas, pedir muito mais que isto. Agimos e jogamos como equipa muito pequena, somos mais pequeninos do que as equipas pequenas. Somos dominados por equipas que lutam para não descer.
    A culpa? Silas tem mentalidade de treinador não ganhador, o jogo dele é muito mau. Bola sempre para trás. Jogadores? Sim, não há química nenhuma. Ridicula a forma como jogadores profissionais não olham para a frente, não encaram o defesa mas isso também deve ser a ideia do treinador, como também os defesas andam ali feitos parvos e a maltratar a bola.
    Não digo mais nada. O que vale é que as pessoas gostam destes jogos, em que a defesa brinca e há sempre oportunidades de golo.
    Infelizmente é o que temos e é continuar com esta palhaçada de estrutura. É deixar andar.

    SS

    • Filipe Ferreira
      Posted Novembro 7, 2019 at 7:57 pm

      Ridiculo também a quantidade de compassos de espera que um jogador do Sporting tem que fazer num contra ataque para aparecer um colega… Defensivamente vai-nos valendo que defendemos com muitos, ofensivamente é do pior que se vê pela Europa

  • Filipe Ferreira
    Posted Novembro 7, 2019 at 7:47 pm

    Já vi muito jogador mau no Sporting, mas alguém do nivel do Borja? Nao me lembro.
    A vitória do LASK era das piores coisas que podiam acontecer, como duvido que ganhemos na Austria e ao PSV, acredito que seremos eliminados

    • BENFICA36
      Posted Novembro 7, 2019 at 7:53 pm

      E com esse pessimismo lá vão ganhando lá fora e basta um empate e estão apurados.

      • Filipe Ferreira
        Posted Novembro 7, 2019 at 7:56 pm

        E o empate vai ser onde? Com o LASK na Austria que acaba de golear o PSV e não goleou em Alvalade por obra de Deus, ou vamos empatar com o PSV que tem um plantel bem superior? Acredito mais no empate com o PSV do que com o LASK

      • Chomate
        Posted Novembro 7, 2019 at 8:05 pm

        Como é que isso funciona, explicar-me. Se o Sporting empatar o próximo jogo, empata em pontos com Lask Linz provavelmente, e fica com mais dois pontos que o PSV. Perdendo na última jornada, é ultrapassado em pelo PSV, em caso de vitória dos mesmos, e também pelo Lask Linz.
        E da forma como o Sporting tem jogado, é o cenário mais provável.

    • J Silver
      Posted Novembro 7, 2019 at 8:00 pm

      Marian Had, João Mota, Farnerud, Carlos Bueno, Pongolle, Sarr, Maurício, Kirovski, Kutuzov, Krpan? Não defraudes a história do Sporting!

      • Filipe Ferreira
        Posted Novembro 7, 2019 at 8:03 pm

        Sinceramente a grande maioria desses ainda conseguiu ser mais útil e acrescentar mais que o Borja… O Borja chega numa época em que o Sporting vence duas taças e ele nao foi protagonista em nenhuma delas, na Taça da Liga não creio que já tivesse chegado ou clube ou que tivesse sido convocado, mas na taça de portugal fez questão de ser expulso no dragão no jogo antes.

        • Fantantonio
          Posted Novembro 7, 2019 at 9:04 pm

          O Borja já fez bons jogos no Sporting na época passada. Não está bem agora, mas dizer que grande maioria destes foi mais útil… Entre os que o Estigarribia e o J Silver mencionaram só Maurício, de resto, não consigo concordar e até poderia acrescentar mais nomes.

    • Estigarribia
      Posted Novembro 7, 2019 at 8:04 pm

      Grimi, Celsinho, Angulo, Zapater, Pedro Mendes (ex-Porto), Cristiano, Paredes, Enakharire, Mota, Ricardo Batista, etc, etc.

      Saudações Leoninas

  • Joao X
    Posted Novembro 7, 2019 at 7:49 pm

    Jogo qb, pede-se mais.
    Belo jogo de Doumbia hoje.
    Afinal o Silas é muito fraco, como é possível Eduardo e Borja fazerem os 90m?? Foram DEPLORÁVEIS, especialmente o último.
    Não tenho dúvidas que o Nuno Mendes faria melhor.
    E pelos vistos o Pedro Mendes é muito fraquinho, aquele último lance é escandaloso. Porque não passar ao Camacho que estava em excelente posição? Enfim.
    O Sporting ainda vai ter que suar muito para passar à próxima fase.

    • Joao X
      Posted Novembro 7, 2019 at 7:55 pm

      Esqueci-me de referir que o Varandas deve começar já a procurar um novo treinador.

      • Chomate
        Posted Novembro 7, 2019 at 8:12 pm

        Pode-se mudar de treinador á vontade, mas os problemas não vão desaparecer.
        A insistência em jogadores que não rendem minimamente tem sido algo em comum com todos os treinadores durante a presidencia de Varandas, o que demonstra que no Sporting, não se joga com base na qualidade nem no rendimento desportivo.
        A única hipótese era contratar um treinador como JJ ou Mourinho que não aturariam este non sense. Mas como isso é impossível, o melhor seria trocar de presidente.

        • Joao X
          Posted Novembro 7, 2019 at 8:35 pm

          E o que mudaria com um novo presidente? Isso não faz sentido.

          • Chomate
            Posted Novembro 7, 2019 at 11:47 pm

            Talvez com Benedito ou outro candidato, não existisse tanto conformismo e tanta incompetência acabasse.
            Agora continuar a esperar que Varandas acerte com o treinador e as coisas comecem finalmente a melhorar é que também não me parece ser o caminho.
            É que com 3 treinadores já este ano, o futebol e as opções têm sido todas +/- as mesmas, começo a pensar que se calhar não é só incompetência dos treinadores…

    • Nuno Pereira
      Posted Novembro 7, 2019 at 8:09 pm

      Nao era o Borja que ia ser um craque?

      • Joao X
        Posted Novembro 7, 2019 at 8:30 pm

        Vai lá buscar o meu comentário a afirmar isso, sff.
        Confesso que inicialmente até parecia jeitoso, mas craque?? Mostra lá comentários do pessoal a dizer isso.

    • OlaTudobem
      Posted Novembro 7, 2019 at 8:24 pm

      Tudo fraco portanto. Bom saber

  • Obelix
    Posted Novembro 7, 2019 at 7:56 pm

    Eu até tolero falta de qualidade. Nem todos os jogadores de futebol têm de ser tecnicamente fortes (num Sporting exigente seriam, mas isso já desisti). Agora aliar à falta de qualidade a TOTAL falta de intensidade/vontade? Isso não é tolerável.
    Borja; Rozier e Eduardo comigo simplesmente não jogavam mais. Inacreditável a falta de vontade com que jogaram. Borja e Rozier são maus demais para este nível.
    Renan, Doumbia, Ilori, Bolasie não têm o nível exigível para um bom Sporting, mas ao menos aparentam esforçar-se. Doumbia hoje esteve bastante bem até.
    Bruno Fernandes a PL a segunda parte toda? Porquê?

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Novembro 7, 2019 at 7:56 pm

    Sporting consegue o essencial, mas a exibição voltou a ser apática. Equipa marca e desliga automaticamente. Valeu que o adversário era super frágil e, apesar das oportunidades criadas, não teve qualidade para finalizar com sucesso. Nota para o bom jogo de Doumbia, que vem em crescendo nas últimas semanas. Muita recuperação de bola. Gostei de Ilori também. Em sentido inverso, Renan inseguro de novo, Borja patético, Eduardo muito aquém do exigível, Rosier sofrível e Vietto muito ausente. Bom golo do Bruno Fernandes também, que hoje esteve mais perto da zona de finalização. Ainda assim, este sistema coloca muitas unidades atrás mas não vi a equipa a defender com segurança e o adversário era o Rosenborg… Silas quer muitos sistemas quando nem há tempo para treinar quase. Não faz sentido.

    Por outro lado, o LASK confirmou as credenciais em Alvalade e não perde nenhum dos jogos com o PSV, tendo hoje goleado por 4-1. Vai ser muito duro na Áustria e, apesar dos 9 pontos e liderança, a luta pelo apuramento vai ser a 3 até final. Podemos morrer na praia se este nível exibicional continuar assim fraco e a verdade é que tivemos muita felicidade nas 2 partidas em Alvalade.

    • OlaTudobem
      Posted Novembro 7, 2019 at 8:23 pm

      Onde é que o Renan esteve inseguro? Sempre a bater no ceguinho já cansa

      • Obelix
        Posted Novembro 7, 2019 at 8:30 pm

        Há guarda redes que têm o dom de fazer defesas difíceis parecerem fáceis.
        O Renan tem o dom de fazer qualquer defesa fácil parecer dificílima.
        Não esteve mal hoje, é um facto. Mas quando começar a agarrar uma bola que seja, dará mais segurança à defesa.

      • Filipe_Carvalho
        Posted Novembro 7, 2019 at 8:33 pm

        Em todas as suas acções. Nunca agarra bola. Defende sempre a dois tempos. Quem andou lá dentro sabe que isto deixa sempre os defesas desconfiados do seu guarda redes.

      • Filipe Ferreira
        Posted Novembro 7, 2019 at 8:40 pm

        Realmente parecia que ele tava ceguinho a bater na bola, a reposição de bola do Renan é medíocre

      • Rodrigo Ferreira
        Posted Novembro 7, 2019 at 8:58 pm

        Um livre larga para zona de finalização, cruzamento a seguir fica a olhar, um cruzamento fácil na 2.ª parte soca para a entrada da área em vez de agarrar.

    • Fantantonio
      Posted Novembro 7, 2019 at 8:54 pm

      Não concordo nada com a tua avaliação do Vietto e do Renan, principalmente do primeiro que era o único com alguma clarividência com a bola nos pés e até criou sozinho uma oportunidade de golo flagrante numa altura em que o SCP nem fazia 3 passes seguidos.

  • Deco10
    Posted Novembro 7, 2019 at 7:56 pm

    Só mesmo os adeptos do Sporting para acharem que um resultado dos adversários que lhes permitiu ter subido para o primeiro lugar do grupo é um mau resultado…

    Estão com medo de ir à Áustria jogar contra o LASK Linz? Mas que é isto? O Sporting, esteja em que situação estiver, tem obrigação de ir à Áustria dominar o jogo e confirmar o apuramento. Que mentalidade de pequeninos se formou em Portugal. O Benfica anda há uma década a penar na Champions porque acham-se sempre inferiores e têm medo de lá jogar, depois chegam à Liga Europa e eliminam equipas como a Juventus, por exemplo. O Sporting agora até na LE tem medo de jogar contra o LASK Linz. Pelo menos o Porto ainda vai tentando dividir os jogos e tentar controlar as equipas teoricamente inferiores, este ano tem corrido mal é verdade, mas pelo menos não entra com a mentalidade que o jogo já está perdido…

    Que raio aconteceu para chegarmos a este ponto?

    • Rodrigo Ferreira
      Posted Novembro 7, 2019 at 8:03 pm

      Claro que é mau tendo em conta que jogamos na Áustria e que não estamos a jogar pão. É a diferença de ter apenas 2 de vantagem para o 3.º lugar ou de ter 5 se o PSV ganhasse.

      • Deco10
        Posted Novembro 7, 2019 at 8:15 pm

        E estão com medo de ir jogar a Áustria? O objetivo do Sporting neste grupo tem de ser passar em primeiro, qualquer resultado que o permita não pode ser encarado como um resultado negativo, isso demonstra bem da mentalidade pequenina que se criou no clube… Se o PSV tem ganho o primeiro lugar era uma miragem e, isso sim, devia ser encarado como algo mau.

        • Rodrigo Ferreira
          Posted Novembro 7, 2019 at 8:56 pm

          Alguém falou em ter medo? Ser um resultado pior significa ter medo? Que disparate. Aliás pelo teu comentário vê-se que nunca viste o LASK e que não deves ver jogos há muito tempo. Benfica a eliminar Juventus… Isso já foi há uns anos amigo. O Benfica na época passada teve dificuldades com o D. Zagreb por exemplo.

          • Deco10
            Posted Novembro 7, 2019 at 9:21 pm

            É por comentários como este que aconselho todos os meus conhecidos a terem atenção às aulas de português na escola. Interpretação é importante.

            O que eu disse foi que na última década o Benfica se acobarda sempre na Champions, independentemente do plantel e treinador que têm, mas depois chegam à Liga Europa e eliminam equipas “de Champions”, como é o caso da Juventus.

            Tudo tem a ver com a mentalidade que entras em campo.

            Não vou estar aqui a discutir quem vê mais futebol, porque será sempre um assunto sem resposta, mas posso-te garantir que vejo futebol suficiente para formar opiniões fundamentadas e não opiniões de atirar cuspe no papel para ver se cola.

            O LASK Linz é uma equipa organizada, verdade, mas é uma equipa com intervenientes bem mais limitados do que os intervenientes do Sporting. O Sporting se entrar no jogo com cabeça e com consciência de que é, de facto, mais forte que os austríacos, aumenta bastante as hipóteses de vencer. O problema é que o Sporting, e os outros grandes, na Europa, já entram com mentalidade de que não são melhores que o adversário, o que é alarmante. E isto serve também obviamente para o Benfica que nestes últimos anos tem sido uma desgraça na Champions por isso mesmo, entra sempre a pensar que é inferior e depois acaba mesmo a sê-lo.

            • Rodrigo Ferreira
              Posted Novembro 8, 2019 at 10:24 am

              E o Sporting eliminou o Manchester City e então?
              Pelos vistos não vês. Avalias o LASK pela nacionalidade do clube e isso é um disparate. E repito. Ninguém disse que o Sporting ia com medo à Áustria, apenas que era melhor terem perdido. Tu achas que estar em 1.º é uma grande coisa quando o apuramento só está seguro por 2 pontos. Eu acharia melhor estar em 2.º mas ter 5 pontos de avanço e poder ser 1.º ao derrotar o PSV em casa. É contigo.

      • Filipe_Carvalho
        Posted Novembro 7, 2019 at 8:32 pm

        A viagem em Austria pode nem contar para nada. Se ganharmos o proximo jogo ao PSV estamos qualificados.

    • Filipe Ferreira
      Posted Novembro 7, 2019 at 8:05 pm

      O Sporting nem na Noruega contra uma equipa patética conseguiu dominar o jogo, achas que será contra uma equipa bem organizada e de qualidade que o vai fazer? Será uma sorte se trouxermos pontos

    • Pipi Romagnoli
      Posted Novembro 7, 2019 at 8:08 pm

      O Sporting enquanto Instituição tem obrigação de ir ganhar à Áustria isso é verdade, mas também é verdade que quem conhece este grupo de jogadores que representam o Clube neste momento tem a noção de que é muito possível ir lá e levar 2 ou 3 secas, o LASK pode não ter nome, mas tem uma equipa que joga mais do que nós. SL

      • Deco10
        Posted Novembro 7, 2019 at 8:57 pm

        Na minha opinião a mentalidade do grupo é muito mais afetada pela mentalidade dos adeptos e dirigentes do que pela mentalidade “deles próprios”. Por exemplo, o caso do Benfica, cá em Portugal são reis, entram em todos os jogos para ganhar, chegam à Champions e deixam-se influenciar pela mentalidade pequena dos seus dirigentes e acobardam-se todos…

        Eu lembro-me de quando era miúdo e jogava à bola, ganhamos os jogos todos da primeira volta até ao último que foi contra o Braga, como era o Braga entramos cheios de medo e acabamos a levar 5 ou 6… nós tínhamos equipa para lutar pelo jogo ou até mesmo ganhar, mas deixá-mo-nos influenciar por nomes.

        O Sporting tem muito melhores intervenientes do que o LASK Linz, se entrarem em campo com respeito pelo adversário mas sem medo de dominarem o jogo, têm tudo para ganhar. Se entraram com a mentalidade de derrotados como têm entrado em quase todos os jogos, estão tramados.

        Atenção, isto é uma crítica aos 3 grandes em geral e não só ao Sporting, apenas incido mais no Sporting por ser um post sobre o clube.

        • Gunnerz
          Posted Novembro 8, 2019 at 8:25 am

          Se o lask perdesse o Sporting estava mais perto da qualificação e podia ficar em primeiro. Neste caso está em primeiro mas com 2 equipas com quem ainda vai jogar a morder os calcanhares. De qualquer forma, em ambos os casos, é preciso ganhar mais 1 jogo.

    • O Comendador
      Posted Novembro 7, 2019 at 9:56 pm

      Deco10, completamente de acordo.
      Parabéns pelo comentário!

      O JJ tem muitos defeitos, mas mudou mentalidades quando passou pelo Benfica e pelo Sporting. Depois de sair desses clubes tudo regrediu, sendo que no caso do Sporting com as agravantes conhecidas.

  • mcthespecialone
    Posted Novembro 7, 2019 at 8:14 pm

    Se o adversário fosse um pouco forte, hoje tinha corrido muito mal mesmo.

  • Pésquerdo
    Posted Novembro 7, 2019 at 11:05 pm

    Quando se joga contra equipas destas, em que há espaço e tempo para tudo, é que se vê o nível dos jogadorzecos que o Sporting tem.
    A bola chora nos pés deles… foi 90 minutos a tratar mal a bola. Até o Bruno Fernandes regrediu 20 níveis do que era antes. Está lento e a bola foge constantemente dos pés.

    A nível de orientação, Silas está a perder a tolerância… a equipa não sabe construir, não sabe e não quer ter bola.
    As linhas são distantes e têm tendência a afastar-se ainda mais durante a partida.

    Lá se conseguiu os três pontos mas a sensação de pobreza e falta de ideias no futebol do Sporting intensifica-se cada vez mais.

    • Fantantonio
      Posted Novembro 8, 2019 at 12:03 am

      Eu concordo com o teu comentário. Porém, permite-me uma ressalva, acho que na primeira parte deste jogo, tirando uma ou outra desconcentração na defesa, deu para perceber mais ou menos qual era a estratégia para o jogo, sair de trás, procurar chamar o Rosenborg para que se exponha e explorar o espaço e de certa forma, funcionou. O grande problema está na distância das linhas que mencionas, o Sporting a jogar com 3 defesas acabou por se fechar demasiado no seu meio-campo e passar por apertos por estar com o bloco demasiado baixo e para isto só há duas razões, na minha opinião: ou os jogadores acomodam-se e são displicentes/intranquilos (acho que isto tem acontecido em todos os jogos em que conseguem uma margem confortável relativamente cedo) ou então os processos de jogo não estão a ser assim tão bem treinados e aqui também acho que há um problema porque ninguém sabe qual é o esquema base, a equipa base e os fundamentos base do Silas porque têm alterado de jogo para jogo sem continuidade aparente. Parece que começa a haver alguns conceitos que estão lá, mas que ou não são trabalhados o suficiente ou os executantes é que não dão para mais

      • Pésquerdo
        Posted Novembro 8, 2019 at 9:09 am

        É uma boa análise, eu só consegui chegar a casa por volta dos 30 min de jogo e não vi o início, mas deu para ver que jogamos mais nos 15 min que vi da primeira parte, que na segunda parte toda.

        Eu penso que tocas em dois pontos fundamentais:
        -os executantes não dão para mais;
        -tem-se alterado o esquema base de jogo para jogo.

        Este último então eu não entendo. É que qualquer treinador sabe que isso é o erro mais básico e fácil de evitar. Está mais que provado que mudar sistemas constantemente é muito prejudicial para um grupo e para os seus resultados.

        Quanto aos jogadores serem fracos, é o que tenho dito desde Agosto. A direcção falhou grosseiramente a nível desportivo.

    • tiagoagm
      Posted Novembro 8, 2019 at 9:32 am

      Defender a segunda parte toda com o modesto Rosenborg é obra. Mas o que interessa é que ganhou e ponto. Acho que em todos os jogos que fez excepto o ultimo com o tondela o sporting foi pior que o adversário, mas conseguiu ganhar. Grande Silas.

      • tiagoagm
        Posted Novembro 8, 2019 at 11:20 am

        Nao me expliquei bem, estava a referir só a liga europa. Foram inferiores ao Lask ( em casa ) e PSV. Com o Guimaraes agora que fala tiveram a sorte do jogo, mas não foram superiores ao vitoria. E com o Paços não me estou a recordar do jogo agora.

  • M4R7UCH0
    Posted Novembro 8, 2019 at 10:28 am

    Mas o varandas não era o sabichão que iria por o SPORTING na luta?
    Não era ele a sua estrutura bem preparada?
    So agora é que vêm que o problema não são os treinadores mas sim a estrutura que não demonstra ser exigente e automaticamente os jogadores se acomodam, dai esses resultados que me fazem lembrar o tempo do Godinho Lopes.
    Ja estivemos bem melhores a fazer bons jogos e sem medo seja com que equipa jogar, mas agora assistir jogos do SPORTING é uma tristeza sem fim.
    Precisamos sim de escolher um PR melhor porque o Varandas não o é.

  • Wonderkid
    Posted Novembro 8, 2019 at 10:39 am

    Honestamente, fico feliz que Silas tenha finalmente experimentado esta tática, pois como já tinha dito, atendendo às características do plantel, parece-me ser a melhor opção. É preciso é começar a consolidar conceitos e processos para apresentar um melhor futebol.

  • mcthespecialone
    Posted Novembro 8, 2019 at 12:57 pm

    O que mais preocupa com Silas é o facto de não existir um modelo base. A equipa muda todos os jogos e passado um mês não consigo dizer qual é o modelo deste Sporting de Silas nem quais são os titulares ou as segundas linhas. Acho que não há coisa pior do que uma equipa não ter identidade e andar a mudar de modelo de acordo com o adversário.

    • Joao X
      Posted Novembro 8, 2019 at 1:52 pm

      Os jornalistas, se pensassem pela sua própria cabeça e se pudessem fazer as perguntas que quisessem, entalavam facilmente o Silas com perguntas sobre os excesso de sistemas que tem usado, os 11s ridículos que monta e jogadores que escolhe, etc. Isto faria com que o Silas refletisse sobre o trabalho que anda a fazer, que é fraquinho.

      • mcthespecialone
        Posted Novembro 8, 2019 at 2:16 pm

        Alguém tem de lhe dizer que para se ter estratégia para um jogo não implica mudar o modelo. O Sporting neste momento é uma equipa sem identidade.

Deixa um comentário