Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Benfica: Florentino e RDT também ficam de fora na Taça

Qual deve ser o XI das águias? Lage repetiu a equipa nos últimos 3 jogos, por isso é natural que faça algumas mexidas. Neste capítulo continua a ser surpreendente que Florentino e RDT não contem nem para o banco.

Bruno Lage convocou 18 jogadores para o duelo do Benfica com o SC Braga, referente aos oitavos de final da Taça de Portugal. O principal destaque vai para as ausências de Florentino e RDT, que já tinham ficado fora das opções nos últimos jogos.

Convocados do Benfica:
Guarda-redes: 
Ivan Zlobin e Odysseas;
Defesas: Tomás Tavares, Nuno Tavares, Jardel, Ferro, Rúben Dias e Grimaldo;
Médios: Samaris, Taarabt, Pizzi, Gabriel, Chiquinho, Caio e Cervi;
Avançados: Seferovic, Jota e Vinícius.

43 Comentários

  • Antonio Clismo
    Posted Dezembro 18, 2019 at 11:30 am

    Florentino tem que aproveitar este tempo fora para treinar e evoluir aspectos em que está menos bem como o passe longo e o jogo aéreo.

    • Tim Cahill
      Posted Dezembro 18, 2019 at 1:05 pm

      Isto sim é um grande ponto. É que toda a gente fala do passe como se o rapaz fosse atacante. Ele é trinco e já houve e há grandes trincos sem terem um passe por aí além. Logo de cabeça Fejsa, que em tempos foi um monstro no meio campo, sem fazer passes de ruptura. Agora o jogo de cabeça é importantíssimo e tanto o Tino como o Gedson é hilariante vê-los a tentar ganhar a bola de cabeça.

      • Joga_Bonito
        Posted Dezembro 18, 2019 at 1:33 pm

        Mas não é a questão de se estar a pedir um Redondo. A questão é ele não conseguir sair com bola do sufoco. Sob pressão quando muito passa para um ao lado dele e mesmo assim falha e só acerta em passes a 2 ou 3 metros. Ele tem de conseguir sair da pressão com bola, ninguém pede pormenores de classe, mas o mínimo de capacidade em sair do sufoco e isso ele não consegue. Ainda por cima, numa equipa que actua sem 10 e num meio campo a 2, a equipa fica incapaz de criar, porque basta anular o Gabriel que a equipa não tem criação. O Benfica fica muito pobre assim.

        • Mantorras
          Posted Dezembro 18, 2019 at 3:26 pm

          Concordo. Em tempos defendi aqui o Florentino, e a sua capacidade de passe curto, porque quando a equipa esta mais envolvente e tem muitas opcoes ele nao precisa de ser o esse jogador mais capaz com bola. No entanto, quando o nivel sobe, ou quando a equipa nao esteve tao bem, ficou evidente que o Benfica bloqueava completamente quando os adversarios “so deixavam a bola entrar no Tino” e bloqueavam o resto.

          E como dizes, nao e preciso grandes truques, mas cobrir bem a bola com o corpo (a Manuel Fernandes), conseguir rodar e entregar a alguem mais a frente, ou variar o jogo com um passe um pouco mais longo e essencial ele evoluir.

  • Estigarribia
    Posted Dezembro 18, 2019 at 11:35 am

    Vlachodimos
    Grimaldo
    Ferro
    Rúben Dias
    Tomás Tavares
    Samaris
    Taarabt
    Caio Lucas
    Pizzi
    Chiquinho
    Seferovic

    Saudações Leoninas

  • Empaler
    Posted Dezembro 18, 2019 at 11:36 am

    Zlobin
    TT Dias Jardel Nuno Tavares
    Pizzi Samaris Gabriel Jota
    Chiquinho Vinicius

    Mais tarde poupava Pizzi, Gabriel e Chiquinho ou Vinicius

  • MuchoG
    Posted Dezembro 18, 2019 at 11:36 am

    Florentino tinha óbvias falhas que o faziam ainda não estar preparado mas tem um potencial enorme, mas como o Benfica se recusa a reforçar foi atirado para o 11 sem estar pronto, ganhou estatuto e agora de repente nem convocado é, isto não me parece bom para a evolução de um jovem jogador. Ainda por cima Samaris é o convocado quando começou a época na bancada e quando jogou foi terrível.
    Quanto a RDT, Lage pode dizer o que quiser mas está muito perto de ser queimado, sim não tem correspondido às expectativas mas agora vai ser impossível ter minutos? Como é que se vai provar? Outro queimado é o Conti, fez meia dúzia de jogos o ano passado e é preterido pelo Jardel que está acabado.

    • Joga_Bonito
      Posted Dezembro 18, 2019 at 12:14 pm

      O teu comentário é muito pertinente. Só mostra o que tenho vindo a dizer, ao fazer subir tudo do Seixal sem critério queimou-se etapas e jogadores. Os jogadores não são todos iguais e quando falamos de grandes clubes como o Benfica, só os prodígios podem pensar em ser titulares nesses clubes abaixo dos 21 anos. Hoje em dia pensa-se que basta ter-se muito trabalho e se consegue ser um Maradona, isso é um absurdo. O Cervi é um exemplo de que esforçar-se muito por si só não chega. Existe algo chamado talento sem o qual nada se faz. Ainda há dias o VM postou o Mikel a dizer que o Hazard se marimbava para os treinos mas era sempre o melhor nos jogos, porque tem um talento descomunal. É preciso voltar a falar de talento, um termo que foi vetado nos últimos anos devido à ideologia do wishfulll thinking que vende que basta trabalhar muito para lá chegar.
      Quanto ao Samaris, o caso é claro. ele foi afastado após ser crucial no título do ano anterior, sem que ninguém percebesse porquê. Quando as coisas começaram a apertar a nível de resultados, Lage sentiu ter de pô-lo de novo algumas vezes e afastou o Tino, o que mostra que na hora da verdade ele sabe que Samaris é neste momento melhor do que Tino. O que lança questões de porque Samaris foi afastado.
      Mas concordo que o Tino tem grande potencial a nível defensivo. Nunca será um 6 de top mundial, devido às falhas a nível do passe, mas se melhorar e conseguir um bom nível ao nível da saída com bola, penso que poderá um dia ser um titular numa equipa de top. Dará segurança defensiva, porque desarma muito bem, mas terá sempre de ser acompanhado de um 8 com grande técnica de passe e de ruptura.
      Quando ao Conti foi queimado sem que se perceba porquê. Começou por ser afastado por conta de um erro normal num jogo, ao passo que RD ou Ferro poderiam cometer os que quisessem que jogam sempre, porque são portugueses e do Seixal. Isto só mostra o equívoco que estamos a cometer em priorizar o Seixal, em criar uma discriminação positiva a favor dos jogadores lusos, afastando os estrangeiros que possam competir com eles. Isto só os vai prejudicar, porque eles quando forem para clubes onde não tenham o lugar garantido não saberão como ganhar por si o lugar. E depois surpreendemo-nos com o número de flops lusos que há lá fora, nada é por acaso.

    • Mantorras
      Posted Dezembro 18, 2019 at 3:38 pm

      Concordo. Nao que ache que Florentino nao possa ser titular, mas nao pode ser o “titularissimo”, quando acabou de subir aos seniores. Ele tem coisas obvias a melhorar, e mesmo que “todos tenham”, algumas sao mais obvias que outras. Nem penso que ele deva pensar em ser um 6 para uma grande equipa europeia, como ja se falava dele. De momento, ele deve pensar no que deve fazer para melhorar do ponto de vista individual (ele e quem o treina), para poder ser um 6 a medida do Benfica, para dar a equipa aquilo que um grande 6 no Benfica tem que dar. Se o conseguir, com mais esta e outra epoca em cima, entao pode ser o tal “titularissimo” no Benfica. Nessa altura, certamente ja seria entao opcao para a seleccao, e se conseguir uma afirmacao desse tipo, entao podem falar em ser opcao para um grande europeu… mas de momento? E queimar etapas, e “eudeusar” e colocar pressao desmedida.

      O Ze Gomes deu no que deu, a meu ver, em grande medida por ter sido lancado as feras demasiado cedo. Bem sei que na altura ficou “tudo lesionado”, mas la esta, um miudo com 17/18 anos, nao fez o golinho para “mais tarde recordar” e retirar aquela pressao de cima e com o acumular de minutos que teve, mais o hype que fizeram a volta dele, ficou o “gostinho” a “oportunidade perdida”. Ficou fragil mentalmente.

      Jogar no Benfica nao e jogar no Alverca, com todo o respeito. Jogar para 60mil, jogar na europa… passar a ser reconhecido em qualquer sitio onde va, em Portugal… isto para miudos de 18 anos nao deve ser facil. Com essa idade, sabe Deus falar em publico, para uma plateia, quanto mais este nivel de pressao.

  • Antonio Clismo
    Posted Dezembro 18, 2019 at 11:39 am

    Mas se o Benfica tiver realmente colocado o Florentino de lado (fala-se que andam atrás do Weigl do Dotmund) mais vale o Florentino sair por empréstimo em Janeiro. Adorava vê-lo no Mónaco a ser potenciado pelo Leonardo Jardim que é muito bom a tirar o melhor dos médios defensivos.

    Mas o Florentino é claramente um jogador que merece estar em clubes que disputem títulos. Não me admirava o Mourinho tentá-lo para o Tottenham também.

    • Valderrama
      Posted Dezembro 18, 2019 at 12:03 pm

      Pelas opções que já tem no plantel e pelo esquema táctico que tem usado ficava extraordinariamente surpreendido se o Florentino fosse sequer considerado para o Tottenham

    • Kafka
      Posted Dezembro 18, 2019 at 4:13 pm

      O Florentino nem para titular do Benfica serve e vai servir para uma equipa que aspira ser top10 Mundial como o Totenham??

      • Dca
        Posted Dezembro 18, 2019 at 4:42 pm

        Não serve para titular de um 4-4-2. Para outro modelo, que obrigue mais a defender que a atacar, mais que serve.

        • Joga_Bonito
          Posted Dezembro 18, 2019 at 6:56 pm

          Estamos a falar do Totenham. Um jogador que ainda não se afirmou num clube é solução crível para uma equipa que quer crescer e ser top como os Spurs?

  • mcthespecialone
    Posted Dezembro 18, 2019 at 11:47 am

    O Benfica tem um plantel incrível para o plano nacional. Florentino e RDT nem para o banco vão. Jogadores que seriam titulares indiscutíveis no Sporting por exemplo. Imaginem uma dupla de ataque com Vietto e RDT com Bruno Fernandes nas suas costas.

  • Tiago Silva
    Posted Dezembro 18, 2019 at 11:54 am

    Odysseas, Tomás Tavares, Rúben Dias, Ferro, Nuno Tavares, Samaris, Gabriel, Pizzi, Cervi, Chiquinho e Vinicius.

    Não é altura de grandes poupanças, isso é no fim de semana contra o Setúbal.

  • Joga_Bonito
    Posted Dezembro 18, 2019 at 11:56 am

    Apesar dos bons resultados continuo a temer o pior se o nível de dificuldade subir e continuarmos a dar fífias na defesa como estamos a dar. Temos uma defesa composta por sub-20s e dois miúdos, devíamos ter outra maturidade. E Grimaldo continua a arriscar em excesso.
    Em 4-4-2 que Lage gosta de usar, jogaria assim:

    Vlacho, TT, RD, Ferro, Grimaldo (com ordens para ficar na defesa, não jogar a falso extremo)
    Gabriel, Adel, Pizzi, Jota, Vinícius e Chiquinho

    Num 4-3-3, como defendo que deveríamos tentar para sermos fortes também lá fora e não só aqui defendo, tendo em conta a convocatória actual:

    Vlacho
    TT, RD, Ferro, Grimaldo
    Samaris, Gabriel, Adel
    Pizzi, Jota e Vinícius

    O Chiquinho podia jogar numa das alas ou o Pizzi a 10.

    Seja como for, veja-se que temos uma defesa demasiado jovem, onde não temos opções porque se limitou a fazer subir tudo do Seixal sem critério.
    E creio que com a saída de Ziv e de Cervi, teremos de ir ao mercado por um extremo. Ainda defendo a ideia de que devíamos ver se o NT consegue fazer esse lugar ou ser pelo menos uma boa opção. Se assim fosse, contratava-se mais um DE que alternasse com o NT na titularidade e subia-se o Grimaldo para extremo.
    Com Jota e Grimaldo a extremo esquerdo, mais Rafa na direita e Pizzi a interior em alguns jogos (acho que ele até renderia mais a 10 num 4-3-3) já podíamos ter uma melhoria técnica. Mas devíamos contratar alguém para ED, ficando assim com Adel e Pizzi como opções para médios de construção.
    Se o Tino continuar a sair das opções, devemos ver o quadro que temos de 6 e 8s. Temos duas certezas (Samaris e Gabriel) mas o grego tem já 30 anos. Depois temos o Gedson (que me parece estar verde para o Benfica e deveria ser emprestado) e o Tino, que passou de um estado de graça a ser criticado (por vezes em excesso parece-me).
    O Benfica tem de ter um reforço de qualidade claro e mesmo não sendo possível comprar muitos craques de uma vez, temos de injectar lentamente qualidade na equipa, com 2 ou 3 craques por ano contratados, criando em poucos anos uma base muito forte. Temos de inverter este paradigma de futebol que adoptamos nos últimos tempos.

    • Mantorras
      Posted Dezembro 18, 2019 at 12:46 pm

      Comentando apenas a parte do Grimaldo, nem sei se entendi correctamente o que querias dizer, mas pelo que entendi, discordo.

      1. Qual e real vantagem de ter um jogador como Grimaldo, cujo os pontos fortes sao iminentemente ofensivos (saida de bola excelente, cruza como poucos, remata bem, progrede facilmente com bola controlada, sabe criar superioridade e entender-se com os colegas, tabelar e ate no ultimo passe ja mostrou ser forte), preso atras?

      2. As dificuldades defensivas do Grimaldo nao se vao apagar por ele “ficar mais atras”. A equipa e que tem que compensar, como colectivo, as subidas dele, porque ele se apanhar um extremo minimamente bom pela frente, ou manco mas forte fisicamente, sofre muito, e ele a fechar dentro, em cruzamentos do lado oposto, nao ganha uma bola alta. Nao vai ser por ficar atras que isso vai melhorar.

      3. Num jogo mais dificil, mais competitivo, onde se espere que o Benfica “sofra”, entao e preferivel jogar sem Grimaldo, do que pedir ao Grimaldo para deixar de lado o que tem de melhor e “ficar”.

      4. Grimaldo nao e extremo, e na minha opiniao, nunca sera um extremo para o Benfica. Ele e bom de frente para o jogo. As suas combinacoes sao “ja em conducao/progressao”, e tiram partido de ser o elemento “a mais”, aquele que esta a “chegar com a bola controlada” a uma zona com as marcacoes encaixadas. Porque tem conficanca de levar a bola no pe ate a ultima, de chamar e obrigar um elemento contrario a sair da marcacao a um colega para ir na bola, e porque ele nesse momento, tanto tem qualidade para os driblar (fazendo muitas vezes 1 ou 2 slaloms por jogo que desmontam a defesa contraria, sempre partindo assim), como e capaz de soltar imediatamente no colega (agora solto) – e tem um bom passe – como e capaz de soltar no colega, continuar a corrida, receber mais a frente e continuar em tabelas que desmontam a organizacao adversaria. Ele como extremo, com o lateral perto, nas suas costas… nao vai conseguir receber e rodar, nao vai ficar de frente para o jogo e nao vai ser mais um a aparecer na area. Duvido muito que resulte.

      5. Eventualmente, Grimaldo pode jogar mais como medio, deixando a “linha de fundo” para o extremo, e juntando-se ao meio campo em organizacao ofensiva, jogando por dentro, com bola, onde fica mais perto para recuperar a posicao e onde pode ser bastante util tambem.

      Ele e importante jogando com liberdade para atacar (recuperando, como e obvio) e nao sendo assim, nao faz grande sentido ter Grimaldo em campo.

      • Joga_Bonito
        Posted Dezembro 18, 2019 at 1:09 pm

        Compreendo o que dizes mas ainda não se testou o Grimaldo a extremo para saber.

        • E o que temos
          Posted Dezembro 18, 2019 at 2:19 pm

          Não é preciso testar um jogador numa posiçao para perceber se ele vai dar nessa mesma posiçao ou nao. Como o mantorras disse grimaldo nao tem explosao para extremo e é bom a partir de trás, isto é obvio.

        • Mantorras
          Posted Dezembro 18, 2019 at 3:22 pm

          Certo, por isso referi que “duvido muito que resulte” no final do ponto 4. Isto e apenas a minha maneira de ver as coisas, claro.

      • Tiago Silva
        Posted Dezembro 18, 2019 at 2:33 pm

        O teu ponto 4 diz tudo e o mesmo se aplica ao Taarabt. São jogadores que gostam de estar de frente para o jogo, que gostam de ter metros para acelerar com bola e de combinar com os colegas.

  • BENFICA36
    Posted Dezembro 18, 2019 at 11:59 am

    Este ciclo com Zenit, Famalicão e Braga é muito exigente do ponto de vista físico.
    Lage ao ter encontrado a fórmula, não parece querer mudar pelo menos em jogos que decidem títulos ou competições daí achar normal que não mude ,já que venceu por 3 0 e 4 0 ,jogos teoricamente difíceis.

    O Braga é forte e acho que Florentino ,Gedson e RDT estão a ser trabalhados à parte para voltarem a ser mais-valias.

    Nenhum jogador está queimado em Dezembro.
    Florentino e RDT no início da época foram titulares em grande parte dos jogos, inclusive no 5 0 ao Sporting que decidia um título . Fejsa,Samaris e Gedson também já tiveram minutos, até David Tavares jogou na liga dos campeões e o Nuno Tavares começou a época em grande .

    Calma ,a época é longa e há minutos para todos.
    Taarabt já teve minutos, depois saiu do 11 e agora voltou . Seferovic já foi titular durante mais de 10 jogos ,agora é banco . Se forem ver bem as estatísticas, Lage só não utilizou Conti para jogos oficiais . Ou seja ,utilizou mais de 20 jogadores. Dantas também já teve minutos.

    Relembro que no início da época, Nuno Tavares,Florentino,Rafa, RDT e Seferovic estavam no 11 ,depois Florentino lesionou-se e entrou Fejsa com Taarabt, Taarabt lesionou-se e entrou Samaris, o Benfica têm o melhor plantel em Portugal, no jogo só cabem 11 +3 , acredito que Florentino ainda vai dar muitas cartas, mas têm de melhorar ofensivamente, assim como Taarabt quando esteve fora do 11 melhorou defensivamente. RDT têm de ganhar confiança e acredito que em muitos jogos voltará a ser opção.

    Quanto ao Weigl que hoje é associado ao Benfica . É um médio defensivo e que também joga a central, o Benfica assim prepara a saída de Jardel e Fejsa, e ainda abre espaço para um jovem da formação, Rafael Brito.

    Ronaldo Camará, Tiago Dantas e Umaro Embalo são os próximos a entrar na equipa principal depois das saídas de Zivkovic, Caio Lucas e a descida de David Tavares à equipa B.

    Zivkovic para vender, Caio Lucas para emprestar e ganhar minutos na liga.

    • Mantorras
      Posted Dezembro 18, 2019 at 12:54 pm

      Espero estar enganado, mas nao acredito minimamente que Weigl venha para o Benfica. Quem dera.

      • BENFICA36
        Posted Dezembro 18, 2019 at 1:09 pm

        Também não estou confiante quanto à sua concretização, mas se o Benfica conseguir é um upgrade em relação ao Jardel e Fejsa neste momento, tanto acrescenta a central como médio defensivo, têm 24 anos e se o Benfica de facto quer dar o salto é com jogadores destes.
        Não só contrata um jogador polivalente como ainda abre espaço à formação. Rafael Brito tanto joga a médio defensivo como defesa esquerdo. Com esses 2 jogadores ,o Benfica ganha mais opções. Jardel e Fejsa fazem apenas uma posição, este jogador faz as duas e ainda apostamos na formação como o Vieira quer .

        Resta saber se dão 25 milhões de euros ao Dortmund ,não acredito que venha por menos.

        • E o que temos
          Posted Dezembro 18, 2019 at 2:17 pm

          Weigl é superior a qualquer jogador que está presente neste momento no plantel do benfica

        • Mantorras
          Posted Dezembro 18, 2019 at 3:18 pm

          Pelo que li falam em emprestimo com opcao de compra. Parece-me a forma mais inteligente de fazer o negocio, e mesmo nao acreditando que Jardel saia (pelo peso no balneario), se sairem Jardel, Fejsa e Zivko, no final do ano, fica disponivel alguma massa salarial para uma ou duas contratacoes importantes.

          Acho que Weigl tem demasiado valor para vir jogar para Portugal, pelo que seria um bom upgrade (improvavel, mas bom).

          • Kafka
            Posted Dezembro 18, 2019 at 4:14 pm

            O Weigl é titular do Dortmund, porque motivo baixaria de patamar para vir para o Benfica?

            • BENFICA36
              Posted Dezembro 18, 2019 at 4:29 pm

              Nem mais . Benfica para ele era um passo em frente na carreira , se formos pelo dinheiro então o City e o PSG são melhores clubes do mundo. O Dortmund está longe do Benfica no que toca a história, quantas ligas dos campeões têm o Dortmund ? E finais ? Não brinquem com isto.

            • E o que temos
              Posted Dezembro 18, 2019 at 5:03 pm

              O weigl nao é titular do dortmund.

            • Bruno Cunha
              Posted Dezembro 18, 2019 at 5:06 pm

              Por não estar feliz com o facto de estar sempre a alternar entre o banco e a titularidade (o que nem faz muito sentido até porque em 24 jogos tem 18 titularidades), e pelo facto de o seu contrato acabar em 2021.

              Não é só o Benfica que está na luta segundo os Alemães o Hertha também, no entanto o seu salário é de 5 milhões brutos.

              Mas se quer mesmo vir para o Benfica está á vontade oferecemos o RDT + 10 milhões. Tornava-se logo o melhor jogador do plantel.

            • Mantorras
              Posted Dezembro 18, 2019 at 7:20 pm

              Insanidade temporaria?

              O meu comentario anterior diz: “nao acredito minimamente que Weigl venha para o Benfica”. E nao acredito mesmo nada.

    • Tiago Silva
      Posted Dezembro 18, 2019 at 2:31 pm

      O Weigl se viesse para o Benfica seria o melhor jogador da equipa provavelmente, um belo jogador. Não acredito que vá para o Benfica.

      • BENFICA36
        Posted Dezembro 18, 2019 at 4:31 pm

        Weigl é melhor que Rafa,Pizzi, Gabriel, Vinícius? Weigl neste momento está ao nível do Gabriel se vier para o Benfica, têm mais potencial mas no momento actual ,não o considero superior ao Gabriel.

        • E o que temos
          Posted Dezembro 18, 2019 at 5:35 pm

          Deixa de dizer barbaridades, estares a comparar weigl com gabriel é para rir. Um deles andava perdido no leganes até o benfica pegar nele, outro ja foi dos jovens com mais potencial no mundo.

          • Tiago Silva
            Posted Dezembro 18, 2019 at 7:55 pm

            Exato, o Weigl é muito melhor do que o Gabriel e melhor do que o Pizzi, o Rafa e o Vinicius.

      • Mantorras
        Posted Dezembro 18, 2019 at 7:25 pm

        Concordo. Teria de existir um motivo um pouco fora para isso acontecer.

  • Bernardo Guerreiro
    Posted Dezembro 18, 2019 at 12:01 pm

    Dois jogadores a serem queimados. Agora quando não estão em forma, nem na convocatória entram? O que dizer de Seferovic ou Caio Lucas? Esses já têm tratamento diferente? Ou Jota que, tirando contra o Covilhã, ainda não fez um bom jogo?

  • R10UELME
    Posted Dezembro 18, 2019 at 12:07 pm

    O Florentino é um excelente jogador com um grande potencial mas não encaixa num meio campo a 2. Se não houver perspectiva de mudança de esquema táctico talvez deva crescer a segunda metade da temporada no equipa que priviligie o 4-3-3 com um trinco.

  • LevonAronian
    Posted Dezembro 18, 2019 at 2:37 pm

    Uma vez que este é o último jogo a sério do Benfica antes da pausa e as palavras de Lage no após o Famalicão que 4 dias era tempo mais que suficiente para recuperar não estou a ver mudanças a menos que sejam forçadas. Na taça da Liga provavelmente será para mudar os 11 jogadores

  • opiniaodeadepto
    Posted Dezembro 18, 2019 at 3:08 pm

    Para mim estas ausências, só demonstram que há muita qualidade naquele plantel …

Deixa um comentário