Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

OFICIAL: O novo treinador do Barcelona

Para devolver o futebol mais ‘Cruyffista’ aos culés? Esta é uma decisão de recurso depois da nega da opção principal (Xavi) e da dificuldade em atacar outros possíveis alvos, como Roberto Martínez ou Koeman, mas acaba por corresponder ao desejo antigo de uma parte importante do clube blaugrana. É que já com Luis Enrique, e apesar do sucesso, o Barça afastou-se da matriz de futebol de Cruyff e Guardiola, e com Valverde isso ainda se acentuou mais. O problema é que a experiência de Setién é nula, ainda por cima o espanhol vem de uma má época no Bétis.

Quique Setién é oficialmente o novo treinador do Barcelona. O espanhol, de 62 anos, sucede a Valverde, tendo assinado um contrato até 2022. Setién estava no desemprego desde que deixou o Bétis no final da época passada, onde esteve durante dois anos.

63 Comentários

  • AndreChaves9
    Posted Janeiro 13, 2020 at 10:26 pm

    Meh….. Quando será o dia que vai chegar ao Barça um treinador de créditos firmados e de qualidade comprovada?

    • Miguel SADSC
      Posted Janeiro 13, 2020 at 10:30 pm

      Quantos têm no último século? Guardiola não tinha créditos, Rijkaard e Vilanova idém, Luis Enrique foi contestado por também não ter créditos a nível de títulos. E todos estes tiveram sucesso. Não é por aí. Mourinho tem créditos e neste momento não era melhor opção que Setien ou Xavi.

      • AndreChaves9
        Posted Janeiro 13, 2020 at 10:37 pm

        Eu adorava ver o JJ neste Barça. Ou então …. Wenger. Mas espero que corra muito bem isto que o Messi merece

        • Ricard0
          Posted Janeiro 13, 2020 at 11:07 pm

          Consegues-me explicar porquê a moda agora de JJ no Barça? Pergunto sem qualquer tipo de ironia.

          O Barcelona andava atrás de Xavi por tudo o que representou, por ter tido sempre grandes treinadores e há a esperança que consiga replicar tudo o que foi aprendendo enquanto jogador, mas agora como treinador.
          O Pochettino nem vale a pena falar, porque o homem renasceu o Tottenham.
          O Setien é mais outro treinador com o modelo de jogo que quase sempre caracterizou o Barça (pós Cruyff) e que já o provou no Las Palmas e no Bétis, sendo que já há muito que era apontado. Koeman é um caso semelhante. Martinez não tenho opinião porque não o sigo.

          E depois vem JJ, um treinador que é visivel e percetivel que não tem qualquer tipo de imprensa fora de Portugal e agora do Brasil (caso contrário já tinha saído), que treinou em Portugal, Arábia Saudita e Brasil, sendo que já tem 65 anos e não tem um futebol “exótico” como tem o Setien por exemplo.

          Por isso é que não percebo. Agora porque ganhou uma Libertadores (a concorrência é o River e o Boca basicamente) e o limpou o campeonato brasileiro (que já viveu muitos melhores dias) passa a ter qualidade para ir treinar o Barcelona? Para ir lidar com aquelas estrelas e ir ganhar Ligas dos Campeões?

          Ou muito me engano (e se por acaso acontecer faço mea culpa), ou o Jesus nunca vai arranjar clubes do nível que ele acha que tem (e não tem), até porque nem Inglês sabe falar e torna tudo mais dificil (não impossivel como vemos com Bielsa e etc).

      • jpcacelas
        Posted Janeiro 14, 2020 at 1:44 am

        De onde vem a admiração pelo Xavi treinador? Alguém que me explique.

  • JoaoMiguel96
    Posted Janeiro 13, 2020 at 10:26 pm

    Gosto muito de Setien, mas será suficiente para o Barcelona? De facto enquandra-se nas características da ideologia, mas só isso não chega.

  • Francisco Torgal
    Posted Janeiro 13, 2020 at 10:28 pm

    Opção boa tendo em conta que nem todos os treinadores aceitam entrar a meio da época, teve uma altura que era muito cobiçado.

  • Tiago Silva
    Posted Janeiro 13, 2020 at 10:29 pm

    Muito interessante! Tanto poderá correr mal como poderá correr muito bem, sempre fui fã de Setien, vamos ver se tem mãos para o maior desafio da sua carreira!

  • DeMachado
    Posted Janeiro 13, 2020 at 10:30 pm

    Excelente! Um dos melhores dias como adepto culé.

    Era o homem que queria no meu Porto para substituir SC depois do fracasso na qualificação para a CL e não posso ficar mais satisfeito com a escolha do meu Barça. É um conhecedor da filosofia, as suas equipas jogavam sempre muito e estou muito curioso para ver o que faz com melhores interpretes. É o homem certo, mais do que Xavi ou qualquer outro. Já aprecio Setién há muito tempo e tenho a plena convicção que merece uma oportunidade destas e não vai desiludir.

    Sobre Valverde, peca por tardio. Nem devia ter começado a época. Cumpriu serviços mínimos em que só mesmo tendo Messi é que os conseguiu cumprir. Eu sei que parece standard mas as últimas épocas do melhor do mundo foram assombrosas e permitiram segurar Valverde ao cargo que é um bom treinador mas não para a dimensão dum Barcelona. Valverde não deveria ter continuado depois do que aconteceu em Anfield e penso que a entrada de Setién poderá catapultar seriamente o Barça para uma época forte. Se tudo correr bem, temos Barça a lutar por tudo ainda esta época.

    Visca!

  • Kafka
    Posted Janeiro 13, 2020 at 10:31 pm

    Defensivamente o Barça continuará a ser tremendamente medíocre e de longe a pior das top10 Mundiais…. Ofensivamente tem tudo para haver melhoras se a equipa souber assimilar as ideias do Setien… Ainda assim não me cheira que seja este o treinador para voltar a dar a Champions ao Barça principalmente porque defensivamente com Setien a defesa continuará a ser um autêntico buraco como são todas as equipas treinadas por ele, e isso em eliminatórias a 2 jogos é fatal….

    Allegri seria o ideal, é de longe o melhor treinador dos que está livre, e é ainda um dos 10 melhores treinadores do Mundo e o Barça voltaria a saber defender

    • Oldasity
      Posted Janeiro 13, 2020 at 11:03 pm

      Allegri, a meu ver, não seria o ideal pois ao contrário de Setién, foca-se imenso no processo defensivo e não o acho um treinador forte no ataque continuado. Mas iria, certamente, melhorar a transição defensiva do Barça.

      Dos treinadores que estão livres, o que mais gostaria de ver seria Blanc. Pratica bom futebol, é excelente em posse de bola e ataque continuado e as suas equipas até defendem relativamente bem.
      Curiosamente, está sem trabalho à 3 anos e ninguém lhe pega.

      • Kafka
        Posted Janeiro 13, 2020 at 11:14 pm

        Concordo com o que dizes, mas um dos problemas crónicos do Barça é não saber defender, até pq ofensivamente com as individualidades que tem mesmo com processo ofensiva medíocre como era o dr Valverde os golos iam aparecendo mérito das indivídualidades…. Ora por exemplo o 4.0 de Liverpool não aconteceria com Allegri

      • Kafka
        Posted Janeiro 13, 2020 at 11:15 pm

        Ora o 4.0 de Liverpool não aconteceria com Allegri, mas com Setien pode acontecer

    • Pulga
      Posted Janeiro 14, 2020 at 12:51 am

      Limitando-me ao que vi de Sétien do Bétis, penso exatamente o contrário.

      O clube de Sevilla era quase perfeito a defender: defendia com bola! mas ao contrário das equipas de Guardiola ou Sarri a transição defensiva era fenomenal e a pressão fascinante.

      Ofensivamente é que existia o problema de muita posse, boas ideias na construção mas não se traduziam em oportunidades, isto porque no 3º terço dependia muito da qualidade individual que não abundava.

      Agora como isto se vai traduzir para o Barcelona, cheio de jogadores talentosos mas demasiado acomodados é um mistério.

      Em termos pessoais, era entre Setien e Sarri mas já com 2 anos de atraso.

      • Kafka
        Posted Janeiro 14, 2020 at 1:33 pm

        O Betis sofreu 52 golos com Setien, isso de defender com bola é bonito, mas quando a perdiam era o caos… Com o Las Palmas aquilo também era bar aberto defensivamente, sofreu 74 golos…. Uma equipa que saiba defender nunca na vida sofre 74 golos em 38 jogos por muito má que sejam os seus jogadores

        • jdias
          Posted Janeiro 14, 2020 at 2:15 pm

          Mas o Barça também não deve sofrer essa média de quase 2 golos por jogo. Independentemente disso e apesar do fraco rendimento de alguma unidades ultimamente, tem tudo para melhorar. Quer defensivamente quer ofensivamente. Aquilo estava um caos e uma anarquia total, por isso acredito num crescimento de todos os sectores e mesmo jogadores que muitos já pareciam resignados e conformados. Concordo que poderia haver melhores soluções, mas nesta fase e altura da época, parece-me bastante positiva apesar de tudo. E quem ficará a ganhar será o Barça.

    • Dca
      Posted Janeiro 14, 2020 at 1:03 am

      Já não queres futebol bonito, queres apenas rendimento. Antagonista daquilo que é o Barcelona.

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Janeiro 13, 2020 at 10:31 pm

    Pode começar por repescar o Jesé, depois o Fabián Ruiz.

    Veremos aquilo que o Sétien consegue acrescentar ao colectivo e melhorar. Acredito que com a qualidade que existe no plantel é fácil conseguir um abanão e começar a jogar melhor. O futuro passará essencialmente por apresentar equipas mais criativas do meio para a frente, de modo a não sobrecarregar tanto Messi. O título parece perfeitamente alcançável, mas o grande desafio é a Champions.

  • André Dias
    Posted Janeiro 13, 2020 at 10:31 pm

    Tenho dúvidas em relação à sua capacidade para treinar um clube com a dimensão do Barcelona mas tinha curiosidade para ver esta ligação depois da sua passagem pelo Bétis. Teoricamente é uma boa escolha, nem que seja só para recuperar a filosofia que Valverde fez desaparecer.

  • João Ribeiro
    Posted Janeiro 13, 2020 at 10:40 pm

    Gosto muito do Sétien e, apesar de não o achar um supra-sumo do futebol, acho que é o ideal para o Barça… Acompanhei o seu trajeto no Bétis, fruto de uma certa simpatia que nutro pelo clube andaluz, e entretinha-me bastante em ver aquela equipas jogar, apesar da mesma possuir algumas lacunas, sendo as mais evidentes a transição defensiva (o Bétis teve sempre um saldo negativo de golos consigo ao leme, tendo mesmo sofrido 61 golos em 2017/2018) e a conclusão das jogadas no último terço, problema este que se devia à falta de qualidade no ataque que estará obviamente resolvido no Barça. Vamos ver como se safa em Camp Nou e se aplica o seu 3-5-2. Seria uma opção interessante, tendo em conta que Suárez está lesionado durante vários meses…

  • andremon23
    Posted Janeiro 13, 2020 at 10:41 pm

    Lembro me ver o Las Palmas a jogar,e chegavam a atingir mais de 60% de posse de bola, teoricamente com melhores interpretes o resultado seria positivo,e nao esquecer que jogadores como o boateng, Jonathan Viera, Mauricio lemos, canales, guardado e o proprio William atingiram o melhor nivel com ele.
    Mas claro que com toda a pressao adjacente a um clube como o Barça nao e nada facil, mas acredito num resultado positivo para o futuro,e no fim de contas,a nivel futebolistico, pior que o espantalho anterior nao vai ser de certeza

    • Af2711
      Posted Janeiro 13, 2020 at 11:02 pm

      Lo Celso também apesar de jovem, teve sua melhor fase na carreira com Setièn. Marcou 16 vezes em 18-19.
      Acho válida a aposta no sentido que estamos em Janeiro e não existiam tantas opções de qualidade sem clube.

  • Flavio Trindade
    Posted Janeiro 13, 2020 at 10:54 pm

    Curiosas as opções do Barcelona para o banco.

    É verdade que o Barça tem uma cultura muito própria mas isso às vezes pode ser mais prejudicial do que favorável.

    Se é um facto que Cruyff reformulou e repensou o futebol do Barcelona e que o mesmo ideal foi renovado e até melhorado por Guardiola, não é menos verdade que só nos tempos mais recentes treinadores com outras filosofias triunfaram também.

    Desde Rijkaard que é várias vezes ignorado mas foi quem despertou o Barcelona após vários anos de seca pós Cruyff, quer Bobby Robson quer Luis Enrique (e digam o que disserem o Barcelona de Luis Enrique jogava muito à bola).

    Logo não percebo esta doença de algumas facções do Barcelonismo que o novo treinador tem que ser um Cruyffista…

    Porquê?

    Pior do que isso, seria substituir um treinador que estava em tempo emprestado e com a imagem muito desgastada como Valverde (isto apesar de internamente ter passeado durante estes meses) por um não treinador como Xavi…

    Ah e tal é um símbolo do Barcelona…sim, Ronaldinho Gaucho também o foi e não me constou que tenha estado na shortlist…

    Setien é um nome que vem para agradar essa franja do Barcelonismo e que em Barcelona tem todas as condições para ter sucesso, ganhar títulos e jogar como gosta, porque na realidade o Barça tem uma super equipa e essa tarefa é sempre facilitada.

    Para Valverde, seguir-se-à certamente um projecto no estrangeiro

    • SenyorPuyol
      Posted Janeiro 13, 2020 at 11:43 pm

      Comentário interessante!
      Mas enquanto culé, sou-lhe sincero, aceito perfeitamente outros estilos (penso que a minha postura em relação a Valverde pode comprovar isso), mas tendo a opção prefiro esse esse estilo associado a Cruyff e Guardiola.

      Quanto ao “Cruyffismo”, eu penso que é natural que grande parte dos adeptos se agarrem tanto a ele. Apesar de que você não disse nenhuma mentira, também não é menos verdade que as fases de maior sucesso vieram com os dois treinadores supracitados e as suas formas de ver o jogo.

      Quanto aos nomes no seu comentário, Rijkaard pecou um pouco por esse “tempo emprestado” de que você falou mais em baixo para Valverde. Mas tem razão quando diz que é várias vezes ignorado.
      Robson acabou por ser ofuscado pela figura do Fenómeno com o passar dos anos (e penso que mesmo na época, apesar de eu não ter muita noção das coisas nessa altura).
      Sobre Luis Enrique, há muita gente que defende que apesar das diferenças de estilo, a sua forma de trabalhar encaixa no “modelo Cruyffista”. É um pouco forçado? Em parte entende-se o fundamente e por outro lado é um pouco forçado, sim. Mas é essa a linha de pensamento de muitos culés, pelo menos olhando à “amostra populacional” com que tenho contacto.

      • Flavio Trindade
        Posted Janeiro 14, 2020 at 8:18 am

        Senyor Puyol,

        Confesso que não sou um fã do trabalho do Setien.

        Tem obviamente as suas virtudes mas também tem os seus defeitos.

        As virtudes irão encaixar quase de imediato na equipa.
        O gosto pelo futebol ofensivo, pela qualidade em posse, pelas movimentações constantes dos jogadores da frente.
        Acredito que um dos jogadores que possa sair mais beneficiado desta troca seja Griezmann que poderá fazer dupla na frente com Messi e ter maior amplitude de movimentos como gosta.

        Acredito igualmente que quer Nelson Semedo quer Alba irão também crescer de produção porque os laterais das equipas de Setien davam sempre muita profundidade.

        O miolo também sofrerá alterações e jogadores que emprestem maior certeza na posse serão privilegiados. Arthur como disseste e bem e até Rakitic têm tudo para se sentirem em casa.

        Os defeitos prendem-se com os posicionamentos defensivos e com a postura da equipana resposta às transições o que as equipas de Setien nunca tiveram.

        E se será previsível ver o Barça esmagar adversários menos cotados por terem 8 elementos em constante processo ofensivo, em jogos mais duros da La Liga (Real, Atletico, Valencia, Sevilla e o Athletic) mas principalmente na Champions essa tracção integral à frente pode ser um problema.

        Dou-te o exemplo do Liverpool que ia achar genial estar em constância 1×1 lá na frente…

        Ainda assim, acho que pelo menos internamente é uma aposta segura e que tem tudo para dar certo.

        • SenyorPuyol
          Posted Janeiro 14, 2020 at 10:13 am

          Bem, apesar de que não era de facto a minha primeira opção há uns tempos, a minha reticência prendia-se mais com as minhas dúvidas se seria capaz de iniciar e implementar um projecto. Neste momento o projecto não existe e o que se pede é apenas mudança, daí o que disse no meu outro comentário. Quanto à postura e forma de pensar, confesso que sou um admirador de Setién.

          Sobre Griezmann, ele para mim já vinha a subir de rendimento desde que Valverde o começou a colocar numa zona mais parecida à que tinha Coutinho na época passada.
          Pode agora jogar ainda mais centrado, tem razão, sem dúvida! Mas neste momento, ainda não posso dizer isso com certeza porque para Setién, ter os flancos ocupados é indispensável e não sei como vai abordar essa questão, colar Griezmann à ala (mas desta vez acredito que na direita) é uma opção. Estaremos aqui para ver o que acaba por acontecer.

          De resto, concordo com tudo o que diz.
          Semedo é um dos jogadores de que me lembrava quando disse no outro comentário que se lhes abria uma porta.
          Rakitic, Arthur e Puig, são três jogadores que podemos ver a recuperar, cimentar-se e aparecer, respectivamente.
          As transições continuarão a ser um problema e em jogos grandes pode passar factura, tem toda a razão! Mas isso realmente já era um problema agora, por isso o panorama dos resultados pode não melhorar, mas o jogo em princípio será mais agradável e assim pelo menos o ambiente fica (muito) mais tranquilo entre os adeptos.

          • Vegeta
            Posted Janeiro 14, 2020 at 12:06 pm

            SenyorPuyol foi comigo que falamos sobre essa questão do Setien numa altura em que eu dizia que ele seria a minha 1 opção tanto para o Barcelona como para o Benfica e tu na altura deste o teu ponto de vista (e bem) a indicar e a explicar que ele não seria a sua 1 escolha.

    • Baia_99
      Posted Janeiro 14, 2020 at 7:44 am

      Adicionar a estes pertinentes comentários que a outra razão pela qual esta franja (muito grande) de adeptos que pedia a muito tempo um regresso do bom futebol, para além do sucesso Cruyffista no Barça em termos de vitórias (especialmente Europeias), é “La Masia”!
      A academia do barça está formatada para o estilo de Cruyff e existe neste momento muito talento para ser aproveitado, sendo que a equipa necessita renovação em muitos sectores e este modelo de jogo é o ideal para potenciar estes talentos!
      Durante a era Valverde o único “canterano” a se afirmar foi Sergi Roberto, que não tem qualidade para titular e durante o período Luis Henrique ninguém se afirmou!
      Com isto, dizer que estou satisfeito com a opção e acredito que veremos uma mini revolução no onze já na próxima época com jogadores como Puig, Chimi, Perez e Ansu Fati com papeis preponderantes na equipa!

      Més que un Club!

  • Af2711
    Posted Janeiro 13, 2020 at 10:57 pm

    Vou torcer para que dê certo. É um treinador com uma ideia de jogo muito positiva.

  • Filipe Ferreira
    Posted Janeiro 13, 2020 at 11:01 pm

    De pensar que foi apontado ao Sporting há uns meses…

  • SenyorPuyol
    Posted Janeiro 13, 2020 at 11:25 pm

    Bem-vindo Setién!

    Sinceramente é um alívio. Já cansava ver o desprezo e desrespeito a um treinador do meu clube, Setién, mesmo que não seja unânime, sem dúvida que conta com uma maior aprovação por parte da massa adepta. É bom para começar. Com um treinador apoiado pelos adeptos, os olhos recairão agora nos jogadores. E estes vão ter de corresponder, já não têm um escudo tão claro para levar com o grosso das críticas.
    Depois de repetir várias vezes que a atitude dos jogadores tinha de mudar, obviamente sou da opinião que uma chicotada pode trazer efeitos positivos nesse âmbito.

    De resto, não me lembro já quando foi, mas tenho a certeza que disse em certa ocasião que Setién não seria a minha primeira opção para o Barça e até me parecia que seria bastante arriscado. Bem, as coisas mudam e não há que ter problema em admitir que a nossa opinião pode mudar. Neste caso muda, muito devido à situação, mas muda. Setién parece-me uma opção excelente dentro do que havia disponível. O estilo é reconhecido e vai de encontro ao que as pessoas esperam, parece-me que não tem problema em assumir riscos e mudar as coisas e pode ser uma porta para que vários jogadores aproveitem e mostrem uma motivação extra para conquistar o lugar.
    Voltando à componente do jogo, não é, de todo, o ideal para que ganhemos/recuperemos solidez defensiva, mas com o eventual regresso de Arthur, temos meios os meios que Setién precisa para manter a bola mais tempo longe da nossa baliza. Vamos ver como corre!

    O meu único receio é mesmo a relação com o balneário, Setién parece-me excelente na gestão anímica da equipa, mostrou isso no Bétis. Mas também tem um carácter que espero que não choque com ninguém. Um atrito com um ou mais jogadores no Barça tem efeitos muito mais nefastos que em equipas como o Bétis (que o diga Luis Enrique). Espero que entre bem! Se as coisas forem correndo bem, a probabilidade de haver “vozes a levantar-se” manter-se-ão baixas.

    Pessoalmente, estou confiante, ansioso para ver como a equipa vai responder e se as coisas começam a mudar. Tirando as saídas ao Mestalla e ao Benito Villamarin (esta vai ser dura para Setién), o calendário no próximo mês é tranquilo. Temos uma boa oportunidade para ganhar confiança. Esperemos que assim seja.

    Escusado será dizer que desejo toda a sorte a Setién. E espero sinceramente que o meu trabalho como “advogado de Setién” seja mais simples que a minha anterior entrada no “currículo”.

  • Mike
    Posted Janeiro 13, 2020 at 11:31 pm

    Há 1 ano este homem contratou o Jesé para o seu Bétis.

  • O Comendador
    Posted Janeiro 13, 2020 at 11:37 pm

    O Silas lá do sítio, portanto. Com isto dito, só espero que ambos tenham enorme sucesso, cada um no seu canto. Contudo, tal como em relação ao Silas, as dúvidas são muitas.

    É o costume.. esperar para ver.

    SL

  • Jonas Sabimbi
    Posted Janeiro 13, 2020 at 11:44 pm

    Não sei o que é que o Barcelona tem contra contratar alguém com créditos firmados.
    Confesso que não acompanho a carreira de Setien, apenas ia vendo resumos e comentários a espaços, mas ser despedido pelo Bétis não é um bom cartão de visita. ( Sim, sei que teve um bom período, mas isso vale o que vale, pois mesmo Paco Jemez que levava aos 8 e 9 era aclamado porque praticava um futebol positivo lol )
    Desde Van Gaal ( ok é irónico porque não ganhou nada ) que o Barcelona não aposta num treinador de renome. Todos os que sucederam ou eram produto da casa ou tinham ligações ao clube de uma maneira ou outra.
    Messi vai acabar a carreira como o melhor jogador de sempre , e pergunto-me : Se em vez de ter tido 4 ou 5 anos com treinadores de topo, se tivesse tido uns 10 ou 15 o que ainda poderia ser mais .
    De qualquer forma, é uma upgrade bem vindo face a Valverde que estava claramente a mais ( desde aquela eliminatória em Liverpool. Já não falo de Roma )

  • Sobe Alges
    Posted Janeiro 13, 2020 at 11:51 pm

    Serei o único a achar o JJ uma melhor opção?
    Aparentemente, é carta completamente fora do baralho para estas andanças. E antes de me atirarem a primeira pedra, lembrem-se que o Lopetegui passou recentemente pela Selecção Espanhola e Real Madrid.

    • Mike
      Posted Janeiro 14, 2020 at 12:36 am

      Só na cabeça do JJ é que é possível ele treinar um clube que lute pela Champions. Já o disse aqui algumas vezes… Mais depressa aparece num dos grandes em Portugal na próxima época.

    • Kuiper
      Posted Janeiro 14, 2020 at 12:57 am

      O JJ é uma ilusão dos portugueses e, agora, dos brasileiros. Um bom treinador, mas com muito hype. Na Europa, com exceção de Portugal, ninguém quer saber daqueles que são os seus grandes feitos, porque ganhar a Libertadores ou ir à final do mundial de clubes não é nada de mais para as grandes ligas europeias. Creio que ele se ficaria por um AC Milan ou, no máximo dos máximos, um Atlético de Madrid. Agora Real Madrid, Barcelona, Bayerns, PSG, Liverpool, os verdadeiros colossos, nunca vão olhar para ele.
      Bom argumento o do Lopetegui, mas vê desta forma: o Lopetegui ter ido para o Real e para a seleção espanhola foram duas anomalias. Duas coisas raríssimas. Se o JJ for para um projeto do mesmo tamanho, também o vai ser.

      • Bruno Cunha
        Posted Janeiro 14, 2020 at 1:13 pm

        Se Jesus tem hype? Sim
        Se os colossos algumas vez vão olhar para ele? Provavelmente não

        Agora Lopetegui não foi uma raridade, houve colossos nos últimos 10 anos que tiveram treinadores inferiores a Jesus.

        Jesus e Bielsa são muito parecidos nesse aspeto.

    • tiagoagm
      Posted Janeiro 14, 2020 at 11:42 am

      Eles não conhecem o “oitchenta e ioocho” só pode.

  • Miquinha100
    Posted Janeiro 14, 2020 at 9:57 am

    Penso que já não era sempre tempo despedir o Valverde, futebol que já não era bem praticado (domínio total do R.Madrid em Camp Nou foi o cúmulo), Messi dependente, mesmo o Messi a ter um jogo por vezes não era suficiente pois o resto da equipa não acompanha, opções descabidas na seleção de jogadores, entre outros fatores.
    Quando à contratação deste novo treinador, penso que apesar de ser a 4ª opção, é a meus olhos melhor que Koeman e Xavi, tem mais experiência, mostra boas capacidades quanto ao estilo de jogo praticado, e acima de tudo tem a filosofia que o Barcelona pretende e que se foi claramente perdendo. Essa filosofia pode ser perfeitamente praticada (Valverde andava a querer fazer o impossível com aqueles jogadores), pois tem De Jong, Messi, Busquets, Arthur, Alba, S.Roberto, entre outros que têm capacidade acima da média para praticar a filosofia de Guardiola e Cruyff. E por fim, é necessário melhor a maneira de defender e recuperação de bola porque é isso que tem matado e muito o Barcelona, também é necessário um PL que consiga substituir o Suarez agora e no futuro

  • Knox_oTal
    Posted Janeiro 14, 2020 at 10:32 am

    É uma aposta de risco no meu entender, sobretudo dando-lhe contrato até 2022! É que está visto que em Camp Nou não se despede facilmente um treinador, o que é bom por um lado mas também pode ser inconveniente por outro, como se viu neste arrastar da situação de Valverde (deveria ter sido tomada uma decisão mais atempadamente, por exemplo no final da época passada).

    Ainda assim, continuo a achar que o melhor seria manter Valverde até ao final desta época, apesar de tudo deixa o clube em posição para poder lutar pela liga e Champions (o que com Messi e este plantel é perfeitamente possível de alcançar, mesmo com Valverde). E depois com calma decidir o próximo treinador!

    Com Setién é mais uma aposta de risco, apesar do estilo agradar mais a maioria blaugrana suponho. Mas no meu entender não haverá meio termo com este treinador, isto é, ou a equipa assimila perfeitamente as suas ideias e começa a render de forma exponencial ou vai ser um desastre defensivo e os maus resultados vão começar a se acumular! É especulativo, mas sendo Setién extremamente rígido no que toca às suas ideias e como gere os seus grupos de trabalho mas sem palmarés/estatuto para suportar esta postura tal pode tornar a relação com o balneário algo tensa e conflituosa caso não haja uma assimilação quase que imediata.

    Agora é igualmente provável que essa assimilação aconteça rapidamente, até porque o plantel tem os recursos humanos perfeitos para Setién impor a sua visão. Por exemplo, um meio-campo com opções como Busquets, De Jong, Arthur, Rakitic ou até Puig tem tudo para carburar MUITO mais com Setién. Mesmo Griezmann terá aqui uma oportunidade de afirmação plena em Camp Nou, dando a Messi o escudeiro que tanto ele precisa muitas vezes! No entanto, tudo se irá jogar na forma como a equipa se irá apresentar defensivamente, sobretudo na Champions onde uma posse avassaladora por norma está longe de significar sucesso.

    Para seguir…

    Saudações Desportivas

    • Oldasity
      Posted Janeiro 14, 2020 at 1:05 pm

      Acho que esse contrato até 2022 é apenas fogo de vista. Se as coisas correrem extremamente bem e pelo menos o campeonato foi ganho, penso que Sétien ficará. Caso corra extremamente mal e se a equipa não começar a praticar, pelo menos, melhor futebol duvido que ele fique.

      Em relação à Champions não concordo. Com Valverde seria praticamente impossível conseguir. No seu primeiro ano, não apoiei o seu 4-4-2, mas a verdade é que praticávamos bom futebol. Não era futebol “bonito” como era no tempo de Guardiola, Vilanova ou primeiro ano de Luis Enrique, mas era bom futebol. Geríamos os tempos de jogo, tínhamos uma estrutura bastante sólida, criávamos mais oportunidades de golo e tínhamos Messi num nível abismal. E se nesse ano não ganhámos e o ano passado também não, apesar de Messi ainda ter elevado mais o nível (foi o que mais tentou ganhar a Champions), duvido MUITO que algum dia isso fosse ser possível.

      Valverde é o melhor treinador do mundo ? Obviamente que não. Mas é o pior? Também é bastante óbvio que não. Teve as suas virtudes e foi, no fundo, um escudo para muitos jogadores, direção, etc.
      Defendi que deveria manter-se como treinador após a 1ª época, pois apenas perdeu 2 jogos (não estou a contar os jogos da Super Taça) a época toda, contra a Roma e Getafe. Além disso, como referi anteriormente, praticamos um bom futebol.
      Mas após o desfecho da época passada não fez sentido manter-se.

      Acho que há necessidade de ter um treinador que faça a equipa correr e ter motivação. De dar um abanão quando necessário. Não podemos chegar aos 80 minutos e ter menos 10 km corridos que o adversário, principalmente quando estamos empatados ou a perder.
      Se será Sétien a fazer isto? Não sei. Não sei se terá carisma e força suficiente para o fazer. No entanto com ele podemos trazer de volta um pouco da entidade do clube. Em princípio vamos praticar melhor futebol, vamos potenciar mais jovens de forma a que, pelo menos, as segundas linhas não necessitem de contratações avultadas, o que irá reduzir a médio/longo prazo os salários e vai permitir com que possamos guardar mais e gastar em contratações pontuais e necessárias.

      Há jogadores que podem favorecer bastante da nova maneira de jogar; Piqué, Semedo, Alba, Firpo, Wague, Busquets, Arthur, De Jong, Rakitic, Puig, Aleña (próxima época), Fati e Griezmann poderão elevar bastante o nível com Sétien, mas também iremos ter jogadores que ficaram prejudicados como Vidal, Suárez, Sergi Roberto.
      O chileno tem sido, contra as expectativas, uma excelente surpresa e espero que fique no plante. Isto se for para jogar, se não, mais vale sair pois tem lugar em qualquer equipa do mundo.

      Também acho que reforçar a posição de médio defensivo e trazer 2 extremos ou 1 avançado é prioridade.

      • Knox_oTal
        Posted Janeiro 14, 2020 at 1:40 pm

        Percebo o que dizes quanto ao contrato, mas tendo em conta a tendência desta direcção e do clube no geral nos últimos largos anos cumprir os contratos com os treinadores, tenho as minha dúvidas se Setién sairá no final da época mesmo correndo mal!

        Quanto à Champions, quem tem Messi e a qualidade individual do plantel do Barcelona arriscasse a ganhar, até porque tirando o Liverpool ninguém está a jogar de forma superlativa entre os tubarões! E mesmo os Reds nem sempre têm demonstrado uma qualidade de jogo elevada, mas para compensar têm uma confiança e dinâmica de vitória tremenda! Logo, seria provável ganhar a Champions com Valverde? Não, estamos de acordo! Seria possível? Claro que sim!

        Quanto aos jogadores, os que sairão “prejudicados” com a mudança de estilo são uma clara minoria e mal seria se o Vidal fosse um jogador vital para o futuro, mesmo imediato, do clube! Ainda é um bom jogador e muito útil, mas com a recente polémica não faz sentido insistir no jogador quanto a mim! Com o regresso de Arthur que aproveitem para dar os minutos do Vidal aos jovens da cantera…

        Por fim, no que concerne os reforços, prioritário em Janeiro só mesmo um avançado, e se possível por empréstimo! Depois, no Verão, um médio centro para acautelarem as prováveis saídas no final da época de Rakitic e Vidal (se não sair já para o Inter), um avançado com futuro mas que renda já no imediato (Lautaro seria o ideal mas deve ser quase impossível, o que não deixa grandes alternativas) e um extremo (com Peréz e Fati não faz sentido trazer dois). Na minha opinião seria igualmente benéfico para todas as partes vender Dembélé, tem sido uma desilusão total e não se pode desculpar tudo com as lesões. Já a opção para extremo espero que não se entre outra vez na novela Neymar, jogador que nada tem haver com o Barcelona e que só iria trazer polémicas. Preferia uma aposta em Dani Olmo por exemplo…

        Saudações Desportivas

        • SenyorPuyol
          Posted Janeiro 14, 2020 at 2:20 pm

          Na parte dos reforços, se o plano a médio prazo passar por substituir progressivamente Busquets por De Jong, ter Sétien é a oportunidade perfeita para trazer Fabián Ruiz para interior, se De Jong for para continuar nessa posição, talvez ter três jogadores na mesma fase de carreira para dois lugares não seja a melhor opção, mas neste momento, não tenho alternativas pensadas.

          A clausula de 111M de Lautaro em Julho (https://blogvisaodemercado.pt/2019/11/lautaro-martinez-fica-com-clausula-de-111-me-durante-15-dias-em-julho/) não é proibitiva tendo em conta os orçamentos que têm sido apresentados nos anos anteriores. Agora, se a direcção continuar com a ideia de Neymar, de facto fica difícil.

          Bem, como tive oportunidade de partilhar consigo há uns dias (antes de se saber que a lesão de Suárez era de 4 meses e antes da mudança de treinador) a minha primeira opção é sem dúvida Lautaro, isso é ponto assente para mim, mas vamos ver se Messi ou Griezmann respondem bem no meio com Setién e as mudanças que terá de fazer para encaixar um deles aí.
          Se responderem bem e Dembélé, Fati e Pérez não se mostrarem à altura (e já são muitos se’s), a minha opção para extremo, em caso de necessidade, seria Oyarzábal.
          Não me oponho a Olmo, mas do pouco que vi dele em directo, Collado parece-me ter características similares (o nível ainda não, falo apenas de características) e conta com a grande vantagem de não custar nada ao clube financeiramente.

          • Oldasity
            Posted Janeiro 14, 2020 at 3:26 pm

            Boas Mestre,

            Acho que o plano deveria mesmo passar por substituir Busquets mas nunca por De Jong. Acho um enorme desperdício usar o holandês nessa posição. Acho que apesar das suas características permitirem ele jogar aí, não tira o maior proveito dele. Ele tem uma progressão com bola e capacidade de queimar linhas com uma grande facilidade e metê-lo a 6 iria “proibir” o jogador de o fazer, ou de fazer com menos regularidade.
            Além disso, ele tem como hábito dar demasiados toques com a bola e ser constantemente o 6, iria deixar a equipa mais vulnerável.
            Outro ponto em que acho que não seria positivo, mas por gosto pessoal, é ter um 6 com uma menor qualidade de passe longo. Por acaso ainda não vi ninguém a referir isto, mas De Jong não é forte no passe longo. É muito bom em passe curto, tabelinhas e passes verticais, mas no passe longo (mudar de flanco ou desmarcação de colegas) é menos bom e isso poderia dificultar a saída de bola. Busquets nesse sentido é sublime.

            Posto isto, volto a falar num jogador que já tinha referido anteriormente em outros posts; Jorginho para este papel seria excelente. Ainda tem 4 anos ao mais alto nível, tem bom posicionamento, uma excelente qualidade de passe a todos os níveis e acrescenta uma agressividade muito positiva no meio campo, algo que por vezes falta com o meio campo Busquets-Arthur-De Jong.

            Para avançado a escolha recairia obviamente para Lautaro, está um bocado caro, até porque acho que não dá assim tanto ao jogo para custar isso.
            Mas tendo em conta a falta de opções seria a minha primeira escolha.

            Outra hipótese que já referi e que preferia que acontecesse, era passar Messi para falso 9. Para mim faz todo o sentido. Já referiste que nesta fase da carreira poderia ser desgastante para ele, mas a meu ver é mais desgastante ele estar na ala. Está mais longe da zona de pressão, e depois tem necessidade de fechar o corredor algumas vezes e assim acho que assim ele cansa-se mais e acaba por fazer a equipa estar mais desequilibrada. Além disso, é preciso ter em conta que Messi é fortíssimo na pressão, se não for o melhor avançado a fazê-lo, está lá perto. E fazendo com que ele fique na ala é perder um pouco essa sua virtude.
            Jogando como falso 9 também estará mais perto da baliza; estará a jogar entre linhas mais vezes que é onde faz mais estragos.

            A terceira hipótese para mim seria contratar alguém que já seja de topo mundial que ainda tenha pelo menos 4 anos a grande nível. Mané ou Sancho, por exemplo, seria excelente. Posto isto, passávamos Griez para o meio que também me parece fazer todo o sentido.
            É muito bom na pressão e ajuda bastante no momento defensivo, no entanto a jogar na ala, apesar de ajudar muito a defender, fica mais longe da baliza, até porque não é propriamente um velocista e acabamos por não retirar todo o proveito do jogador.

            Em relação a Dembelé, penso que o seu prazo na Catalunha chegou ao fim. Não é um jogador que se enquadre com a política e mentalidade do clube. É uma fonte de problemas e que não tem o mínimo cuidado com ele próprio; além disso precisamos de um jogador a full time e ele nem a part-time o temos.

            Dani Olmo para mim não faz sentido para extremo e para isso ficaríamos com o Coutinho.

            Oyarzábal seria uma opção interessante a todos os níveis.

            Porque motivo ninguém equaciona Abel Ruíz para se quer fazer parte do plantel?
            Falam e bem em Fati, Pérez; falas-te com Collado, mas ninguém fala em Abel Ruíz, que para mim, tem muito potencial.

            • Knox_oTal
              Posted Janeiro 14, 2020 at 4:13 pm

              Sei que não era para mim a questão, mas vou ousar dar a minha opinião eheheh

              Realmente é estranho que o Ruiz não tenha tido muitas oportunidades até agora! Só tem 19 anos e ainda não mostrou muito a nível senior (nem sei como é nos treinos), é verdade, no entanto, do que vi nos escalões jovens parecia ter potencial.

              Ainda assim, mesmo com a vinda provável de mais um avançado, Ruiz cabe perfeitamente no plantel, até porque Suárez arrisca-se a estar de fora bastante tempo, talvez até mais que os 4 meses previstos e não sabemos como irá voltar, é que são já 33 anos no final de Janeiro.

              Até ao final da presente seria importante que tivesse oportunidades para aferir a sua capacidade de render a este nível!

              Saudações Desportivas

            • Oldasity
              Posted Janeiro 14, 2020 at 4:17 pm

              Em relação ao contrato de Sétien, vem de acordo com o que tinha dito antes.
              Há uma cláusula no seu contrato que diz que a sua situação será avaliada todos os anos no verão. Isto no fundo significa que enquanto tiver sucesso, ficará no clube.

              Caso seja “despedido” no verão não haverá indemnização.

            • SenyorPuyol
              Posted Janeiro 14, 2020 at 4:45 pm

              Mestre? Acredito que tenha sido engano, Oldasity! Eu não sou nenhum mestre nem tenho nada a ensinar, e muito menos a si!

              Sobre De Jong, concordo completamente consigo, eu apenas coloquei os dois cenários possíveis, mas a nível de opinião pessoal, revejo-me por inteiro no que você disse, inclusive na questão do passe longo (bem visto) e dos toques na bola (que sabe que divergimos um pouco em relação a este tópico, mas estando agora a falar da posição 6, tem toda a razão).

              Sobre Jorginho, é uma opção interessante mas sinceramente não me parece uma prioridade. Pelo menos não por agora.
              Mikel Merino (parece que quero desfalcar a Real Sociedad) seria uma opção financeiramente mais em conta, que apesar de ser preferencialmente médio centro, encaixa no perfil que você descreveu. Não sei se você concorda.

              Messi é fortíssimo na pressão, sim, mas não a faz regularmente, e de resto, como falso 9, eu penso que se desgastaria demasiado por não poder gerir o esforço como sim tem oportunidade de o fazer na direita e sobretudo por ter de lutar pelo seu espaço, isto tendo em conta o tipo de médios de contenção que começam a predominar na Liga é duro. Mas não sei, agora com Setién podem encontrar-se soluções, e não tendo Suárez, ficamos com mais uma unidade para pressionar. Pode fazer sentido ter Messi como uma referência mais estática na pressão, não digo que não, será algo a observar nas próximas semanas.

              Dembélé é um case-study, sem dúvida, mas eu ainda lhe daria mais uma oportunidade.
              Veio um treinador novo, Suárez estará muito tempo de fora, ele pode ver isto como a sua grande oportunidade e focar-se finalmente! Se isto acontecer, o potencial está aí e pode ser o jogador na linha de Mané que você referiu. O rapaz sabe acatar indicações, o ano passado mostrou-se muito mais receptivo que Coutinho a corrigir os seus erros, o problema tem sido sempre de profissionalismo e eventual desleixo fora de campo. Não sei, eu tenho esperança que Setién encontre a forma de o acordar.

              Sobre Abel Ruiz, o meu motivo é que pessoalmente não o vejo como avançado centro e a posição dele (extremo preferencialmente esquerdo) já tem Fati e Pérez.
              Além disso vejo mais potencial em outro colegas como os já referidos Fati, Pérez e até Collado apesar de que quando joga como extremo é pelo lado direito.
              Pode ser uma questão de gosto, claro, e independentemente disso, penso que merece algumas oportunidades, pois é até bastante provável que se adapte melhor à primeira divisão que à 2ª B, mas sinceramente não me parece uma solução para avançado centro.

          • Knox_oTal
            Posted Janeiro 14, 2020 at 4:05 pm

            Pois vai depender das prioridades no Verão, mas tenho a sensação que vai haver sequela da novela Neymar infelizmente! No imediato ficava curioso para ver o rendimento de um jogador como Carlos Vela num empréstimo até Junho! Não sei como é vista esta opção pelos adeptos culés, mas eu acho interessante!

            Quanto a Mikel Oyarzabal, também seria excelente! Gosto muito dele também! Olmo tem a vantagem de ser da casa e já ter andamento Champions, obviamente noutro contexto mas conta, já o basco conhece muito melhor a LaLiga. Acho que qualquer um deles seriam uma excelente aposta! Já de Collado não posso falar tanto, pois vi muito menos dele, mas acredito que tenha esse potencial.

            Saudações Desportivas

            • Oldasity
              Posted Janeiro 14, 2020 at 4:20 pm

              Para mim, Carlos Vela seria muito bem vindo. Como já referi noutro post, já devia ter ido parar à Catalunha à 3 ou 4 anos. Iria ter muitos minutos todas as épocas, sendo uma espécie de “12º jogador” e que iria dar certamente muitas garantias.

            • SenyorPuyol
              Posted Janeiro 14, 2020 at 5:07 pm

              Infelizmente, também me parece que essa sequela irá mesmo para o ar.

              Sobre Vela, eu não me oponho e não ocupa vaga de extra-comunitário (digo isto porque para além de Arthur e Vidal, nunca percebi se Wagué ocupa uma ou não). É um jogador que foi várias vezes associado, tem características que me agradam, e para 6 meses, porque não? Penso que a opção não é mal vista, o único que não se quer entre os culés é ter um novo Boateng!

  • Marcio Ricardo
    Posted Janeiro 14, 2020 at 11:34 am

    É com cada comentário… Se este gajo pode ser treinador do Barça porque é que o Jesus não pode ?

    Jesus colocaria o Barcelona a dar show, não tenho a menor dúvida.

    • Knox_oTal
      Posted Janeiro 14, 2020 at 11:42 am

      Wishful thinking…

    • Sobe Alges
      Posted Janeiro 14, 2020 at 1:02 pm

      É por ser espanhol, tal como o Lopetegui. Aparentemente, é completamente normal estes dois treinarem os maiores clubes de Espanha. Já o JJ, que humilhou o Lopetegui dentro e fora de campo enquanto esteve no Porto, é completamente descabido.

      • Xyeh
        Posted Janeiro 14, 2020 at 2:51 pm

        Por essa lógica o AVB ou o Vítor Pereira deviam estar no Barcelona. O Jorge Jesus é grande treinador mas tem limitações a comunicar que o impedem de aceitar um projecto europeu.

    • Totti
      Posted Janeiro 14, 2020 at 2:56 pm

      O estilo de jogo de Setién não tem nada a ver como de JJ.
      Tenho sérias dúvidas se o Jesus dava show ao Setién em termos de jogo.
      Para mim Setién e Guardiola, são os melhores treinadores do mundo neste momento.

    • Lusitano
      Posted Janeiro 14, 2020 at 3:54 pm

      Digo igual. O Jorge Jesus é 1000 vezes que este gajo, mas não serve para treinar o Barcelona. Cá por mim os Catalãos nunca darão o trabalho de treinador do Barcelona a nenhum Português. A dor de cotovelo daquele povo em relação ao nosso não têm limites.

  • Vegeta
    Posted Janeiro 14, 2020 at 12:01 pm

    Afinal quem pedia este homem para o Benfica não era maluco.
    Acho que vai ter muito sucesso.
    É o treinador indicado para a matriz do Barcelona.
    Muito ansioso para ver este casamento!

Deixa um comentário