Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

SC Braga x FC Porto, o frente a frente da final da Allianz CUP, pelo Visão de Mercado e RealFevr

SC Braga e FC Porto medem amanhã forças na final da Taça da Liga, o primeiro troféu de 2020. Os gverreiros jogam em casa, estão motivados, até pela recente vitória no Dragão, e podem quebrar aqui o jejum de títulos que dura desde a Taça de Portugal de 2016, já o conjunto de Conceição procura conquistar pela primeira vez esta competição, depois de várias tentativas falhadas (é a 4.ª vez que estão na final). Com isto, e apoiado pelos dados recolhidos pela RealFevr, o Visão de Mercado coloca o desafio aos leitores de escolherem o melhor XI entre os dois finalistas.

Na baliza temos dois elementos que fazem a diferença nas suas equipas. Ambos com uma % de remates defendidos similares (embora o guardião do FC Porto leve ligeira vantagem neste capítulo), é possível constatar que Marchesín é colocado menos à prova do que Matheus, mantendo também a baliza inviolada mais frequentemente.

A percorrer a lateral direita desde trás, dois jogadores ofensivamente vocacionados e que tendem a criar oportunidades de golo para as suas equipas. Corona vence folgadamente em vários capítulos, mas Esgaio leva vantagem na % de dribles bem sucedidos e chances claras por 90 minutos.

Na lateral esquerda, também dois jogadores algo similares (fortes a bater a bola e municiadores de cruzamentos para a área). Alex Telles mostra-se mais rematador e um criador mais ativo, mas Sequeira suplanta o brasileiro na frequência e qualidade do passe em zonas adiantadas.

No capítulo defensivo, entre os centrais destros, Bruno Viana recupera e desarma melhor, já Mbemba leva vantagem na percentagem de duelos vencidos por cada 90 minutos.

Já entre os centrais esquerdinos, conseguimos constatar pela amostra, uma relação parecida aos anteriores parceiros de posição. Rául Silva é também superior na recuperação, mas Marcano leva a melhor nos duelos e % de sucesso do desarme.

A meio-campo, à frente da defesa, estão aqueles que são os jogadores mais similares. Danilo leva ligeira vantagem na grande maioria dos aspetos estatísticos, mostrando maior diferença na % de duelos aéreos ganhos.

A acompanhar os médios mais recuados, dois elementos de transporte. Fransérgio mostra maior assertividade no passe e recuperação, enquanto Matheus Uribe (0 golos e 0 assistências pelo FC Porto), apesar de tentar mais o remate vê mais frequentemente os seus disparos serem bloqueados.

A fazer frequentemente a ligação entre o meio-campo e o ataque, os números de Otávio mostram que recorre várias vezes ao drible para resolver as situações. Já Ricardo Horta é mais incisivo na grande área, sendo que tem demonstrado uma maior apetência para criar oportunidades de golo.

Pela esquerda do ataque temos os maiores desequilibradores das suas equipas. Galeno vence em praticamente todos os aspetos, mas Luis Díaz mostra um bom faro goleador relativamente aos minutos que joga (o facto de entrar nos minutos finais das partidas, onde há mais desorganização, ajuda).

Numa função simbiótica no ataque, pelos posicionamentos que ocupam, sem serem uma referência fixa, temos Wilson Eduardo e Moussa Marega. O luso-angolano tem uma % muito alta de ações na grande área, mas demonstra pouco acerto. Marega, por sua vez, está no momento da definição, mas tem denotado dificuldades em criar a sua entrada na zona de perigo.

Na frente, como maior referência ofensiva das suas equipas, conseguimos provar, objetivamente, que Paulinho tem peso e influência maiores no SC Braga, do que Tiquinho Soares no FC Porto.

29 Comentários

  • Kacal
    Posted Janeiro 24, 2020 at 4:01 pm

    Votei em Marchesín, Corona, Mbemba, Marcano, Telles, Danilo, Fransérgio, Ricardo Horta, Luis Díaz, Marega e Paulinho.

    Acho o Marchesín o melhor GR do campeonato, a par de Vlachodimos. Perdeu algum fulgor depois daquele incidente da festa, mas quando está no seu melhor já provou ser uma grande mais-valia e dar pontos. Corona é dos melhores jogadores do campeonato. Telles é o melhor DE do campeonato, a par de Grimaldo. Bruno Viana é um bom central, mas já “enterrou” em algumas fases da época e gosto bastante do Mbemba, acho que devia ter já mais minutos na equipa e sinceramente sendo aposta contínua acredito que pode tornar-se dos melhores centrais cá e acho que no Braga estaria a ter outro protagonismo e seria titular. Marcano tem falhas, mas o Raúl Silva também e a sua excessiva agressividade não me agrada muito, mal por mal prefiro o espanhol. Danilo e Palhinha acho o Danilo superior e está noutro patamar, caso decidamos ir por forma, aí seria Palhinha mas votei no geral. Uribe com 0 golos e 0 assistências é mau demais, mesmo tendo em conta a posição que ocupa, demonstra que tem pouquissima influência no movimento ofensivo da equipa e tem pouca chegada à área. Fransérgio consegue ter mais números, faz o trabalho sem bola que lhe pedem mas acrescenta bem mais com bola e tem boa chegada à área.

    Na frente, prefiro a incisão e objectividade do Horta ao Otávio, os números não mentem. É um jogador altamente decisivo. Entre Galeno e Luis Díaz tive mais duvidas, considero jogadores similares e até na idade são, qualquer um deles é bem escolhido, a meu ver. Votei Marega porque realmente define melhor que o Wilson Eduardo e nenhum deles é craque, votei no menos pior porque nenhum me agrada mas há que reconhecer o que o maliano já fez e consegue ser decisivo mesmo sendo limitado nos outros aspectos. Na frente, ambos atravessam bons momentos de forma mas considero o Paulinho bem mais jogador além dos golos, aliás, acredito que seria titular no Porto e já merece a selecção. Tecnicamente e fora da area tem outra capacidade. Foram as minhas escolhas.

    • TOPPOGIGGIO
      Posted Janeiro 24, 2020 at 4:31 pm

      Concordo com toda a análise, excepto má parte do Viana; já teve situações em que podia ter feito melhor mas o Mbemba, ainda que não o ache mau como mtos pintam (até mtos portistas só lhe reconhecem valor é quando comparam com Manafá :) ) também não é 100% certinho…

      • Kacal
        Posted Janeiro 24, 2020 at 4:55 pm

        Comparar o Mbemba ao Manafá não faz qualquer sentido, E não sei onde tens visto essas opiniões mas aqui no blog vejo os portistas falarem bem dele e a dizer que deve jogar mais vezes. Pode não ser 100% certinho, mas o Bruno Viana também não o é como referiste e portanto prefiro Mbemba do que vi até ao momento. Além disso ambos sabemos que muitos jogadores dos “grandes” no Braga passam a ser dos melhores do campeonato, não me admiraria que o Mbemba no Braga fosse titular e subisse mais o nível a ter continuidade.

    • Turiacus
      Posted Janeiro 24, 2020 at 4:49 pm

      Concordo com praticamente tudo, apenas escolheria o Palhinha em detrimento do Danilo porque na seleção deste 11 tive mais em conta a forma atual. O capitão do nosso clube está a fazer um terrível, por outro lado o Palhinha tem sido dos melhores médios defensivos do campeonato.
      As minhas maiores dúvidas foram entre o Galeno e o Diaz e Wilson Eduardo e Marega. Em relação aos primeiros, hesitei um bocadinho por serem jogadores relativamente idênticos e por vezes também pecam na decisão, daí ter escolhido o colombiano que acho que acaba por decidir melhor resultando até num bom registo em termos de golos marcados.
      Em relação aos outros dois, é um bocado venha o diabo e escolha… Mas pronto vai o Marega.

      • Kacal
        Posted Janeiro 24, 2020 at 5:25 pm

        Lá está Turiacus, indo por forma o Palhinha tem que ser a escolha, claro. Mas não votei por forma, mas é aceitável sem duvida.

        De resto, também tive duvidas nessas 2 apenas, mas escolhi Luis Díaz e Marega também porque acabam por decidir melhor e ter melhores números.

    • Meu nome é Toni Sylva
      Posted Janeiro 24, 2020 at 7:31 pm

      O Marchesin foi uma belíssima contratação, mas acho que está 1 ou 2 milímetros abaixo do Vlachodimos.
      Penso que o Porto vai ganhar, embora naturalmente preferisse o Braga. Apesar de todos os erros cometidos, o Porto não é inferior a ninguém em Portugal neste momento. Só que, felizmente, não sei mesmo porquê, em metade dos jogos faz o pior que consegue. Mas suspeito que este não vai se um deles, como não foi o da Luz.

      • Kacal
        Posted Janeiro 25, 2020 at 2:05 pm

        Concordo, disse a par mas ponho o Vlachodimos acima dele um pouco. Mas vs Matheus, prefiro o Marchesín.

        De nada vale não ser inferior individualmente e como clube se desportivamente, no jogo jogado e colectivamente, não formos. Se os outros jogam melhor que nós e têm boas individualidades, mesmo que inferiores a nós, mas têm qualidade individual, é natural que aconteçam surpresas. Se jogarmos bem e no nosso melhor, venceremos hoje, caso contrário não. A ver vamos que Porto aparece.

  • deco73
    Posted Janeiro 24, 2020 at 4:16 pm

    A ver isso pareçe que o braga é melhor que o porto

    • Francisco Parrinha Guerreiro
      Posted Janeiro 24, 2020 at 6:43 pm

      E é. Como se comprova pelo resultado do mais recente embate entre as duas equipas. Tem um plantel mais equilibrado, com mais soluções de nível idêntico e tem, acima de tudo, uma grande vantagem em relação ao Porto: tem um treinador no banco (aliás, só esta época já teve dois, pelo que não parece ser muito difícil contratar um treinador de verdade, coisa que se poderia achar ser difícil quando o Porto vai na terceira época sem treinador), ao invés de um tipo cuja profissão não se sabe muito bem qual é mas cuja principal função parece ser gritar muito.

      • Alvaromoreira
        Posted Janeiro 24, 2020 at 7:50 pm

        É? O fc Porto tem 28 títulos nacionais,o Braga 0. Podemos falar de títulos internacionais, mas não quero envergonhar ninguém. Depois o Porto não tem treinador, mas mesmo assim esse gajo que só grita tem 1 campeonato no currículo, e o teu Ruben Amorim tem o que? 4 jogos e é elevado ao estatuto de Deus.
        O 11 do Porto com toda a gente no pico de forma mete 8 jogadores num XI combinado.
        Um excedentario nosso é estrela vossa. Depois andam durante anos a perder para o Porto, ganham uma vez e já são melhores? Sem esquecer a sorte que tiveram em ganhar esse mesmo jogo.
        Como ousas dizer que o Braga é superior ao fc Porto?

        • Lobo
          Posted Janeiro 24, 2020 at 8:46 pm

          Algum pessoal pessoal do FCPorto anda nervoso. Just chill! Toda a gente sabe que o Porto é largamente superior não só historicamente, como agora, é claro (basta olhar para a diferença pontual na Liga), e também a nível de recursos financeiros, de plantel e de massa associativa, etc.

          Mas se precisas de jogar na cara todos os títulos Portistas no teu comentário (que todos sabem!), isso apenas revela alguma insegurança ou uma ligeira falta de confiança no momento actual, digo eu.

        • Francisco Parrinha Guerreiro
          Posted Janeiro 24, 2020 at 9:12 pm

          A única pessoa a quem estás a envergonhar é a ti próprio, ao vir falar de História para tapar o Sol com a peneira. Eu nem sou adepto do Braga, podia muito bem ser adepto do Porto. Eu ouso dizer que o Braga neste momento é superior ao Porto porque tenho olhos na cara e dois dedos de testa, basta ver o futebol praticado por ambas as equipas.
          O Porto neste momento tem 5 jogadores com nível para jogar no Porto: Marchesin, Telles, Danilo, Nakajima e Corona, e um deles nem joga (lá está, quando não há treinador acontecem coisas destas). O resto são pernetas.
          Se calhar o facto de um excedentário do Porto ser estrela no Braga e o Porto ter os jogadores que tem e o rendimento que apresenta diz muito da razão pela qual neste momento o Braga é superior ao Porto.

  • TOPPOGIGGIO
    Posted Janeiro 24, 2020 at 4:24 pm

    Engraçado o gráfico Palhonha/Danilo: quase fotocópia. Embora se saiba o Jogador que Danilo é quando no seu melhor, o certo é que há muito que não se vê esse Danilo e, aliado a boa época do Palhinha, traduz -se em equilíbrio.

    Marchesin (Embora goste mto do Matheus); Corona, Bruno Viana, Marcano/Raul Silva (sendo que os dois fazem diferença na área cobtrária), Telles; Danilo, Fransergio/ Uribe (ambos têm qualidade mas o gverreiro costuma dar-se bem nos jogos grandes) e R.Horta; Diaz, Marega e Paulinho (embora o Soares esteja de pé quente);

  • Fabio Rodrigues
    Posted Janeiro 24, 2020 at 4:35 pm

    Marchesin
    Corona
    Alex Telles
    Mbemba
    Raúl Silva
    Palhinha
    Uribe
    Ricardo Horta
    Luis Diaz
    Wilson Eduardo
    Paulinho

    Este seria o meu 11, tendo em conta os jogadores sugeridos pelo VM.

    No entanto, parece-me que algumas comparações não são as mais justas.

    Posto isto, deixo aquele que é, na minha opinião, o melhor 11 combinado entre as duas equipas:

    Marchesin
    Esgaio
    Pepe (Mbemba, uma vez que o luso-brasileiro está lesionado)
    Raúl Silva
    Alex Telles
    Palhinha
    Uribe
    Nakajima
    Corona
    Luís Diaz
    Paulinho

  • NG Sky
    Posted Janeiro 24, 2020 at 4:36 pm

    Marchesin
    Corona – Bruno Viana – Raul Silva – Alex Telles
    Danilo – Fransérgio
    Ricardo Horta – Galeno
    Marega – Paulinho

  • Chomate
    Posted Janeiro 24, 2020 at 5:20 pm

    Incrível como o Braga consegue meter 5/6 jogadores com o 1/4 do orçamento. Grande trabalho da estrutura do Braga (a estrutura do meu Sporting está a milhas do Braga), mas também muita incompetência da direção do Porto. Desceram abruptamente a qualidade nestes últimos anos.

  • Tiago Silva
    Posted Janeiro 24, 2020 at 5:24 pm

    Pelas opções do VM: Marchesin, Corona, Bruno Viana, Raúl, Alex Telles, Danilo, Fransergio, Otávio, Luiz Diaz, Marega e Paulinho

    Com toda a gente disponível: Marchesin, Corona, Pepe, Bruno Viana, Alex Telles, Danilo, Otávio, Trincão, Luiz Diaz, Nakajima e Paulinho

  • BENFICA36
    Posted Janeiro 24, 2020 at 5:30 pm

    Minhas escolhas:

    Matheus
    Corona
    Bruno Viana
    Raul Silva
    Telles
    Palhinha
    Fransérgio
    Ricardo Horta
    Galeno
    Marega
    Paulinho

    E justifico :

    Matheus fez a melhor exibição que vi um guarda redes fazer esta época a nível nacional, no Dragão com um ambiente pesado ,defendeu tudo o que havia para defender, por ser mais vezes posto à prova que Marchesin ,escolho-o, apesar de Marchesin ter muita qualidade

    Os laterais são do Porto, tanto Corona( melhor jogador do Porto este ano ,tanto a defesa como a extremo) e Telles são superiores, ou muito superiores a Esgaio e Sequeira

    Escolhi Palhinha porque Danilo têm estado limitado ,aquele joelho têm dado muitos problemas ao internacional português, têm estado uma sombra do que foi o ano passado e face à subida de forma de Palhinha opto por este, para mim é juntamente com Gustavo Assunção o melhor médio defensivo da liga até ao momento.

    Fransérgio porque é o todo terreno do Braga ,encheu o campo no Dragão, faz tudo bem , defende ,ataca ,tudo mesmo ,já Uribe é melhor a atacar que defender ,por ser menos bom que Fransérgio no momento defensivo, opto por Fransérgio em uma posição que é melhor ser equilibrado.

    Ricardo Horta para mim é melhor que Otávio
    Galeno é igual a Luiz Diaz com a diferença de estar mais enquadrado no esquema tático de Rúben Amorim que Luis Diaz no esquema de Sérgio Conceição ( deve ser por esse motivo que têm tido dificuldades em ser titular, Luis Diaz é um craque de todo o tamanho, já disse que acima dele só Rafa, mas atendendo ao facto que ainda não se impôs totalmente no 11 ,opto por Galeno, menos rápido mas mais objectivo ,a nível técnico é semelhante)
    Paulinho é melhor que Soares

    Marega é melhor que Wilson Eduardo.

  • Ricard Bapt
    Posted Janeiro 24, 2020 at 5:39 pm

    Final inedita mas merecida de forma igual graças aos arranjinhos !

  • MisterVercauteren
    Posted Janeiro 24, 2020 at 5:44 pm

    Marchesin; Esgaio, Bruno Viana e Raúl Silva, Alex Telles; Palhinha e Uribe; Ricardo Horta, Luis Diaz; Marega e Paulinho.
    Aceito que algumas escolhas possam ser polémicas, no entanto:
    1. Acredito que Esgaio é um lateral direito mais seguro que Corona (que para mim é muito mais extremo ou médio direito do que outra coisa que se quer fazer dele);
    2. Bruno Viana e Raúl Silva são centrais mais velozes e com uma leitura posicional de elevada qualidade, uma dupla de luxo para o Braga.
    3. Palhinha está num excelente momento de forma, oferece muito mais do que critério a defender, vejo nele uma hipótese forte para a posição de 6 no Sporting. Danilo é um craque a sério, mas está desmotivado e estagnado no FCP, precisa de sair para encontrar o seu melhor futebol.
    4. Uribe é um jogador de equilíbrio, acho que nesse campo tem mais qualidade que Fransérgio. Não se lhe pode pedir que num 4-4-2 em que joga a interior seja um médio de golo e de intensidade defensiva. É discreto, mas importantíssimo na condução do jogo e na coesão defensiva.
    5. Não gosto de Soares, é trapalhão, ainda que vá marcando. Paulinho tem tanto mais futebol, posicionamento e ocupação de espaços de um 9 móvel com muita qualidade e está num momento de forma fantástico.

  • Xyeh
    Posted Janeiro 24, 2020 at 6:44 pm

    À primeira vista parece que o Braga subiu a qualidade do plantel mas na realidade o Porto é que desceu bastante a qualidade dos seus jogadores (assim como o Benfica e o Sporting, apesar do Benfica ter um pouco mais de qualidade na minha opinião). Vamos começar a ter um fosso do Benfica para o Porto e Sporting e o Braga e Guimarães a colarem-se aos 2 grandes com outras equipas a crescer a nossa liga poderá vir a tornar-se mais competitiva do 2º lugar para baixo.

  • Critico de Cinema
    Posted Janeiro 24, 2020 at 8:08 pm

    11 combinado (provas dadas no campeonato português) : Matheus, Corona, Raul Silva, Pepe, Alex Telles, Danilo, Fransergio, Ricardo Horta, Galeno, Paulinho e Soares.

  • MM
    Posted Janeiro 25, 2020 at 8:27 am

    Nao me revejo nos comentarios de malta que escolhe 5 ou 6 do braga no 11 combinado com o Porto.
    Mas que assim seja! Veremos logo à noite se justificam essa aposta

  • Francisco Ramos
    Posted Janeiro 25, 2020 at 11:42 am

    Olhando para as minhas escolhas e para as percentagens das escolhas gerais, podemos concluir duas coisas:
    1 – Muito bom trabalho do Braga no recrutamento e composição do seu plantel.
    2 – Quando num inquérito se pode escolher entre Porto e Braga, e este último consegue colocar 4 a 6 jogadores, mostra que a nossa qualidade individual tem vindo a diminuir ao longo das épocas, ao contrário do orçamento e valor gasto em transferências.

    Como reparos:
    – Marchesin é melhor que qualquer um destes, mas está numa forma péssima e por uma questão de coerência deveria ser Diogo Costa a jogar.
    – Quando um emprestado do Sporting tem as preferências sobre um jogador avaliado em 20 e muitos milhões, mostra o trabalho de cada equipa técnica.
    – Um extremo por nós dispensado consegue reunir tantas ou mais votos do que o que ficou no plantel (Bela gestão hein!).

    O meu onze combinado, caso todos estivessem disponíveis e na mesma forma seria:
    – Marchesin
    – Corona
    – Pepe
    – Bruno Viana
    – Telles
    – Danilo
    – Fransérgio
    – Ricardo Horta
    – Luis Diaz
    – Nakajima
    – Paulinho

  • Rui Oliveira
    Posted Janeiro 25, 2020 at 12:15 pm

    Uma coisa é praticamente certa. O FC Porto logo vai acabar por perder o jogo. O Braga tem tudo para vencer esta final, e vai vencer, joga em casa, diante do seu público (apesar de ser uma bancada para cada massa associativa), mas tem melhores jogadores e melhor treinador e vai vencer o FC Porto sem qualquer dificuldade porque é mais equipa e joga muito melhor.

Deixa um comentário