Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FC Porto passa em Guimarães e fica a um ponto do Benfica; Azuis e brancos entraram bem mas chegaram ao 2-1 quando o Vitória estava melhor; Marega, que resolveu, deixou o jogo aos 71′ em protesto com os adeptos; Edwards esteve desastrado; Ola John inventou o golo dos vimaranenses; Pêpê também se destacou; Davidson falhou o 2-2 aos 96

Vitória SC 1-2 FC Porto (Bruno Duarte 49′; Douglas 10′ p.b. e Marega 60′)

O FC Porto levou a melhor frente ao Vitória e está agora a apenas um ponto do Benfica. O partida foi equilibrada, mas os azuis e brancos tiraram proveito da entrada forte e depois do 2-1, que até surgiu numa fase que a equipa da casa estava por cima, conseguiram controlar, à excepção de um lance aos 96′, em que Davidson desperdiça o 2-2. Marega foi duplamente protagonista, pelo 2-1 e depois devido à iniciativa de deixar o campo aos 71′, em protesto pelos insultos que recebeu (os companheiros de equipa, até os jogadores da casa e o próprio Conceição bem o tentaram demover da decisão, mas o maliano foi mesmo para os balneários, e acabou substituído por Manafá). Já nos vimaranenses, Edwards esteve particularmente mal, tendo perdido praticamente todos os lances em que participou e ainda uma grande oportunidade. Melhor estiveram Pêpê (muita qualidade no passe) e Ola John (inventou o 1-1 e a equipa sentiu a sua saída devido a lesão).

Destaques:

Vitória – Após a goleada em Famalicão, os vimaranenses voltaram às derrotas, acentuando a má dinâmica recente da equipa (só um triunfo nos últimos 6 jogos). O Vitória bateu-se bem, teve oportunidades para somar pontos, mas os problemas na definição das jogadas voltaram a condenar a equipa de Ivo Vieira. Como vem sendo habitual contra os grandes, os minhotos chegaram ao último terço, mas faltou maior clarividência na maneira como as jogadas eram concluidas para que a equipa fosse feliz. Individualmente, Douglas teve azar no lance do 1-0, ao passo que Frederico Venâncio foi batido por Marega no tento que decidiu o duelo. No meio-campo, Pêpê deu continuidade à sua boa temporada, demonstrando que está pronto para voos mais altos. Já Marcus Edwards fez uma partida bastante infeliz. O inglês, que precisa ainda de crescer muito, não só acumulou erros técnicos como foi muito displicente e macio em várias abordagens. Já Bruno Duarte Ola John combinaram para fazer o 1-1, aproveitando a passividade do FC Porto.

FC Porto – Vitória muito importante para os dragões, que potenciam o mau momento do Benfica e, numa semana, passam de estar a 7 pontos para ficar somente a 1, com a dose de motivação que isso acarreta. A equipa de Conceição teve o mérito de entrar muito forte no jogo (nos primeiros 15 minutos abafou por completo o adversário), mas depois teve alguma sorte, não só pelo desperdício do Vitória como também por ter chegado ao 2-1 logo após o empate. Ainda assim, o que fica é a continuidade do bom momento, talvez o melhor da época. Individualmente, Marchesín ficou muito mal na fotografia do golo, enquanto Corona contribuiu com a sua técnica e critério quando subiu no terreno. No miolo, foi mais uma bela partida de Sérgio Oliveira, uma das caras do bom momento da equipa e que tem dado muita chegada à área. Na frente, Marega, que nem vinha a fazer um bom encontro, decidiu o desafio com um golo à sua imagem.

XI Vitória: Douglas; Sacko, Pedro Henrique, Frederico Venâncio e Florent; Lucas Evangelista, Pêpê e André André; Marcus Edwards, Bruno Duarte e Ola John.

XI FC Porto: Marchesín, Tecatito Corona, Mbemba, Marcano, Alex Telles, Otávio, Matheus Uribe, Sérgio Oliveira, Luis Díaz, Marega e Zé Luís

119 Comentários

  • Joaopcalves
    Posted Fevereiro 16, 2020 at 7:29 pm

    Espero bem que o Vitória e os adeptos se afastem da pequena parte que vai levar o campeonato português ao mundo, pelas piores razões.

  • Dca
    Posted Fevereiro 16, 2020 at 7:29 pm

    Pepe controla aquele meio campo (tanta classe, faz lembrar Weigl até) e tivesse Cervi 10% da vertente ofensiva do Ola John (fortíssimo a inventar e mesmo na tomada de decisão é diferente dos outros, toma sempre a melhor quando as vezes estamos a pensar noutra). Edwards parece-me isto, um jogador giro mas… Porto completamente vivo no campeonato.

    • Deco10
      Posted Fevereiro 16, 2020 at 10:42 pm

      Pêpê é muito craque, como gostava de o ver no Porto para o ano para o lugar de Danilo que deve sair no Verão, mas infelizmente deve acabar no Benfica, clube pelo qual já passou.

      O Ola John melhorou bastante desde a passagem pelo Benfica, mas mesmo assim não sei se se enquadrava num “grande”.

  • Af2711
    Posted Fevereiro 16, 2020 at 7:32 pm

    O futebol hoje fica em segundo plano. Acima de tudo Marega é um profissional, foi jogador do clube e ninguém merece passar por isto. Uma mancha na história do futebol português.

  • Francisco Ramos
    Posted Fevereiro 16, 2020 at 7:32 pm

    O meu único comentário para este jogo é… que vergonha o que aconteceu. Péssima imagem dos adeptos do Guimarães e do Futebol Português!

  • tiagoagm
    Posted Fevereiro 16, 2020 at 7:32 pm

    Foram uma vez à baliza na segunda parte e marcam um golo. Como è possível esta equipa estar em segundo? Este árbitro só apita para um lado e basta um toquezinho para os jogadores do Porto atirarem se para o chão. Mais uma vez não ganha a melhor equipa.

  • MikeM
    Posted Fevereiro 16, 2020 at 7:32 pm

    Uns a jogarem e outros a marcarem. Este Porto conseguir ganhar alguma coisa no presente ano é um autêntico atestado de incompetência ao Benfica.
    Pêpê é um excelente jogador, espero que regresse na próxima época, tal como o Diogo Gonçalves. Pedro Henrique a mostrar a outros centrais como se marcam os avançados.
    Golos do Porto provenientes de ressaltos e o Vitória a desperdiçar.

  • Res
    Posted Fevereiro 16, 2020 at 7:32 pm

    Marega deve ser o rei dos golos assistidos pelos defesas opositores.
    Grande jogo do vitoria, mas contra estrelinhas destas não há nada a fazer.

  • Fabio Rodrigues
    Posted Fevereiro 16, 2020 at 7:34 pm

    Para começar, mencionar que os adeptos do VSC (os que estiveram presentes no estádio a insultar o Marega) são muito pequeninos!

    Passando ao jogo, excelente entrada em campo! Os melhores 20 minutos que vi o Porto fazer esta época!
    A jogar bom futebol, com muitas trocas de bola entre os jogadores, futebol curto e apoiado, baralhando por completo o adversário e tornando-se difícil de anular.

    Se conseguimos jogar este tipo de futebol, porque o fazemos tão poucas vezes? É difícil entender que este é o futebol que melhores resultados nos pode trazer?

    Depois o VSC equilibrou (tem algumas individualidades muito boas e um excelente treinador, que os sabe meter a jogar futebol), o Porto recuou é o jogo foi repartido até ao intervalo.

    Na segunda parte sofremos o empate é passámos a jogar o nosso futebol habitual,o futebol do chutão. Por sorte, um desses lances resultou no golo da vitória, fruto da má abordagem do Venâncio e do bom pormenor técnico do Marega!

    Pela negativa, tenho que destacar dois jogadores que aprecio bastante…Zé Luís é Nakajima. O cabo verdiano está claramente chateado com algo. O que é, não sei, mas nota se perfeitamente que algo se passa. Hoje esteve claramente fora dela. O Naka teve uma entrada horrível em jogo (os piores minutos que o vi fazer pelo Porto). Falhou em todos os lances que teve intervenção. Complicou os lances, meteu se por caminhos apertados, pareceu entrar cansado em campo pela forma como atacou as jogadas…enfim péssimo hoje!

    • RicardoFaria
      Posted Fevereiro 16, 2020 at 7:54 pm

      Eu esqueci-me de referir isso no meu comentário mas concordo contigo em reação ao Zé Luís.. parece que não está comprometido, pareceu desleixado em certos momentos e isso é algo que não pode existir.
      Quanto ao Nakajima, acho que foi mais porque a equipa estava mais a tentar defender o resultado do que outra coisa e o japonês nisso não é muito forte.

      Fizemos uns 15min iniciais muito bons mesmo é realmente é uma pena que não aconteça mais vezes esse tipo de futebol.

      Saudações DesPortistas!

  • BiBota
    Posted Fevereiro 16, 2020 at 7:35 pm

    Não foi brilhante, mas foi merecido. Estamos vivos e é de vitórias destas que se faz um campeão.

    Quanto ao resto, interdição do estádio por muito tempo e deixarmos de dizer que o Guimarães tem adeptos “fervorosos”.

  • Fallen Angels
    Posted Fevereiro 16, 2020 at 7:35 pm

    Jogos à porta fechada e uma multa pesada para o Vitória é o mínimo. Vergonhoso o que aconteceu hoje, os (bons) adeptos do Vitória têm de se revoltar contra estas situações e colaborar com o clube para que as vergonhas na bancada acabem.

  • Litmanen
    Posted Fevereiro 16, 2020 at 7:35 pm

    Excelente jogo hoje. Muito desputado, bem dividido. O Porto neste momento está a apresentar futebol, claramente o grito do Ipiranga de Sérgio Conceição fez resultado.

    Em relação ao evento que envolveu Marega, é mais uma mancha para o futebol português. Muito feio o que se passou. Dava para ouvir as provocações dos adeptos a imitar macacos desde a emissão TV. Marega exagerou, mas para mim era de dar um castigo exemplar a esta massa adepta do Guimarães. Merecem jogar à porta fechada na minha opinião.

    Muito feio este racismo em pleno século XXI, ao nível das civilizações mais retrógradas deste mundo. Fico profundamente envergonhado por ver episódios deste no meu país.

    • Tim Cahill
      Posted Fevereiro 16, 2020 at 7:52 pm

      O Marega exagerou?

      • Litmanen
        Posted Fevereiro 16, 2020 at 7:55 pm

        Visto bem. Corrijo o que disse. Fez precisamente o que devia ter feito. Obrigou a que o caso seja abordado.
        Estava a ver mais num ponto de vista que fiquei triste por ter saído porque estava a gostar do jogo.

        Mas sim, corrijo o que disse, não exagerou e acho que os seus colegas de profissão deviam ter sido mais solidários até.

  • Chomate
    Posted Fevereiro 16, 2020 at 7:36 pm

    Comento para deixar aqui os meus aplausos ao Marega. Foi claramente uma chamada de atenção à Federação, Liga e Governo que deixam o futebol português estar neste estado.

    Quanto ao jogo, foi a história a repetir-se, no que toca às épocas destas equipas. Porto, no chutao para frente, e sem saber como ganha o jogo. Já o Vitória, cria muitas oportunidades mas peca na finalização.

  • MuchoG
    Posted Fevereiro 16, 2020 at 7:38 pm

    Tanto o Marega como toda a equipa do Porto deviam ter saído do campo, é absolutamente nojento estarmos em 2020 e ainda termos episódios destes e se bem me lembro não é a primeira vez com estes “adeptos”. Como sempre duvido que algo aconteça.
    Sou do Benfica e claro que queria que o Porto perdesse pontos mas depois deste episódio aqueles atrasados mentais disfarçados de adeptos não mereciam festejar nada e acabo por ficar mais contente com a vitória do Porto.

  • BENFICA36
    Posted Fevereiro 16, 2020 at 7:38 pm

    Bom , entreguem o campeonato ao Porto .

    Bastou chorar 2 semanas e o Benfica passou de 7 pontos para 1 e pelo andar da carruagem vamos perder e empatar mais jogos ,agora este Porto??? O Porto não perde mais nenhum jogo até ao fim do campeonato. E se perder ? O árbitro desse jogo desce de divisão.

    O mote está dado .

    O Porto estando por baixo ,ganha ao Guimarães.

    O Benfica estava por cima, perdeu com o Braga.

    O Benfica ou se reinventa ,ou já era.

    • a-seabra
      Posted Fevereiro 16, 2020 at 8:04 pm

      viste o jogo ou só vieste aqui chorar?
      ja agora foi magia que fez o Porto ficar a 1 ponto ou foi a combinação de duas derrotas com duas vitórias?

  • Falemdebola
    Posted Fevereiro 16, 2020 at 7:40 pm

    Momento triste. Não deve haver espaço para racismo em lado nenhum, incluindo no futebol. Trate-se desta situação com punho de ferro

    Quanto ao jogo, Porto marca o segundo claramente contra corrente e aguenta as investidas do vitória que se revelaram infrutiferas devido a algum desacerto nos ultimos momentos de definição (se entendi bem, estiveram 39 minutos sem um remate enquadrado).

    Campeonato relançado com 1 ponto a separar as duas da frente. Vamos ver como aguenta o Porto esta pressão (que obviamente tem) e como gere o Benfica o sempre complicado jogo em Barcelos da próxima semana – se volta a entrar em velocidade de cruzeiro ou se estes dois jogos vão pesar.
    Vamos embora para uma reta final que promete!

  • CarlosFCP
    Posted Fevereiro 16, 2020 at 7:41 pm

    Estou para ver o castigo que o Guimaraes vai apanhar, não me recordo de nenhum jogador em Portugal abandonar o campo por insultos racistas

    Agora é focar na taça UEFA

    • Miguel Carvalho
      Posted Fevereiro 16, 2020 at 7:49 pm

      Concordo, bem como o castigo ao Marega quando saio fez 2 piretes ao público com razao ou nao, ele n pode fazer.

      • Dracarys
        Posted Fevereiro 16, 2020 at 7:52 pm

        Na verdade, fez thumbs down, são coisas diferentes.

        • Miguel Carvalho
          Posted Fevereiro 16, 2020 at 7:58 pm

          Não fez não, isso fez durante a saída toda, se reparares saída a chegar ao balneário fez os piretes, o que entendo tendo em conta o que se passou que é inadmissível mas n pode.

          • Dracarys
            Posted Fevereiro 16, 2020 at 8:27 pm

            Ver a minha outra resposta, está lá a adenda.

            • Miguel Carvalho
              Posted Fevereiro 16, 2020 at 10:29 pm

              Sim já vi, e mesmo sendo Benfiquista isto é uma situação completamente vergonhosa e tem que acabar e não foi caso único no D.Afonso Henriques, com o Nelson foi igual.

      • Dracarys
        Posted Fevereiro 16, 2020 at 8:18 pm

        Nevermind, entretanto vi a situação a que se refere. Sendo assim, que Marega também seja punido, pois não tinha de descer ao nível dos adeptos do Vitória que estavam a fazer os barulhos racistas.

  • Tiago Silva
    Posted Fevereiro 16, 2020 at 7:42 pm

    Lamentável o que aconteceu ao Marega, o governo tem que começar a atuar nestes casos, a Liga e os clubes fecham os olhos a estas situações, ninguém se quer chatear com isto, mas algo tem que mudar, a própria imagem do nosso país está a sair por baixo.

    Quanto ao jogo, o Vitória foi a melhor equipa, mas o Porto soube gerir e ter eficácia. Grande jogo do Pêpê, está um jogador muito completo, gostaria que o Benfica o repescasse!

  • Flavio Trindade
    Posted Fevereiro 16, 2020 at 7:45 pm

    Jogo que vale um título.

    Sérgio Conceição percebeu a importância destes 3 pontos quando não teve qualquer problema em jogar com 3 centrais e defender em bloco bem baixo.

    Isto vale um título porque na minha opinião o Porto não perde mais nenhum jogo até ao final da época.

    Tem um calendário bem mais acessível (tem uma deslocação complicada a Famalicão e o Braga já na última jornada), vai passear no resto da liga e além do mais apesar de ainda estarem em segundo, têm muito menos pressão que o Benfica que para além de estar a definhar, tem saídas bem mais complicadas (a começar já em Barcelos onde o Gil tem sido fortissimo, Vila do Conde, Madeira…).

    Sobre o jogo, a palavra chave foi eficácia.

    O Vitória foi igual a si próprio com Ivo Vieira. Jogou bom futebol, criou múltiplas oportunidades mas falham sistematicamente na definição. E assim não há equipa que resista. Aliás este Vitória estar na posição que está é quase um escândalo!

    E se calhar, um pouco contra a opinião geral, Ivo Vieira terá os dias contados.

    Atitude positiva e bom futebol só não chega e hoje Ivo copiou o pior Bruno Lage e acabou o jogo com 3PL e ao mesmo tempo não só matou a equipa como deu fôlego ao Porto.

    O flanco esquerdo do Vitória fez um jogão. Ola John teve sempre muito critério e Florent foi para mim o melhor em campo.

    O Porto entrou forte, e marcou num bom envolvimento de Sérgio Oliveira, num golo de sorte.

    E depois viu o Vitória jogar e marcou o 1-2 na segunda oportunidade que teve.

    Foi depois mais sagaz, soube sofrer e a atitude competitiva da equipa fez o resto.

    Uma palavra para o sucedido com Marega…

    Se é um facto que Marega pela forma como festejou cuspiu no prato que comeu, nada pode justificar as atitudes boçais e racistas dos vitorianos.

    Muito boa também a arbitragem de Luis Godinho.

    • Joaopcalves
      Posted Fevereiro 16, 2020 at 8:02 pm

      O Marega já vinha a ouvir comentários racistas mesmo antes do festejo. Pelo menos pareceu me ver a apontar para a pele nos festejos. Fosse por provocações ou não, nada justifica isto.
      Mas se até no parlamento acontecem comentários destes, e haja quem relativize…

    • Miguel Carvalho
      Posted Fevereiro 16, 2020 at 8:05 pm

      Concordo Flávio, no entanto o ano passado as saídas do Benfica eram piores e o Benfica já jogou nos campos mais complicados, além das que disseste o Benfica vai a Famalicão como o Porto, e se fores ver o Porto perdeu pontos com quem n se pensava nem foi com as mais fortes por isso é tudo imprevisivel, no entanto o Benfica tem equipa para ganhar os jogos todos até ao fim só tem que levantar a cabeça e voltar a jogar à bola.

    • Red Punisher
      Posted Fevereiro 16, 2020 at 8:25 pm

      Por vezes usas demasiada emoção e perdes a razão do brilhantismo dos teus comentários Flávio. O Benfica pode perfeitamente ser campeão e tu, a frio, sabes disso. o calendário é fácil para ambos, porque em ambos os clubes os árbitros tendem a facilitar no último terço da época. Daí ser sempre recorrente falar-se neles, porque eles dão jeito e são um excelente trunfo para Benfica e Porto.
      De qualquer modo, Lage o ano passado fez o impossível e tem todo o mérito nisso. Se este ano falhar, terá demérito, mas não me parece que seja despedido pelo LFV, apesar de o achar francamente fraco nas competições europeias, pior que RV a meu ver.

      • Flavio Trindade
        Posted Fevereiro 16, 2020 at 10:12 pm

        Punisher, eu nunca disse que o Benfica não pode ser campeão.

        O que disse é que terá um caminho bem mais complicado para o poder fazer.

        E se compararmos apenas os calendários eu preferiria o do Porto sem pestanejar.

        Se isso chegará para o Porto passar para a frente? Esperemos que não.

        • Joao Martinez
          Posted Fevereiro 16, 2020 at 11:00 pm

          Aliás a emoção é tanta que só por ver o seu grande Benfica apertado quando já parecia estar nas 7 quintas, tenta ver no festejo do Marega uma provocação e, de certa forma, uma causa para o que se passou depois quando, e como muito bem o Joaopcalves realçou, os insultos racistas já aconteciam desde o início do jogo.

          Mas de que vale retratar-se das asneiradas que diz quando o que interessa é que o seu Benfica já está outra vez apertado, isso sim é importante!

          • Flavio Trindade
            Posted Fevereiro 17, 2020 at 7:08 pm

            Bem…que grande lição de moral e urbanidade que me acabas de dar. Fico-te muito grato!

            Como deves calcular a não ser que estivesse em Guimarães (que não estive) não poderia saber quando é que os insultos começaram.

            Comentei logo a seguir ao jogo com base no que vi e ouvi.

            Se terei que me retratar desse comentário?

            Sem problema nenhum. Em lado algum escrevi que foi Marega que começou este triste espetáculo. E por aí não me custa nada admitir que o comentário possa ter sido infeliz.

            As minhas desculpas aos visados.

            Quanto ao resto na ânsia de querer ser mais papista que o Papa, o resto do teu comentário é só ridículo.

            Os valores serão sempre mais importantes que um jogo de futebol, mas parece que tens as prioridades trocadas.

            Porque caso contrário deverias questionar sim, o porquê do jogo sequer ter começado uma vez que os insultos começaram antes, e o porquê da tua equipa não se ter solidarizado com o seu jogador, e ter impedido o início da partida?
            Será que a vitória era mais importante que os valores humanos?

            Curioso é que alguns (felizmente são uma minoria) dos que se indignaram ontem porque lhes tocou pela primeira vez, se esqueçam de não praticar esses mesmos comportamentos no seu dia a dia, ou outros que também se ofenderam ontem vão acabar por votar no Chega…
            Criticar atitudes racistas é um exercício diário e parte da educação. Há quem não a tenha e queira ser só politicamente correcto (só ontem e hoje vi vários)

            • Joao Martinez
              Posted Fevereiro 17, 2020 at 8:10 pm

              De nada. Só uma ressalva, não sou do Porto… Mas tu próprio dizes que te baseaste no que viste e ouviste portanto deves ter visto que o Marega após marcar o golo faz um festejo basicamente a pedir respeito pela sua cor de pele e o que deduzes é que foi uma provocação? Acho que o mais natural seria deduzir que se deveu a insultos racistas recebidos antes de marcar o golo, se não fosse assim que sentido teria aquele festejo?

              Portanto, e pegando no que disse anteriormente de não ser adepto do Porto, a mim o resultado não me interessou para nada… Quem pegou primeiro pelo resultado foste tu e só depois falaste da questão do Marega deduzindo (erradamente tal como reconheceste) que o festejo dele foi provocatório… O resto do comentário no que toca às questões do politicamente correto e votar no chega, etc, a mim não me dizem respeito de certeza porque tal como disseste, e aí concordo plenamente, os valores são sem dúvida nenhuma mais importantes que um jogo de futebol, daí que a meu ver quem tinha as prioridades trocadas eras tu.

              Como é óbvio também aproveito para pedir desculpa porque claramente exagerei no que disse mas este tipo de situações para mim são tão relevantes (e não tem a ver com ser politicamente correto) que acabei por ser inconveniente na forma como respondi.

  • Kacal
    Posted Fevereiro 16, 2020 at 7:46 pm

    Não vi o jogo, fico 50-50 porque estou contente pela vitória mas isto só atrasa o inevitável e é preciso mudanças profundas no clube e com esta boa fase tudo se apaga e assobia, mas eu mantenho a minha ideia a pensar no longo prazo e portanto contente pela vitória e por estarmos na luta quando parecia que o Benfica tinha isto encaminhado, mas fico dividido. Seja como for, estamos unidos novamente e não serei eu a ir contra, é ter sempre esta atitude e somar pontos. Venha o próximo!

    Quero só focar no incidente com Marega, nada justifica isto e marca o futebol português pela negativa, mais uma vez! Mas não vamos generalizar, foram alguns adeptos do Vitória, alguns, há que separar, mas é preciso tomar medidas. Sofreram o 2-1 e perderam, mas o castigo tem que ser mais duro que isto. Fez bem Marega em abandonar o jogo, menos bem no gesto final, mas isto é lamentável, critiquem o jogador construtivamente como faço e têm direito disso, eu também não sou fã do jogador, mas o homem nada contra e racismo é muito baixo e cair no fundo, é inadmissivel e nada justifica. Força para Marega e que sejam tomadas medidas!

  • RicardoFaria
    Posted Fevereiro 16, 2020 at 7:47 pm

    Grande entrada em jogo por parte do Porto mas uma excelente resposta do Vitória após sofrer golo.
    Após o 0-1, a equipa da casa cresceu no jogo e durante 5min teve 2 lances perigosos mas depois o Porto voltou a conseguir controlar o jogo.
    Na 2a parte, os vimarenenses entraram muito fortes chegando a vantagem justamente e mesmo depois do golo continuaram por cima do encontro mas o Porto acaba por marcar o 1-2 contra a corrente do jogo tendo tido até final a possibilidade de ampliar mas os jogadores nunca decidiram bem.
    Não consegui perceber o que estavam a dizer os adeptos ao Marega mas para o jogador querer abandonar o campo, deve ter sido algo grave e este tipo de situações não têm lugar no futebol portanto espero que alguém faça algo para mudar o paradigma do futebol português para bem do mesmo.
    Estamos a 1 ponto do Benfica e agora é continuar a vencer os nossos jogos esperando um deslize do atual líder do campeonato.

    Saudações DesPortistas!

  • Chico
    Posted Fevereiro 16, 2020 at 7:49 pm

    Não gosto nada dos adeptos do Vitória. Isto já é recorrente. Lembro-me de um incidente semelhante com o Nelson Semedo e por aqui até houve quem atacasse o lateral… Era dois ou três jogos à porta fechada para ver se aprendiam alguma coisa. Portugal é um país muito racista.

    • PaxBritannica
      Posted Fevereiro 16, 2020 at 8:06 pm

      Estás enganado Chico, Portugal não é um país racista. Este tipo de generalizações com base num incidente levado a cabo por um grupo de individuos não representa um país inteiro… Esta tendência de generalizar apenas com base numa amostra ( e claramente tendenciosa pois não é a primeira vez que os adeptos do vitoria têm este tipo de comportamento ) é errada e devemos ter muito cuidado antes de o fazermos.

      • GoncaloB
        Posted Fevereiro 16, 2020 at 9:09 pm

        Opa menos. So falta dizer que o ventura também é um gajo fixe nada racista.

      • Rev7
        Posted Fevereiro 16, 2020 at 9:13 pm

        Tu é que estás enganado. O facto de raramente se falar no tema racismo, num país colonizador e contribuiu tanto para a escravidão, demonstra bem como Portugal tem muito racismo escondido. Mas os portugueses tantas e tantas vezes acusam os seus vizinhos de serem assim e assado e nunca quiseram olhar para dentro e ver o que se passava por cá.

      • Chico
        Posted Fevereiro 16, 2020 at 9:30 pm

        Não é generalização nenhuma. Estudos internacionais comprovam insistentemente que Portugal é um dos países mais racistas da Europa, senão mesmo o mais na Europa Ocidental. E nem eram precisos estudos para nada… Basta andar atento por aí. Por cá tornou-se tabu falar de racismo, mas não deixamos de ser tão ou mais racistas que o outro. Até somos capazes de ser um caso de estudo. Vem desde a escola, desde que se banaliza a palavra escravos ao lado de especiarias, se endeusa porcos como o Vasco da Gama ou nem se discute o nosso passado esclavagista/colonizador. Se nem se fala disso, quanto mais falar do que se passa atualmente? Sabe o que aconteceu aos negros em Lisboa no pós-25 de abril? No dia esconderam-se por ameaças e nas semanas seguintes foram presos a árvores e agredidos como forma de “festejo”. Foram logo as primeiras manchas numa revolução que se queria bela.

        • Mantorras
          Posted Fevereiro 16, 2020 at 10:47 pm

          Quais estudos?

          Isto e a serio ou e so um bitaite onde se atira a palavra estudo para se ter credibilidade?

          Venha dai o link se isto for a serio por favor. Gostava mesmo de ver esse estudo.

          E que quem viveu noutros paises e sabe doutras realidades acha Portugal um paraiso. Isto so pode ser brincadeira

          • Morgan
            Posted Fevereiro 17, 2020 at 10:30 am

            Entre ontem e hoje abri o post dezenas de vezes esperançoso que o user já tivesse colocado aqui os fantásticos estudos internacionais a que se refere.
            Foi das maiores e mais graves postas que alguém mandou por aqui, que se inserem numa irrealidade absoluta. “Portugal é um dos países mais racistas da Europa…” Não digam tamanha asneira.

          • Chico
            Posted Fevereiro 17, 2020 at 11:20 am

            Lembro-me deste estudo. Estudei a área no passado e há múltiplos rankings de organizações como UE ou ONU em. que Portugal está no fundo dos rankings

            • Mantorras
              Posted Fevereiro 17, 2020 at 2:42 pm

              Como podes ver abaixo, coloquei outros rankings, em relacao ao racismo um survey europeu, onde Portugal esta “no topo”, ou “no fundo”, dependendo da questao, mas esta no extremo “positivo” da coisa, por assim dizer. Foi precisamente por ter visto rankings em sentido contrario, quer na questao do racismo, quer na questao LGBT ou relacionado com religiao, que pedi o estudo que referias.

              Eu tenho a conviccao que ser negro numa cidade pequena de Portugal e muito mais tranquilo, mas mesmo muito mais tranquilo, do que ser negro num cantinho da Polonia, da Bulgaria, da Eslovaquia ou Rep. Checa, entre outros, porque la nao andas a vontade na rua, ponto final. E embora todo o tipo de racismo seja grave, nao ser seguro e outro nivel. Depois, outros paises, por exemplo a Suecia, a Alemanha e Franca, tem problemas muito mais graves, ou pelo menos visiveis, do que Portugal, porque a quantidade de pessoas de diferentes etnias e muito superior aquela verificada em Portugal.

              Na minha opiniao, Portugal nao e um pais hostil nesse sentido. Existe racismo? Existe, mas nao acho que seja um problema tao grave como na maioria dos paises europeus.

        • Mantorras
          Posted Fevereiro 16, 2020 at 10:57 pm

          Ha mais inclusive em 2019: https://www.espn.com/soccer/fc-porto/story/3947745/porto-charged-for-supporters-racist-behaviour.

          Convem nao lembrar so “os outros”. Aqui todos tem culpa, porque adeptos idiotas ja em todo o lado.

        • B.Jardim
          Posted Fevereiro 16, 2020 at 11:02 pm

          Porcos como o Vasco da Gama?
          Então todos os seres humanos de há 500 anos eram porcos.
          Pior, segundo a tua perspectiva, daqui a 500 anos seremos todos vistos como porcos porque de certeza que também estamos a agir segundo padrões que no futuro estarão errados. E esse humanos do futuro 500 anos depois também serão porcos.
          Que falta de noção.

          • Chico
            Posted Fevereiro 17, 2020 at 11:23 am

            O Vasco da Gama sequestrava para os seus navios mulheres indianas e africanas, que eram repetidamente violadas e despejadas pela costa africana posteriormente, a milhares de Kms da zona de origem. Para além da violência com que se brindava os africanos e indianos. Até para a altura era considerado um homem hediondo. Mas hoje é celebrado. Celebramos os Lusíadas, mas no estrangeiro a Peregrinação é mais conhecida e respeitada. Por cá é desconhecida pela maioria.

        • Mantorras
          Posted Fevereiro 16, 2020 at 11:34 pm

          Eu sei que descriminacao contra gays ou muculmanos nao e racismo, mas e, generalizando, uma atitude da mesma indole que normalmente vem “do mesmo sitio” e “das mesmas pessoas”.

          Em relacao a comunidade gay: http://www.idealista.pt/en/news/lifestyle-portugal/2019/07/02/381-portugal-most-gay-friendly-country-world-how-much-does-it
          (eu sei que a fonte da noticia nao e a melhor, mas foi a que apareceu em primeiro no resultado da pesquisa, e dentro da noticia tens o link para o “ranking” original)

          Em relacao a comunidade islamica: https://www.islamophobiaeurope.com/wp-content/uploads/2019/09/PORTUGAL.pdf

          Mais uma vez, se puderes colocar aqui os estudos a que te referes, gostava mesmo de os ler.

        • Mantorras
          Posted Fevereiro 16, 2020 at 11:50 pm

          Encontrei isto, o “Second EU discrimination and minorities report”: https://fra.europa.eu/sites/default/files/fra_uploads/fra-2019-being-black-in-the-eu-summary_en.pdf

          CTRL+F por “Portugal” e encontro:

          – Coverage – EU-MIDIS II* surveyed 25,515 persons with different ethnic minority and immigrant back-
          grounds in all 28 EU Member States. This summary focuses on the responses of 5,803 immigrants and
          descendants of immigrants of African descent surveyed in 12 Member States: Austria, Denmark, Fin-
          land, France, Germany, Ireland, Italy, Luxembourg, Malta, Portugal, Sweden and the United Kingdom.

          – In the five years before the survey, some 5 % of respondents experienced what they perceived
          as racist violence (including assault by a police officer). The highest rates were recorded in Finland
          (14 %) and in Ireland and Austria (both 13 %), followed by Luxembourg (11 %). The lowest rates
          were observed in Portugal (2 %) and the United Kingdom (3 %).1
          In the same period, 127 respond-
          ents (2 %) – mainly young men – experienced a racist assault by a police officer; the highest rate
          was recorded in Austria (5 %).

          – Overall, 39 % of respondents of African descent felt racially discriminated against in the five years
          before the survey. One in four (24 %) felt discriminated against in the 12 months before the sur-
          vey. The highest perceived rates of discrimination in the 12-month period are found in Luxembourg
          (50 %), Finland (45 %), Austria (42 %) and Denmark (41 %). The lowest are found in the United
          Kingdom (15 %) and Portugal (17 %).

          – Few respondents (16 %) who felt racially discriminated against reported or made a complaint about
          the most recent incident. The highest reporting rates are observed in Finland (30 %), Ireland (27 %)
          and Sweden (25 %), and the lowest in Austria (8 %), Portugal and Italy (9 % each).

          – Seven in 10 (69 %) respondents of working-age (aged 20 to 64) are in paid work, with the rate
          higher among men (76 %) than among women (63 %). The highest paid work rates are observed in
          Portugal (76 %) and the United Kingdom (75 %), and the lowest in Denmark (41 %), Austria (45 %),
          Ireland and Malta (48 % each).

        • PaxBritannica
          Posted Fevereiro 17, 2020 at 12:05 am

          Chico, não sei porque referiste os períodos de escravidão e colonização, aqui ninguém mencionou nenhum desses temas, estamos a discutir racismo no futebol, nada mais, logo também não vou responder aos pontos que levantaste.
          Mais uma vez volto a referir, casos isolados de racismo não fazem uma inteira nação “racista”. Os níveis de racismo (seja lá o que isso quer dizer, ou como se medem esses “níveis”) são muito inferiores ao que eram desde há 50 anos para cá, e isso acontece por todo o mundo Ocidental. Inclusive se verificarmos quais as sociedades menos racistas nesses ditos rankings verificamos que é precisamente o ocidente que domina nesse aspeto.
          Dou sempre o exemplo dos homicídios. Portugal também tem casos de homicídios, todos os anos. No entanto figuramos constantemente no topo dos rankings ao nível de segurança (inclusive temos dos rácios menores de homicídios em todo o mundo), e temos constantemente cidades no topo das cidades mais seguras. Será que somos uma sociedade de homicidas porque existem casos isolados de homicídio? Ou será apenas pelo facto de existirem idiotas e indivíduos mentalmente doentes que cometem esses crimes?
          Repito, só pelo facto de termos casos isolados de racismo isso não quer dizer que a nossa sociedade seja racista. Sim, racismo existe isoladamente, e nunca deixará de existir. Tal como idiotas nunca deixarão de existir, por mais “perfeita” que a sociedade seja.

    • Chico
      Posted Fevereiro 16, 2020 at 8:12 pm

      De resto, é a confirmação do título do Porto.

  • Red Punisher
    Posted Fevereiro 16, 2020 at 7:54 pm

    Resumo do jogo: campeonato aberto. Tanto para o 1º lugar (a 2), como para o 3º lugar (a 4)
    Para a emoção, melhor era impossível. Para a minha equipa, pior era impossível.
    O Porto hoje iria sempre ganhar, exceto se ontem o Benfica tivesse ganho (o psicológico ganha jogos nestas andanças…e até campeonatos).
    Agora vem aí uma 5a feira importante, para o desfecho do campeonato. A meu ver, nenhuma das 4 equipas portuguesas, tendo em conta as suas ambições na classificação atualmente, têm capacidade de fazer bons resultados (regulares) durante várias semanas em ambas as competições. Falta banco, capacidade física vs campeonatos mais detalhados que o nosso nesta mesma preparação.
    Naturalmente, o meu desejo seria que todas as 4 passassem, sendo o mais certo que, de uma forma geral, passem apenas 2/4. Penso que, no que toca ao campeão nacional, o primeiro que for afastado da LE, será mais facilmente campeão, sendo o Benfica (ainda) favorito porque tem 1 ponto de avanço, mesmo com desvantagem em confronto direto.
    E sei que, tendo em conta a cultura futebolística existente, feita pelos 2 atuais grandes em Portugal e pelos diversos meios de comunicação que desincentivam o espetáculo e fazem eles próprios esse espetáculo, tanto Benfica como Porto irão ter 90-95% dos jogos ganhos internamente até final, sem me admirar que ambos vençam todos os jogos até final.
    Sensação agridoce. Não gosto que isto aconteça, mas vai acontecer.
    De qualquer modo, Benfica está mais longe do primeiro lugar, apesar de ainda lá andar, porque animicamente estão K.O., mas tudo muda numa semana!
    No que toca ao 3º lugar, felizmente tudo em aberto, onde Braga parte com alguma vantagem por ter um melhor treinador que as restantes 3 equipas.
    Relativamente ao “uh uh” feito ao Marega, os adeptos ditos de claque aproveitaram o momento em que o mesmo meteu a cadeira na cabeça para o chamar posteriormente de macaco e de menosprezar o Maliano, de forma racista. É importante frisar que existe racismo e sempre existirá ao longo da vida, de qualquer modo, Marega fez bem em abandonar o jogo e os adeptos deverão ser sancionados, mesmo sabendo que o próprio poderá, de forma indireta, ter provocado esta situação lamentável, quando provocou os adeptos de forma indireta. Mas são situações de jogo, e, se o jogador fosse português não haveria tanto alarido e apupos.

    Parabéns ao Porto que dá uma chapada de luva Azul a Lage. A ver vamos se a minha equipa conseguirá manter o 1º lugar nos próximos jogos..

  • Nickles
    Posted Fevereiro 16, 2020 at 7:54 pm

    Está semana toda vai-se falar de interdição ao D. Afonso Henriques e mais não sei o quê porque o Marega decidiu, e bem, abandonar o jogo.
    Mas gostava de lembrar que em 2017 o Nélson Semedo levou com os mesmos insultos, a seguir leva um amarelo por responder e depois nunca mais se falou no assunto. Aliás ainda se passou um pano a amenizar a situação toda, e houve ainda quem culpou o Semedo.

    Portanto a haver castigo aqui nunca será pelo conteúdo dos insultos (já que já aconteceu antes e nada se passou), mas sim pela reacção que os insultos geraram. Óbvio que o CD quer ficar bem na fotografia e o Vitória desta vez será castigado.

    • Falemdebola
      Posted Fevereiro 16, 2020 at 8:12 pm

      Sim mas porque se errou no passado, não quer dizer que se tenha de errar de novo. Especialmente no que toca a assuntos como este.
      Concordo que a atitude do Marega é o que pode diferencia esta situação da do Nelson Semedo mas, mesmo que não o tivesse feito, as punições deveriam existir na mesma, independentemente do que se fez no passado.
      Não há espaço para racismo em lado nenhum

    • Ricardo Teixeira
      Posted Fevereiro 16, 2020 at 8:18 pm

      Isto!

    • Deco10
      Posted Fevereiro 16, 2020 at 8:24 pm

      Cá em Portugal sempre se passou paninhos quentes ao racismo. Tenho memória desde os tempos do Hulk cá em Portugal que, principalmente na Luz, era quase sempre vaiado com barulhos de macaco. O Semedo foi outro caso, se não me engano até foi mesmo contra o Vitória também, em que foi insultado e reagiu e é admoestado não sei bem porquê e depois o caso passou sem castigo para quem cometeu realmente um crime (sim, o racismo é crime seja ele de branco para preto, preto para branco, cor de rosa para amarelo, etc)…

      Há mais casos cá em Portugal mas que acabam por ser menos mediáticos porque os jogadores não respondem ou nem ouvem, mas quem vai aos estádios consegue ouvir vários insultos racistas na grande maioria dos estádios portugueses.

      Falando agora do caso de hoje, os insultos devem ter sido mesmo agressivos para gerar uma reação destas, não é qualquer coisa que provoca um jogador a abandonar o campo, no entanto o bom desta reação é que vai criar muito mais mediatismo, até no estrangeiro, e vai obrigar a Liga a agir.

      Não percebo é como é que alguém consegue vir aqui comentar quase a dizer que o Vitória não merece castigo só porque uns não foram castigados antes. Incompreensível.

      • Nickles
        Posted Fevereiro 16, 2020 at 9:07 pm

        Concordo com o teu último parágrafo.
        Também gostaria de entender como alguém pode comentar uma coisa dessas.

        Sim porque esse teu último parágrafo de certeza que não é para mim. Se for, então é completamente ao lado, já que em nenhum momento no meu comentário digo que o Vitória não merece ser castigado.

        • Deco10
          Posted Fevereiro 16, 2020 at 9:47 pm

          Todo o teu comentário é feito num tom de se não puniram no passado então também não vão punir agora, e ao que parece não fui o único a entender da mesma maneira.

          Peço desculpa pela má interpretação então, mas também devias melhorar a maneira como escreves se essa não foi a intenção.

          • Nickles
            Posted Fevereiro 16, 2020 at 10:46 pm

            Ai eu é que tenho que melhorar a maneira como escrevo? Está bem.

            Só para veres que o erro é meu, tu e o Falemdebola nos vossos comentários até concordam comigo vê-lá tu… que o que levará ao castigo é apenas o mediatismo gerado neste caso em específico pelo jogador ter abandonado o campo, e não pelo racismo em si.
            E isto só acontece porque há pessoas que gostam de ficar bem na fotografia.

            Acredito que não caiste na má interpretação só por teres lido o que escrevi, já que em nenhum momento o meu comentário leva a querer que o Vitória não deve ser penalizado. Seja o tom, pontuação etc.. Facilmente percebe-se que apenas crítico a razão de existir castigo num caso e noutro não.

            • Deco10
              Posted Fevereiro 16, 2020 at 11:49 pm

              A tua primeira frase foi que nesta semana só se vai falar da interdição ao D. Afonso Henriques e mais não sei o quê, e depois usas o mas (uma preposição adversativa que, caso não saibas, significa que vais dar um argumento que contraria a frase anterior) para dizer que isto aconteceu no passado e não houve castigo, ou seja dizes que se vai falar do assunto MAS que no passado não houve castigo -> a conclusão que se tira daqui é que então também não deve haver castigo agora.

              Pode não ser isso que quiseste dizer, mas é uma conclusão perfeitamente aceitável para quem está a ler.

      • Af2711
        Posted Fevereiro 16, 2020 at 10:22 pm

        E Hulk respondeu desta forma:

        https://www.youtube.com/watch?v=j8_UzaFS5wI

        A impressão que dá é que antes já haviam alguns insultos racistas, para que depois Marega reagisse daquela forma ao marcar.

        Para mim todos estes casos são gravíssimos, mas Marega tomou uma atitude que possivelmente chamou mais atenção (a proporção que um caso destes repercute nas redes sociais em 2020 também ajuda). Sair de um jogo desta forma, houve o Eto’o que tentou num Zaragoza-Barcelona há quase 15 anos e chocou o mundo na época. Lembro também do Kevin-Prince Boateng e foi num amigável pelo Milan em 2013. Roberto Carlos no Anzhi chegou a sair de campo num jogo pelo Anzhi. Taison recentemente também reagiu mas não necessariamente saiu (embora tenha sido expulso). O guarda redes Omar Daffe foi outro que saiu do relvado, mas neste caso foi expulso nas divisões inferiores da Itália. O brasileiro Serginho, que em 2019 jogava no Jorge Wilstermann também chegou a sair num jogo contra o Blooming no mesmo ano.

        O maliano fez muito bem e o mundo do futebol não está indiferente a isso.

        • Deco10
          Posted Fevereiro 16, 2020 at 10:35 pm

          Excelentes casos, alguns até desconhecia, queria acrescentar apenas dois que aconteceram numa das ligas mais racistas do mundo, a italiana, lembro-me do Koulibaly perder a cabeça no ano passado e do Balotelli querer abandonar também recentemente.

          É triste que para os casos serem punidos ou pelo menos reconhecidos se tenha de tomar medidas drásticas, se os jogadores ouvem dentro do relvado, então com tanto árbitro também alguém tem de ouvir, não custa nada meter isso nos relatórios de jogo e punir os clubes de modo a que estes procurem punir os seus adeptos. Racistas nunca puderam ser bem vindos num estádio, nem em lado nenhum. Se algum dia isto acontecer com o meu clube, prefiro jogar à porta fechada do que deixar entrar tal gente.

        • Pipo
          Posted Fevereiro 17, 2020 at 10:43 am

          Também houve um recentemente com o Balotelli, em que ele até agarra a bola e chuta-a na direcção dos adeptos.

    • Goncalo Silva
      Posted Fevereiro 17, 2020 at 12:09 am

      Foi isto que disseram do Semedo na altura.

  • The Mo
    Posted Fevereiro 16, 2020 at 7:55 pm

    É lamentável o que aconteceu hoje com Marega, no mínimo o Vitória tem de ser castigado por isto, e jogar uns jogos a porta fechada.
    Quanto ao jogo, foi intenso, sendo que o Porto entra melhor na partida, com um quarto de hora inicial muito forte, o Vitória acaba por equilibrar a partir dos 20 minutos, e teve ainda 2/3 chances muito perigosas.
    Na segunda invertem-se os papéis, o Vitória entra forte, e o Porto muito apático a ver jogar, sendo que o golo do empate surge precisamente através dessa apatia, é impressionante como o Olá John faz o que quer do lado direito da defesa do Porto, sendo que as subidas de Florent também estavam a causar danos.
    SC mexe bem na partida e com a entrada de Manafá bloqueou o flanco esquerdo do Vitória.
    O Porto acaba por ter alguma felicidade na forma como chega novamente à vantagem contra a corrente do jogo.
    Nota ainda para Zé Luis que não aproveitou a oportunidade, definindo quase sempre mal, e Nakajima que numa fase do jogo em que se pedia para congelar o jogo e manter a posse tentou driblar várias vezes perdendo várias bolas.
    Sérgio Oliveira, tal como há dois anos aparece em grande na segunda volta e melhorando muito o jogo da equipa.
    Corona perdeu uma oportunidade clamorosa que podia ter matado o jogo.

  • Fut765
    Posted Fevereiro 16, 2020 at 7:57 pm

    Isto pode ser polémico… Mas houve mesmo insultos racistas? Vi um monte de jogadores negros em campo e o único visado foi o Marega? O Marega festejou de forma efusiva contra a antiga equipa no estádio deles, o que é uma falta de respeito e a partir daí começou a ser insultado. Parece-me que foi isto que aconteceu ou escapou-me algo? É que se foi isto será que pode ser considerado racismo? Tudo é racismo? Racismo não seria estarem a insultar jogadores por ter outra cor de pele, tendo em conta que ainda estavam bastantes em campo e o Marega foi o único? Parece estranho, não querendo tomar nenhum partido nem estando a par de todos os factos.

    • saraivix
      Posted Fevereiro 16, 2020 at 9:08 pm

      Foi perfeitamente audível na televisão. Antes e depois de sair o Marega também o Manafá ouviu os sons de macaco ao tocar na bola.

      Se na tv se ouviu, no estádio é impossível sonegar.

      Estão a tentar colar a ideia que a culpa é do Marega…mas não têm hipótese

    • Pipo
      Posted Fevereiro 17, 2020 at 10:24 am

      Os insultos ao Marega começaram logo no aquecimento, que respeito havia ele de lhes mostrar?

      • Fut765
        Posted Fevereiro 17, 2020 at 10:56 am

        Não sabia disso. De qualquer forma, mesmo estando picado com alguns adeptos, penso que devia ter demonstrado mais respeito pelo Vitória e pela instituição, tendo em conta que não são esses adeptos que representam o clube.

  • DNowitzki
    Posted Fevereiro 16, 2020 at 7:58 pm

    Daqui a uma semana o Benfica está em segundo.

    Com enorme tristeza, constato ser verdade tudo o que previ ao longo desta época.

    Sobre o episódio Marega, não pretendendo de forma nenhuma desvalorizar o que aconteceu, acordaram agora para a vida?

    «Vai, macaco! Vai, macaco!»

    Os pais contemporâneos (com os destes grunhos já nada há a fazer) eduquem os seus filhos. Não são amigos nem compinchas, são pais, são educadores.

  • joaolmaio
    Posted Fevereiro 16, 2020 at 7:59 pm

    Boa vitória num estádio complicado e frente a uma boa equipa. Estamos a um ponto, quando há uma semana já de falava em 10 de desvantagem. Vale o que vale, há campeonato.

    Tudo isso é apagado e desprovido de valor quando se passou o que se passou. Isto é nojento, peço desculpa pela expressão, mas isto é um nojo.
    Que existe racismo na nossa sociedade já era evidente, mas ver tudo isto, televisionado, ver a dor do jogador e o seu desespero, ver os colegas a lutar por ele… é triste. Espero que se reflicta e se aja sobre isto, não pode passar.

    Um bom resto de Domingo para todos.

  • BioSpot
    Posted Fevereiro 16, 2020 at 7:59 pm

    Mais uma machadada no futebol em Portugal.
    Enorme a atitude do Marega, e espero, mesmo, que o Vitória seja punido pelo jogo de hoje. Isto não pode nem neve acontecer em nenhum estádio.

    Quanto ao jogo Vitória melhor, FCP eficaz, como em tantos outros jogos. Volta a estar relançado o campeonato que pode, a julgar pelo andar da carruagem, ser ganho por aquilo que se faz fora de campo.

  • Estigarribia
    Posted Fevereiro 16, 2020 at 8:01 pm

    Nao vi o jogo mas é lamentável que em pleno século XXI ainda exista actos de racismo, neste caso por este futebol. Um indivíduo de raça negra, seja ele o Marega ou o Zé Kalanga, têm tantos direitos a estar em Portugal como indivíduos de raça branca. A sociedade portuguesa, neste caso, está a caminhar para um lindo caminho, sem dúvida. Marega fez bem em reagir como reagiu e algo tem de ser feito para acabar com esta pouca vergonha.

    Mas a partir do momento em que deputado comentador insulta uma deputada negra mandando-a para a sua terra (como se Portugal não fosse a sua terra) está tudo dito sobre o futuro deste país á beira mar plantado.

    Saudações Leoninas

    • Nicola
      Posted Fevereiro 16, 2020 at 8:43 pm

      Exactamente. Começa a ser um refelxo da banalização do racismo por parte de alguns media e agentes políticos. Estamos a voltar atempos sombrios. ..

  • Tim Cahill
    Posted Fevereiro 16, 2020 at 8:01 pm

    Não ha racismo em Portugal…dizem eles.

    Sou Benfiquista mas hoje o futebol não importa nada. Portugal tem um problema grande de racismo e continuamos a mandar areia para os olhos das pessoas com o “politicamente correcto”. Como se a vitima e quem critica é que tivesse culpa. “Ah, ele não é racista, era so uma piada”, “ah, ele não é racista, so diz “uh, uh” nos jogos para incomodar os adversários”, “ah, eles não são racistas, so espancaram um miúdo até a morte mas não por ele ser preto”, “ah, ele não é racista, so mandou a deputada de volta para o seu pais” e depois o normal “tu é que és sensível”. Enquanto não acordarmos, isto vai continuar a escalar…

    • Dracarys
      Posted Fevereiro 16, 2020 at 8:24 pm

      Tudo dito.

    • Joaopcalves
      Posted Fevereiro 16, 2020 at 8:51 pm

      Isto. Permite-se, desculpa-se e apoia-se comentários deste em Parlamento, por isso num jogo de futebol é um pequeno grão. Aliás, já se vê comentários a este acontecimento. “O Marega provocou os adversários e pôs-se a jeito”, é da mesma família do “foi violada porque tinha uma mini-saia”, opiniões do século passado que estão atualmente a sair da toca, ou pelo menos a ganharem mais voz.

    • Oscar Amilcar Alho
      Posted Fevereiro 16, 2020 at 8:55 pm

      Isso é muito bonito mas foi a própria polícia que afirmou que o crime em Bragança não tinha tido motivações raciais… Já agora, semanas antes um jovem (universitário) também foi morto por 3 jovens guineenses… Também foi racismo? Os vários portugueses que foram sequestrados e até mortos em Moçambique também o foram por serem brancos?
      Obviamente que há racismo em Portugal e é preciso combatê-lo, mas um mínimo de bom senso sff

      • Joaopcalves
        Posted Fevereiro 16, 2020 at 9:06 pm

        Oscar, sim, também é racismo. O racismo não é acharmos raça negra inferior à raça branca, mas sim achar raça x inferior a raça y. Quanto à polícia de Bragança, quem sabe a história que aconteceu só pode ter nojo. Só para dar um pormenor, a polícia atrasou que se chama se uma ambulância nesse caso em Bragança porque estavam a tentar impingir a todos (mesmo com várias testemunhas) que a vítima só estava alcoolizada e que os amigos tinham era que leva lo para casa. Tanto este, como o caso em Moçambique são racismo, como é óbvio, e só dá mais urgência a este tema e ao cancro que é a permissa que agora se anda a espalhar de “agora também é tudo racismo”.

        • Oscar Amilcar Alho
          Posted Fevereiro 16, 2020 at 9:21 pm

          Não conheço a história de Bragança nem de perto nem de longe mas se efetivamente há algum indicador de racismo (o que não veio a público) então obviamente é de lamentar.
          No entanto, não vejo como é óbvio que se trate de racismo nesses casos, e não estou de acordo com o cancro que é a premissa que agora se anda a espalhar de “alguém foi incorreto para com alguém de outra raça portanto foi racista”. Ou seja, na dúvida, foi racista.
          Estamos a dizer que o único fator de comportamento nas pessoas é a raça? Se alguém de outra raça se meter à minha frente na fila não posso chamar-lhe a atenção sob o risco de ser chamado racista?
          A luta contra o racismo é uma luta correta e necessária, mas deve também ser uma luta (feita de forma) justa. Nos EUA a raça, género e orientação sexual tornaram-se no tópico central de toda a discussão pública, e o principal resultado que parece ter advindo foi a divisão completa da sociedade e a ausência de qualquer tipo de compromisso entre pontos de vista divergente.

        • Oscar Amilcar Alho
          Posted Fevereiro 16, 2020 at 9:25 pm

          Quanto ao caso de Guimarães, é muito simples: encontrar os culpados, puni-los severamente, e (continuar a) sensibilizar o público em geral com campanhas.
          E já agora, todos nós também temos um papel neste combate – sempre que encontramos alguém a proferir este tipo de comentários/insultos…, repudiar completamente este comportamento (atenção que não estou a falar de violência). Muitos destes trolls só têm coragem de sair à rua e agir assim porque poucos são os que lhe dizem alguma coisa.

    • Chico
      Posted Fevereiro 16, 2020 at 9:55 pm

      Grande comentário! A banalização das piadas racistas e a discussão do racismo como tabu é algo que sempre me incomodou.

    • Mantorras
      Posted Fevereiro 16, 2020 at 11:00 pm

      Sim, porque uma piada e espancar alguem ate a morte e, de facto, “igualinho”. So que nao.

  • Emanuel85
    Posted Fevereiro 16, 2020 at 8:03 pm

    Como adepto portista fico contente com a vitória mas extremamente triste com o Zé Luis! O que demonstrou foi tão mau que não devia jogar mais nesta equipa! Jogar mal tudo bem, aceito, pode acontecer, agora falta de atitude, falta de compromisso com o clube e colegas é que não.

  • RicardoRodrigues
    Posted Fevereiro 16, 2020 at 8:07 pm

    Grande jogo, muito bem jogado e com bom ambiente nas bancadas. Tudo isto acaba com o golo do marega. Se o festejo é escusado, nada pode justificar ações racistas. Estamos em 2020, achei que a luta contra o racismo já estava ganha em portugal e tinhamos partido para outra minoria. Parece que nao.
    Note: Acontenceu em Guimaraes mas podia ter acontecido noutro estádio qualquer! Quando em grupo temos tendencia para fazer coisas que nem concordamos, e é isto que tem de mudar nos estádios portugueses

    • Nicola
      Posted Fevereiro 16, 2020 at 8:39 pm

      Porque o grupo desresponsabiliza a atitude cobarde e atrasada a título individual. Mas pactuar com isto ou assobiar para o lado como Ivo Vieira ou o VSC fez não ajuda em nada à condenação destes actos que julgávamos ultrapassados.

    • Meu nome é Toni Sylva
      Posted Fevereiro 16, 2020 at 10:48 pm

      A meu ver, parte do problema é a afirmação que tem de se fazer sempre de que aconteceu ali mas podia ter acontecido noutro lado. Foi ali que aconteceu e os outros lados não sao chamados. Sempre que aconteça em algum lado tem de haver penalização severa, e isso significa interditar o campo ou os indivíduos. Quando na semana seguinte acontecer nos tais outros lados, interditem os outros lados.

  • Marcio Ricardo
    Posted Fevereiro 16, 2020 at 8:10 pm

    Acho engraçado as pessoas afirmarem que o Porto é o principal candidato. A segunda volta ainda agora começou e o Benfica já jogou com o segundo e terceiro colocado. Ambos têm feito jogos de caca e os jogos europeus estão aí a porta… Este Porto está longe de garantir que irá ganhar os jogos todos.

    • HeberPrincipe
      Posted Fevereiro 16, 2020 at 9:11 pm

      Também acho engraçado essa sobranceria tendo em conta que o Benfica não tem jogado nada de jeito.

      • Marcio Ricardo
        Posted Fevereiro 16, 2020 at 10:27 pm

        Exatamente o que eu disse. Ambos têm feito jogos de caca. Aliás eu disse desde o início do campeonato que a equipe que ganhasse consistência primeiro seria a campeã. Pareceu o Benfica, mas isso agora está em causa.

        Sobranceira é afirmar que o Porto vai ser campeão quando tem menos um ponto e pior plantel, o que é uma opinião quase unanime. Podiam ao menos esperar alcançar a liderança, mas nem isso.

        • Goncalo Silva
          Posted Fevereiro 16, 2020 at 11:14 pm

          O Benfica não tem melhor plantel coisa nenhuma. Até pode ter um 11 melhor, mesmo assim é discutível. Então sem Gabriel o 11 do Porto é melhor, assim como as segundas linhas também são melhores. Essa é a minha opinião. Pelo menos unânime não é.

    • Af2711
      Posted Fevereiro 16, 2020 at 9:16 pm

      O Benfica também não, e o Porto vem mais moralizado depois da vitória no dérbi.

    • Chico
      Posted Fevereiro 16, 2020 at 9:51 pm

      O Benfica de Lage ainda não fez um bom jogo sem João Félix e/ou Gabriel. Sem jogadores capazes de executar as duas posições mais importantes neste esquema tático, o caminho vai ser sempre para baixo. O Benfica joga tão ou pior que o Sporting neste momento. Se não tivéssemos um avançado como o Vinícius que num dia sim é extremamente eficaz, até seríamos piores. O Porto pode encomendar as faixas. O título está entregue.

      • Marcio Ricardo
        Posted Fevereiro 16, 2020 at 10:30 pm

        Nossa quanto exagero. O único jogo grande para o campeonato que o Benfica vai ter é na Luz contra o Sporting.

        Lage tem feito muitas borradas, mas o jogo ofensivo do Benfica passa todo por Pizzi, Rafa e Vinícius. Basta os dois primeiros voltarem ao seu nível, o que contra equipes mais fracas não será assim tão difícil.

      • Goncalo Silva
        Posted Fevereiro 16, 2020 at 11:24 pm

        Começam os exageros, típicos de users como o Chico, Kafka ou Nickles. Nem 8 nem 80. O Benfica tem jogado mal, mas ainda assim tem sido melhor que Porto e Sporting, merece o primeiro lugar. Mesmo este jogo em Braga notou-se melhorias em relação aos últimos 2 jogos.
        Quem ouve estes users parece que o Benfica tem tudo para ser a melhor equipa da Europa e só não o é por causa do Vieira e do Porto.
        Mesmo com a maior mediocridade do Mundo conseguimos ganhar campeonatos.

  • Miguel Lopes
    Posted Fevereiro 16, 2020 at 8:10 pm

    Eu não defendo os adeptos do Vitória pelos insultos racistas, mas espero que o Marega também seja castigado por ir desafiar os adeptos do Vitória naquela zona aquando dos festejos.
    Não se pode festejar mesmo nas barbas de adeptos tão fervorosos como que a gozar com eles. Há sempre alguns que vão responder e passar a fazer coisas que não devem.

    • Joaopcalves
      Posted Fevereiro 16, 2020 at 8:29 pm

      Ele já apontou para a pele nos festejos. Os comentários racistas estavam a acontecer antes do golo.
      Além de que isso é o mesmo que dizer que uma vítima de violação não devia ter saído de casa de mim-saia.

      • Miguel Lopes
        Posted Fevereiro 16, 2020 at 9:11 pm

        Não afirmo isso. E sou totalmente contra o racismo e não é por parecer bem, como alguns que aqui comentam.
        Quanto ao facto de afirmares que ele já estava a ser insultado antes do golo, não vi, nem ouvi e se for esse o caso dou a mão à palmatória e apresento as minhas desculpas ao Marega,
        No entanto, não me pareceu que tivesse sido esse o caso.
        Quanto ao resto da tua afirmação não tem comparação possível e até considero de muito mau gosto.

        • Joaopcalves
          Posted Fevereiro 16, 2020 at 10:21 pm

          Miguel, peço desculpa se levaste a mal a comparação, mas de facto dizer que o Marega não deveria ter festejado na cara dos adeptos ( não deveria, mas não condeno tendo em conta o que se estava a passar desde o 1° minuto) , dando um pouco a entender que se pôs a jeito para os insultos, é o mesmo. O Marega é a vitima, e tem zero culpa que os adeptos enraivecidos tenham decidido usar a “carta racismo” como resposta.

    • Nicola
      Posted Fevereiro 16, 2020 at 8:34 pm

      Mas isso já era também o sangue a ferver porque os insultos racistas já vinham de trás… E eu nisto estou 100% com o Marega. Enquanto se continuar a tentar culpar a vítima não há avanço civilizacional nenhum.

    • O Rei do Choco Frito
      Posted Fevereiro 16, 2020 at 8:51 pm

      A sério? Que comentário infeliz.

    • Rev7
      Posted Fevereiro 16, 2020 at 9:16 pm

      Mesmo que a atitude do Marega tivesse sido a gozar com eles, o melhor que eles sabem é responder com insultos racistas? Porque não insultam ou gozam da mesma maneira? E lembra-te que os adeptos do Vitória já não é a primeira vez. Fizeram com o Nelson Semedo e com o próprio jogador deles.

    • Donze
      Posted Fevereiro 16, 2020 at 9:39 pm

      E o Marega foi castigado pelos festejos, levou amarelo.

    • Chico
      Posted Fevereiro 16, 2020 at 9:48 pm

      Culpabilização da vítima?! Tenha vergonha na cara.

  • Mantorras
    Posted Fevereiro 16, 2020 at 10:10 pm

    Quando fui ver a estatistica o Porto estava a ganhar com ZERO remates a baliza. O Vitoria empatou. No primeiro remate a baliza fizeram o segundo golo. Foi sem espinhas.

    Ja tinha acontecido com Nelson Semedo. Hoje foi Marega. Pessoas pequeninas.

    • Francisco Ramos
      Posted Fevereiro 16, 2020 at 11:13 pm

      Viste as estatísticas erradas até porque o autogolo nasce de uma bola que bate na barra e como a barra faz parte da baliza conta como remate à baliza. Ou então sou eu que percebo muito pouco disto!

      • Le God
        Posted Fevereiro 17, 2020 at 10:25 am

        Ele não viu as estatísticas erradas…
        Nas leis de jogo um remate à barra ou poste não é considerado remate à baliza.

        • Francisco Ramos
          Posted Fevereiro 17, 2020 at 11:20 am

          Nesse caso, peço desculpa pelo lapso.

          Mas a análise redutora deste jogo é algo que me ultrapassa. Até porque se esquece de referir que é no único remate à baliza na 2ª parte do Vitória que fazem o golo do empate! Mas só para os lados azuis é que viu isso.

          • Mantorras
            Posted Fevereiro 18, 2020 at 12:17 pm

            Calma amigo, nem quero imaginar como e quando perdes.

            Para alguma coisa ser uma analise redutora, primeiro tem que ser uma analise, e tu ves mesmo uma analise ao jogo no meu comentario? Onde? Em lado nenhum, obvio.

            Se “a analise redutora e algo que te ultrapassa”, entao ja sao duas coisas, ja tinhamos visto antes seres ultrapassado pela definicao de remates a baliza (desculpa a “piadola”, mas nao resisti xD). O que realmente te deixou indignado nao foi nenhuma analise ao jogo, porque senao tinhas comentado assim logo no primeiro comentario. Dizes isso no segundo so para nao te ficares por “ah ok, enganei-me”. Ja agora, para ficar claro, um remate que bate nos postes/trave e nao entra nao precisou de ser defendido para nao entrar. Logo, se sem qualquer intervencao, a bola nao entrou, o remate nao pode ter ido a baliza, caso contrario seria golo (remates interceptados tambem “nao chegam a baliza” e nesse caso contam como interceptados/bloqueados).

            Eu nem sequer vi o jogo, mas vi, tal como refere o comentario, as estatisticas (ao intervalo/inicio da segunda parte e depois disso). O Porto era o ultimo jogo da minha multipla e eu queria perceber se devia fazer “contra aposta” ou nao, entao quando fui ao flashscore (que ate sabe contar os remates a baliza e tudo xD), o Porto estava a ganhar, mas tinha zero remates a baliza. Eu achei aquilo uma especie de sinal, e claro que deduzi que tivesse sido autogolo, mas como sou nabo, nao fiz logo contra aposta e decidi perguntar a um colega portista como estava o jogo, se estava perigoso, se devia esperar um pouco mais, etc, e mandei-lhe o print das estatisticas, que por acaso ainda tenho no telemovel.

            Ele disse-me algo como “Ya foi auto golo. E assim, o Vitoria ate podia ter ido empatado para o intervalo, mas agora deixa ver como o Porto volta para a segunda parte e ja te digo algo”. Ora, eu nao fiz contra aposta na altura, e como deves saber, o Vitoria empatou pouco depois, eu tomei a liberdade pensar “la estou eu a fazer asneira de novo, sou mesmo parvo” e fiquei atento as notificacoes, porque caso o Porto nao fizesse golo ate aos 70min tinha que entrar de alguma forma para proteger e pelo menos nao perder.

            O Porto la passou para a frente, eu aproveitei e fiz a minha contra aposta. Nessa altura estava atento as stats e tirei outro print porque achei piada ao Porto ter 1 remate a baliza e 2 golos. Mandei para o meu colega em jeito de piada e segui a minha vida. Depois escrevi o comentario que tu pelos vistos achaste que era uma anlise ao jogo.

            PS 1: sabes porque que “so vi isto para os azuis”? Porque so o Porto e que em 45min estava a vencer sem rematar a baliza. O Vitoria alem de ter rematado a baliza, ainda nao tinha marcado, por isso ficou impossivel para mim ou qualquer outra pessoa ver isto para alguma outra equipa que nao fossem os azuis, entendes? E simples assim.

            PS 2: Vi os highlights do jogo por alto, mas sinceramente como o Porto venceu nao prestei muita atencao, ate porque so se falava no caso do Marega.

            PS 3: Eu aprendi que a bola no poste nao conta como “shot on target” a jogar Championship Manager exactamente por estar a vencer jogos “sem rematar a baliza”, mas tendo remates na trave. Na altura, tambem achei estranho, porque na minha ideia, nao dava para acertar mais na baliza do que acertar no poste :)

            • Francisco Ramos
              Posted Fevereiro 18, 2020 at 2:47 pm

              Já tive mais mal perder do que tenho hoje, mas mesmo assim ainda não é muito bom.

              Revoltei-me, admito, devido ao facto de bastantes Benfiquistas virem comentar os jogos do Porto, por problemas de arbitragem, sorte, Sérgio Conceição e agora o racismo, entre outros. Se não foi nenhum dos casos, peço desde já desculpa pela exaltação.

              Sobre os remates à baliza, obviamente depois de corrigido, fui averiguar nas leis de jogo e remates à barra/poste não contam, pelo que tinha razão em afirmar tal facto.

              Sobre o jogo em si, temos que admitir que não foi dos jogos mais bem conseguidos por parte do Porto. Não teve muitos remates, é um facto, pelo menos enquadrados, mas tirando uma parte da primeira parte e o início da segunda, teve o jogo mais ou menos controlado. Mais perigoso o Vitória, é um facto, mas também marcam no único remate que fazem à baliza. Daí quando li o seu comentário ter interpretado de outra forma.

              Por apostas, acho que faz muito bem ver e comentar com os seus amigos, eu faço o mesmo, com a diferença que nunca aposto em quem gosto que ganhe (Porto) ou quem precisa que perca (Benfica) porque está em 1º.

              Sobre o CM, todos somos fãs, mas foi pormenor que nunca reparei. Estava apenas a ver as estatísticas do Tó Madeira, Aghahowa, Tsigalko entre outros.

              Saudações.

              • Mantorras
                Posted Fevereiro 18, 2020 at 7:30 pm

                Nao precisas mesmo nada de pedir desculpa, o que nao faltam sao motivos para uma pessoa achar que isto ou aquilo sao queixnhas, mas no meu caso era mesmo na brincadeira e na paz do senhor. E o que te expliquei e a mais pura das verdades.

                A tua analise ao jogo foi mais ou menos o que me disseram as pessoas que “considero” em termos de “ver futebol”, por isso parece que foi mais ou menos isso.

                Quanto a apostar nos que torco (seja para ganhar ou para perder), ja foi tempo em que nao o fazia, depois passei a fazer… Sao demasiadas oportunidades para deixar passar, porque este por ca e um futebol que realmente acompanho e torna-se facil apostar. Mas entendo, quando o Benfica nao ganha foi a dobrar e quase nunca basta vencer lol ja o Porto se perder… sao daquelas que sao “do mal o menos”.

                Abraco.

                PS: Nunca esquecer Nikiforenko.

  • Pablo
    Posted Fevereiro 16, 2020 at 10:33 pm

    Vergonha para Portugal, falar de racismo virou tabu em Portugal, casos destes andam a acontecer e passam-se paninhos quentes com castigos ridículos…

  • Baia_99
    Posted Fevereiro 17, 2020 at 7:51 am

    Um belo espetáculo de futebol estragado pelos ‘adeptos’, maioria afiliada a claques… Vergonha!
    Para quando medidas como em Inglaterra? Banir dos estádios e Prisão, em casos severos, É o que estas gentes merecem! Sejam de que clube forem!

    Quanto ao jogo, estava a ser muito bom, até aos 70mins, eléctrico e dividido, com oportunidades de parte a parte, boa dinâmica ofensiva e alguns buracos nas defesas, essências para jogos entusiasmastes.

    No Porto gostei da dinâmica ofensiva pouco vista esta época com varias trocas de bola entre os 4 da frente.
    Otávio foi dos melhores, forte na pressão, passe e transporte.
    Sergio Oliveira fez uma boa primeira parte, ofereceu chegada a área, mas desapareceu no segundo tempo.
    Marcano esteve imperial, dou a mau á palmatória pois sempre defendi que não devia jogar, mas tem sido essencial para esta boa fase da equipa.
    Marega!

    Saudações DesPortistas

  • De Carvalho
    Posted Fevereiro 17, 2020 at 9:50 am

    Falando de FUTEBOL

    Grande entrada do PORTO a jogar um futebol apoiado de alto nivel.
    Vitoria consegue equilibrar o jogo muito por culpa da falta de DD e do fraco MARCANO ( uma vergonha ver este senhor com a braçadeira depois de ter saido a custo zero do club).
    Grande jogo de Sergio Oliveira e Uribe(melhor jogo que o vi fazer)
    Pessimo jogo de Ze Luis( não percebo este amuo mas secalhar justifica a sua carreira pois tem qualidade acima da média)

Deixa um comentário