Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

A forte reacção de Marega nas redes sociais

Moussa Marega recorreu às redes sociais para atacar tudo e todos devido ao que se passou em Guimarães. O avançado do FC Porto teceu duras críticas aos “idiotas” que o insultaram e criticou a equipa de arbitragem por não ter saído em sua defesa. “Gostaria apenas de dizer a esses idiotas que vêm ao estádio fazer gritos racistas … vá se fo&%&. E também agradeço aos árbitros por não me defenderem e por terem me dado um cartão amarelo porque defendo minha cor da pele. Espero nunca mais encontrá-lo em um campo de futebol! VOCÊ É UMA VERGONHA !!!!”, escreveu o maliano.

https://www.instagram.com/p/B8pCtxgKqhf/?utm_source=ig_web_copy_link

58 Comentários

  • Tiago Silva
    Posted Fevereiro 16, 2020 at 8:57 pm

    O Marega agora esteve mal. Foi responder à mesma moeda, o que deveria ter feito é apelado para a igualdade, deveria ter respondido com classe e com cabeça, não é a andar a chamar nomes uns aos outros que isto se resolve. E acho engraçado andar a falar mal do árbitro, o que ele fez de mal mesmo? O Marega também não reagiu bem, não deveria ter respondido da forma como respondeu em campo. O amarelo foi muito justo também.

    • Filipe Ferreira
      Posted Fevereiro 16, 2020 at 9:01 pm

      O árbitro deveria ter parado o jogo, ameaçando com o fim do mesmo e respetiva derrota do Vitória.

      • Miss Piggy
        Posted Fevereiro 16, 2020 at 9:06 pm

        Exatamente. É isso que ditam as novas regras da FIFA, basta ir ler.

        O post foi correto? Não, porque desceu de nível. Mas compreendo a frustração.

        • porra33
          Posted Fevereiro 16, 2020 at 9:14 pm

          A sério que as regras da FIFA dizem isso, é que isso é ridículo.. então agora juntam-se 50 ou 100 marmanjos do clube visitante vão para o estádio do rival fazer sons racistas e o clube da casa perde o jogo? Ganhar jogos afinal é fácil …

          • Tiago Silva
            Posted Fevereiro 16, 2020 at 9:21 pm

            porra33, também não sabia dessa regra, e é um bom ponto de vista o teu, assim vinham 50 gajos vestidos com a camisola dos rivais e assim a sua equipa ganha o jogo. Não me faz qualquer sentido.

            Parar o jogo faz sentido sim, para parar os ânimos, mas vitoria para a outra equipa não me parece justo.

          • RicardoFaria
            Posted Fevereiro 16, 2020 at 10:08 pm

            Vence a equipa que não é responsável pelos atos racistas, ou seja, se tivessem sido adeptos do Porto a fazê-lo, seria o Porto a perder o jogo.

            Saudações DesPortistas!

            • Tiago Silva
              Posted Fevereiro 16, 2020 at 11:01 pm

              O problema aqui RicardoFaria é como é que ias identificar que era adepto do Porto ou do Vitória? É impossível identificar toda a gente… isso seria justo se fosse possível.

              • RicardoFaria
                Posted Fevereiro 17, 2020 at 10:06 am

                Certo, percebo o que dizes mas normalmente os adeptos estão separados e dá para perceber de onde vêm os insultos.
                O árbitro antes de terminar o jogo deverá fazer um aviso aos adeptos que, caso continuem, o jogo será terminado e a derrota será atribuída a equipa daqueles adeptos.

                Saudações DesPortistas!

    • saraivix
      Posted Fevereiro 16, 2020 at 9:06 pm

      O árbitro devia ter parado o jogo. Os sons de macaco foram claramente audíveis na televisão..imagino no estádio.
      O árbitro fez de conta que não viu\ouviu nada

    • jaynaz
      Posted Fevereiro 16, 2020 at 9:11 pm

      O arbitro devia ter feito o que fizeram em Itália com o Koulibaly, parar o jogo.
      Lembro-me de ver uma entrevista onde ele fala sobre esse jogo com a Lazio em que foi alvo de insultos e o arbitro foi ter com ele a dizer que estava com o jogador e que iria parar o jogo e fazer com que parassem os insultos, e que se o Koulibaly quisesse suspendia o encontro.

    • Tiago Silva
      Posted Fevereiro 16, 2020 at 9:17 pm

      OK o árbitro poderia ter feito mais, mas é fácil falar aqui de fora. O árbitro no campo tem muitas coisas a acontecer em campo, é difícil estar atento a tudo, principalmente nos adeptos, é algo que não deve ser preocupação dele, mas sim da segurança do estádio.

      Por acaso não sabia dessa regra e não ouvi os insultos, porque estava a ver o jogo sem som. Mas até vos dou razão, não conhecia essa regra e o árbitro poderia ter feito isso realmente. Mas mesmo assim o amarelo foi bem dado porque o Marega não tem nada que responder daquela forma.

      Mas de qualquer maneira a minha opinião não muda, o Marega esteve muito mal neste post, reagiu mal e de sangue quente, não se deve descer ao nível desses idiotas tal como ele chamou. Parece-me claro que todos esses adeptos deveriam ser identificados e banidos dos estádios de futebol. Mas ele não pode andar a responder de cabeça quente. E principalmente quem lê o post acha que o principal culpado foi o árbitro.

      • Filipe Ferreira
        Posted Fevereiro 17, 2020 at 1:05 am

        Com ou sem a regra, era parar o jogo. Aquilo já não era uma questão desportiva, já era humanitário, as regras do jogo pouco importavam naquela situacao.

    • Chico
      Posted Fevereiro 16, 2020 at 9:37 pm

      Marega esteve mal? O Marega esteve muito bem e teve muita coragem! Não é com passividade que se muda nada. Se ele tivesse feito ouvidos moucos e continuado a jogar (ou quiçá ter a ingenuidade de falar com os árbitros, o que como se viu, deixaria tudo igual), ficava tudo na mesma.

      • Tiago Silva
        Posted Fevereiro 16, 2020 at 10:22 pm

        Esteve bem em campo, estava a falar no post. O Marega é um profissional de futebol, tem que ter respeito pelos adeptos, mesmo quando estes são uns autênticos palhaços. Se ele responder da mesma forma deixa de ter razão. É esta a minha opinião.

      • Goncalo Silva
        Posted Fevereiro 16, 2020 at 10:51 pm

        Não concordo de todo Chico. Uma pessoa insulta-te de forma racista, e achas que o melhor a fazer é insultá-lo de volta e dizer-lhe que é um idiota. Não é melhor fazê-lo ver que está a fazer algo errado, tentar chamá-lo à razão. É por essa mentalidade que este país está como está. E isto apenas se muda com educação, desde pequeno é que se deve implementar as boas práticas que devem reger a sociedade. O problema é que até os pais/professores implementam este clima de ódio ao próximo às crianças.

      • Pactum Santorum
        Posted Fevereiro 16, 2020 at 11:46 pm

        Deve ser suspenso liminarmente por este post, tal como o Dele Alli. As redes sociais não servem para dizer alarvidades contra outros intervenientes.

    • Lopes da Silva
      Posted Fevereiro 16, 2020 at 11:47 pm

      Mas esteve mal o quê? Que virgens ofendidas quando ouvem/vêem escrito linguagem “imprópria”. São só palavras. “Descer o nível” ao dizer um “fod*-se” não existe. É uma palavra como outra qualquer. O direito a insultar faz parte da liberdade de expressão (procura no youtube “Rowan Atkinson freedom of speech”. Insultar é um direito. Ser racista é crime. Se os adeptos lhe chamassem “cabr*o” ou nomes à mãe, estariam no seu direito. Custa ouvir, o jogador fica picado mas faz parte. Fazer o quê fizeram não, nunca: É CRIME! Por isso nunca aceitarei como “opinião” comentários como este que acham
      que responder “torto/baixo/a quente” a insultos racistas é “esteve mal”. É por estas permissividades que seremos sempre um país racista.

      • Tiago Silva
        Posted Fevereiro 17, 2020 at 10:03 am

        Mas agora porque os adeptos descem a um nível baixo o Marega tem que descer também. Ele é um profissional, claro que é um ser humano como todos nós e pode reagir a quente sim. Mas agora usar as redes sociais para se descer ao nível deles é que não! Os jogadores têm que saber o que dizer nas redes sociais, não é a mandar vir com tudo e todos que se vai resolver o problema, aliás até o irá agravar, só que está a picar esta escumalha. O Marega tem que perceber que há imensa gente sem cérebro no nosso país, que é completamente cego e que acha que vale tudo, que podem ser racistas e que acham isso o mais correto. O Marega com este post só atirou mais lenha para a fogueira.

        Não estou a dizer que não se devam dizer certas palavras, nisso estou de acordo contigo, principalmente de cabeça quente como ele estava. E descer o nível não é dizer a palavra fod*-se é andar a criticar tudo e todos.

        Espero que não me interpretem como estando do lado do Vitória, todos estes comportamentos têm que ser punidos de forma mais severa possível, era identificá-los todos e nunca mais deixá-los entrar no estádio, uns quantos jogos à porta fechada e uma multa pesada ao clube! É que isto não foi a primeira vez e infelizmente o Vítoria tal como todos os outros clubes excepto o Sporting não fazem nada para o evitar.

  • Af2711
    Posted Fevereiro 16, 2020 at 9:11 pm

    Para mim, certíssimo. Um grupo numeroso de adeptos entoa cânticos racistas para o jogador e este deve ficar quieto e fingir que não foi nada de mais? E aos adeptos, qual será a sanção? 5 jogos?
    No mínimo jogo à portas fechadas até o fim da época e uma multa pesada.
    O futebol está deixando de ser um espetáculo para se tornar entre alguns (cada vez mais) vândalos e marginais num espaço para que destilem ódio, além do dia a dia.
    As punições devem ser exemplares, e precisa-se quebrar este conceito para alguns de que os adeptos pagam ingresso e podem falar o que quiser, insultar da maneira que for para desestabilizar jogadores. Os jogadores também são seres humanos e devem SIM ter direito de resposta. Ninguém é obrigado a passar por isto.

    • AGomes
      Posted Fevereiro 16, 2020 at 9:17 pm

      tudo dito. e não existe “mas” nestas situações. uma vergonha que ainda haja quem justifique ou faça malabarismos para colocar a culpa no marega. é racismo e não há cambalhotas a se fazer, ponto final.

  • O Comendador
    Posted Fevereiro 16, 2020 at 9:13 pm

    Nunca me irei esquecer daquela vez em que o Daniel Alves comeu a banana durante a marcação do canto. Essa sim foi uma resposta fabulosa!

    De resto dar tempo de antena a este tipo de gente, não.
    Acho que em Guimarães acharam que deviam seguir os piores exemplos que há no mundo do futebol, só porque sim. É dar desprezo e multar fortemente o clube.

    SL

    • David
      Posted Fevereiro 16, 2020 at 9:26 pm

      Essa do Dani Alves é sinceramente a resposta mais épica que me recordo de ver a um caso de racismo. Que senhor

    • Estigarribia
      Posted Fevereiro 16, 2020 at 10:59 pm

      Comendador,

      Também me lembro desse episódio do Dani Alves. Que rei!

      Saudações Leoninas

    • Xyeh
      Posted Fevereiro 17, 2020 at 9:13 am

      Para mim foi o Daniel Alves a comer a banana e o Hulk que está na linha e uns adeptos do Benfica começam com o “uh uh uh uh” ele mete para dentro, remata e marca golo.

    • tiagoagm
      Posted Fevereiro 17, 2020 at 12:05 pm

      Já houve outros casos deste genero. A unica diferenca é que nessas vezes os jogadores foram profissionais, como o daniel alves foi.
      Marega é algum exemplo de pessoa ou jogador? Um jogador que já provou ser um péssimo profissional, tanto no guimaraes como no maritimo.

  • Chico
    Posted Fevereiro 16, 2020 at 9:35 pm

    Aplausos de pé para o Marega! Muito discernimento e coragem! Infelizmente isto vai acontecendo a muitos, mas foi o primeiro a ter uma atitude. Esperemos que tenha consequências! Pelo menos, afetará internacionalmente a imagem de Portugal, o que poderá servir para tomar algumas atitudes, mesmo que mínimas.

    Quanto aos árbitros, péssimos ao serem coniventes com uma situação deplorável como esta, já que não interromperam a partida, não protegeram o homem e ainda tiveram o descaramento de o admoestar com um cartão amarelo. São tão racistas como os perpetuadores dos insultos.

    • Pactum Santorum
      Posted Fevereiro 16, 2020 at 11:44 pm

      Discernimento? Nenhum. Isso seria não reagir com piretes e ir falar com quem de direito. Ele até já jogou uma época naquele estádio, sabe bem que há uns arruaceiros no meio da melhor claque de Portugal…

  • Tiago87
    Posted Fevereiro 16, 2020 at 9:51 pm

    Sinceramente, acho muito triste exister cenas de racismo…mas isto é uma matéria muito sensível na sociedade e é necessário um máximo de cuidado pra falarmos destas situações…lembro do figo ir em Barcelona e não foi racismo..foi a atitude em si…muito cuidado para não banalizar o racismo

  • Dca
    Posted Fevereiro 16, 2020 at 9:55 pm

    Os adeptos do Guimarães que gritaram não são nada, mas este post também não é nada.

  • Sukeshin Kanamura
    Posted Fevereiro 16, 2020 at 10:47 pm

    Num país normal, com decisões rápidas e assertivas o Vitória ficaria sem adeptos no estádio pelo menos durante 5 jogos… Vale o que vale e não sei se será verdade mas pelo que li num jornal desportivo o árbitro notificou os delegados da liga sobre os cânticos ainda antes do Marega ter pedido para sair, a ser verdade o árbitro agiu bem ao avisar no sentido de talvez parar o jogo se o comportamento do pessoal da bancada continuasse… Tanto continuou que assistimos a este triste episódio, lamentável, isto não é Portugal nem com certeza serão maior parte dos adeptos do Vitória. Em relação a este post, entendo e respeito as declarações a quente mas fica mal a um jogador profissional dirigir-se assim (atenção que isto não apaga ele ter razão e sentir se furioso) talvez nisto os clubes ainda falhem, em alguns casos deveria haver um acompanhamento maior e explicativo de como utilizar as redes sociais e que tipo de linguagem devem usar para não dizerem depois coisas que poderão ser usadas contra eles… Saudações a todos!

    • Tiago Silva
      Posted Fevereiro 16, 2020 at 10:58 pm

      Exatamente Sukeshin Kanamara, o que disseste no fim era o que eu queria dizer em baixo na caixa de comentários, por isso subscrevo.

  • Tiago87
    Posted Fevereiro 16, 2020 at 10:47 pm

    Já sofri racismo em África por não ser preto, já vi amigos cá sofrerem racismo por ser negro e sinceramente acho que no futebol é ainda dos poucos sítios onde o racismo é menos frequente…( cl aro que existem uns bocas)…mas na sociedade em geral pode impedir alguem de arranjar um emprego e de ter os mesmo direitos pela cor da pele
    Isso sim é racismo…o que acho é que neste caso tanto podia ser o marega como o outro jogador a ser ofendido..
    Por isso falei pra se ter cuidado com o racismo….porque no futebol casos de ofensas ao adversário são banais…por isso meu comentário

    • RLD
      Posted Fevereiro 17, 2020 at 9:27 am

      “Ja sofri racismo em africa por nao ser preto”??? Podes ter sofrido descriminaçao, preconceito…mas racismo, com certeza nao foi. “Na sociedade em geral pode impedir alguem de arranjar trabalho…”? Um branco nunca vai deixar de arranjar um emprego por causa da sua cor da pele, um preto sim.
      Claro q qq jogador poderia ser afendido, mas sofrer racismo, somente se fosse um preto, ate pq nunca escutei adeptos a emitar sons de macaco para um branco.
      Uma coisa concordo contigo, é preciso ter muito cuidado com o racismo, mas pra isso, precisamos entender mt bem, o que é racismo!! Bom dia a todos!!

      • Filipe Ribeiro
        Posted Fevereiro 17, 2020 at 10:37 am

        Eu adoro estas justificações do racismo só do branco “Made In USA” que o pessoal papa todo com uma pinta.

      • Slayer666
        Posted Fevereiro 17, 2020 at 11:09 am

        ????
        Por ser branco nunca é alvo de racismo?
        É descriminação, preconceito mas, se for contra um branco, não é racismo?
        Sério que estás a dizer que contra um branco nunca há racismo?
        Espero ser eu estar a entender mal o que quiseste escrever…minha nossa

        Racismo by priberam:
        ra·cis·mo
        (raça + -ismo)
        substantivo masculino
        1. Teoria que defende a superioridade de um grupo sobre outros, baseada num conceito de raça, preconizando, particularmente, a separação destes dentro de um país (segregação racial) ou mesmo visando o extermínio de uma minoria.

        2. Atitude hostil ou discriminatória em relação a um grupo de pessoas com características diferentes, nomeadamente etnia, religião, cultura, etc.

        Devo ter sido eu que estou a perceber mal o que escreves….espero que seja isso

        Ps. desculpem o offtopic mas isto é grave esta afirmação para se deixar passar sem comentar.

      • Af2711
        Posted Fevereiro 17, 2020 at 11:28 am

        Racismo é só com os negros? Pera lá…
        Vamos começar esta onda de SJW novamente? Racismo é racismo em qualquer esfera, seja menor ou maior. Índios, negros, brancos, asiáticos, ciganos, etc… Isto é fechar os olhos para outros tipos de preconceitos étnicos que grupos de pessoas vivem no cotidiano, para além dos negros.
        Assim teremos que mudar a nomenclatura de racismo para “negrismo”.

      • Rui Carvalho
        Posted Fevereiro 17, 2020 at 12:33 pm

        RLD muita bom, se é branco não é racismo… E pois admiram se.

      • RLD
        Posted Fevereiro 17, 2020 at 1:42 pm

        Enqt resumem racismo ao significada encontrado no dicionario, nada vai mudar, esse é o mal da sociedade portuguesa, nao entender o real significado de racismo, racismo estrutural, racismo sistémico, enraizado na sociedade…quem sofre com td isso?? Acredito q vçs sabem q não é o branco. Percebam que esse tal “racismo” q vçs dizem q o branco sofre, nao vai ter nenhum influençia na vida dele, ao contrario do preto q sofre racismo e tds nos sabemos (pelo menos deveriamo saber) as consequencia…mas claro q vçs nao conseguem enxergar, pq, como ja disse, está enraizado na sociedade PT. Boa tarde a tds.

  • castilho25
    Posted Fevereiro 16, 2020 at 11:09 pm

    Começo por dizer que não vi o jogo. Creio que este tema vai dar muito que falar e aqui no blog acredito que seria bom termos um debate sobre isto. Qual é a linha que separa uma provocação de um crime?
    Para mim, racismo é quando uma pessoa de uma raça vê outra raça como inferior.
    Posto isto, gozar com a cor de pele é ser racista? Eu posso ter amigos pretos, achar que eles são tão bons como eu e ainda assim fazer piada com o tom de pele deles, tal como poderia fazer da forma de andar, da sua maneira de vestir ou qualquer outra característica que distinga a pessoa. Sendo assim, a partir de que momento é que passa a ser um crime? É que cada vez mais, certos temas começam a ser tabus. Se eu respeitar uma pessoa pelo que ela é, não posso gozar com a orientação sexual dela, com o tom de pele ou com outro qualquer outro motivo? Fazendo uma comparação (que poderá ser estúpida), se o Ronaldo saísse de campo quando os adeptos adversários gritavam por Messi, era crime? Ou era uma provocação?

    • Af2711
      Posted Fevereiro 17, 2020 at 11:50 am

      Tou 100% com o Marega neste caso, e foi algo que enojou não só a mim como praticamente ao mundo todo, haja visto a forma como a notícia se espalhou. Ali nota-se que foi insultuoso, porque nem mesmo o jogador gesticulando e se manifestando negativamente os insultos pararam.

      Mas, em brincadeiras entre amigos vejo sempre gozações deste genero, e ninguém se sente ofendido ou menor/diferente do outro, porque são brincadeiras e as pessoas têm discernimento suficiente para entender isto, assim é e todos ali se gostam. Isto faz com que estas pessoas sejam racistas? Obviamente não.

      Te dou como exemplo Bernardo e Mendy, já que foi o caso mais recente. Aquilo é uma brincadeira, tal qual Mendy e Sterling já brincaram diversas vezes com De Bruyne. O racismo em situações destas vem de forma externa, de pessoas que não estão envolvidas, mas são tão complexadas neste tema que já perdem a noção do que é o racismo.
      As vezes dá-me a pensar que tantas pessoas têm estereótipos nas suas cabeças, praticamente prontas para acusar alguém daquilo que elas são (não é algo direcionado a ninguém do blog, especificamente) e esquecem da semântica que a palavra tem. Assim, uma causa totalmente legítima como esta, que é para dar um fim no racismo (ou pelo menos a intenção é esta) vira um paraíso dos vitimistas e de pessoas que realmente são racistas porque enxergam racismo em tudo, fomentando a ideia de que o negro/asiático/índio é menos do que o branco.

  • Nazgul
    Posted Fevereiro 16, 2020 at 11:32 pm

    Sinceramente eu acho que em Portugal existe muito pouco racismo … por exemplo se o Marega fosse branco hoje tinham lhe chamado mil nomes sem ser preto … se estivessem em África e o Marega fosse branco tinham lhe chamado branco disto e daquilo …
    o racismo em Portugal é um pau de 2 bicos porque isso é uma desculpa para muita gente fazer o que lhes apetece e dizerem o que quiserem sem consequências, ou melhor se houver consequências já tem a desculpa do racismo de baixo da língua se for necessário …
    um exemplo muito prático foi o filme do Funchal no fim‑de‑semana passado o rapaz que estava no chão a ser pontapés na cabeça era BRANCO e estava a ser agredido por 10 BRANCOS! Imaginem se fosse uma pessoa “preta” ia ser logo racismo …
    E para variar o Marega tb não foi santo como dizem, uma estrela/figura pública tem de dar o exemplo e ele nem durante o jogo é nem agora no fim do jogo foi um homem digno foi quase tão baixo como a claque do Guimarães até o árbitro culpou, bravo continuem a chamar coitadinhos a está Malta que ê isto que eles querem!
    Os tugas não aprendem que não há cá racismo apenas um proveito quando convém, porque quando são 2 brancos ou 2 pretos aí ê tranquilo não há racismo podem se matar!

  • Kacal
    Posted Fevereiro 16, 2020 at 11:48 pm

    O Marega nem esteve mal aqui, nem bem. Podia dar uma resposta de outra forma ao ignorar e deixar essas pessoas sem resposta, quem devia tomar medidas era quem realmente pode mudar esta situação, mas como nada fazem, acabo por perceber este post do maliano.

    • Miguel Matos Sa
      Posted Fevereiro 17, 2020 at 10:01 pm

      Não concordo em pleno com a reação de Marega. No entanto acho que toda a situação cria awareness o que pode levar a mudanças positivas… vamos ver

  • DNowitzki
    Posted Fevereiro 17, 2020 at 12:06 am

    1. O racismo nunca irá acabar, como nunca acabará o crime e todos os outros «pecados» que caracterizam a idiossincrasia da raça humana.

    2. Se Portugal fosse um país a sério, com dirigentes desportivos e políticos com testículos e interesse mínimo em defender o espetáculo desportivo, já tinham pegado na matéria, legislado de forma dura e agindo em conformidade, sem hesitações.

    3. Atenção: não é a mesma coisa! Eu sei! A imbecilidade tem diversos graus de importância e gravidade, mas ainda assim não toleramos TODOS a existência de cânticos insultuosos para os adversários, sejam eles SLB-FDP-SLB, ou sons a imitar «very-lights«? C…o, tenham-nos no sítio e punam os clubes a sério! Comecem por lhes fechar os estádios! Quem não age é conivente com toda esta animalidade!

    4. Não há câmaras nos estádios? Não são facilmente indentificáveis os infra-humanos que se comportam deste modo? Identifiquem-nos! Punam-nos! Levem-nos a tribunal! Expulsem-nos dos estádios durante meses, anos ou para sempre! Na NBA, o último caso não foi um casal de Utah que insultou o Russel Westbrook que foi acusado judicialmente e impedido de voltar a frequentar o pavilhão para a vida, seja qual for o espetáculo que lá decorra? Cá, os dirigentes desportivos andam sempre a engendrar m…as para «defender» os «seus».

    5. Uma outra palavrinha para as direções dos clubes. Retiro daqui Frederico Varandas, por razões óbvias, mas não são eles os primeiros responsáveis por esta escumalha (estiveste bem, Varandas!) que frequenta os nossos recintos desportivos? Pinto da Costa não é conivente com o grupo de delinquentes que conhecemos e que até já publicaram obra relatando os seus crimes? Mustafá já não esteve preso? Fernando Mendes idem? Não fazem parte de gangues criminais ou grupos de extrema-direita? Vieira não está refém dos NN? Não se matou já em Portugal? A claque do Vitória não invadiu já o centro de treinos para dar uns «encostos» aos jogadores? Não é impossível a qualquer clube abrir uma casa sua em Guimarães? Nelson Semedo não foi vítima de racismo? Renato Sanches não foi perseguido e vítima de racismo por todo o lado, incluindo blogues, jornais e televisões? Não era ele o trancinhas da Musgueira? Gelson não foi atacado por causa de questões pessoais?

    6. Desculpem lá, mas andamos todos ao sabor da indignação do momento e nada acontece, nada tem consequências. Hoje, uma indignaçãozinha, amanhã outra e assim sucessivamente e nada acontece, porque quem tem poder para mudar não quer.

    7. O Marega esteve mal na sua reação, porque, ao «falar assim», colocou-se a um nível baixo, mas aceito muito mais facilmente que o tenha feito, do que os lamentos que os clubes começam a produzir para cego ver. Hipócritas!

    • Freitas
      Posted Fevereiro 17, 2020 at 1:51 pm

      Concordo com o teor do comentário.
      Acrescentava que esta vergonha que se passa no futebol português não é mais que uma extensão do que se passa no nosso país.
      Falamos de um pais onde se malha em médicos, enfermeiros, polícias, funcionários judiciais, jornalistas, professores, etc, e básicamente nada de especial acontece, num pais onde a impunidade começa nestes animais que agridem e insultam quando lhes apetece e acaba na corrupção generalizada que esmifra até ao tutano uma nação.
      Não passamos de uma república das bananas.
      Quanto ao fenómeno do racismo é algo que fermenta na nossa sociedade e que durante muitos anos varremos para debaixo do tapete mas que com passar do tempo é impossível esconder.
      Basta por exemplo perder cinco minutos nas redes sociais para constatar o que por aí vai, não tarda muito a culpa é do Marega e da sua cor de pele.
      Aos menos as redes sociais tem uma coisa boa, mostrar a todos o que somos enquanto pessoas…

      Resumindo e concluindo, daqui a seis meses o Vitória é multado em 30 mil euros e o caso fica resolvido.

  • andresilvac
    Posted Fevereiro 17, 2020 at 12:25 am

    Espero honestamente que isto sirva de uma vez por todas para mudar as regras e não é com as actuais de parar o jogo que isto se resolve é parar o jogo e mandar evacuar as bancadas onde estão os meninos que provocaram a interrupção… Mas é para cânticos racistas arremesso de tochas cadeiras etc depois identificar e banir estes senhores do futebol quer como adeptos quer como praticantes (se praticarem) o futebol e a Sporttv agradecem estes energrumes fora dos estádios.
    Cumprimentos

  • Estigarribia
    Posted Fevereiro 17, 2020 at 7:46 am

    Já vi as palavras do André Ventura e é lamentável ele dizer que não houve cenas de racismo nos cânticos contra o Marega e que defende aqueles idiotas racistas. Como é que alguém sem noção, como o André Ventura, é eleito para deputado na Assembleia da República?

    Saudações Leoninas

    • tiagoagm
      Posted Fevereiro 17, 2020 at 11:19 am

      Leste mal obviamente, deves ter lido só o titulo.

      “País de hipocrisia em que tudo é racismo e tudo merece imediatamente uma chuva de lamentos e de análises histórico – megalómanas. O nosso problema não é o racismo. É a hipocrisia. É o síndrome Joacine que começa a invadir as mentalidades. Por mim não passarão”

      Diz me agora, onde é que ele defende essas pessoas?

  • tiagoagm
    Posted Fevereiro 17, 2020 at 8:56 am

    Obviamente que sou conta o racismo mas este tipo de reações são autenticas bombas. A segunda imagem mostra a razão pela qual a partir de hoje e sempre que defrontarem o Guimaraes Marega irá sofrer o mesmo. Marega deveria ter sido expulso ontem

  • RMCL
    Posted Fevereiro 17, 2020 at 9:24 am

    Lamento a atitude para com Marega, é de lamentar este tipo e situações acontecer, agora é de lamentar a forma como o Maliano recorre as redes sociais criticando tudo e todos! Ao responder da mesma forma so esta a alimentar o odio!

  • Macaco
    Posted Fevereiro 17, 2020 at 9:35 am

    Condeno a 100% atitudes deste género. E qualquer forma de minimizar a integridade humana independentemente da sua cor de pele, credo ou orientação sexual.
    No entanto gostaria de expor que isto acontece nos paises ocidentais de forma errada e acontece muito mais em paises africanos e arabes. Esses momentos nunca são registados. Essas situações passam impunes, essas situações são desculpadas… É banal chamar branco de … mas chamar o oposto já é crime. Igualdade para tudo e para todos. Respeito por tudo e por todos em qualquer parte do planeta. Nao acreditar que apenas acontece com uns e não com outros. Rascismo é uma doença global e não só das pessoas caucasianas.

    • Miguel Matos Sa
      Posted Fevereiro 17, 2020 at 9:58 pm

      Concordo, no entanto não acho de todo que o raciocínio de “eles também o fazem lá” deve perdoar o que acontece cá. Se os adeptos lá fora praticam esse tipo de ações acho bem que sejam submetidos a ações corretivas por isso. Também penso que, sendo branco, sofro muito menos (nunca na vida me senti vítima de discrimação racial) desta síndrome mundial do que qualquer pessoa africana, asiática etc. Acho que se cá temos a consciência de que estes ataques à integridade humana devem ser condenados, devemos atuar independentemente do que acontece mundo fora.

  • Res
    Posted Fevereiro 17, 2020 at 2:20 pm

    Não desculpando as atitudes dos adeptos, pelo contrário. É de denunciar e castigar.
    Agora não me venham com tretas pela conveniência do Marega em matar o jogo naquela altura.
    Após o golo, a única coisa que se ouvia era uma assobiadela monumental sempre que Marega se aproximava da bola. Não se passaram nem 5min e ele decidiu fazer aquele espetáculo. Fartou-se quando os assobios eram gerais do estádio pelo golo nojento e festejos direccionados à bancada. Antes disso, nunca se revoltou por algo que começou antes do jogo sequer começar. Nem nunca falou sobre eventual racismo em Portugal.
    Naquele momento, em que é assobiado pelo estádio inteiro, é que se arma em vítima? Pelo amor de deus.
    Existe racismo, sim. Mas saibam identificá-lo quando realmente acontece. Não quando lhes apetece jogar essa carta.

Deixa um comentário