Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Temos sido muito fortes em casa, na Liga Europa não demos hipóteses»

Concorda? Os Leões obtiveram três triunfos em casa na fase de grupos, mas recentemente perderam com FC Porto e Benfica para o campeonato e sentiram muitas dificuldades com o Portimonense.

Na antevisão ao duelo com o Istambul Basaksehir, Silas abordou o momento da equipa e frisou que a intenção passa por dar continuidade aos triunfos em casa que surgiram na fase de grupos da Liga Europa: “Somos fortes em casa, temos sido muito fortes em casa, e na Liga Europa não demos hipóteses. Nós queremos ganhar em casa,  mas temos de ter algum cuidado para não sermos surpreendidos. Na fase de grupos há margem para recuperar e nesta não. Queremos ganhar em casa, mas temos de ter alguma paciência na maneira como vamos atacar para também não sofrermos muitos contra-ataques, pois nesta competição os golos fora valem mais”. Por outro lado, o técnico leonino deixou elogios ao Istambul BB, 2.º classificado da Liga Turca: “Eles estão em segundo lugar no campeonato turco, é uma equipa forte e versátil, e já os vi jogar em mais de dois sistemas. São muitos bons no ataque, e têm  jogadores bons que jogaram em outras ligas e custaram muito dinheiro. De qualquer forma estou convicto que poderemos ganhar. Lá não é o típico ambiente turco, mas eles têm muitos adeptos. É uma equipa perigosa no contra-ataque por isso não podemos perder bolas fáceis. Das equipas que nos poderiam calhar esta é forte, mas não é das mais fortes, mas acho que é importante vencermos e não sofrermos golos em Alvalade”.

50 Comentários

  • Filipe Ferreira
    Posted Fevereiro 18, 2020 at 6:48 pm

    Fortíssimos. Aliás, se jogássemos sempre em casa é que os rivais iam ver. Silas, és cada vez mais ridiculo. O jogador mais caro do Basaksehir custou 3M e foi o Caiçara.

    • Estigarribia
      Posted Fevereiro 18, 2020 at 7:44 pm

      Filipe,

      Por acaso, o Júnior Caiçara quando passou pelo Gil Vicente até mostrou alguma qualidade. Aliás ele foi colega de equipa do Cláudio, esse defesa-central fortíssimo a converter grandes penalidades.

      Saudações Leoninas

  • JoaoMiguel96
    Posted Fevereiro 18, 2020 at 6:58 pm

    Mas ele não se enxerga? Já não chega desta humilhação? Não temos dado hipóteses? Tendo em conta que levámos uma banhada do Linz e ganhámos ao Rosenborg a jogar pior que uma equipa de reformados, sim de facto não demos hipóteses. O único jogo que foi bom foi contra o PSV.

  • galucho10
    Posted Fevereiro 18, 2020 at 7:26 pm

    Prevejo eliminação, fácil fácil

  • masterDC
    Posted Fevereiro 18, 2020 at 7:31 pm

    O único jogo positivo foi contra o PSV, fomos inferiores ao LASK Linz e ganhámos ao pior Rosenborg dos últimos anos. Não demos hipóteses diz ele, não sei que jogos viu. A jogar como temos jogado, sofrendo golos quase todos os jogos e a não marcando muito, é meio caminho andado para sermos eliminados. Espero que tal não aconteça, mas deste Sporting já espero tudo, já o Silas não pensa assim.

  • Antonio Clismo
    Posted Fevereiro 18, 2020 at 7:38 pm

    Uma ajuda ao Hugo Viana para atacar o mercado no próximo Verão

    Baliza:
    Manter Luís Maximiano na baliza, ir buscar o Beto ao Kayserispor a custo zero e Hugo Sousa como terceiro GR a jogar nos sub23. Diogo Sousa a assumir a recém-criada equipa B.

    Lateral Direita
    Manter Ristovski e Rosier mas contratar o Rafael Ramos ao Santa Clara (1 milhão). No final da pré-época aquele que tiver pior rendimento é emprestado.
    Testar Diogo Brás nesta posição na pré-época e mantê-lo a rodar na equipa B.

    Lateral esquerda
    Vender Acuña por 15M, manter Borja e tentar a contratação a custo zero do Xavi Quintillà (Villarreal) ou Antunes (Getafe). Nuno Mendes e Abdu Conté na pré-época para testar também.

    Centrais
    Pré-época com Coates, Ilori, Neto, Quaresma (equipa B), Jémerson (Mónaco – custo zero), Léo Santos (Corinthians – 1M) com Mathieu a passar para a equipa técnica para poupar o seu enorme salário e tentar ir buscar o Malang Sarr ao Nice a custo zero também. No final da pré-época os 2 piores centrais eram emprestados.

    Médio Defensivo
    Vender o Battaglia por 10M e tentar comprar o Gustavo Assunção por esse valor. Emprestar Doumbia para ganhar consistência. Tentar ir buscar o Miguel Veloso a custo zero para juntar ao Palhinha.
    Médio centro
    Vender Eduardo (5M), Mattheus Oliveira (1M) e Geraldes (5M), emprestar o Miguel Luís ao Estoril, testar o Rodrigo Fernandes na pré-época para depois meter na B e comprar Domingos Quina (Watford- 10M), Adrien Silva por empréstimo do Leicester (vai estar no último ano de contrato) para juntar a Wendel e Bragança.

    Médios ofensivos
    Vender Matheus Pereira (10M) e Jovane Cabral (10M). Emprestar o Camacho e o Plata para ganharem consistência e ir buscar o Nani a custo zero (Orlando City), Rony Lopes (12M – Sevilha), Bruma (empréstimo com opção de compra por 10M – PSV), Angel Gomes a custo zero, Kovalenko a custo zero para juntar ao Luciano Vietto.

    Ponta de lança
    Manter Sporar e comprar o Nélson Oliveira (5M ao AEK) e o Slimani (9M ao Leicester). Emprestar o Pedro Mendes.

    No total: 58 milhões de euros investidos com 58 milhões em vendas, ou seja, um saldo nulo no reforço da equipa o que é muito bom. (Claro que o Sporting iria gastar muito mais dinheiro com prémios de assinatura no caso dos jogadores que viriam a custo zero, mas é aí que é preciso ser inteligente e saber jogar com os trunfos, quiçá negociar percentagens futuras de contrato com os jogadores. O Jorge Mendes poderia dar uma ajuda nesse ponto). É para isso que o Hugo Viana lá está, para ser criativo e pensar em formas de fazer os melhores negócios possíveis.
    Uma equipa de nível para atacar uma vaga na Liga dos Campeões do ano seguinte e com profundidade suficiente para chegar longe na Liga Europa, com um misto de juventude e experiência e jogadores da casa para passar a mística. Os capitães deveriam ser Coates, Nani e Veloso.

    O treinador? Leonardo Jardim.

    Max, Beto, Hugo Cunha
    Rosier, Rafael Ramos, Ristovski
    Borja, Xavi Quintillà
    Coates, Sarr, Jemerson, Neto
    Palhinha, Veloso, Gustavo Assunção
    Wendel, Bragança, Quina, Adrien Silva
    Nani, Bruma, Rony Lopes, Angel Gomes, Kovalenko, Vietto
    Sporar, Nélson Oliveira, Slimani

    Obviamente que os salários iriam disparar mas o facto de saírem alguns pesos pesados com salários incomportáveis (ganhos devido a terem voltado depois do ataque à Academia.. para isso os seus salários, que já eram dos mais altos, quase que triplicaram) como Battaglia, Acuña ou Mathieu dava para estabilizar a coisa.
    Seria sem sombra de dúvidas um plantel que daria garantias e com personalidade. Mas para renderem é preciso estabilidade dentro e fora do campo. Como as coisas estão neste momento nem que tivessem Guardiola e Messi conseguiriam fazer boa figura em qualquer contexto. O Varandas tem que se rodear pelos melhores profissionais em todas as áreas.
    Paulo Quaresma coordenador da formação? O que fez ele na carreira além de ser adjunto do Jorge Jesus? Que ligação tem ele à formação? Nenhuma. Não faz sentido o cargo que desempenha.

    Raúl José. Outro ex-adjunto do Jorge Jesus com o departamento de scouting. A sério?
    Hugo Viana como directos desportivo? A sério que todo o futebol está entregue a uma pessoa assim sem a mínima experiência?
    Depois é preciso continuar a investir fortemente na formação e na Academia. Os miúdos não podem estar lá atirados e a fazerem o que querem. Nos tempos do Bruno de Carvalho muitos deles nem treinavam e depois iam a jogo no fim de semana como se nada fosse. Não havia o mínimo de acompanhamento. O Sporting tem talvez a melhor geração de 2001 e 2002 portanto é legítimo tentarem ser campeões sub19 já este ano de forma a conseguirem uma vaga para estarem na Youth League no próximo ano e assim poderem competir contra os melhores. Os sub23 seriam para manter e a equipa B será bem vinda. Vai ser é preciso contratar alguns jovens porque neste momento o Sporting não tem qualidade nem quantidade na formação para abastecer sub19, sub23 e equipa B ao mesmo tempo.

    • Filipe Ferreira
      Posted Fevereiro 18, 2020 at 7:49 pm

      Não vou discutir os preços de compra porque não sei ao certo as situações contratuais de todos os jogadores que falaste, mas não vejo ninguém a dar 5M pelo Eduardo e pelo Geraldes.

    • DICAS
      Posted Fevereiro 18, 2020 at 7:53 pm

      Muito bom exercicio !

    • HS10
      Posted Fevereiro 18, 2020 at 7:53 pm

      Tu acreditas mesmo no que escreveste?

    • masterDC
      Posted Fevereiro 18, 2020 at 8:28 pm

      1 – Na minha opinião o Acuña vale mais que 15M no contexto em que está o mercado. Essa lateral direita é muito fraca. No eixo defensivo, Jemerson dispenso e Sarr parece-me muito pouco provável.

      2 – 10M por Gustavo Assunção? Eduardo e Geraldes não valem isso e nem não vejo ninguém a pagar esses valores. O Jovane também não vale tanto e Bruma longe de Alvalade. O Nani saiu porque ganhava muito, porque razão iria voltar? Não dava 12M por Rony Lopes e Angel Gomes é praticamente impossível.

      3 – Essa frente de ataque é impossível, só os 3 custariam bastante e depois de o impacto que o Slimani está a ter, não só vale mais como também não iria regressar a Alvalade.

      4 – É um plantel bastante irrealista e as saídas nem renderiam tanto financeiramente como disseste. Emprestar Camacho e Plata seria um erro tremendo.

    • Pormenor Tatico
      Posted Fevereiro 18, 2020 at 8:30 pm

      Com esse plantel, voltaríamos a lutar pelo 3º ou 4º lugar, ficaríamos a uns 30 pontos do 1º, enquanto não se mentalizarem que 90% do atual plantel não serve para um Sporting competitivo e competitivo é lutar por todos os títulos nacionais e fazer uma boa prova europeia, porque nós não podemos fugir à dimensão e exigência deste clube.

      Com o orçamento que o Sporting CP têm, é possível fazer muito mais e melhor, se é que com esta direcção que o vamos conseguir ?

      Não, em 1 ano e meio gastaram 45 M de euros em jogadores e não contrataram uma mais valia, venderam os melhores jogadores e claro, o plantel vai perdendo cada vez mais qualidade, infelizmente esta direcção atual está presa à cadeira do poder, só por tribunal é que pode haver AG destituitiva, mais 2 anos e meio disto podem ser fatais para o clube.

      Só ficava com Max, Ristovski, Acuna, Coates, Battaglia e Vietto e muitos destes não seriam titulares no 11.

      Promovia à equipa A Nuno Mendes, Eduardo Quaresma, Gonçalo Inácio, Daniel Bragança, Matheus Nunes, Joelson e Bruno Tavares, mas 9,10 contratações são obrigatórias, o entulho é demasiado grande, podia dar uma oportunidade a Diogo Sousa, Leonardo Ruiz, Ivanildo ou Chaby .

      Não gostava de ver Leonardo Jardim no Sporting, nunca foi um treinador que gostasse, as suas equipas não tem um modelo ofensivo de jogo, privilegia em demasia o jogo exterior, são mais equipas de transição do que futebol apoiado, está nas boas graças por aquele 2º lugar no Sporting, mas teve o contexto mais favorável da história do Sporting CP.

      Não teve competições europeias, foi eliminado cedo das Taças, teve mais tempo para preparar os jogos e isso faz diferença, o plantel tinha muito mais qualidade que o atual, mas a qualidade de jogo foi baixa e teve o pior Porto dos últimos anos.

      No Mónaco teve planteis de sonho, mais de 250 ou 300 M investidos em jogadores e só fez uma época decente, Ivo Vieira era a melhor solução a nível tático, psicológico e comunicacional, o Sporting precisa de gente competente e com personalidade, Ivo encaixa como uma luva .

    • O Comendador
      Posted Fevereiro 18, 2020 at 9:30 pm

      Eu quero o Antonio Clismo a director desportivo! Fora com o Viana, já!!

      SL

    • DNowitzki
      Posted Fevereiro 18, 2020 at 10:41 pm

      Desculpa lá, mas este exercício que apresentaste só pode ter sido delineado por um marciano.
      Leo vai ser vendido pelo Corinthians por um milhão? Deveria ter parado de ler logo aí.

      Tu defines os preços de venda (ok, entende-se) e os de compra? Hã?

      Chega de internet por hoje.

      • Antonio Clismo
        Posted Fevereiro 19, 2020 at 11:56 am

        O Leo estará a poucos meses de finalizar o seu contrato com o Corinthians que não terá qualquer poder negocial aqui.

        Um milhão por ele deverá chegar para o tirar do Corinthians no próximo Verão.

    • Mantorras
      Posted Fevereiro 19, 2020 at 12:57 am

      Esta bastante bom, sim senhor. Excelente exercicio e comentario.

      Duvido:
      – Gustavo por 10M (nem por 20M) e duvido tambem que caso o Sporting o negoceie ele nao seja oferecido a outros e acabe leiloado, porque outros vao chegar-se a frente.
      – Quina saia por “apenas” 10M, mas e possivel, no entanto nao e facil convercer o miudo a vir para o Sporting nesta fase.
      – Ronny igual, e um jogador com mercado, e esta num bom clube/liga.
      – Que Bruma nao seja sinal de problemas.
      – Que alguem de 10M pelo Jovane, no entanto emprestar no Championship, como emprestaram o Matheus, para depois vender, tem tudo para resultar.

      Nani acho desnecessario.
      Adrien, Veloso e Beto era muito bem pensado.
      Nelson Oliveira e Slimani era um salto brutal, dificil, mas possivel.
      Se houvesse capacidade e vontade dos jogadores, apostaria em Quina, Ronny e tentaria tudo para conseguir convencer o Matheus Pereira a ficar (estou a presumir que e possivel ele nao querer ir, mesmo que estejam dispostos a pagar a clausula, nem que fosse ficar com uma clausula relativamente baixa). Ele a jogar o que esta a jogar, com um treinador bom no Sporting… saltava para a seleccao A num ano e depois entraria na PL para um top 6 (eu ha uns anos nao dava muito por ele, mas do que vi dele este ano… cuidado).

      Palhinha, Veloso, Wendel, Adrien, Braganca, Quina, Ronny, Matheus e Vietto sao capazes de chegar, mais haveria Sporar, Slimani e Nelson… Se nao, manter um Doumbia, Bolasie, ou Plata, para compor a coisa, chegaria perfeitamente.

    • tiagoagm
      Posted Fevereiro 19, 2020 at 8:30 am

      Eu parei quando vi Battalglia por 10M. Deixa de jogar Football Manager.

      • Antonio Clismo
        Posted Fevereiro 19, 2020 at 11:57 am

        Se for convocado para a Copa America e fizer um bom torneio até pelo dobro o conseguem vender.

    • L_Higuita
      Posted Fevereiro 20, 2020 at 12:18 pm

      Parei quando li “manter maximiano na baliza”. Portanto só li o primeiro parágrafo.
      Quando alguém acha que podemos lutar port títulos com um GR de titular que actualmente é pouco melhor que medíocre, e é inferior a pelo menos 10 guarda redes da LIGA NOS, é porque pouco ou nada percebe de futebol.

  • Pipi Romagnoli
    Posted Fevereiro 18, 2020 at 8:04 pm

    E agora que estamos em plena recuperação no campeonato, já só estamos a 18 pontos do Benfica, é continuar a olhar para a frente, o céu é o limite.
    Ainda por cima calhou-nos logo um simples segundo classificado da Liga Turca, cujo plantel pouco melhor é que o do Rio Ave ou Famalicão? Esta eliminatória já cá canta, venha o próximo que leva tantas ou mais!
    Espero é que seja um Inter, porque estar sempre a dar na boca dos mais pequenos não reflecte a Grandeza do Sporting. SL

  • Pormenor Tatico
    Posted Fevereiro 18, 2020 at 8:10 pm

    Tudo neste Sporting é surreal, desde Frederico Varandas, a Jorge Silas e a terminar neste plantel ridículo, são talvez os piores de sempre.

    O que me preocupa mais é não ver uma luz ao fundo do túnel, não existe uma visão clara do que se pretende para o médio prazo, é tudo medidas avulsas, sem qualquer critério e quem paga é o Sporting CP e os seus adeptos.

    O ideal era haverem eleições antecipadas, de forma a encontrar uma direcção com capacidade para levar o Sporting ao patamar que merece e claro devolver a paz e tranquilidade, algo que atualmente não existe no clube.

    Frederico Varandas falhou a toda a linha, não conseguiu montar uma estrutura para o Futebol competente, nunca teve um projeto claro, nunca mostrou qualquer capacidade de liderança e comunicação, nunca se viu o Sporting CP tão fraturado como agora, parece que temos 3 ou 4 façoes dentro do mesmo clube, o lema “Unir o Sporting” saiu exatamente ao contrário.

    Não existem segredos para o Sporting ser um clube competitivo a nível nacional e internacional, basta ter uma Direcção competente, que consiga criar um departamento de futebol em condições e para isso é necessário ter um projeto bem definido, ter as pessoas certas nos lugares certos e é importante que o próximo Presidente tenha personalidade forte, de forma a unir o clube.

    João Benedito a Presidente, Ivo Vieira a treinador e seria um bom começo, o que dará mais trabalho é planificar o próximo plantel, cerca de 90% dos jogadores não tem qualidade para jogar no Sporting.

    • Vietkong
      Posted Fevereiro 18, 2020 at 9:54 pm

      Podes ter o Benedito a presidente e o Ivo Vieira a treinador que com a situação financeira que o Varandas encontrou não farias melhor.

    • Estigarribia
      Posted Fevereiro 18, 2020 at 10:12 pm

      Pormenor Tatico,

      Claro que o que o Sporting precisa, realmente, é mesmo de eleições antecipadas. Não haja dúvidas. Isto é com cada comentário, Meu Deus do céu.

      Deixem Frederico Varandas terminar o mandato e depois faz-se um balanço do mesmo. Os mandatos são para se cumprir.

      Saudações Leoninas

      • Francis19scp
        Posted Fevereiro 18, 2020 at 11:49 pm

        Não Estigarribia, os mandatos não são para se cumprir se as premissas feitas pela atual direção não forem cumpridas e se pelo contrário forem lesivas para o clube.
        Agora podes achar que esta direção deve continuar pois ainda tem tempo para provar valor, o que é legitimo.
        Sinceramente estou mais ou menos de acordo com o pormenor tático. O Sporting precisa de alguém galvanizador. Alguém com cultura desportiva. E aí o Benedito é o homem certo na minha opinião. Por outro lado se acho a equipa para o futebol do Varandas fraca, a do Benedito não era de todo muito melhor. O Sporting precisa urgentemente de captar talento para posições chave de dirigismo no departamento de futebol.

        • Estigarribia
          Posted Fevereiro 19, 2020 at 8:44 am

          Francis19scp,

          Respeito a tua opinião e compreendo-a, mas os mandatos só se devem interromper, e por consequência ir para eleições antecipadas, mediante casos mais específicos como aconteceu à cerca de 2 anos com a destituição de BdC, resultante do ataque à Academia de Alcochete e violação dos estatutos do clube. Que eu saiba, a administração de Frederico Varandas já cometeu alguns erros, como a preparação da época actual e a contratação de Silas, por exemplo, mas não violou os estatutos do Clube. Porque raio haveria de ser destituída/ver o seu mandato interrompido? O Sporting não pode andar todos os anos em eleições senão aí é que nunca mais sai da cepa torta.

          Saudações Leoninas

        • Antonio Clismo
          Posted Fevereiro 19, 2020 at 11:59 am

          Mal por mal que se mantenha o Varandas.

    • onetimeuser
      Posted Fevereiro 19, 2020 at 12:34 pm

      Concordo com parte do comentário, Silas podia ter feito mais mesmo olhando para a fraca qualidade do plantel, temos obrigação de jogar melhor contra cerca de 90% das equipas da Liga. Ivo Vieira parece ser uma boa solução!

      Varandas excepto a péssima preparação da época e a fraca qualidade de comunicação, penso que de resto está a fazer um bom trabalho (o possível) a nível de vendas, cortar com as sanguessugas das claques, etc.

      O clube não está unido porque existe MUITA gente que em primeiro lugar é adepto da Juve Leo ou BdC Futebol Clube e só depois é adepto do SPORTING Clube de Portugal.
      Essa gente para mim não tem qualquer direito de reclamar seja o que for, quando metem outros interesses à frente do clube.

      Talvez o Benedito seja o homem certo, talvez não. De qualquer forma este mandato tem de ser cumprido até ao fim.

    • JafSantos
      Posted Fevereiro 19, 2020 at 4:04 pm

      Criticar as opções a curto prazo do Varandas ainda percebo, agora a médio-longo? Não se percebe a aposta? A utopia do Varandas é claramente um Barcelona de Guardiola, o que tem os seus problemas, mas não se pode dizer que não há uma visão, tem escolhido treinadores que privilegiam claramente a posse de bola e o trabalho na formação só não vê quem não quer, novamente longe de perfeito, mas ainda assim um bom e necessário trabalho na minha opinião

  • Estigarribia
    Posted Fevereiro 18, 2020 at 8:15 pm

    Temos um dos piores plantéis que me lembro de ver em Alvalade. É que nem os plantéis que o Paulo Bento teve no Sporting eram tão maus mas pelo menos não eram tão desequilibrados como o plantel que temos esta época. Posto isto, não jogamos um charuto esta época, e nisso concordo com outros users Sportinguistas aqui do blog, mas se há competição onde às vezes o Sporting costuma ter boas prestações é, precisamente, na Liga Europa. Podemos ter um plantel desequilibradíssimo mas temos equipa para eliminar os turcos do Istanbul Basaksehir. Era só o que mais faltava, um clube como o Sporting Clube de Portugal não ser capaz de eliminar esta equipa turca. Mas era só o que mais faltava. Peço aos jogadores que entrarem em campo, como Sportinguista, que deiam tudo pela camisola que vestem e pelo símbolo que carregam ao peito. Honrem este clube com 113 anos de existência e façam uma campanha na Liga Europa digna da História Centenária do Sporting Clube de Portugal.

    Posto isto, e visto que Frederico Varandas já admitiu que errou na preparação da época (e isso tem de ser um bom indicador para o futuro para não se cometerem mais erros), deixo aqui um plantel hipotético para o Sporting na próxima temporada:

    GR: Max, Cláudio Ramos, Diogo Sousa
    DD: Valentin Rosier e Stefan Ristovski
    DE: Marcos Acuña e Cristián Borja
    DC: Seba Coates, Luís Neto, Tiago Ilori e Eduardo Quaresma
    Mdf: Idrissa Doumbia, Ronaldo Vieira e João Palhinha
    MC: Wendel, Daniel Bragança e Bruno Paz
    MO: Lucas Evangelista, Matheus Nunes e Bernardo Sousa
    EE: Rúben Lameiras e Jovane Cabral
    ED: Gonzalo Plata e Rafa Camacho
    AV: Andraz Sporar, Luiz Phellype, Pedro Mendes e Sandro Lima (ou Václav Kadlec, se não for possível o avançado do Gil Vicente)

    Saudações Leoninas

    • Filipe Ferreira
      Posted Fevereiro 18, 2020 at 8:59 pm

      Esta equipa turca não é tao fraca como pode parecer. Estão em 2º lugar na sempre competitiva liga turca, têm jogadores interessantes e nas ultimas épocas lutaram pelo titulo até perto do fim.

      • Estigarribia
        Posted Fevereiro 18, 2020 at 10:33 pm

        Filipe,

        Como eu disse em cima, o Sporting tem obrigação de eliminar esta equipa turca com nome esquisito e de seguir para os oitavos-de-final da Liga Europa. O contrário disso deveria dar despedimento do Silas.

        Saudações Leoninas

        • tiagoagm
          Posted Fevereiro 19, 2020 at 8:33 am

          Têm obrigacao? Só para recordar que ganharam ao Lask Linz sem saber ler nem escrever e tinham o Bruno Fernandes ainda. Esta equipa turca é de qualidade.

          • Estigarribia
            Posted Fevereiro 19, 2020 at 8:37 am

            tiagoagm,

            Volto a repetir: o Sporting tem a obrigação de passar esta equipa turca do Basaksehir. Tudo o que não seja passar esta eliminatória deveria dar direito a despedimento do Silas.

            Saudações Leoninas

    • Bruno Cunha
      Posted Fevereiro 18, 2020 at 9:00 pm

      Esse plantel pouco difere do deste ano, tem que haver mais ambição.

      Reforçar posição de ED, EE e meio campo é imperial, mas acima de tudo um treinador de nível superior.

      Lameiras é suplente no Famalicão e se é para contratar em Portugal para fazer número mais vale estar quieto.

    • Vietkong
      Posted Fevereiro 18, 2020 at 9:53 pm

      Não percebo essa tua alusão aos plantéis do Paulo Bento. Com 4 anos de Paulo Bento tivémos 4 vezes 2º lugares na liga portuguesa e às vezes a lutar para ser campeão.

      • Marcio Ricardo
        Posted Fevereiro 18, 2020 at 10:20 pm

        Sim, mas nessa altura o Benfica também era outro..

      • Estigarribia
        Posted Fevereiro 18, 2020 at 10:31 pm

        Vietkong,

        Eu não critiquei os plantéis do tempo do Paulo Bento. Eu disse é que não eram tão maus como o plantel que temos esta época e até eram bem mais equilibrados que o deste ano.

        Saudações Leoninas

    • Maiqueke
      Posted Fevereiro 18, 2020 at 9:53 pm

      Acho que o Varandas devia começar a renovar para já não o plantel, mas sim, os elementos de scout e preparação da equipa e contratar alguém competente para os demais sectores.

      Quanto às contratações que sugeres, embora concorde com algumas das que falaste, creio que é um plantel demasiado jovem e precisa de alguns elementos mais experientes e que deem mais garantias, principalmente NA DEFESA – central – ainda por cima se o Mathieu terminar a carreira, ou mesmo que não vá. O Neto é porreiro para taças da liga e até escapa em alguns jogos, mas por vezes pára-lhe o cérebro (seria normal, não tivesse ele a experiência que tem) e é miserável na saída de bola. Ainda no último jogo acho que praticamente não contei nenhum passe para a frente a mais de 10 metros, tudo para o lado ou para traz (certo que é melhor que perder a bola e a equipa não contribui muito, mas mesmo assim tira-me do sério estas situações, como é que não consegue fazer um passe para a frente decente, nem digo a rasgar para desmarcar o PL).
      No lado esquerdo, Borja não me deixa muito aliviado, no direito, Rosier esperava que desse mais, mas pode ser que vá ao sítio (risto jogue bem ou mal, ainda é dos poucos que sente o clube onde está, apesar de ter algumas lacunas. ainda assim creio que tem mais pontos positivos que negativos. Doumbia é uma nódoa ao nível do passe (embora pareça que não num jogo ou outro), apesar de ter bom cabedal, mas tem muito a crescer. Palhinha se não tiver condições para evoluir descansado pode não dar em nada apesar do bom momento, era preciso alguém experiente para aqui.
      MC também bem mansinho, tal como os MO. Extremos curto e avançados algum mais experiente.

      • Estigarribia
        Posted Fevereiro 18, 2020 at 10:29 pm

        Maiqueke,

        O plantel que eu apresentei até pode ser curto mas apresentei-o assim até para não exagerar demasiado nos nomes que lá ia colocar. Há ali nomes como Ronaldo Vieira, Václav Kadlec e Lucas Evangelista que são alguns jogadores que gostava de ver de leão ao peito.

        Quanto à renovação da estrutura de futebol temos no scouting José Guilherme Chieira, o homem responsável por descobrir jogadores como Brahimi, Otamendi ou Alex Sandro, mas é necessário mais pessoas com a competência dele. Não me parece que Raúl José, só por ter sido treinador-adjunto de JJ, tenha essas competências. Contudo mais importante que isso é arranjar um director-desportivo para o lugar do Hugo Viana. A minha escolha seria Carlos Freitas, mas visto que está em Guimarães e tão cedo não deverá de lá sair, nem sei quem podemos ir buscar para essa função de director-desportivo.

        Saudações Leoninas

    • DNowitzki
      Posted Fevereiro 18, 2020 at 10:35 pm

      Não entendi: esse plantel é uma cópia do deste ano, con o acrescento de alguns jovens.

    • Estigarribia
      Posted Fevereiro 18, 2020 at 10:50 pm

      Pequena correcção no meu plantel: sai Luiz Phellype e entra Luciano Vietto (esqueci-me do argentino ?)

      Saudações Leoninas

  • DICAS
    Posted Fevereiro 18, 2020 at 9:16 pm

    Isto énque me preocupa no Silas

    Das duas uma:

    1) ou isto é motivacional mas muuuuuuuuuito forcado visto que é o que tem feito desde meio da epoca

    2) ou o homem vive mm numa realidade paralela

    E complicado de perceber mas pode ser a primeira

  • Mike
    Posted Fevereiro 18, 2020 at 9:54 pm

    Uma dose de noção não fazia mal ao Silas. Chega a dar pena ouvir as suas conferências de imprensa.

  • DNowitzki
    Posted Fevereiro 18, 2020 at 9:56 pm

    Discordo em parte.
    O Sporting faz uma campanha notabilíssima a nível pontual, mas, no que toca a exibições, foram várias fracas e algumas vitórias caíram «do céu».

    Sem Bruno Fernandes, porém, não se pode exigir nada da equipa.

  • Franco Duce
    Posted Fevereiro 18, 2020 at 10:22 pm

    Bom, nem eu sei se o homem acredita no que diz mas bom, é o que é. De todos os modos, aproveito para deixar algumas sugestões para a construção de um plantel semi-decente.

    GR:
    O Max deve continuar a ser titular para evoluir (nem que seja aos moldes do Patrício que evoluiu imenso por insistência) e o banco pode ser tomado pelo Renan Ribeiro ou, como referido por outros utilizadores, pelo Beto. De todos os modos não é uma posição que me ofereça grandes medos, bem pelo contrário, creio que temos muitos bons guarda-redes jovens.

    DC: Coates, Ivanildo, Luís Neto, SVETOZAR MARKOVIC
    Contratar o Svetozar Markovic, um jogador jovem que me parece ter um bom potencial. A sua contratação deve ser, ademais, relativamente fácil e barata. Idealmente emprestava-mos ou vendíamos o Illori (e o Luís Neto). Eduardo Quaresma fica a espreitar hipóteses nas taças.

    DD: Ristovski, Val Rosier, Camacho
    Meter o Camacho nesta posição ou despachá-lo (o Sporting não é uma equipa feita para vedetas mas sim uma equipa grande, tão grande como as da Europa, como o Visconde nos instruiu a ser). Caso não seja possível, matemos o Ristovski e o Rosier cogitando adaptar um outro jogador à posição (chamem-me louco mas creio que o Jovane, se aprendesse a defender, pela sua disponibilidade física seria um bom DD)

    DE: Acuña, Borja.
    Acuña tem feito um bom trabalho e Borja responde decentemente quando chamado a intervir. Não fico preocupado.

    Mdf: Palhinha, Doumbia
    Jovens e com capacidade de dar retorno financeiro e desportivo ao clube. Se possível vender o Battaglia, devido às necessidades financeiras do clube.

    MC: Wendel, TIBBLING, Bragança, IVAN ILIC, SASHA LUKIC, Miguel Luís
    Um meio-campo com relativa qualidade para dominar internamente com custos relativamente baixos. O Ivan Ilic tem o bónus de ainda ter bastante margem para progredir.

    MO: Vieto, LEE KANGIN, Geraldes, Bernardo Sousa, Matheus Nunes
    Talvez a contratação mais cara das que proponho mas creio veementemente que poderá dar um óptimo retorno desportivo e financeiro ao clube

    Extremos: Jovane, Plata, KIM JIN-YA, Diogo Brás, ANTONIO MARIN
    Confesso que estes dois que sugiro foram encontrados via FM mas parecem ter prestações decentes pelo que vi pelas internets e onde me pude informar. Mas bom, são opções low-risk high-reward o que os torna apetecíveis para as nossas parcas possibilidades.

    AC/PL: Sporar, Luís Phellype, Pedro Mendes, Gelson Dala
    Bom, não tenho nada a apontar. Esta época jogamos tão estupidamente mal que nem pude fazer juízos de valor sobre os nossos principais avançados. Porém, o LP vem de uma época decente nas mãos do Keizer e o Sporar veio para cá com estatísticas decentes.

    Acredito que poderíamos montar uma equipa decente com cerca de 20M-40M€. Mas, ainda assim, o melhor era despachar o Hugo Viana que não faz a mais pequena ideia de como se gere uma equipa de futebol. O “Estristes” não parece ser má pessoa nem nada disso mas também não dá unidade ao clube. Para findar, aquele Silas, acho que nem preciso de dizer nada, é verdadeiramente medonho.

    • FVRicardo
      Posted Fevereiro 19, 2020 at 10:15 am

      Varandas disse recentemente que o plantel terá 1, no máximo 2 reforços, tal como aconteceu neste mercado de janeiro.

      • Antonio Clismo
        Posted Fevereiro 19, 2020 at 3:06 pm

        Nesse caso é sinal que as contas estão péssimas. O Sporting se tem problemas graves de tesouraria deve então assumir que são um clube de meio da tabela por 2 ou 3 anos para resolver esses problemas que vêm do passado.

        E apostar continuamente na formação para que daqui a 2 ou 3 anos se comecem a colher futos dessa aposta. A geração de 2002 e 2003 não são nada más para o lado de Alcochete, há ali pelo menos 5 ou 6 jogadores que poderão ser aproveitados para o futebol de alto nível.

  • Mike
    Posted Fevereiro 18, 2020 at 10:50 pm

    Vejo muito pessoal a sugerir plantéis e a traçar perfis de reforços. Eu pergunto: Que sentido fazer esse tipo de exercício sem se saber quem será o treinador na próxima época? Parece-me óbvio que a construção do plantel tem que tem de ter na base as ideias do treinador. Aliás, um dos erros na preparação desta época parece ter sido a construção do plantel sem ter em consideração as ideias de Keizer (a resistência à venda de BF fez com que se vendesse jogadores que o holandês não queria perder como Raphinha, Matheus Pereira e Bas Dost).

    • Antonio Clismo
      Posted Fevereiro 19, 2020 at 3:03 pm

      Se Raphinha e Bas Dost tivessem ficado o Sporting não existiria hoje em dia por razões financeiras, por isso é que foram vendidos desesperadamente, e muito bem na minha opinião.

      O Sporting joga o seu futuro na próxima década com a maneira com que for construído o plantel este Verão. Daí ser muito importante essa questão.

Deixa um comentário