Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Portugal é uma das 3 melhores selecções europeias. Félix e Leão? Têm de olhar para Ronaldo»

Concorda? França, Inglaterra e Bélgica têm sido apontadas como as grandes favoritas, sendo que nunca se pode descartar Espanha ou Alemanha do lote de candidatos.

Numa entrevista à Sporttv, Jorge Jesus colocou Portugal no lote de candidatos à vitória no Europeu, referindo mesmo que a turma das Quinas está entra as 3 principais selecções europeias do momento: “Portugal está como o Flamengo. Nós entramos para defender a Libertadores, eles o Campeonato da Europa [risos]. Temos jogadores ao nível dos melhores do mundo e um seleccionador com um cunho muito pessoal para o lugar e que está no sítio certo. Se analisarmos um país que tem o melhor jogador do Mundo de futebol, que é o Cristiano, o melhor jogador do Mundo de futsal, que é o Ricardinho, o melhor jogador do Mundo de futebol de praia, que é o Madjer. Só nos falta a melhor jogadora do Mundo. De resto temos tudo. Portugal é uma das três melhores selecções europeias, vai estar sempre entre os três melhores para ganhar o Europeu”. Por outro lado, JJ deixou um conselho a João Félix e Rafael Leão: “Ronaldo é um extraterrestre, sempre foi e continua a ser. O Ronaldo, para os miúdos portugueses, tem de ser um exemplo e perceberem o porquê de ele ser o melhor jogador do mundo. Portanto, hoje na formação é mais fácil. Os miúdos que estão a aparecer agora no futebol português, como o João Félix e um jogador no qual também acredito muito que pode ser uma referência do futebol português, que é o Rafael Leão, têm de olhar para o Ronaldo e perceber o que ele fez para ser o melhor. Na tua carreira desportiva, tens de abdicar de coisas que enquanto jovem terias. Não podes ter. Enquanto miúdo, tens de perceber que não podes ser um jovem que não está ligado ao futebol. Ele, para mim, é a referência número um do Mundo”.

34 Comentários

  • André Dias
    Posted Março 6, 2020 at 10:42 am

    Considero Alemanha, França, Espanha e Inglaterra superiores, quer em termos de elenco como em termos de formação. Têm duas vantagens gigantes em relação a Portugal: população e campeonato. Ou seja, não só formam mais talento como o podem testar em cenários competitivos desde cedo. Enquanto nós formamos um jogador de classe mundial estes países têm capacidade para formar meia geração.

    Incluo Portugal num 2º lote com Bélgica, Holanda, Itália e Croácia.

    Ultimamente há quem coloque a Bélgica mais acima mas ainda não estou completamente convencido. A falta de laterais de topo obriga-os a alinhar num 3-4-3 enquanto outras selecções têm a liberdade e as opções para poderem jogar em vários esquemas e se adaptarem ao adversário. A lesão de Hazard também pode ter um impacto significativo visto que no último Mundial a Bélgica foi muito Hazard + KDB. Não deixam de ser um conjunto de enorme qualidade mas ainda não os coloco no topo da Europa.

  • Amigos e bola
    Posted Março 6, 2020 at 10:52 am

    O Jesus sabe muito mais de futebol do que eu mas não posso concordar.

    França está num patamar acima e é a melhor seleção do mundo, a Espanha apesar de já não ter o poderio de outros tempos continua a estar num patamar acima e a Alemanha diria que neste momento é do nosso campeonato.

    Quanto a Bélgica e Inglaterra, considero Portugal superior a essas duas.

    Holanda, Croácia e Itália estão abaixo.

  • bstrider
    Posted Março 6, 2020 at 10:59 am

    O melhor jogador do mundo de futebol de praia não é o Madjer, é o Jordan, que só por acaso também é português.

  • Pulga
    Posted Março 6, 2020 at 11:01 am

    O Madjer vai ter 50 e as pessoas vão continuar a dizer que é o melhor do mundo…

    • Joaopcalves
      Posted Março 6, 2020 at 11:18 am

      E assim se percebe o quão melhor do mundo és (foste).

      • oMeuUserName
        Posted Março 6, 2020 at 5:55 pm

        Ou o quão os portugueses percebem de futebol de praia… É claro que o Madjer é um dos melhores da história do futebol de praia, mas não é o melhor destacado… Os prémios da Beach Soccer Stars são recentes, só começaram em 2014. E o Madjer é o único com 2 vitórias (2015 e 2016). Mas daí para cá quase desapareceu, o que é normal pela idade avançada. Mas se eu perguntar quem é o Bruno Xavier, pouca gente saberá quem é… No entanto, foi eleito o melhor do mundo em 2014, e ficou em 2º lugar em 2015, 2017 e 2018, e é uma das figuras da melhor equipa do mundo da atualidade, o Sporting Clube de Braga. Em Portugal associa-se o futebol de praia a 3 nomes: Madjer, Alan e Belchior. Possivelmente porque eram eles as figuras da seleção quando os mundialitos na Praia da Rocha passavam na TVI durante o Verão. No entanto, há muito que deixaram de ser os melhores portugueses (apesar do Madjer ter sido eleito o melhor jogador português nas últimas Quinas de Ouro, ironicamente no mesmo ano que outro português diferente foi eleito o melhor do mundo), quanto mais os melhores do mundo.

  • fanatic
    Posted Março 6, 2020 at 11:15 am

    Concordo. Acho que Portugal, França e Inglaterra são as melhores seleções da Europa. Tenham alguma dificuldade em compreender o hype em torno da Belgica. Nunca fizeram nada de especial e a maior parte dos jogadores ja esta em fase descendente da carreira como Mertens (apesar do golo ao Barça), Hazard, Carrasco, Vertonghen, Kompany, Naingolan ou Alderweireld. Acho que uma seleção com Rui Patricio, Ricardo (ou Canecelo ou Semedo), Pepe, Ruben Dias, Guerreiro, Ruben Neves, Moutinho, Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Felix e Ronaldo é bastante dificil de bater

    • Fallen Angels
      Posted Março 6, 2020 at 5:35 pm

      Sou só eu que não concordo nada com essa ideia de um meio campo com Neves, Moutinho e Bruno Fernandes? O Ruben é um jogador pouco móvel e o Moutinho já está a ficar velho, no Wolverhampton jogam com um sistema de 3 defesas a protegê-los enquanto na seleção a defesa é atualmente o setor mais fraco e só jogamos com 2 centrais e laterais muito ofensivos.

      Vai ser preciso um Danilo ou William lá para ajudar a segurar a defesa e na luta das bolas paradas, na minha opinião

  • Hirok "The Truth"
    Posted Março 6, 2020 at 11:26 am

    Eu diria 4.. França Espanha Alemanha e Portugal são as melhores seleções Europeias, depois numa segunda linha Itália Holanda e Inglaterra, a Bélgica nunca ganhou nada nem vai ganhar portanto fica na 3a linha juntamente com Croácia

  • AngeloGJ
    Posted Março 6, 2020 at 11:43 am

    A selecao tem qualidade, e acredito que seja possivel vencer outro titulo a curto/medio prazo MAS nao nunca sera como os adeptos querem, que é com a selecao a jogar um futebol encatador e a superiorizar-se aos adeversarios, nao ha treinadores para isso e os jogadores apesar de muitos jogarem em campeonatos de top a grande maioria esta numa transicao (nao conseguiram singrar em equipas de top e tiveram de dar um passo atras e outro escolheram mal os clubes), e todas as selecoes que deslubraram sempre tiveram uma base composta por jogadores que ou jogavam juntos ou estavam num grande momento de forma individual, Portugal arrisca-se a ter (Se ja nao tem) uma seleccao de top 5 mundial a nivel de nomes (como a argentina) mas depois no momento pratico jogar e conquistar nada

  • Amigos e bola
    Posted Março 6, 2020 at 12:07 pm

    Diria que um 11 com:

    Rui Patrício, Nelson Semedo, Pepe, Ruben Dias, Guerreiro, Ruben Neves, Willian Carvalho, Bruno Fernandes, Bernardo Silva, João Félix e Ronaldo é top 5 europeu.

    • Tiago Silva
      Posted Março 6, 2020 at 6:15 pm

      O melhor XI de Portugal neste momento para mim é: Patrício, Ricardo, Pepe, Rúben Dias, Guerreiro, Rúben Neves, Moutinho, Bernardo, Bruno, Diogo Jota e Ronaldo.

  • Antonio Clismo
    Posted Março 6, 2020 at 12:12 pm

    Rafael leão teve um bom mês de janeiro mas depois teve um fevereiro para esquecer com a ascensão do rebic a titular.

    O rafael leão pode e deve fazer muito mais e não pode andar a saltar de clube em clube todos os anos.

    Será que ainda não percebeu que o problema é ele próprio e não os clubes que representa e onde é excessivamente bem pago?

    Portugal não tem assim tantas soluções para a frente do ataque abaixo dos 23 anos…

    A aposta tem sido muito reduzida principalmente na primeira liga.

  • Gunnerz
    Posted Março 6, 2020 at 12:27 pm

    Respeito a Bélgica q tem grandes jogadores mas já no mundial deixaram a desejar no futebol praticado, o melhor q fizeram para mim foi os primeiros 20 min contra a França onde se n estou em erro tiveram 3 oportunidades, 2 delas de hazard. Nos restantes jogos fizeram o normal contra equipas bem inferiores e mesmo assim com alguma dificuldade. O comeback contra o Japão até foi lindo mas valeu por 15 min d bom futebol com uma selecção cm muito menos relevo. O 3 lugar assentou lhes bem e n mereciam mais assim como à hora actual não os vejo mais q semi finalistas d 1 euro.

    • Freitas
      Posted Março 6, 2020 at 6:39 pm

      No mundial o futebol praticado pela Bélgica foi dos melhores.
      Contra a França foi equilibrado, tiveram as primeiras oportunidades e a bola não entrou por acaso.
      Tem uma geração de jogadores fantástica, bem melhor que a nossa.
      Com um bocadinho de sorte e sem lesões são das selecções mais fortes em qualquer competição onde estejam.

  • Santander
    Posted Março 6, 2020 at 12:38 pm

    Confesso que estranho bastante o desvalorizar constante de Portugal… Aquando da conquista do Euro muitos foram os que nos puseram num lote com a Grécia ou a Dinamarca que ganharam uma vez, mas que nunca mais ganham um na vida… Pois bem se recuarmos até 2000 houve até hoje cinco edições do Euro… Comparemos as prestações

    Portugal- 2F/ 2MF/ 1QF – 1 título (4 vezes nos 4 primeiros)

    Espanha- 2F/ 1 QF/ 1 OF/ 1 FG – 2 títulos (2 vezes nos 4 primeiros)

    Inglaterra- 2 QF/ 1 OF/ 1 FG/ 1 NQ – 0 titulos (0 vezes nos 4 primeiros)

    Alemanha- 1F/ 2MF/ 2FG – 0 titulos (3 vezes nos 4 primeiros)

    França- 2F/ 2Q/ 1FG – 1 titulo (2 vezes nos quatro primeiros)

    Itália- 2F/ 2Q/ 1FG – 0 titulos (2 vezes nos 4 primeiros)

    Holanda- 2MF/ 1QF/ 1FG/ 1NQ – 0 titulos (2 vezes nos 4 primeiros)

    Bélgica- 1QF/ 1FG/ 3NQ – 0 titulos (0 vezes nos 4 primeiros)

    Grécia- 1F/ 1QF/ 1FG/ 2NQ – 1 título (1 vez nos 4 primeiros)

    Ou seja, todos os euros a história repete-se… Somos sempre inferiores, não vamos lá fazer nada, mas não vejo seleção mais consistente neste milénio do que a nossa, no que ao euro diz respeito (pois em mundiais a história é bem diferente)

    • Amigos e bola
      Posted Março 6, 2020 at 2:00 pm

      Sim, é verdade que somos uma das 3 melhores no sec XXI em termos de Europeus mas o nosso calcanhar de Aquiles têm sido os Mundiais.
      4 dos últimos 5 foram absolutamente medíocres.

      • Santander
        Posted Março 6, 2020 at 3:40 pm

        De acordo mas não deixa de ser curioso que Portugal tenha desde do mundial 2002 tenha contra seleções:
        – Europeias 7J / 3V
        – Africanas/ Asiaticas 8J / 5V
        – Americanas 5J / 1V

        Se olharmos para outra competição intercontinental vemos que ganhamos à Rússia e à Nova Zelândia, sendo que empatamos os dois jogos com o México e perdemos nos penalties com o Chile o que a juntar aos 5 jogos em mundiais dariam uma péssima média de 8 jogos e apenas uma vitória sobre o México no mundial de 2006

    • Gil Rodrigues
      Posted Março 6, 2020 at 4:33 pm

      As pessoas não desvalorizam a nossa selecção pelo potencial dos jogadores, mas sim pelo seleccionador que é medíocre. Sim ganhou o Europeu, mas nunca mais vai ver reunidas as condições (caga) que ele teve para conquistar o Euro2016.

      • Santander
        Posted Março 6, 2020 at 6:10 pm

        Em primeiro lugar estamos a falar de um intervalo de 20 anos onde houve diferentes selecionadores e o discurso raramente foi diferente.. Excepção ao Scolari que veio pedir a bandeirinha na janela…
        Depois se falamos em sorte também podemos falar em infelicidade no mundial.. Pois o penalty falhado por Ronaldo teria dado o 1º lugar do grupo e por consequente teria garantido um lado do quadro bem mais favorável…

        Por último portugal tem uma desvantagem em relação a outras seleções… Se fizermos um 11 com: Rui Patricio, Nelson Semedo, Ruben Dias, Pepe, Guerreiro, William, Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Felix, Ronaldo e Paciencia temos um otimo 11 mas com 11 jogadores de equipas diferentes… muito distante de potencias como a Alemanha, Inglaterra ou Espanha que conseguem fazer um 11 base composto por maioritariamente por 2/3 clubes, o que facilita tremendamente o entrosamento o que numa seleção é fundamental… Veja-se o exemplo da melhor seleçao que tivemos neste milénio onde havia uma espinha dorsal do Porto campeão europeu

  • Nuno_Machado
    Posted Março 6, 2020 at 1:12 pm

    Faz-me imensa confusão como a Bélgica e principalmente a Inglaterra são consideradas favoritas. Estão muito mas muito abaixo em termos de qualidade de uma Espanha ou Alemanha por exemplo

  • Chico
    Posted Março 6, 2020 at 1:17 pm

    Entre os sub-25 portugueses, os únicos para já que demonstram capacidade psicológica para serem de elite mundial são o Ruben Dias e o Bruno Fernandes. Obviamente que os dois apontados pelo Jorge Jesus são de longe aqueles com mais potencial, mas tem faltado alguma coisa. O João Félix cometeu uma decisão parva, mas com continuidade tem demonstrado sempre muito valor. Tem de jogar o seu jogo e não deixar que o transformem num trinco.

  • RSP10
    Posted Março 6, 2020 at 2:15 pm

    Boa tarde a todos,

    Poderiam deixar o link para alterar a foto de perfil?

    Obrigado!

  • Rev7
    Posted Março 6, 2020 at 3:12 pm

    O problema aqui é que Portugal não tem centrais. E se antigamente se dava a volta aos laterais-esquerdos, centrais a história é diferente e uma selecção como a nossa precisa de 2 de grande nível. Ruben Dias é quase o único, Pepe cada vez joga menos e cheio de lesões, depois há Fonte e Semedo que estão níveis abaixo. Quem mais? Domingos Duarte, um Ferro super criticado, um Paulo Oliveira e um Ilori que roçam quase medíocre… não há grandes centrais para acompanhar o resto da selecção. Se Ruben se lesiona e o Pepe não regressa, estamos tramados.

  • RSP10
    Posted Março 6, 2020 at 3:59 pm

    Esta questão dos favoritos, vale o que vale, ser TOP 3 ou TOP 5 dos favoritos é irrelevante, no relvado é que elas contam.

    Agora, sobre a Nossa Selecção, parece-me mais do que legítimo considerar que temos opções para almejar a revalidação do título.

    Sou da opinião de que o nosso futebol saía a ganhar se adoptassemos um estilo de jogo adaptado às maiores valências dos nossos melhores jogadores, no entanto, Fernando Santos irá seguramente manter a postura pragmática que nos tem habituado e que já nos valeu o Euro 2016.

    Defendendo a ideia de que não faria sentido mudar de Seleccionador nesta fase, quero acreditar que o pragmatismo, audácia e alguma sorte podem ajudar Portugal a sorrir mais uma vez, mas falhando, há que mudar e repensar o que é o futebol da Nossa Selecção, começando precisamente pela substituição do Seleccionador.

    Veremos o impacto que os jogadores terão nas suas equipas até ao fim da época afim de se perceber quem poderão ser efectivamente os eleitos na convocatória e também como se desenvolve o COVID19 em solo Europeu.

  • Mantorras
    Posted Março 6, 2020 at 4:10 pm

    Jesus na seleccao e que era tema. Isso sim.

  • Joaquim O
    Posted Março 6, 2020 at 4:28 pm

    Eu penso o contrario. Penso que somos das seleções mais sobrevalorisadas. A nossa defesa é bastante fraca, e os nossos médios são…medianos. No entanto temos equipa para jogar bem se tivessemos boas rotinas de jogo, e se fossemos um grupo bem treinado, mas os jogos que temos feito são bastante pobres. Acredito que o Euro deste ano vai ser complicado e vai desiludir muita gente.

    • Amigos e bola
      Posted Março 6, 2020 at 5:33 pm

      Temos uma equipa a jogar bem?

    • Kacal
      Posted Março 6, 2020 at 5:35 pm

      Temos um dos melhores GR do Mundo, provou-o no Euro 2016 e tem provado em Inglaterra. Pode não estar numa 1ª linha, mas surge numa 2ª linha. E é dos melhores da Premier.

      Temos um dos melhores laterais direitos do Mundo que é top3 na Premier (Ricardo Pereira). Temos um dos melhores laterais esquerdos do Mundo e dos melhores da Bundesliga, que esta época até voltou à boa forma. Temos um central que já é muito bom e tem potencial para mais (Rúben Dias) e um central veterano que já foi dos melhores e continua a ter qualidade e na selecção costuma superar-se (Pepe), dizer que é bastante fraca é um claro exagero, quem sabe disparate. Podem dizer que não é top ou 1ª linha, mas é uma defesa bastante boa.

  • Gil Rodrigues
    Posted Março 6, 2020 at 4:39 pm

    A desvalorização advém de um seleccionador que tem como especialidades rezas e macumbas. Mais depressa é atingido por dois relâmpagos do que vence o Euro 2020.

  • Antonio Clismo
    Posted Março 6, 2020 at 4:55 pm

    Portugal consegue ter 24 jogadores nos 500 mais valiosos do Mundo.

    Se considerarmos apenas jogadores sub21 dos 100 mais valiosos do Mundo, apenas 6 são portugueses.

    (João Félix, Gedson Fernandes, Trincão, Rafael Leão, Dalot e Florentino)

    Acredito que com mais e melhor aposta e acompanhamento, mais jogadores portugueses consigam atingir este patamar de excelência.

  • Lusitano
    Posted Março 6, 2020 at 5:11 pm

    o Jorge Jesus está 100% correcto. Com ele a selecionador, a nossa seleção seria uma maquina, mas com o que lá está, ai ai ai….em relação ao CR, sem dúvida todos os novos jogadores Portuguêses se deviam espelhar nele. Professional exemplar, e muito inteligente a fazer as decisões correctas para a carreira dele.

  • Fallen Angels
    Posted Março 6, 2020 at 5:32 pm

    Há várias equipas melhores, temos problemas ao nível do equilíbrio do meio campo (ainda não se encontrou o esquema ideal) e defensivamente somos fracos. Pepe está velho, Ruben Dias é bom mas não é top e os laterais são todos umas avenidas defensivamente.

    É preciso ver progresso nos amigáveis antes do Euro para conseguir acreditar nesta equipa. Acredito que muito vai depender do nível a que o William regresse dos sues problemas físicos.

  • Freitas
    Posted Março 6, 2020 at 7:20 pm

    Vi três selecções a vencerem europeus de futebol e a jogarem népia.
    Futebol fechadinho cá atrás, umas transições, marcavam o golinho e depois era defender.
    As duas primeiras, Dinamarca e Grécia, nunca mais ganharam nada.
    A Dinamarca tinha uma geração engraçada de jogadores, seis ou sete jogadores medianos, talvez um pouco acima da média e depois três muito, muito bons.
    Os manos Laudrup, sendo que o mais velho até não foi ao europeu e um ponta de lança de quem eu gostava muito, salvo erro de nome Poulsen, que acabou por ter uma carreira normal, sempre muito fustigado por lesões.
    A Grécia foi aquele cena de mete nojo, não jogavam nada, defendiam com 10 e depois lá marcavam o golito sempre aos trombolhões.
    Tanto Dinamarca como a Grécia nunca mais fizeram nada, apesar das vitórias, não houve uma evolução no seu futebol e acabaram sempre engolidas nas competições seguintes.
    Portugal foi a terceira selecção que vi a jogar à mete nojo, três empates, penaltys, prolongamentos e lá vamos à final e foi aquilo que todos vimos, sangue, suor e lágrimas e o santo Éder.
    Esperava-se uma evolução, uma maior qualidade do futebol praticado até porque ao contrário das outras duas selecções, houve até um upgrade na qualidades dos jogadores.
    Depois vemos jogos como o Marrocos-Portugal (mundial) e Ucrânia-Portugal e percebemos que está tudo na mesma ou pior.
    Não há qualidade de jogo, jogamos para o golinho do CR7 e depois logo se vê.
    Temos um seleccionador que depois do título europeu tem um crédito ilimitado e depois da fraca figura no mundial já devia ter ido de férias e dar aulas de futebol no canal 11.
    Não podemos estar a colocar Portugal no mesmo patamar que França, Bélgica, Inglaterra, Espanha, Alemanha, pois são selecções que se assumem como grandes equipas.
    Vão para campo e assumem-se como potencias do futebol, até podem perder mas jogam como clubes grandes.
    Nós somos aqueles que fazem aquelas figuras de clubes pequenos que jogam no contra ataque, no erro do adversário, e que de vez em quando fazem uma graçola…
    Sejamos sinceros, até podemos ter qualidade individual mas depois falta aquele click.
    Só uma vez vi a selecção a jogar como grande, naquele europeu em que perdemos na meia final com a melhor França de sempre (na minha opinião).
    Aliás, um pormenor curioso, naquela altura recordo-me que os seleccionadores adversários quando eram entrevistados e apesar de não termos títulos conquistados referiam sempre Portugal como uma das selecções que melhor futebol praticava e mais temiam, colocando-a sempre entre as favoritas.
    Agora, se não for um jornalista Português a perguntar a um dos seleccionadores adversários ninguém fala em nós (mesmo com um título europeu no bolso)
    Como se costuma dizer, um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar….
    Quanto ao Jesus, a vide corre-lhe bem e pode dizer as barbaridades todas que ninguém lhe leva a mal…

Deixa um comentário