Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O melhor XI da época até ao momento para a Gazzetta dello Sport

Concorda? Lewandowski era obrigatório.

A Gazzetta dello Sport nomeou o melhor XI da época até ao momento, tendo deixado Cristiano Ronaldo de fora. Alisson, Robertson, Lewandowski, Ilicic ou Sadio Mané também não integram o Dream Team. Melhor XI: Oblak (Atlético); Alexander-Arnold (Liverpool), Van Dijk (Liverpool), Marquinhos (PSG) e Alphonso Davies (Bayern); Kevin de Bruyne (Man City), Konrad Laimer (RB Leipzig) e Saul Ñíguez (Atlético); Messi (Barcelona), Mbappé (PSG) e Haaland (Dortmund).

35 Comentários

  • Mike
    Posted Março 19, 2020 at 10:29 am

    Já dizia o outro. Se o Ilicic jogásse na Juventus…

  • André Dias
    Posted Março 19, 2020 at 10:45 am

    Courtois; Alexander-Arnold, Van Dijk, Varane e Robertson; Casemiro, Moutinho e De Bruyne; Messi, Mané e Lewandowski.

  • Tiago Silva
    Posted Março 19, 2020 at 10:51 am

    Oblak, Alexander-Arnold, Upamecano, Van Dijk, Davies, Brozovic, de Bruyne, Bruno Fernandes, Messi, Mbappé e Ilicic

  • Aurinegro
    Posted Março 19, 2020 at 10:53 am

    Vou tentar fazer o meu onze, tendo em consideração que não vejo todos os jogos de todos os campeonatos, e por isso vou escolher jogadores das equipas que vejo mais.

    Oblak
    Ricardo
    Van Dijk
    Upamecano
    Davies
    Havertz
    Luiz Alberto
    De Bruine
    Sancho
    Messi
    Lewa

    • Mantorras
      Posted Março 19, 2020 at 11:31 pm

      Bruno Fernandes por Luis Alberto e o Sterling pelo Havertz, em 433. De resto, nao entendo como pode colocar o Arnold a frente do Ricardo. Ultimamente o Arnold tem tido jogos terriveis.

      • Aurinegro
        Posted Março 20, 2020 at 9:22 am

        Concordo. Pelo menos a mim o TAA não me tem fascinado.

        No meio campo aceito facilmente o Bruno, mas mantinha o Luiz Alberto. Esta época tem estado incrível (tirava o Havertz). O Sterling acho que está mais longe do que já mostrou. E no meio campo Casemiro (ou mesmo Valverde) também podiam entrar.

        • Mantorras
          Posted Março 20, 2020 at 11:00 am

          Concordo, mais uma vez. O Sterling, mesmo abaixo do que ja mostrou, continua com rendimento assinalavel. De qualquer forma, alinho contigo e mantenho o Luiz Alberto, so que saindo o Sterling prefiro o Witsel/Saul ao Casemiro/Valverde.

          Ficava assim:

          Oblak
          Ricardo VVD Upamecano Davies
          Witsel
          L. Alberto B. Fernandes
          Messi Lewa Sancho

  • Francisco Ramos
    Posted Março 19, 2020 at 11:22 am

    O que o Gazetta se esqueceu foi de nomear jogadores do campeonato local.

    E na minha opinião, há escolhas muito discutíveis. Immobile, Ilicic, Luis Alberto, Mané, Sancho, Lewandowski, Werner e outros, teriam lugar no onze por troca com alguns. Até Sabitzer tem sobressaído mais que Laimer.

  • Oldasity
    Posted Março 19, 2020 at 11:35 am

    Ter-Stegen
    Ricardo Pereira, Van Dijk, Bonucci, Robertson
    De Bruyne, Busquets, Bruno
    Messi, Lewa, Mbappé/Neymar/Sancho/Ilicic/Mané/Cristiano (qualquer um era aceitável a meu ver)

  • carraza_21
    Posted Março 19, 2020 at 11:41 am

    Colocar o Laimer e não colocar o Sabitzer é o mesmo que dizer que o Marega é melhor que o Ronaldo.

  • Antonio Clismo
    Posted Março 19, 2020 at 11:49 am

    O marquinhos estar nomeado para melhor central quando tem jogado a médio defensivo esta época é de rir.

  • Manchester Is Red
    Posted Março 19, 2020 at 11:52 am

    O Haaland tem sido fantástico, mas o Ilicic fazer esta época aos 32 anos de idade seria um reconhecimento justo.

  • Muska
    Posted Março 19, 2020 at 11:55 am

    Alisson; Ricardo, Upamecano, Hummels, Renan Lodi; Valverde, De Bruyne; Sancho, Messi, Ilicic, Lewandowski

  • kiterioVFC
    Posted Março 19, 2020 at 12:01 pm

    Até não deixa de ser um 11 com algum sentido, mas é certamente dificil de o escolher.

    Oblak – Tb podemos incluir Ter Stegen, mas concordo.
    TAA – Sim, mas Ricardo podia estar aqui.
    Van Dijk – Acho que é quase unânime.
    Marquinhos – Bom jogador sem dúvida. Mas penso que há mais opções… Upamecano tem estado fantástico, mas coloco aqui um joador conhecido por nós, mas esquecido por estes jornais, Tapsoba.
    Davies – Uma grande surpresa, jovem, explosivo, mas continuo a achar que Robertson está num patamar acima.
    KdB – Claramente o melhor médio desta época.
    Laimer- Aqui colocava o Henderson. Que época fantástica.
    Saul- Gosto muito deste jogador, mas pelo impacto Bruno Fernandes

    Haaland pelo impacto – Mas Lewa também podia estar aqui.
    Messi, Mbappe – Naturais, mas Ilicic e Mané tb podiam estar aqui.

    Resumindo o 11 que mais tenho gostado de ver jogar esta época:
    Oblak-TAA-Van Dijk-Tapsoba-Robertson-Kdb-Bruno Fernandes-Henderson-Messi-Ilicic-Haaland

  • T. Pinto13
    Posted Março 19, 2020 at 12:15 pm

    Se o Lewa é obrigatório, o Ciro também acho que seria.
    Depois Ricardo Pereira também era uma opção e o próprio Bruno não era mau pensado.

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Março 19, 2020 at 12:16 pm

    Ter Stegen; Alexander-Arnold, Marquinhos, Van Dijk, Robertson, Casemiro, KdB, Messi, Sancho, Mbappé, Lewandowski.

  • Kacal
    Posted Março 19, 2020 at 2:01 pm

    Alisson, Ricardo Pereira, Luís Alberto, Ilicic, Sadio Mane, Lewandowski, entre outros, poderiam perfeitamente estar neste XI. Há vários jogadores com rendimento elevado esta época e que têm brilhado.

  • Xyeh
    Posted Março 19, 2020 at 2:28 pm

    Para mim este tipo de votação seria por impacto na sua equipa/seleção e Oblak e Messi são intocáveis, o Ter Stegen é fantástico mas o Oblak tem sido obrigado a intervir em todos os jogos do Atlético de Madrid e é sempre com 2 ou 3 defesas, para mim é o melhor GR do Mundo actualmente. Ricardo Pereira se mudar de clube começa a entrar nestas votações, para mim foi o lateral direito com mais impacto até se lesionar, Van Dijk, Upamecano a centrais e Davies a lateral esquerdo, depois do meio campo para a frente há tantos para nomear: De Bruyne, Moutinho, Bruno Fernandes, Casemiro, Messi, Lewa, Haaland, Sancho, Mané, escolham vocês, só não mexam no GR e defesa :p

    • André Dias
      Posted Março 19, 2020 at 2:55 pm

      O TAA bateu o recorde de assistências para um lateral na PL (leva 14). Ricardo tem estado excelente mas não é o DD com mais impacto.

      • Xyeh
        Posted Março 19, 2020 at 3:42 pm

        Impacto na sua equipa, o TAA teve impacto no Liverpool mas tem mais jogadores a decidir, o RP igual mas acho que se sobressaiu mais, mas concordo com o TAA também, são os meus 2 laterais direitos preferidos neste momento.

      • Mantorras
        Posted Março 19, 2020 at 11:34 pm

        E tambem bateu o record de erros nao forcados num jogo. Ele tem estado, na minha opiniao, muito abaixo do que ja mostrou.

        • André Dias
          Posted Março 19, 2020 at 11:55 pm

          Defensivamente nunca foi um lateral de topo.

          • Mantorras
            Posted Março 20, 2020 at 10:54 am

            Verdade, mas parece-me muito pior. Ele nao defendia mal, defendia mais ou menos, e hoje, do que tenho visto dele, anda a defender mal, e em alguns casos, bastante mal mesmo.

            Ofensivamente e fortissimo, faz a diferenca, mas precisa de ser mais consistente/equilibrado, nao pode ser tao desnivelado nume e outra fase do jogo.

            • André Dias
              Posted Março 20, 2020 at 12:09 pm

              Podia, e deve, melhorar defensivamente. Mas no esquema de Klopp não surpreende, o Liverpool depende muito dos laterais no ataque.

              Salah é muitas vezes o homem mais adiantado da equipa, com e sem bola, e deixa imenso espaço nas costas para ser aproveitado pelo lateral. Além de TAA precisar de fazer o corredor inteiro e atacar o máximo possível, o lateral direito dos Reds raramente tem ajuda do extremo. Pelo menos não como Robertson é auxiliado por Mané. Junte-se a isto a sua tenra idade, é apenas natural que TAA acumule erros defensivos.

              Percebo quem coloque Ricardo Pereira acima. É mais experiente, completo e sólido defensivamente. Mas estamos em Março com a época suspensa e o TAA já leva 14 assistências na liga. Se já é um número incrível para qualquer jogador (só KDB tem mais na PL), imagine-se para um lateral. É um número absurdo de assistências. Certamente Klopp não está preocupado com os erros defensivos de alguém que é tão decisivo no último terço, até porque é isso que pede aos seus laterais.

              • Mantorras
                Posted Março 20, 2020 at 1:17 pm

                A minha analise ao jogador e individual, simplesmente olhando para as diferentes qualidades individuais do mesmo, e nao para o enquadramento colectivo. Duvido que o TAA tenha os problemas defensivos demonstrados apenas pelo sistema do Liverpool, ja o vi cometer erros “parvos” de abordagem aos lances que pouco tem a ver com algo mais do que incapacidade ou desleixe, no momento. Nao acredito que o Klopp diga que e tranquilo cometer erros desnecessarios e ser comido sem esforco. Ele pode estar ali para ser mais um a atacar, mas nao e “na boa” ser o buraco que foi, por exemplo em Madrid, a defender.

                Eu entendo e concordo com tudo o que disse acima, atencao, esta absolutamente correcto, e eu nao acho que o Ricardo seja inerentemente melhor jogador, nem nada do genero, mas neste momento e um lateral mais completo e capaz que o TAA, e a fazer uma epoca superior, na minha opiniao. Vendo os jogos de ambos, nao consigo ter outra opiniao, sinceramente.

                • André Dias
                  Posted Março 20, 2020 at 2:16 pm

                  Não tenho a mesma opinião nesse aspecto. Não se pode separar a qualidade individual do contexto colectivo. Há que ter em conta a função do jogador e a forma como os processos colectivos o afectam. O contexto errado pode fazer um bom jogador parecer mau (Félix no Atlético) e vice-versa (Marega com SC).

                  A minha intenção não era passar a ideia que Klopp encara os erros defensivos de TAA com tranquilidade, talvez me tenha expressado mal. Queria dizer que existe um desequilíbrio intencional entre tarefas. TAA tem um foco maior no processo ofensivo porque é o que Klopp pede aos seus laterais e isso acaba por provocar erros defensivos graves num jovem que ainda não tem a qualidade ou a experiência para saber fazer tudo bem.

                  Se Klopp realmente quisesse um DD sólido defensivamente podia melhorar TAA nesse aspecto. Costuma dizer-se que é mais fácil ensinar a defender que a atacar. O problema é que provavelmente essa solidez defensiva iria reduzir a produtividade de TAA no ataque. Posso dar o exemplo de Wan-Bissaka que é um jogador oposto. Para mim é o melhor lateral do mundo a nível defensivo mas acho que ofensivamente ainda acrescenta pouco para aquilo que se pede a um lateral moderno.

                  • Mantorras
                    Posted Março 20, 2020 at 8:39 pm

                    O contexto colectivo e fundamental para o rendimento, mas dentro do contexto colectivo, e independentemente de podermos atribiur varios aspectos do jogo ao contexto, e desculpar varias accoes durante o mesmo, outras sao demasiado obvias/gritantes para o fazermos. E aqui que discordamos. Nao ha nada de colectivo no 1 vs 1 defensivo, por exemplo. Este pode e acontecer mais ou menos vezes, durante o jogo, se fores o lateral da equipa X ou da equipa Y. Alem disso, e facilimo analisar capacidades individuais como tecnica, altura, velocidade, etc, e do ponto de vista defensivo, timing de entrada, capacidade de antecipacao, timing de tackle, poder de decisao entre conter ou tentar o corte, posicionamento dos apoios ou ate o encaminhar o adversario para um lado ou para o outro.

                    E perfeitamente possivel avaliar um jogador do ponto de vista individual, esquecendo os factores colectivos, do ponto de vista das caracteristicas e da sua capacidade, relativizando o seu rendimento.

                    Exagerando muito, se o Klopp meter o TAA na baliza, e ele sofrer um frango, mas o Liverpool vencer facilmente, ele ate pode ficar todo contente e ter uma saida de bola imaculada, ele pode tornar-se o primeiro GR numero 10, mas isto faz alguma diferenca em relacao as suas caracteristicas individuais para a posicao? Nao! Nem impede que possamos avaliar a sua capacidade individual para jogar nessa posicao, nos varios parametros individuais que importam.

                    O mesmo acontece em qualquer outro contexto e posicao.

                    Felix no Atletico, uma coisa e o rendimento, outra e a sua capacidade individual. Diria que a maioria das pessoas que ve o Joao jogar, mesmo com o rendimento bem mais fraco do que o ano passado, entende a sua capacidade individual. Fisicamente nao e forte, nao tem explosao e velocidade para ser ameaca sozinho, jogando mais isolado, e desapoioado torna-se limitado. E nisto, era forte antes? Nao. Ja nao tinha essas lacunas? Tinha. Consegue segurar e esperar pelo apoio, ou ganhar a falta e com a tecnica que tem acaba por receber bem em situacoes dificeis e sob pressao, o que aliado a boa capacidade de decisao, leitura de jogo, visao de jogo, etc, e isso ve-se em varias das suas accoes na mesma. Nao poderia ele brilhar a outro nivel noutro enquadramento? Claramente. O golo, por exemplo, que quase desapareceu do seu jogo, nao poderia aparecer facilmente passasse ele a maior parte do tempo a jogar no ultimo terco? Claro! Podemos nao ter a confirmacao, ou levantar duvidas em certos aspectos do seu jogo se virmos apenas os jogos no Atletico? Como a sua capacidade de finalizacao? Sim. Mas no geral, a sua capacidade individual nao mudou, apesar da diferenca de rendimento justificada pelo enquandramento colectivo.

                    O Marega idem, num Barcelona estaria perfeitamente desenquadrado, mas nao e por ele estar bem enquadrado no Porto que passa a ser tecnicamente forte, nem seria por estar mal enquadrado no Barcelona, que iria deixar de ser um monstro fisico, desgastar a defesa, correr os 90min, etc. Individualmente, poderiamos sim, avaliar o jogador com grande eficacia.

                    O Pogba, por exemplo, ja o disse aqui muitas vezes, e compreendo quem discorde de mim, mas individualmente, se nao e o melhor medio do mundo anda la muito perto. E o seu rendimento? Bem diferente! No entanto, isso nao faz com que ele caia na bola, domine mal, nao acerte um passe, nao remate bem, etc. As suas capacidades estao la, mesmo nao rendendo, por isto ou por aquilo.

                    O TAA nao falha unica e exclusivamente pelo contexto, muitos dos seus erros nao tem desculpa no contexto da equipa. As suas caracteristicas individuais sao o que sao, e ele tem muito por onde evoluir, do ponto de vista defensivo. Sao erros que vai melhorar, mas nao acredito que e em dois dias que se corrigem. Se fosse assim o Cancelo ja seria o melhor lateral direito do mundo. Defender a alto nivel nao esta ao alcance de todos. Pode ser mais facil aprender a defender minimamente bem do que do que aprender a atacar, porque aprender a atacar tem o limite do “talento” de cada um. No entanto, aprender a defender a alto nivel, nao e facil so por ser mais facil (ou possivel). Em jogos de alta intensidade, em ligas de alto nivel, contra extremos fortes, onde o minimo erro pode significar perigo, onde a pressao e grande, onde os confrontos sao um dia tecnicos e depois da substituicao passam a fisicos, onde jogos se decidem em pormenores… ja nao e assim tao simples aprender a defender bem.

                    Ele nao e completamente desprotegido pela equipa, nao tem propriamente um meio campo macio que nao compense, quando falamos de uma equipa que tem medios dos mais voluntariosos que por ai andam e compensam bem as subidas dos laterais. Alias, no caso do TAA, salvam muitas vezes. Os problemas defensivos dele, do ponto de vista individual, nao sao assim tao poucos, alias, ele nao e forte em quase nada, do ponto de vista defensivo, quanto muito, e mediano em alguns aspectos.

                    PS: Nao acho Bissaka de topo, nem perto disso.

      • Oldasity
        Posted Março 19, 2020 at 11:43 pm

        Impacto não é só marcar golos ou assistir e em termos defensivos Ricardo está muito acima de TAA.

        • André Dias
          Posted Março 19, 2020 at 11:56 pm

          Impacto é sobretudo influência directa nos resultados, algo que TAA tem tido bastante. Defensivamente é inferior a Ricardo mas ofensivamente está muito acima de qualquer outro lateral.

    • Kafka
      Posted Março 19, 2020 at 8:51 pm

      O Ter Stegen é obrigado a intervir muito mais que o Oblak, o Barça é a par do Dortmund os 2 piores processos defensivos do Mundo em equipas de topo

      • Xyeh
        Posted Março 19, 2020 at 10:39 pm

        Sim concordo mas o Oblak nos últimos jogos está a carregar o Atlético, gosto de ambos mas gosto mais do Oblak porque está a um nível muito alto desde o Benfica.

  • Af2711
    Posted Março 19, 2020 at 8:06 pm

    Um XI sem Lewandowski é irrelevante. Para mim o mais influente da época junto com Messi.

  • PauloDybala1O
    Posted Março 19, 2020 at 8:13 pm

    Oblak ; TAA ; VVD ; Upamecano ; Robertson ; Casemiro ; KDB ; Messi ; Ilicic ; Mbappe ; Lewandowski

Deixa um comentário