Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Drew McIntyre destrona Brock Lesnar!

Na senda da primeira noite de uma histórica WrestleMania que, devido à Covid-19, pela primeira vez decorreu em duas noites, sem público e pré-gravada, assistimos a uma noite com direito a finais felizes para os “sapos”, regressos emocionantes, espetáculos dignos de Hollywood (se é o que de bom se faz ou o mau, já deixo ao vosso critério) coroações de novos campeões e a sensação que, depois disto, nada poderá voltar a ser o que era. Estes são os resultados da segunda noite do Show dos Shows: 

  • Liv Morgan derrotou Natalaya!  
    Num combate de Kickoff-Show com pouca ou nenhuma história que o antecedesse, o domínio foi maioritariamente de Natalya, no entanto a vitória sorriu a Morgan que a conquistou via roll-up pin.  Um combate razoável, cujo destaque vai para a maneira exímia como a ex-Riott squad “vendeu” os ataques da adversária. 

  • Charlotte Flair venceu Rhea Ripley para conquistar o NXT Women’s Championship!    
    No primeiro combate do Main-Show, que, entretanto, abrira com a mesma mensagem de Stephanie McMahon e com igual montagem musical, tivemos a primeira surpresa da noite.   Charlotte começou na ofensiva e logo com uma série de chapadas, às quais Ripley respondeu com um Riptide e a primeira tentativa de cover, mas Charlotte escapou à contagem aos dois e rebolou para fora do ringue. Depois de chamar a “princesa” Charlotte de volta ao ringue, Ripley passou um bom bocado no controlo do combate até que Charlotte lhe apanhou a perna e nela começou a trabalhar, invertendo essa dinâmica. Depois foi Ripley a plantar Charlotte com um valente slam, apesar de Charlotte ter conseguido levantar-se primeiro. Ripley tentou dar luta, mas Charlotte manteve o domínio sobre as pernas da adversária. Quando Ripley finalmente conseguiu apanhar Flair, fê-lo com uma série de pontapés, um low-dropkick e um short-arm clothesline, mas Charlotte voltou a pontapear a perna da campeã em título, mas desta vez o impacto levou-a a sair do ringue.  A vencedora da Royal Rumble deste ano subiu ao canto superior, no entanto Rypley agarrou-a e espetou-lhe a cara no chão para nova contagem até dois. Ripley deu seguimento com um flying dropkick  para nova contagem até dois. Na continuidade da ofensiva da campeã, Charlotte conseguiu evitar um big boot e bloqueou uma tentativa de chapada. Rypley lá acertou um valente boot no peito de Charlotte e colocou-a num standing cloverleaf, ao qual Charlotte se conseguiu escapar e que tentou inverter para um figure four. Depois de escapar desse, Rypley já não se escapou a um Boston crab. Trocaram roll-ups para contagens até dois e depois Rhea, após novo Big Boot, quase levou a melhor sobre a adversária. Já o final chegou quando Flair, após um spear e uma quase vitória associada, aplicou figure four que transformou em figure eight e a campeã desistiu enquanto gritava com dores… temos nova campeã do território de desenvolvimento da WWE!

  • Aleister Black derrotou Bobby Lashley (com Lana)!  
    Lashley, que apresentou um outfit diferente, tal e qual como o seu adversário, começou o combate logo na ofensiva aplicando um suplex em Black do lado de fora do ringue. Depois tentou um delayed vertical suplex, mas Black contrariou com os joelhos na cabeça do adversário. Mas antes de Black conseguir dar seguimento, Lashley conseguiu uma contagem até dois após um powerslamLashley partiu para um spear, no entanto voltou a encontrar-se com joelhos do adversário, conseguindo também uma contagem até dois.  Depois foi a vez de um  moonsault de Black para as imediações do ringue. Lashley recuperou rápidamente e empurrou Black de volta para o ringue. Quando se preparava para aplicar um dominator, Lana chamou Lashley e disse-lhe para ir antes para um spear. Depois de beijar a ex-mulher de Rusev, pousou Aleister e quando se preparava para o “disco pedido” da sua amada, o Holandês conseguiu dar-lhe um Black Mass e assim conquistou a vitória após contagem até três. 

  • Otis venceu Dolph Ziggler (com Sonya Deville)! 
    Otis foi directo ao adversário, mas Ziggler conseguiu desviar-se e dar-lhe um superkick. Ziggler manteve-se no control até Otis o apanhar e com slingshot o mandar contra o canto do ringue. Ziggler respondeu com um pontapé e um soco, mas Otis não sofreu muito com isso e retomou a ofensiva com clothselines e um scoop slam. Quando se preparava para o popular caterpillar, a acompanhante do show off saltou até à borda do ringue e parou-o. Ziggler aproveitou que o arbitro se distraiu com Deville e aplicou um low blow em Otis. Nisto toca a música de Mandy Rose, a responsável por este despique e combate, que dá um low-blow no ex-campeão Mundial e uma chapada na ex-companheira de equipa. Otis aproveita para aplicar o seu finisher com um elbow drop e conquista a vitória por contagem até três. Nas comemcoraçõesOtis pegou em Mandy e beijaram-se.

  • Edge derrotou Randy Orton num Last Standing Match!  
    Edge entrou primeiro. Depois, a música de Orton, mas dele nem sinais. Enquanto Edge esperava, Orton, disfarçado de operador de camera, apanhou-o por trás e abriu as hostes com um RKO.  O arbitro foi falar com Edge e confirmar se estava pronto para dar início ao combate oficialmente. Edge levantou-se de forma lenta e lá deu o ok para prosseguir. Assim que a campainha soou, Orton desferiu um murro e novo RKO. Edge só se levantou à contagem de oito do árbitro. A esta contagem seguiu-se uma nova até sete, desta vez depois do viper acertar com a câmera no rated r superstar. Orton levou o combate até ao ginásio do Performance Center da empresa. Enquanto dizia que o adorava, Orton continuava a bater em EdgeOrton agarrou num peso e quando se preparava para o usar em Edge, este deu-lhe um dropkick usando uma das máquinas como impulso. Depois foi a vez da ofensiva de Edge, que no primeiro combate oficial a título individual em quase dez anos, se apresentou em excelente forma física, assim como capacidade inerente ao wrestling. Após uma troca de murros, que Edge levou a melhor, Randy tentou, embora sem sucesso fugir, já que Edge o agarrou e o atirou contra a porta de uma. Enquanto o árbitro contava, Edge achou que não era suficiente, por isso, repetiu o movimento. Continuaram a lutar pela arena for a e Orton ainda conseguiu lançar Edge contra a barricada para uma quase vitória, após contagem até nove. Após arrastar o hall of famer por corredores, empurrando-o também conta paredes, acabaram por chegar a uma sala de reuniões. Edge espetou Orton contra a mesa e uma parede, levando a uma contagem até nove. Depois posicionou o ex-companheiro do Rated RKO na mesa e e deu-lhe um elbow drop do topo de um candeeiro ou algo parecido. Orton respondeu com dedos nos olhos do adversário e empurrou-o também contra a parede, levando também o operador de câmera. A rixa prosseguiu no armazém ao lado e Orton tomou o controlo do combate, conseguindo noca contagem até nove. Depois de bastantes quase contagens até dez, algumas simultâneas após spots brutais que causaram impacto em ambos, já Orton sangrava das costas. O combate que continuava a fazer um tour pelas imediações do Performance Center, desta vez chegou a uma carrinha, onde Orton aplicou um draping  DDT em Edge. Antes sequer de contar, o ábitro foi verificar o estado de Edge. Quando o legend killer se preparava para o seu raro puntEdge contra-atacou com um spear, levando a contagens de sete para o atacante e nove para o atacado. Depois os papeis inverteram-se e após um RKO, Orton levantou-se aos seis e Edge quase não se conseguia levantar aos nove. Orton foi buscar cadeiras e trouxe-as para o cimo da carinha onde ainda se encontravam. Após uma cadeira nas costas, Orton preparava o recém-regressado para um com-chair-to, mas antes de o conseguir, Edge levantou-se e com recurso a um heand-and-arm choke, colocou Orton deitado, naquilo que parecia uma vitória garantida. Mas Edge, notoriamente emocionado, mandou o árbitro parar a contagem para ele sim, aplicar um com-chai-to em Orton, que já não se levantou na contagem até dez e assim perdeu o combate.

  • Os Street Profits derrotaram Austin Theory e Angel Garza (com Zelina Vega) para manter os títulos de Tag-Team do RAW 
    Foi em apenas seis minutos que este combate para encher calendário começou e acabou. Theory aplicou o seu finisher em Dawkins, mas Ford respondeu de imediato com um frog splash, que Dawkins capitalizou com uma contagem até três. 
    Depois do combate, os derrotados TheoryGarza e Vega atacaram os campeões até Bianca Belair vir equilibrar as contas, aplicando um spear e um K.O.D na manager/lutadora Mexicana.

  • Bailey venceu Sasha BanksLacey Evans, Tamina e Naiomi num 5-Way Elimination match para manter o título feminino do SmackDown!  
    A primeira eliminada foi Tamina após um combo de 619 por Banks, um flying elbow de Bailey, um frog splash de Banks, um moonsault de Evans e um split-legged moonsault de Naomi, além de um cover em simultâneo. Depois foi Naiomi que, após alguma ofensiva sobre as melhores amigas, sucumbiu a crossface de Banks. Seguiu-se Bank que, depois de muita confusão, inclusive entre Bailey e Banks, após sofrer um woman’s right por Evans, foi eliminada após contagem até três. Com a ajuda da sua amiga, Bailey levou a melhor e manteve o seu título após um back cracker de Sasha e um headlock driver da sua parte, conseguindo a contagem até três. No momento em que entregava o título à campeã, Banks ainda o olhou, naquilo que pareceu ser o seguimento da entrevista de mais cedo, em que disse que AINDA não tinha sido campeão do SmackDown… Mas a verdade é que levantou o braço da amiga para com ela celebrar a retenção do título.

  • (Penso que) Bray Wyatt derrotou John Cena num combate Firefly Fun House! 
    Quando Cena parecia entrar para um combate regular, o vídeo cortou e viram-se alguns clipes rápidos de WrestleManias passadas, até que apareceu Bray Wyatt na sua casa. Bray saiu da porta e a imagem expandiu, mostrando John Cena também lá dentro. O coelho de fantoche disse a Cena que  Wyatt saiu pela porta e que devia ter cuidado. Cena, na escuridão total, foi abordado pelo fantoche de Vince McMahon que lhe disse que devia demonstrar ruthless agression suficiente para se manter na empresa.
    Depois Bray mostrou clipes de Kurt Angle a desafiar alguém novo, que levou à estrei de Cena. Já no combate propriamente dito, Cena apareceu à frente de Wyatt envergando o outfit com que originalmente se apresentara na WWE. Enquanto ofendia John Cena, Bray Wyatt desvia-se dos socos que este lhe tentava aplicar. Pelo meio ouvia-se música de antigos cartoons. Depois vimos a intro do antigo Saturday Night’s Main Event. No cenário de um espetáculo de wrestling retro, Wyatt anunciou-nos o seu novo parceiro de Tag-Team, John Cena! De repente, Cena surgiu como a sua persona Doctor of Thugamonics e, em estilo freestyle/improvisação, lançou umas rimas com críticas. Depois passámos para o antigo complex de Wyatt e este mostrou-nos um clipe antigo da sua derrota de há seis anos neste mesmo evento às mãos de Cena. Já de volta ao presente, estava-se agora no ringue e Wyatt surgiu com o seu antigo outfit, quando ofereceu uma cadeira a Cena, que o tentou atacar, levando ao desaparecimento de Bray. Desta vez estamos no cenário do Monday Night Nitro, Waytt vestia uma t-shirt dos nWo e surgiam clipes de Eric BischoffWyatt introduziu Cena, que apareceu também como uma t-shirt do nWo, embora de cor diferente, ao mesmo tempo que o fantoche do dono da WWE afirma “such good sh*t”. Cena atacou desalmadamente Wyatt quando se ouviam os já clássicos cantos “Cena sucks”. Wyatt, qual devorador da morte, despareceu outra vez e Cena afinal estava a bater no fantoche do porco. Bray Wyatt, já em modo The Fiend, surgiu atrás de Cena e aplicou-lhe o mandible claw. Ao mesmo tempo que se ouvia um áudio de Cena a afirmar o quão subvalorizado Wyatt era, este deixava-o estendido no chão e contava, ele próprio, até três. Sendo assim o vencedor(?). The Fiend posou e o corpo de Cena despareceu.

  • Drew McIntyre derrotou Brock Lesnar (com Paul Heyman) e conquistou o título da WWE!  
    Sem a espetacular introdução de Paul HeymanBrock Lesnar começou logo mal o combate ao sofrer um Claymore Kick logo a abrir, apesar de ter escapado a contagem até três. Quando ia sofrer um segundo, Heyman avisou Lesnar e este conseguiu desviar-se, respondendo com múltiplos German suplexes e um F5. Mas não foi quanto bastasse, pois, o psicopata escapou ao um. Depois de outro F5, desta vez a contagem foi até dois. Heyman disse a Lesnar para voltar à carga com outro, conselho que o ex-campeão de pesos pesados da UFC seguiu, mas que foi intercetado por outro Claymore Kick, ao qual se seguiram mais dois e a contagem até três. Novo campeão para acabar a segunda noite do maior espetáculo do ano da WWE! 

    Desta vez não posso terminar com um “foi mais um PPV da WWE” porque simplesmente não foi. Este foi único, por tudo o que já foi enumerado e por muito mais que não é descritível por escrito. Teve de tudo, mesmo aquilo que nunca julgámos ver na WWE. Pode criticar-se algum resultado, o desenrolar dos combates, o avançar com um PPV numa das fases mais complicadas da história recente do Mundo ou até (talvez principalmente) o porquê de alguns combates terem constado no card de uma das maiores noites desta modalidade, mas não se pode apontar falta de coragem à WWE. Adaptou-se e avançou. Proporcionou momento desinteressantes e outros confusos, mas o balanço geral é muito bom porque durante algumas horas a cabeça de muitos dos seus fãs (e críticos) não esteve na pandemia que assola o Mundo, mas sim na arte da luta livre. É provável que se tenha assistido a uma mudança de paradigma para este desporto, mas pelo menos a algo histórico, não há dúvida. Numa altura em que pairam as dúvidas sobre quando, como e até o que é (será) voltar ao normal, o desporto acompanha a sociedade e pergunta o que é que aí vem.

    Afonso Carvalho Pinto

22 Comentários

  • AndreChaves9
    Posted Abril 6, 2020 at 11:18 am

    Porque é que gostam duma coisa destas em que é tudo plastificado e os combates tem os vencedores decididos antes do começo?

    • Frankscp
      Posted Abril 6, 2020 at 11:24 am

      Porque se vê séries? Filmes? Teatro? Por entretenimento. É claro que está tudo definido desde início, mas não deixa de ser interessante para quem gosta.

      • Mantorras
        Posted Abril 6, 2020 at 11:50 am

        Entretenimento sim, mas o cinema e o teatro sao artes para as quais e insultuoso comparar com Wrestling.

        O Wrestling esta para o teatro como um aquario esta para o oceano. O Wrestling e mais parecido com culinaria, esta escrita a receita e a nao ser que facas grande asneira ja sabes o bolo que vai sair dali. Cinema e teatro sao outra coisa.

        • Afonso Carvalho Pinto
          Posted Abril 6, 2020 at 12:21 pm

          A arte de contar uma história vem em muitas formas, esta é só mais uma delas. Pode argumentar-se muita coisa, mas no fim de contas tudo depende de como olhamos para o wrestling. Considerá-lo uma ninharia do entretenimento ou compará-lo a culinária, é legítimo, apesar de desrespeitoso porque estamos a falar de performers que trabalham mais que quase quaisquer outros, colocando a sua saúde em perigo muitas vezes. A título de exemplo, de forma a estabelecer um paralelo, quero só deixar aqui a informação que o actor de Hollywood mais bem pago dos últimos anos – de quem nem sou grande fã – vem precisamente do wrestling. Se é bom ou se é mau, fica para cada um, mas é inquestionável que move massas. A comparação com filmes, séries, teatro às quais acrescento as novelas é muito pertinente, mas não me parece que tem um preconceito tão grande e, provavelmente, adquirido há tanto tempo consiga perceber. Faz parte. Eu também não aprecio ténis, fórmula 1, basquetebol e mais alguns desportos populares, assim como algumas séries, filmes e novelas também muito populares, mas consigo perceber e respeitar porque assim é. O wrestling é só uma combinação de desporto e teatro (assim como muitas outras coisas) que ou se gosta, ou não se gosta. De qualquer forma, o princípio básico do espírito crítico é conhecer-se aquilo que se critica, algo que requer actualização porque as tudo muda e mais frequentemente do que pensamos. Desafio-vos a ver algumas coisas, acredito que pelo menos entretidos vão ficar.

          • Mantorras
            Posted Abril 6, 2020 at 1:47 pm

            Sem duvida que e desrespeitoso foi-o de forma prepositada. A intencao era demonstrar a distancia que vai entre o Wrestling e o cinema e quanto a comparacao acima desrespeita a setima arte. Na minha opiniao claro. Para mim, e tao desrespeitoso para o Wrestling comparar essa forma de entertenimento a culinaria, como e desrespeitoso ao cinema/teatro a comparacao ao contrario. Alguem exagerou num sentido, eu exagerei no outro, apenas para demonstrar que se quisermos encontrar semelhancas, provavelmente conseguimos encontrar semelhancas com muitas coisas… mas isso, nem sempre, demonstra “o ponto”.

            Tenho todo o respeito pelos praticantes, nao conheco os de hoje por ai alem, o maior contacto que tive com Wrestling foi comprar os bonecos de Wrestling no amazon para dar ao meu afilhado quando ele adorava isso. Dei-lhe aqueles ringues todos xpto e tudo, um normal e uma jaula… o rapaz delirava com aquilo. Os Wrestlers julgo serem grandes atletas, pelo menos a maioria, provavelmente alguns deles bastante bombados, mas grandes atletas na mesma. Tambem respeito o seu trabalho enquanto performers, que o fazem perante milhares de pessoas, com a presao que issso acarreta, e simular as lutas daquela forma… nunca me pareceu facil… sem duvida, eu se o fizer vai ser muito menos espectacular, ja para nao falar o quao ridiculo seria eu de cuecas banhado a oleo johnson. Nao o digo por dizer, ha muito trabalho fisico e preparacao, ha pressao, ha alguma representacao, ha encenacoes de luta com movimentos dificeis de reproduzir, diria ate que ha uma coreografada parecida a danca de alguma forma… ha uma especia de trabalho de modelo tambem e depois ha muito marketing work, mesmo para os lutadores, para promover o show.

            Mas na sua essencia, nem e actuar, nem e desporto. Nao e nenhum dos dois. E nao, nao trabalham nada quase mais que qualquer outros. Qualquer desporto profissional de elite envolve o mesmo ou mais trabalho que o Wrestling, muitos deles com uma expressao minima… atencao… eu disse de elite ;) Alem de tudo… envolve muito mais pressao. A pressao de vencer, onde a avaliacao da tua performance depende da tua real capacidade de superar o adversario, de ser melhor que ele e o bater em algo que ele tambem e de elite. Isso e desporto e competicao de elite. Onde todo o esforco e preparacao se resume aquele momento, aquele dia… e tens que colocar em pratica, adaptar… Nao ha desporto sem Sport IQ, e no Wrestling que estamos a discutir, nao ha qualquer Sport IQ envolvido.

            Quanto aos actores… teremos opinioes diferentes, o Dwayne,do que que vi dele parece-me uma pessoa bastante alinhada e capaz, carismatico e com piada, mas o paycheck de um actor (musico, jogador de futebol ate…) nem sempre reflecte a sua maior ou menor capacidade. Isto e factual. O paycheck nao prova nada em relacao a capacidade de alguem representar. Dito isto, isso nao lhe retira qualquer valor, atencao, porque depende do tipo de actuacao que se procura. Por exemplo, o paycheck tambem nunca ditou a capacidade do Arnold para actuar… e isso nao lhe retira valor. Alias, alguem que decide levantar pesos como deporto, chega ao auge nesse ramo, depois decide ser actor, vira um icone, casa com uma Kennedy e acaba a governador da California? (Bill Burr tem uma rontina de standup brutal sobre isto, aconselho a mostrar isso a qualquer pessoa que diga mal do Arnold). Posto isto, o ponto e separar a capacidade de ter sucesso do talento natural para a arte de actuar.

            O meu problema com o Wrestling e que nao e um desporto porque nao tem a essencia do mesmo, que e a competicao. Nao e teatro, porque o que se encena sao lutas, uma coreografia meia encenada meia freestyle, mais parecida a uma danca nao totalmente coreografada, onde se misturam umas linhas e um story telling rudimentar. Um actor e tao melhor quao menos tu conseguires perceber qeu e uma actuacao… quando ves alguem triste e desesperado numa cena e pensas “wow, ele parece realmente triste e desesperado, nem parece a fingir…”, agora eu pergunto-te, tu alguma vez no Wrestling viste alguem que nao fosse perceptivel que era a fingir? Nao. E notorio que e fingido. As falas sao muito mais apenas falas do que actuacao. Actualizado no assunto nao estarei, porque ja nao vejo Wrestling ha decadas, mas tal como com as novelas, por vezes dou-lhes um minuto, num exercicio de aprendizagem estilo “ora deixa la ver do que se trata”. Normalmente apanho um dialogo lamechas e perceptivelmente fingido nas novelas, e no Wrestling um conjunto de ameacas cheias de testosterona e promessas de pancadaria, ou as tais lutas encenadas… Nao me atrai minimamente. Nao me entretem. Atrai-me tao pouco que se torna dificil para mim compreender. Mas la esta, nao somos todos iguais, cada um e como cada qual.

            • Frankscp
              Posted Abril 6, 2020 at 3:35 pm

              Nunca os comparei em termos do valor ou mérito que tenham, isso depende do valor que cada um atribui.

              Simplesmente são formas de representação, em que tudo é “falso” mas gostas de ver de qualquer forma porque te entretém. Mais que isso não discuto, nem sequer sou fã de WWE, mas a tua conversa já enjoa. Cada um gosta do que gosta e vê o que vê.

              • Mantorras
                Posted Abril 6, 2020 at 4:09 pm

                Cinema e teatro sao arte. Wrestling nao. Ponto.

                Se o consegui convencer disto entao ficamos todos contentes. Se nao… e a vida, tente so nao comparar mais uma coisa com a outra porque e parvo.

                Desculpe o enjoo, mas o site e publico e quando comenta tem um botao acessivel para todos que diz “responder”. Todavia, espero que passe rapido.

            • Carlos Honrado
              Posted Abril 6, 2020 at 4:19 pm

              Sempre que há um post sobre um evento de pro-wrestling e sempre interessante para mim ver o tempo despendido por não-fãs em perguntas e argumentações sobre o mesmo (o longo texto argumentativo (?) do Mantorras e um bom exemplo). A questão mais geral aqui poderá ser se o VM e o local ideal para fazer posts sobre esta forma de entretenimento, mas compreendo que haja muita “polinização cruzada” entre pessoas aqui no VM que tenham interesse por MMA, boxing, outros desportos e pro-wrestling. Eu sou uma dessas pessoas.
              Em relação ao tipo de críticas e sobretudo comparações feitas pelo Mantorras, para além de serem já gastas, são também injustas. A redução do pro-wrestling a “uma cambada de bombados oleados que não sabem representar” é pura e simplesmente errada e redutora. Para além disso, a tal comparação ‘a “sétima arte” ser apresentada como uma analogia incorreta é em sua vez incorreta ela própria. Comparativamente, seria como eu dizer que o cinema em si é pura e simplemente blockbusters e filmes de ação de Hollywood, sem deixar espaço para filmes de culto ou outras formas mais artísticas. No pro-wrestling, como em qualquer outra forma de entretenimento (e o próprio desporto no geral inclui-se aqui), existem bons e maus exemplos, existem estilos variados, existem eras e evolução ao longo do tempo, e existem pessoas que gostam e percebem o que há a ser retirado de um evento dessa forma de entretenimento. Não querendo ser muito niilista, se pensarmos bem nenhuma das formas de entretenimento de que gostamos faz de facto sentido (22 pessoas atrás de uma bola aos pontapés ou duas pessoas a quererem contar uma história através de uma rivalidade, nenhum faz sentido), mas são de facto gostos pessoais e que cada um de nos ira de certeza defender e ter argumentos a favor.
              Para finalizar, apenas agradecer ao Afonso Carvalho Pinto pelo post e pelo bom resumo deste evento tão sui generis. Um pena, dadas as circunstâncias globais, não haver publico para os grandes momentos (regresso do Edge, coroação do Drew, etc), mas nota positiva para o evento e ate para a propria WWE que, apesar das críticas a que pode ser sujeito dadas certas escolhas, conseguiu produzir mais um bom evento.

              • Mantorras
                Posted Abril 6, 2020 at 5:13 pm

                Nao vejo nenhum problema em qualquer pessoa, fa ou nao fa, ler algo e tentar discutir sobre o assunto. Na maioria dos casos, quando as pessoas ficam muito chateadas com alguem fazer isso, inclusive porque os textos sao longos ou argumentativos (WTF), demonstra inseguranca pessoal apenas, e nao quer dizer que seja o caso. Eu tambem sou fa de MMA, vejo ha muitos anos e sigo com interesse, boxe ja fui mais, mas tambem ja fui menos, estou para entender a relevancia neste caso.

                Eu tambem disse isto: “respeito pelos praticantes, (…) julgo serem grandes atletas, pelo menos a maioria, provavelmente alguns deles bastante bombados, mas grandes atletas na mesma. Tambem respeito o seu trabalho enquanto performers, que o fazem perante milhares de pessoas, com a presao que issso acarreta, e simular as lutas daquela forma… nunca me pareceu facil (…) Nao o digo por dizer, ha muito trabalho fisico e preparacao, ha pressao, ha alguma representacao, ha encenacoes de luta com movimentos dificeis de reproduzir, diria ate que ha uma coreografada parecida a danca de alguma forma… ha uma especia de trabalho de modelo tambem e depois ha muito marketing work, mesmo para os lutadores, para promover o show.”

                Daqui voce retira “uma cambada de bombados oleados que nao sabem representar”. Acho que fica clara a sua intencao de fazer tudo menos argumentar qualquer coisa, antes sim, negar e negar e atribuir intencoes aos outros. Argumentar e sempre porreiro.

                Eu vou explicar devagarinho as varias referencias, que voce exclusivamente usa para carimbar o que eu disse porque lhe feriram qualquer coisa, so por desporto mesmo sabendo que a sua intencao nao e entender:
                – “bombados”: E inegavel que ter montanhas de musculos em cima de musculos nao e obra de “mais trabalho do que os outros”. A minha referencia a isso prende-se com refutar a ideia lancado pelo user Afonso nesse sentido. Existe muito trabalho de preparacao, como tambem referi, mas aquilo nao e so puxar ferro. Isto e obvio. Ja agora, PEDs existem no MMa, ciclismo, futebol, NBA,… se eu disser isto tambem estou a ser hater desses desportos todos? Enfim…
                – “oleados”: eu disse que se eu o fizesse nao seria tao espectacular, e uma das coisas era o facto de eu nao ser certamente tao apelativo a vista oleado e de cuecas, porque existe o factor (tambem referido como trabalho de modelo) modelling associado ao Wrestling, e isto nao e nenhum crime, nem eu acho crime. Esta associado aos actores, aos musicos, e a imagem, ate em muitas outras actividades e um factor decisivo, desse ponto de vista, eu estava a enfatizar que para se ser Wrestler e preciso ter uma imagem adequada. Apreciativo, nao depreciativo. No entanto, voce so retira o que quer…

                Quanto a ideia do que eu disse do Wrestling ser como voce dizer que o cinema eram so blockbusters… Geez. A sua interpretacao do que eu disse e assustadoramente ma. Sorry. Eu queria descolar o Wrestling do desporto, porque NA MINHA OPINIAO nao pode ser um desporto quando e “fixed”. E queria descolar o Wrestling da setima arte, porque embora nao tenha entendido o que eu disse, nao tem nada a ver, para mim, para si ate pode ser uma forma de teatro. Porreiro pra si.

                Quanto a sua apreciacao dos 22 pessoas atras duma bola… claro que pode nao fazer sentido, mas sabe que quando me dizem algo desse genero eu nao fico lixado da vida e desato a fazer comparacoes sem sentido (na minha opiniao :) nao tem sentido), pelo contrario, tento fazer ver o que seria ver um grande jogo, com grande ambiente ao vivo. O que e amar um desporto e desde pequenino sonhar fazer isso… e depois ter herois dentro do mesmo, por exemplo. Tentar explicar gostos nao e facil, mas da para tentar dar uma ideia, mas tudo o que me disseram do Wrestling e apenas “AH TAMBEM NAO VES FILMES? ENTAO PRONTO!”. Se reparar na diferenca de atitude ja e um comeco… Os 22 homens estao a praticar um desporto, que nao se sabe o resultado, se souberem a priori vai ver que perdem o interesse. Por isso disse que nao considerava desporto, porque o resultado e a essencia da performance no mesmo. Isto e descabido por acaso? Isto e atacar so por atacar? Oh pah entao desculpem la um gajo ter uma opiniao diferente e isso ferir os vossos sentimentos.

                PS: eu escrevo tipo ultra rapido amigo, passo a vida ao teclado, o que para si pode ser muito texto, para mim escreve-se sem grande esforco, nao se preocupe nem fique tao impressionado. Nao somos todos iguais ;)

                • Carlos Honrado
                  Posted Abril 7, 2020 at 3:15 pm

                  Mantorras, eu percebo perfeitamente todos os pontos que referiu e alias peco desculpa se o meu post foi interpretado como sendo demasiado agressivo para consigo, nao era essa a intencao. O que eu quis fazer foi usar alguns dos pontos que referiu como exemplo daquilo que muitas das vezes sao as coisas apontadas ao pro-wrestling de forma negativa e tentar explicar o “outro” ponto de vista.
                  Por exemplo, eu concordo plenamente consigo que o pro-wrestling nao e desporto, nunca o foi, alias por isso que disse que ate compreendo a questao se deveriam haver posts sobre isto aqui no VM ou nao, ja que o VM aborda desporto e pro-wrestling nao e desporto. O que eu queria depois dizer era que eu acho pro-wrestling uma arte, um tipo de entretenimento, pelo que a comparacao a cinema ou teatro faz todo o sentido.
                  Por fim, para mim isto resolvia-se com umas cervejas e um computador a frente para te mostrar “bons exemplos” de pro-wrestling e explicar melhor as comparacoes a arte, a forma como o story-telling e feito, a forma como o publico reage e vibra, como criancas (e nao so) nas filas da frente choram e gritam e puxam pelos seus wrestlers favoritos, as historias por detras de cada evento, etc. Mas como a quarentena de momento nao deixa, fica para a proxima, por isso fica so um abraco (alias, um abraco nao que nao se pode, fica um daqueles toques de cotovelo sendo assim!)

                  PS: Peco desculpa pela falta de acentuacao e algum erro mas de momento nao tenho um teclado em portugues..

                  • Mantorras
                    Posted Abril 7, 2020 at 8:51 pm

                    Amigo, aceitaria de bom grado uma aula sobre o assunto com umas cervejas a mistura, seria certamente menos “mal entendida” que algumas interaccoes por aqui :)

                    Eu nao considero uma arte, sinceramente. No entanto e ao pensar mais na coisa, e de facto um show que envolve muita coisa, se dizemos que o circo e um show de artes circenses (sem qualquer ofensa atencao!), e tambem envolve um espectaculo com muitas variedades, ou varias artes, talvez aqui possamos ir pelo mesmo caminho. Ok. Sou capaz de ter exagerado na desapreciacao do mesmo, principalmente ao dizer que a comparacao e desrespeitosa…

                    Quanto ao que referes dos shows ao vivo, entendo o que dizes perfeitamente, como ja referi acima o meu afilhado era completamente “apanhado” por Wrestling.

                    Anyway, retribuo-te o toque de cotovelo e muito obrigado pela resposta mais explicativa, e isto que torna este blog especial.

                    PS1: Nao precisas de te desculpar, de todo, mas aproveito para me desculpar tambem por alguma interpretacao demasiado corrosiva.
                    PS2: Em relacao a acentuacao (e aos erros xD)… eu sofro exactamente do mesmo mal, e ja nem me lembro de ter teclados em PT.

    • Miguel Mendes
      Posted Abril 6, 2020 at 11:42 am

      Concordo.

    • Barinho
      Posted Abril 6, 2020 at 12:15 pm

      A sério que de cada vez que há um artigo sobre wrestling tem sempre que vir as mesmas perguntas e sempre os memos argumentos…

      • Kacal
        Posted Abril 6, 2020 at 2:26 pm

        Sem duvida. Fazer esta pergunta é sem sentido, aliás, qualquer que comece por “Porque gostam…” é sem sentido, por vezes não há explicação, gosta-se e pronto, todos gostamos de algo que outros não gostam.

  • AndreChaves9
    Posted Abril 6, 2020 at 1:19 pm

    Resumindo é que o que eu quero dizer é que isto não pode ser considerado um desporto. Porque em qualquer desporto deve haver competitividade. Aqui não existe. Ganha.se ou perde.se consoante o desejo de quem escreve o guião como de uma novela de tratasse. Desporto zero.

    • Kacal
      Posted Abril 6, 2020 at 2:27 pm

      Isto é entretenimento, não é suposto ser um desporto e ninguém disse que não era como uma novela, mas como há pessoas que gostam de novelas, nós gostamos disto.

    • TheGolden
      Posted Abril 6, 2020 at 2:49 pm

      Há competitividade.

      Não é aquela à qual o fã geral de desporto está habituado, mas ela existe. Cada atleta (vai muito além da sua personagem) tem na sua consciência que ao ir para o ringue tem que dar a melhor perfomance possível. Só assim é que poderá subir na hierarquia e estar nas grandes decisões.

      E não é consoante o desejo de quem escreve o guião. Se bem que a WWE por várias vezes não é exemplo, uma Superstar não está no topo porque X ou Y assim o quer. Há muito trabalho, muito treino, muitos sacrifícios feitos para se estar no topo, é preciso criar empatia com o público. Não é assim tão linear como dizes.

      A não ser que vejas o significado de competitividade de uma forma unidimensional, ela existe.

    • HeberPrincipe
      Posted Abril 6, 2020 at 2:52 pm

      Sempre a mesma conversa nos posts de wrestling…

    • André Dias
      Posted Abril 6, 2020 at 2:52 pm

      O wrestling na sua essência é um desporto de combate. A WWE é um franchise que adoptou o wrestling para produzir uma forma de entretenimento.

  • Kwyx
    Posted Abril 6, 2020 at 1:35 pm

    Boas, obrigado por continuares a trazer o wrestling ao VM.
    Quanto à Mania, penso que tendo em conta todas as limitações acabou por cumprir. Grandes combates, como o Rollins vs KO, o Undertaker vs Aj, o Firefly fun house match é o Edge vs Orton(apesar de achar que se arrastou de mais). No entanto, acaba por ser triste ver momentos como a coroação do Drew ou o regresso de Edge sem público, iam ser dois grandes momentos. Por fim, esperava que talvez o combate pelo WWE Championship fosse um grande combate, tanto o Drew como o Lesnar poderiam oferecer isso mesmo, mas optaram pelo caminha mais fácil e basicamente foi um combate de finishers.
    Continua o bom trabalho.

  • Mike
    Posted Abril 6, 2020 at 4:33 pm

    Acho que o show da primeira noite foi mais equilibrado. Não houve tantos altos e baixos. O nível do show foi mais constante e acabou com nota alta com o Boneyard match.

    Quanto à noite de ontem, o booking foi bem mais acertado colocando apenas as minhas dúvidas quanto à necessidade de dar o NXT Title à Charlotte.

    Quanto aos pontos mais fracos, destaco o Edge vs Orton. Roçou o boring e esperava mais qualquer coisa. Sinto que houve pouca criatividade incluída no combate. Demasiados murros e poucos spots significantes.

    O booking do 6-Women Elimination Match foi on point. Pouco mudava na história do match mas fiquei sem perceber o porquê da Sasha ajudar a Bayley no fim. Não fez grande sentido. Bastava a Bayley vencer a Lacey no fim e dava para iniciar a feud Sasha vs Bayley na Sexta porque a Bayley praticamente “usou” a Sasha durante o match e isso custou à The Boss a eliminação.

    Apesar da empty arena, foi excelente ver o Drew ter o seu Wrestlemania Moment. A resiliência levou-o ao ouro.

    O Firefly Fun House foi um segmento agradável de se ver mas esperava mais alguns momentos de Wrestling. Acima de tudo, invocou-se a história mas isso já lá estava e isto pouco acrescentou ao que já tínhamos.

    Para último, deixo o melhor combate da noite. Rhea Ripley vs Charlotte Flair. A Charlotte continua a mostrar o porquê de ser a melhor wrestler feminina do mundo. Desde as expressões faciais à capacidade técnica, está num nível de que ninguém se aproxima. Foi ótimo ver ela a impor a sua experiência enquanto trabalhava a perna esquerda da Rhea que também teve os seus momentos. No entanto, quem sabe ler a psicologia dos combates percebeu que a vitória seria para a Flair, que agora segue para o NXT (Charlotte Flair vs Io Shirai pode dar em combate do ano). Para balancear esta ida para o NXT, devemos assistir a idas do NXT para Raw/SD. A Bianca, que apareceu no depois do combate de tag, parece ser uma delas.

    O meu Top-3 de combates desta Mania:

    1. Undertaker vs AJ Styles
    2. Seth Rollins vs KO
    3. Rhea Ripley vs Charlotte

    • Carlos Honrado
      Posted Abril 7, 2020 at 3:49 pm

      Eu tambem estava na duvida quanto a decisao de colocar o titulo na Charlotte mas ate compreendo a decisao. Vai tornar a Charlotte uma especia de “cume” que as lutadoras da NXT tem de escalar agora, por isso quem conseguir um combate pelo titulo e ganhar vai ficar automaticamente over e ser vista como uma main-eventer ao nivel das Four Horsewomen. Para alem de que a WWE deve querer meter alguem como ela as quartas a noite para ajudar na guerra das audiencias com a AEW. Em relacao a Bianca, so tenho medo que ela va para o RAW como sendo so a +1 dos Street Profits, e que a reduzam a isso. Seria uma decisao terrivel ja que ela tem tanto potencial. A questao agora tambem e quem e que vai atras da Becky pelo titulo depois daquela decisao extremamente estupida de a por over a Baszler…

      Engracado que eu gostei muito mais do segmento do Wyatt com o Cena do que o do Undertaker vs AJ. Achei que invocar e fazer referencias a todas as facetas do Cena, a historia dele e o facto de ele fazer uma especia de mea culpa em relacao a carreira dele teve muito mais “sumo” no story-telling do que o Taker vs AJ por ex.

      O Edge vs Orton tambem achei um pouco repetitivo e longo demais. Ve-se que a experiencia de ator do Edge no Vikings ajudou porque foi basicamente ele a carregar a parte emocional do combate as costas. Tirando isso realmente em termos de combate foi menos forte (o que verdade seja dita era um pouco esperado dado ser o primeiro combate de volta do Edge depois da reforma antecipada…)

      O meu Top-3 seria parecido ao teu mas mudaria so:
      1 – Rhea Ripley vs Charlotte
      2 – Seth Rollins vs Kevin Owens
      3 – Bray Wyatt vs John Cena

Deixa um comentário