Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Melhor lateral direito do Benfica nos últimos 28 anos?

Vamos nomear o melhor XI do Benfica nos últimos 28 anos, deixando a responsabilidade da eleição aos nossos leitores. Ficam as hipóteses para o lado direito da defesa das águias:

António Veloso – 1980/81 até 1994/95 – 535 jogos (8 golos)
Miguel – 2000/01 até 2004/05 – 161 jogos (12 golos)
Maxi Pereira – 2007/08 até 2014/15 – 333 jogos (21 golos)
Nélson Semedo – 2013/14 até 2016/17 – 65 jogos (3 golos)
André Almeida – 2011/12 até ? – 267 jogos (8 golos)
Nélson – 2005/06 até 2007/08 – 107 jogos (1 golo)

106 Comentários

  • André Dias
    Posted Abril 8, 2020 at 11:50 am

    Não vi jogar António Veloso (sem ser em vídeos) mas é uma lenda do Benfica e leva o meu voto. 15 anos ao serviço do clube, fez mais de 500 jogos e conquistou 7 campeonatos e 6 Taças de Portugal. Nenhum dos outros nomeados foi tão importante.

  • Joga_Bonito
    Posted Abril 8, 2020 at 11:52 am

    Muita qualidade aí, apesar de hoje termos pouquíssima nessa posição. Pelo ratio épocas/rendimento é Veloso, seguido de Maxi. Miguel tinha grande potencial aí mas perdeu-se na night. O Nelson Semedo ainda não estabilizou totalmente, logo não o quero avaliar já.
    Seguindo critérios de número de épocas/rendimento/talento (fazendo esta relação) porque é difícil julgar aqui, colocaria:
    Veloso
    Maxi/Miguel
    Nelson Semedo
    O Miguel pareceu-me ter mais talento e técnica que o Nelson Semedo, até porque de origem é extremo e pelo que fez no clube coloquei-o aí. O Maxi era mais limitado no ataque que o Miguel, mas melhor a defender. Maxi deu mais épocas e mais títulos e por isso mais rendimento, mas o Miguel mostrou mais talento que o Maxi, considerei um empate aqui.
    Em terceiro o Nelson Semedo é menos dotado tecnicamente que o Miguel, mas ficou menos tempo no clube e não creio que tenha dado tanto rendimento.
    Mas acho esta eleição mais dura que a de lateral esquerdo, onde há um vencedor claro.

  • Chico
    Posted Abril 8, 2020 at 12:03 pm

    Não vi Veloso, mas é um símbolo do Benfica. Nos jogadores que vi, a discussão é entre Miguel e Semedo. Acredito que o Semedo fosse ligeiramente superior. Choca-me ver o Maxi em primeiro, era muito inferior aos dois portugueses, mas estava inserido em equipas melhores. Estivesse o Semedo ou o Miguel no seu auge nessas equipas e seríamos muito mais fortes. Não esquecer que o Miguel foi o segundo melhor jogador daquela equipa campeã em 2005, só depois da lenda Simão. Ainda foi essencial no Euro 2004 e teve muito sucesso na fase inicial em Valência. O meu voto vai para ele.

  • Chico
    Posted Abril 8, 2020 at 12:04 pm

    Por favor, não deixem o Maxi ganhar. É o quarto melhor entre estes.

    • RomeuPaulo
      Posted Abril 8, 2020 at 1:01 pm

      Para mim é um pouco incompreensível o Maxi estar na frente.

      Era um jogador com muita raça, que fez muitos jogos pelo Benfica, mas que também beneficiou bastante de não ter grande concorrência, aliás quando saiu e entrou o Nelson Semedo/André Almeida para o lugar dele, viu-se o upgrade que a ala direita do Benfica teve.

      • Chico
        Posted Abril 8, 2020 at 2:11 pm

        Até o André Almeida é capaz de ser melhor. Excetuando duas ou três épocas, sempre foi mais problema do que solução. Vergonhoso ele liderar esta votação.

      • Twisting ur Fate
        Posted Abril 8, 2020 at 2:12 pm

        Na minha opinião, o AA nunca pode ser considerado como um upgrade ao Maxi. Mediano na maior parte dos atributos, aproveitamos apenas a presença no balneário.

        • Chico
          Posted Abril 8, 2020 at 2:36 pm

          Na última época, o Maxi já era um problema. Nunca foi rápido, mas estava já muito lento e duro de rins. Recorria demasiado à falta.

        • Chico
          Posted Abril 8, 2020 at 2:37 pm

          Aliás, lembro-me daquela campanha de Liga Europa em que o AA faz uma grande exibição em Leverkusen e achar que naquele momento já era superior ao Maxi. Pelo menos, não era pior.

        • RomeuPaulo
          Posted Abril 8, 2020 at 2:56 pm

          Respeito a tua opinião, mas não concordo.

          O André Almeida defensivamente é superior ao Maxi, mais inteligente a jogar, sabe ocupar melhor os espaços e, uma vez que tens o Grimaldo na outra ala, é fundamental para os equilíbrios da equipa.

          Ofensivamente também estava a melhorar, antes da lesão, oferecia bastante largura e conseguiu ter números muito interessantes (na última época foi o 3º jogador com mais assistências atrás do Pizzi e do Bruno Fernandes).

  • hferreira
    Posted Abril 8, 2020 at 12:05 pm

    Vi todos, Veloso para mim. 500 jogos, sempre consistente, tanto campeonato e qualidade de capitao. Sinceramente, nenhum dos outros chega perto dele, mas entendo que muita gente nao viu o Veloso jogar, entao acho que o Maxi ou Nelson Semedo vai levar a vitoria aqui.

  • Estigarribia
    Posted Abril 8, 2020 at 12:15 pm

    Maxi Pereira. Mas Nélson Semedo e Miguel também poderiam ganhar esta votação. Contudo, o lateral-esquerdo uruguaio teve a sorte de apanhar plantéis onde foi treinado por Jorge Jesus e isso, quer se queira, quer não, acaba por ter impacto na votação.

    Saudações Leoninas

    • Chico
      Posted Abril 8, 2020 at 1:11 pm

      Em várias épocas, o Maxi era o pior ou o segundo pior jogador do onze inicial.

      • Miguel Lopes
        Posted Abril 8, 2020 at 7:16 pm

        Acho isso apenas despeito por ele ter ido para o Porto. Eu pessoalmente considero que ele foi essencial para o benfica começar a ganhar hegemonia nos últimos anos.

        • Chico
          Posted Abril 9, 2020 at 12:14 am

          Maxi, Luisao, David Luiz, Coentrão, Javi, Ramires, Aimar, Di Maria, Saviola e Cardozo. Quem é o pior neste onze?

          Maxi, Luisao, Garay, Siqueira, Salvio, Enzo, Matic, Gaitan, Lima, Rodrigo. Quem é o pior neste onze?

          Maxi, Luisao, Garay, Emerson, Witsel, Javi, Aimar, Gaitan, Nolito, Cardozo. Quem era o segundo pior neste onze?

          Não acho falta de respeito nenhuma.

  • Artur Trindade
    Posted Abril 8, 2020 at 12:44 pm

    Acompanhei o Veloso, que era um relógio suiço, ambidextro, jogava com igual eficácia na lateral esquerda.
    Capitão ao nível de Shéu pela postura irrepreensível, na seleção foi tapado pelo maior fulgor de João Pinto, o eterno 2 do FCP.
    Maxi Pereira extremo adaptado tal como Miguel Monteiro, teve excelentes épocas, mas para mim o Miguel Monteiro foi o melhor jogador.
    O Miguel tinha aquela qualidade ofensiva que existia também no Coentrão e tenho que ser coerente.

    Off-topic:
    Quando era novo, acompanhava bastante as camadas jovens, e num ano longínquo havia uma equipa de infantis do Sporting que estava a prometer, e nesse ano vi bastantes jogos dos sub-12.
    Havia o Filipe Cândido que quase chegou aos 100 golos, mas havia um 10 chamado Miguelito que me encantava, tal era a qualidade.
    Ainda subiu aos iniciados mas perdi-lhe o rasto completamente.
    Há 5 anos atrás li um artigo, em que percebi que o Miguel Monteiro, que cheguei a ver nos juniores do Estrela, e que entretanto já tinha acabado a carreira, era afinal o pequeno Miguelito.

    Nélson Semedo ainda é recente, mas sendo um jogador ofensivo, não tem a perfeição técnica do Coentrão ou Miguel, que lhes advém de terem sido extremos.

    • E o que temos
      Posted Abril 8, 2020 at 2:41 pm

      nelson semedo era extremo antes de virar lateral

      • Artur Trindade
        Posted Abril 8, 2020 at 4:01 pm

        Coentrão e Miguel eram de extremos de eleição, tendo por isso acumulado diversas idas ás seleções jovens, bem diferente do Nélson Semedo que não tem escola.
        Ao Nélson de extremo apenas ficou o sprint, falta-lhe a luva no pé e a definição que têm Coentrão e Miguel, ou que tem o “lateral” Corona.

  • HeberPrincipe
    Posted Abril 8, 2020 at 12:46 pm

    Maxi Pereira

  • chuta dai
    Posted Abril 8, 2020 at 12:54 pm

    Para mim aqui nao ha grandes duvidas. Miguel. Era o melhor atacar e a defender. Veloso ainda o vi jogar no final de carreira e tem uma historia muito bonita, era fiavel em termos defensivos, muito bom em termos de liderança, mas em termos ofensivos acrescentava ainda menos que o A.Almeida. Tambem naquela epoca não era pedido que os laterais fossem tão ofensivos como é agora. Maxi Pereira tinha alma, nao dava uma bola como perdida mas era limitado tanto a nivel ofensivo como defensivo principalmente por não ter muita velocidade. Compensava na garra mas pra mim é a 4ªopção nesta votação. 1ºMiguel 2ºNelson Semedo 3º Veloso 4ºmaxi 5ºAlmeida 6ºNelson

    • Chico
      Posted Abril 8, 2020 at 1:08 pm

      Concordo a 100%. O Miguel era um craque. Um dos melhores do Benfica na sua altura. A espaços o melhor até. As polémicas e a carreira curta acabam por o castigar na votação, mas não tenho dúvidas de que é o melhor.

  • RomeuPaulo
    Posted Abril 8, 2020 at 12:55 pm

    Na mesma senda das votações anteriores, aqui também há jogadores que não me lembro de ver jogar, por isso vou excluir das minhas opções o Veloso.

    Dos restantes, para mim o melhor foi o Miguel, só é pena a cabeça não ter acompanhado o talento.

  • Aurinegro
    Posted Abril 8, 2020 at 1:20 pm

    Ainda há uns dias vi uma entrevista de Veloso. Tem uma história de vida dificil, mas conseguiu sempre ultrapassar as adversidades. Apesar de ter sido um dos jogadores mais importantes do Benfica no seu tempo, ficou marcado pelo penalti falhado na final da LC. Ficou marcado por isso e, infelizmente, muitos benfiquistas só se lembram dele por causa disso. Mas como dito abaixo pelo André Dias, são mais de 500 jogos, traduzidos em 7 campeonatos e 6 Taças. Não o vi jogar, mas gostava muito.

    • Miguel Lopes
      Posted Abril 8, 2020 at 7:21 pm

      Eu vi o Veloso ainda no Beira-mar, antes de ir para o Benfica e era um jogador que dava tudo em campo, muito bom a defender e com alguma preponderância atacante algo que na parte final da carreira já não tinha.

  • Fabiens
    Posted Abril 8, 2020 at 1:23 pm

    Entre Miguel, Maxi e Nélson Semedo, escolhi o último. Miguel e Nélson Semedo acho que têm mais qualidade, apesar de Maxi ter sido muito importante no tempo que passou pelo clube.

  • AndreChaves9
    Posted Abril 8, 2020 at 1:33 pm

    Maxi ganhar uma votação pelo Benfica nunca!
    Miguel

    • chuta dai
      Posted Abril 8, 2020 at 2:22 pm

      A minha votação tambem é para o Miguel porque para mim entre estas opções é definitivamente o melhor. Agora falando sobre o Maxi não poder ganhar esta votação por ter trocado o Benfica pelo Porto acho injusto. O Maxi nos anos que jogou pelo Benfica sempre seu tudo o que tinha e não tinha, foi sempre exemplar. Entrou na veterania o Benfica quis renovar com ele oferencendo x e veio o Porto e ofereceu y. Ele sendo uruguaio concerteza não é benfiquista desde pequenino e estando a chegar perto do final da sua carreira optou pelo clube que lhe pagava mais o que é natural. Dignificou o manto sagrado até ao ultimo segundo e suou a camisola como poucos. Acabou o contrato e foi a vida dele, ponto. Com Jorge Jesus passou se o mesmo. Penso que por vezes a clubite turva nos e perdemos a lucidez. Mas se achas que ele ter mudado para o rival é criterio para não ganhar esta votação, discordo mas respeito.

      • Chico
        Posted Abril 8, 2020 at 2:35 pm

        O Maxi nunca foi um bom lateral. Elogiava-se a raça, mas era lento, débil tecnicamente e fazia demasiadas faltas. Não defendia bem, não criava desequilíbrios com bola. Foi sempre dos piores jogadores da equipa com Jesus. Para além disso, saiu para o Porto. Não merece. Há 3 opções muito melhores.

        • Pedro Almeida
          Posted Abril 8, 2020 at 8:41 pm

          Ui até parece que o Maxi era um tosco de todo o tamanho, nem sei como foi titular tanto tempo pelo Benfica.
          Deixa lá de ter a visão coberta por clubite.
          O Maxi no seu pico era um lateral de fortíssimo e deveria figurar pelo menos o top 20 mundial entre o período de 2010 a 2013. Era forte na marcação, cruzava bem e apesar de não premiar por uma técnica acima da média envolvia-se bem no ataque marcando vários golos e dando tantos outros.

          • Chico
            Posted Abril 9, 2020 at 12:04 am

            Está bem. Não acho que o Maxi cruzasse bem. De resto, o Miguel era top 10 entre 2003 e 2007. O Nelson Semedo também vem sendo top 10 desde há uns anitos.

      • Kacal
        Posted Abril 8, 2020 at 4:33 pm

        E não só chuta daí, o Maxi também tinha o desejo de continuar em Portugal porque a família queria ficar e estava já ambientada ao país.

      • AndreChaves9
        Posted Abril 8, 2020 at 5:51 pm

        O JJ eu percebo por ser sportinguista e andar por Portugal desde sempre. e quero que volte sinceramente. Agora o Maxi foi o que foi graças ao Benfica. Não tinha nenhum sentimento por outro clube mas pelo que se via ganhou e muito pelo Benfica. A conclusão depois de tantos anos é que só podia ser um Benfiquista daqueles como outros que por cá passaram. Foi uma grande desilusão

  • Kacal
    Posted Abril 8, 2020 at 1:48 pm

    Votei no Miguel. Não vi Veloso a jogar e entre os outros penso que ele foi o melhor. Tivesse cabecinha e tinha chegado ainda mais longe.

  • Turiacus
    Posted Abril 8, 2020 at 1:51 pm

    Vou excluir sempre das minhas votações os jogadores que não vi jogar, neste caso não vi o António Veloso.
    Assim sendo, votei no Miguel.

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Abril 8, 2020 at 1:59 pm

    Votei Veloso. Um defesa muito bom e que jogava na direita e na esquerda. Ainda por cima, é um símbolo do Benfica com a barbaridade de mais de 500 jogos e vários anos como capitão. Fecho o podium com Miguel e Nélson Semedo.

  • Khal Drogo
    Posted Abril 8, 2020 at 2:22 pm

    Miguel.

    • Antonio Pinto
      Posted Abril 8, 2020 at 4:36 pm

      Também foi a minha escolha. Tremendo lateral, rápido, agressivo e com excelente cruzamento. Com mais cabeça podia ter realizado uma carreira ainda melhor. No Euro 2004, mostrou toda a sua qualidade.

      • Khal Drogo
        Posted Abril 9, 2020 at 12:54 am

        Sem dúvida. Dos da lista, só tive dúvidas em relação ao Veloso, porque sinceramente não me recordo bem dele. Lembro-me de o ver jogar, mas na altura não tinha bem noção da sua qualidade.

  • Filipe Ribeiro
    Posted Abril 8, 2020 at 2:25 pm

    Maxi Pereira à frente do Veloso??
    Devia ser votações para o século, ver um símbolo do clube a perder para um jogador apenas raçudo e um miúdo que fez um ano no Benfica, até dói de ver.

    • chuta dai
      Posted Abril 8, 2020 at 2:39 pm

      O critério é o numero de jogos, capacidade/lealdade pelo clube ou capacidade intriseca como jogador ou atleta? Eu tambem acho que Veloso é melhor que Maxi Pereira atenção, mas fica bem atras de Miguel e Nelson Semedo. Agora se a votação for qual deles esteve mais titulos e uma historia mais bonita o Veloso ganha de longe.

      • Lopes da Silva
        Posted Abril 8, 2020 at 3:35 pm

        Claro que nao e’ a capacidade intrinsica do jogador. Se nao para a votacao de extremos do Sporting tem que entrar o Ronaldo e ganhar por 100%. E achas que corresponde ao sentido destas votacoes?
        O criterio e’ a sua qualidade e o que fizeram enquanto jogadores do clube. Nisso neste caso, Veloso ganha aos pontos. Depois Miguel. Depois Maxi. E so’ depois Nelson Semedo.

        • Filipe Ribeiro
          Posted Abril 8, 2020 at 6:22 pm

          Exactamente!!

        • Artur Trindade
          Posted Abril 8, 2020 at 9:00 pm

          Tem que existir um equilíbrio de valor intrínseco aliado a um mínimo de duas épocas ao mesmo nível.
          É esse o meu critério.
          CR7 não entra nessa votação, mas o Simão e Quaresma entrarão com duas camisolas.
          E Figo ganhará no Sporting e ao nível da Liga.

      • Filipe Ribeiro
        Posted Abril 8, 2020 at 3:44 pm

        Diz o melhor, o melhor no Benfica, um jogador que faz meia dúzia de jogos nunca poderá ser o melhor para mim, não foi posto à prova as vezes suficientes, votar no Semedo é por ter ido para o Barcelona apenas isso, o Veloso no Benfica jogou mais que o Semedo não tenho dúvidas algumas.

        • chuta dai
          Posted Abril 8, 2020 at 7:16 pm

          Eu votei no Miguel por aquilo que jogou no Benfica. Acho tambem o Nelson Semedo melhor lateral enquanto jogou no Benfica do que Veloso. Apesar de so ter visto o Veloso ja em final carreira e na minha opinião em termos defensivos não fica atras do Nelson Semedo mas depois em termos ofensivos e as dinamicas que dá a equipa Nelson Semedo é muitissimo superior. E no caso do Nelson Semedo estamos a falar de um jogador que esteve 2 epocas na Luz sendo titularissimo onde fez mais de 60 jogos no clube, não é como o João Cancelo que mal jogou.

          • Filipe Ribeiro
            Posted Abril 8, 2020 at 7:31 pm

            Pois não viste bem de certeza, se achas que o Semedo no Benfica tinha o nível defensivo do Veloso, quantos jogadores de classe extra apanhou o Semedo no Benfica??
            O Veloso foi a 3 finais europeias, esteve anos e anos ao mais alto nível, numa altura que o Benfica era das melhores equipas do mundo, tal como o Porto, sinceramente para mim nem dá para comparar.

            • chuta dai
              Posted Abril 8, 2020 at 8:22 pm

              Filipe Ribeiro tudo bem na tua opinião o Veloso era um lateral superior ao Nelson Semedo. Eu se tivesse que escolher um lateral para a minha equipa pelo que jogou no Benfica seria Miguel sem duvida. Depois para suplente entre Veloso e Nelson Semedo seria o Semedo. O meu ponto é só esse.

              • Filipe Ribeiro
                Posted Abril 8, 2020 at 8:52 pm

                Não disse isso, disse que no Benfica que é o que estamos avaliar o Veloso provou e deu muito mais ao Benfica e exibiu se a um nível superior ao Semedo, que fez apenas uma época a titular do Benfica.
                De características apenas falei do momento defensivo, aí na minha visão não tem comparação.
                O Semedo tinha outras valências que o Veloso nunca teve.

            • David
              Posted Abril 9, 2020 at 9:13 pm

              Isto. O Semedo até era extremamente criticado pelo seu aspeto defensivo. Comparar o Veloso ao Semedo a nível defensivo é criminoso

          • Filipe Ribeiro
            Posted Abril 8, 2020 at 8:11 pm

            O Semedo não foi dois anos titular, foi um e na temporada anterior fez uns 10 jogos a titular se tanto.

            • chuta dai
              Posted Abril 8, 2020 at 8:47 pm

              Fez 65 jogos para mim são o suficiente para fazer uma avaliação da sua qualidade. Tal como Ramires que ainda fez menos jogos para mim nao seria de estranhar que aparecesse como opçao quando for pra escolher o jogador na sua posição.

              • Filipe Ribeiro
                Posted Abril 8, 2020 at 8:59 pm

                65 jogos, mas nem todos a titular, mas prontos é a tua avaliação, eu por exemplo nunca ia escolher um Aldair acima de um Luisão e de talente é como daqui à lua um e o outro.
                Mas tu avalias como quiseres, o Ramires se ganha como médio direito eu desisto destas votações.

                • chuta dai
                  Posted Abril 9, 2020 at 11:19 am

                  Aldair tambem nao escolheria. Mas Ricardo Gomes sim. Ramires ganhar tambem acho absurdo e não foi isso que escrevi mas sim estas nomeado. E até posso ja colocar o meu vencedor para medio direito Karel Poborsky.

                  • Filipe Ribeiro
                    Posted Abril 9, 2020 at 12:16 pm

                    Ricardo Gomes concordo, Poborsky era o meu jogador preferido do Benfica daquele tempo, mas Paneira era dos melhores jogadores do Benfica numa altura que era uma equipa de topo.
                    Mas talento sim o Poborsky era superior.

    • Chico
      Posted Abril 8, 2020 at 3:10 pm

      Só vi retrospetivamente finais de Champions e outros jogos antigos do Benfica que iam dando na RTP memória… Mas parecia-me ser uma nulidade ofensivamente. O Miguel criava imensos desequilíbrios ofensivamente e defensivamente era extremamente seguro. O próprio Nelson Semedo era intrinsecamente um jogador talvez melhor. Qualquer um dos três tinha qualidade para ser titular num candidato à Champions, como o Benfica era na altura. No entanto, não sei se o futebol do Veloso se traduziria para a era moderna. Seria uma espécie de Arbeloa.

  • Tiago Silva
    Posted Abril 8, 2020 at 2:35 pm

    Não vi o Veloso jogar, portanto o meu voto vai para o Semedo. Não esteve muito tempo no Benfica, mas assumiu o lugar numa altura em que o Benfica desesperava pela situação após a saída do JJ e do Maxi e correspondeu muito bem, para além de ter mostrado um nível muito bom. O Maxi nunca passou de um jogador raçudo, não percebo o porquê de estar à frente. O Miguel também poderia vencer esta votação.

    Até agora votei em Ederson, Coentrão e Semedo.

  • Chico
    Posted Abril 8, 2020 at 2:40 pm

    Acho genuinamente que o Maxi estar em primeiro é fruto de portistas a gozar. No entanto, foram eles que ficaram a perder. Tiveram que levar com um lateral lento, duro de rins, faltoso e sem qualidade técnica a ganhar 3 milhões limpo por época e só perderam com ele.

    • Ricard0
      Posted Abril 8, 2020 at 6:20 pm

      Só por curiosidade, porque é que se está a falar, num post sobre o melhor lateral do Benfica, no que o Maxi fez no Porto?
      Não se devia estar a falar do que é que o Maxi fez.. no Benfica?

      Só te faço esta pergunta porque (pelo que percebi) és adepto do clube cujo maioria dos adeptos (não necessariamente tu) diz que os portistas só pensam no Benfica.

      • Chico
        Posted Abril 8, 2020 at 7:15 pm

        Simplesmente acho impossível que o Maxi tenha mais votos do que Miguel, Semedo ou Veloso. O primeiro lugar do Maxi só se justifica com votos mal intencionados de portistas de memória curta. Outros já comentaram exatamente o mesmo. Se estão a gozar com o Benfica por ter perdido um jogador deles, esquecem-se que levaram com um valente barrete. Era como se eu votasse no Zahovic para melhor médio do Porto.

        • The Mo
          Posted Abril 8, 2020 at 7:32 pm

          A realidade é que o Porto ultimamente tem andado a causar-te muita comichão, e não tentes negar que a mim não me enganas.

          • Chico
            Posted Abril 8, 2020 at 8:42 pm

            Ultimamente? Futebol nunca me há-de causar comichão. Simplesmente não gosto dos valores da instituição. Estou totalmente livre de fazer isso. A minha vida não gira em torno do futebol, longe disso. Em quarentena, tenho passado cá no blog mais tempo para queimar tempo, mas fora disso estou longe de pensar em futebol, muito menos no Porto.

        • Ricard0
          Posted Abril 8, 2020 at 8:17 pm

          Sobre a votação do Maxi, estou totalmente de acordo. Também nunca o achei um lateral assim taooo bom.

  • E o que temos
    Posted Abril 8, 2020 at 2:42 pm

    Veloso. Maxi estar à frente é vergonhoso, nem jogador do Benfica merece ser considerado.

    • Artur Trindade
      Posted Abril 8, 2020 at 3:52 pm

      É este tipo de ressentimento a que me refiro e que é desnecessário.
      Como adepto do Sporting, considero João Moutinho e Simão filhos da casa como todos os outros.

      • E o que temos
        Posted Abril 8, 2020 at 5:32 pm

        Este ressentimento apenas é expresso para pessoas que o merecem. Se o maxi estivesse caladinho quando saiu e nao andasse a chorar a cada entrevista que dava ninguem tinha ressentimento por ele.

      • AndreChaves9
        Posted Abril 8, 2020 at 5:46 pm

        E talvez por isso o Sporting seja considerado um clube banana.

        • Ricard0
          Posted Abril 8, 2020 at 6:43 pm

          Exato.

          O problema é que há cada vez mais adeptos do Sporting assim. Não se deve guardar rancor de ninguém, desculpar-se tudo, dar tempo dar tempo, tentar perceber tentar perceber..
          Sinto-me envergonhado de ler comentários assim.. tratar alguém como o Moutinho ou o Simão como filhos da casa é incrível…

          • Artur Trindade
            Posted Abril 8, 2020 at 8:21 pm

            Ricard0,
            É uma questão de pragmatismo, a formação do Sporting é a marca registada do clube mais importante, é aquela que nos dá dimensão internacional, inclusivé no sentido económico poderia ter sido bem mais importante.
            Não nos podemos orgulhar de termos sido campeões europeus com a geração “aurélios”, e depois acharmos que uns quantos são maças podres. Simplesmente não bate certo.

            Talvez por ter acompanhado de perto os miúdos Simão, Quaresma, Cristiano, Moutinho e tantos outros, ter-lhes dado de comer, serão para sempre nossos filhos, qual parábola do filho pródigo.
            Não é pelo Simão ou Quaresma terem declarações de amor a clubes rivais, que poderão alguma vez libertar-se de serem nossos filhos. É uma relação de mútua obrigação pela vida fora.
            Talvez choque adeptos como tu, mas Rafael Leão é uma montra nossa de futuro, queira ele ou não. Deve ser um motivo de orgulho para ti como adepto produzires alguns dos melhores do mundo. Os nossos miúdos serão sempre importantes para nós.
            Deves também saber que em todos os casos, existiram culpas de ambas as partes, sendo que o facto de o Sporting ser o clube mundial com pior historial diretivo, ajudou bastante.
            Se quiseres sentir algum desapego, usa o Carrillo que não tem qualquer ligação umbilical connosco, não é nossa marca registada.

            • Ricard0
              Posted Abril 9, 2020 at 4:58 am

              Respeito mas não concordo. Não acho que o caminho seja aceitar ser reconhecido lá fora única e exclusivamente por termos uma boa formação. É que o Benfica, por exemplo, tem capitalizado essa formação e ganha títulos/campeonatos. O Sporting não.
              Por isso, pouco me interessa que nos conhecam lá fora por sermos um bom clube formador, porque não é isso que nos tem trazido sucesso/títulos.

              Não tenho orgulho nenhum em especial pela seleção ter sido campeã europeia com montes de formados no Sporting. Porquê? Porque a mim interessa-me é o que eles fazem no clube e vai-se a ver e o João Mário é o único desses que fala do Sporting ou demonstra o minimo de carinho. Sendo que nem é Sportinguista.

              Não vou nessa conversa dos filhos. Filhos para mim é malta, e falando apenas da formação, como o Cédric que é dos poucos que continua a lembrar-se do clube e ainda mete algumas publicações em datas do clube. Ou malta como o Max, que deve ser dos poucos jogadores do plantel que parece sentir a camisola e interagir com os adeptos mostrando isso mesmo. Ou seja, pessoas que respeitam o clube ou que mostram interesse no clube.

              Agora Moutinhos, Ronaldos, Simão, Quaresmas (atenção que tenho um grande respeito por ele porque apesar de ser Portista sempre mostrou carinho/agradecimento pelo que o Sporting lhe deu) não me dizem absolutamente nada, para além de serem formados cá. Nada mesmo, zero. Apenas e só formados cá. Porque foi fora do Sporting que deram cartas e ganharam títulos. Cá nada.
              Não há obrigatoriedade nenhuma em admirar ou ter uma ligação especial com todos os jogadores da formação. Tem-se com aqueles que mostram interesse no clube. Os outros vão embora e cada um segue o seu caminho.

              O Leão é o retrato da formação do Sporting. Aliás, já desde há muitos anos que o Sporting deve ser o clube que forma mais jogadores que depois vão jogar para os rivais. Neste caso do Leão, tem um pai que lhe fez a cabeça e que só anda à caça do dinheiro.
              Isso acontece com quase todos os jovens claro, mas no Sporting parece pior ainda. Não se sente o clube, os jogadores não se aproximam dos adeptos porque não têm qualquer tipo de ligação ao clube. Veja-se o que fez o Felix Correia ou o Tiago Djalo para irem jogar para as reservas do AZ e o banco do Lille.

              Depois há muita gente que fica admirada do porquê dos Sportinguistas gostarem tanto do Geraldes (não sou desses). Tomara, é dos poucos que sente o clube ou que o demonstra. É dos poucos que se liga aos adeptos.

              Falas do Carrillo mas o que se tem visto é os jogadores que não foram formados em Alvalade a gostarem muito mais do clube (quando saem) do que os que cá foram formados. Montero e Capel à cabeça. Ou as rescisões que o digam, quem voltou e quem não voltou.

              Por outro lado, e tirando os que falei, que jogador formado em Alcochete e que já cá não esteja, é que continua a mostrar carinho pelo clube? Só assim de cabeça tens o Rui Costa que voltou ao Benfica ou o Pepe que voltou ao Porto. E nós? Quando o Ronaldo fizer 50 anos? Só para dizer que voltou? Há malta que o idolatra mas que ainda não percebeu que não quer saber minimamente do clube e que nunca na vida vai cá pôr os pés outra vez.

              Resumindo, filhos de Alcochete são aqueles que têm carinho pelo clube. E compará-los a Moutinhos e etc é demasiado mau, na minha opinião.
              Não há que guardar rancor mas também já está na altura de deixarmos de ser um clube anjinho e motivo de chacota nacional.

              • Artur Trindade
                Posted Abril 9, 2020 at 2:01 pm

                Ricard0,
                Pragmatismo:
                O facto de o Benfica aproveitar a formação para ganhar títulos, tem a ver com a planificação desportiva, de mistura da formação com prospeção de qualidade. O que nos impediu de seguir esse caminho de sucesso, nos anos dourados da nossa formação, sempre foram as direções ineptas, e nunca os jogadores formados.

                Não existe a escolha entre ter excelente formação ou sucesso desportivo. O sucesso desportivo advém do que conseguires juntar á excelente formação. É uma competência diretiva. A formação é um valor absoluto, que devemos condimentar com outros ingredientes.
                Apesar de tudo e tirando o Bruno Fernandes e Slimani, foi sempre a formação que nos permitiu as melhores transferências.
                Tu só consegues convencer um Plata, um Thiago Almada ou tantos outros da qualidade que precisamos, quando mostras Luís Figo, Ronaldo ou Nani.
                E quando abres esse catálogo de casos de sucesso de lançamento de jovens, não podes rasgar as páginas de Paulo Futre, Simão, Quaresma, Moutinho, Gelson, Leão e se continuares por aí fora ainda tiras o Patrício, WC, etc.
                É apenas ridículo, estás a mutilar a tua marca de maior valor.
                Do lado dos jogadores não espero nada, se se proporcionar o regresso de algum, com interesse mútuo, ótimo.
                Senão, serão apenas páginas do nosso catálogo (independente da opinião dos próprios), e como aconteceu com quase todos eles, as nossa principais fontes de receita.

                • Ricard0
                  Posted Abril 9, 2020 at 2:58 pm

                  Sobre o facto de o sucesso desportivo também ter origem do que se arranja da formação, estou totalmente de acordo. Sobre as direções, igual.

                  Mas repara, eu estou a falar do Sportinguismo dos jogadores que formamos. Do que eles falam do clube quando vão embora. Não podes pedir aos adeptos que idolatrem ou que adorem os jogadores da formação se cada vez mais o Sporting só forma atletas que em nada se preocupam com o clube ou que nem sequer são Sportinguistas.

                  Obviamente que o Futre, o Simão e etc vão ser sempre ligados ao Sporting por lá terem sido formados. Mas nunca aos adeptos. Estão ligados ao clube porque lá fizeram formação mas à massa associativa não ficam ligados, a não ser que façam por isso como o Cédric ou o Max, como exemplifiquei.
                  Aliás, na maioria dos casos, aposto que se te dirigires aos Sportinguistas e dizeres que tens orgulho de ter formado o Futre ou o Simão ou o Moutinho, 90% deles viram-te as costas e deixam-te a falar sozinho.

                  Serão sempre páginas do nosso catálogo e dão nos reconhecimento lá fora (que eu preferia ter de outra maneira). Mas apenas e só isso. Não há relação de filho-mãe/pai, se nem o jogador nem os adeptos sentem isso.

                  Veja-se o Patricio. Um símbolo do clube e foi o 1º a rescindir. Enquanto que malta como o Coates ou o Mathieu ficou, e nunca pensaram em rescindir. Pensaram no máximo em sair, mas sem rescindir. E não são da formação. Nem sequer portugueses.

                  Não é à toa que existe o lema dos 0 ídolos no interior do universo Sportinguista. E após as rescisões, aumentou ainda mais.

        • Artur Trindade
          Posted Abril 8, 2020 at 8:34 pm

          O Sporting está no estado que está pela péssima gestão de sucessivas direções.
          Hostilizar, insultar ou agredir antigos atletas, técnicos ou dirigentes, não é o caminho para o sucesso.
          Antes, olhar para os erros do passado e aprender.

      • Ricard0
        Posted Abril 8, 2020 at 6:17 pm

        Filhos da casa como todos os outros? Meu Deus…

        O que ele disse até pode ser algo exagerado mas por amor de Deus, considerar o Moutinho e o Simão filhos da casa e ainda por cima como todos os outros, é muito pior ainda.

  • Blaze25
    Posted Abril 8, 2020 at 3:00 pm

    Este resultado do Maxi só se explica com votos mal intencionados de portistas e sportinguistas, porque com as opções que há não há outra explicação.

  • Fantantonio
    Posted Abril 8, 2020 at 3:35 pm

    Entre Veloso e Miguel, votei Veloso, mas mesmo sendo sportinguista, sempre gostei muito do Miguel a jogar, um vaivém autêntico, desequilibrava mais do que a maior parte dos extremos, grande lateral.

  • Marcio Ricardo
    Posted Abril 8, 2020 at 3:40 pm

    Penso que o Nelson Semedo é o melhor.

    Não vi quase nada de Veloso, mas para um símbolo com mais de 500 jogos, fiquei decepcionado com o número de golos, ainda pra mais num campeonato como o nosso.

    • Chico
      Posted Abril 8, 2020 at 5:31 pm

      O Veloso é do tempo em que os laterais não atacavam. E ele não era uma torre para ir disputar cantos.

      • Miguel Lopes
        Posted Abril 8, 2020 at 7:32 pm

        Veloso atacava bastante, mas a obrigação dos laterais era defender primeiro e quando iram ao ataque era centrar para a cabeça do PL. Outros tempos.

    • David
      Posted Abril 9, 2020 at 9:12 pm

      Realmente quando se olha para um lateral, especialmente de outra era do futebol, o que temos que procurar é golos. É o que importa realmente.

  • kiterioVFC
    Posted Abril 8, 2020 at 3:49 pm

    Impressionante que tanto neste, como no FCP, os velhinhos ainda conseguem na minha opinião serem os melhores. Veloso aquele jogador com um estilo inconfundível. :D
    A seguir, claramente Miguel.

  • Knox_oTal
    Posted Abril 8, 2020 at 4:22 pm

    Para mim, dos que vi jogar (só não vi o Veloso), Miguel de longe! Nelson Semedo foi o que se mais aproximou, têm aliás um perfil semelhante enquanto laterais, mas jogou pouco pelo Benfica infelizmente. E não esquecer que Miguel destacou-se num contexto benfiquista bem mais difícil que o actual. Mesmo no Euro 2004, ainda penso o que seria se não se tivesse lesionado…

    Ainda para mais fez parte daquele título tão saboroso de 2005, e ainda hoje (porém, verdade seja dita, que nem sempre jogavam bem) esta equipa é das minhas favoritas do Benfica, senão a FAVORITA. Muitos dos meus ídolos da adolescência estavam nessa equipa, como Simão, Nuno Gomes, Tiago (grande vianense que saio em 2004 após a conquista da Taça), Luisão e o Quim. E outros craques que hoje em dia seriam claras mais-valias no plantel como Petit, João Pereira, Ricardo Rocha, Geovanni “Soneca”, Manuel Fernandes e o Nuno Assis. E depois claro, havia o nosso special one, de seu nome Pedro Mantorras… a alegria da Luz!!!

    Obrigado ao VM por estes posts, que pelo nestes momentos diferentes e algo difíceis fazem-nos recordar bons momentos e porque gostamos tanto deste desporto!

    Saudações Desportivas

  • Flavio Trindade
    Posted Abril 8, 2020 at 5:11 pm

    Para mim Veloso.

    Um símbolo e um capitão no clube nunca pode ser desconsiderado.

    Curiosamente Veloso na sua altura e André Almeida na actual partilham algumas características.
    Ambos polivalentes, ambos jogadores de enorme influência em campo e no balneário, ambos capazes de jogar à direita e à esquerda.

    Mas Veloso era de uma fiabilidade a toda a linha, jogasse à direita ou à esquerda, e não sendo porque nunca o foi, um fora de série, ou não sendo na sua altura o melhor em campo, era daqueles jogadores que nunca jogavam mal e isso é uma mais valia para qualquer treinador e equipa.

    Além do mais, era um verdadeiro capitão, portador da mística benfiquista, e em campo era um profissional de excelência pouco dado a aparatos e a casos. Já não se fazem mais destes…

    Contudo há que referir que Miguel teve momentos de nível altíssimo quer no Benfica quer por Portugal. Pena a cabeça…

    • Chico
      Posted Abril 8, 2020 at 5:30 pm

      O Veloso defensivamente era irrepreensível, ao contrário do Almeida que é muitas vezes a passadeira. Mesmo quando já era um veterano, sabia proteger e antecipar-se como ninguém, tendo aquele movimento característico que lhe permitia constantemente ganhar faltas contra extremos mais rápidos que ele.

  • ALmeida694
    Posted Abril 8, 2020 at 5:11 pm

    Aqui tem de ser sempre entre Veloso Miguel e va… Maxi….
    Veloso era um senhor lateral…um icone do Benfica….aquele penalty falhado contra o Psv…. ah..podiamos ter 3 champions…
    Mas ainda gostei mais de ver o miguel a jogar… das melhores adaptacoes do Benfica… tipo fabio coentrao..
    Nao entendo os votos no Nelson Semedo… é um bom lateral…dos melhores dos ultimos tempos..mas calma…
    O visao de mercado deveria por como permissa…. que tenham visto jogar ou nao… pois assim sao sempre os.mesmos e mais frescos na memoria…
    Ver as percentagens de veloso e schwarz mete dó… O Benfica tambem é o que é hoje… por causa de.jogadores.como eles….
    Alias….mistica é isso mesmo…
    Náo é so excel e transferencias de 30 M po barcelona…..

    • Blaze25
      Posted Abril 8, 2020 at 5:18 pm

      Concordo em absoluto com a última parte. Seria o mesmo que uma eleição do melhor jogador de sempre do Benfica e votar, sei lá, no Jonas ou no Aimar, só porque não vi o Eusébio.

      • Filipe Ribeiro
        Posted Abril 8, 2020 at 7:25 pm

        Exactamente, um José Augusto ia perder de certeza para um Salvio.

        • ALmeida694
          Posted Abril 8, 2020 at 8:23 pm

          Exacto! Penso igual… como tenho a certeza que coluna perderia para Matic ou Javi Garcia…ou Petit…

      • ALmeida694
        Posted Abril 8, 2020 at 8:22 pm

        Obrigado! Exactamente o que diz… Quase ninguém que frequenta o blog viu Eusébio a jogar e ninguem tem duvidas que foi ate hoje o melhor jogador do Benfica.

    • Oldasity
      Posted Abril 8, 2020 at 5:43 pm

      Acho que cada um tem o direito de votar no que acha o melhor e se não viram X ou Y jogar não vão deixar de votar.

      Dos que vi a jogar no Benfica o melhor para mim foi Maxi.

      • Filipe Ribeiro
        Posted Abril 8, 2020 at 7:23 pm

        Não é isso que está em questão, era que mais valia ser do último século porque a maioria é muito jovem para ter visto os jogadores do início dos 90.

      • ALmeida694
        Posted Abril 8, 2020 at 8:26 pm

        Claro que sim! Concordo consigo. O voto é livre…e a opinião é isso mesmo. Pode diferir entre pessoas. O que queria dizer é que com este criterio ou falta dele… os jogadores mais antigos que alguns nao viram jogar nem contam po totobola. Podendo ate serem eles os melhores na sua posicao enquanto jogadores do Benfica

  • anjos
    Posted Abril 8, 2020 at 8:01 pm

    Está tem rasteira certo? Dos últimos 28 anos… Significa que seria a última época do Veloso. Por muito que respeito ao nosso capitão a última época dele, coincide com uma das piores defesas que tivemos. Logo Será entre Semedo e Pereira. Por mim Semedo. Do maxi nunca sabia bem o que esperar.

    • Antonio Clismo
      Posted Abril 8, 2020 at 9:02 pm

      Daqui a 15 anos vão voltar a fazer esta lista e Tomás Tavares, João Ferreira e Filipe Cruz irão estar nesta lista.

      Olhando para estes jogadores, é um crime o João Cancelo ter saído aos 19 ou 20 anos sem nunca ter tido oportunidade de integrar a equipa principal.

  • Antonio Clismo
    Posted Abril 8, 2020 at 8:58 pm

    Se não tivesse uma mentalidade tão ‘volátil’ o Miguel poderia ter sido um dos melhores de sempre na sua posição.

    Mesmo a brincar conseguiu fazer uma carreira respeitável. Se fosse mais profissional nem quero imaginar onde poderia ter chegado.

    Uma espécie de Rúben Semedo. Uma vida social bastante activa (se calhar até activa demais) e sempre fez parecer que o futebol é que era o seu hobby em vez da vida social.

    Lá está, podem tirar o homem do bairro mas não podem tirar o bairro do Homem.

  • NTORION
    Posted Abril 8, 2020 at 9:03 pm

    Gosto do maxi, por tudo o que dava.

    Mas nem foi melhor que Veloso, Miguel ou Nelson Semedo. Miguel secalhar até foi o melhor, mas o modo como saiu… Veloso era tipo maxi com mais carisma, NS tinha/tem potencial mas acho que sempre faltou qq coisa, nem q seja confiança

  • Hirok "The Truth"
    Posted Abril 8, 2020 at 11:01 pm

    Maxi..
    Até agora no Benfica
    GR – Preudhomme
    DE – Fabio Coentrão
    DD – Maxi

  • Rev7
    Posted Abril 9, 2020 at 12:05 am

    Não percebo. O Miguel foi de longe o melhor. Conquistou a titularidade na selecção e tudo, tirando o lugar ao Paulo Ferreira que era campeão Europeu. O Maxi nunca na vida tinha o talento do Miguel.

  • Vegeta
    Posted Abril 9, 2020 at 8:49 am

    Até agora:
    Ederson
    Fábio Coentrao
    António Veloso

  • JCCR
    Posted Abril 9, 2020 at 9:37 am

    Atendendo ao facto que é uma votação destinada aos últimos 28 anos, importa apenas considerar a parte final da carreira do Veloso. Muito consistente defensivamente ainda, ofensivamente limitado até à época de 93-94, em 94-95 foi mais um na pior equipa talvez que me lembro ver jogar no Benfica. O meu voto vai para o Nélson Semedo. O que mais me impressionou. Maxi Pereira apenas regular, fez 8 épocas de bom nível, mas muito atrás da qualidade de Nélson Semedo ou Miguel.

  • BioSpot
    Posted Abril 9, 2020 at 6:00 pm

    Maxi, entrega, técnica e veia goleadora. Embora Miguel esteja, para mim logo atrás. E Veloso, pelo que deu ao Benfica também poderia ganhar.
    Quero deixar só uma nota: isto é um bocado inglório para os antigos ídolos dos três grandes, porque, quer me parecer que a idade média dos votantes é algo baixa.

  • chuta dai
    Posted Abril 13, 2020 at 10:22 am

    Maxi ganhar esta votação é para rir, e não digo isto porque acabou para ir parar ao Porto mas sim porque é bastante inferior ao Miguel, NS e perde tambem em qualidade para o veterano Veloso.

  • Nazgul
    Posted Abril 13, 2020 at 10:47 am

    Ainda me lembro em 2017 na eliminatória com o Dortmund o Nelson semedo era o único do Benfica que tinha capacidade física contra os alemães a dar tudo naquela ala direita sozinho, um pouco como è o Benfica hoje na champions em que só o rafa consegue correr e transportar bola!

Deixa um comentário