Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Melhor extremo direito do FC Porto nos últimos 28 anos?

Vamos nomear o melhor XI do FC Porto nos últimos 28 anos, deixando a responsabilidade da eleição aos nossos leitores. Ficam as hipóteses para a posição de extremo direito:

Hulk – 2008/09 até 2012/13 – 170 jogos (78 golos)
Sérgio Conceição – 1996/97 até 1997/98 e 2003/04 – 89 jogos (11 golos)
Jaime Magalhães – 1980/81 até 1994/95 – 409 jogos (45 golos)
Edmilson – 1995/96 até 1996/97 – 85 jogos (30 golos)
Capucho – 1997/98 até 2002/03 – 275 jogos (43 golos)
Corona – 2015/16 até ? – 211 jogos (26 golos)

104 Comentários

  • Marcio Ricardo
    Posted Abril 15, 2020 at 1:42 pm

    Hulk sem dúvida alguma. Este é o mais fácil de todos até agora…

  • SLBFOREVERR
    Posted Abril 15, 2020 at 1:42 pm

    tenho muita pena de nunca ter visto o hulk na liga inglesa ou espanhola, são opçoes. Mas acho que ficava muito melhor a jogar de vermelho

  • Marik
    Posted Abril 15, 2020 at 1:43 pm

    Provavelmente a votação mais fácil de todas até agora: Hulk.

  • heldersoares
    Posted Abril 15, 2020 at 1:49 pm

    Hulk, apesar de não ter visto mas pelo que dizem Jaime Magalhães foi dos melhores de sempre do FCP. Acho que nos extremos poderiam fazer o mesmo que para a votação dos centrais pois muitas vezes não jogam sempre do mesmo lado

  • Tiago Silva
    Posted Abril 15, 2020 at 1:49 pm

    Destes apenas me lembro do Hulk e do Corona e o Hulk é claramente melhor, teve uma carreira semelhante à do Witsel, brilhou imenso por cá e depois foi à procura do dinheiro, só que o Witsel agora regressou e está a dar-se muito bem, gostaria que o Hulk fizesse o mesmo. Tinha um pontapé de outro mundo, forte tecnicamente e era um jogador claramente acima da média e a maior arma ofensiva daquele Porto entusiasmante de Villas-Boas, mesmo tendo Falcão e James na equipa. Um dos melhores que já vi por cá sem dúvida!

    Até agora a equipa fica: Vítor Baia, Danilo, Pepe, Ricardo Carvalho, Alex Sandro, Fernando, Lucho e Hulk.

  • RicardoFaria
    Posted Abril 15, 2020 at 1:51 pm

    O incrível Hulk!!
    Era uma máquina muito difícil de parar pela força, explosão e técnica que tinha.
    Lembro-me do primeiro jogo que fez, entrou e marcou logo um golaço.
    Deixa muitas saudades!!

    Saudações DesPortistas!

  • Hirok "The Truth"
    Posted Abril 15, 2020 at 1:52 pm

    Esta a par de Ricardo Carvalho e a seguir quando vier Deco são as mais fáceis no Porto.

    • Jay-Jay Okocha
      Posted Abril 15, 2020 at 3:41 pm

      E a do drulovic na esquerda

      • SCP1906
        Posted Abril 15, 2020 at 10:20 pm

        Duvido que o Drulovic ganhe ao Quaresma mas mesmo que ganhe não vai ser fácil

        • Jay-Jay Okocha
          Posted Abril 15, 2020 at 11:19 pm

          obvio que nao ganha ao quaresma! Até vou te dizer mais, acho que o varela ou o james ficam a frente do drulovic. Poucos dos que votam viram o drulovic jogar. Quem viu sabe que ele foi o melhor extremo esquerdo. Quaresma teve momentos muito maus no Porto, e alguns bons, nada demais.

          • SCP1906
            Posted Abril 16, 2020 at 12:11 am

            Eu não vi o Drulovic jogar, por isso não estou a tentar dizer que ele não foi o melhor extremo-esquerdo até porque acredito que tenha sido. Só estou a dizer que não é fácil como esta.

      • Hirok "The Truth"
        Posted Abril 16, 2020 at 1:07 pm

        Eu lembro-me vagamente do Drulovic, assim como do Zahovic nessa altura, mas o meu voto irá para o Quaresma.. em relação ao avançado estou a pensar em Falcão, mas tenho de ver as outras opções, aí sim vai ser dificil..

        • Jay-Jay Okocha
          Posted Abril 16, 2020 at 9:09 pm

          Eu entendo. Como ja o referi num outro post, o voto tem a ver com as emoçoes e lembranças de cada um. Quem for da minha geraçao irá a achar o drulovic melhor, não por so por ter bilhado, mas por ter jogado naquela epoca, quando eu era mais novo

        • Jay-Jay Okocha
          Posted Abril 16, 2020 at 9:25 pm

          A escoha de avançados do FCP vai ser de outro mundo! Falcão, Lisandro, Jardel, Derlei, Jackson ou até Domingos .
          Em termos de numeros, penso que Jardel.168 golos em 175 jogos, é só um absurdo. Falcao tb tem estiticas loucas, e , apesar de apenas ter jogados 2 epocas pelo Porto, juntou um taça europeia.
          Escolheria Falcao porque o acho melhor.

    • SCP1906
      Posted Abril 15, 2020 at 10:21 pm

      Ricardo Carvalho tinha muita concorrência, não era assim tão fácil. Deco e Hulk sim, não dão hipótese.

      • Hirok "The Truth"
        Posted Abril 16, 2020 at 1:06 pm

        Apesar da concorrência Ricardo Carvalho para mim é o melhor central português de sempre.. e sou do Benfica, assim como acho o Deco o melhor 10 de sempre a frente de um jogador que adoro.. Rui Costa

  • HeberPrincipe
    Posted Abril 15, 2020 at 2:00 pm

    Sérgio Conceição com números muito pobres para um extremo..

    • SCP1906
      Posted Abril 15, 2020 at 2:59 pm

      Só comparando com os outros jogadores nesta lista, tem melhor média de golos por jogo do que Corona e Jaime Magalhães

    • Valderrama
      Posted Abril 15, 2020 at 3:01 pm

      Era o mais médio direito de todos os que aí estão e o menos “avançado”

    • Chico
      Posted Abril 15, 2020 at 4:58 pm

      O Conceição era um Cervi destro. Extremamente sobrevalorizado.

      • The Mo
        Posted Abril 15, 2020 at 7:43 pm

        Extremamente sobrevalorizado?
        Tens noção do que estás a dizer?
        Que não gostem da personalidade dele, isso já eu percebi, mas dizer que ele era sobrevalorizado como jogador?
        Sérgio Conceição no seu auge foi um grande jogador, que nunca teve o devido reconhecimento, um pouco como Nani, era dos melhores extremos da liga italiana, que era a melhor liga do mundo na altura, foi titular e campeão pela Lázio, fez grandes épocas no Inter e no Parma que eram equipas de topo, um jogador que conjugava técnica com raça.
        Compará-lo ao Cervi,enfim, que rídiculo.

        • Givanildo Vieira de Sousa
          Posted Abril 15, 2020 at 8:22 pm

          LOL. O Cervi tinha que “nascer 10 vezes”.

        • Valderrama
          Posted Abril 15, 2020 at 8:26 pm

          Totalmente de acordo.
          Estar abaixo do Capucho só mostra o desvalorizado que é. É olhar para a carreira de um e para a carreira de outro, tanto a nível de clubes como de seleções. Capucho por vezes era um génio mas que convém não esquecer que só jogava de vez em quando.

        • Chico
          Posted Abril 16, 2020 at 5:24 pm

          Diria mais que o Cervi nasceu na era errada. O Conceição era capaz de definir melhor os lances, mas no fundamental eram jogadores semelhantes.

  • CarlosFCP
    Posted Abril 15, 2020 at 2:02 pm

    Hulk óbvio

  • masterDC
    Posted Abril 15, 2020 at 2:03 pm

    O Hulk não dá hipóteses nesta votação. É uma pena que tenha preferido o dinheiro em detrimento de uma melhor carreira desportivamente, teria sido incrível tê-lo visto na Premier League.

  • Tiago Peixoto
    Posted Abril 15, 2020 at 2:08 pm

    Com todo o respeito pelo Jaime Magalhães e pelo Capucho, mas nesta nem há dúvidas: Hulk. Jogador verdadeiramente monstruoso, com um pé esquerdo que era um míssil (nunca vi ninguém a rematar com tanta força), com uma excelente técnica e uma velocidade extraordinária. Conquistou grandes coisas e como outro user diz em baixo, o que me custou mais foi vê-lo sair para a Rússia e não para a Prem ou para a La Liga. Tinha tudo para fazer estragos em qualquer uma dessas Ligas e ganhar ainda mais nome.

    • Jay-Jay Okocha
      Posted Abril 15, 2020 at 3:39 pm

      Tinha o perfil para vingar na premier league, num tipo de futebol de insistencia. Penso que teria sido flop em espanha, italia ou frança. Na canarinha evidenciou algumas das limitaçoes dele. Mas claro em Portugal foi um monstro, do melhor que ja vi.

      • Tiago Peixoto
        Posted Abril 15, 2020 at 4:44 pm

        Discordo um pouco, mas nunca saberemos infelizmente. Em relação à canarinha, fez quase 50 jogos e 11 golos, não acho que tenha sido assim tão mau. Mas compreendo o que dizes e concordo que a Prem teria sido a Liga ideal para ele se destacar ainda mais e fazer nome.

    • Francisco Ramos
      Posted Abril 15, 2020 at 4:37 pm

      Tiago, eu apenas tenho os laterais trocados (Danilo e Alex Sandro), de resto é exactamente isto.

      • Tiago Peixoto
        Posted Abril 15, 2020 at 4:49 pm

        Por acaso foram os 2 que tive mais dificuldade em escolher. Para esta votação, já só apanhamos os últimos anos de carreira do João Pinto, ainda assim, e sendo ele um ícone do clube, optei por ele. Em relação à lateral esquerda, foi a escolha mais difícil até agora, mas fui pela importância do Telles para ajudar a tirar o Porto de um fosso que estava cada vez mais fundo, com golos e sobretudo assistências como nunca se viu. Ainda assim, sempre gostei muito do Alex Sandro e a nível de qualidade é superior ao Telles, foi difícil escolher este.

        • Francisco Ramos
          Posted Abril 16, 2020 at 12:23 pm

          Tal como tu, já só apanhei a fase final de João Pinto, pelo que na altura disse que isso podia ter influenciado o meu voto (um dos critérios era os que vi jogar e o outro como jogaram enquanto estavam no clube). Daí ter preferido Danilo, por tudo aquilo que ele dava ao nosso jogo, quer ofensivamente, quer defensivamente. E por alguma razão ainda lhe chegaram a dar a camisola 2!

          Relativamente a Telles, surgiu a mesma dúvida, no critério de desempate com Alex Sandro, mas depois ponderei se esse critério fosse válido aqui, também o teria que usar na frente de ataque e Marega foi fundamental nestes últimos anos (mesmo não gostando do estilo) e desisti da ideia por esta razão! Ahah

  • The Mo
    Posted Abril 15, 2020 at 2:08 pm

    Givanildo pois claro.

  • O Comendador
    Posted Abril 15, 2020 at 2:09 pm

    É complicado comparar Avançado interiores que jogam na posição com “pé trocado” (Hulk) com extremos puros.
    Extremo: Capucho
    Interior: Hulk
    SL

  • Knox_oTal
    Posted Abril 15, 2020 at 2:18 pm

    Hulk, sem dúvida! Um dos jogadores mais dominadores que já jogaram em Portugal, um craque absoluto, que só não fez melhor carreira porque assim não o quis basicamente… ele lá sabe!

    Mas esta lista ainda conta com três excelentes extremos portugueses: Jaime Magalhães que foi instrumental para o FCP campeão da Europa em 87; Sérgio Conceição, se em Espanha a Fúria Roja personificou durante muito tempo o futebol espanhol, a Fúria Lusitana era personificada no Sérgio, goste-se ou não do estilo teve muito mérito na bela carreira que construiu (e aquele hat-trick à Alemanha em 2000 fica para História); e finalmente Capucho, um jogador algo subvalorizado e frequentemente esquecido, talvez pela concorrência feroz que tinha na Geração de Ouro, mas de muita qualidade. Construiu igualmente uma bela história em Portugal, sobretudo no FCP onde foi fundamental a fechar o Penta e um dos líderes da primeira equipa de Mourinho que levou de vencida a Taça UEFA.

    • Jay-Jay Okocha
      Posted Abril 15, 2020 at 2:36 pm

      nao concordo, hulk tinha limitaçoes tecnicas que o impediram de se afirmar na canarinha por exemplo. Acho que explorou ao maximo o talento que tinha, escolhendo bem os seus clubes. Será lembrado neles todos, e isso é o que interessa.

      • Kacal
        Posted Abril 15, 2020 at 3:07 pm

        Não era o jogador mais habilidoso do Mundo, mesmo assim “sacava uns coelhos da cartola” mas técnica tinha de sobra. Recepção, drible, remate tinha imensa qualidade nesses aspectos, mesmo no passe era bem jeitoso. Discordo. Ele foi atrás do dinheiro.

        • Knox_oTal
          Posted Abril 15, 2020 at 4:19 pm

          De acordo!

        • Jay-Jay Okocha
          Posted Abril 15, 2020 at 7:47 pm

          Era um otimo jogador, que brincava em Portugal. Mas era um jogador de insistencia, explosivo. Teria sido um belo jogador de premier league. Em termos atleticos, o adama traoré é parecido com o Hulk, e nao tendo metade da qualidade de um Hulk, consegue ser protagonista. Em espanha ou italia, nao creio que se destaca-se ao ponto de ser um jogador top mundial, mas é a minha opinião vale o que vale.
          Foi para o Zenit porque nenhum grande europeu estava disposto a dar uma enorme quantia por ele.

          • Kacal
            Posted Abril 16, 2020 at 5:45 pm

            O Zenit pagou 60 milhões por ele, foi num tempo de “vacas gordas” para o lado dos russos e como sabemos investiram mais milhões noutros jogadores em Portugal. Estavam a investir forte. Além disso é ir ver quantas transferências tinham custado mais na altura que o Hulk foi vendido, as transferências não eram tão altas como agora, acho que 100 milhões ou acima nenhuma (só o Bale sairia por 100 milhões para o Real 1 ano depois, em 2013). Foi recorde em Portugal, penso eu. Logo hoje talvez a transferência até fosse mais cara, ele foi transferido em 2012, em Setembro!

            Na Premier não tenho duvidas que podia triunfar e concordo que é bem melhor jogador que o Adama Traoré, o que demonstra ainda mais que podia ser protagonista.

            Mas sinceramente via nele qualidade técnica, mentalidade e potência física para triunfar tanto em Espanha como Itália, jogadores inferiores o fizeram, porque não ele? Discordo nessa parte.

            E lá está, o Hulk foi ganhar bem em termos salariais no Zenit, foi atrás do dinheiro e já ia fazer 28 anos. Pagar 60 milhões em 2012 por um jogador de 27-28 anos e com salário elevado é normal que nenhum grande europeu tenha avançado, mas não faz dele mau jogador ou incapaz de brilhar nesses campeonatos. Não diria que fosse tornar-se num jogador top mundial, mas num 2º patamar acredito. Pena nunca ter acontecido.

      • Knox_oTal
        Posted Abril 15, 2020 at 4:15 pm

        Hmm, discordo… ter 48 caps e 11 golos por uma selecção como a brasileira não é mesmo nada mau, muito pelo contrário! Tomara muitos…

        Quanto às limitações técnicas, não vejo as coisas assim! Não diria que é um jogador limitado tecnicamente, simplesmente não é o aspecto mais forte do seu jogo! Mas tinha um muito bom controlo de bola, o problema (dos adversários diga-se) é que a sua potência e velocidade davam para ultrapassar a maioria dos obstáculos que lhe iam aparecendo.

        E não, não escolheu nada bem os clubes do ponto de vista desportivo a seguir ao FCP, mas acho que foram escolhas conscientes isso concordo! Preferiu desafogo financeiro a ter outro estatuto no mundo do futebol, legítimo! Mas tinha mais do que capacidade para fazer a diferença, na teoria pelo menos, nas ligas Big-4, sendo que como amostra temos o seu impacto em jogos europeus quer pelo FCP como pelo Zenit.

        • Kacal
          Posted Abril 15, 2020 at 5:49 pm

          ISTO! Subscrevo.

        • Valderrama
          Posted Abril 15, 2020 at 6:04 pm

          Acho que não se destacou o suficiente na Champions para podermos ter assim tanta confiança que triunfaria num contexto competitivo superior. O percurso na canarinha, nunca tendo sido nada de extraordinário fica manchado pelo péssimo mundial 2014, em que até havia grandes expectativas em relação a ele, começou a titular mas rapidamente passou a descartado

          • Knox_oTal
            Posted Abril 15, 2020 at 6:29 pm

            Desculpa, mas tenho que te corrigir! No Mundial 2014 o Hulk só não foi titular em 2 dos 7 jogos da Canarinha na competição. O primeiro foi no segundo jogo da fase de grupos, onde nem jogou, e o segundo foi no jogo de atribuição do 3º lugar (suplente utilizado).

            Depois, esse Mundial não deixou especiais recordações aos brasileiros no geral, bem pelo contrário. E não foi pelo Hulk que correu mal, em termos colectivos essa equipa tinha muitos problemas!

            Quanto ao resto, basta ir ver as prestações do Zenit na Champions com ele lá e desde que ele saiu. Acho evidente que tinha impacto! Agora concordo que não temos o contraditório, logo não passa de especulação, daí ter ressalvado “na teoria” no meu comentário.

            Saudações Cafeteras eheheh

            • Valderrama
              Posted Abril 15, 2020 at 7:27 pm

              Tens razão. Eu na verdade estava a viver no Brasil no ano do Mundial e havia uma grande expectativa em relação ao Hulk antes do início da competição. Mesmo em termos de mediatização, imagem nas publicidades. Evidentemente num papel secundário ao Neymar mas logo numa segunda linha na companhia de nomes como David Luiz e Marcelo. Claro que a expectativa era grande em relação a conquistarem o hexa e ao Neymar ser a grande figura do Mundial mas por exemplo a desconfiança em relação ao Fred era muita e contavam que o Hulk fosse uma arma ofensiva de peso.
              E na verdade aquele Hulk desequilibrante que estávamos habituados a ver em Portugal nunca chegou a aparecer, não sei se pela pressão ou porque o nível subiu. A verdade é que não marcou nem assistiu e aquilo que se ouvia nos grandes ajuntamentos em torno dos telões quando era substituído é que tinha sido um flop. Acho que houve claramente um antes e um depois no percurso do Hulk no pré e pós copa. Mesmo outros jogadores que foram muito visados pelas suas performances nesse mundial ainda por lá se mantêm.

              Em relação ao Zenit acho que houve um claro desinvestimento na equipa, não acho é que mesmo nos seus melhores anos se tenha destacado grandemente contra os grandes tubarões do futebol europeu.

              Acho que o Hulk é um jogador que resolve campeonatos com menor qualidade (por exemplo como Quaresma ou Simão) mas num contexto competitivo mais forte, em que as suas características físicas não fossem tão diferenciadoras, seriam mais notórias as suas dificuldades ao nível do poder de decisão. Mesmo que neste aspecto tenha sido muito limado por Jesualdo Ferreira sempre ficou aquém nesse aspecto dos jogadores de craveira mundial.

              Saudações chalanistas!

              • Jay-Jay Okocha
                Posted Abril 15, 2020 at 7:55 pm

                Concordo ctg valderrama. Aqui em portugal arraasuo todos. Qualquer analise será hipotetica mas acho que tirando a premier league, em poucas ligas se iria enquadrar.
                Em portugal teve tudo para praticar o seu melhor futebol, e assim o fez. Deixa saudades, ainda me recordo de aquela comidela ao rochamback nos primeiros meses de dragão ao peito!
                Epa mas nao façam dele um maradona.

              • Knox_oTal
                Posted Abril 15, 2020 at 9:23 pm

                Que tenha sido desilusão em 2014 dou de barato, foram quase todos, Neymar incluído! Agora não correu mal por o Hulk estava lá, correu mal porque o Scolari não soube pôr a equipa a render!

                Depois, estamos de acordo que o Hulk nunca voltou a exibir a exuberância que exibia no FCP, mas não terá haver tanto com a Liga Portuguesa mas sim com a própria ambição desportiva do jogador! Já falámos disso… preferiu dinheiro a estatuto desportivo! Ele lá sabe…

                Agora que tinha todas as condições físicas e técnicas para se afirmar numa grande liga disso tenho poucas dúvidas. É certo não há o contraditório, mas isso vale para os dois lados! Tanto eu especulo ao dizer que iria se afirmar se assim o ambicionasse como tu especulas ao dizer que não iria ter impacto!

                Mais, até posso tirar o Zenit da equação, mas o FCP estava sempre na Champions League nessa altura. O Hulk não era factor na performance dos portistas além fronteiras? Claro que sim!

                Por fim, não quero fazer dele mais do que é/foi, até porque até sou benfiquista logo consigo ser imparcial mais facilmente, e concordo que em termos de poder de decisão não era o mais fiável dos jogadores, mas caramba aquela potência faria mossa em qualquer campeonato! E eu até sou daqueles que “grita” há muito por causa da mediania da nossa Liga, mas nem todos os que triunfam cá estão condenados a serem pequeninos lá fora! Nem 8, nem 80!

                Obrigado pelo momento de debate construtivo! Saudações Desportivas

                P.S.: mais uma achega eheheh, o Simão tem 171 jogos no Atlético de Madrid, tendo ganho uma Liga Europa, uma Supertaça Europeia e sendo indiscutível durante 3 épocas! Saiu foi já algo tarde do Benfica, o que só lhe tenho a agradecer eheheh Mas lá está, aqui já não posso assegurar que seja imparcial emocionalmente! eheheh

                • SCP1906
                  Posted Abril 15, 2020 at 10:26 pm

                  Eu sei que não gosta de Neymar mas dizer que ele foi uma desilusão no Mundial 2014 quando ele estava a ser um dos melhores jogadores do Mundial e a levar o Brasil às costas até o Zapata lhe tentar partir as mesmas, tirando-o do resto do Mundial, é abusar.

                  • Knox_oTal
                    Posted Abril 16, 2020 at 12:01 am

                    Exacto, foi um grande exemplo de liderança nesse Mundial… só que não!

                    • SCP1906
                      Posted Abril 16, 2020 at 11:27 am

                      O Brasil ganhou todos os jogos até o Neymar se lesionar e perdeu todos os jogos depois dele se lesionar, como é que a culpa é do Neymar?

                    • Knox_oTal
                      Posted Abril 16, 2020 at 12:09 pm

                      É de uma grave desonestidade intelectual não referir como essas tais vitórias aconteceram! O Brasil nesse Mundial jogou mal, chegou às meias por sorte e graças há imensa qualidade individual que tinha.

                      Diria até que essa equipa era o espelho da sua figura de cartaz, Neymar, ou seja uma qualidade individual tremenda, mas incapacidade de jogar em equipa, incapacidade de sacrifícios em prol de um objectivo comum e tendência para fraquejar perante obstáculos/momentos mais difíceis/decisivos devido à pouca solidez/consistência.

                      Convém ir rever esse Mundial! Aproveita a quarentena…

                • Valderrama
                  Posted Abril 16, 2020 at 12:16 am

                  Sim mas não acho que o Hulk fizesse a diferença de forma consistente nesses jogos. Mesmo nos jogos grandes aqui em Portugal conseguia desequilibrar mas lá fora nunca teve a mesma facilidade. E concordo que em conjugação de físico e técnico era um prodígio, se calhar como nem nunca houve na liga portuguesa. Mas o nível mental também conta, principalmente a capacidade de decisão acho que é fundamental e o Hulk quando chegou era francamente mau, quando saiu era no máximo médio. Dito isto também tenho pena de nunca o ter visto noutro contexto competitivo, principalmente na Premier League. Também já vi uma entrevista dele em que diz que escolheu ir para o Zenit porque isso poderia beneficiar o clube financeiramente em comparação com outras propostas que tinha. Não sei se será verdade.

                  Em relação ao Simão é verdade que ainda fez uma boa carreira numa grande liga mas quando o via jogar parecia-me mais um jogador disciplinado tacticamente, inteligente, comprometido, muito forte nas bolas paradas mas sem aquela capacidade de desequilíbrio e de ir para cima do adversário que se lhe reconhecia aqui em Portugal.

                  Obrigado eu, é um gosto discutir futebol desta forma!

            • Jay-Jay Okocha
              Posted Abril 15, 2020 at 7:50 pm

              O hulk na selecção nunca se enquadrou, apesar de ter 50 jogos e 11 golos. Mas o contexto de uma selecçao é diferente e não indica necessariamente a qualidade do jogador em questao. Immenso grandes jogadores tiveram dificuldade em pegar de estaca.
              Temos o exemplo do bernardo silva que demorrou anos a se afirmar na nossa selecçao. O bruno fernandes ainda n se afirmou.

              • Givanildo Vieira de Sousa
                Posted Abril 15, 2020 at 8:20 pm

                Adoro o Bernardo Silva mas ainda está longe de estar 100% adaptado à seleção nacional. Se ele jogasse o que sabe, elevava e muito a qualidade da nossa seleção.

              • Knox_oTal
                Posted Abril 15, 2020 at 9:33 pm

                De acordo e é uma questão pertinente! Mas ninguém vai quase 50 x à selecção do Brasil por engano ou se não tiver qualidade para lá estar! Se teve o sucesso esperado por lá, isso já é outra coisa, aliás também posso inverter a questão que levantas e dizer que lá porque um jogador não se enquadrou de forma plena ou nunca tenha mostrado verdadeiramente o seu talento na selecção não quer dizer que não tenha um talento/capacidade muito acima da média.

                E não faço dele um Maradona, a carreira que ele teve foi a que escolheu! Teria capacidade para, por exemplo, chegar a uma hipotética shortlist para a Bola de Ouro ou sequer melhor jogador de uma das Big-4?!? Claro que não, mas caso tivesse outra ambição desportiva parece-me evidente que poderia ter feito muito melhor carreira pelas melhores ligas da Europa e em clubes de topo, pelo menos na teoria teria todas as condições técnicas e físicas para tal (falta o contraditório, para confirmar ou desmentir).

                Saudações Desportivas

                • Jay-Jay Okocha
                  Posted Abril 15, 2020 at 10:24 pm

                  Nem é tudo ou branco ou preto. Obvio que Hulk fez por merecer as 50 aparencias pela selecçao.
                  La esta, nao tndo capacidade para chegar a shortlist para bola de ouro, tendo 27 anos quando sai do Porto, privelegiar o aspecto financeiro ao competitivo entende-se. Poderia ter sido melhor? essa pergunta é valida para 99% dos jogadores.

  • Estigarribia
    Posted Abril 15, 2020 at 2:25 pm

    Sérgio Conceição. Pode ter uns números muito pobres, mas nunca deixou de ser um extremo com grande qualidade. É pena é que com tanta qualidade ter tido um temperamento “à la Acuña”.

    Saudações Leoninas

    • namondor
      Posted Abril 15, 2020 at 4:01 pm

      Percebo que queiras ser diferente, mas o Sérgio Conceição, como jogador, estava a milhas do prime Hulk. Mas a largas e largas e largas milhas. Em qualidades técnicas e físicas, já para não falar das humanas.

      • Estigarribia
        Posted Abril 15, 2020 at 4:43 pm

        namondor,

        Também não podes comparar as épocas em que o Sérgio Conceição esteve no FC Porto e das do Hulk. O Hulk tem muita qualidade, não nego isso, e merece ganhar esta votação, mas o Sérgio Conceição também tinha qualidade, mesmo jogando num tempo onde o futebol era muito mais durinho do que é hoje, só que o seu temperamento “á la Acuña” não lhe permitiu, se calhar, outro tipo de visibilidade. Mas confesso que quando votei vieram-me à memória jogos da Selecção Nacional e isso acabou por afectar o meu voto.

        Saudações Leoninas

  • Givanildo Vieira de Sousa
    Posted Abril 15, 2020 at 2:45 pm

    O Incrivel. Um dos jogadores mais marcantes do século em Portugal.

  • Chico
    Posted Abril 15, 2020 at 2:52 pm

    Hulk com uma distância colossal para todos os outros. Se não fosse o Hulk, era uma posição fraquinha, porque nenhum dos outros é mais do que bom. No entanto, o Hulk é provavelmente o melhor jogador de campo a passar por Portugal desde Deco.

    • Francisco Ramos
      Posted Abril 15, 2020 at 4:37 pm

      Chico, não considero a posição fraca.

      O problema é que Hulk faz 170 jogos (5 épocas), Jaime Magalhães faz mais de 400 jogos (14 épocas), Capucho faz 275 jogos (6 épocas) e Corona tem 211 jogos (5 épocas), isto para referir apenas os mais utilizados. Isto faz com que não exista espaço para muitos mais jogadores, apesar de ter havido anos que a posição era mais fraca com Mariano ou Tarek.

      A seguir a Deco, eu diria Jonas e depois Hulk. Mas são meros gostos pessoais.

      • Chico
        Posted Abril 15, 2020 at 4:45 pm

        Fraca para o nível do Porto. O segundo melhor é o Capucho que estava longe de ser um prodígio. Terem andado tantos anos com Tereks, Marianos, etc é prova disso. Fico na dúvida se Quaresma e James não podiam entrar aqui e dar mais luta… O Jonas não foi melhor que o Hulk: só em avançados, o Falcao foi muito, mas muito melhor que o Jonas. O Jonas não fazia a diferença contra os grandes, falhou no Valencia, mas o Falcao era dos melhores 9s do mundo na época. O jogador do Benfica que pode entrar na discussão de melhor pós-Deco é Matic.

        • Valderrama
          Posted Abril 15, 2020 at 6:00 pm

          Jonas não falhou no Valencia, longe disso

        • El Pipito
          Posted Abril 15, 2020 at 7:26 pm

          O que interessa é o que eles fazem cá. E Jonas foi muito mais importante para o Benfica do que o Hulk para o Porto. Jonas literalmente carregou o Benfica.

        • Givanildo Vieira de Sousa
          Posted Abril 15, 2020 at 8:17 pm

          O Hulk foi tão ou mais importante para o Porto do que o Jonas para o Benfica. Ganhamos 2 campeonatos sem avançados (Janko e Kleber não contam) à custa do Incrivel. Além do mais, ganhamos uma Liga Europa com ele, embora o Falcão tenha sido o melhor jogador nessa campanha.

          E sim, o Falcão era melhor avançado que o Jonas. No periodo de 2011-103 era dos melhores 3/5 avançados do mundo.

          • Ballack
            Posted Abril 16, 2020 at 8:57 am

            No geral, Falcão não era melhor que Jonas, era muito melhor. Foi dos melhores avançados do mundo, com uma classe e técnica apuradíssimos, matador autêntico. Em Portugal, foi muito bom mas não melhor que Jonas no seu tempo. Falcão perdeu pelo menos duas Bolas de Prata para Cardozo (e falamos de números que hoje seriam baixos); já Jonas teve pelo menos dois campeonatos a fazer mais de 30 golos. Na carreira não há dúvidas, Falcão foi melhor e dos melhores.

    • SCP1906
      Posted Abril 15, 2020 at 4:48 pm

      Acho que Falcão era um jogador superior a Hulk, apesar de Hulk ter sido mais decisivo no Porto.

  • Kacal
    Posted Abril 15, 2020 at 3:04 pm

    Hulk, sem duvida. Nem preciso pensar 1 milésimo de segundo. O meu jogador preferido que jogou no meu clube desde que vejo futebol, mesmo geral foi dos meus preferidos. Lembro-me de ser mais novo um pouco e ver na capa que um tal de Hulk (já era fã de Marvel e DC, fiquei curioso) com uma aparência monstruosa e uns números incríveis. Não sabia quem era, nunca tinha ouvido falar e nunca tinha visto nada dele, mas pelos vistos iria ser a surpresa na apresentação e o último reforço para a época 2008/2009. Ele apresentou-se logo com um golaço num tiro fora de área que bate na barra e entra. Quando chegou cá já tinha a técnica, a capacidade de drible e a capacidade física sobrehumana (incrivel como aliava robustez, velocidade, agilidade e técnica num corpo daqueles), mas em termos tácticos e na tomada de decisão ainda pecava como saber quando partir no desequilíbrio e quando acalmar o jogo, quando passar e quando rematar e ser menos individualista, com Jesualdo evoluiu imenso em 2 épocas, mas em 2010/2011 com AVB fez uma época sensacional e levou tudo à frente. Sempre gostei de extremos que desequilibrassem com potência física e velocidade, que marcassem bastante. Os arranques dele era formidáveis, dava gosto. As mudanças de velocidade. Mesmo incrível. Depois o seu petardo que em diagonal e fora de area era igualmente incrivel. Um jogador muito difícil de parar e que foi tornando-se cada vez mais jogador cá, é o que mais me deixa saudades e espero que ainda possa vir cá fazer uns 2-3 anos daqui a 1, 2, 3 anos. Maravilhado com ele e sentiu-se a camisola como se fosse um de nós e era. Foi a mais fácil votação de todas para mim. Para mim o melhor extremo direito do campeonato mesmo neste século e um dos melhores de sempre. Dominante era a palavra que o descrevia.

  • Joga_Bonito
    Posted Abril 15, 2020 at 3:07 pm

    Capucho deu muito ao Porto mas creio que Hulk ganha aqui.

  • FiliGon
    Posted Abril 15, 2020 at 3:10 pm

    Eu votei no hulk por motivos óbvios mas devo que confessar que em miúdo gostava muito do capucho. Saudações benfiquistas

  • Af2711
    Posted Abril 15, 2020 at 3:27 pm

    Hulk esmaga !

  • Jonas Sabimbi
    Posted Abril 15, 2020 at 3:38 pm

    Nem precisei de ver os outros. Hulk. Nunca vi um jogador assim em Portugal.
    O meu jogador preferido do Porto de Sempre. Coloco acima de Deco (era mágico, mas preferia o Hulk), Falcão, Jorge Costa, etc.
    Ps: Só acompanho futebol desde 2002

  • kiterioVFC
    Posted Abril 15, 2020 at 3:43 pm

    Hulk sem dúvidas!

  • Daniel Alves
    Posted Abril 15, 2020 at 3:57 pm

    Hulk, acho que facilmente ganha, dá para ver pela percentagem. Dos outros, lembro-me mais do Capucho, que me lembro de ele marcar um golo de chapeu ao Moreira que me deixou de boca aberta…e furioso ao mesmo tempo, porque era o 3-1 para o Porto (o jogo ficou 3-2). Época 01/02.
    É este o golo que falo https://youtu.be/Qi_sKc0se-I

  • Turiacus
    Posted Abril 15, 2020 at 4:03 pm

    Tal como muitos users já o disseram, esta é sem dúvida a mais fácil de todas até agora! Vê-se até pela percentagem dos votos que o Hulk esmaga a concorrência.
    Um dos melhores que vi de azul e branco, uma autêntica besta!

  • T. Pinto13
    Posted Abril 15, 2020 at 4:47 pm

    Hulk
    Adoro o jogador

  • Khal Drogo
    Posted Abril 15, 2020 at 4:49 pm

    O Hulk foi um dos melhores jogadores a atuar em Portugal. Portanto, o voto, para mim e pelos vistos para a maioria, é óbvio.

  • Francisco Ramos
    Posted Abril 15, 2020 at 5:30 pm

    Apenas não vi o Jaime, mas tinha que votar Hulk.

    Hulk foi aquele que mais contribuía ao longo do jogo todo, não só com golos e assistências, mas com a intervenção que tinha no jogo, na maneira como mobilizava mais que um defesa e como empolgava os adeptos naquelas transições ofensivas. Uma palavra para Capucho, jogador elegante, cheio de técnica, um falso lento (tal como Barbosa), que gostei imenso de ver jogar. Pena não ter golo.

  • Valderrama
    Posted Abril 15, 2020 at 6:07 pm

    Um pouco off topic mas chamo a atenção para a quantidade absolutamente descomunal de craques que jogaram com o Sérgio Conceição, provavelmente o jogador português de sempre que teve maior número de grandes estrelas como companheiros de equipa

    • André Dias
      Posted Abril 15, 2020 at 6:56 pm

      Não acredito que ultrapasse Cristiano, Figo e Rui Costa nesse aspecto.

      • Valderrama
        Posted Abril 15, 2020 at 7:58 pm

        O Rui Costa não tenho dúvidas que superou. Mesmo em relação ao Cristiano e ao Figo, depois de fazer esta lista fico convencido que terá sido mesmo o número um, a qualidade em Itália naquela altura era absurda e o Conceição trocou bastante de clube.

        Então aqui vai, a lista é longa:
        – Guarda redes – Baía, Peruzzi, Buffon e Pagliuca
        – Defesas – Thuram, Benarrivo, Zanetti, Cannavaro, Materazzi, Samuel, Couto, Stam, Nesta, Gamarra, Ricardo Carvalho, Nesta, Cordoba, Mihajlovic, Sensini
        – Médios – Nedved, Simeone, Matías Almeyda, Mendieta, Veron, De la Peña, Stankovic, Micoud, Seedorf, Lombardo, Albertini, Emre, Deco, Witsel e Fellaini
        – Avançados – Salas, Mancini, Boksic, Vieri, Jardel, Ravanelli, Di Vaio, Ronaldo, Zamorano, Recoba, Adriano, Cláudio Lopez e Crespo.

        Parece daqueles anúncios antigos da Nike com os craques todos, impressionante!

        • The Mo
          Posted Abril 15, 2020 at 8:28 pm

          Sérgio Conceição jogou ao lado desses craques todos, maioritariamente no Porto, Parma, Lázio e Inter, e em todas essas equipas foi um jogador importante.
          Mesmo jogando ao lado de estrelas, ele conseguiu destacar-se.
          Um jogador a quem nunca lhe deram o devido valor, basta ver um user aqui em baixo a dizer que ele era sobrevalorizado, enfim.

        • André Dias
          Posted Abril 15, 2020 at 9:20 pm

          Rui Costa jogou com Toldo, Batistuta, Gattuso, Serginho, Maldini, Dida, Nesta, Shevchenko, Pirlo, Schwarz, Kaladze, Abel Xavier, Seedorf, Nuno Gomes, Inzaghi, Costacurta, Ambrosini, Di Livio, Couto, Cafú, Chiesa, Kaká, João Pinto, Simic, Tomasson, Abbiati, Paulo Sousa, Dimas, Stam, Pancaro, Di Maria, Simão, Rivaldo, Gilardino, Cardozo, Roque Júnior, David Luiz, Helveg, Redondo, Albertini, Chamot, Crespo, Veloso, Mozer e Vieri. Provavelmente podia incluir mais jogadores da Fiorentina mas não me lembro bem das equipas dos Viola.

          Posso ir ver Figo e Ronaldo se quiseres mas não acredito mesmo que Sérgio Conceição seja o português que teve mais estrelas como colegas de equipa.

          • Valderrama
            Posted Abril 15, 2020 at 11:51 pm

            Pois, realmente acho que a equipa do Rui Costa não tem tantos nomes. Principalmente por só ter tido dois clubes em Itália, sendo que a Fiorentina não tinha a mesma capacidade financeira que as equipas onde esteve o Conceição

  • Madame Tatica
    Posted Abril 15, 2020 at 7:04 pm

    Hulk.
    No momento de forma que cá teve e com a robustez e velocidade que apresentava, não ficava em nada a dever ao Adama Traoré a meu ver e este último teve um endeusamento surreal nos últimos tempos.
    Tenho pena de não ter visto o Hulk num grande clube das big-5.

    • B.Jardim
      Posted Abril 16, 2020 at 12:18 am

      Muito melhor que o Traoré.

    • Kacal
      Posted Abril 16, 2020 at 5:32 pm

      Para mim o Hulk do Porto de AVB para a frente era superior ao Traoré actual até. O Incrivel apesar da sua parte física, mesmo em espaços curtos e mais apertado conseguia resolver as situações e tinha técnica para tal, o Traoré tem bem mais dificuldade sem espaço para correr e em termos de tomada de decisão é pior. Além disso a parte mental era aspecto forte do Hulk na altura e o Adama peca um pouco.

    • Jay-Jay Okocha
      Posted Abril 16, 2020 at 9:35 pm

      Entendo a comparação, ja a fiz. Em termos atleticos sao muito semelhantes. A força do remate tambem. Mas de resto, Hulk era bem mais completo sim.

  • Rodrigues17
    Posted Abril 15, 2020 at 8:16 pm

    Sera esta votação com maior percentagem neste 11? A meu ver vai ser juntamente com Deco !

  • NDinga
    Posted Abril 15, 2020 at 11:06 pm

    Hulk.

Deixa um comentário