Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Guardiola é o melhor do mundo tacticamente, mas não gosto do seu relacionamento com os jogadores»

Já não é o primeiro jogador a afirmar algo do género, no entanto quando se é um flop, como foi no Bayern, fica sempre a dúvida se a sua visão não está ‘condicionada’.

Em declarações ao Goal, Mehdi Benatia, antigo central do Bayern, clube onde foi orientado por Pep Guardiola, falou da experiência com o técnico catalão e, apesar dos elogios ao nível da compreensão do jogo, deixou uma crítica ao treinador do Manchester City: “Guardiola é taticamente o melhor treinador do mundo e não vejo ninguém melhor do que ele, mas não gosto muito do tipo de relacionamento que tem com os jogadores. Esse é um ponto onde ele não me impressiona”. Por outro lado, questionado sobre a possibilidade de Guardiola orientar a Juventus, clube por onde também passou, Benatia preferiu elogiar Sarri: “Ele pode ter o perfil certo para a Juve, mas, na minha opinião, Sarri tem uma excelente ideia do futebol. Talvez este ano tenha sido um pouco mais complicado para a Juve, mas as mudanças exigem sempre paciência. Além disso, não devemos esquecer que estamos a falar de uma equipa que ainda disputa tudo. Nesse sentido, analisando o trabalho, até agora tem sido bom e não acho justo falar de outros treinadores neste momento. A Juve tem um bom treinador”

25 Comentários

  • Kacal
    Posted Abril 17, 2020 at 4:25 pm

    Ninguém agrada a todos e Guardiola parece ser daqueles que ou adoram ou não apreciam. Pelo menos há alguns casos de jogadores que não se deram muito bem com ele e até mudaram de ares, embora a maioria tenha corrido bem.

    • felisbertom
      Posted Abril 17, 2020 at 5:11 pm

      Uma maioria esmagadora, diria eu. Contam-se nos dedos de uma mão os jogadores que se deram mal com ele e que fizeram declarações públicas acerca disso. Nada mau para quem já leva 13 anos de treinador.

      Como quase tudo na vida, há sempre um meio termo. Há quem o aprecie muito, há quem pouco lhe aprecie, há quem o deteste e há quem lhe seja indiferente. O mais importante nisso tudo é que sejam profissionais no cumprimento das suas obrigações futebolísticas e que sejam respeitosos para com o próximo.

      Uma das coisas que admiro em Guardiola, entre vários outros atributos, é a total indisponibilidade de vir a público queixar-se ou falar mal dos jogadores com os quais já trabalhou.

      • Kacal
        Posted Abril 17, 2020 at 8:24 pm

        Talvez, sei uns nomes que não gostam muito dele e é público, mas sim a esmagadora maioria deu-se bem.

        Sobre o resto, subscrevo.

      • Rui Miguel Ribeiro
        Posted Abril 18, 2020 at 5:58 pm

        A julgar pela elencagem feita por outros comentadores, os dedos de uma mão são muito escassos.

        • felisbertom
          Posted Abril 18, 2020 at 9:03 pm

          Essa elencagem tem muito que se lhe diga hehehehe

          – Yaya Touré (dispensado por Guardiola, tanto do Barcelona como do Manchester City)

          Acusou Guardiola de ser racista e de lhe ter posto de lado. O mesmo Guardiola que actualmente conta com Sané, Gabriel Jesus, Benjamin Mendy e Fernandinho

          – Samuel Eto’o (dispensado por Guardiola do Barcelona)

          Afirmou que não gostava dos métodos utilizados por Guardiola e de este lhe ter posto de lado. Acusou Guardiola de lhe ter tentado dar lições de como atacar e de dar preferência ao Messi na posição a ocupar dentro de campo. Afirmou ainda que se o Barcelona ganhou algo, devia-se a ele e que Guardiola ainda lhe iria pedir perdão.

          – Zlatan Ibrahimović (dispensado por Guardiola do Barcelona)

          Acusou Guardiola de o ter afastado da equipa principal após o ter questionado acerca das suas opções tácticas. Afirmou ainda que Guardiola estava a sacrificar alguns jogadores em função de Messi. Chamou-o ainda de “cobarde invertebrado” na sequência da derrota nas meias-finais da Liga dos Campeões, contra o Inter de Milão e acusou Guardiola de se ter escondido dele no balneário.

          – Joe Hart (dispensado por Guardiola do Manchester City)

          Não há registo de alguma declaração negativa acerca de Guardiola por parte de Joe Hart. O inglês disse que Guardiola sempre foi muito claro com ele e que ele deu-lhe a possibilidade de fazer a sua escolha e apelidou-o de génio.

          – Mario Mandžukić (transferiu-se para a Juventus)

          Acusou Guardiola de lhe ter desrespeitado e de lhe ter boicotado, por não o ter utilizado na final da Taça da Alemanha, permitindo que ele se tornasse no melhor marcador da época, e também por lhe querer atribuir outras funções dentro de campo.

          – Mario Götze (transferiu-se para o Borussia Dortmund)

          Elogiou Guardiola, considerando-o como sendo um dos melhores treinadores do mundo, mas ao mento tempo acusou-o de ter alguma falta de empatia e de não pensar muito nos jogadores fora do campo.

          – Franck Ribéry

          Acusou Guardiola de não ter experiência, e de às vezes “falar demais, quando o futebol é muito fácil”. Disse ainda não precisar que lhe digam o que fazer dentro de campo, sendo que para ele o essencial é a motivação que o treinado lhe transmite.

          – Cesc Fàbregas

          Afirmou que o seu relacionamento com Guardiola mudou quando este lhe pediu maior rigor táctico dentro de campo. “Com Guardiola, não entendia bem o sistema. Eu preciso da minha mobilidade, participar mais do jogo”.

          Repare, é muito fácil listar nomes sem sequer expor as declarações desses mesmos jogadores. Mas uma mentira repetida mil vezes não passa a ser verdade. Como bem disse o Visão de Mercado, há que analisar primeiro o conteúdo dessas mesmas declarações, pois algumas parecem estar bastante “condicionadas”. Aceito perfeitamente as críticas de Mandžukić, Götze, Ribéry e Fàbregas, dado que se tratam de divergências de opinião bastante normais, tanto que isso não afectou a utilização desses mesmos jogadores por Guardiola. Em relação ao Ibrahimović, bom, cabe a cada um fazer a sua leitura.

          Posso também, para cada um desses jogadores, lhe indicar pelo menos 5 que fizeram parte do mesmo plantel e que elogiaram e ainda elogiam publicamente Guardiola, apesar de já não trabalharem com ele.

          Posso também afirmar que não há um único jogador que corrobore as versões de Touré, Eto’o e Ibrahimović.

          Se isso é suficiente para afirmar que o ponto fraco de Guardiola é o relacionamento com os jogadores, mais uma vez, cabe a cada um. Para mim não é. :)

  • Nazgul
    Posted Abril 17, 2020 at 6:00 pm

    Concordo que o ponto fraco do guardiola è o relacionamento com os jogadores, mas dizer que sarri tem uma excelente ideia de futebol só se for na PlayStation a juve tem um futebol sofrível de se ver …

    • Pedro Almeida
      Posted Abril 17, 2020 at 8:31 pm

      E as épocas passadas desaparecem porque não está a potenciar a Juve? Memória curta…

      • Nazgul
        Posted Abril 17, 2020 at 9:10 pm

        Quais épocas? O Chelsea jogava bem? Só o Nápoles jogou bom futebol!
        Você fala do sarri como se fosse um treinador de títulos, mas até hoje tem uma liga Europa pelo Chelsea nada mais …

        • Giuseppe F
          Posted Abril 18, 2020 at 12:42 pm

          Os títulos tem alguma coisa a haver com jogar bom futebol? Este é o primeiro trabalho do Sarri com real obrigação de vencer alguma coisa.

          Até há bem pouco tempo eu achava o Sarri um dos melhores do mundo (e continuo a ter essa opinião), sem nunca ter ganho um troféu.

          • Nazgul
            Posted Abril 18, 2020 at 1:36 pm

            Isso è porque o sarri não treina o seu clube, ou meta la o sarri no seu clube 3 anos sem ganhar nada a ver se você gostava …

            • Giuseppe F
              Posted Abril 18, 2020 at 2:00 pm

              Jovem, o meu clube nem com o Guardiola…

              Eu não emito juízos de valor de alguém com base no seu palmarés.

              SL

  • Flavio Trindade
    Posted Abril 17, 2020 at 9:12 pm

    Faz sentido e percebe-se o porquê.

    Guardiola é para mim também o melhor treinador do mundo.

    Tem um modelo de jogo que depois de treinado e bem aplicado é quase infalível.

    Mas essa obsessão pela perfeição do modelo leva a que tenha que robotizar os seus jogadores e a maior parte não gosta.

    Nunca o vi malhar forte num jogador em público por exemplo como outros fazem amiúde, mas dentro de portas é fácil de perceber que a maioria não aprecia a postura nem a falta de empatia para com o grupo.

    O ideal é criar um grupo de trabalho harmonizado mas entre ganhar com alguém que não se gosta ou perder com alguém que se gosta muito, se calhar é preferível a primeira…

    O resto é notório.
    Mourinho no seu bom tempo era um agregador e um mastermind no balneário, Simeone funciona na mesma linha, e já com Klopp percebe-se claramente que o treinador tem o grupo na mão e que existe quase uma idolatria na relação treinador/jogador.

    • felisbertom
      Posted Abril 17, 2020 at 10:10 pm

      Concordo em parte com o seu comentário. Quando diz que “…a maioria não aprecia a postura nem a falta de empatia para com o grupo.”, baseia-se em quê?

      É que a mim parece-me que ele tem as portas abertas tanto em Munique como em Barcelona, a avaliar pelas declarações dos presidentes dos respectivos clubes. E ainda não me dei conta de qualquer objecção por parte do plantel desses mesmos clubes.

      • Flavio Trindade
        Posted Abril 17, 2020 at 10:24 pm

        Em Barcelona sim, até pela identificação de Pep com o clube.

        Em Munique essa realidade não existe.

        Desde Beckenbauer que nunca gostou muito de Guardiola passando por quase todo o plantel (basta ver o que disseram Ribery, Muller, Mandzukic, Gotze…)

        E mesmo em Barcelona não fez muitos amigos já que Yaya Toure, Ibrahimovic (É conhecidissima a neurose do sueco com Pep) e até Fabregas não iam muito à bola com ele.

        Vamos ver o que acontecera depois de sair do City

        • felisbertom
          Posted Abril 18, 2020 at 12:09 am

          Certamente haverá casos de jogadores descontentes com as opções tomadas pelo treinador (Ibrahimovic, Touré e Mandzukic) ou com um ou outro aspecto da personalidade de Guardiola (Ribery, Gotze e Muller). Todavia, esses nunca poderão ser considerados como uma “maioria”.

          Em relação a Beckenbauer, não há registo de opiniões negativas acerca de Guardiola. Quando muito, existem críticas e reparos ao futebol praticado na altura.

          Mantenho a minha opinião de que o regresso de Guardiola a qualquer uma dessas equipas seria bem visto, uma vez que não há opiniões públicas negativas que sugiram o contrário.

        • Chico
          Posted Abril 18, 2020 at 6:05 pm

          O Eto’o também o odeia e disse coisas muito más sobre ele.

    • Nazgul
      Posted Abril 17, 2020 at 11:19 pm

      Nunca vimos o guardiola malhar forte num jogador em público, mas já o vimos desprezar muitos jogadores dentro do balneário, existem bastantes relatos e em todas as equipas por onde passou:
      Bayern: gotze, Ribery, manzu
      Barcelona: ibra, fabregas
      City: yaya, joe hart
      Isto aqueles que falaram publicamente, mas como é óbvio ninguém è perfeito e no futebol todos gostamos mais de X do que Y , mas um treinador tem de ser humano e parece me que falta um pouco disso ao guardiola, baseia-se muito nas vitórias para manter o grupo e no bom futebol!

    • Nazgul
      Posted Abril 17, 2020 at 11:19 pm

      Nunca vimos o guardiola malhar forte num jogador em público, mas já o vimos desprezar muitos jogadores dentro do balneário, existem bastantes relatos e em todas as equipas por onde passou:
      Bayern: gotze, Ribery, manzu
      Barcelona: ibra, fabregas
      City: yaya, joe hart
      Isto aqueles que falaram publicamente, mas como é óbvio ninguém è perfeito e no futebol todos gostamos mais de X do que Y , mas um treinador tem de ser humano e parece me que falta um pouco disso ao guardiola, baseia-se muito nas vitórias para manter o grupo e no bom futebol!

      • DYI
        Posted Abril 18, 2020 at 1:01 pm

        Espanta me ninguém ter mencionado o Eto’o, possivelmente um dos jogadores que menos gostou de trabalhar com Guardiola.

    • Joga_Bonito
      Posted Abril 17, 2020 at 11:45 pm

      Excelente comentário.

    • Joao Duarte
      Posted Abril 18, 2020 at 8:44 pm

      O modelo do Guardiola não robotiza jogadores, é totalmente o oposto!

      • Joga_Bonito
        Posted Abril 18, 2020 at 8:55 pm

        A quase imposição de passar sempre e abdicar de jogadas mais individuais é uma espécie de robotização, os jogadores têm um futebol de passe pensado e não estão tão habituados a jogarem per si. Basta ver o que aconteceu à Espanha no mundial de 2018, quando se esgotou a magia que alguns ainda dava, tornou-se uma sucessão de passes secante e sem eficácia. Não é que Guardiola castre completamente a iniciativa individual, mas pressiona muito pela opção passe e isso de certo modo condiciona os jogadores.

  • Chico
    Posted Abril 18, 2020 at 2:18 pm

    Para mim, o Guardiola é o melhor treinador do mundo. No entanto, pelas conferências de imprensa e outros momentos semelhantes dá para supor que seja uma pessoa insensível e perfeccionista. O relato de múltiplos atletas corrobora isso mesmo.

  • Meu nome é Toni Sylva
    Posted Abril 20, 2020 at 4:12 am

    A ideia que tenho do Guardiola é que tem uma postura muito objectiva, científica, profissional, de se focar exclusivamente no futebol, e depois sem grande contacto com os jogadores para além disso.

Deixa um comentário