Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

“Não vou doar para a luta contra o coronavírus, faço o que quero com o meu dinheiro”

Imagem: Daily Mail

Sempre teve uma postura diferente de Weah, Eto’o ou Drogba, que gostam de ter um papel activo na sociedade.

Emmanuel Adebayor, avançado do Olimpia, está em isolamento em Lomé, capital do Togo, e tem sido criticado pela inacção na luta contra o novo coronavírus, talvez por isso tomou uma posição polémica: “Para todos os que dizem que não vou doar dinheiro, vou ser muito claro: não dou mesmo. É muito simples. Faço o que quero e como quero. Há sempre pessoas que vão dizer que não fiz uma doação em Lomé”, disse o jogador que passou pelo Arsenal, City ou Real Madrid, citado pelo AS. “Algumas pessoas pensam que fui eu a introduzir o vírus em Lomé. É muito triste que pensem assim, mas este país é assim. Podem comparar-me com o Eto’o ou com o Drogba, mas eu infelizmente não sou um deles. Sou Emmanuel Sheyi Adebayor e vou fazer sempre o que quiser”, acrescentou.

32 Comentários

  • J Silver
    Posted Abril 23, 2020 at 10:58 am

    Está no seu direito e é de aplaudir o facto de haver liberdade para isso ser possível.

    • Chico
      Posted Abril 23, 2020 at 8:05 pm

      Aplaudir alguém por dizer algo tão lixo?

      • J Silver
        Posted Abril 23, 2020 at 9:00 pm

        Eu não o apaludi por dizer o que disse. Aplaudi o facto de haver liberdade para ele dizer isso e de haver liberdade para ele poder fazer o que quiser com o dinheiro. Na verdade guio-me por valores bem opostos a este mas no mundo em que vivemos não há argumentação lógica/legal que sustente uma crítica ao que ele disse. É uma questão de moralidade/compaixão e não o censuro por ele não a demonstrar. Não concordo, mas aceito.

    • Chico
      Posted Abril 23, 2020 at 8:06 pm

      Há muita coisa para aplaudir, mas não isto. Ou também vamos começar a aplaudir racistas, misóginos, etc pq têm coragem de proferir as suas opiniões hediondas publicamente?

      • J Silver
        Posted Abril 23, 2020 at 9:01 pm

        Esses exemplos de que falas expressam ódio irracional direccionado a pessoas inocentes. Este aqui limitou-se a dizer que o dinheiro é dele. São coisas bem diferentes.

        • DNowitzki
          Posted Abril 23, 2020 at 10:26 pm

          E a dizer que não vai gastar um cêntimo para salvar a vida de outra pessoa. Não é ético, não é moral, não é humano.

          • Hugorr
            Posted Abril 24, 2020 at 1:38 am

            Partindo do principio que muitos dos comentadores assiduos aqui no Visão de Mercado também não o terão feito… deixam todos de ser humanos?

  • Dca
    Posted Abril 23, 2020 at 11:59 am

    Ele tem razão no que diz, no entanto acho que nesta altura não lhe fazia mal e fazia bem à sociedade. Se todos os ricos pensassem assim..

  • M'difh
    Posted Abril 23, 2020 at 12:06 pm

    Goste-se ou não da postura e da moralidade da acção ou falta dela, tem de se apreciar a sinceridade e clareza das suas palavras. Mostra que é uma pessoa honesta, sem papas na língua e que diz o que realmente pensa sem espinhas encravadas, ao contrário de 99,999% da Humanidade. Deplorável é ver colegas de profissão a fazerem todo o tipo de filmes e acções caridosas (no sentido literal do seu significado) e a “mostrarem” o exemplo, e depois não cumprem a simples norma de ficar em casa. O show off que se vê hoje em dia mas redes sociais é a demonstração mais pura da falsidade e da hipocrisia do ser humano.

    Mas a vida segue e os homens honestos traçam o seu caminho, sem olharem e sem forjarem as opiniões dos outros. Eles não precisam!!

    • AndreChaves9
      Posted Abril 23, 2020 at 12:15 pm

      Não acho que seja hipocrisia alguém doar milhares de milhares e depois andar na rua… Não estar disposto a todos os sacrifícios mas ajudar na mesma que acaba por ser mais importante.

      • M'difh
        Posted Abril 23, 2020 at 1:27 pm

        Claro que é hipocrisia, fazer as coisas para a fotografia não é nada mais nada menos que pura hipocrisia. Uma personalidade famosa sabe perfeitamente que qualquer acto público da sua parte vai atingir repercussões nacionais ou internacionais. De que vale doarem dinheiro para ajudar os outros se depois andam na rua, possivelmente infectados, a prejudicar os outros. Se querem ajudar com dinheiro, tudo bem, a Humanidade agradece, mas não são obrigados. Se querem mesmo realmente ajudar, então dêem o exemplo e cumpram as normas de segurança. Ajudar com dinheiro mas prejudicar quebrando as regras de segurança é simplesmente hipocrisia. Quem não souber reconhecer isso então que reflicta profundamente sobre o que anda a fazer neste paraíso dantesco.

    • Filipe22
      Posted Abril 23, 2020 at 3:26 pm

      Se um xenófobo for para o Facebook mandar postas de pescada não é criticado por isso? Nem sempre dizer tudo o que se pensa é bom

      • Joga_Bonito
        Posted Abril 23, 2020 at 7:34 pm

        Exacto. Se há liberdade para dizer o que se quer, também há a liberdade dos outros em criticar. Se ele faz gala de ser egoísta tem de entender que há quem se enoje com isso.

  • Eder26
    Posted Abril 23, 2020 at 1:02 pm

    Ele não doa porque não acredita que o seu dinheiro vá ser bem empregue. Se os países desenvolvidos como Portugal são de desconfiar no que toca a corrupção, imaginem países como o Togo. Se for para políticos enfiarem nos seus bolsos, mais vale não dar nada mesmo. É pena que seja assim, mas ele deve saber as coisas que se passam no seu país, melhor que nós.

  • Joga_Bonito
    Posted Abril 23, 2020 at 1:16 pm

    Se por um lado aprecio ao menos a sinceridade e o facto de não querer posar de humanitário, ao contrário de hipócritas que posam para as câmaras só para ganharem com isso, por outro lado não esclarece porque não doa.
    Porque se disser que não doa porque suspeita que o dinheiro seja desviado até entendo. Se disser que não doa porque a investigação médica conta já com muitos biliões e seria mais útil apoiar outras causas até entendo.
    Agora se é por pura falta de sensibilidade e ainda quer fazer gala disso, é livre de o fazer, como eu sou livre de dizer que mostra ser uma m***** de pessoa.
    Se não tem sensibilidade humana ao menos não venha fazer gala disso. Ah, e se um dia cair na miséria já sabe que ninguém terá a obrigação de o apoiar, é que isto da solidariedade deve ser recíproco.

    • Acarub
      Posted Abril 23, 2020 at 7:53 pm

      Na minha opinião esclarece muito bem, porque não quer, e isso é razão totalmente valida.

    • Af2711
      Posted Abril 24, 2020 at 3:31 am

      Na verdade esclarece bastante. Já o vi utilizando a hashtag #StayHome em redes sociais. Se isto é indício de que se preocupa e busca conscientizar as pessoas? Depende da interpretação de cada um. Para mim, sim. Isto para mim não é vangloriar-se ou “fazer gala”. A questão foi posta em discussão, ele tem sido criticado e respondeu, oras.

      – Eu tinha 16 anos. Tudo que tentava era ajudar minha família, mas eles me colocavam muita pressão. Eu não pude lidar com isso. Quando uma família é pobre, todos são pobres e há uma enorme solidariedade. As pessoas levariam um tiro por você. Mas quando você faz por um, é como se devesse a todos. No Metz, eu ganhava quase 3 mil libras por mês. Minha família pediu uma casa valendo 500 mil libras. O clube estava cansado pelo meu comportamento. Eu me lembro de sentar na minha cama em uma noite e só pensar: “O que estou fazendo aqui? Ninguém está feliz comigo, então qual a razão de viver?” – lembrou Adebayor.

      Ele já foi alvo de golpe entre os próprios familiares.
      Posto isto em causa, como disseste, é imoral ele não querer gastar dinheiro na luta com o coronavírus? Discordo frontalmente disto.
      Togo entra constantemente em listas dos 50 países mais corruptos do mundo, qual é a garantia de que a ajuda dele chegará ao destino certo?

      • Joga_Bonito
        Posted Abril 24, 2020 at 11:39 am

        A questão não é ter sido enganado. A corrupção há em todos os países. A questão é ele dizer que não quer ajuda porque sim e isso mostra indiferença. Não disse que não iria ajudar porque suspeitava aonde fosse o dinheiro, eu deixei claro que entenderia se fosse por conta disso.

  • B.Jardim
    Posted Abril 23, 2020 at 1:20 pm

    Percebo perfeitamente. Nunca se sabe onde o dinheiro vai parar ou se é bem utilizado. Além disso, existem outras formas de gerar valor para a sociedade. Um exemplo obvio é o Bill Gates, que gerou mais desenvolvimento com a Microsoft do que com qualquer doaçao bilionária.

    • Chico
      Posted Abril 23, 2020 at 8:03 pm

      Tens noção da quantidade de investigação científica que apenas foi realizada devido à fundação dele? Leio inúmeros papers de investigações financiadas por ele. Fora as ações de solidaridariedade. A solariedade sob a forma de doação, é um processo ineficaz, como todos o são. Mas o estado social é claramente o menos ineficaz. Não havendo a possibilidade realista de derrubar o sistema em que vivemos, acho que só fica bem aos milionários em doar parte da sua fortuna para o bem comum. Quem não o faz, para mim é um lixo.

      • AGomes
        Posted Abril 23, 2020 at 8:44 pm

        subscrevo, chico!

      • B.Jardim
        Posted Abril 23, 2020 at 9:20 pm

        E tens noção de quantos dessas investigações foram feitas num sistema operativo Windows? E quantos outras melhorias a nível de software e de hardware e consequentes benefícios sociais não nasceram devido à empresa capitalista Microsoft?
        Concordo que se deve doar quando se tem perfeita noção do que é que acontece ao dinheiro, como no caso de investigação cientifica. No entanto, mesmo nesses casos o dinheiro não está a ser dado propriamente a pessoas pobres e o Bill Gates gera valor de muita dessa investigação, não sendo assim tão diferente de ter um departamento de investigação na empresa.
        Mas quero que fique claro que a doação pode ser uma excelente forma de repartir o capital. Discordo é que seja mais eficiente do que, por exemplo, criar uma empresa que, por mais preocupada que esteja em gerar dinheiro, acaba também por gerar bem estar geral com as tecnologias que desenvolve e coloca no mercado.

      • DNowitzki
        Posted Abril 23, 2020 at 10:22 pm

        É isso aí, seu Francisco!

  • Kacal
    Posted Abril 23, 2020 at 2:16 pm

    Não percebi, ele está a dizer que a comunidade do seu país não é grata com ele e o critica por tudo e por nada, que o acusam de ter trazido o vírus e que agora querem ajuda? Se for isso, realmente compreendo porquê não é apenas nos maus momentos que devemos ser bons uns com os outros, agora que precisam é que querem ajuda. Agora se ele simplesmente não lhe apetece, aí acho mal porquê tem mais que os outros e devia ser solidário. Mas seja como for, está no seu direito e resta aceitar.

  • T. Pinto13
    Posted Abril 23, 2020 at 7:17 pm

    Depois do que já lhe aconteceu no passado é perfeitamente normal, aliás num país destes até seria complicado o dinheiro chegar ao destino.
    E aqui volto ao essencial o dinheiro é dele e ele faz o que quiser com o mesmo

  • Mantorras
    Posted Abril 23, 2020 at 8:18 pm

    Claramente e uma opcao sua, assim como qualquer tipo de opiniao que dai as pessoas formem na sua cabeca da pessoa dele tambem e uma opcao delas.

  • Jay-Jay Okocha
    Posted Abril 23, 2020 at 9:50 pm

    Podia doar 2€ a wikipedia, não lhe custava nada

  • Af2711
    Posted Abril 24, 2020 at 3:12 am

    Certíssimo. Dinheiro dele, regras dele.

Deixa um comentário