Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Arouca e Vizela sobem à II Liga

Justo? Era complicado arranjar um bom critério, tendo em conta que a FPF excluiu a hipótese playoffs, mas aqui o problema é que o grau de dificuldade nas 4 séries é diferente, o que faz com que esta solução seja dificil de aceitar, sendo certo que por exemplo neste capítulo o Vizela tem mérito, já que estava numa série forte.

Vizela e o Arouca são os clubes indicados pela Federação Portuguesa de Futebol para subirem à II Liga. Sem autorização para que o campeonato fosse retomado e na impossibilidade de disputar o playoff de acesso à segunda divisão, o organismo contou para efeitos de subida os dois clubes que lideravam as respetivas séries e que tinham mais pontos conquistados à data da paragem. Comunicado da FPF: “A Direção da Federação Portuguesa de Futebol deu por terminadas, a 8 de abril, as provas nacionais seniores não-profissionais que organiza. Na mesma data, decidiu que analisaria «de que forma serão indicados os dois clubes que acedem à II Liga de futebol». O Decreto-Lei 18-A/2020, de 23 de abril, autorizou as federações a proceder às alterações regulamentares necessárias para dar resposta a constrangimentos causados pela emergência de saúde pública relacionada com a pandemia COVID-19. A 24 de abril, a UEFA indicou às federações que deveriam ter em conta o mérito desportivo sempre que não fosse possível terminar em campo uma competição. No dia 30 de abril, o Conselho de Ministros decidiu que só autorizará a realização de jogos da Liga NOS e a final da Taça de Portugal. A FPF assinou com a Liga Portugal, a 1 de julho de 2016, um contrato que estabelece, entre outros pontos, que ascendem à II Liga dois clubes do Campeonato de Portugal, em função do mérito desportivo. O Campeonato de Portugal é uma competição em duas fases. Na primeira, 72 clubes competem em 4 séries de 18 equipas. Os dois primeiros de cada série disputam um play-off para encontrar os dois a indicar à II Liga. O Campeonato de Portugal foi interrompido em março, quando faltavam disputar nove jornadas da primeira fase e todos os clubes se encontravam com o mesmo número de jogos. É manifesta a impossibilidade de utilizar o play-off para indicar à Liga Portugal os dois clubes com acesso à II Liga. Assim, a Direção da FPF reconhece o mérito desportivo e indicará, de entre os líderes das séries à data em que a prova foi dada por concluída, os dois clubes com maior número de pontos. Na época 2019/20 serão indicados para ascender à II Liga o Futebol Clube de Vizela, Futebol SAD (Série A) e o Futebol Clube de Arouca, Futebol SDUQ LDA (Série B)“.

29 Comentários

  • Tiago Silva
    Posted Maio 2, 2020 at 5:33 pm

    Não acho justo de todo, mas também sem se realizar jogos não consigo encontrar uma forma mais justa.

    E como é que vai ser com descidas? Descem os que já iam descer e sobem os das distritais? E na Segunda Liga descem o Casa Pia e o Cova da Piedade? Ou vai haver uma Segunda Liga com 20 equipas? Ainda há muitas questões a resolver e sem haver jogos vai ser sempre injusto.

    • AnswerPT
      Posted Maio 2, 2020 at 5:55 pm

      Sem dúvida! Não é justo pois haviam séries mais competitivas que outras! Poderiam ter feito um mérito desportivo diferente contabilizando apenas os pontos conquistados contra os 6 ou 7 primeiros pois aí já seria mais equilibrado!
      Em relação à 2ª Liga não concordo que Casa Pia e Piedade se mantenham! É premiar a mediocridade! Não merecem ficar na 2ª Liga.. não são 1,2 ou 3 pontos.. já são muitos!

      • kurt cobain
        Posted Maio 2, 2020 at 9:19 pm

        Sim, penso que essa alternativa seria muito mais válida. Não é por acaso que nas qualificações para o Mundial/Europeu se utiliza esse critério no apuramento para os playoff para que não haja equipas a beneficiarem de terem “sacos de pancada” nos respectivos grupos (se bem que também tem a ver com o nº de equipas em cada grupo variar).
        Alternativamente, não seria melhor organizar um playoff entre os primeiros de cada série com os jogos a serem disputados no espaço de 1 semana num estádio neutro com os custos em relação às medidas preventivas necessárias para a realização dos jogos a serem suportados pela FPF?

        • AnswerPT
          Posted Maio 2, 2020 at 11:38 pm

          Seria também uma excelente medida mas a Federação não está para gastar dinheiro nisso! Tal como seria uma excelente medida a criação de um CPP de elite – uma só divisão semi-professional com 18 equipas (4 melhores das 4 séries + Sporting B e outra) com o apoio do canal 11 que poderia transmitir diversos jogos!
          Ou seja, este vírus podia ter sido a solução para reformular e melhorar o futebol português! E nem assim conseguiram

          • P. Pereira
            Posted Maio 3, 2020 at 1:02 am

            Concordo com a criação de um campeonato entre o atual CP e a II Liga, só não sei é o que é o Sporting B esta aí a fazer. Acabaram a equipa quando iam para o CP, agora se vão voltar que voltem nos distritais como fazem as equipas novas.
            Cumprimentos

            • AnswerPT
              Posted Maio 3, 2020 at 9:29 am

              Seria uma solução que ajudaria também na promoção da própria liga! Obviamente que entendo o teu argumento e não deixa de ser verdade! Mas seria uma solução algo pacífica e boa para ajudar na própria divulgação do campeonato que poderia ter regras já muito próximas da 1ª e 2ª Liga… Por exemplo obrigatoriedade de campos de relva natural, jogadores teriam de ganhar pelo menos 1 salário mínimo nacional, pelo menos 2 ou 3 jogadores formados localmente etc.. Haveria tempo, espaço e dinheiro para o fazer mas mais uma vez nada foi feito e esta situação, sem sentido, de Arouca e Vizela subirem não tinha acontecido!

    • Sednem Semog
      Posted Maio 2, 2020 at 6:01 pm

      Parece que Farense e Nacional vão subir de divisão, logo tem de haver descidas. Caso contrário, também não deveria haver na 1a liga.

      • Tiago Silva
        Posted Maio 2, 2020 at 6:37 pm

        É diferente, na Primeira Liga vai-se terminar os jogos todos, portanto quem desce será determinado pelo que aconteceu em campo ao contrário da Segunda Liga. O Casa Pia já nem digo, mas o Cova da Piedade estava a 7 pontos do Vilafranquense e faltavam 12 jornadas por disputar, portanto ainda seria possível manterem-se. Neste momento é muito dificil subir-se do CNS para a Segunda Liga porque são imensas equipas e só 2 sobem, e por isso o Cova poderá ficar condenado a vários anos no CNS enquanto ainda tem a possibilidade de se manter. Mas acabo por concordar, é a solução mais justa sem ser terminar os campeonatos em campo.

        • AnswerPT
          Posted Maio 2, 2020 at 7:06 pm

          Claro que o Cova ainda se pode manter mas a probabilidade de isso acontecer é muito reduzida.. Mas o mais justo em função da suspensão da Liga é descer o Cova.. nada tenho contra o clube mas até à suspensão eles estavam em zona de descida e por 7 pontos! Não merecem! Caso fiquem será premiar a mediocridade – o mesmo para o Aves e Portimonenese! Uma coisa é discutirmos Benfica e Porto separados por 1 ponto! Outra são 7 pontos em 27 ou 30 possíveis! É ver na história quantos recuperaram!!

        • Miguel Pinho
          Posted Maio 2, 2020 at 7:48 pm

          Tiago Silva, na Segunda Liga faltam 10 jogos e não 12… Sendo a diferença de 7 pontos, acho que a decisao certa é o Cova descer. O Casa Pia já nem falo. SÃO 13 PONTOS de diferença. Seria uma vergonha ficarem na 2º liga

  • Pulga
    Posted Maio 2, 2020 at 6:33 pm

    Se fizessem moeda ao ar tinha mais justiça que isto.

  • RomeuPaulo
    Posted Maio 2, 2020 at 7:13 pm

    Esta decisão é extremamente injusta.

    Se queriam subir alguém, uma vez que há 4 séries, a única opção era subir o 1° classificado de cada série.

    Tenho praticamente a certeza que nem Vizela nem Arouca (especialmente este) faziam tantos pontos na Série C como fizeram nas suas séries.

    • Miguel Pinho
      Posted Maio 2, 2020 at 7:43 pm

      O plantel do Arouca é muito bom. Tem uma excelente equipa. Considero que Vizela Arouca Praiense e Alverca Real ou Olhanense, qualquer uma destas equipas tem niveis de plantel muito semelhantes..
      Creio que o Arouca na Série C lutaria taco a taco com o Praiense para o 1º lugar. Se não conheces, consulta o plantel do arouca, com vários jogadores que vieram da 2º Liga o ano passado quando eles descerem e contrataram jogadores como Marco Soares ou Pedro Moreira. O Fábio Fortes então é um jogador de nivel diferenciado. Um pouco como o Diogo Ribeiro do Vizela. Jogar com estes avançados no CP é “batota”

      • RomeuPaulo
        Posted Maio 2, 2020 at 8:11 pm

        Acredito que o Arouca pudesse lutar ou mesmo ficar em 1° lugar na Série C, mas volto a afirmar que tenho praticamente a certeza que não fazia tantos pontos como aqueles que fez na Série B.

        As equipas da Série C são muito competitivas e predomina um grande equilíbrio entre eles, são jogos que se definem quase sempre nos pequenos detalhes e, dado esse equilíbrio, é também bastante exigente garantir a manutenção (do 2° ao 14° são apenas 14 pontos de diferença, nas outras séries a diferença é sempre superior a 20 pontos).

        Isto também vale o que vale, mas nas últimas 2 épocas, as 2 equipas que saem desta série vão sempre às meias finais e uma delas acabou por subir.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Maio 2, 2020 at 8:27 pm

      Concordo. Faziam um alargamento da II Divisão por uma ano e subiam os 4 líderes das 4 séries. Este critério não tem grande….critério.

  • MiguelRosa
    Posted Maio 2, 2020 at 7:23 pm

    Qualquer solução, sem se jogar o que falta na II, era complicada e injusta. Foi o método mais simplista que arranjaram. Se foram pessoas dois que tiveram mais pontos, é um critério. Aceita -se, isso de haver séries mais competitivas vale o que vale. Pois, normalmente, só subiria o primeiro de cada uma, com playoff. Não há solução mágica nem simples. Na minha opinião nem a I liga devia ser terminada. Se o futebol é ópio do povo, desintoxique-se o povo. Amo mais a vida dos meus que o futebol. Era a Fifa dizer acabou tudo, e pronto. Quanto às questões económicas, sofremos todos, não só a indústria da bola. Os “ses” e “aindas” desta vida pouco interessam. Jogou-se o que se jogou. Se o clube x ainda podia.. ou o y talvez não descesse… nada significa nesta altura. A discussão que se faz e fará, com o alarido ódio e histeria do costume, é muito cultural. Haveria e há sempre quem esteja do contra, é humano. Pelo menos há decisões. Para quem já viu obscenidades nas secretarias, e a porcaria toda que já se passou no futebol do nosso país isto são peanuts de encher jornais. Só querem a I liga terminada porque não têm coragem para terminar um campeonato em que o 1° e o 2° estão a um ponto. O futebol português mete nojo. Mesmo o meu clube, está a pactuar com isto, mesmo merecendo acabar em quarto.

    • Joao Duarte
      Posted Maio 2, 2020 at 9:18 pm

      De todas as decisões, esta é a mais ridícula de todas. O facto das séries serem diferentes não vale o que vale. É das coisas mais importantes. Sendo assim seria mais justo por exemplo fazer a diferença para o segundo classificado.

  • Miguel Pinho
    Posted Maio 2, 2020 at 7:51 pm

    É impossível agradar a todos. Seria impossível reatar as competições. Os clubes do CP n tem estádios que preencham os requisitos que a DGS exige, têm de ser feitos regularmente aos jogadores e os clubes n conseguem cumprir os custos. Não subir ninguem num campeonato de 72 equipas tb seria ridiculo… Assim, e apesar de essa questão das séries serem diferentes tb ser verdade, sobem as 2 equipas com mais pontos… Onde a FPF esteve mal no meu ponto de vista foi ter dado esperanças aos clubes de que um play-off fosse possível. Creio que seria sempre mt difcil pelas razões que referi atrás. Parabéns ao Vizela e ao Arouca

    • Joao Duarte
      Posted Maio 2, 2020 at 9:16 pm

      Este critério de seleção é absurdo e abjeto. As séries são totalmente diferentes, não podes descriminar umas em relação a outras. Esta decisão, das qui vi até agora pelo mundo fora, é a mais ridícula é injusta que já vi. É inacreditável.

  • Joga_Bonito
    Posted Maio 2, 2020 at 7:52 pm

    Patético! Preparem-se para o caos jurídico que isto vai criar. Do ponto de vista legal, antes que tudo, o facto de a I liga ser terminada e haverem descidas em campo mas a segunda liga não ter subidas vai gerar um princípio de desigualdade jurídica nas classificações. A Liga pode ser condenada por aplicar padrões distintos a situações iguais.
    Preparem-se!

    • AnswerPT
      Posted Maio 2, 2020 at 8:06 pm

      2ª Liga não vai ter subidas? Não estava tão certo disso!

      • Joga_Bonito
        Posted Maio 2, 2020 at 8:40 pm

        Pode haver mudanças, mas se isto continuar assim ou não há subidas ou é tudo anulado.Com as mentes que lá temos tudo é possível.

        • AnswerPT
          Posted Maio 2, 2020 at 9:28 pm

          O Farense e Nacional sobem! Não digo 100% certo mas anda lá perto!

          • Joga_Bonito
            Posted Maio 2, 2020 at 10:25 pm

            Ok, é que tem havido muita contradição no que é dito. E depois há aquela questão dos processos que serão movidos, duvido que isto avance, sendo assim temos de equacionar a hipótese de haverem processos, porque isto de a I liga acabar a 100% e a II não é um absurdo.

            • AnswerPT
              Posted Maio 3, 2020 at 2:00 am

              Concordo! Mas a não ser que algo de muito anormal aconteça Farense e Nacional sobem.. Aves e Portimonense (talvez) descem

    • Antonio Clismo
      Posted Maio 2, 2020 at 9:18 pm

      Alegam que como foram medidas tomadas em estado de emergência não são passíveis de recurso e pronto, está feito.

      De qualquer das formas a FPF tem que elaborar planos para judar os clubes do CNS e todos juntos vão ter que decidir que tipo de futebol e que tipo de competições vão querer na próxima década, é que a coisa não está famosa.

  • MiguelRosa
    Posted Maio 2, 2020 at 8:44 pm

    Deviam descer os dois últimos da I e II, e subirem os dois primeiros da II, pelos critérios daqui. Enfim. Já enjoa, venha mas é um campeonato do início, se o vírus não for contido.

  • Antonio Clismo
    Posted Maio 2, 2020 at 9:16 pm

    Com o Covid-19 muitas coisas ficaram por esclarecer no CNS e no futebol português nomeadamente isto:

    https://www.youtube.com/watch?v=cyaDfbz_cmo

Deixa um comentário