Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Melhor avançado do Sporting nos últimos 28 anos?

Vamos nomear o melhor XI do Sporting nos últimos 28 anos, deixando a responsabilidade da eleição aos nossos leitores. Ficam as hipóteses para a posição de avançado.

Liedson – 2003/04 até 2010/11 – 313 jogos (172 golos)
Beto Acosta – 1998/99 até 2000/01 – 99 jogos (48 golos)
Iordanov – 1991/92 até 2000/01 – 222 jogos (70 golos)
Juskowiak – 1992/93 até 1994/95 – 87 jogos (31 golos)
Mário Jardel – 2001/02 até 2002/03 – 63 jogos (67 golos)
João Vieira Pinto – 2000/01 até 2003/04 – 146 jogos (32 golos)
Sá Pinto – 1994/95 até 1996/97 e 2000/01 até 2005/06 – 227 jogos (49 golos)
Bas Dost – 2016/17 até 2019/20 – 127 jogos (93 golos)
Slimani – 2013/14 até 2016/17 – 111 jogos (57 golos)
Ricky van Wolfswinkel – 2011/12 até 2012/13 – 88 jogos (45 golos)
Jorge Cadete – 1987/88 e 1989/90 até 1995/96 – 203 jogos (81 golos)
Leandro Machado – 1997/98 até 1998/99 – 48 jogos (18 golos)

Vote nas outras posições:
Guarda-redes
Lateral direito
Lateral esquerdo
Central
Médio defensivo
Médio
Extremo direito
Extremo esquerdo

94 Comentários

  • AndreChaves9
    Posted Maio 5, 2020 at 1:01 pm

    Grandes nomes. Mas tem de ser Jardel.

  • Valderrama
    Posted Maio 5, 2020 at 1:08 pm

    Votei Jardel no Porto mas tenho de votar no levezinho no Sporting

  • Giuseppe F
    Posted Maio 5, 2020 at 1:13 pm

    1 – Jardel
    2 – Acosta
    3 – Slimani
    4 – Iordanov
    5 – Bas

    O JVP e o Sá não coloco aqui. Menções para Jusko (golaço memorável ao Boavista) e Cadete.

    SL

    • Chomate
      Posted Maio 5, 2020 at 2:02 pm

      Liedson?

      • Giuseppe F
        Posted Maio 5, 2020 at 2:09 pm

        Pode entrar nas menções honrosas. Curiosamente, nunca penso nele quando penso nos bons jogadores que o Sporting teve.

        Foi sem dúvida bom jogador, apenas não me diz tanto quanto os outros.

    • Estigarribia
      Posted Maio 5, 2020 at 2:19 pm

      Giuseppe,

      Aqui não concordo contigo. Liedson tinha de estar obrigatoriamente nessa lista. O Levezinho está na História do Sporting como Melhor Marcador do Clube nas Competições Europeias. E além disso marcou carradas de golos quando cá esteve, ao longo de várias épocas, e é mais jogador que o Mário Jardel (o Jardas tinha como ponto forte a finalização e o jogo de cabeça).

      Saudações Leoninas

    • Richrad
      Posted Maio 5, 2020 at 3:54 pm

      Slimani e Bas Dost estarem à frente do Liedson… bem, eu pouco ou nada vi de Jardel, não conheci Acosta ou Iordanov… mas na história recente Slimani e Bas Dost à frente do Levezinho? O Liedson era o avançado que sozinho resolvia jogos, era o terror dos rivais nos clássicos… na Europa o melhor marcador pelo Sporting.
      Mas bem, são opiniões.

      • Giuseppe F
        Posted Maio 5, 2020 at 5:17 pm

        É isso são opiniões. Prefiro o Slimani e o Bas Dost, mas assumo que o facto de não ter qualquer ligação emocional SL ou afetiva com Liedson possa estar a toldar a minha opinião.

  • Rui Silva
    Posted Maio 5, 2020 at 1:19 pm

    Se no FCP o Jardel devia levar 100% dos votos, aqui devia levar 200%… É que nem há dúvidas…

  • Joao X
    Posted Maio 5, 2020 at 1:22 pm

    O meu favorito, Liedson.
    Que saudades.

  • Mildio
    Posted Maio 5, 2020 at 1:28 pm

    e Marius Niculae?
    Muito difícil a escolha. alguns nomes deixaram grandes marcas na historia do clube e do futebol Português..
    Penso que Mario Jardel acabou por ter uma importancia muito grande no titulo alcançado e pode pesar na decisão. mas Liedson iordanov JVP e slimani também deixaram a marca. Pena a lesão de Niculae, senão seria a minha escolha.. que jogador.

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Maio 5, 2020 at 1:31 pm

    Elenco de luxo, mas Liedson claro.

  • Liedshow
    Posted Maio 5, 2020 at 1:36 pm

    Como não vi Jardel (provavelmente o melhor finalizador do futebol português dos ultimos 20 anos) e apesar de simpatizar muito com Slimani e Dost, voto Liedson. Muita classe do Levezinho, técnica para dar e vender, jogo aéreo muito interessante para um jogador de 1,77 m. É o meu idolo de infância (como ja repararam pelo meu nickname) e aquele que se destacava no meio da desgraça que era o meu clube na altura do Paulo Bento.
    Saudades do Levezinho

    SL

    • Giuseppe F
      Posted Maio 5, 2020 at 2:02 pm

      Desgraça é atualmente. O Paulo Bento deu 4 trofeus ao clube (3 finais ganhas ao Porto e um 5-3 pelo meio ao Benfica). Havia Miguel Veloso, Nani, Moutinho, Romagnoli. O próprio Paulo Bento passou fase de grupos da Champions.

      Qual desgraça mesmo? O Sporting do século XXI infelizmente não luta pelo título com regularidade.

      Não gostam do Bento, tudo bem. Não vale é desvirtuar a realidade.

      • Estigarribia
        Posted Maio 5, 2020 at 2:17 pm

        Giuseppe,

        Tudo dito.

        Saudações Leoninas

      • Liedshow
        Posted Maio 5, 2020 at 2:42 pm

        Concordo, estou grato pelo trabalho desenvolvido por ele, por ter dado luta em alguns anos e conquistado alguns troféus aqui e ali…Mas também é o responsável pela maior humilhaçao do clube nas competições europeias por um Bayern que um ou dois anos antes tinha tido dificuldades contra o Belenenses do JJ na Taça Uefa. O Bayern não era metade do que é desde 2010 para cá e isso não foi muito fácil de lidar.

        • Richrad
          Posted Maio 5, 2020 at 4:08 pm

          O Paulo Bento colocou o Sporting 4 anos seguidos no segundo lugar. Se é motivo de orgulho? Claro que não mas em dois desses anos lutou até ao fim para ser campeão contra o super Porto de Lucho González, Adriano, Pepe, Mariano González, Raul Meireles, Quaresma, Guarín, Cristián Rodrizuez, Fucile, Sapunaru e outros tantos.
          Com Paulo Bento foram 4 troféus e todos eles “bem” ganhos não à “Keizer”.
          A desgraça de Paulo Bento foi o sr. Bettencourt, desde o novo século o menos mal presidente do Sporting ainda foi o Soares Franco.
          Os reforços eram paupérrimo e como o Guiseppe já afirmou, os melhores reforços eram os que vinham da formação:
          Patrício ( foi Bento que sacrificou-se para apostar no miudo), Carriço, Veloso, Pereirinha, Yannick, Nani,
          Os melhores reforços ainda foram Romagnoli e … ?
          Izmailov andava de “férias”, Vukcevic era o “rebelde”, Grimi era limitadíssimo, Tiuí e Derlei ainda lá deram uma taça, Ronny deu uma vitória no campo da Naval, Purovic colocado ao nivel de Barcos nem para falar da vedeta Stojkovic ou no milagre de Carlos Bueno de 20 minutos frente ao Nacional.
          Se havia equipa portuguesa era a de Paulo Bento com apostas em Tonel, Caneira, Abel, Carlos Martins, Custódio.
          Com pouco fez muito, quer se goste ou não.
          Falemos de desgraça, falemos de Godinho Lopes e de Bruno de Carvalho.

          • Liedshow
            Posted Maio 5, 2020 at 4:41 pm

            Precisamente Richrad, desde a ultima época de Paulo Bento o Sporting tornou-se na miseria que é atualmente (ainda que com BDC tenha lutado pelo titulo no 1º ano do JJ), desde instabilidade na direção, finanças caoticas, o clube começou a cair a partir de aí. Eu no 1º comentário nao me expressei da maneira certa, eu queria dizer que na altura do Paulo Bento o plantel era mau, tinha jogadores mediocres, mas os da formação estavam a jogar bem e a ser potenciados casos do Nani, Miguel Veloso, Moutinho, Yannick, etc. Mas em comparação com os rivais os reforços eram miseráveis a maior parte das vezes talvez só Izmailov, Vukcevic, Romagnoli, Matias Fernandez é que realmente tinham qualidade. Eu quando falei em desgraça referia-me ao plantel em si e não aos resultados da equipa, porque esses eram bastante satisfatórios e a equipa jogava bem.
            Espero ter sido claro.

            SL

    • Ryovanni
      Posted Maio 5, 2020 at 2:24 pm

      O Sporting do Paulo Bento era uma desgraça? Quem dera ao Sporting atual ser metade do que era nessa altura. Tinha uma equipa técnica e estrutura diretiva mais forte que a atual.

      • Liedshow
        Posted Maio 5, 2020 at 2:36 pm

        Era uma desgraça em termos de plantel, nao havia investimentos ao contrario dos rivais. Era com a prata da casa e apesar de tudo o Sporting tinha bons resultados para os planteis que tinha. Desculpem se me expressei mal.

    • IlCapitano
      Posted Maio 5, 2020 at 3:33 pm

      O Paulo Bento deve ter sido o treinador do Sporting que mais fez com menos armas… potenciou muitos jovens das camadas jovens andava sempre pela Champions contra um Super Porto. Ganhou 4 taças e ainda foi roubado numa taça da liga que ainda hoje me faz rir. Isto numa altura em que o Sporting praticamente não investia para o ajudar… a unica critica que posso apontar era na maneira como castigava os jogadores que parecia um pouco aleatória… SL

  • Kacal
    Posted Maio 5, 2020 at 1:43 pm

    Votei no Liedson. Votei no Jardel no Porto portanto decidi votar o “Levezinho” aqui para ser diferente, um jogador que deixou a sua marca no clube, que os adeptos adoram e que marcou imensos golos e aparecia nos grandes momentos. Verdade que o Sporting foi campeão com Jardel, mas com Liedson esteve perto de uma época fantástica em 2004/2005 e onde ele foi importantíssimo, não foi por ele que ficaram a zeros e merece esse reconhecimento de ser o “abono de família” durante anos.

    • Giuseppe F
      Posted Maio 5, 2020 at 2:03 pm

      Na verdade, o Liedson tem uma atitude que pode bem ter custado o título em 2005. Fez-se expulsar (aliás levou o 10º amarelo no campeonato) e não jogou o jogo decisivo do campeonato.

      • Kacal
        Posted Maio 5, 2020 at 2:36 pm

        Discordo. O homem foi o melhor marcador do campeonato com 25 golos, mais 10 que o 2º. Na Liga Europa marcou mais 9 golos.

        Na 1ª jornada do campeonato contra o Gil Vicente vencem 3-2 com bis de Liedson, sem ele perderiam o jogo provavelmente. Na 7ª jornada vencem 2-0 o Belenenses mas o 1º golo que desbloqueia o jogo só acontece aos 86 minutos e foi Liedson a marcar. Na jornada 8 vencem 3-0 o Penafiel e o Liedson bisa (abre o marcador na 1ª parte com 1-0 e fecha-o com 3-0 na 2ª). Na jornada 13 o Sporting vence fora a Académica por 3-2 em que o Liedson bisa na 1ª parte. Na jornada 16 o Sporting vence o Benfica no dérbi por 2-1 com bis de Liedson. Na jornada 26 o Sporting vence o Porto por 2-0 com Liedson a fazer o 1-0 (o 2-0 já só acontece aos 94 minutos no fim portanto). Na jornada 28 o Sporting vence o Beira-mar por 1-0 com Liedson a marcar o único golo aos 84 minutos.

        Ele marcou outros golos, aqui estão apenas 11 dos 25 mas pelo menos estes 11 foram fundamentais na conquista de vários pontos. Caso para dizer que sem Liedson talvez nem estivessem a lutar pelo titulo há algum tempo, reduzir a derrota no jogo decisivo à ausência dele culpando-o pela atitude, é excessivo. Sem ele nem estariam a lutar pelo titulo nessa altura.

        Além disso o Sporting perde no clássico por causa da má abordagem do Ricardo no lance do golo sofrido e o Beto 3 minutos depois é expulso. Tivesse ficado 0-0 e podiam ser campeões no último jogo desde que vencessem o Nacional, mesmo que o Benfica vencesse o Boavista na última jornada (empataram a 1). E com o empate a 1 no Bessa do Benfica, o Sporting com o 0-0 no clássico até podia perder no último jogo com o Nacional. Posto isto, não acho que o Sporting tenha perdido o campeonato por causa do Liedson, que foi o “abono de família” deles nessa época. Já nem somo o percurso da Liga Europa onde fez 9 golos.

        • Giuseppe F
          Posted Maio 5, 2020 at 3:03 pm

          Eu também não acho que o Liedson é culpado de alguma coisa. Mas essa atitude impede que a frase: “Não foi por ele que perderam” ou algo do género esteja correta a 100%

          • Kacal
            Posted Maio 5, 2020 at 3:23 pm

            E onde disse que estava correcta a 100%? Em lado nenhum. Agora na minha opinião, vale o que vale, não foi por Liedson que perderam o campeonato em 2004/2005. Tanto nas 2 jornadas finais do campeonato, como na final da Liga Europa, teve mais culpa o sector defensivo que sofreu imensos golos do que o Liedson, que foi fundamental para chegarem a esses momentos na disputa por esses títulos, daí ter dito o que disse.

  • pcyrne89
    Posted Maio 5, 2020 at 1:44 pm

    Dificil porque gostava muito do Liedson e a raça de outros jogadores com o Slimani, Acosta.. e acho que ainda poderia estar aí o Montero ou o Marius Niculae, que se não fossem as lesões talvez tivesse tido uma carreira enorme, mas tenho de votar Mário Jardel.

  • Francisco Ramos
    Posted Maio 5, 2020 at 1:45 pm

    Se pensar unicamente no seu rendimento desportivo, Liedson. Se associar a títulos conseguidos, Jardel (42 golos numa época só apenas no campeonato – mais 13 nas restantes competições – é de um sobredotado, como já referi na votação do Porto).

    Contudo, o Sporting ao contrário de outras posições, teve sempre grandes jogadores e com bons rendimentos para a posição de avançado: Dost, Slimani, Acosta, Iordanov, Ricky ou Cadete.

  • André Dias
    Posted Maio 5, 2020 at 1:45 pm

    Votei Liedson. Não é o melhor finalizador ou o melhor jogador da lista mas a votação diz respeito ao que foi feito ao serviço de cada clube. Apesar de não ter sido campeão, foi uma figura incontornável do SCP e do nosso campeonato durante 8 épocas e contribuiu muito para que o SCP se mantivesse competitivo.

  • Hirok "The Truth"
    Posted Maio 5, 2020 at 1:48 pm

    Jardel apesar de tudo foi pouco tempo e teve mais impacto no Porto e foi lá que o coloquei, aqui é fácil Levezinho

  • Estigarribia
    Posted Maio 5, 2020 at 1:51 pm

    É uma lista de grandes avançados, e nisto os Sportinguistas deveriam ter orgulho, mas o meu voto vai para Liedson. O Jardel podia marcar carradas de golos, mas o Levezinho era mais jogador que o Jardas e além disso está na história do Sporting como melhor marcador nas provas europeias da UEFA. Liedson sempre!

    Saudações Leoninas

    • Liedshow
      Posted Maio 5, 2020 at 2:50 pm

      Bom onze, só trocava o Polga pelo Mathieu e o Miguel Veloso pelo William. De resto acho que está bastante bom caro Estigarribia.

      SL

    • AndreChaves9
      Posted Maio 5, 2020 at 2:50 pm

      Conseguiu fazer um 11 fortíssimo não haja duvida

      • AndreChaves9
        Posted Maio 5, 2020 at 9:23 pm

        Eu confesso que estava a ser irónico e para deram team com a camisola do Sporting essa equipa é muito fraca mesmo.

    • IlCapitano
      Posted Maio 5, 2020 at 3:28 pm

      Com André Cruz e Mathieu meteres o Polga no devia dar cadeia. ? SL

    • Richrad
      Posted Maio 5, 2020 at 4:11 pm

      Não ver Mathieu e Moutinho nessa equipa levam-me a lágrima aos olhos eheh.
      Polga foi um exímio profissional, na minha opinião, muito melhor que Luisão, mas um ganhou títulos outro não. Mesmo assim não sei como podes o considerar melhor que Mathieu.
      De resto compreendo todas as tuas escolhas, pouco ou nada vi de Quaresma, Schemeichel ou Cristiano, apenas tenho pena do Moutinho não aparecer nesse onze, comparativamente com Adrien e Veloso, o míudo João era um fora de série, um autêntico box to box.

      • Estigarribia
        Posted Maio 5, 2020 at 5:15 pm

        Richrad,

        Em relação ao Anderson Polga, a explicação é simples: embora não fosse um super craque, o internacional brasileiro honrou sempre a camisola verde e branca (isso pesou muito na votação) e tinha alguma admiração por ele ( o mesmo se aplica a Insúa e Rogério).

        Quanto ao Moutinho ainda estou magoado pela maneira como saiu do Sporting para o Porto e o seu comportamento durante o processo.

        Saudações Leoninas

  • J Silver
    Posted Maio 5, 2020 at 1:52 pm

    Muito difícil. JVP e Sá Pinto não os considero neste lote portanto não vou votar neles, apesar de considerar JVP o melhor jogador desta lista. Cadete e Juskowiak nunca cheguei a ver e o Leandro e o Iordanov já só apanhei mesmo o fim da carreira (profissional e pessoa exemplar). Acosta foi um grande símbolo da lendária época de 99/00. Entre Slimani e Bas sempre preferi o Argelino, dava muito à equipa. Ricky simplesmente não aprecio.

    Entre Jardel e Liedson vou ter que ir pelo levezinho. Foi o abono do Sporting durante anos e deu muito ao clube, sendo um jogador muito mais completo que Jardel, que foi talvez o melhor cabeceador que já vi e um finalizador de excelência mas era confrangedor vê-lo com a bola nos pés

  • Lourenco Vaz
    Posted Maio 5, 2020 at 1:58 pm

    Niculae e Montero podiam estar nesta lista também.

    Jardel foi o melhor mas votei Liedson por ter marcado uma geração e por tudo o que deu ao clube.

  • Chomate
    Posted Maio 5, 2020 at 2:07 pm

    Não vi jogar o Jardel, por isso aqui só pode ser o Levezinho.

    O meu onze:

    Patrício
    João Pereira
    Rojo
    Mathieu
    Insua
    William
    Moutinho
    Izmailov
    Nani
    Bruno Fernandes
    Liedson

  • Giuseppe F
    Posted Maio 5, 2020 at 2:10 pm

    Completanto a equipa:

    Schmeichel

    Rui Jorge
    André Cruz
    Mathieu
    César Prates

    Miguel Veloso
    Bruno Fernandes
    Balakov

    Figo
    Nani
    Jardel

    SL

  • Fantantonio
    Posted Maio 5, 2020 at 2:17 pm

    Jardel foi objetivamente o melhor ponta que o Sporting teve, por isso, o meu voto vai para ele. Liedson devido ao que deu ao clube durante 8 temporadas, muitas delas atribuladas, merece uma menção, mas coloco Jardel num patamar acima em termos qualitativos. Beto Acosta é também um nome de peso e foi o primeiro jogador que eu idolatrei, provavelmente, mas também não vence o Super Mário.

  • Wonderkid
    Posted Maio 5, 2020 at 2:18 pm

    Excelente lista. Mas o melhor era o Jardel.

  • IlCapitano
    Posted Maio 5, 2020 at 2:26 pm

    Super Mário Jardel!
    Liedson marcou uma era no Sporting mas o Jardel está entre o top5 de melhores avançados de sempre da nossa liga.
    Fica aqui a minha equipa, como as laterais do sporting sempre foram o ponto fraco, adaptei a táctica para ter melhores jogadores.
    (Marius Niculae tinha que estar nesta lista também)

    • Liedshow
      Posted Maio 5, 2020 at 2:33 pm

      É triste que desse 11 apenas vi 3 jogadores… Aqui se percebe a falta de qualidade dos plantéis dos ultimos 20 anos.

      • IlCapitano
        Posted Maio 5, 2020 at 3:26 pm

        Sim, na altura do Cintra tinhamos uma super equipa. Ainda hoje não sei como não ganhamos mais com aquela equipa que tinha Figo, Balakov, Cadete, Peixe, Paulo Sousa, Naybet, Valckxx, etc… tanta qualidade…
        Mas atenção que isto é minha preferência pessoal, porque tivemos muitos bons jogadores do meio campo para a frente, o nosso problema foi sempre a estabilidade do clube e as nossas defesas de papel…

      • Giuseppe F
        Posted Maio 5, 2020 at 4:06 pm

        Ou o excesso de qualidade dos anteriores. Mas sim percebo o que queres dizer. Enquando o Porto tinha o Hulk ou o Falcão, o Benfica o Di Maria ou o Cardozo, nós tínhamos o Valdés como melhor jogador, a servir Portiga e Yannick.

        No entanto, o Sporting tem uma super equipa com Robbson (e, infelizmente, Queiroz) que compete com as melhores que por cá jogaram (mesmo com essas do Porto e do Benfica). Foi é quase há 30 anos…

        SL

        • IlCapitano
          Posted Maio 5, 2020 at 8:53 pm

          Concordo que aí não tinhamos nivel para ombrear mas por ex com Paulo Bento tinhas um equipa boa também, Liedson, Romagnoli, Veloso, Moutinho, Nani, Vukcevic, Izmailov… Que com alguma sorte podia ter sacado um campeonato.
          O problema era as defesas de “papel” e a direção que nao percebia de timing de vendas.. ainda hoje não percebo como não se aceitou 15M do Villarreal pelo Djaló… “Dar” o Moutinho ao Porto… vender ao desbarato e contrariados muitos jogadores… enfim… SL

  • odracir
    Posted Maio 5, 2020 at 2:26 pm

    Muita qualidade! Não vem daqui a seca do Sporting nos últimos anos!

  • MiguelF
    Posted Maio 5, 2020 at 2:30 pm

    Super Mário Jardel, como disse no post dos melhores avançados do FC Porto, foi o melhor finalizador que vi no Campeonato Português.

    Curiosamente deverá ser o único que fará parte do 11 de dois dos três grandes.

  • masterDC
    Posted Maio 5, 2020 at 2:33 pm

    Votei no Jardel no Porto e aqui, apesar de ter grandes hipóteses de voltar a ganhar, o meu voto vai para Liedson. O levezinho é o dos meus jogadores preferidos do Sporting, ao contrário de Jardel infelizmente não conseguiu ser campeão, mas teve épocas fantásticas e é o melhor marcador da história do clube nas competições europeias.

    O meu XI:
    Rui Patrício
    César Prates
    André Cruz
    Mathieu
    Rui Jorge
    Oceano
    Bruno Fernandes
    Balakov
    Figo
    Liedson
    Nani

  • Muska
    Posted Maio 5, 2020 at 2:35 pm

    Grandes nomes. Pode ser uma decisão difícil, mas o meu gosto pessoal leva-me a escolher Slimani sem pensar duas vezes. Chegou como um tamanco, tornou-se primeiro o super suplente de Marco Silva e depois um super jogador com JJ. Não ganhou um campeonato como o Jardel, mas esteve na época com a maior pontuação de sempre do clube onde marcou 27 golos e foi decisivo nos jogos com os rivais (4g ao Porto e 1 ao Benfica) e nem sequer marcava os penáltys (dos 59 golos do Jardel nas 2 épocas 21 foram de penálty, um absurdo).

    O Liedson era o outro vencedor possível, e se calhar o mais justo, pela longevidade, por ser um ídolo do clube e por tantas vezes ter carregado a equipa, mas não acho sinceramente que tenha tido uma época tão boa como a do Slimani em 15/16

    • Giuseppe F
      Posted Maio 5, 2020 at 4:03 pm

      O Slimani tem uma altura com o Leonardo em que era literalmente uma grande arma no banco. Entrava e decidia.

      Com Jorge Jesus era mesmo um super jogador (para a nossa realidade). Era rápido, ágil, matador. O Slimani é dos que mais me deixa saudades de todos os que lá estão na votação.

      SL

  • FVRicardo
    Posted Maio 5, 2020 at 2:44 pm

    O meu onze:
    Patrício

    João Pereira
    Valcx
    Mathieu
    Acuña

    Veloso
    Bruno F.

    Nani
    João Pinto
    Balakov

    Jardel

    Se Amorim fosse o treinador :) :)

    Patrício

    Valcx
    Mathieu
    Rojo

    Gelson
    William
    Bruno F.
    De Franceschi

    Nani
    João Pinto

    Liedson

  • HeberPrincipe
    Posted Maio 5, 2020 at 2:51 pm

    Jardel no Porto, Liedson no Sporting. Um avançado que marcou uma era no Sporting, “Liedson Resolve”

  • Chico
    Posted Maio 5, 2020 at 2:54 pm

    Liedson

  • Pablo
    Posted Maio 5, 2020 at 2:55 pm

    Liedson, já que Jardel ficou no onze do Porto hehe

  • OMotoqueiroGuti
    Posted Maio 5, 2020 at 3:11 pm

    Não é o meu favorito, mas tive de votar Liedson. Pelas épocas e pelo seu compromisso. Depois não esteve muito bem… quando assinou pelo Porto assumiu que tinha sido a concretização de um sonho antigo… … Haveria certamente outra maneira de expressar a sua satisfação. Enfim, coisas do futebol.

    Uma curiosidade: numa relação minutos jogados e golos, Acosta só numa das três épocas ficou acima do Luiz Phellype. Refiro-me ao ano do campeonato. Nas outras duas, a média é inferior.
    Vale o que vale, e não define a capacidade de um jogador mas indica que o Luiz, apesar de não ser top dos tops, faz o que pode. É um jogador bastante útil.

    • Giuseppe F
      Posted Maio 5, 2020 at 4:02 pm

      O Acosta não era só golos. Mas quando os marcou, foram quase sempre decisivos. Coisas que faltam ao Sporting atualmente. Jogadores que aparecem em força em momentos decisivos a resolver. Acosta foi o último em 2000 e tivémos de esperar que aparecesse o Slimani (numa época resolve na Luz, na Taça, mete 4 golos ao Porto e já antes havia decidido a final da Taça com o Braga).

      Em relação ao Luiz Phellype concordo. Um jogador útil, não o queria fora do clube por exemplo (mesmo num Sporting forte).

      SL

      • OMotoqueiroGuti
        Posted Maio 5, 2020 at 4:27 pm

        Acosta não era só golos. Apenas fiz a comparação para que se perceba a utilidade de Luiz Phellype. Referi no texto que a estatística que apresentei não diz tudo sobre os jogadores em análise, mas que tem o seu interesse.

        Luiz Phellype é um bom jogador. Foi uma boa compra. Acredito que seja uma peça importante para se lançar quando os jogos não estiverem a correr bem. Mas o Sporar ainda não me convenceu. É natural: está cá há pouco tempo.

        SL

  • Hirok "The Truth"
    Posted Maio 5, 2020 at 3:37 pm

    Já agora aqui vai o meu onze combinado dos últimos 28 anos, 6 Porto, 3 Benfica e 2 Sporting

  • Hirok "The Truth"
    Posted Maio 5, 2020 at 3:38 pm

    Já agora aqui vai o meu onze combinado dos ultimos 28 anos

    • SCP1906
      Posted Maio 5, 2020 at 10:32 pm

      Com muita pena minha como sportinguista, por muito importantes que tenham sido para o Sporting ser campeão em 2000 nem Schmeichel nem André Cruz merecem esse lugar no 11, quando jogaram cá o seu auge já tinha passado. Trocava-o nesse 11 por Pepe/Aloísio e Oblak/Ederson/Preud’Homme.

    • Tiago Peixoto
      Posted Maio 5, 2020 at 11:30 pm

      Que XI bombástico. Incrível a qualidade que já teve a nossa Liga.

    • Givanildo Vieira de Sousa
      Posted Maio 6, 2020 at 3:44 am

      Trocava só Matic por Fernando.

  • Artur Trindade
    Posted Maio 5, 2020 at 3:40 pm

    No meu onze ponho a carne toda no assador:

    Schmeichel
    César Prates
    André Cruz
    Mathieu
    Acuna
    Paulo Sousa
    Bruno Fernandes
    Balakov
    Luís Figo
    Mário Jardel
    Cristiano Ronaldo

    Suplentes:

    Patrício
    Carlos Xavier
    Valckx
    Marco Aurélio
    Rui Jorge
    Oceano
    Moutinho
    Quaresma
    Nani
    JVP
    Liedson

    Para completar o plantel de 25, juntava ainda o Max, o Simão e o Slimani.
    Menção para Cherbakov e Niculae, que por razões infelizes não tiveram o estrelato internacional que mereciam.

  • Knox_oTal
    Posted Maio 5, 2020 at 3:49 pm

    Sim senhor, há muita gente de qualidade!

    O meu top-3:

    1- Liedson. Pelo rendimento, longevidade e significado que tem no clube acho que merece o primeiro lugar! O Levezinho, tal como a alcunha indica, era franzino mas sabia usar isso como uma vantagem na área face aos centrais mais altos e pesados, Luisão que o diga. Com a sua agilidade, movimentos esquivos e capacidade de antecipação conseguiu marcar muitos golos em Alvalade, batendo uma série de recordes, nomeadamente o de melhor marcador de sempre na Europa pelo Sporting. Também sabia tirar partido de uma eventual fragilidade emocional dos adversários, sendo que tinha um estilo provocador e, goste-se ou não, faz parte do jogo! Além disso tem uma história de vida interessante e de superação, e no Brasil tem deixou lastro no Timão (com duas passagens), com quem ganhou um Paulista, um Brasileirão e uma Libertadores. A única coisa de que não gosto tanto na sua carreira, foi forma como chegou a Selecção Portuguesa, quanto a mim foi algo forçado, imerecido e claramente oportunista, mas maior culpa tem quem andou a despachar processos e o convocou! Não devia ter ido, mas pronto é apenas um detalhe de uma carreira marcante de verde-e-branco.

    2- Mário Jardel. Em 2001/2002 terá tido uma das melhores temporadas de sempre em termos rendimento individual no campeonato português, sendo que a sua parceria com JVP foi demolidora! Percebo quem vota nele, pois foi absolutamente decisivo na dobradinha leonina nessa época. No entanto, uma época a sério não chega para destronar Liedson na minha opinião, que foi influente durante muito mais tempo (é verdade que não ganhou a Liga mas foi figura de cartaz do clube rumo a uma final europeia).

    3- Beto Acosta. O craque das Pampas foi decisivo para quebrar o jejum em 99/00 com os seus 22 golos na Liga essa época! Era um avançado de “gañas”, muito compacto e com boa técnica de remate (com os pés e até a cabecear), sendo que actualmente um avançado algo parecido no perfil (apesar da diferença de qualidade obviamente) é Kun Agüero, se bem que o jogador do City sempre foi bem mais rápido. Além do que ajudou a ganhar em Alvalade, também é ídolo no seu San Lorenzo, teve uma passagem de muito sucesso pela Univ. Católica (Chile) onde foi melhor marcador da América do Sul em 1994 e tem um currículo com a Albiceleste (19 caps, 2 golos), com quem ganhou uma Copa América e uma Confederações.

    Menções honrosas: Iordanov, um símbolo do clube, membro da Geração de Ouro da Bulgária e com uma história de vida de algo trágica (algo que nunca deixou deitá-lo abaixo); Juskowiak, um bom avançado polaco que passou por Alvalade numa altura onde os leoninos teriam provavelmente a melhor equipa mas sem o aproveitamento expectável desse talento em termos de títulos; Jorge Cadete, que não era um goleador profícuo mas teve bons momentos no Sporting e esteve no Euro 96 com a selecção. Ainda assim foi na Escócia, no Celtic mais precisamente, que viveu o seu prime de carreira, onde foi melhor marcador (o primeiro português de sempre a sê-lo numa liga estrangeira) e ajudou a tornar célebre o trio atacante dos “católicos”, The Three Amigos, juntamente com Paolo Di Canio e Pierre van Hooijdonk; e, por fim, Islam Slimani, para mim o melhor dos últimos anos no Sporting! Não é um goleador, mas dá imenso à equipa com a sua capacidade de pressing, ataque à profundidade e capacidade de choque.

    JVP e Ricardo “Coração de Leão” Sá Pinto para mim não são pontas-de-lança (apesar de terem servido de referência atacante em certos momentos da carreira), logo não os considerei muito aqui. Ainda assim sobre JVP já falei bastante por aqui, é um tremendo craque e melhor jogador da lista com alguma margem. Já Sá Pinto poderia ter tido melhor carreira se tivesse controlo sobre o seu temperamento, é, foi e penso que sempre será alguém muito irascível, o que o prejudicou imenso ao longo da carreira (seja como jogador e agora como treinador).

    Saudações Desportivas

    • OMotoqueiroGuti
      Posted Maio 5, 2020 at 5:57 pm

      De recordar que Sá Pinto também foi fustigado por lesões complicadas. Deixam marcas. Aliás, o recente e célebre caso do avião está relacionado com isso; consta que não consegue dobrar bem uma das pernas. Só por aí se vê…

      Quanto ao resto, concordo. Por falar em talento e algum “desnorte”… Leandro Machado ? era bom de bola… e de pista de dança ?

      • Knox_oTal
        Posted Maio 5, 2020 at 7:24 pm

        Tens razão, as quatro operações aos joelhos também o prejudicaram muito, aliás também não devem ter ajudado nada a gestão do seu temperamento acho. Deve ser extremamente frustrante ter tantas lesões graves, pelo lado positivo esse seu lado “mais vale quebrar que torcer” também lhe deve ter permitido voltar sempre motivado e quase sempre a bom nível! Ainda por cima, ficou um ano sem jogar devido à agressão ao Artur Jorge, o então seleccionador.

        Quanto ao Leandro Machado não tenho grandes referências, mas do que li dele realmente parece ser o típico “miúdo maravilha cometa”, estreou-se aos 18 anos no Internacional, chegando à Canarinha com 20 anos, vem para a Europa, onde até tem uma boa primeira época no Sporting vindo do Valencia, e depois tem uma relativamente boa passagem pelo Fla no regresso ao Brasil, mas a partir daí eclipsou-se… aos 25 anos!

        Saudações Desportivas

  • Richrad
    Posted Maio 5, 2020 at 3:52 pm

    Visto ter a minha jornada no futebol ter começado em 2004, apresento o meu Onze de eleição do Sporting:
    Rui Patrício
    Piccini| Rui Jorge | Beto |Mathieu
    William Carvalho | Moutinho| Bruno Fernandes
    Gelson Martins |Nani | Liedson

    Sinceramente não tive nenhuma dúvida de seleção em algum jogador ou por algumas posições serem indiscutíveis ou por falta de qualidade recente na posição, como é o caso das alas.

    • SCP1906
      Posted Maio 5, 2020 at 5:07 pm

      Gelson e, especialmente, Piccini serem escolhas completamente aceitáveis para o melhor do Sporting desde 2004 ajuda a perceber porque é que o Sporting está bem abaixo dos rivais.

      • Richrad
        Posted Maio 5, 2020 at 5:46 pm

        Entre Piccini, Rogério e João Pereira considero que não haja discussão. Por alguma coisa até Piccini quando esteve lesionado, Battaglia foi adaptado a lateral para não jogar Ritsvoski.
        Entre Gelson, Carillo, Douala e Izmailov, penso que a decisão sensata seria sempre entre Gelson e Izmailov. Recaiu na consistência dada por Gelson. O Russo era um craque mas de vez em quando “ia de férias” e perdia-se.

        • SCP1906
          Posted Maio 5, 2020 at 8:45 pm

          Eu não estou a discordar das suas escolhas (apesar de que eu acho que preferia João Pereira a Piccini). E o problema é mesmo esse, Piccini e Gelson são escolhas muito aceitáveis para melhor lateral-direito e extremo-direito do Sporting nos últimos 15 anos e isso é que é preocupante porque Gelson era bom jogador mas nada de incrível e Piccini era razoável no máximo.

          • Richrad
            Posted Maio 5, 2020 at 11:29 pm

            Sim, eu compreendi o seu comentário, apenas quis justificar as escolhas, como disse e bem as mesmas são facilitadas pela falta de qualidade recente nas mesmas posições.

            • SCP1906
              Posted Maio 6, 2020 at 12:28 am

              Isto deixou-me a pensar no que seria um 11 ideal do Sporting nos últimos 15 anos e o meu (se não me estiver a esquecer de ninguém) seria:
              Patrício
              Cédric Mathieu Rojo Acuña
              William
              Moutinho Bruno Fernandes
              Gelson Liedson Nani
              É melhor do que estava à espera, os pontos fracos são Gelson, Cedric e Acuña.

        • Giuseppe F
          Posted Maio 6, 2020 at 10:12 am

          Eu prefiro o João Pereira. Mas também gosto do Piccini. Há discussão portanto.

  • SCP1906
    Posted Maio 5, 2020 at 5:09 pm

    Votei Jardel, 42 golos no campeonato em 2001/02 para levar o Sporting ao título torna-o inevitável. Tenho pena de deixar Liedson de fora, foi o nosso melhor jogador durante muito tempo. João Pinto também tem lugar no meu 11 ideal, não a PL mas no lugar de Balakov porque não vi o búlgaro jogar.

  • BrunoAlves16
    Posted Maio 5, 2020 at 6:58 pm

    Liedson. O melhor avançado que vi jogar de leão ao peito. Aceito Jardel pela super-época 01/02 , foi a principal peça no nosso último titulo, mas depois disso também não me esqueço de todos os problemas que vieram. No fundo foi uma super-época (que valiam por 3 ou 4 de outros). De Liedson foram 8 épocas de um avançado extraordinário, que poucos anos antes era repositor de super-mercado. Pena nunca ter conseguido um título de campeão em Alvalade, de tantos nestes 18 anos, sem dúvida o que mais merecia juntamente com Patricio. Em terceiro no meu top como menção honrosa coloco o grande Beto Acosta

  • Joga_Bonito
    Posted Maio 5, 2020 at 7:27 pm

    Muita qualidade e se pensarmos que Acosta e Jardel deram títulos ao Sporting, dá que pensar que mesmo assim possam não ser os escolhidos.
    Liedson ganha pelo critério que tenho usado rendimento/épocas, apesar de não saber como os adeptos o encaram depois de ter ido para o Porto.
    O meu top ficava:
    Liedson
    Jardel
    Iordanov

    O meu final do Sporting fica em 4-3-3:

    Schmeichell

    César Prates, Vlacxx, André Cruz, Rui Jorge
    Oceano, Rochemback
    Balakov
    Figo, Liedson, Nani

    Em 4-4-2:

    Scheimechell
    César Prates, Vlacxx, André Cruz, Rui Jorge
    Oceano, Balakov
    Figo, JVP, Liedson, Nani

    Excluí o Paulo Sousa em detrimento do Oceano por tudo o que o Oceano deu ao clube, no factor rendimento/épocas supera Paulo Sousa, apesar de este ser melhor jogador.

    • Knox_oTal
      Posted Maio 5, 2020 at 8:40 pm

      Concordo quando dizes que Oceano merecia maior reconhecimento! São 400 jogos de um grande capitão leonino, mais 54 caps por Portugal! O que perdia em elegância e argumentos técnicos para Paulo Sousa por exemplo (óbvio que tinha outro nível) compensava em determinação e liderança! Mas nessa posição o Sporting teve excelentes jogadores nestas últimas décadas…

      Saudações Desportivas

    • SCP1906
      Posted Maio 5, 2020 at 8:46 pm

      O 11 em 4-3-3 ter Rochemback e não ter Bruno Fernandes é absurdo.

  • João Fernandes
    Posted Maio 6, 2020 at 12:16 am

    O Jardel tem apenas uma época de bom nível no Sporting. Na minha opinião não é suficiente para ficar à frente das várias boas épocas que o Liedson teve.

  • Turiacus
    Posted Maio 6, 2020 at 8:54 am

    Fácil, votei novamente Jardel! O brasileiro vai constar como melhor avançado do Porto e Sporting, impressionante, ou pelo menos para lá caminha.
    Sinceramente não me lembro bem dos meus votos, até porque nem comentei em todas as publicações mas deve ser algo do género:
    Patrício
    João Pereira
    Mathieu
    Polga
    Rui Jorge
    Paulo Bento
    Bruno Fernandes
    Balakov (admito que fujo ao critério porque não o vi jogar mas os meus familiares falam-me constante do quão incrível era)
    Pedro Barbosa
    Nani
    Jardel

  • Vegeta
    Posted Maio 6, 2020 at 2:08 pm

    Jardel. A minha equipa ficou assim:
    Equipa A:
    Schemeichel
    Rui Jorge
    Cesar Prates
    André Cruz
    Mathieu
    Oceano
    Bruno Fernandes
    Balakov
    Figo
    Nani
    Jardel
    Equipa B:
    Rui Patrício
    Insua
    João Pereira
    Naybet
    Marco Aurélio
    Wiliam Carvalho
    Duscher
    João moutinho
    Quaresma
    De francesci
    Acosta

Deixa um comentário