Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Melhor treinador do Benfica nos últimos 28 anos?

Vamos nomear os melhores do Benfica nos últimos 28 anos, deixando a responsabilidade da eleição aos nossos leitores. Ficam as hipóteses para treinador:

Toni – 1987/88 até 1988/89, 1992/93 até 1993/94 e 2000/01 até 2001/02 – 215 jogos (126 vitórias) – 2 Campeonatos e 1 Taça de Portugal
José Antonio Camacho – 2002/03 até 2003/04 e 2007/08 – 109 jogos (65 vitórias) – 1 Taça de Portugal
Giovanni Trapattoni – 2004/05 – 51 jogos (29 vitórias) – 1 Campeonato
Ronald Koeman – 2005/06 – 49 jogos (27 vitórias) – 1 Supertaça
Jorge Jesus – 2009/10 até 2014/15 – 321 jogos (225 vitórias) – 3 Campeonatos, 1 Taça de Portugal, 5 Taças da Liga e 1 Supertaça
Rui Vitória – 2014/15 até 2018/19 – 180 jogos (123 vitórias) – 2 Campeonatos, 1 Taça de Portugal, 1 Taça da Liga e 2 Supertaças
Bruno Lage – 2018/19 até ? – 71 jogos (50 vitórias) – 1 Campeonato e 1 Supertaça

88 Comentários

  • Bio
    Posted Maio 9, 2020 at 1:10 pm

    Nem tem discussão… Saudades da qualidade de jogo dos tempos do JJ

  • André Dias
    Posted Maio 9, 2020 at 1:18 pm

    Só teria dúvidas se Sven-Göran Eriksson estivesse na lista. Votei em Jorge Jesus.

    É certo que teve grandes equipas à disposição e ainda me está entalada a forma como “perdeu” dois campeonatos para Vitor Pereira. Contudo, tem um palmarés que fala por si próprio, levou o Benfica a duas finais europeias e colocou a equipa a praticar o seu melhor futebol neste século.

  • MuchoG
    Posted Maio 9, 2020 at 1:22 pm

    Não há discussão, Jorge Jesus.
    Não só pelos títulos mas pelo impacto que teve num clube que às vezes nem em segundo ficava para um que ou ganha ou perde por muito pouco, o grande papel na transformação do Benfica num clube que desenvolve os jogadores para vender aos colossos que trouxe muitos milhões, e pelo bom futebol praticado muito mais consistente que os outros treinadores. Lage e RV tiveram meias épocas de bom futebol mas tirando isso tem sido muito fraco, JJ teve épocas inteiras.
    Sem JJ o Porto continuaria a dominar a seu belo prazer e o Benfica estaria pior financeiramente visto que não alguém que transforme jogadores em craques, será que outro treinador tornaria David Luiz, Fábio Coentrão, Enzo Perez, Matic e Rodrigo no que são hoje? Quantos milhões é que estão aqui? Foi JJ

  • Marega
    Posted Maio 9, 2020 at 1:22 pm

    Votei jesus, a 1ºepoca dele e a epoca de 13/14 foi do melhor que já vi e depois potenciou varios jogadores como coentrão,enzo,matic,rodrigo,etc

    • Francisco Goncalves
      Posted Maio 9, 2020 at 6:22 pm

      Esses também foram os 2 melhores 11 do século e o segundo teve o melhor plantel do século e desde 1994.

  • AndreChaves9
    Posted Maio 9, 2020 at 1:25 pm

    Jorge Jesus. Se Deus quiser o currículo dele no Benfica ainda não fica por aqui

  • Pedro Leal
    Posted Maio 9, 2020 at 1:43 pm

    Pelo impacto que teve numa altura em que o Porto controlava completamente a nível interno eu votei no Jorge Jesus.
    A equipa jogava bastante bem com ele e conseguiu fazer evoluir bastante vários jogadores (Matic, Enzo, Di Maria, Coentrão…). Só acho que faltou fazer melhores campanhas a nível europeu para ter mais reconhecimento na sua passagem pelo Benfica (mesmo assim só não tem 1 Liga Europa no currículo pelo escândalo que foi aquela final contra o Sevilha).

  • Kacal
    Posted Maio 9, 2020 at 1:44 pm

    Votei JJ. Sinceramente só Toni rivaliza com JJ e Rui Vitória, sendo que Bruno Lage considero muito cedo para afirmar que é o melhor. Penso que o JJ foi o melhor treinador do Benfica nos últimos 28 anos, quer pela longevidade, como pelos títulos conquistados, o futebol praticado, os jogadores que potenciou para boas vendas, sem duvida.

    • Jay-Jay Okocha
      Posted Maio 9, 2020 at 5:00 pm

      Bem, pôr o Vitoria no mesmo patamar de JJ… e evocar a possibilidade Lage. O Lage mostrou ao longo desta época as enormes lacunas que tem, incapacidade total na leitura de jogo. Penso que seja um bom gestor de homens, e bom professor de educação desportiva

      • Kacal
        Posted Maio 9, 2020 at 6:03 pm

        No futebol conta o quê nos treinadores? Não é o sucesso? Rui Vitória conquistou mais que os outros da lista, não o ponho ao mesmo nível que JJ como treinador, mas pelos titulos conquistados e por jogadores que potenciou permitindo vendas, coloco-o mais perto que outros, simples. O Lage tem menos tempo de Benfica e tem demonstrado algumas debilidades semelhantes a Rui Vitória portanto não diria que é um treinador fantastico.

        • Kacal
          Posted Maio 9, 2020 at 7:51 pm

          Excluindo JJ e Toni, claro.

          • Jay-Jay Okocha
            Posted Maio 10, 2020 at 8:14 am

            Estou em acordo contigo, mas tambem acho que hoje em dia usa-se a palavra potenciar um pouco em vão. Por um jogador que se destaque mais, ou simplesmente que seja melhor do que a concorrencia já é potenciar um jogador.
            Considero o Vitória bom gestor de homens, e no SLB, bom gestor de patrimonio. O legado era bom. E foi aguentando. Mas não vejo nada de genial. Considero-o um bom treinador, como existe milhares.

            • Kacal
              Posted Maio 10, 2020 at 1:51 pm

              Sim, mas isso seria para outra votação de “Rui Vitória é um grande treinador, sim ou não?”, aí votaria não, mas sendo a conversa sobre o Benfica, acho que os títulos conta muito e ele foi top3 nos últimos 28 anos, a meu ver. Rivaliza com JJ nesse sentido, mas como treinador acho-o bastante inferior.

              Depois potenciar no sentido de ter a coragem de apostar em jovens e eles darem rendimento e depois sairem transferidos por bons valores. O Benfica e os rivais vivem disso também e tem a sua importância. Mas de resto, totalmente de acordo.

    • Chico
      Posted Maio 9, 2020 at 5:18 pm

      Bem mais depressa era Trapp que Lage ou Vitória.

      • Kacal
        Posted Maio 9, 2020 at 6:05 pm

        Parece-me claro que Rui Vitória teve mais longevidade e títulos que Trappatoni, também potenciou mais jogadores para vendas que é importante num clube português. Não estou a comparar com base na carreira geral de cada um ou capacidades técnico-tácticas.

        • Chico
          Posted Maio 9, 2020 at 9:06 pm

          O Trapp ganhou um campeonato ao campeão europeu em título, valorizou Miguel (que sai no final da época para o Valência depois de ser o segundo melhor jogador da equipa), Luisão (que passou de ser criticado a ídolo) e Simão, para além de ter pegado no Manuel Fernandes nos juniores e o metido na alta roda, onde anda até hoje. Acho que tinha uma tarefa mais difícil, tendo em conta os rivais bem mais fortes e a falta de sucesso desportivo nos anos anteriores. Para além de que a abordagem no mercado de Janeiro foi fabulosa, tendo preenchido as três falhas do 11 de uma vezada: Quim, dos Santos e Nuno Assis. Não me lembro de outro treinador do Benfica que tenha tido coragem de fazer isso, só o Porto pre-Lopetegui fazia coisas desse género.

          • Kacal
            Posted Maio 10, 2020 at 12:11 am

            Mais uma vez usas um argumento muito subjectivo. “Porto campeão europeu”, mas Mourinho saiu rumo ao Chelsea e quantos jogadores saíram também? Era uma equipa com jogadores novos, foi uma espécie de renovação e nessa época tivemos um carrossel de treinadores e nada correu bem. Não tiro mérito ao Trappatoni, mas a nível de conquistas meto Rui Vitória acima. E nem sou fã dele, mas sei ser sensato e realista.

            • Jay-Jay Okocha
              Posted Maio 10, 2020 at 8:17 am

              Concordo, Porto completamente desfalcado, ontem um user falou no prejuizo que Jesus deu ao Benfica depois de sair, bem… Mourinho deu bem mais por essa ordem de ideias.
              Mas lá está, com saberdoria e experência, Trapp conseguiu ser campeão, o que nunca é fácil. Mas daí merecer o estatuto de melhor …

              • Kacal
                Posted Maio 10, 2020 at 1:51 pm

                Ora nem mais, Okocha. Teve mérito em ser campeão, mas não o coloco como melhor e vejo 3 à frente dele.

  • DYI
    Posted Maio 9, 2020 at 1:59 pm

    Dos que eu vi foi sem dúvida JJ, como tenho ideia que o Benfica não foi particularmente potente nos anos 90 e no início dos anos 2000 votei no JJ

  • HeberPrincipe
    Posted Maio 9, 2020 at 2:08 pm

    Obviamente JJ

  • Estigarribia
    Posted Maio 9, 2020 at 2:09 pm

    Jorge Jesus aqui será praticamente unânime. Devolveu o Benfica á rota dos títulos e devolveu a dimensão europeia ao emblema da Luz com uma presença, salvo erro, nas meias-finais da Champions e em duas finais da Liga Europa.

    Saudações Leoninas

  • Muska
    Posted Maio 9, 2020 at 2:21 pm

    JJ sem dúvida

  • Chico
    Posted Maio 9, 2020 at 2:21 pm

    Jorge Jesus. Não há outra opção possível.

  • Jay-Jay Okocha
    Posted Maio 9, 2020 at 2:26 pm

    Sem espaço para duvidas. Jesus.
    Menção especial para Koeman, apenas teve um ano, mas fez um percurso europeu muito bom, o melhor do Benfica neste seculo. Trapatoni foi campeão apos 11 anos depois do ultimo campeonato, e merece credito pela carreira que teve- Dos outros treinadores, uns razoaveis, outros fracos.

    • Francisco Goncalves
      Posted Maio 9, 2020 at 6:21 pm

      E o RV em 2015-16 na Europa?

      • Jay-Jay Okocha
        Posted Maio 10, 2020 at 8:10 am

        Não foi tão boa a meu ver. Ganhar e ultrapassar o United e elimina-los por consequencia na ultima ronda da fase grupos, vencer o Liverpool em casa e fora nos oitavos, e cair nos quartos com o grande barça ( se comparaveis, acho a performance frente ao Barça bem melhor do que em 2016 frente ao Bayern)

  • Valderrama
    Posted Maio 9, 2020 at 2:30 pm

    Muito fácil, claramente JJ. Embora na Europa não tenha tido o sucesso que tenta propagar (teve épocas penosas na principal prova europeia de clubes), no plano interno trouxe o Benfica para outro patamar

  • Rambo13
    Posted Maio 9, 2020 at 2:34 pm

    Queria só que se lembrassem antes de escolher que JJ teve como base esta equipa:

    Oblak
    Maxi – Luisão – David Luiz/Garay – Coentrão
    Matic/Javi – Enzo/Witsel
    Di Maria/Gaitan – Salvio/Ramires
    Saviola/Rodrigo – Lima/Cardozo

    Equipa de Lage:
    Vlacho
    AA – Ruben Dias – Ferro – Grimaldo
    Samaris – Gabriel/Taarabt
    Pizzi – Rafa
    Jonas/Félix – Vinicius/Seferovic

    • Jay-Jay Okocha
      Posted Maio 9, 2020 at 5:06 pm

      E? A ideia é votar num Lage que por muito que tenha um jogadores menos talentosos, pratique um futebol pobre, sem ideias e com pessimos resultados a nivel europeu?
      Tenho a convicçao de que JJ com esta equipa faria parecer o Lage, um treinador de juniores.

    • Chico
      Posted Maio 9, 2020 at 5:17 pm

      Esses nomes também foram potenciados pelo JJ. Isso também é o trabalho do treinador. O Jesus não teve um jogador de 20 milhões, quanto mais quatro.

    • DYI
      Posted Maio 9, 2020 at 5:26 pm

      Vai comparar os plantéis dos rivais também. Até o Sporting que andava a comer quartos lugares (e um sétimo) ao pequeno almoço tinha um melhor plantel do que o que teve nestes últimos dois anos

    • NunoPlacido
      Posted Maio 9, 2020 at 5:35 pm

      Uma falsa questão. Jesus tornou Coentrão que era um extremo-esquerdo no Rio-Ave num dos melhores defesas-esquerdos do Mundo. Matic era um médio-ofensivo no Vitesse, para um dos melhores médios defensivos no mundo. Enzo Pérez era um extremo direito no Estudiantes, para um dos melhores 8 do mundo. E fez isto com mais 5/6

      Isto faz parte do trabalho de treinador, os únicos jogadores que Lage pegou do zero e fez jogadores foram o Félix e o Taarabt.

      Depois o Lage anda a comprar jogadores por 20M e não sabe usá-los (Weigl, R.D.T)….não há desculpas. Estes dois na mão do Jesus eram um mimo

    • Artur Trindade
      Posted Maio 9, 2020 at 10:37 pm

      Mas David Luiz, Coentrão, Matic, Di Maria e até Javi ou Lima são criações de JJ, portanto o nível de base considerado deve ser o anterior à entrada de JJ.
      O nível desses jogadores foi maximizado por, pelo facto de estarem integrados no coletivo de JJ.

  • Giuseppe F
    Posted Maio 9, 2020 at 2:36 pm

    Jorge Jesus foi, a grande distância do segundo, o melhor do Benfica e do Sporting também.

    Pensava que Jardel era o único a ganhar duas votações, mas creio que estou enganado.

    SL

  • MiguelRosa
    Posted Maio 9, 2020 at 2:37 pm

    Jesus. Trappa em 2°.

  • BrunoAlves16
    Posted Maio 9, 2020 at 2:48 pm

    Jesus. O mais marcante, o que fez a equipa jogar melhor e que fez mudar os pratos da balança, foi com ele que se começou a desenhar o actual dominio do Benfica. Palavra também para Rui Vitoria, apesar de todas as críticas tem 2 campeonatos, 1 taça e uma boa percentagem de vitorias, embora num Benfica dominador já mais sedimentado.
    Toni também tem o seu peso, confunde se com o clube (será sempre o Toni do Benfica) e teve o seu cunho no titulo marcante de 94 (para mal de nós sportinguistas).
    Trapattoni conseguiu quebrar o jejum num contexto adverso em termos de plantel e é um treinador consagrado internacionalmente mas a sua equipa não primava pelo bom futebol. Camacho era o Scolari espanhol, nunca apreciei e Lage está a fazer o seu caminho, veremos que legado deixará.
    Em suma Jesus tem o meu voto e creio que vencerá por larga margem.

  • Miguel SADSC
    Posted Maio 9, 2020 at 2:52 pm

    O mais titulado na história do clube está aí portanto terá que ser sempre ele a opção.

    • Ricard0
      Posted Maio 9, 2020 at 5:35 pm

      Isso não é assim tão linear. Por exemplo, acho que o Guardiola é o treinador mais titulado do Barcelona (não tenho a certeza) mas para muita gente o melhor foi o Cruyff por toda a revolução que provocou no futebol e no Barcelona.

      • Miguel SADSC
        Posted Maio 9, 2020 at 5:55 pm

        O Barcelona de Guardiola é superior ao de Cruyff em todos os aspetos, mas percebo o que queres dizer. A questão é que aqui nenhum chega perto do impacto do Jesus e os que o precedem recebem o clube em melhores condições (criadas por ele).

  • Tiago Silva
    Posted Maio 9, 2020 at 2:52 pm

    JJ. Aqui não há quaisquer dúvidas, o JJ revolucionou completamente o futebol do Benfica.

  • porra33
    Posted Maio 9, 2020 at 2:55 pm

    Toni, menos um campeonato que Jesus mas uma final da Taça dos Campeões Europeus, uma meia final da Taça das Taças onde perde com o Parma (finalista vencido), Quartos de final da Taça UEFA com equipas como Real Madrid, PSG (Ricardo Gomes, Weah, Valdo, Le Guen), Ajax (De Boer, Overmars, Winter, Bergkamp, Litmanen, Davids) Juventus (por quem foi eliminado e vencedor da prova com Baggio, Vialli, Conte, Di Canio) e outras.
    A Taça UEFA naquela altura era mais competitiva que a Taça dos Campeões europeus porque iam mais equipas lá. Por isso para mim tem mais valor que as finais europeias do Jesus.
    Outro ponto contra o Jesus é o facto de ter perdido dois campeonatos por pura incompetência. Se ele tivesse os 5 que deveria ter aí não teria dúvidas em votar nele. De resto tudo a baixo destes, Trapatoni deu-me o primeiro título de campeão enquanto benfiquista, tenho uma natural simpatia com o italiano, que talvez tenha o melhor palmarés, Koeman na altura ainda estava a começar, agora é mais treinador, Rui Vitória foi competente mas desgastou-se e deixou-me irado pelo que não colhe a minha simpatia, Lage fez um grande feito na sua época de estreia mas neste momento estão a sobressair as suas limitações e neste momento tenho dúvidas que seja o homem certo para o Benfica. Não tenho distanciamento temporal para considerar Lage e Vitória porque me irritaram muito. Finalmente Camacho trouxe um futebol vistoso ao Benfica que esteve muitos anos sem se ver mas de resto foi fraco, embora não tivesse argumentos para mais.

  • Joga_Bonito
    Posted Maio 9, 2020 at 2:56 pm

    Vai ser polémico, mas aqui vai: Toni. Pelos campeonatos que deu, pela final de 1988 da TCE, pela mística. JJ se não tivesse saído como saiu e não tivesse dito o que disse depois teria podido ganhar, mas tal como no caso de Paulo Sousa chamo a atenção que quando se fala de alguém e se fala do contributo, isso tem de ser avaliado em tudo, na positiva e na negativa. Se alguém como o Toni deu títulos, difundiu mística e fez muitos se apaixonarem pelo clube, isso é um contributo que ainda hoje perdura e ainda hoje rende muito ao Benfica. Quem saiu dizendo mal e insinua o que JJ insinuou após sair, tal como Paulo Sousa “apaga-se” da história. Não foi só sair para um rival, no qual aliás pouco ganhou. Foi sim o cuspir no prato aonde comeu, no prato que o elevou ao patamar mundial já no final de uma carreira até então com poucos títulos e ainda teve a estupidez de alinhar numa estratégia de guerrilha onde insinuou coisas graves do clube que o elevou, sem sequer estupidamente se perceber que só minou o seu legado com isso.
    Entre um Toni com dois campeonatos, final da TCE, uma Taça de Portugal e muita mística (apesar de como treinador ser apenas bom) e um arrogante ingrato que não ganhou muito mais que ele, porque teve a sorte de apanhar um Sporting e Porto bem mais fracos que os que Toni apanhou, os dois rivais tinham jogadores de classe mundial, sobretudo o Sporting era bem diferente do actual, escolho quem mais deu ao Benfica: Toni! São homens como o Toni que me fizeram amar o Benfica, que alimentaram a sua mística, isso é um contributo que perdura eternamente e que renderá sempre frutos. JJ é como Paulo Sousa, lesou o clube, para mim não pode contar para isso. Pode ganhar no Fla o título de maior, no Benfica não!

    • Jay-Jay Okocha
      Posted Maio 9, 2020 at 5:11 pm

      Teria podido? não sei, acho que ganha na mesma :)

      • Joga_Bonito
        Posted Maio 9, 2020 at 5:40 pm

        Vê bem o CV do Toni antes de dizeres que o JJ ganha de forma clara. Dado o que disse nunca pode ser equacionado, é o mesmo critério que segui quando excluí o Paulo Sousa de ser o melhor médio defensivo do Benfica.

        • Giuseppe F
          Posted Maio 9, 2020 at 6:45 pm

          Mas melhor é diferente disso. O Moutinho também foi um “porco” para o Sporting, não foi por isso que deixou de ser escolhido por muita gente., eu inclusivé sei bem distinguir as coisas.

          • Joga_Bonito
            Posted Maio 9, 2020 at 8:17 pm

            Mas para mim apagou-se da história, é o meu critério, porque na minha visão se lesa o clube isso contrapõe ao que de bom fez. O legado não pode ser apenas os títulos, os prejuízos que deu têm de ser contabilizados. Quantas pessoas gostam do Benfica porque tem homens como Toni? Quantas pessoas gostam do clube pela mística que homens como ele e outros transmitem? É isso que eu aponto.

            • Jay-Jay Okocha
              Posted Maio 9, 2020 at 10:51 pm

              Talvez o Pai do Toni não tivesse um sonho verde e branco. Talvez o Toni não tivesse ambição para alem do Benfica. E dai? Pronto é o teu criterio, mas acho-o limitado. De quem tem rancor.
              Deu prejuizo? Apenas saiu, depois de 6 anos de puro espetaculo.
              tu la sabes

              • Estigarribia
                Posted Maio 10, 2020 at 8:48 am

                Jay-Jay Okocha,

                O Jorge Jesus alinhou com o Bruno de Carvalho na estratégia de difamar o Benfica. Uma coisa é picar, e eu por exemplo gosto de picar os meus amigos benfiquistas de forma saudável, mas outra coisa é difamar um clube rival sem provas de nadas. E foi nisso que JJ se alinhou com BdC.

                Saudações Leoninas

                • Jay-Jay Okocha
                  Posted Maio 10, 2020 at 3:04 pm

                  Se dizes que o JJ se alinhou com bruno de carvalho, então já sabes muito mais do que eu.
                  saudações.

              • Joga_Bonito
                Posted Maio 10, 2020 at 12:02 pm

                Não é rancor e mesmo se fosse é inteiramente legítimo. Desde quando alguém é obrigado a gostar de quem se comporta como um ingrato? Tu é que vives num mundo onde só se pode ter em conta num legado o que é bom, quando um legado tem de contar tudo. Por essa lógica o Vale e Azevedo deve ser perdoado pelo que fez, quando lançou as bases do Seixal. Que importa os roubos que fez e que quase mataram o clube? Que importa as vergonhas que passamos com ele? Um legado é tudo e nesse legado de JJ tem de contar tudo, incluindo as acusações sem nexo que fez ao clube e que lesaram o clube, não é só contar taças. E quanto aos 6 anos de espectáculo é falso, houve momento de mau futebol, perdeu 2 títulos para o Porto porque geriu mal a equipa, além do 5-0 onde inventou a pôr David Luiz a DE. O legado implica tudo, ou no caso do Vale e Azevedo só vamos contar o Seixal que ele lançou as bases?

                • Jay-Jay Okocha
                  Posted Maio 10, 2020 at 3:08 pm

                  Vale e Azevedo? WTF…

                  • Joga_Bonito
                    Posted Maio 10, 2020 at 3:22 pm

                    É fácil perceber a analogia. Se fez coisas boas apenas temos de ter isso em conta? Pela sua lógica sim. Então o que fez de mal tem de ser esquecido não? JJ difamou o Benfica, a partir daí não pode entrar nestas contas, é que isso também é legado, não é só contar taças. Ficou claro?

                    • Jay-Jay Okocha
                      Posted Maio 11, 2020 at 4:12 am

                      Já nem entendo como é que tiveram o discernimento de por o JJ nesta lista de melhor treinador. Acho que me convenceste.

    • Jay-Jay Okocha
      Posted Maio 9, 2020 at 5:14 pm

      Lesou o Clube? Basicamente é como estares casado 6 anos com uma mulher, seres intensamente feliz, e no fim quando acaba, achares que foi a pior pessoa na tua vida.

      • Kacal
        Posted Maio 9, 2020 at 6:01 pm

        O Joga_Bonito pode achar que foi traído portanto adicionando a traição aí no final dos 6 anos de casado, ela já passa a ser uma pessoa má, sobretudo quando o Benfica lhe deu as condições que ele precisava,

        • Giuseppe F
          Posted Maio 9, 2020 at 6:46 pm

          O Jorge Jesus foi corrido do Benfica, não quiseram renovar com ele.

        • Jay-Jay Okocha
          Posted Maio 9, 2020 at 10:54 pm

          Traição? Um adepto do Sporting, que sempre teve ambição de treinar o seu clube, foi para o Benfica e fez o que todos sabemos. Traição? ou como elemento neutro penso que graatidão seria mais apropriado, mas lá está, o futebol tem essa coisa de puxar por emoções moles.

    • BrunoAlves16
      Posted Maio 9, 2020 at 5:37 pm

      Se me permites a opinião, compreendo a tua posição enquanto benfiquista de não o eleger devido á sua saída e o que disse depois, mas se tentares distanciar da tua paixão (algo quase impossível eh eh eh) creio que em termos de titulos, prestação europeia, proposta de jogo e valorização de jogadores, acho que nenhum dos restantes se pode equiparar ao JJ (as finais europeias do Toni são anteriores ao periodo analisado). Esta é so a visão de alguém neutro e que ve a relação JJ-Benfica á distancia.
      No entanto compreendo essa tua visão pois acho que ele também vai vencer no meu clube e eu nunca votaria nele, pois ganhou milhões de euros e fez gastar ainda mais e de retorno desportivo (aquele que mais interessa) deu zero!

      • Jay-Jay Okocha
        Posted Maio 9, 2020 at 11:02 pm

        Ai está O comentário. Concordo, se bem que enquanto elemento neutro, eu votaria no Paulo Bento ( que acho pessimo), fez la um bom trabalho no cômputo geral.
        Quanto ao prejuizo que possa ter dado ao SCP ( sempre maior que no SLB tens razao), e como não quero ser polemico, vou dizer que teve algum azar nos resultados, não ajudado pela loucura do Presidente que tinha. Por isso é que Jesus e SLB foi a união perfeita. Direcção forte, clube grande, e treinador genial, com jogadores eximios. Não foi o plantel que fez o Jesus ou o Benfica, foi um mixto de ambos. Jesus foi de longe o melhor treinador que ja vi em Portugal. E por consequencia é unica opçao viavel nesta lista. Sem tirar merito ao Toni ao Trapatoni ou até Koeman.

    • Giuseppe F
      Posted Maio 9, 2020 at 5:52 pm

      Acho perfeitamente legítima a tua opinião, mas o Jorge Jesus cuspiu no prato onde comeu? Pergunta sincera.

      • Joga_Bonito
        Posted Maio 9, 2020 at 8:17 pm

        Dada a forma como se comportou sim.

        • Jay-Jay Okocha
          Posted Maio 9, 2020 at 11:06 pm

          Não foi a melhor, ele proprio é canalha por vezes, tem aquele melão que todos sabemos, mas esta votação destina-se a eleger o melhor treinador a treinar o SLB, não o melhor Benfiquista. E se reparares no nome do Jesus, em baixo das escolhas, aparece 2009/2010 até 2014/2015.

          • Joga_Bonito
            Posted Maio 10, 2020 at 12:04 pm

            O melhor treinador tem a ver com um conjunto de factores não é um acumular de taças. O contexto conta e muito. JJ nunca foi a uma final da TCE. Não deu a mística que Toni deu que dá hoje ainda muitos frutos ao clube. Vê o caso do Barça, que é como alguém já aqui disse, o Pep pode ter ganho muito mais que o Cruyff mas para muitos o Cruyff tem de ser o maior treinador de sempre do Barça pelo impacto na história e grandeza do clube. Os teus critérios é só contar taças, os meus incluem um conjunto de factores e é a minha escolha. Se tem a sua vote em quem quer e perceba que para muitos o futebol não se resume a contar taças.

            • Jay-Jay Okocha
              Posted Maio 10, 2020 at 3:15 pm

              pois, o meu não se resume a ouvir o que se diz ou não se diz na imprensa. Prefiro o que vejo em campo, o resto é subjetivo, e muito incerto. Ja agora nem falei no Toni. So respondi ao teu comentario sobre o JJ. O Toni foi grande sem duvida. E tendo menos melão, não tendo treinado nenhum grande para alem do SLB, aparecendo sempre no estadio luz junto aos adeptos, é um elemento bem mais querido no SLB. Entendo tudo isso. Mas monosprezar o JJ assim… Qu eu saiba o JJ nunca foi ingrato para com os adeptos. Lembro me bem dele dar raspanetes a varios jogadores por não cumprimentarem os adeptos no final de cada jogo, na vitoria ou na derrota. JJ foi grande, reergueu um Benfica em perdição total, e nisso é incomparavel ao Toni.

    • Meu nome é Toni Sylva
      Posted Maio 9, 2020 at 6:31 pm

      Tenho de concordar com o Joga Bonito. Reparem que ele fala também da questão da mística. Ou seja, numa votação de quem rendeu ‘mais’ ao clube, o Toni ganha. O Jesus está a tempo de passar à frente se um dia voltar e tiver sucesso.
      De resto temos o Trapattoni que fez o impossível com muito pouco. O Mourinho estado na lista se um dia não tivéssemos tido um presidente embriagado que disse com voz arrastada que ‘o treinador é o Toni!’ (coisa da qual o Toni não teve culpa nenhuma).

      • Jay-Jay Okocha
        Posted Maio 9, 2020 at 11:09 pm

        Então façam uma votação das personalidades preferidas dos adeptos. Aí entrarão outros nomes, sem requisito minimo de jogos, talvez o Mantorras possa levar a melhor a PL.

  • Vegeta
    Posted Maio 9, 2020 at 3:04 pm

    Jorge Jesus.
    Existe um antes e um depois deste homem entrar no Benfica, é de longe o melhor treinador do Benfica dos últimos 28 anos.

  • Manuel A
    Posted Maio 9, 2020 at 4:35 pm

    Até me custou a votar, mas não há grande volta a dar. JJ teve épocas fantásticas no Benfica.

  • MM
    Posted Maio 9, 2020 at 5:45 pm

    JJ…fez do benfica um rolo compressor

  • Zamorano
    Posted Maio 9, 2020 at 6:00 pm

    Obviamente JJ.
    Camacho e Vitória fechariam o meu pódio.

  • olk
    Posted Maio 9, 2020 at 6:12 pm

    JJ sem dúvida. Mesmo nas épocas em que não ganhou nada, teve resultados razoáveis e uma grande qualidade de jogo.

  • Xefe
    Posted Maio 9, 2020 at 6:48 pm

    Koeman é sem dúvida o que tem mais qualidade.

    É sempre difícil para um treinador estrangeiro adaptar-se ao campeonato Português, ainda para mais vindo de uma liga com um estilo tão diferente como a Holandesa. Não foi feliz no campeonato, e nessa altura LFV contratava um novo treinador todos os anos, não dando uma segunda oportunidade ao Holandês.

    A sua campanha na Champions foi fantástica, e não voltamos a alcançar tamanho feito Europeu até hoje. Eliminar o Man Und na fase de grupos já foi algo incrível, mas depois ganhar duas vezes ao Liverpool, que tinha ganho a Champions no ano anterior, foi sem dúvida o ponto mais alto a nível Europeu do Benfica este século. E ainda conseguiu dar muita luta ao Barcelona que acabou por ganhar a competição.

    Este sim foi um Benfica que apesar de não ter um plantel tão bom, tinha um treinador sem medo que metia a equipa a bater-se de igual contra qualquer equipa da Europa, algo que mais nenhum treinador conseguiu este século.

  • Flavio Trindade
    Posted Maio 9, 2020 at 8:30 pm

    Sem o Svennis na lista a escolha teria que ser entre Toni e JJ.

    Contudo não é assim tão unânime quanto possa parecer…

    Isto porque o título mais saboroso que enquanto benfiquista tive, foi no reinado de Toni, e cuja equipa foi grande parte da base que escolhi nestes 28 anos.

    O título de 93/94, da época do 3-6 em Alvalade foi mítico e aquela equipa venceria qualquer jogo contra as equipas de JJ.

    Ao contrário de alguns para quem a saída para o Sporting foi a traição máxima, não é isso que me leva a achar o reinado de JJ como pouco mais que satisfatório.

    Em 6 épocas de investimento grande, tendo em quase todas elas a melhor equipa do país, a sua incapacidade em gerir grupos, a sua indisponibilidade em apostar na formacão e a sua soberba custaram mais títulos ao Benfica do que aqueles que foram ganhos.

    Não esquecer que os dois principais titulos nacionais, liga e taça, em 12 possíveis JJ ganhou apenas 4…

    E em 6 épocas, com as melhores equipas, e muito investimento é necessariamente curto.

    Ao contrário do que muito dos indefectíveis defensores de JJ, não foi o treinador que fez o Benfica grande, mas sim o contrário.

    É na minha opinião um dos melhores treinadores de campo do mundo, sem dúvida, e a passagem pelo Brasil fê-lo crescer já que conseguiu aprender e conter os seus pontos negativos.

    Para mim é um empate técnico.
    Jesus é de longe melhor treinador que Toni, mas Toni deu-nos o último Benfica com mística e avassalador.

    • Joga_Bonito
      Posted Maio 9, 2020 at 8:59 pm

      Grande comentário.

    • Gil Rodrigues
      Posted Maio 9, 2020 at 10:44 pm

      Muito bom

    • Marcelo_19
      Posted Maio 10, 2020 at 2:26 am

      Não concordo que os Benficas de JJ tivessem sempre o melhor plantel, aliás dos 6 anos de JJ no Benfica em “apenas” metade o Benfica tinha melhor plantel, nos outros 3 anos era o Porto a ter melhor plantel. Mas sim, houve um ano em que JJ com melhor plantel que o rival perdeu o campeonato, mas também ganhou um em que tinha pior plantel.

      Não vi o campeonato ganho pelo Toni pelo que não posso falar.

    • Giuseppe F
      Posted Maio 10, 2020 at 11:41 pm

      Não é líquido que o Benfica tinha melhor plantel. O Porto tinha Hulk, Falcao, Moutinho, Otamendi, Helton, Álvaro (depois Alex Sandro), Sapunaru (depois DaniloI, Fernando, Lucho, pa enfim.

      Na minha opinião a equipa do Porto do AVB e do Vitor Pereira era superior à do Benfica do Jesus nos 3 anos em que ele não venceu o campeonato.

      O que faz dele um vencedor 3 em 3 sempre que tinha melhor equipa. É de génio? Não, mas não custou nenhum título ao Benfica nesse sentido. É óbvio que as opções o treinador dão e tiram pontos. Se calhar no Dragão em 2013 ele tiha posto um PL em vez do Roderick e eram campeões, ninguém sabe, mas talvez no ano seguinte perdiam o título por uma opção semelhante.

      Não basta dar um bom plantel a um treinador já que ao Koeman, Fernando Santos, Camacho e Quique foram dadas condições de topo (tinham muito melhor equipa que o Sporting e acabavam sempre em 3º), mas só com a chegada do Jesus é que se deu essa transformação abrupta. E isso é uma coisa que eu não entendo como muita gente nao vê, é demasiado óbvio.

  • Turiacus
    Posted Maio 9, 2020 at 10:14 pm

    JJ!

  • Blocparty
    Posted Maio 10, 2020 at 1:29 am

    Não tenho dúvidas, na minha opinião, Rui Vitória.

  • Mantorras
    Posted Maio 10, 2020 at 5:26 am

    Jesus.

    E o melhor treinador. Pegou num Benfica palido e meteu “tudo a saltar”. Tem muitos defeitos, mas e o melhor treinador de todos, a larga distancia ate.

Deixa um comentário