Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O melhor XI do Benfica nos últimos 28 anos

Pedimos aos leitores do Visão de Mercado para escolherem o melhor XI do Benfica nos últimos 28 anos. Fica o resultado das votações:

Guarda-redes – Preud’Homme
Lateral Direito – Nélson Semedo
Lateral Esquerdo – Fábio Coentrão
Defesa Central – Luisão (o mais votado)
Defesa Central – Garay
Médio Defensivo – Matic
Médio – Rui Costa
Extremo Direito – Poborsky
Extremo Esquerdo – Simão Sabrosa
Segundo Avançado – Jonas
Avançado – Óscar Cardozo

Treinador – Jorge Jesus

De fora ficaram nomes como Oblak, Ederson, Mozer, Ricardo Gomes, Enzo Pérez, Aimar, Di María, Gaitán, João Vieira Pinto ou Nuno Gomes.

105 Comentários

  • Bio
    Posted Maio 15, 2020 at 12:58 pm

    Na baliza aceitaria qualquer um dos três. De resto, como já referi anteriormente, trocava JVP por Cardozo e esse seria o meu XI de sonho. Tinha tudo para lutar por uma Champions.

  • The Mo
    Posted Maio 15, 2020 at 1:02 pm

    Eu votei
    Preud Homme
    Miguel
    Mozer
    Gomes
    Leo
    Matic
    Rui Costa
    Paneira
    Simão
    Jonas
    Caniggia

    Jorge Jesus

  • BrunoAlves16
    Posted Maio 15, 2020 at 1:09 pm

    Relativamente ao meu onze há 4 elementos diferentes: coloquei Maxi, Ricardo Gomes, Paneira e Gaitán nos lugares de Nélson Semedo, Garay, Poborsky e Simão.

  • Pulga
    Posted Maio 15, 2020 at 1:11 pm

    Com este exercício é interessante notar que o ano em que o Benfica teve a melhor equipa coincide com o fatídico ano do 92, Chelsea e Vitoria.

    Uma autentica constelação de estrelas:

    Artur (Oblak no ano seguinte)
    Maxi
    Luisão
    Garay
    Melgarejo (Siqueira no ano seguinte)
    Matic
    Enzo
    Salvio
    Gaitan
    Lima
    Cardozo
    (Rodrigo)
    (Aimar)

    • Chico
      Posted Maio 15, 2020 at 1:55 pm

      A equipa de 94 ganhava a essa: Neno, Veloso, Mozer, Hélder, Schwarz, Kulkov, Rui Costa, Vítor Paneira, Ailton, JVP e Isaías.

      • Elvaspatrimoniomundial
        Posted Maio 16, 2020 at 9:43 am

        Então e a de 93, com esses todos mais Futre, Paulo Sousa e Pacheco?

        • Chico
          Posted Maio 16, 2020 at 1:42 pm

          Sim, essa equipa ainda melhor! Por algum motivo estava a achar que o limite era 94, apesar de serem os últimos 28 anos.

  • Estigarribia
    Posted Maio 15, 2020 at 1:24 pm

    É um XI muito bom e com muita qualidade individual. Faria estragos em Portugal actualmente.

    Saudações Leoninas

  • Joao Duarte
    Posted Maio 15, 2020 at 1:25 pm

    O Simão era um jogador incrível. Sinto que não tem o reconhecimento que deveria ter, provavelmente também por culpa dele. Arrisco-me a dizer que neste século foi o jogador que mais importância teve para o clube chegar onde está hoje. Quem, como eu, se lembra perfeitamente do que era o Benfica no início do século tem noção da importância que teve para o clube. Carregou a equipa durante épocas e épocas.

    • Chico
      Posted Maio 15, 2020 at 1:46 pm

      Concordo a 100%! Para mim, é facilmente o melhor jogador do Benfica no século XXI.

    • Rodrigo 77
      Posted Maio 15, 2020 at 1:49 pm

      Quem acompanha o Benfica, sabe que essa é a realidade.

    • Pedrosdopereira
      Posted Maio 15, 2020 at 1:49 pm

      As pessoas não têm essa noção. Quando vi gente a votar no Gaitán, Di María ou Rafa em vez do Simão fiquei “escandalizado”.
      Um onze dos últimos 20/30 anos tem de ser SEMPRE o Simão e mais 10.

      • Kacal
        Posted Maio 15, 2020 at 2:22 pm

        Considero Simão superior a Gaitán e Rafa, sendo que em termos de história no clube nem há comparação da importância. Mas o Di María foi melhor jogador, a meu ver. E aquela época 2009/2010 foi fantastica.

        • Pedrosdopereira
          Posted Maio 15, 2020 at 3:07 pm

          Kacal claro que vai depender do gosto e critério de cada um mas numa votação destas, na minha opinião claro, os votos deviam ser para o que foi melhor jogador no Benfica e nesse caso como dizes o Simão foi incomparavelmente melhor e mais importante.
          Quanto ao Dí María ser melhor jogador, custa-me concordar porque o Simão é o meu ídolo de infância mas se nos focarmos na carreira que fizeram a verdade é que o Dí María atingiu um pico mais alto.

          • Kacal
            Posted Maio 15, 2020 at 6:29 pm

            Tudo certo Pedro e compreendo totalmente. Mas lá está, depende do critério de cada um e opinião, no meu critério votei assim.

        • Chico
          Posted Maio 15, 2020 at 5:04 pm

          O Di Maria só pode ser pelo que fez e demonstrou no pós-Benfica! A pior época do Simão no Benfica foi certamente melhor que a de 2009/10 do Di Maria.

          • AndreChaves9
            Posted Maio 15, 2020 at 5:27 pm

            Que grande invenção

            • Chico
              Posted Maio 15, 2020 at 5:40 pm

              Gostava de perceber porquê. O Simão teve sempre mais golos e um impacto muito maior, sempre o melhor e mais influente da equipa com consistência incrível. Segui a trajetória de cada um e garanto que a equipa de 2009/2010 teria sido ainda melhor com Simão no lugar do Di Maria.

              • AndreChaves9
                Posted Maio 15, 2020 at 5:53 pm

                Invenção a pior de Simão ser melhor que essa do Di Maria. Que nessa última época já jogou ao nível dos melhores do mundo e do que veículo a fazer posteriormente. Adoro o Simão mas o que disseste não é verdade. E o que disseste não foi que o Simão fez mais ou menos que o Di Maria no Benfica

                • Kacal
                  Posted Maio 15, 2020 at 6:29 pm

                  Concordo totalmente, André. Subscrevo!

                • Chico
                  Posted Maio 15, 2020 at 6:55 pm

                  O Simão foi sempre o melhor jogador do Benfica, a jogar numa equipa de cepos e mal organizada. O Di Maria quando jogou para Quiques e Camachos, valia pouco, apesar de em 08-09 já ir à seleção argentina. Por essa ordem de ideias, precisou de um contexto organizado para realmente render, o que nunca se passou com o Simão. Na minha opinião, é incontestável que o Simão foi superior ao Di Maria na Luz, em todas as épocas. Nem na última época, o Di Maria era o melhor jogador da equipa, isto para mim.

              • Kacal
                Posted Maio 15, 2020 at 6:28 pm

                Como provei acima, não contam só os golos, as assistências também. O Simão batia os penaltis, o Di María não portanto esse teu argumento de cima não é verdadeiro. E depois NOVAMENTE mais uma suposição das tuas que nunca saberemos se é verdade, parece que o Di María é muito inferior ao Simão o que não corresponde à verdade. Quem te diz que o Simão numa equipa com melhores interpretes como era a de 2009/2010 em relação aos plantéis que o Simão jogou no Benfica não seria “mais um” e mais ofuscado e sobressaía menos que Di Maria? É uma suposição também, mas tão válida como a tua.

                • Chico
                  Posted Maio 15, 2020 at 6:52 pm

                  O Simão falhou um único penalty com a camisola do Benfica. Até aí era um jogador de enorme classe. Se quiseres desvalorizar o facto de que o Simão foi talvez o melhor batedor de penaltys da história do futebol português, é contigo. Taxa de eficiência altíssima! Nunca saberemos essa suposição, mas a maioria dos benfiquistas com mais de 25 anos concordaria comigo. De resto, apontas como pior época do Simão aquela que talvez até foi a melhor. Ou foi 05/06, ou 04/05. Essas duas foram aquelas em que atingiu o auge, mas tu apontas uma delas como a pior…

                  • Kacal
                    Posted Maio 15, 2020 at 7:04 pm

                    Ok, uma suposição dentro da suposição, está certo. Enfim, eu até dou valor aos penaltis, mas tanta gente aqui desvaloriza nuns momentos e noutros não, tudo bem.

                    Em termos estatísticos, a época que referi foi a pior no global vs 2009/2010 de Di María. Depois em jogo jogado ambos estiveram enormes portanto fui pelo que referiste.

                  • Giuseppe F
                    Posted Maio 16, 2020 at 12:27 am

                    Quantos penalties falhou o Bruno Fernandes? Só curiosidade…

                    • Chico
                      Posted Maio 16, 2020 at 1:35 pm

                      Aparentemente, no Sporting marcou 16 e falhou 2.

                    • Giuseppe F
                      Posted Maio 16, 2020 at 1:40 pm

                      Thanks!

                      Abraço

                    • Chico
                      Posted Maio 16, 2020 at 1:40 pm

                      No caso do Simão, só falhou mesmo uma com a camisa do Benfica e, de acordo com notícias parece ter marcado 20 consecutivas. Os dados do Tranfermarkt para essa altura não me parecem legítimos pq indicam que não marcou nenhuma na época 04-05 e o golo do título no Bessa é um penalti do Simão… Portanto, não posso ir por aí nesse caso. O que é certo: Simão marcou 20 consecutivos e falhou apenas um num jogo com o Gil em 2005.

                    • Giuseppe F
                      Posted Maio 16, 2020 at 2:01 pm

                      Marcou na final da Taça ao Setúbal penso eu também na época 04/05…

          • Kacal
            Posted Maio 15, 2020 at 6:26 pm

            A pior época do Simão no Benfica, excluindo a 1ª época, foi a sua 5ª e penúltima época de Benfica. Marcou 8 golos no campeonato (4 de penalti) e fez 2 assistências. O Di María em 2009/2010 marcou 5 golos (menos 3 que o Simão, mas não bateu penaltis e sem eles ficaram até marcou mais 1), mas fez 11 assistências sendo o melhor assistente do campeonato nessa época, que o diga o Cardozo que foi melhor marcador beneficiando muito dessas assistências. Di María jogou muito nessa época e como disse o AndreChaves9, já a nível dos melhores do Mundo o que lhe valeu a transferência para o Real. Posto isto, não é verdade que a pior época do Simão foi melhor que a de 2009/2010 de Di María, exagero absoluto, ponto um.

            Depois o meu critério foi votar no melhor jogador global, não o que fez no Benfica, cada um com o seu critério, há que aceitar e respeitar mas parece complicado. Nesse sentido para mim é Di María.

            • Chico
              Posted Maio 15, 2020 at 6:39 pm

              Na penúltima época, o Simão chegou a ser poupado para a excelente campanha do Benfica na Champions. Deu jeito incluir apenas golos no Campeonato. Mais, o Benfica em 05-06 marcou 51 golos. Em 09-10, a equipa fez 78. Não dá para fazer essa comparação sem atender a esse facto, o Simão esteve envolvido numa percentagem de golos muito maior no campeonato.

              • Kacal
                Posted Maio 15, 2020 at 6:58 pm

                Poupado ou não, é indiferente. Conheço jogadores que foram poupados para a Champions e por causa disso tiveram rendimento abaixo no campeonato e aí ninguém levou esse argumento em conta, mas é conforme convém, certo? Mas factos são factos.

                Simão participou em 24 jogos no campeonato na sua penúltima época no Benfica, o Di María em 26 jogos em 2009/2010. 2069 minutos para Simão, 2256 minutos para Di María.

                São quantos jogos são a menos no campeonato em toda a época pela diferença de minutos? São 2 jogos… o Simão foi poupado em 2 jogos a mais, ia marcar 5 golos e fazer 10 assistências nesses 2 jogos tendo melhores números nesses 2 jogos que em toda a sua época? Podes acreditar nisso claro, mas é rebuscado.

                E que tem os golos colectivos a ver? Já sabemos que a equipa de 09/10 era melhor que a do Benfica da penúltima época de Simão, mas para usar esse argumento temos que ver se o campeonato de 2009/2010 seria superior ou inferior ao da altura no geral, é muito subjectivo ir por aí. Além disso Simão jogou apenas menos 2 jogos que Di María, se era tão melhor jogador assim devia ter melhores números na mesma.

                E incluí jogos no campeonato não porque deu jeito, mas porque é uma prova de “maratona” e regularidade, não de eliminar e achei justo visto que o Di María não jogou na Champions nesse ano e o foco do Benfica era recuperar o titulo visto que vinha de 4 épocas sem vencer o campeonato e queria impedir novo penta do Porto. Depois se formos por aí, o Marega na época passada também chegou a ter 5-6 golos na Champions e ser dos melhores marcadores, vale algo? Vale o que vale. Podemos ir buscar outras épocas de Di María que ele na Europa esteve muito bem e dentro do meu critério é válido.

                • Chico
                  Posted Maio 15, 2020 at 7:21 pm

                  Obviamente que o número de golos coletivos é importante, é um excelente barómetro da produção ofensiva de uma equipa. Exemplo prático: Vinícius marca 20 golos no Real Massamá, parece pouco, né? Mas a equipa ficou em último e ele, sozinho, marcou, salvo erro, mais de metade dos golos da sua equipa. É mais fácil cruzar para um Cardozo do que para um Manduca, digo eu.

                • Chico
                  Posted Maio 15, 2020 at 7:23 pm

                  Já deu para perceber que viste pouco do Simão. Ou só vias Porto na altura ou és muito garoto na época. O futebol não é só números e tenho direito à minha opinião.

                  • Kacal
                    Posted Maio 15, 2020 at 9:40 pm

                    Ninguém disse que não é importante, disse sim que é muito subjectivo e não define que um jogador foi melhor que outros. Assume o que tu quiseres, que sou garoto ou o que quiseres, por acaso já via futebol. Também já foste garoto, mas pelos vistos ao chamar-me de garoto deves ser tu que ficas incomodado e não aceitas/respeitas outra opinião, digo eu. Por acaso não era, mas boa tentativa. Não é apenas números, mas dizem muito. Além disso, o Di Maria era só números? Jogava muito, ainda hoje joga no PSG. Mas sim, tens direito à tua opinião e fica lá com ela.

                    • Chico
                      Posted Maio 15, 2020 at 10:45 pm

                      Tu é que vieste com a conversa dos nomes. Eu falei apenas em mais golos.

                    • Kacal
                      Posted Maio 15, 2020 at 11:31 pm

                      Teve mais golos por marcar penaltis, tem mérito em bate-los mas é um facto. Em assistência levou abada de 2 vs 11. São números como outros.

                • Pablo
                  Posted Maio 15, 2020 at 7:48 pm

                  Concordo Kacal, o Simão foi o meu primeiro ídolo no Benfica mas é cada argumento que se usa para validar e impor uma opinião como absoluta que se atrapalha com os argumentos. Lembro-me na discussão de melhor jogador a jogar em Portugal, o Bruno Fernandes era e é completamente desvalorizada com a desculpa de estar a jogar em uma equipa fraca e ser mais fácil de sobressair que um que joga com jogadores do mesmo nível…é o que convém na narrativa.

                  • Kacal
                    Posted Maio 15, 2020 at 9:41 pm

                    Ora nem mais, Pablo. É conforme convém e foi isso que quis frisar, de resto concordo totalmente com o teu comentário e subscrevo.

                  • Chico
                    Posted Maio 15, 2020 at 10:48 pm

                    Até pode ser desvalorizada por alguém, por mim não era certamente. Sempre enalteci o facto do BF estar a jogar imenso num contexto altamente desfavorável, onde era obrigado a fazer tudo. Às vezes até queria fazer demais e era meramente aí que pecava com remates parvos de longe quando as coisas estavam a correr mais. Veja-se agora que numa equipa melhor num campeonato mais competitivo, até elevou o nível, porque consegue desenvolver o seu futebol com menos pressas. Achar que em certos momentos o Rafa era o melhor em Portugal não invalida que ache o BF um enorme jogador, que sempre achei.

            • Chico
              Posted Maio 15, 2020 at 6:40 pm

              Ou seja, na pior época no Benfica, o Simão elimina o campeão europeu em título, com uma exibição monumental em Liverpool, e lidera a equipa contra o Man United, que elimina, e o Barça, ao qual dá uma excelente réplica.

            • Chico
              Posted Maio 15, 2020 at 6:56 pm

              Eu aceito e respeito a tua opinião. Tu é que parece que ficas incomodado em demasia com a minha.

              • Kacal
                Posted Maio 15, 2020 at 7:20 pm

                E nunca desrespeitei a tua opinião, mas se é para debater, debatemos. E por vezes acho que implicas demasiado com as opiniões, não apenas com a minha. E nem sempre os teus argumentos me parecem os melhores, mas pode ser impressão minha claro, não me incomoda minimamente a tua opinião porque és mais um aqui tal como eu. Aceito e respeito.

                • Chico
                  Posted Maio 15, 2020 at 10:50 pm

                  Uma das tuas premissas era que a época 05-06 era a pior do Simão. Acho um bocado complicado acusares os outros de maus argumentos, ou pelo menos piores que os teus, mas ok.

                  • Kacal
                    Posted Maio 15, 2020 at 11:29 pm

                    Lá porque a época 05-06 foi bastante boa, não significa que não seja a pior dele visto que não fez nenhuma época má, parece-me óbvio. E sim, acho que tens maus argumentos por vezes, mas é a minha opinião, o que vale? Ok também.

    • Bio
      Posted Maio 15, 2020 at 2:17 pm

      Não sei se reparaste, mas o Simão está no XI.

      • Joao Duarte
        Posted Maio 15, 2020 at 3:52 pm

        Eu reparei, só estava a reforçar. A julgar pelos comentários que vejo aqui aquando de outros posts e quando se fala sobre este assunto, considero que muita gente se esquece do Simão. Para mim foi claramente o melhor extremo do Benfica neste século. Di María acabou por atingir outro patamar, mas não teve nem de perto nem de longe a influência do Simão no Benfica.

    • Giuseppe F
      Posted Maio 15, 2020 at 2:56 pm

      É verdade, mas no Sporting toda a gente odeia o Simão e há muitos Sportinguistas que nunca votariam nele, mesmo num 11 do Benfica. É uma possível explicação, porque (eu assumo que posso perfeitamente caber aqui) há gente que vota sem conhecimento de causa.

      Simão era um craque, sei muito bem distinguir isso da pessoa que é e que significa para muita gente.

      SL

    • Filipe22
      Posted Maio 15, 2020 at 3:02 pm

      Nenhum benfiquista com mais de 25 anos esquece o que o Simão foi para o clube. É a par do Jonas, o mais importante do século.

    • TBL
      Posted Maio 15, 2020 at 3:35 pm

      O Simão está para o Benfica dos 2000 como o JVP esteve para o Benfica dos anos 90.

  • André Dias
    Posted Maio 15, 2020 at 1:26 pm

    É praticamente o XI em que votei, só difere em duas posições (Veloso e Salvio).

    Deixo uma sugestão ao VM. Para a próxima tentem fazer uma votação com um período mais curto. O melhor XI deste século talvez tivesse sido melhor. Não só porque há muitas pessoas que não viram ou já não se lembram de ver jogar todos os nomeados mas também porque se torna complicado comparar jogadores de eras tão diferentes. João Pinto e Jonas jogaram em circunstâncias completamente distintas, por exemplo.

    Não é uma crítica. Deduzo que seja complicado definir um período de tempo adequado a todos os leitores do blog e tenho a certeza que optaram por aquele que acharam mais indicado. Fica apenas uma sugestão.

    • TBL
      Posted Maio 15, 2020 at 3:31 pm

      Concordo. Penso aliás que jogadores como Mozer e/ou Ricardo Gomes acabaram por ficar de fora do XI justamente devido ao período mais recuado em que jogaram, que fez com que muitos leitores nunca os tenham visto jogar ou se lembrem deles (apesar de Garay e Luisão darem perfeitamente conta do recado!)

  • Knox_oTal
    Posted Maio 15, 2020 at 1:28 pm

    Excelente onze, mas difere um pouco do meu!

    Em 4-4-2: Preud’homme; Miguel, Ricardo Gomes, Mozer, Leo (ou Schwarz); Simão Sabrosa, Matic, Rui Costa, Poborsky; JVP, Nuno Gomes.

    Em 4-3-3: Preud’homme; Miguel, Ricardo Gomes, Mozer, Leo (ou Schwarz); Matic, Rui Costa, Valdo; Simão Sabrosa, Nuno Gomes, Poborsky.

    No banco 3 suplentes obrigatórios: Luisão, Gaitán e Aimar.

    Treinador: Toni ou Ronald Koeman (penso que com o clube mais estável e mais recursos poderia fazer um excelente trabalho).

    Saudações Desportivas

  • Kacal
    Posted Maio 15, 2020 at 1:37 pm

    O meu XI foi:

    GR: Júlio César
    DD: Miguel
    DC: Garay
    DC: David Luiz
    DE: Fábio Coentrão
    MDF: Matic
    MC: Rui Costa
    ED: Salvio
    EE: Di María
    SA: Jonas
    PL: Cardozo

    Treinador: Jorge Jesus

    • Bio
      Posted Maio 15, 2020 at 2:19 pm

      Respeito a tua opinião, obviamente, mas Júlio César no Benfica foi muito inferior a qualquer um dos três GR mencionados no post.
      Se for pela carreira toda, consigo entender a escolha.

      • Kacal
        Posted Maio 15, 2020 at 2:53 pm

        Já disse quais foram os meus critérios durante as votações em relação a Benfica e Sporting, não me vou repetir. Respondeste na tua 2ª frase.

  • TOPPOGIGGIO
    Posted Maio 15, 2020 at 1:41 pm

    Que abuso! E ainda dava para ser: Oblak/Ederson; Maxi, Ruben Dias/ Lindelof/Gomes/Mozer/Jardel; Leo/Siqueira; Paneira/Sálvio, Enzo/Aimar, Witsel/Javi/Fejsa/Katsouranis, Gaitan/Di Maria, JVP, Lima/Rodrigo/Saviola/Nuno Gomes…

  • BENFICA36
    Posted Maio 15, 2020 at 1:46 pm

    Em 4 3 3 :

    Oblak
    Semedo
    Luisão
    Garay
    Coentrao

    Matic
    Rui Costa
    Aimar

    Simão
    Jonas
    Di Maria

    • Bio
      Posted Maio 15, 2020 at 7:42 pm

      Tenho alguma dificuldade em ver Rui Costa e Aimar na mesma equipa. Eu entendo que são dois dos jogadores preferidos dos benfiquistas, mas não me parece que faça sentido juntá-los na mesma equipa.

    • Giuseppe F
      Posted Maio 16, 2020 at 12:25 am

      Rui Costa e Aimar no mesmo 11?

  • Estigarribia
    Posted Maio 15, 2020 at 1:47 pm

    Este foi o meu XI das águias.

    Saudações Leoninas

  • porra33
    Posted Maio 15, 2020 at 2:18 pm

    GR: Preud’Homme
    DD: Veloso
    DC: Ricardo Gomes
    DC: Luisão
    DE: Coentrão
    MC: Valdo
    MC: Rui Costa
    ED: Simão
    EE: Gaitan
    SA: Jonas
    PL: Cardozo

    Banco (à la Serie A ahaha): Oblak, Mozer, Garay, Nelson Semedo, Leo, Matic, Aimar, Di Maria, Poborsky, João Pinto, Lima

  • Bruno Santos
    Posted Maio 15, 2020 at 2:27 pm

    Amigos, não me levem a mal, não pretendo ser o dono da verdade ou um “chico-esperto”, mas, os centrais não poderiam ser outros que não Mozer e Ricardo Gomes. O Luisão tem a longevidade do lado dele, mas não tinha mais qualidade que Mozer e Ricardo Gomes. Haveria ainda o Aldair e o Gamarra, mas como foram passagens muito curtas, creio que ficaram para trás.

    Num misto de qualidade e tempo de serviço, Mozer e Ricardo Gomes teriam de ser as escolhas. Quase tão óbvio como a de Michel Preud’homme para a baliza.

    Saudações e votos de saúde para todos.

  • Fantantonio
    Posted Maio 15, 2020 at 2:33 pm

    Preud’homme
    Coentrão
    Garay
    Ricardo Gomes
    Veloso
    Paulo Sousa (porque não sou benfiquista, logo, não pesa muito para mim o persona non grata)
    Rui Costa
    Simão
    Poborsky
    JVP
    Cardozo

    JJ

  • Dca
    Posted Maio 15, 2020 at 2:44 pm

    Acho Aimar superior a Rui Costa. De resto, concordo.

  • Giuseppe F
    Posted Maio 15, 2020 at 2:53 pm

    Recordo-me do Miguel ser um craque mas chanfrado da pinha. Pena, acho que podia calçar aqui, mas o Nélson é excelente também…

    Pena pelo Nuno Gomes, mas o ataque está muito bem entregue também.

    SL

  • Maestro10
    Posted Maio 15, 2020 at 2:59 pm

    Fiquei bastante surpreendido pelo Maxi não ter ganho LD de caras, por acaso.
    De resto, é de realçar a qualidade de opções por posição do Benfica, principalmente nos últimos anos.
    Na primeira metade destes 28 anos é um marasmo: Preud Homme, Simao, Poborsky, Nuno Gomes e JVP e pouco mais.

    Meu onze que deixa de fora nomes como Matic, Ederson, Preud’Homme, Salvio, JVP, Nuno Gomes, Lima Aimar, Saviola. Incriível.

    Oblak
    Maxi, Luisao, Garay e Fábio
    Javi
    Poborsky Rui Costa Di Maria
    Jonas e Cardozo

    • Knox_oTal
      Posted Maio 15, 2020 at 5:44 pm

      Neno; Veloso, Ricardo Gomes, Mozer, Schwarz; Caniggia, Paulo Sousa, Valdo, Paneira; Isaías, Rui Águas. Um onze só com nomes da tal primeira metade dos 28 anos, e sem repetir os que já tinhas referido (e ficam alguns por referir)! Na minha modesta opinião muito longe de ser um marasmo…

  • Khal Drogo
    Posted Maio 15, 2020 at 3:05 pm

    Deixo um pedido ao VM: agora que os os 11s das 5 equipas estão escolhidos, seria interessante utilizar esses mesmos 11s para fazer uma derradeira votação de forma a elegermos o melhor 11 em Portugal nos últimos 28 anos.

    • TOPPOGIGGIO
      Posted Maio 15, 2020 at 6:15 pm

      Seria um exercicio ainda mais dificil e que criaria ainda mais dilemas. Assim de repente, eu ia assim à conquista da Champions :) :
      Preud’Home/Schmeichel, Maxi, Ricardo Carvalho, Garay, Alex Sandro; Hulk, Deco, Matic, Simão, Jonas/Falcão, Jardel

      • Daniel Alves
        Posted Maio 15, 2020 at 7:29 pm

        Com uma ou outra excepção ia ser Benfica + Porto

        • Giuseppe F
          Posted Maio 16, 2020 at 12:24 am

          Qual (is) era (m) a (a) exceção (ões)?

          • Kacal
            Posted Maio 16, 2020 at 2:11 pm

            Como é óbvio Braga e Vitória não teriam nenhum jogador no XI conjunto, mas acho que votando por qualidade global (carreira total) o Sporting poderia ter 3 pelo menos. Refiro-me a Peter Schmeichel, Luís Figo e CR7.

            No XI do Benfica venceu Preud´Homme na baliza, venceu Poborsky na direita (mesmo que fosse Salvio) e Simão na esquerda (mesmo que fosse Di María). No do Porto venceu Vitor Baía na baliza, Hulk na direita e Quaresma na esquerda. Todos foram craques por cá e outros foram mesmo lá fora, mas no global Poborsky, Salvio e Hulk foram inferiores ao Luís Figo, como é óbvio. Entre Preud´Homme e Peter Schmeichel indo pelo global, é discutível mas podiam escolher o dinamarquês, é perfeitamente aceitável qualquer um deles. Mas de resto acho que seria Porto e Benfica.

            Mas já seriam 3 excepções.

            Indo por melhor XI que jogou em Portugal, por rendimento em Portugal, aí acho que as excepções já seria entre 0 e 1, podendo o Luís Figo constar no XI na ala direita, mas preferia escolher Hulk neste critério.

            Como a maioria escolheu os XIs por rendimento cá, penso que nem haverá excepções. Será tudo Porto e Benfica, mas num XI global (qualidade e carreira total) penso que o Sporting poderia colocar 2-3 elementos no XI, dependerá sempre do critério e da opinião.

            • Daniel Alves
              Posted Maio 16, 2020 at 7:47 pm

              Já saiu o post com o XI do Porto? Não vi

              • Kacal
                Posted Maio 16, 2020 at 10:08 pm

                Penso que não, Daniel. Eu é que assumo que Vitor Baía, Hulk e Quaresma vão vencer, eheh.

                • Daniel Alves
                  Posted Maio 20, 2020 at 1:42 am

                  Também acho que vai ser assim. A importância que tiveram no clube torna isso provável.

                  Eu já não me lembro ao certo do que votei, mas foi algo do género:
                  Helton, Alex Sandro, Carvallho, Otamendi, Bosingwa, Fernando, Lucho/Moutinho (não consigo decidir), Deco, Hulk, Quaresma, Falcao.

    • Daniel Alves
      Posted Maio 15, 2020 at 7:30 pm

      Concordo. As escolhas seriam os 5 jogadores escolhidos para os XIs.

  • Joga_Bonito
    Posted Maio 15, 2020 at 3:06 pm

    O meu foi em 4-3-3 antes do VM ter anulado a votação para o segundo médio:

    Preud’homme
    Veloso, Mozer, Ricardo Gomes, Shwarz
    Matic, Witsel
    Rui Costa
    Paneira, Cardozo, Simão

    Nuno Gomes é mais 2A e mesmo aí tem concorrência “grossa”, Jonas e JVP que ganhariam aí. Pensei no sistema de 4-3-3 mas num 4-4-2 fica:

    Preud’Homme
    Veloso, Ricardo Gomes, Mozer, Schwarz
    Matic, Rui Costa
    Paneira, Jonas, Cardozo, Simão

    E ainda ficam de fora JVP, Aimar, Isaías, Di Magia, Saviola, Nuno Gomes

    Treinador: Toni

    ❤❤❤❤

  • B.Jardim
    Posted Maio 15, 2020 at 3:28 pm

    O meu 11, fugindo ao sistema do VM de usar PL fixo e extremos com lados fixos:

    Ederson
    Semedo Luisão Garay Coentrão
    Matic
    Rui Costa
    Simão
    Di Maria
    JVP
    Jonas

  • brunosilva386
    Posted Maio 15, 2020 at 3:47 pm

    Aimar tinha que estar.. sempre

  • De Carvalho
    Posted Maio 15, 2020 at 4:19 pm

    João Pinto tem de entrar no 11 por tudo que representava no clube e o que jogava sozinho.

  • Francisco Ramos
    Posted Maio 15, 2020 at 4:21 pm

    Daqueles que me lembro de ver jogar e do que renderam no Benfica (é isso que é a votação):

    Preud Homme, Maxi, Luisão, Garay, Fábio Coentrão, Matic, Witsel, Salvio, Simão, Jonas e Cardozo, treinados por Jorge Jesus.

  • Braulio
    Posted Maio 15, 2020 at 5:05 pm

    Deixa jogar o Mantorras…

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Maio 15, 2020 at 5:20 pm

    Bem, estão reflectidos no resultado final 6 daqueles que eu seleccionei: Preud’homme, Matic, Poborsky, Rui Costa, Simão Sabrosa e Jonas. A defesa foi uma razia.

  • Freitas
    Posted Maio 15, 2020 at 7:35 pm

    Em termos de qualidade deixar Ricardo Gomes e Mozer de fora é um crime.
    Basta dizer que na altura ambos entrariam facilmente na discussão dos melhores centrais a jogar na europa o que não se pode dizer dos centrais escolhidos…
    Aimar foi um grande jogador mas na minha perspectiva o Valdo dava mais ao jogo.
    Menos aceleração é certo mas mais controlo do jogo, bolas paradas, defendia melhor, etc.
    Não incluir um sueco na equipa também parece errado.
    O JVP é uma espécie de mal amado mas esquecer o que fez também é um bocado ingrato.
    A equipa do Benfica que defrontou o Milan na final da Taça dos Campeões foi a mais forte que vi nos últimos 30 anos, afinal jogou cara a cara com uma das melhores equipas de sempre, mas como o que conta são os últimos 28, está tudo bem…

  • Marcio Ricardo
    Posted Maio 15, 2020 at 10:37 pm

    Acho que Jonas podia ter sido considerado para primeiro avançado, mas pronto, também se aceita.

    Muitos médios de grande qualidade ficaram de fora.

    O que está errado são os centrais. Nunca na vida foram os melhores dos últimos 28 anos e, se em vez do onze se fizesse um plantel, talvez nem assim Luisão conseguisse garantir um lugar… Se o critério for qualidade, claro…

    • Giuseppe F
      Posted Maio 16, 2020 at 12:20 am

      O Jonas está lá golo segundo avançado, por que motivo deveria ser o primeiro?

      • Marcio Ricardo
        Posted Maio 16, 2020 at 1:52 am

        O Jonas não jogou mais tempo como 1o avançado ? Tenho essa impressão, é por isso..

        • Kacal
          Posted Maio 16, 2020 at 12:06 pm

          Jonas esteve 5 épocas no Benfica. Na 1ª formou dupla com Lima, na 2ª e na 3ª formou dupla com Mitroglou, na 4ª sim foi mais vezes titular sozinho em 4-3-3 e na 5ª e última a dupla foi mais João Félix – Seferovic. Acho que em 3-4 épocas das 5 foi mais SA que PL. Pelo menos no Benfica. E mesmo no Valência jogava com Soldado, que considero que fosse mais o PL.

          Mas basta ver no transfermarkt os dados de carreira que notamos que no Valência e no Benfica foi, maioritariamente, SA porque jogou muito mais vezes nessa posição. Tirei os dados de lá e ficou assim, nos jogos que foi utilizado seja como titular ou suplente utilizado no Valência e no Benfica.

          No Valência contei 3x a médio ofensivo, 6x a extremo direito, 11x a extremo esquerdo, 20x a ponta-de-lança e como SA jogou 70x.

          No Benfica contei 4x a médio ofensivo, 1x como extremo direito, 2x como extremo esquerdo, 52x a ponta-de-lança e como SA jogou 103x.

          Estes foram os dados que recolhi no transfermarkt pelos jogos que jogou em cada posição no Valência e no Benfica. Contei com a La Liga e Champions no Valência e depois com Supertaça, Liga NOS, Taça de Portugal e Taça da Liga no Benfica, somando os jogos e as posições deu isto. Ou seja, jogou 59x (somando todas menos SA) noutras posições e 103x a SA no Benfica, no Valência foi 40x noutras posições (somando tudo menos SA novamente) e 70x a SA. Em total entre os dois clubes foi 99x noutras posições e 173x como SA.

          Posto isto, diria que o Jonas jogou mais tempo como 2º avançado, tem quase o dobro dos jogos a SA para as outras posições em todas as competições no Valência e no Benfica. Aliás, só jogou mais a PL no fim da carreira, nas últimas 2 épocas porque decaiu fisicamente, caso contrário até teria mais jogos a SA ainda.

  • Marcio Ricardo
    Posted Maio 16, 2020 at 1:45 am

    Meu onze;

    Saint Michel
    Veloso
    Mozer
    Ricardo Gomes
    Schwarz
    Paulo Sousa
    Matic
    Rui Costa
    Simão
    Di Maria
    Jonas

  • Vegeta
    Posted Maio 16, 2020 at 8:33 am

    Eu fiz 2 equipas, esta é a minha equipa A:
    Ederson
    Fábio Coentrao
    António Veloso
    Ricardo gomes
    Mozer
    Matic
    Rui Costa
    Poborsky
    Simão
    Jonas
    Cardozo
    E esta a minha equipa B:
    Preud Homme
    Miguel
    Schwartz
    Garay
    David Luiz
    Javi Garcia
    Aimar
    Ramires
    Di maria
    João Pinto
    Van hooijdonk
    Treinador seria obviamente, JJ

Deixa um comentário