Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Tive uma proposta do FC Porto mas não cuspo no prato onde comi»

E na altura o FC Porto era um clube bem mais apelativo que o Benfica.

David Luiz revelou, em entrevista à BTV, que teve uma proposta do FC Porto em 2007, quando o contrato de apenas meia época com o Benfica estava a terminar. “Chegou o final do contrato e o Benfica diz para assinarmos por cinco anos. Falo com o meu empresário, que diz que há inúmeras equipas a oferecer 10, 15, 20, 50 vezes mais. E eu queria ajudar os meus pais. Tive uma proposta do nosso arquirival FC Porto, mas os meus pais disseram-me que não se cospe no prato onde se come. Assinei pelo Benfica e passados alguns meses parti o quinto metatarso. Passados três meses volto a jogar e parto no mesmo lugar. Imagina se fosse para outro clube? Não teria a família que tive no Benfica. O Benfica conhecia a minha família desde cedo, as pessoas começaram a viver a minha vida comigo e eu comecei a entender o Benfica”, afirmou o actual central do Arsenal.

68 Comentários

  • Tiago Peixoto
    Posted Maio 21, 2020 at 8:12 pm

    E fez ele muito bem. Obviamente teria sido um enorme reforço para o meu Porto, mas respeito muito este tipo de atitude e sinceramente não costumo admirar muito jogadores que tenham vindo do Benfica para o Porto, sinto sempre que seria abraçar um traidor e traíram o Benfica pelo Porto, também poderão trair o Porto mais à frente. Os poucos que admirei são o Deco, que é o meu ídolo futebolístico, mas que nem chegou a jogar mesmo pelo Benfica, e o Maniche. De resto, não digo que desgoste, mas não tenho o mesmo gosto que tenho por outros jogadores.

    • Fabio Mendes
      Posted Maio 21, 2020 at 9:23 pm

      Como benfiquista tenho de aplaudir a lucidez do teu comentário Tiago. E se fosse ao contrário eu teria a mesma opinião que tu.

    • Chico
      Posted Maio 21, 2020 at 10:46 pm

      Só gostas dos bons. Isso também eu hehe

      • Tiago Peixoto
        Posted Maio 22, 2020 at 3:54 am

        Pois, realmente foi o que deu a entender ahah
        Eu estive a pensar na lista aos quais não tenho uma grande sentimento e acabam por ser jogadores que não renderam muito a maioria. De mais destaque o Cebola, que embora tenha sido um bom jogador, nunca fui muito “à bola” com ele e, claro, o Maxi, que chegou ao Porto já numa fase final, mas ainda assim reconheço que deu uma boa ajuda à equipa. De qualquer forma, é dos que menos gosto. Também a verdade é que não é algo assim muito comum, fui pesquisar e em mais de 100 anos de existência de cada clube, só 21 jogadores jogaram no Porto e Benfica. Quando disse Deco e Maniche pensei que estaria a deixar alguns bons jogadores de fora, mas afinal nem por isso ahah

    • Kacal
      Posted Maio 21, 2020 at 11:59 pm

      Eu até admirei outros como Aimar e Rui Costa (pela qualidade futebolística e classe que tinham em campo), Gaitán (além de ser muito talentoso, parece-me um jogador dedicado aos clubes que representa e no Benfica teve alguns anos e saiu a chorar) e Di María (pelo talento). E gostei de outros.

      • Giuseppe F
        Posted Maio 22, 2020 at 10:25 am

        Nuno Gomes, Miccoli, Enke, Matic…

        • Kacal
          Posted Maio 22, 2020 at 12:53 pm

          Ia falar no Matic, concordo. Os outros acho que os benfiquistas os admiram, mas eu como portistas nem tanto porque não vi o melhor Nuno Gomes jogar e nunca fui o maior fã, não vi Enke jogar e o Miccoli era um avançado de qualidade, mas não me marcou como portista, mas admito que para os benfiquistas fossem marcantes, claro.

        • Tiago Peixoto
          Posted Maio 22, 2020 at 1:17 pm

          Aquele Nuno Gomes do Euro 2000 era uma máquina realmente

      • Tiago Peixoto
        Posted Maio 22, 2020 at 1:12 pm

        Eu não estou a dizer que não admiro jogadores do Benfica (desde que tenham bom carácter, admiro sempre grandes jogadores). Não admiro é jogadores que trocam o Benfica pelo Porto (e vice-versa naturalmente). Disseste uma ótima lista e ainda acrescento Miccoli e JVP. E para não deixar o Sporting de fora, digo Schmeichel, Nani, Balakov, Bruno Fernandes e Liedson.

        • Kacal
          Posted Maio 22, 2020 at 5:08 pm

          Ah sim, eu depende do motivo da troca caso seja por dinheiro também não admiro, mas caso seja por querer continuar no País e o clube não querer renovar com ele ou outra opção, até aceito na mesma e não deixo de admirar. Mas sim, o carácter das pessoas faz-nos admira-las e criar empatia, penso muito assim também, na vida igualmente.

          De resto, boa lista também a tua!

          Acrescento o Rui Patrício no Sporting! O Mathieu mais recentemente.

    • Marcio Ricardo
      Posted Maio 22, 2020 at 4:21 am

      Concordo.. E ao contrário também.

  • Antonio Clismo
    Posted Maio 21, 2020 at 8:19 pm

    David Luiz a fazer-se ao lugar no Benfica para acabar a carreira.

    Podia perfeitamente desempenhar o papel do Jardel que já não tem pernas para estas andanças.

  • MuchoG
    Posted Maio 21, 2020 at 8:21 pm

    Ainda me lembro que ele chegou quando tínhamos a mania de fazer contratações por pacote, veio um extremo argentino horrível ao mesmo tempo que o Di Maria, por acaso não foi o caso com o David Luiz. Foi só mesmo uma contratação muito low profile que ninguém ligou muito mas ainda teve no Benfica desde 2006 até Janeiro de 2011, claro que só explodiu quando Jesus chegou, apenas mais um dos n jogadores potenciados por JJ.
    Teria sido um golpe de génio do Porto ter sacado o David Luiz, veio por empréstimo e só fez 14 jogos, tinha potencial mas podia muito bem não ter dado jogador.
    Por falar no David Luiz, para quando o regresso? Já vai com 33 anos e está a ficar tarde para ainda ter impacto no Benfica, se viesse esta época com o Koch (se o Rúben Dias saísse) ficaria aí uma dupla decente. Se não vier no fim desta época não sei se valeria a pena, só se viesse com um salário reduzido para dar uma perninha e fazer balneário.

    • Daniel Alves
      Posted Maio 21, 2020 at 9:26 pm

      Esse extremo era o Adu. Aqui há uns tempos vi a capa d´A Bola nesse dia, grande destaque ao Adu e num cantinho uma foto pequena do Di Maria. Quem diria? :-D

      • Chico
        Posted Maio 21, 2020 at 10:45 pm

        Não, acho que era o Andrés Diaz.

        • MuchoG
          Posted Maio 21, 2020 at 11:12 pm

          Exatamente, foi uma altura negra para o Benfica em termos de contratações, muito lixo e jogadores que não tiveram impacto nenhum, esse Andrés Diaz foi um deles.

          • Chico
            Posted Maio 21, 2020 at 11:21 pm

            Havia muitos negócios esquisitos com pacotes de dois. O único que resultou foi o do Cristian Rodriguez + Maxi Pereira, que chegaram por um empresário uruguaio, mas depois acabaram ambos no mesmo destino.

          • RuiCosta10
            Posted Maio 21, 2020 at 11:39 pm

            Por acaso esse plantel era muito mau. Acho que o de 2007-2008 foi o pior. Tinhamos o Cardozo, Luisão, Petit, Katsouranis, e o resto eram jogadores medianos ou ainda novos, como o Di Maria.

            • Chico
              Posted Maio 22, 2020 at 1:11 pm

              Podia-se ter tido um onze com Quim/Butt, Nelson, Luisão, David Luiz, Leo, Katsouranis, Maxi, Rui Costa, Rodriguez, Di Maria e Cardozo. Faltou visão.

            • Daniel Alves
              Posted Maio 22, 2020 at 3:28 pm

              O que eu me lembro desse plantel é que quando jogava FM dessa época, vendia logo metade da equipa.
              Fiz isto tantas vezes que sei de cor quem ficava: Quim, Moreira, Luisão, David Luiz, Leo, Nelson, Maxi, Rui Costa, Di Maria, Adu, Petit, Katsouranis, Cardozo e Nuno Gomes. O resto ia tudo à vida.

          • Daniel Alves
            Posted Maio 22, 2020 at 1:37 am

            Credo, nem me lembrei dele. Era cada um, realmente.

        • RuiCosta10
          Posted Maio 21, 2020 at 11:37 pm

          Era esse mesmo. Dá ideia que veio num pack com o Di Maria, vieram os 2 do Rosario Central.

        • Rui Miguel Ribeiro
          Posted Maio 22, 2020 at 1:04 am

          Era, mas o André Diaz era médio e não extremo. Bem, era extremamente limitado :-)

      • Giuseppe F
        Posted Maio 22, 2020 at 10:26 am

        O Adu era norte americano…

        • Daniel Alves
          Posted Maio 22, 2020 at 3:26 pm

          Eu sei. Eu li extremo e fui logo associar ao Adu. Ele na altura teve mais destaque nos jornais que o Di Maria, que chegou quase escondido.

    • RuiCosta10
      Posted Maio 21, 2020 at 11:36 pm

      Chamava-se Andres Diaz não era extremo, era mais um médio ala tipo Ramires. Também jogava a médio centro.
      Era francamente mau.

  • JPSequeira
    Posted Maio 21, 2020 at 8:33 pm

    Não foi ele que trocou o chelsea pelo arsenal?

    • E o que temos
      Posted Maio 21, 2020 at 8:41 pm

      O chelsea já nao contava com ele, situações diferentes

    • Paulo Ribeiro
      Posted Maio 21, 2020 at 10:39 pm

      e também foi ele que festejou e bem um golo na casa do chelsea pelo PSG

      • Pedro Almeida
        Posted Maio 21, 2020 at 11:27 pm

        O Chelsea basicamente correu com ele duas vezes, é normal não ter grande amor ao clube diria eu.

      • El Pipito
        Posted Maio 22, 2020 at 12:54 am

        Correu em direção dos adeptos de Paris e festejou o golo. Qual é o mal? Nem todos os jogadores que marcam a uma antiga equipa têm de pedir desculpa ou não festejar. Desrespeitou o Benfica por ter festejado o golo do Ivanovic na final da Liga Europa??

    • El Pipito
      Posted Maio 22, 2020 at 12:53 am

      Nada a ver. Chelsea não queria o David Luiz e nunca na vida o Arsenal-Chelsea tem alguma comparação com o Benfica-Porto.

    • Fake Plastic Fans
      Posted Maio 22, 2020 at 9:10 am

      O Benfica é um clube diferente do Chelsea, acho que não há comparação.

    • Giuseppe F
      Posted Maio 22, 2020 at 10:26 am

      Muito diferente, foi despachado.

    • Valentes Transmontanos
      Posted Maio 22, 2020 at 11:05 am

      O Chelsea não contava mais com ele e ele, tendo casa e uma vida estável em Londres, se calhar preferiu continuar por lá. Nada a ver.

  • Daniel Alves
    Posted Maio 21, 2020 at 9:34 pm

    Ainda me lembro quando ele foi obrigado a entrar num jogo contra o PSG em Paris para a Taça UEFA. Acabamos por perder 2-1 (mais tarde demos a volta em casa), mas ele fez um jogão. Foi uma surpresa porque ninguém sabia bem quem ele era.
    Só lhe fica bem, na altura só tinha meio ano de Benfica, estava emprestado e nessa época o Porto foi bicampeão, não teria sido muito complicado tê-los escolhido. Ainda bem para nós que escolheu ficar e espero mesmo que volte. Quem sabe se com esta crise do Covid o Benfica não é obrigado a fazer estes regressos. A quantidade de jogadores que querem voltar, não deve ser difícil juntar 2 ou 3 eheh

    • Fabio Mendes
      Posted Maio 21, 2020 at 9:49 pm

      Daniel, posso estar enganado mas do que me lembro, o David Luiz entrou a meio da primeira parte e acho que não ficou bem na fotografia no primeiro golo sofrido. Depois já não me lembro muito mas sei que ainda sofremos um bocado ahah.

      • Valderrama
        Posted Maio 21, 2020 at 11:22 pm

        Também tenho essa ideia

      • Daniel Alves
        Posted Maio 22, 2020 at 1:32 am

        Eu sei que exibição dele foi muito elogiada, mas já que falas nisso, acho que me estou a lembrar de ele ter feito algum erro inicial mas depois corrigiu e fez um grande jogo.

      • Marcio Ricardo
        Posted Maio 22, 2020 at 4:17 am

        O David Luiz com meio ano de Benfica tinha no máximo 18 anos… Ele chegou com 17. Perfeitamente normal.

      • DM
        Posted Maio 22, 2020 at 9:23 am

        Fez um auto golo ou um pênalti logo na primeira intervenção que tem em jogo, depois disso parece que acordou e pelo menos a mim conquistou me logo nesse jogo

    • RuiCosta10
      Posted Maio 21, 2020 at 11:35 pm

      Eu lembro-me perfeitamente desse jogo. Acabei por ver a segunda mão no estádio da luz 7 dias depois, no meu aniversário. A nossa dupla de centrais era o Luisão e o Anderson. Luisão lesionou-se, entrou o David Luiz. Sofremos dois golos. Depois do intervalo, Anderson e David Luiz trocaram de posição, e a coisa correu bastante melhor. O PSG passou o jogo todo a bombear bolas para o lado esquerdo da defesa do Benfica (Leo era baixo), para outros jogadores deles tentarem ganhar a segunda bola.
      Lembro-me que um dos jogadores que achei mais underrated e que para mim era impressionante dessa altura foi o Karagounis. Era quase impossível tirar a bola ao homem.
      O Pauleta fez um bom jogo. Sempre que teve chance de rematar foi perigoso. Mas foi um jogo que o Benfica podia ter ganho sem grandes problemas, se não fosse a lesão do Luisão e os problemas defensivos que vieram daí.

      • Pedro Almeida
        Posted Maio 22, 2020 at 4:00 pm

        AInda era um puto nessa altura mas de facto o Karagounis ficou-me na memória tinha uma grande qualidade técnica.

    • Giuseppe F
      Posted Maio 22, 2020 at 10:27 am

      Foi esse jogo em casa em que o Petir mete uma chapelada ao Landreau?

      • Fabio Mendes
        Posted Maio 22, 2020 at 11:37 am

        Não. O jogo a que o Daniel se refere foi a 1ª mão no Parque dos Príncipes.

        Esse jogo do mítico chapéu do Petit foi na 2ª mão na Luz. ;-)

  • Kacal
    Posted Maio 21, 2020 at 10:43 pm

    Em 2007/2008 a nossa dupla foi Pedro Emanuel – Bruno Alves com o Stepanov a ter alguns minutos. Talvez o David Luiz tivesse dado jogador na mesma e até mais cedo do que deu e teria sido importante na nossa equipa e permitido um encaixe financeiro. Até porque jogaria com Bruno Alves que iria ajuda-lo bastante e numa equipa bicampeã com um treinador que sabia lidar com jovens e potencia-los.

    • Chico
      Posted Maio 21, 2020 at 11:10 pm

      No Benfica, foi suplente até meio da época do medíocre Edcarlos e depois por um competente, mas adaptado, Katsouranis. Talvez o Porto tivesse mais visão na época para fazer a aposta certa.

      • Kacal
        Posted Maio 21, 2020 at 11:56 pm

        Lá está Chico, sem dúvida. Primeiro podia não ter tido a lesão que teve, não que a lesão tenha vindo por causa do Benfica claro mas ir para o Porto teria sido um rumo diferente e a sua história podia ter sido outra, talvez não se lesionasse e talvez o tivessemos aproveitado melhor, pelo menos estaria num clube melhor e mais estável (NA ALTURA) e com colegas superiores, fica o “se”.

      • Daniel Alves
        Posted Maio 22, 2020 at 1:35 am

        E em 2008/09 jogou muitas vezes a defesa-esquerdo. A dupla mais usada foi Luisão-Sidnei, e na altura Sidnei era até visto com mais potencial que o David Luiz. O cabedal que ele tinha e com 17/18 anos, era uma besta e até começou bem. Já não me lembro o que aconteceu para descarrilar mas já para o final da época é que o David começou a jogar mais ao centro. Só mesmo em 09/10 é que se fixou de vez a titular a DC.

        • Chico
          Posted Maio 22, 2020 at 1:44 pm

          Faltou manter a aposta. Como se veio a comprovar quando saiu em definitivo do Benfica, o Sidnei era um bom central, apesar de ter tendência natural para ganhar peso. Devia ter sido o sucessor do David, com uma maximização do controlo do peso. Tem jogado bem no Betis.

    • CarlosFCP
      Posted Maio 22, 2020 at 12:45 am

      Não se perdeu nada

      Na época seguinte foi rolando e Bruno Alves, durou 2 épocas e depois novamente uma taça UEFA

      Depois desse período o clube teve bons centrais, todos campeões e decisivos nas equipas

      • Kacal
        Posted Maio 22, 2020 at 12:50 pm

        És futurologista? Isso aconteceu, certo. Mas naquela altura de 2007 teria sido um bom reforço, é inegável. Acabamos por ser campeões na mesma (tricampeonato) e ele teve 2 lesões, mas não invalida que fosse um bom reforço em 2007 na mesma.

        • CarlosFCP
          Posted Maio 22, 2020 at 8:36 pm

          Isso vale o que vale

          Como ele próprio afirmou teve duas lesões logo na época seguinte, nada garantia que ele viesse a ser importante ou uma espécie de Sereno

          • Kacal
            Posted Maio 23, 2020 at 2:41 am

            Porra então respondeste a ti próprio, naquele momento era um bom reforço na teoria se viesse, acho inegável. Se depois iria dar é diferente, mas naquele momento seria um bom reforço.

      • Chico
        Posted Maio 22, 2020 at 1:38 pm

        David Luiz é melhor do que Bruno Alves e Rolando a dormir, bem como todos os centrais que o Porto teve desde aí. A tua foto de perfil diz tudo.

        • B.Jardim
          Posted Maio 22, 2020 at 2:05 pm

          Discordo Chico. Nessa altura Bruno Alves ainda era melhor, claro que mais tarde o D. Luiz o ultrapassou. Depois acho que no seu auge, Otamendi era melhor que o David no auge.

        • Kacal
          Posted Maio 22, 2020 at 5:04 pm

          Há que analisar objectivamente. Bruno Alves naquela altura era superior (David Luiz era apenas um jovem promissor) e já tinha dado cartas cá e começava a tornar-se um líder e pilar da nossa defesa. O Rolando sim, podia ser inferior visto que ambos eram jovens e o David Luiz tinha mais potencial, mas o Rolando demonstrou ser uma grande mais-valia, basta ver o que conquistamos com ele e na época de AVB teve a grande nível.

          Mas concordo que em 2007, naquele momento, o David Luiz teria sido um ótimo reforço.

        • CarlosFCP
          Posted Maio 22, 2020 at 8:39 pm

          O David Luiz foi campeão uma vez pelo Benfica

          Todos os centrais que o Porto teve desde 2007 até à saída do david Luiz foram campeões pelo Porto, alguns até ganharam uma competição europeia

          Não se perdeu nada

    • Daniel Alves
      Posted Maio 22, 2020 at 1:37 am

      O Stepanov nesse ano tinha grande potencial no FM, o Alves pelo contrário não era grande coisa. Na vida real acho que só durou um ano no Porto.

      • Kacal
        Posted Maio 22, 2020 at 12:51 pm

        Pois, pena a vida real não ser FM e revelou não ser uma mais-valia e o Bruno Alves um centralão, eheh.

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Maio 22, 2020 at 1:05 am

    Eu não duvido da sinceridade do David Luís e gostava que ele voltasse para o Benfica e seria recebido de braços abertos, mas começa a ficar tarde…

  • Marcio Ricardo
    Posted Maio 22, 2020 at 4:25 am

    Fico feliz com estas declarações. E no início, não deve ter sido fácil, primeiro porque chegou muito novo, depois porque foi completamente queimado por Quique Flores a lateral esquerdo.

    Um jogador com talento, daqueles que anda sempre animado ,que parece fazer bom balneário, com uma boa carreira recheada de títulos. Teve sucesso no Benfica, e acredito que teria no Porto.

    Estás últimas declarações de jogadores do Benfica deixam-me feliz. Este sentimento do querer voltar ( se não for propaganda vieirista, o que não me admiraria ) é sinal de que alguma coisa está a ser bem feita..

  • Giuseppe F
    Posted Maio 22, 2020 at 10:25 am

    Respeito pelo David Luiz aqui.

    Eu que não gosto nada da lenga-lenga do “eles são profissionais etc”, gostei de ouvir isto. Muito bem! Aliás sempre gostei do David Luiz.

    SL

    • Deco10
      Posted Maio 22, 2020 at 7:39 pm

      O pessoal quando diz que “eles são profissionais” é no lado de que não são obrigados a ficar ligados a ninguém. É claro que esta lealdade é valorizada por todos, mas há que compreender quem não a tem.

  • Joga_Bonito
    Posted Maio 22, 2020 at 12:38 pm

    É isto o futebol! Mai nada!

  • Vegeta
    Posted Maio 22, 2020 at 3:05 pm

    É por situações destas que alguns são ídolos e outos não.
    Tem de voltar e se possivel já na próxima época.

Deixa um comentário