Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Inteligência… Da cabeça aos pés

‘Lahm é o jogador mais inteligente que já treinei’ – Pep Guardiola
O artigo não pretende falar sobre o internacional alemão – excetuem-se as analogias – mas falar de inteligência é falar de Lahm. Ou melhor, falar de Lahm é abordar o alcantil da inteligência. A rigorosidade deve imperar, pelo que estabelecer comparações – o retrato integral seria injusto – aplica-se a quem respeita a hierarquia compendiosa: pensar (e todas as etapas que isso envolve) – executar (outras tantos períodos). Parece fácil e possivelmente até estúpido escrever, mas a fertilidade de pensamento prévio pertence somente a alguns, aqueles que os treinadores costumam descrever como ‘ainda não recebeu e já sabe onde vai colocar’.
Quem por estes dias – os mais atentos reclamarão do pretérito perfeito – surpreende é João Mário. Não se deslocou da lateral para o miolo, mas (quase) seguiu o percurso inverso. Os mais céticos apregoaram uma adaptação feliz para jogos isolados (o clímax deu-se no 3-0 na Luz), não reconhecendo capacidades de atuar na faixa (pelo menos não com regularidade) ao menino calvo. (Não se ignore as prestações de JM na zona nevrálgica, nem tampouco que, em determinados jogos, essa mudança deixou a equipa mais oleada. O que se pretende evidenciar é a polivalência do diamante leonino, que permite à equipa acrescentar o plano B à primeira letra do alfabeto latino).
“Acredito que ele (JM) vai ter um futuro brilhante, tanto no Sporting como na seleção portuguesa. É um jovem muito inteligente. E tem outra grande qualidade: sabe ouvir” – Bryan Ruiz
O camisola 17 não é um portento físico, não tem uma velocidade acima da média e raramente vai “à linha” efetuar o cruzamento. Mas isso não condena as suas prestações na faixa ao fracasso, bem pelo contrário: clarividência tática paradoxal à velocidade, contemporização como mandam as regras e técnica que não roça o sublime, porque é efetivamente sublime.
Provavelmente não fica na retina – se dribles frente ao Marítimo se começam a tornar metódicos a sentença cai por terra – com tanta facilidade como um ‘velocista’, que faça dos raides uma constante, porém o longo prazo é sempre superior ao médio. Curioso é que parece ter sido a situação de Carrilo a despoletar esta ‘adaptação’. Não obstante todos os inconvenientes da não utilização do extremo, até dá vontade de agradecer ao peruano – nem que seja pela ascensão de um jovem que não mais podia permanecer no purgatório.

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar com o VM aqui!): Renato Santarém

0 Comentários

  • Rafael Simoes
    Posted Dezembro 7, 2015 at 12:10 am

    Acho que aos poucos toda a gente se apercebe do jogador que é o j.mario.
    Classe pura, em todo o campo !

    • Anónimo
      Posted Dezembro 7, 2015 at 12:44 pm

      João Mário faz faltas, o Lahm não. Lahm não quis ver um amarelinho (porque é bonito defesas não levarem amarelo) mas 10 segundos depois estava a ver a bola a entrar (primeiro golo do Moncheglabach). Gosto do Lahm mas um defesa que não faz faltas para mim não é um defesa, porque é impossível ser perfeito a defender, e faltas são obrigatórias, fazem parte do futebol.

      FM

    • | RubeN |
      Posted Dezembro 7, 2015 at 5:10 pm

      Que barbaridade. Não gostar do Lahm porque não faz faltas é o mesmo que não gostar de um guarda-redes porque não sofre golosgolos.

  • Anónimo
    Posted Dezembro 7, 2015 at 12:10 am

    Essa "adaptação" já vem desde os sub-21, essa era a posição em que o Rui Jorge colocava o João Mário e onde infelizmente ele não rendia tanto como tem rendido no Sporting,

    Asantos

  • João Pedro
    Posted Dezembro 7, 2015 at 12:12 am

    João Mário é classe em todo o lado.
    Mas se houvesse um extremo de qualidade, metia-se onde ele rende mais, a 8.
    Relegava-se o adrien para o banco.
    É que este miúdo a 8, é de uma classe e rotação incríveis.

    • MFG
      Posted Dezembro 7, 2015 at 12:56 am

      Arrisco-me a dizer que Adrien é o jogador mais imporatnte na manobra do sporting. E Capitão

    • Michel
      Posted Dezembro 7, 2015 at 2:46 am

      Viu se a falta que o Adrien faz no jogo em que esteve castigado mas não vai ser preciso relega-lo para o banco pois o bryan ruiz vai passar a jogar nas costas do slimani e montero e teo vao para o Banco

    • Goncalo Piedade
      Posted Dezembro 7, 2015 at 12:36 pm

      Não concordo, adrien tem aquilo que jm não tem para jogar neste 442 de Jesus. Por começar na agressividade que tem, é ele que coordena toda a pressão leonina, subindo linhas, ou descendo, adrien não é um magnífico jogador, não tem metade da classe do jm, mas a jogar nesta tática apresenta mais parecenças ao que Enzo fazia no Benfica de jj. Em relação a João Mário, a nível técnico, táctico dá uma amada a adrien, mas na minha opinião renderia a 8 num esquema de 3 médios, que não é o que acontece, sendo assim notório a qualidade deste menino para jogar na ala, quase como uma espécie koke no atlético.

  • Anónimo
    Posted Dezembro 7, 2015 at 12:13 am

    O joão mário sempre se apresentou como um jogador com capacidade física para jogar na faixa e neste esquema tático de jesus, onde os "extremos" exploram espaços interiores constantemente, não seria difícil adivinhar a adaptação de joão mário a esta nova posição. o que mais me fascina é sim a facilidade de joão mário facilmente se adaptar não só a posição mas sim o rigor tático que as movimentações dessa posição exigem no esquema de Jesus. Arriscar-me-ia a dizer que joão mário, terá tanto ou mais potencial que william.

    Guilherme

  • kNRRR CSGO
    Posted Dezembro 7, 2015 at 12:13 am

    Joao Mário é um super jogador , muito dotado faz todas as posicoes bem

    • Rui Félix
      Posted Dezembro 7, 2015 at 9:58 am

      Há aqui um equívoco generalizado, João Mário não é nenhum super-jogador, nem sequer assim tão inteligente como o pintam, os outros é que conseguem ser mais burros do que ele.

  • The Shadow
    Posted Dezembro 7, 2015 at 12:14 am

    Bom artigo. Também é interessante compara o JM com Wilson Eduardo. Nenhum deles é um portento técnico, o João até tem carências, como finalização ou até remate, que o seu irmão não tem tão evidentes, mas como tem uma inteligência fora do comum em quase todos os momentos do jogo vai provavelmente ter uma grande carreira ao alto nível enquanto este se ficará sempre por clubes medianos (não penso que tenha qualidade para o Braga).

    SL

  • Anónimo
    Posted Dezembro 7, 2015 at 12:18 am

    Tirem o Adrien e metam-no a 8…A qualidade de jogo do sporting vai subir a pique
    Martim

    • Pedro
      Posted Dezembro 7, 2015 at 12:30 am

      o Adrien é o motor do Sporting…é o cão de caça…todas as equipas precisam de um…o ideal é os 3 formarem o meio campo…não sendo possível…deixem estar o JM na linha…o campeonato é longo e os 2 do meio campo irão variar bastante

    • Diogo Palma
      Posted Dezembro 7, 2015 at 12:53 am

      Eu dupla de meio-campo com William e J. Mário acho que se tornaria demasiado passiva o que poderia causar muitos problemas à nossa defesa.

    • Zé Maria
      Posted Dezembro 7, 2015 at 12:45 pm

      Tirem o Adrien e ficamos em 4o lugar…

  • João D
    Posted Dezembro 7, 2015 at 12:18 am

    Mantenho o que já disse: não o acho nada de especial.
    É muito irregular, erra muito no passe, alia-se de jogo não raras vezes…

    Podem me achar ridículo mas vejo mais futuro no Francisco Ramos do Porto.

    • João D
      Posted Dezembro 7, 2015 at 12:24 am

      Alheia-se do *

    • HM
      Posted Dezembro 7, 2015 at 12:26 am

      Como é que se pode comparar um jogador que joga na primeira liga com um que não joga? É realmente impressionante…

    • Anónimo
      Posted Dezembro 7, 2015 at 12:28 am

      O quê? É muito irregular? Viste os jogos todos do Sporting até agora? Tem sido sempre dos melhores, aquela que adiciona sempre mais critério e não, raramente falha um passe.

      João Miguel

    • João D
      Posted Dezembro 7, 2015 at 12:31 am

      O Francisco Ramos é um excelente jogador. Muito desvalorizado porque não é de grandes bailados mas é do mais fiável que pode haver no passe, receção, etc…erra muito menos passes que o João Mário.

      Além do André Silva e do Rafa não percebo como é que não joga na equipa A. Pode muito bem ser melhor que o Herrera.

    • Tiago Martins
      Posted Dezembro 7, 2015 at 12:32 am

      Realmente comparar jogadores que estão em patamares competitivos díspares é muito arriscado.

      Faz me lembrar aqueles que põe na mesma balança exibições na Taça de Portugal e na Liga dos Campeões…

    • Anónimo
      Posted Dezembro 7, 2015 at 12:40 am

      Um jogador que acaba normalmente os jogos com uma precisão de passe sempre acima dos 90% de falhar muitos passes é algo que nao faz sentido. Irregular é tambem coisa que ele não é.
      Não é preciso fazer grandes dribles ou marcar grandes golos para se ser um grande jogador.
      João Mário é um craque da cabeça aos pés

      Carlos

    • Diogo Palma
      Posted Dezembro 7, 2015 at 1:15 am

      Eu não vejo é grande futuro para o Francisco Ramos, há outros jovens da sua idade e que jogam na sua posição como o Geraldes, Guzzo e Teixeira que não lhe devem nada e parece-me que terão mais oportunidades no Sporting e Benfica (respectivamente) que o Chico no Porto o que poderá ser determinante para a evolução de cada um.

      O J. Mário é melhor, mais inteligente, mais completo e mais talentoso do que qualquer um deles.

    • Bigodes
      Posted Dezembro 7, 2015 at 10:44 am

      Incrível, estou sempre a aprender! o JM é capaz de no acumulado da liga ter mais de 85% de passes certos, agora se o meterem na II Liga em passa jogos em que faz 100% dos passes, isso é obvio.

    • João Magalhães
      Posted Dezembro 7, 2015 at 11:56 am

      O futebol não é lógica, Bigodes. Esses exercícios valem de pouco e, por acaso, o João Mário quando andava na 2º liga até fazia exibições muito abaixo das do Francisco Ramos. Agora isto quer dizer que um é melhor do que o outro? Acho que não.

  • Luís Caixinha
    Posted Dezembro 7, 2015 at 12:20 am

    Apesar de ainda desaparecer em determinados periodos de jogo, é de notar claramente o aumento da intensidade que apresenta, e se não é um velocista por natureza (nisto o irmão ganha-lhe claramente), é sem dúvida um jogador com uma velocidade de pensamento muito acima da média.
    Para mim um dos muitos que beneficiou com o fator JJ, com 22 anos decerto terá capacidade de melhorar o seu jogo de cabeça e ter mais golo. De resto, o melhor já nos deu a conhecer.
    Cumprimentos.

  • Anónimo
    Posted Dezembro 7, 2015 at 12:26 am

    Exatamente aquilo que acho de João Mário.

    Excelente texto e explica tudo aquilo que foi a evolução de João Mário nestes meses com JJ e a sua adaptação á direita. No entanto a unica coisa que me preocupa, não em JM mas sim na equipa, é a falta de velocidade da mesma. Ganhamos consistência no meio campo e superioridade numérica e mais posse mas temos pouca velocidade e se isso contra o Porto e Benfica pode funcionar porque vamos jogar na expectativa contra os pequenos já não porque são equipas que povoam muito o meio campo.

    Acho que nesse tipo de jogos nos faz falta um extremo como Carrillo, vertiginoso e que abra espaços nas equipas adversárias.

    João Miguel

    • Anónimo
      Posted Dezembro 7, 2015 at 6:14 pm

      Exacto. E isso acontece porque do outro lado tens o ruiz. Grande visão e capacidade de passe , bons movimentos , bela técnica mas falta magia. Falta capacidade de explosão.
      A termo , penso que o Bryan vai encostar no slimani e gelson fica com o corredor esquerdo.

      MLV

  • Pedro
    Posted Dezembro 7, 2015 at 12:28 am

    o João Mário é um jogador….fantástico…inteligente dos pés à cabeça, que já mereceu rasgados elogios do JJ.. não é obra do acaso esta adaptação ter encaixado que nem uma luva no esquema de JJ qual Ramires na primeira época do benfica (salvo as respectivas diferenças entre os jogadores…um mais inteligente, o outro mais rápido, mas ambos com a percepção daquilo que têm de fazer na posição)

    mas…lá terão de vir os ódios de estimação de certas pessoas que simplesmente não conseguem admitir que em Alvalade também existem que jogadores que são do melhor que existe no nosso campeonato…é assim com Patrício, com Jefferson, com Ewerton, com William, Adrien, Slimani ou o agora referido João Mário…não podem haver elogios a qualquer jogador do Sporting porque já se sabe que haverá sempre um bloqueio da crítica só porque jogam no Sporting

    JJ tem uma boa matéria prima para, quer no curto prazo, quer no longo prazo dar muitas alegrias ao Sporting…tem jogadores que gostam do clube, que já se conhecem e que ainda têm grande margem de evolução (Patrício – 27 anos para um guarda-redes é a flor da idade -, Paulo Oliveira, William, João Mário, Gelson, Matheus aliados a jogadores mais experiente como Adrien, Ruiz, Slimani, Teo têm tudo para nos dar alegrias)…há que trabalhar e acreditar até ao fim…os resultados apareceram e continuarão a aparecer…humildade acima de tudo (e pelas declarações de Bryan Ruiz…o JM tem de sobra)

    • Renato Santarém
      Posted Dezembro 7, 2015 at 12:58 am

      Partilho da mesma opinião. Realço o papel de Ewerton que é, para mim, o melhor central a jogar em Portugal. Não fossem as lesões constantes – oxalá tenham desvanecido – e o (ex)"Garay da Pedreira" podia tornar-se um caso ainda mais sério.

  • Zé Maria
    Posted Dezembro 7, 2015 at 12:28 am

    João Mário é o melhor extremo do campeonato a defender (A DEFENDER, calma!), não sendo extremo, o que parece contraditório. Eu lembro-me que o ano passado perdemos no Dragão 3-0. O primeiro golo do Porto foi perto dos 30 minutos creio eu, altura em que João Mário rompeu fisicamente (tínhamos jogado com o Wolfsburgo dias antes). Até ao primeiro golo, o jogo estava minimamente equilibrado porque João Mário era o único que defendia competentemente.

    Com isto quero dizer que esta caraterística de João Mário, aliada ao facto de Adrien ser um defensor exemplar no meio campo (na minha opinião) fez com que o Sporting não sofresse golos em várias jornadas. Para Adrien começam-me a faltar adjetivos para o seu jogo defensivo.

    Ps: O Gaitan é o melhor extremo do campeonato com larga margem e Guedes é também muito bom, não se preocupem amigos benfiquistas, um abraço.

    • Sombras
      Posted Dezembro 7, 2015 at 1:35 am

      Eu por acaso acho mesmo que o melhor extremo do campeonato a defender é o Guedes. Aliás, é essa a sua melhor qualidade quanto a mim.

  • Diogo Palma
    Posted Dezembro 7, 2015 at 12:30 am

    Lembro perfeitamente a primeira vez que vi o João Mário a jogar, foi em Roma contra a Lázio na Liga Europa na época 2011/12 num jogo em que houve uma grande rotatividade na equipa e apareceu um menino que era conhecido como "o irmão do Wilson Eduardo" … jogou uns 15 minutos e ficou claro para todos que iria dar jogador e o Wilson é que iria passar a ser conseguido como "o irmão do J. Mário".

    O J. Mário é um jovem de enorme potencial e qualidade, é muito inteligente, culto tacticamente, bom tecnicamente e que tem vindo a evoluir de forma notória.
    Os aspectos que ele tem de melhorar são principalmente a sua capacidade de remate e aparecimento em zonas de finalização, os seus índices de agressividade também deveriam aumentar (tem melhorado mas ainda lhe falta algum trabalho), é o principal ou um dos principais cobradores de bolas paradas mas não gosto nada da forma (muita vezes) bombeada, mal calibrada e com o pé ao contrário (irrita-me o facto do Sporting maioritariamente centrar com o pé direitos nos cantos ou livres do lado direito e o mesmo acontece no lado esquerdo quando é usado o pé esquerdo mas vez de ser usado o pé direita no lado esquerdo e o pé esquerdo no lado direito para os cruzamentos irem com o efeito na direção da baliza) com que mete as bolas na área.

    • Diogo Palma
      Posted Dezembro 7, 2015 at 1:04 am

      Na minha opinião (bem sei que a esmagadora maioria das pessoas não concorda) o William e o Adrien formam a melhor dupla de médios do Sporting mas a verdade é que o J. Mário também tem de ser um titular indiscutível, o que vale ao Jesus é que o J. Mário é polivalente o pode ser opção para jogar na ala direita ou mais pelo meio no apoio ao ponta-de-lança.

      Se o Carrillo estivesse disponível para jogar também teria de entrar no 11 o que levaria a outro problema para o treinador, provavelmente a ideia seria manter William e Adrien no meio-campo com Carrillo, Ruiz e J. Mário (os três a trocarem de posições sistematicamente, principalmente os dois últimos) no apoio ao Slimani … mas a coisa complicaria-se mais ainda se Teo estivesse em condições de jogar, já sei que a maioria das pessoas não tem gostado das exibições do colombiano mas eu não partilho dessa opinião, acho-o um grande jogador e que com um maior entrosamento poderá ser uma das figuras da equipa.
      São tudo boas dores de cabeça e espero que apartir de Janeiro o JJ ganhe mais algumas noites em dormir tentando engendrar planos para por esta malta toda a jogar ;D

    • Diogo Palma
      Posted Dezembro 7, 2015 at 1:08 am

      O J. Mário tem muita aprender com o Bryan Ruiz, acho que poderá seguir as pisadas do costa-riquenho e afirmar-se mais junto à ala e em terrenos mais avançados do que a "8" (embora também ache que bem trabalhado pode dar um "8" de elevada qualidade principalmente num 4-3-3 mas este esquema táctico e filosofia de jogo do JJ podem transforma-lo e fazê-lo evoluir por um caminho diferente do esperado.

  • João R
    Posted Dezembro 7, 2015 at 12:36 am

    João Mário é o tipo de jogador que o "típico" adepto de futebol português nunca vai gostar/compreender. Não faz corridas desenfreadas, não finta maravilhosamente, não marca golos às carradas e por isso para "nós" nunca vai ser nada de especial.
    No outro dia um amigo meu disse que se não o conhecesse diria que era espanhol, eu não poderia estar mais de acordo!

  • Zé do Pipo
    Posted Dezembro 7, 2015 at 12:38 am

    O trabalho de João Mário neste Sporting ainda era mais importante se atrás não tivesse o outro.
    João Mário ao jogar como falso ala (qual ramires) permite muito espaço para o lateral atacar,o problema é que esse lateral é o João Pereira.

    Vamos ver no que dá a situação Carrillo

    • Diogo Palma
      Posted Dezembro 7, 2015 at 1:09 am

      Concordo.
      Esperemos que o Schelotto acrescente mais qualquer coisa à asa direita leonina, e o mesmo espero do Zeegelaar mas na esquerda.

    • Sérgio
      Posted Dezembro 7, 2015 at 1:45 pm

      Qual Ramires??? JM ainda não chegou ao nivel que o Ramires exibiu quando esteve cá

  • Pedritxo
    Posted Dezembro 7, 2015 at 12:52 am

    Joao Mario e o jogador chave do Sporting, tal e qual era Ramires na altura no Benfica, se bem que de maneiras diferentes.
    J.Mario tem uma inteligencia acima da media e que aliada as suas capacidades, torna-o num jogador muito bom e cheio de classe.

  • Rafael Vicente
    Posted Dezembro 7, 2015 at 1:09 am

    O João Mário é na minha opinião uma espécie de Iniesta a jogar (com as devidas diferenças atenção!!), sempre de cabeça levantada, qualidade no transporte da bola, excelente visão de jogo, passe bastante certinho, boa qualidade no 1vs1. Para ser um mini-Iniesta só lhe faltava rematar melhor e arriscar mais no passe longo (um dos pontos fracos de João Mário).

    Mas para se tornar num Iniesta tinha de nascer 10x. Visto Iniesta ser 10x melhor que ele.

  • Anónimo
    Posted Dezembro 7, 2015 at 1:23 am

    Podem dizer o que quiserem, mas o j.Mário é MT melhor a 8…agr como tem MT qualidade joga bem em qualquer lugar. Digo isto enquanto benfiquista, o j Mário para mim poderá ser um óptimo jogador. Se houvesse Carrillo, Adrien dificilmente calçava.
    Luisr

    • Miguel Bitton
      Posted Dezembro 7, 2015 at 9:54 am

      Talvez se houvesse Carrillo, o Sporting estaria muito melhor com os dois em campo. Abraço.

  • Rui Amaral
    Posted Dezembro 7, 2015 at 3:26 am

    Sublime foi uma palavra muito bem escolhida para o jogador em causa !

    Com outra experiência Mario vai espalhando classe pelos relvados portugueses
    Ainda no ultimo jogo é notável a calma com que executa a jogada do golo e a forma como nunca perde noção de jogo sempre com a cabeça levantada
    Tem de ganhar outra consistência a nivel de finalização e remate e assim será o melhor da liga
    Neste momento é top 5 na minha opinião

    Claro que como ja foi dito em cima, este nunca vai ser aquele jogador que o publico vai gostar porque ele vai contra tudo o que é a cultura futebolística deste pais … rapazes rapidos que "partem tudo" com dribles estonteantes e arrancadas brilhantes

    Este Jovem parece mesmo, como tambem ja foi dito, ter nascido no pais vizinho na unica academia que consegue rivalizar em qualidade com a de Alvalade, La Masia.

  • Celso Araujo Martucho
    Posted Dezembro 7, 2015 at 8:34 am

    É actualmente o jogador mais inteligente do Sporting, e nao me esqueci do Ruiz, nao falo do campeonato porque prefiro falar da equipa que apoio e nao entrar em bate bocas desnecessarios.

  • Anónimo
    Posted Dezembro 7, 2015 at 8:59 am

    O meu preferido do campeonato. Faz me lembrar o koke do atlético.

    Jonathan

  • LuisRafaelSCP
    Posted Dezembro 7, 2015 at 9:26 am

    Sinceramente nunca esperei que esta adaptação fosse tão feliz, até porque eu gosto de ver extremos com velocidades, mais fortes e destemidos nas acções individuais de um para um. No entanto, neste momento e com as actuais soluções não imagino João Mário a sair daquela zona do terreno (embora como está escrito no post, a espaços acabe por lá voltar durante determinados jogos, e no derby em Alvalade para a Taça, foi no meio que jogou a grande nível) tal a importância que tem tido no processo ofensivo e defensivo. Obviamente que em jogos contra equipas mais fechadas e quando o golo não surge, ou surge mais tarde (como aconteceu em casa com o Belém), logo vêm os apressados dizer que seria mais fácil com o Carrillo, ou até com Gelson em vez de João Mário, mas como se viu na Madeira, a inteligência também pode resolver jogos ao invés do virtuosismo.

    Não deixa de ser engraçado ir ler os comentários de alguns experts no post do jogo Rio Ave vs Vila do Conde, jogo onde João Mário foi suplente e que a caixa de comentários foi invadida, dizendo que o Jorge Jesus iria queimar João Mário. É triste que na internet se possa dizer tudo, fazer futurologias, mas que depois haja memória curta de muitas pessoas, seja das próprias pessoas, seja das outras, incapazes de relembrar episódios tristes. João Mário está para ficar a alto nível, durante muitos anos, tenho dúvidas é que seja durante muito mais tempo no Sporting e em Portugal! Delicioso.

  • Rodolfo Trindade
    Posted Dezembro 7, 2015 at 9:44 am

    Excelente post!

    Ainda me lembro após a contratação de JJ que se discutia qual iria ser a posição do JM e eu sempre disse que ia acabar por fazer o papel do Ramires.

    Claro que a situação de Carrillo também levou a isso, mas esta sempre foi a ideia que eu tive, até porque o JM já jogava assim com o Rui Jorge na selecção e sempre cumpriu muito bem o papel, ainda que com algumas instruções diferentes.

    Para mim é um excelente jogador sem dúvida e que ainda irá crescer mais, sendo que a finalização é claramente uma das lacunas que terá de ser limada.

    É um jogador que como eu disse em relação ao Guedes, talvez não seja muito reconhecido pelo povo português porque não é de fintinhas e mariquices, mas não tenho dúvidas que todos acabarão por se render à qualidade do João Mário.

    Para mim juntamente com o André Gomes, Moutinho, Bernardo Silva, Tiago (se tivesse em condições), André André seriam dos indiscutíveis para a convocatória do meio-campo no Euro.

  • António Vilares
    Posted Dezembro 7, 2015 at 9:52 am

    João Mário foi uma grande adaptação e oferece muita solução de jogo naquela zona do terreno. É um jogador que procura o jogo entrelinhas, que permite à equipa capacidade ter bola, combinações simples com o lateral e qualidade de passe nas últimas fases do jogo. É a classe em campo. Compensa com o seu QI futebolístico a falta de velocidade/profundidade de um extremo mais de jogo exterior.

  • Miguel Bitton
    Posted Dezembro 7, 2015 at 9:52 am

    O João Mário é de facto classe pura (classe essa, que pode evoluir). E neste momento, é fulcral neste Sporting (tal como o William em dia sim).

  • m1950
    Posted Dezembro 7, 2015 at 10:01 am

    Parabéns pelo teu texto , é sempre bom ler quem tem amor ao jogo.

  • Wonderkid
    Posted Dezembro 7, 2015 at 10:01 am

    Fantástico artigo. JM, é sem dúvida alguma, um jogador "à parte".
    Mesmo que Carillo e Mané saiam neste mercado de transferências, espero que o Sporting não contrate mais nenhum extremo. JM, Bryan, Gelson, Matheus e Bruno César dão-me garantias.

  • Chemahatma
    Posted Dezembro 7, 2015 at 10:52 am

    Acompanho o João Mário desde os seus tempos de junior, em que espalhou classe na NextGen , ai jogava a 6 pois era o pêndulo da equipa, muito forte na leitura de jogo, na ocupação dos espaços e na sublime qualidade que garantia na saída de bola à equipa. Desde daí a evolução tem sido fantástica e creio que inserido num plantel com jogadores experientes como Ruiz, Teo e Aquilani pode aprender muito com eles e não esquecendo JJ.

  • Guerreiro
    Posted Dezembro 7, 2015 at 11:00 am

    O melhor jogador do SCP e um jogador de nível mundial, jogador fino, inteligente, que joga de cabeça levantada e deixa sempre a bola jogável para o companheiro melhor posicionado.
    É um jogador de excelência que teria lugar em qualquer equipa de TOP.
    Apenas lhe falta acrescentar algo mais na finalização e na agressividade.

  • Observador
    Posted Dezembro 7, 2015 at 11:43 am

    O João Mário não joga a extremo no Sporting, o 4-4-2 do Sporting em vez de ser clássico, funciona quase como um falso losango, em que os laterais é que dão a profundidade no flanco, sendo que ocorrem alterações entre o ataque e a defesa, dependendo do lado onde está a bola…

    Creio que jogar como médio interior como tem jogado é bom para o João Mário e bom para o Sporting, porque é nessa posição em que ele pode tirar mais partido das suas melhores características, que é capacidade decisão e visão de jogo, é de facto um jogador com uma inteligência bem acima da média…

    E a inteligência conta muito, especialmente se o resto for razoável/bom, e o João Mário tem também uma excelente capacidade técnica de colocação da bola no espaço e uma razoável capacidade física…

    É claramente um jogador para outros voos e que seria interessante para qualquer clube europeu…

    tenho lido muitas pessoas a usarem o João Mário para atacar o William Carvalho, num claro complexo anti-rival, como que a desdenhar o facto de o William ser o melhor médio defensivo a jogar em Portugal…

    O william Carvalho vem de uma lesão grave, em que perdeu a pré-época, antes disso teve um europeu de esperanças brutal em que foi o melhor jogador da prova, em que jogou lesionado vários jogos… foi nos dois últimos anos o jogador mais nuclear do Sporting

    Esta época o Sporting alterou o modelo de jogo, e o 4-4-2 de Jesus apesar de fazer uso das capacidade de William tirar-lhe menos visibilidade porque ele já não é a plataforma giratória que era no 4-3-3 de Jardim e Marco Silva, o futebol do Sporting funciona com 2 processadores de meio campo, no entanto que ninguém tenha duvidas que o Sporting tem provavelmente em potencial dois dos melhores médios da sua geração naquele meio campo e esta é também a razão porque o Meio campo do Sporting é bem superior ao do Benfica e melhor que o do FC Porto, que gastou muitos milhões em Herreras e Imbulas…

  • Stanislas Wawrinka
    Posted Dezembro 7, 2015 at 12:15 pm

    Acho que tem muita classe mas jogar a extremo só mesmo nos jogos grandes. Tacticamente ajuda muito, é extremamente inteligente quer na posse quer a distribuir quer a dar linhas de passe quer a defender… Mas afunila muito o jogo e não dá largura. Nos jogos com pequenos o Sporting precisa urgentemente de arranjar um extremo decente – renovar com Carrillo parece-me uma miragem, anda há quase 1 ano a dizer que se decide na semana seguinte e nada… – se não vai sofrer como tem sofrido para ganhar os últimos jogos. João Mário vai ter um grande futuro mas é no miolo.
    SL

  • Gonçalo Duarte
    Posted Dezembro 7, 2015 at 2:09 pm

    É sempre um prazer ler os teus textos e este está excelente!
    Em relação á tua ideia concordo e acho que ele tem tudo para ser tornar num fenómeno mais ao centro,é inteligente,tem muita qualidade técnica e ao nível do passe é excelente e parece me ser um rapaz calmo e que não tem problemas fora do campo.Acho que esta experiência na ala vai ser benéfica no seu crescimento,e pode ajudá-lo em vários aspetos.

    • Renato Santarém
      Posted Dezembro 7, 2015 at 8:46 pm

      Palavras gratificantes, sinceros agradecimentos.
      Corroboro. Estamos perante um jogador extraordinário, impressionante como há uns tempos vimos um tal de Magrão (ao serviço do Sporting) defrontar JM (ao serviço do Setúbal). Ainda bem que o regresso aconteceu, para bem do futebol, não só do Sporting, mas também do português!

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Dezembro 7, 2015 at 9:21 pm

    O texto está bom, mas continuo sem concordar com a ideia de que é a melhor opção para a ala direita em alguns jogos perante adversário mais fechados onde pode ser muito mais útil no meio, abrindo espaço para a entrada de um ala mais rápido e forte no um contra um. Quanto ao João Mário, é muito inteligente, de facto, tem uma grande técnica e classe, pelo que não surpreende a qualidade que apresenta em qualquer posição do meio-campo para a frente.

Deixa um comentário