Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Benfica alivia crise; Gabriel destacou-se; André Almeida e Pizzi também marcaram; Chiquinho teve igualmente nota positiva; Seferovic perdoou; Helton Leite alternou grandes defesas com erros nos golos

Benfica 3-1 Boavista (André Almeida 13′, Pizzi 31′ e Gabriel 42′); Dulanto 64′)

O Benfica reagiu da melhor maneira à chicotada psicológica ao vencer o Boavista de maneira tranquila. As águias, que vinham de duas derrotas e 5 jogos seguidos sem vencer na Luz, não brilharam mas até criaram oportunidades suficientes para alcançar um resultado mais expressivo. Valeu Helton Leite aos axadrezados, que ficou mal na fotografia nos dois primeiros golos dos encarnados, mas, antes, pelo meio e depois, fez várias defesas de grande nível, impedindo uma goleada, num jogo que teve muito Gabriel (melhor exibição desde a paragem). Também Pizzi e Chiquinho tiveram nota positiva, enquanto Almeida foi decisivo ao desbloquear o jogo, o que permitiu que o conjunto de Veríssimo ficasse mais tranquilo. Já Seferovic perdoou várias situações em que tinha tudo para marcar.

Benfica – Vitória no pós-Lage, num triunfo que pode servir para afastar alguns fantasmas (o 2.º lugar fica mais seguro). As águias até chegaram à vantagem sem fazer muito por isso (com sorte à mistura), mas depois acumularam muitas oportunidades e nem o golo dos axadrezados deu para assustar. Defensivamente, estiveram melhores do que nos últimos encontros (nesta altura Jardel dá mais segurança que Ferro), mas voltaram a sofrer um golo de bola parada (uma equipa de top não pode consentir este tipo de golos). André Almeida teve mérito ao abrir o marcador (apesar da felicidade, era uma execução difícil), enquanto Nuno Tavares mostrou-se desposicionado em alguns momentos mas deu muita profundidade a atacar. Gabriel foi um dos melhores (a turma da Luz cresce claramente quando o brasileiro está ao seu melhor nível), fazendo o gosto ao pé e mostrando qualidade no passe (assistiu para o 2-0). Também Pizzi voltou a ser decisivo (mesmo sem ser brilhante), com um golo raro de cabeça e uma assistência. Chiquinho esteve igualmente em bom plano, dando dinâmica e muitas opções de passe entre linhas. Já Seferovic trabalhou muito, deu-se muito ao jogo, mas desperdiçou muitos lances de golo certo. Destaque ainda para a boa entrada de Samaris, dando consistência ao miolo.

Boavista – Vinha de uma boa fase e entrou bem e tranquilo na partida, mas a partir do 1-0 sentiu muitas dificuldades defensivamente e raramente conseguiu incomodar na frente (melhorou com as substituições). Helton Leite, apesar de ter estado mal no primeiro golo,  e da má saída no 2.º, somou várias intervenções de qualidade, evitando um resultado mais pesado. Dulanto, além de ter sido o melhor elemento na defesa, fez mossa na bola parada ofensiva e marcou um excelente golo. No entanto, neste encontro foram vários os erros e os espaços concedidos nos 3 corredores, com o meio campo a não conseguir lidar com a dupla de médios das águias. Além disso, Daniel Ramos demorou um pouco a mexer na equipa (Matheus e Yusupha entraram bem e vieram acrescentar capacidade de reter a bola), negando uma reação mais cedo.

XI Benfica: Vlachodimos; André Almeida, Rúben Dias, Jardel, Nuno Tavares; Weigl, Gabriel, Pizzi, Cervi; Chiquinho, Seferović.

XI Boavista: Helton; Carraça, Ricardo Costa, Dulanto, Marlon; Obiora, Paulinho; Sauer, Bueno, Cardozo; Cassiano.

102 Comentários

  • tiagoagm
    Posted Julho 4, 2020 at 11:13 pm

    Este esferovite nunca pode jogar a titular no Benfica. Continuo a dizer que dos piores que já vi com a camisola do Benfica. Sobre o jogo, finalmente o Pizzi deixou de marcar cantos e livres. Jardel continua a inventar. Weigl falhou muito.

  • André Dias
    Posted Julho 4, 2020 at 11:14 pm

    Só vi a primeira parte e nem parecia o mesmo Benfica dos últimos meses. Veríssimo não mudou praticamente nada, o que me leva a acreditar que era um problema de atitude por parte dos jogadores. A teoria de que fizeram a cama a Lage ganha força mas prefiro ver o resto dos jogos para tirar as devidas conclusões.

    Gabriel é claramente o homem do jogo. Está directamente envolvido nos três golos, não se pode pedir mais a um jogador.

    • Dca
      Posted Julho 4, 2020 at 11:23 pm

      Não acho. O Benfica até entrou pior do que o costume. Com o Marítimo estávamos a jogar melhor e as bolas não entravam.

    • Bernardo Guerreiro
      Posted Julho 4, 2020 at 11:30 pm

      Lage diz que os jogadores estavam todos com ele, Pizzi diz o mesmo, Veríssimo diz o mesmo…. Não há qualquer teoria aqui. Quem fez a cama ao Lage foi o próprio Lage ao insistir no Ferro. De resto, houve um Gabriel em forma e pouco mais foi de diferente. O Nuno Tavares continuou a ser ultrapassado e a falhar passes, o Almeida continuou… Almeida, o Ruben Dias continuou “burro” e a somar más abordagens aos lances, o Vlachodimos continuou a fazer chutao para a frente em vez de tentar sair a jogar, o Weigl continuou ao mesmo nível (q.b), o Pizzi continuou a somar más ações (a diferença é que hoje não esteve perdulário), o Cervi continuou a ser uma nulidade ofensivamente, o Chiquinho continua a não saber definir e o Seferovic continuou a falhar golos. Repito: houve duas diferenças. Gabriel e Ferro.

      • André Dias
        Posted Julho 4, 2020 at 11:45 pm

        É impossível não haver uma teoria quando nos últimos 7 jogos para o campeonato Lage tinha apenas uma vitória com uma das melhores equipas da liga. Se concordas com essa teoria ou não, isso já é outra história. Tens todo o direito de pensar o contrário.

    • stanpanan
      Posted Julho 5, 2020 at 12:06 am

      Já agora pegando nessa teoria, que jogadores e porquê que lhe fizeram a cama? Pizzi, Almeida? Tanto um como outro jogaram quase sempre com ele, vai arriscar fazer a cama a um treinador, vir outro que simplesmente podem nunca os por a jogar? Ferro? O lage é que o lançou a títular… Gabriel e seferovic estabilizaram o seu jogo com Lage…

      • André Dias
        Posted Julho 5, 2020 at 12:14 am

        O que vai na cabeça dos jogadores só eles é que sabem. Mas o facto de um jogador ser titular com Lage ou ter sido lançado por ele não quer dizer nada, a equipa podia estar simplesmente farta das suas decisões.

        Tens vários exemplos de jogadores que eram titulares num jogo e logo a seguir viam o jogo da bancada. Esta gestão não é normal e pode indicar que algo se passava entre o treinador e a equipa.

        A teoria não é minha e também não passa disso, uma teoria. O que é certo é que hoje notei uma diferença na atitude dos jogadores.

        • stanpanan
          Posted Julho 5, 2020 at 12:37 am

          Não vi grande mudança de atitude, os primeiros 10 minutos só deu Boavista, a diferença foi que os 2 primeiros lances de perigo der golo do Benfica, d o terceiro trouxe a tranquilidade para se jogar bem, não é por um jogo que se vai ver essa mudança… Se na madeira as primeiras oportunidades entrassem também se viria a mudança de atitude

    • Andrezinho14
      Posted Julho 5, 2020 at 12:14 am

      Concordo. Quando não há grandes mudanças das personagens, nem nenhuma nuance tática, é mais que normal pensar isso.
      Gabriel quando aprender a medir entradas à queima desnecessárias e reduzir os balões, pode sempre um jogador melhor e mais consistente.

  • stanpanan
    Posted Julho 4, 2020 at 11:14 pm

    Exibição globalmente positiva, onde os golos deram tranquilidade á equipa, porque os primeiros 10 minutos foram mais do mesmo… Chiquinho e jogador que mais oferece naquela posição, e o seferovic é o avançado que melhor se movimenta mas depois falha golos descarados… Mais um golo sofrido de bola parada, aliás 2, o primeiro foi anulado… Consequentemente ma posicionamento nas bolas paradas…

  • Marcio Ricardo
    Posted Julho 4, 2020 at 11:15 pm

    Enfim, o problema era o Lage.

    Toda a gente viu, menos o presidente… Só depois do campeonato perdido é que tomou uma atitude. E agora ? Consequências ?

    Alguém avise o Jardel que ele não é o Messi.

    • Jurgen Guardiola
      Posted Julho 4, 2020 at 11:20 pm

      claro que era o lage, em menos de uma semana o verissimo fez milagres…
      e como os outros dizem ” fizeram a cama …e agora deitem-se a ve-los festejar”

      • Marcio Ricardo
        Posted Julho 4, 2020 at 11:28 pm

        Por essa ordem de ideias o problema também não era o Rui Vitória… Os treinadores acabam por se desgastar mais cedo ou mais tarde, nada mais normal no futebol. Fergunsons são a exceção.

        • Andrezinho14
          Posted Julho 5, 2020 at 12:00 am

          Não são só os Fergusons que são excepções. São os líderes de balneário como Giggs, Roy Keane, Ferdinand, Puyol, Maldini, Totti.
          Hoje em dia temos os Messi/Ronaldo wanabee e que vivem no mundo do tudo é media e redes sociais.

          No caso do Benfica, há uma clara ausência desde a saída de homens como Luisão e Jonas. Diria que o maior líder é Samaris e como passou muito tempo fora, os lideres acabaram por ser Pizzi, Rafa, Ruben e Almeida. E, infelizmente, acredito muito que os 2 primeiros sejam muito mais estrelas do que lideres.

    • stanpanan
      Posted Julho 4, 2020 at 11:29 pm

      Não me parece que os jogadores tivessem feito a cama… Hoje os golos tranquilizaram a equipa e tiraram fulgor ao Boavista… Se formos a comparar com o jogo da madeira, os golos falhados intranquilizaram a equipa e deram força ao marítimo

      • Dca
        Posted Julho 4, 2020 at 11:30 pm

        Concordo.

      • Jurgen Guardiola
        Posted Julho 4, 2020 at 11:34 pm

        olha que a mim parece-me, há muitas donzelas no plantel, já com o Rui vitoria foi igual. Nao me venham dizer que os ultimos 12 jogos foram falta de sorte

        • Marcio Ricardo
          Posted Julho 4, 2020 at 11:58 pm

          Eu não estou a dizer que não fizeram a cama ao Lage… É óbvio que fizeram. Mas o treinador também se vê por aí… Ou queres vender o plantel todo para ficar com o treinador ? Neste momento terias que jogar com os juniores ou equipe B. O treinador está sempre refém dos jogadores.
          Ao Lage, que nem sequer uma vez por semana o ouvia já estava farto dele, imagina os jogadores que o ouvem todos os dias.
          Nestas circunstâncias, o problema é sempre o treinador, independente de os jogadores fazerem a cama ou não. É responsabilidade do treinador tê-los na mão. Um treinador não serve só pra treinar…

          • Jurgen Guardiola
            Posted Julho 5, 2020 at 12:22 am

            Claro que é sempre o treinador que se fo…lixa, será sempre assim e os jogadores sabem disso. Tu tas- me a dar razão, agora que não se pode desfazer do plantel todo

          • Jurgen Guardiola
            Posted Julho 5, 2020 at 12:29 am

            Se o plantel tiver ma vontade não a treinador que valha. Se um jogador de clube grande ganha o que ganha não e só para chutar a bola, e para aguentar com stress que ser jogador implica. Tem que se começar a cobrar mais nos jogadores. Um treinador não pode agradar a todos num grupo de 20/30 jogadores

            • Marcio Ricardo
              Posted Julho 5, 2020 at 12:45 am

              Certo, mas o jogador também é cobrado. Todos os jogadores estavam abaixo do esperado. Não lembro de um que não tivesse baixado rendimento em 2020.
              Os jogadores também têm que apresentar resultados e além do mais, querem ganhar. Logo, se não estão com o treinador, é porque a sua mensagem já não passa, já não acreditam nele.

      • Malloy
        Posted Julho 5, 2020 at 1:03 am

        É óbvio

  • zebenfas
    Posted Julho 4, 2020 at 11:15 pm

    Não vi o jogo, ja desisti de ver até as proximas eleiçoes,mas fui fazendo zaping e mudando para o canal do jogo algumas vezes, as 3ou4x que mudei, aconteceu sempre o mesmo, tentativa de saida de bola do Jardel e perdas ridiculas do mesmo….serei eu…efeito borboleta, é que sé só aconteceu essas vezes que eu mudei para o jogo, fiquem descansados ,enquanto o Jardel jogar não faço zapping :)

  • Pablo
    Posted Julho 4, 2020 at 11:15 pm

    Hoje as bolas entraram logo… Contra o Tondela e Marítimo criámos oportunidades para ganhar o jogo, contra o Portimonense pedia-se decisões razoáveis para um treinador de nível como o Benfica para gerir esse jogo a ganhar por 2 a 0. Este campeonato do Benfica fica marcado pela insistência no Ferro por culpa de Bruno Lage.

  • Johny45
    Posted Julho 4, 2020 at 11:19 pm

    Jogo razoável do Benfica que após o golo soltou-se mas no final do encontro foi demasiado passivo.
    Se não fosse o erro do Leite a conversa bem que poderia ser outra. Muito erro ao criar jogo, o Boavista com piores jogadores parece que sabia criar melhor jogo.
    Agora a ver o que vai ser no próximo jogo, mas não acredito que mude muito.
    Quando apanhar o sporting ou o porto aí é que se vai ver.

    P.s- Outro erro do LFV a dar razão aos sócios, a sua obsessão com a manutenção do treinador hipotecou completamente esta época. O desfecho poderia ser tão diferente se tivesse logo despedido o Lage antes da paragem…

  • Chico
    Posted Julho 4, 2020 at 11:19 pm

    Mesmo com um onze horrível, a equipa venceu tranquilamente. Os jogadores queimaram o treinador, enquanto for assim o Benfica não terá um futuro de sucesso.

  • DNowitzki
    Posted Julho 4, 2020 at 11:22 pm

    Algumas notas:

    1. Lamento a morte de Seninho, um jogador que ainda vi jogar e de que gostava muito.

    2. O futebol do Benfica manteve a mesma qualidade ou falta dela. A diferença é que hoje entrou tudo logo de início.

    3. Alguém me explique como e porque é que hoje se correu como se não houvesse amanhã.

    4. Quantos golos falhou o poste suíço?

    5. Demos um passo importante para assegurar o segundo lugar. Faltam 4 pontos.

    • Kafka
      Posted Julho 4, 2020 at 11:31 pm

      3. Fácil, quando o plantel é composto por garotos e ratazanas sem carácter algum como Pizzi que é um dos capitães, em vez de Homens a serio, dá nisto, meninos mimados que se julgam donos do Mundo e depois fazem birra e queimam propositadamente o chefe directo

      (isto não invalida a fraca qualidade e respectivos erros do Lage)

      • Red Punisher
        Posted Julho 4, 2020 at 11:40 pm

        concordo em absoluto. Até acrescento que Hélton Leite facilitou no 1º golo. Mas fora isso, teve uma excelente exibição. Há que saber agarrar as oportunidades!

      • Jurgen Guardiola
        Posted Julho 4, 2020 at 11:43 pm

        concordo a 100%, agora que o lage saiu viu-se outra vontade. Se os jogadores não se esforçam não ha treinador que valha

    • Malloy
      Posted Julho 5, 2020 at 1:02 am

      Aíinda o vi jogar aqui na NASL , já não no COSMOS nas no Chicago Sting

  • Johny45
    Posted Julho 4, 2020 at 11:23 pm

    Outro apontamento é a falta de pontaria de Seferovic… é demasiado mau para um avançado.
    Pizzi apesar do golo continua muito mal. Incrível como é titular.

  • Flavio Trindade
    Posted Julho 4, 2020 at 11:26 pm

    Bem, não vou escalpelizar muito o jogo, porque foi um jogo de sinais mistos.

    O Benfica chega relativamente cedo ao 2-0 e isso acalmou a equipa.

    Curiosamente dois golos idênticos e dois erros de abordagem de Helton Leite e dois passes teleguiados de Gabriel que acertou tudo na primeira parte e voltou à mediocridade na segunda.

    Até parecia que os jogadores estavam com mais vontade…

    No entanto para mim o mvp foi Chiquinho cujo rendimento foi bom e uniforme durante os 90 minutos e desta feita Weigl esteve muito bem também (porventura a melhor exibição com a camisola do Benfica).

    Contudo os pontos negativos estão todos presentes.

    O Boavista que veio à Luz tal como foi ao Dragão, para perder por poucos, conseguiu ainda assim, e bem ao contrário do que fez no Dragão, ter bola (principalmente na segunda parte), atacar, e marcar golo.

    Em dois lances de bola parada defensiva o Benfica sofre dois golos (um deles bem anulado).

    Em suma, alguns jogadores tiveram sumo extra depois da saída de Lage (estranho ou talvez não…), a exibição esteve longe de ser perfeita, mas valeu pelos 3 pontos.

    • Dca
      Posted Julho 4, 2020 at 11:33 pm

      Também gostei muito do jogo do Chiquinho, tão simples mas tão eficiente.
      Em relação ao fazer a cama, não me parece, não acho que o Benfica tenha jogado melhor do que noutros jogos. Simplesmente os golos entraram na altura certa e pronto.

    • Red Punisher
      Posted Julho 4, 2020 at 11:45 pm

      Diria quem Weigl não esteve a seu nível. Os pontos negativos estarão obviamente sempre presentes porque só se passou 1 semana e o NV era um discípulo de Lage. O que vejo é uma falta de profissionalismo na nossa equipa, onde claramente um dos erros cruciais de LFV foi presentar erradamente (nos novos contratos) 2/3 da equipa principal (+suplentes utilizados) nas últimas 2 épocas. Os contratos deveriam sempre basear-se em objetivos e não em constantes aumentos de ordenado. Por sinal, um conjunto de seres humanos que vejam treinadores mudarem a cada ano têm vantagens competitivas porque teoricamente precisam de se esforçar menos, dado a culpa recair erradamente sobre todos os treinadores que ao longo dos anos serão despedidos. Espero que esta “má gestão pura” de LFV possa mudar, dada a realidade do campeonato português. H´má gestão na ordem de pessoal (vencimentos), porque a meu ver os resultados operacionais no restante é/tem sido correto.

      Em suma, és claramente um dos 3 escritores deste blog que mais aprecio.

      • Flavio Trindade
        Posted Julho 5, 2020 at 10:55 am

        Red Punisher,

        Verdade em parte.

        No que toca aos estrangeiros e aos investimentos mais avultados, nem sequer faz sentido que não hajam objectivos contratuais.

        No que toca à formação também pode e deve existir objetivos para estimular os miúdos mas não de uma forma tão vincada.

        De resto, grato pelas palavras. :)

  • MuchoG
    Posted Julho 4, 2020 at 11:26 pm

    Sai contrato até 2025.
    Antes de tudo, por amor de Deus nunca mais metam o Seferovic o seu tempo no Benfica já devia ter acabado, mesmo num contexto onde a vitória ficou consolidada cedo e contra uma equipa muito fraca, conseguiu falhar múltiplos golos feitos. É horrível, ponto.
    Agora o jogo, o Benfica até entra pior que na semana passada mas desta vez um bocado de sorte que não temos tido com um golo caído do céu foi tudo o que era preciso. A equipa libertou-se mais e até chega ao 2-0 em mais uma oferta de Helton Leite o que acabou quase com o jogo. Não houve muita diferença para o jogo com Tondela ou até Marítimo tirando a eficácia e uma ou outra chance de golo.
    Vem a segunda parte, e mais uma vez o Benfica mostra que não sabe gerir jogos nem resultados, deixa uma equipa muito fraca como o Boavista entrar no jogo e até houve um curto período onde podia ter feito o 3-2.
    Já sei que vem aí a conversa que a atitude muda logo e que foi por causa que os jogadores fizeram a cama ao treinador, não digo que o ambiente não fosse o melhor antes da saída de Lage mas o Benfica hoje não teve a qualidade nem foi demolidor a esse ponto. Foi um jogo em casa contra um adversário muito fraco com dois golos cedo oferecidos pelo guarda-redes.
    Individualmente:
    Gabriel: O melhor Gabriel, muito agressivo a recuperar muitas bolas a juntar a um grande golo, assistência e maior eficácia no passe
    André Almeida: Quem diz que precisamos de lateral direito? Mais um jogaço de um dos melhores laterais direitos na Europa, tem mais golos na liga que o Seferovic.
    Pizzi: Clássico Pizzi, mais um jogo a engordar os números, muito fraco na segunda parte.
    Weigl: Pior jogo desde o regresso, algumas distracções que não são hábito
    Cervi: O mesmo que disse do Seferovic, é um jogador medíocre que não justifica ser titular nem jogar no Benfica
    Chiquinho: Não é nenhum craque mas é a melhor opção que temos para jogar a 9,5, trata bem a bola e combina bem nas alas
    Jardel: Alguns problemas com a bola no pé mas é muito melhor que o Ferro e deve ser o titular até ao fim da época
    Nota para Helton Leite que não é guarda redes de equipa grande e especialmente o segundo golo é prova disso, defesas de reflexos entre os postes também fazia o Bruno Varela.

    • Bruno Cunha
      Posted Julho 4, 2020 at 11:38 pm

      Chiquinho é muito bom para jogar entre linhas. Ver a forma como ele orienta o corpo e levanta a cabeça para a bola sair sempre jogável rápido e depois ver Cervi e Pizzi a jogar entre linhas a diferença é de dia para a noite.

      • MuchoG
        Posted Julho 4, 2020 at 11:44 pm

        É injusto porque foi o único jogador que veio para a posição de Félix e Jonas, e continuo a achar que o Benfica precisa de um craque nessa posição e Chiquinho não o é. Mas é um jogador que tem lugar no plantel do Benfica no futuro como uma alternativa de qualidade ao titular.

        • Bruno Cunha
          Posted Julho 4, 2020 at 11:53 pm

          Acho que temos de o rodear de colegas talentosos para ter oportunidade de se mostrar mais. Tivesse ele a capacidade de finalização do Pizzi…

    • Jurgen Guardiola
      Posted Julho 4, 2020 at 11:51 pm

      contrato no maximo ate 2023, os jogadores ate lá cansam-sse dele

  • apenasfutebol
    Posted Julho 4, 2020 at 11:29 pm

    Seferovic falhou 5 golos. É só isto.

    • tiagoagm
      Posted Julho 5, 2020 at 10:39 am

      Pior de todos e ainda por cima temos uma equipa de remendos, cervo não fez um cruzamento, só defender não dá. Pizzi com a excepção do golo o que fez? E as bolas perdidas do Almeida? E as invenções do Jardel? Este jogo teve a sorte de ter um Boavista avenida senão era igual aos outros.

      • El Pipito
        Posted Julho 6, 2020 at 7:04 am

        Só para teres noção, o André Almeida perdeu a bola 9 vezes. Se fores ao lado contrário, o Nuno Tavares perdeu a bola 27 vezes.. Se queres apontar algo ao Almeidinhos, não é perdas de bola certamente…

  • Jurgen Guardiola
    Posted Julho 4, 2020 at 11:31 pm

    que grande verissimo, em meia duzia de dias conseguiu por o pizzi a marcar, o gabriel a fazer assistencias, conseguiu que a defesa deixa-sse de enterrar ( mais ou menos va lá). É um treinador de classe mundial so pode, ou é isso, ou este plantel abdicou do campeonato para fazer uma caminha jeitosa ao Lage como fizeram com o R. Vitoria. Que grandes homens que estes jogadores são. A claro, e depois o Vieira que NUNCA pos em causa o chelim dos jogadores durante a paragem do campeonato, é claramente o grande vilão que enterrou o benfica. Força Gomes da Silva , força Bruno C. Carvalho, Força ao outro que nem me lembro o nome dele.

    VIVA O BENFICA

    • Joga_Bonito
      Posted Julho 4, 2020 at 11:48 pm

      Foi o Vieira que impingiu o carrossel de meninos do Seixal na LC que só nos faz passar vergonhas. Foi Vieira que impingiu a Lage que tinha de forçar a titularidade de tudo o que fosse menino do Seixal, o que no caso de Ferro pode ter custado uam liga. Foi Vieira e a sua visão de “10 anos à frente de todos” que tem a brilhante ideia de mandar embora dois centrais, ficando apenas com 2 miúdos e um jogador em fim de carreira, quando um dos miúdos é candidato a pior defesa da história do clube. Tudo para forçar o Seixal no 11 titular a todo o custo. Foi Vieira que delineou um plantel repleto de jogadores banais, ao mesmo tempo que as receitas crescem e ainda brinca com os adeptos todos os anos a dizer que quer um Benfica europeu.
      ninguém isenta os jogadores de culpas, mas eles e Lage são os menos culpados, o problema é o projecto de tornar o Benfica um entreposto de comissões e mamões. Deu no que se está a ver! Por isso RUA VIEIRA!

      • stanpanan
        Posted Julho 4, 2020 at 11:55 pm

        Então o Lage se sujeitou a isso tudo também mostra que tem fraca estrutura mental senso recusava fazer isso e expunha publicamente isso, mas tanto ele como o RV nunca o fizeram, porque será?

        • Joga_Bonito
          Posted Julho 5, 2020 at 12:19 am

          Ninguém nega que tenham estado mal nisso mas a culpa é de quem dirige. Numa direcção a sério o treinador devia ter total poder para colocar quem quer e não rodar jogadores para comissões.

      • Jurgen Guardiola
        Posted Julho 5, 2020 at 12:03 am

        os jogadores são os menos culpados? 12 jogos a passar vergonhas e agora que o treinador sai ja correm outra vez, nem tou a falar do resultado mas sim da atitude. Se há coisa que a aposta no seixal tem sido é lucrativa pro clube tanto financeiramente como desportivamente, basta ver que alguns dos melhore jogadores do benfica nos ultimos anos vieram do seixal, enão me venhas com essa de po-los a jogar á força porque o F. Luis e o gedson foram ficando para tras. Mas claro se hoje temos um clube inovador, estavel financeiramente e que ganha trofeus é graças a Deus nosso senhor e nao ao Viera.

        • Joga_Bonito
          Posted Julho 5, 2020 at 12:29 am

          A aposta no Seixal tem sido sim muito lucrativa mas para Vieira, Mendilhões e a comandita das comissões. Já para o Benfica significa vergonhas na Europa e uma equipa cada ve mais banal. E isso de alguns dos melhores virem do seixal é treta, deixou-se de comprar Ramires, Di Marias, Gaitans e outros para impingir tudo o que venha do Seixa. Quanto ao tino e ao Gedson ficarem de fora parece-me é que não percebes que Vieira é um oportunista que se guia pelo sentido de sobrevivência e o desejo de poder e dinheiro. Percebeu que o Seixal dava muito dinheiro a ele e à sua comandita mas se se vir apertado e em risco de perder o poder tentará dar uma equipa de maior qualidade e um treinador top para lhe salvar o pêlo. Para mamar de comissões tem de se manter no poder e se vir que os adeptos já não engolem mais vergonhas irá cancelar mais um meninos do seixal até ser eleito e ganhar uma ou duas ligas e assim enganar mais os que votam neles. depois volta às comissões, veja-se o que fez no pós JJ, após o sucesso desportivo que lhe dava alguns anos de tolerância na massa adepta foi uma orgia de comissões e flops, por isso essa tua tese de que o Seixal não é imposto é de quem não percebe como funciona o poder. Para o manter há que recuar e Vieira teve de fazer por vezes, mas isso não nega a tentativa de impingir o Seixal, diz-me que outro clube estreia juniores na LC diz lá?
          Essa treta de vir culpar os jogadores e treinador é o desespero Vieirista de criar bodes expiatórios que não o Luzinhas, basta ver a blogoesfera benfiquista e ver que os blogs afectos a Vieira tentam impingir que a culpa é só do treinador e dos jogadores e salvar a face de Vieira. A mim não me enganam! Ganhou títulos? Só os ganhou com um Porto e Sporting fracos em declínio, essa hegemonia do Benfica coincidiu com esse declínio, tivessem o Porto e Sporting os plantéis de há 20 anos e não tínhamos ganho metade. Vários dos jogadores do Vietnam eram titulares a brincar neste Benfica e continua-se com esta cassetinha da hegemonia? Quando Vieira não teve grandes treinadores por detrás de si ganhou zero e só fez asneira, a verdade é essa. RUA VIEIRA!

      • Malloy
        Posted Julho 5, 2020 at 12:59 am

        Tens a certeza ?

    • Malloy
      Posted Julho 5, 2020 at 12:59 am

      Está conversa de fazerem a cama ao treinador não faz sentido nenhum . Por que razão iriam os jogadores hipotecar o seu futuro ao fazerem isso ; depois do jogo as palavras dos jogadores mostraram o quanto carinho pelo menos alguns tinham por ele . O Lage pura e simplesmente deixou de conseguir passar a mensagem e quando se entra num ciclo de derrotas é fácil que haja falta de confiança

      • Jurgen Guardiola
        Posted Julho 5, 2020 at 11:50 am

        Entendo o que queres dizer, mas os jogadores não iriam vir agora a público dizer mal do lage, e normal que queiram passar a imagem de que estiveram sempre com o treinador. Mas repara na vontade que eles tiveram ontem, e na vontade que tiveram nos últimos jogos, pra mim é óbvio que lhe fizeram a cama, não me venham com essa de que antes as bolas não entravam e que a defesa estava com azar. O jogo d’ontem deu pra mostrar que a equipa podia ter encarado está reta final com outra vontade. Eles queimaram o campeonato aos benfiquistas pra arrumarem com o treinador

  • Tiago Silva
    Posted Julho 4, 2020 at 11:32 pm

    Gabriel a voltar ao nível da época passada na primeira parte, a ter muito menos paragens cerebrais e a mostrar a sua qualidade no passe. O Weigl tem melhorado em termos defensivos, mas não esteve tão bem com bola e o Chiquinho esteve sempre muito solto no campo e a usar a sua inteligência no gesto técnico e nas movimentações para abrir crateras na defesa do Boavista. Penso que foi pelo meio-campo que ganhámos o jogo, ganhámos bastantes bolas e conseguimos variar o flanco se jogo com facilidade. De qualquer maneira não foi um bom jogo a meu ver, o Boavista mostrou as suas fragilidades defensivas e o Benfica soube aproveitar, não fosse Helton Leite e teriam sido mais. A defesa também esteve melhor e vários elementos subiram de rendimento com a menor pressão que tinham em cima dos ombros.

    Uma vitória muito importante para segurarmos o segundo lugar e para dar alguma confiança à equipa.

  • Nickles
    Posted Julho 4, 2020 at 11:35 pm

    Até me senti mal quando o Dias lesiona-se e a câmera foca no Ferro a aquecer.

  • Joga_Bonito
    Posted Julho 4, 2020 at 11:38 pm

    Admito que pouco vi para tentar evitar a tentação de partir a tv a cada estupidez que fizéssemos. Quando Veríssimo disse que ia manter o essencial estava a temer mais buracos na defesa e falhanços do Seferovic.
    Hoje a defesa esteve melhor pois Ferro saiu. Mas no ataque duas notas distintas. Muito mais fluidez na equipa, que parecia leve após sair Lage (torna claro que já não o queriam lá). Já tirar Vinícius e meter o Seferovic é outra palhaçada tal como Ferro que ainda vai custar caro. Num jogo mais apertado (parece-me que este perdeu interesse após o 2-0) o festival de golos falhados pelo suíço pode revelar-se decisivo.
    Hoje tivemos alguma sorte á mistura porque outras entraram, mas tal como com o Santa Clara cujas avenidas na defesa nos custaram pontos, os golos desperdiçados podem ser fatais nas contas finais.
    Vale que hoje ganhamos mas espera-me mais.

  • André Branco
    Posted Julho 4, 2020 at 11:38 pm

    Vitória justa. Primeira parte a um nível aceitável, ao nível da primeira volta do Benfica, em que marcamos 3 golos depois de 11 minutos à deriva. Curiosamente na segunda parte, que penso que estivemos de facto a um nível bastante elevado (mais completa que a primeira), não conseguimos marcar.

    Gabriel claramente o melhor, 2 grandes assistências e um grande grande golo (é certo que a bola ressalta no defesa mas a trajetória da bola só muda verticalmente e de forma momentânea). A exibição não foi ideal (com um treinador como JJ seria um monstro) mas criou para além dos golos várias grandes situações de desequilíbrio com passes longos.

    Chico tem de ser titular. Gostei muito, já merece golo. Jardel defensivamente é muitíssimo melhor que Ferro e fez um bom jogo nesse capítulo embora tenha tido 4/5 diarreias mentais a sair a jogar. Ainda assim gostei. Pizzi é o jogador mais irritante deste Benfica… Não tem qualidade para o Benfica (como muitos outros) mas consegue ser de longe o mais decisivo. Mais um ótimo golo (aquele gesto técnico é dificílimo – a bola ganha um efeito mortífero quando toca na relva) e uma assistência.
    Notas finais para Nuno Tavares, com um bom jogo, principalmente no ataque, e para mais um golo sofrido de bola parada.

    Agora é fazer um jogo deste nível em Famalicão e aconteça o que acontecer não esquecer os problemas deste plantel e desta equipa técnica. Benfica Sempre.

  • Nazgul
    Posted Julho 4, 2020 at 11:40 pm

    Os problemas da equipa continuam la o Boavista è que foi fraquinho, o 1 golo foi oferecido o 2 golo o redes tb podia ter feito melhor!

    O Boavista veio com a lição mal estudada, contra nós è só ganhar faltas e cantos que da sempre golo!

    Mesmo assim o Boavista marcou nas 2 bolas paradas que cruzou apesar da primeira estar fora de jogo, já devemos ter batido o recorde de jogos seguidos a sofrer de bola parada!

  • golias
    Posted Julho 4, 2020 at 11:48 pm

    Fica dificil não pensar que os jogadores fizeram a cama ao treinador. Os mesmo problemas identificados na fase final de RV voltaram a acontecer com Lage. E surpresa, ou talvez não, no jogo seguinte à saída do treinador vimos a vontade que faltou nos jogos anteriores. O futuro do Benfica é muito cinzento quando temos um presidente que está mais interessado em fazer dinheiro e construir universidades e coisas e quando temos um plantel que manda mais que o treinador: o festejar dos golos em rodinha neste jogo, e os ultimos episódios de sairem de campo sem cumprimentar o Lage, não batem certo com o comentário do Veríssimo de que existe/existia boa relação entre a equipa técnica e os jogadores, por isso repito, fica muito dificil não pensar que Rui Vitória e Lage foram queimados pelos jogadores…

  • Dca
    Posted Julho 4, 2020 at 11:59 pm

    Não concordo com muito do que se tem escrito aqui. O Benfica entrou pessimamente no jogo, 15’ onde simplesmente não tinha a bola e de repente num erro a bola entrou. Com Tondela, Marítimo, Rio Ave e Portimonense a equipa entrou muito melhor (e não me venham falar de atitude, há falta dela sim, mas hoje não houve mais neste jogo. Vejam a primeira parte dos jogos que mencionei e os jogadores a entrarem com uma boa pressão, Rio Ave, Marítimo e Portimonense então foi notório). Aqui hoje foi uma questão de eficácia que permitiu o relaxamento e soltou os jogadores.
    Não gostei da exibição por exemplo, tirando os lances onde o Chiquinho se envolvia, tudo o resto foi na linha do restante. Poucas ou nenhumas ilações a tirar deste jogo a não ser que com Chiquinho ali, a equipa joga melhor.

    • Marcio Ricardo
      Posted Julho 5, 2020 at 12:38 am

      Só o Seferovic desperdiçou três golos… Eficácia não foi..

      • Dca
        Posted Julho 5, 2020 at 1:31 pm

        Foi a eficácia Que fez a diferença sim. Primeiro do nada o Benfica tem um golo sem saber ler nem escrever. Depois neste jogo podemos dizer que o Benfica teve, va, 40% de eficácia. Se com o Marítimo teve 0, então sim a eficácia fez a diferença.

    • golias
      Posted Julho 5, 2020 at 12:57 am

      Concordo com essa análise, tivessem entrado os golos contra o Tondela e o Marítimo e ainda Lage era o treinador e a história seria outra… Aliás, a primeira parte contra o Maritimo foi muito boa, depois o Lage mexeu e acabou-se a equipa (também sofremos logo o golo a seguir às substituições julgo eu). Mas que os jogadores fizeram a cama ao treinador não tenhas dúvidas, pode não ser tão grave ao ponto de a intenção ser forçar a sua saída, mas que já não acreditavam nas ideias do Lage e que havia falta de atitude e motivação, creio que este jogo mostra bem isso. Gostava mesmo de acreditar que é apenas isso, mas infelizmente como a história já se repetiu, acho que o problema é mais profundo que apenas descrédito no treinador por parte dos jogadores…

      • Dca
        Posted Julho 5, 2020 at 1:33 pm

        Pronto la está, se for na questão da motivação e tudo mais concordo, ou seja, não é propositado mas sim uma consequência do desgaste.

  • DNowitzki
    Posted Julho 5, 2020 at 12:06 am

    O Benfica não tem projeto ou plano para o futebol.

    Veja-se o caso da pesca do novo treinador. Que projeto lhe apresentaram? Nenhum! Foi algo do género: vem que logo se vê. E é claro que ninguém vem, também por isso.
    – Ó Pochettino, quer vir treinar o Benfica?
    – Qual é a ideia, ó sô Vieira?
    – Venha, nós falamos e depois logo se vê.

    Não dá. Temos a presidir ai clube um sujeito com “feelings” e sustentado no oculto.

  • Andrezinho14
    Posted Julho 5, 2020 at 12:10 am

    A parte mental tem um controlo tão grande sobre o desportista, que claramente se sobrepõe ao valor
    técnico do mesmo, especialmente quando não se consegue ter força mental (determinação em especial, mas muito de motivação e profissionalismo).
    As transições Rui Vitória-> Lage e Lage -> Verissimo, na minha opinião, demonstram a falta de motivação e profissionalismo de vários jogadores do Benfica. O desgaste jogador-treinador é normal e em jogadores que começam a ganhar estatuto e já começam a opinar sobre como jogar e onde jogar, esse ainda se acentua mais. Retira-se o fator treinador e nota-se um desbloqueio mental. O Benfica começa a jogar vertical (Chiquinho facilita imenso e retirá-lo foi o maior erro do Lage), as execuções começam a ser um bocadinho melhores e a finalização sai mais fácil.

    Em termos coletivos, foi um jogo à Lage, com as ideias do Lage, só com melhores execuções.
    Ainda assim, em termos individuais, jogo fraco para grande maioria, em especial porque o Boavista esteve a dormir após sofrer o golo e facilitou em termos defensivos.

  • TBL
    Posted Julho 5, 2020 at 12:38 am

    Não se pode dizer que foi um jogo muito melhor que os anteriores, mas defensivamente, com Jardel, houve uma maior segurança e isso acabou por se refletir na equipa (basta ver que o Benfica marcou o mesmo número de golos que no último jogo na Luz, a diferença é que sofreu menos 3 e com isso ganhou o jogo). É claro que as bolas terem entrado, ajudou. Mas não podemos ignorar que as bolas também entraram em Portimão e o Benfica não ganhou; e que chegou a estar em vantagem com o Santa Clara e acabou perdendo.

    E agora é esperar os “comentaristas” do burgo, começarem a por em causa a idoneidade do Helton Leite durante a semana em programas e fóruns desportivos (de entre os quais o VM é uma honrosa exceção) só porque supostamente está bem encaminhado para a próxima época do Benfica. Quando vi o 1º golo, imaginei logo o chorrilho que vem aí, muito comum em qualquer situação do género, qualquer que seja o clube em Portugal.

  • DNowitzki
    Posted Julho 5, 2020 at 12:44 am

    Vieira não queria Jonas, porque não era lucrativo financeiramente. Teve de ser Jesus a bater o pé e a exigir a sua contratação.

    Bruno Guimarães custou quanto? 25? 30? RDT: 20 + Vinicius: 17 + Weigl: 20 + Chiquinho : 4(?) = 60.

    Vieira é a cabeça do mal e precisa de ser cortada. Além disso, é um ignorante em termos futebolísticos, não obstante considerar-se um génio.

    • tiagoagm
      Posted Julho 5, 2020 at 10:47 am

      Existem jogadores tao bons em Portugal e continua se a gastar milhos em jogadores de meia tigela. Lucas do Portimonense é superior ao weigl por exemplo. O próximo treinador que venha limpar o lixo que temos a começar por pizzis e almeidas os grandes obreiros da saída do lage.

      • coach407
        Posted Julho 5, 2020 at 1:27 pm

        Ou seja, a tua sugestão é que venha um presidente que deixe de contratar Weigl’s e passe a contratar jogadores como Lucas do Portimonense. Engraçado. Essa tem sido a política do Porto com resultados magníficos como Paulinho ou Nakajima a partir tudo no Porto né? Coitadinho do Weigl ao lado do Lucas…

    • Flavio Trindade
      Posted Julho 5, 2020 at 10:51 am

      It’s funny because it’s true…

    • coach407
      Posted Julho 5, 2020 at 1:25 pm

      Claro que o Luís Filipe Vieira pensa sempre a médio/longo prazo e é complicado questionar que o Benfica tem de fazer a maioria das contratações numa perspetiva de longo prazo.

      Claro que o Jonas era um craque, mas o próprio VM na altura questionou a lógica de contratar um jogador velho, que era uma incógnita fisicamente, com um salário muito elevado, que tinha sido dispensado pelo Valencia e ainda ninguém tinha pegado nele e que, ainda por cima, já não podia jogar nas competições europeias. Questões extremamente pertinentes e que espero que o Benfica também tenha feito antes de decidir avançar.

      Por acaso saiu um Jonas e a decisão (de todos) foi claramente positiva.

      Recordo bem a suposta super contratação do Pranjic ao Bayern nas 2 primeiras épocas tinha feito mais de 30 jogos e na época anterior tinha feito menos, mas foi devido a problemas físicos. Antes disso, tinha sido brutal na Holanda. Ainda por cima, chegou ao Sporting quando era fortemente apontado ao Everton para substituto do Baines.

      É ver o delírio nos comentários quando o Sporting anunciou o Pranjic já depois de ter anunciado também o Labyad, outro que estava a gerar alvoroço num suposto super mercado do Sporting na altura.

      Tens, literalmente, 0 críticas à contratação do Pranjic. Na altura uma contratação extremamente mais unânime que a do Jonas cujos elogios deveu-se sobretudo ao facto do mercado já ter fechado e, mesmo assim, o Benfica sacou uma grande solução da cartola.

      Meia época depois o Sporting empresta-o ao Celta de Vigo porque afinal o salário é demasiado elevado para aquilo que ele jogava…

      E tens vários exemplos de jogadores contratados já com alguma ideia, que certamente não iriam dar retorno e que exigiriam grande esforço financeiro em termos de salário e que se revelaram péssimas opções. Capdevilla, Jeffren, Dani Osvaldo, Maxi Pereira, Izmailov (ganhava praticamente o teto salarial no Sporting e foi ganhar mais para o FC Porto), Liedson (apesar de ficar ligado ao lance do título foi um flop no Porto, marcando 0 golos e passando mais tempo lesionado – aliás, terminou aí a sua carreira).

      Importante é levantar sempre todas as questões, pedir os pareceres às diferentes partes: questionar sobre a qualidade do jogador ao treinador, responsáveis pelo futebol, scouting), questionar o impacto financeiro dessa transação aos especialistas dessa área e ainda o importante parecer médico sobre o jogador. Só depois disso tudo é que Vieira (e qualquer presidente) toma a decisão de colocar a sua assinatura no contrato ou não. Qualidade do jogador todos os exemplos que referi tinham mais que qualidade para jogar nos grandes e para serem claramente dos melhores do campeonato. Não chega.

      Em relação a essas contas, são estranhas já que o Weigl foi comprado com o dinheiro da venda do RDT e não numa lógica de investimento acumulado. Gerou-se uma venda que não estava prevista e investiu-se no Weigl porque surgiu uma oportunidade de negócio e havia liquidez fruto da venda do RDT. Antes se tivesse investido no Bruno Guimarães?

      Hoje diria que sim, mas tu próprio na altura descreveste a contratação do alemão como “enorme contratação” portanto não me parece que sejas a pessoa com mais moral para vires agora falar no Weigl. Concordaste como toda a gente que na teoria era um grande reforço para a realidade de um grande. Depois as contratações do Vinícius e do Chiquinho eram simplesmente contratações básicas para o plantel.

    • El Pipito
      Posted Julho 6, 2020 at 6:58 am

      Viste o quê, 1 jogo do Bruno Guimarães?

  • João Pinto
    Posted Julho 5, 2020 at 1:46 am

    Como é óbvio que hoje já deram todos o litro e meteram a mudança acima. Não brinquem com coisas sérias, está à vista de todos que o plantel fez a cama ao Lage (e atenção que não é por isso que não teve muitas culpas no cartório). É o que dá ter uma equipa de influencers das redes sociais e do Instagram.

    Volto a frizar, na parte da mística e sentir o clube, o plantel do Porto dá-nos 30 a 0, podem ser horríveis mas dão tudo dentro de campo. Já os jogadores do Benfica andam em campo a passo, chegando ao ponto de ver capitães a passo em transições defensivas. Enquanto não houver um treinador com eles no sítio que mostre que não há lugares cativos e continuarmos a levar com os “yes man” que agradam à estrutura vamos estar sempre reféns deste problema. Sai o treinador e em meia dúzia de dias a intensidade triplica e as coisas fluem naturalmente, não me venham dizer que isto é chicotada psicológica quando o método de treino é exatamente o mesmo e o interino trabalhava com os jogadores todos os dias. Daqui a um ano, estamos com o mesmo problema!

    Claro que não foi uma grande exibição, quando temos conjuntamente no 11 inicial o Almeida e o Jardel (quando é o 2º melhor central do plantel e tem as limitações físicas que tem está tudo dito), e mais a frente o quarteto fantástico Cervi (um extremo de equilíbrios que não é capaz de fazer uma única finta no 1 para 1), Pizzi (continua a engordar as estatísticas e a dar pouco ao jogo, não me digam que a estrela do Benfica é isto), Chiquinho (bom jogo mas não deveria ser mais que uma opção de rotação num Benfica a sério) e Seferovic (não vou comentar o que me vai na cabeça sempre que o vejo jogar senão o comentário é censurado), está tudo dito sobre a qualidade deste plantel de craveira Europeia.

    Só uma nota para o Helton Leite, não querendo criticar o jogador (admito que vi pouquíssimos jogos dele) mas fiquei desiludido tendo em conta as expetativas que venho criando ao ler sobre ele. Pareceu-me ter uns reflexos bastante bons mas é uma casa a arder a sair dos postes, espero mesmo estar enganado porque o Benfica não precisa de um GR de engate mas de um suplente experiente que dê garantias.

    Agora é tentar os 4 pontos que faltam para garantir o 2º lugar e fazer uma gracinha na taça, já que não vem nenhum treinador até ao final da época.

  • coach407
    Posted Julho 5, 2020 at 1:50 am

    Tal como o Veríssimo disse, foi a um jogo na linha dos anteriores, mas com mais eficácia e menos azar. No fundo um jogo normal e não o inenarrável que tem acontecido com jogadores do Marítimo de repente a transformarem-se no Maicon dos tempos do Inter ou Rúben Dias a dar penáltis ridículos ou todas as bolas paradas darem golo e depois o Benfica nunca marcar. Um Benfica ter um registo tão mau obviamente tem de ter algum azar. Com uma equipa tão superior até sem querer ganhavam mais jogos do que têm ganho…

    O 11 foi mais ou menos o normal. Pensei que ia jogar Vinícius e Rafa, mas até as alterações foram “à Lage”. De qualquer forma, espero que no próximo jogo regresse o Rafa ou que se aposte no Zivkovic. Na frente simplesmente tem de jogar o Vinícius que é um finalizador a sério.

    Jardel sempre foi um central com boa saída de bola, apesar de muito desvalorizado nesse aspeto, é rápido, fisicamente coloca-se muito bem e decide bem, não tem problemas em tirar um adversário do caminho e “inventar” só para não jogar feio. O problema é que o velho Jardel fazia isto com uma perna às costas e os adeptos nem tremiam com total confiança que ele tinha tudo controlado. Talvez seja alguma falta de ritmo de jogo, mas hoje estava excessivamente confiante e perdeu várias bolas, o que é inadmissível. Por acaso nenhuma deu golo então passa ao lado das críticas e é como se não se tivesse passado nada, mas eu não preciso que dê golo para anotar a displicência que teve em vários lances com bola. Ainda assim, é evidente que tem de jogar sempre pois é um excelente jogador e com mais ritmo então sempre foi dos melhores em Portugal e extremamente fiável.

    André Almeida continua a demonstrar a sua importância ofensiva no Benfica e hoje juntou mais 1 golo. Já tem mais que Seferovic ou Alex Telles se excluirmos os penáltis.

    Nuno Tavares continuou na mesma linha. Tecnicamente tem-se mostrado dos piores laterais do Benfica nos últimos anos, mas acrescenta 3 coisas: velocidade, capacidade física e qualidade no cruzamento. Nestes 3 aspetos é claramente do melhor que se viu em Portugal nos últimos anos. Ainda assim, é um jogador cujo valor acrescentado está a depender demasiado de meter a bola nele para fazer cruzamentos… claro que isso é muito bom porque dá golos fáceis à equipa em praticamente todos os jogos, mas convém melhorar muito no resto.

    Gabriel arrumou com o jogo na primeira parte e não quis mais. Muito boa primeira parte, fantástico.

    Pizzi voltou a abrir o livro. 1 golo em que faz um movimento perfeito e uma finalização dificílima que novamente é perfeita. Depois fez mais 1 assistência e tem outro que a forma como trabalha a jogada, vai tabelando e depois isola o Seferovic foi literalmente um tutorial de “como destruir um autocarro”. O suíço não quis.

    Em termos globais, a eficácia e menos azar é a principal nota. Além disso, Gabriel voltou a subir o nível e isso também ajudou a sacudir a pressão.

  • Tingu 79
    Posted Julho 5, 2020 at 2:44 am

    Depois deste jogo consegui perceber que a culpa dos maus resultados não era do Lage.

  • Tingu 79
    Posted Julho 5, 2020 at 2:50 am

    11 em melhor forma: Odysseas, Almeida, Ruben, Jardel, Florentino, Gabriel, Pizzi, Cervi, Rafa, Vinicius

  • Axel Matic
    Posted Julho 5, 2020 at 2:52 am

    Hoje o tema claramente é o de o plantel e o comportamento de balneário, se em defesa do mesmo se possa dizer que Bruno Lage sempre se revelou “vingativo” primeiro com Zivkovic que se não me engano teve um pequeno arrufo com o setubalense e segundo com samaris que segundo os rumores o confrontou pelas opções e Lage não teve poder de encaixe, depois há a situação de Ferro que ocupa durante grande abraço parte do ano o lugar de Jardel quando era o que realmente comprometia e assim abre Guerra com dois dos três líderes que encontramos no plantel, Samaris um líder natural, Jardel o líder nomeado(ainda há Dias que é o destinado na minha opinião), isso é uma má gestão do balneário.
    Depois claro contra o balneario ha a óbvia percepção de que o desempenho da equipa depende de humores, simplesmente Rafa não tem perfil de sub-capitão, (até demonstra timidez em todas as suas aparências em público e não parece um líder nato), Pizzi e Almeida também não por passarem muito mais a ideia de brincalhões e não serem pelo menos o segundo exemplos como bons futebolistas, a seleção parece beneficiar a antiguidade e não a naturalidade para se assumir a liderança do plantel!

    • coach407
      Posted Julho 5, 2020 at 11:52 am

      A questão do Ferro e do Jardel é simplesmente uma grande injustiça para o Ferro.

      Já nem vou falar da época passada em que o Ferro serviu para ganhar os jogos todos.

      Falo antes desta época. Até ao Dragão (que foi apenas o primeiro jogo deste ciclo miserável), o Benfica tinha 18 vitórias e 1 derrota em 19 jogos, tendo mais 7 pontos que o FC Porto, o melhor ataque e… a melhor defesa com apenas 8 golos sofridos, um feito que se enquadra nos melhores registos da história.

      É preciso recuar ao Benfica de 2014/15 para ver alguma equipa abaixo dos 10 golos sofridos à jornada 19 (tinham também 8), no entanto convém realçar várias coisas: essa equipa já levava o dobro das derrotas e também 1 empate e não era o melhor ataque da competição. U
      Numa equipa menos ofensiva é mais fácil sofrer menos golos.

      Portanto o registo defensivo do Benfica de 2019/20 é batido por muito poucas equipas. Neste século tens o Villas-Boas que tinha sofrido apenas 7 golos, mas até o AVB perdeu 4 pontos enquanto este Benfica só tinha perdido 3 pontos.

      Portanto não, o Ferro não jogou a maior parte do campeonato por nenhuma teimosia. Jogou a maior parte do campeonato porque este Benfica, por mais que doa a muitas pessoas com memória curta, foi até à jornada 19 claramente uma das melhores equipas da história do futebol português. Que equipas na história só tinham perdido 3 pontos nesta altura, melhor ataque, um dos melhores registos defensivos da história…?

      A partir da jornada 19 é das piores equipas “grandes” da história, mas aí o Lage, depois de dar uma margem de tolerância a alguns erros, colocou o Jardel.

      Baseares-te nesta fase recente para dizer que o Ferro nunca podia ter jogado quando não sabes que equipas fizeram melhor que o Benfica até à jornada 19…

      • Axel Matic
        Posted Julho 5, 2020 at 3:14 pm

        Primeiro obrigado pela resposta porque se alguma coisa enriquece o debate é uma opinião contrária, agora não concordo com a premissa que tu empregas no teu raciocínio de que “as estatísticas demonstram que estava tudo bem”, porque acho que para além dessas serem muito ilusivas não retratam fielmente os jogos que vimos, porque também há um argumento de que Weigl é o culpado da queda do Benfica porque desde que ele chegou começaram os mais resultados e isso para um espectador atento e conhecedor é claramente falso!
        Ferro não começa a dar problemas só a 19a jornada, mas muito antes já tinha demonstrado inclusive em Zagreb onde eu fui ver o jogo ao vivo, que era o ponto fraco defensivo da equipa, é só recordar como Petrovic do Dínamo passou essa noite a aproveitar as fraquezas de Ferro ao nível do jogo aéreo, posicionamento e antecipação, dai o jogo do Dínamo se centrar na bola para Petrovic que se colocava na marcação defeituosa de Ferro, tal não se repetiu com Dzyuba porque Lage se antecipou e pôs Jardel com o Zenit, mas aconteceu com o Porto em casa onde a falta de qualidade no jogo aéreo de Ferro valeu o primeiro golo do Porto e que complicou muito o jogo que acabaríamos por perder! Ferro vem numa sequência muito infeliz, o ano passado já lá vai onde a sua contribuição na construção superava o prejuízo pela incapacidade defensiva e muito se notou por causa de Gabriel que passou de perdeu aquela forma fantástica que apresentou na vitória no Dragão a defender e começou fazer movimentos de se fazer terceiro central pela esquerda que tornaram ferro inútil na construção, remetendo-o unicamente às tarefas defensivas onde ele falha constantemente, agora se não consegues admitir que essas lacunas intranquilizam a equipa do Benfica que para além de não ter um movimento defensivo coletivo bem trabalhado também tinha um jogador que a nível individual estava muito abaixo do exigido e isso foi preponderante em muitos golos sofridos!

        • coach407
          Posted Julho 5, 2020 at 4:25 pm

          Antes demais convém clarificar qual é o objetivo de colocar o jogador A em vez de colocar o jogador B. Não é dar mais consistência defensiva, melhor saída de bola, nada disso. O único objetivo para colocar o jogador A em vez do B é porque o treinador acredita que vai fazer mais pontos com o A de que com o B. Só isso. Às vezes cai-se na tentação de complicar muito o futebol quando o objetivo é muito simples: fazer mais pontos que os outros e portanto precisam de marcar mais golos que o adversário. Só isto.

          Portanto o único pressuposto admissível para defender que o Lage fez mal em jogar com o Ferro nas primeiras 19 jornadas é porque acreditas que o Benfica com Jardel faria mais pontos. É única e exclusivamente isto.

          Dizer “o Ferro já deixava a defesa intranquila nessa fase” não vale de muito. Deixava intranquila como assim? A equipa sofria mais golos? Empatava ou perdia mais vezes? A qualidade dele a sair a jogar não era a que maximizava a capacidade da equipa em chegar a golos e portanto estás mais perto do objetivo do jogo que é ganhar?

          E isto empurra-nos tudo para: então o Ferro teve assim uma influência tão negativa nas primeiras 19 jornadas e o Benfica, mesmo assim, faz uma das melhores primeiras 19 jornadas da história do futebol? Intranquilava na defesa… e mesmo assim esta defesa era responsável por um dos melhores registos defensivos da história?

          O único argumento possível é “certo, mas foi uma questão coletiva para a qual o Ferro contribuiu de forma insuficiente e com o Jardel o Benfica teria feito ainda melhor”.

          Claro que é sempre um argumento especulativo pelo que é difícil dizer com exatidão se com Jardel o Benfica teria feito melhor quando pouquíssimas equipas na história fizeram algo sequer perto disto.

          Ainda assim, pode-se afirmar isso e é aceitável.

          Acho menos aceitável é dizer que o Ferro esteve mal nessa fase ao ponto de ser inadmissível deixar no banco o Jardel que até nas taças comprometia e mostrava-se fora de forma.

          Não, era uma escolha perfeitamente natural do Lage já que realmente aquela defesa estava a um nível muito elevado e portanto não se mexer numa defesa com um registo histórico (pela positiva) está MUITO longe de ser algo inaceitável (mesmo que tenhas uma opinião diferente e colocasses o Jardel desde a jornada 1 não podes dizer que é estúpido deixar o Ferro com um registo destes…).

          Se estivessemos a falar de deixar o Sergio Ramos ou o Van Dijk no banco até percebo. Nem o melhor registo defensivo da história iria justificar o Lage preferir o Ferro, mas não… estavamos a falar do Jardel. Convém recordar que o Ferro começou a tremer mais foi a partir do início de 2020. O problema é que foi aí que começou o calvário do Jardel que desde então já esteve 1 mês parado devido a 2 lesões musculares e ainda teve a rotura do ligamento lateral que tirou mais 3 meses de competição.

          Portanto, mesmo que o Lage quisesse tirar o Ferro a partir de janeiro, era complicado colocar o Jardel que ou estava lesionado ou a regressar de lesão. Mesmo assim, aproveitou o período do covid para o Jardel recuperar da rotura e colocou-o diretamente no 11. O resultado foi que se lesionou novamente logo aí, voltando agora.

          Acho evidente que o Benfica falhou na escolha do 4° central. Confiou demasiado no Morato como tinha confiado no Lindelof, Dias e no Ferro quando foram colocados nos 4 centrais e todos à frente deles se lesionaram ou assim e agarraram o lugar. O Morato estava no posicionamento perfeito, mas simplesmente é demasiado cedo para ele. Nenhum dos outros estava na posição dele antes dos 21. Morato tem 18.

          Não acho que o problema do Lage (ou do Benfica) seja em ter apostado no Ferro. Simplesmente precisavam de outro backup além do Jardel já que os últimos anos têm mostrado que sobram sempre fases importantes para o 4° central. Lindelof é obrigado a ir a jogo depois da lesão do Lisandro e defronta logo FC Porto, Zenit nos oitavos da Champions (jogou as 2 mãos) e pelo meio ainda defrontou o Sporting.

          Lema teve de ser chamado para defrontar o FC Porto. Ferro, quando se torna o 4° central devido à saída do Lema, também é obrigado a ir a jogo quando o Jardel se lesiona durante o jogo com o Sporting e logo a seguir foi o 10-0, a eliminatória com a Galatasaray, o duelo com o FC Porto e depois com o Dínamo Zagreb.

          Todos deram resposta positiva e o Benfica investiu forte no Morato para ser ele a fazer isto, mas na primeira volta deu para ver que estava verde, ainda tentaram o Koch no inverno, mas não deu. Não foram buscar ninguém e o Jardel, que até aí até estava bem fisicamente (sem lesões), descarrilou completamente nesse aspeto e o Ferro, que até aí estava a ter um bom rendimento, também descarrilou completamente. Onde está o Morato para assumir? Pois, não está… Era o Samaris, mas o Lage a gerir o grego esta época foi uma coisa esquisita.

  • Miguel Lopes
    Posted Julho 5, 2020 at 10:23 am

    Como Sportinguista que sou, quero fazer uma petição a favor do Lage voltar a ser treinador do Benfica já na próxima jornada. Estou deveras-mente chateado pelo facto do Veríssimo tal como um novo profeta ter retirado Ferro do onze titular :).
    Ainda por cima, teve a distinta lata de deixar o Rafa de fora e ter colocado o Cervi na sua vez, Para quê, ele não sabe que o Cervi trabalha demasiado em campo, e isso não coaduna com a restante equipa.

    • coach407
      Posted Julho 5, 2020 at 12:24 pm

      O Ferro já era o 3º central do Benfica com o Lage. Só jogou porque ou o Jardel estava lesionado ou o Rúben Dias estava castigado. Apenas calhou de ambos estarem de regresso no 1º jogo do Veríssimo, mas com o Lage seria exatamente a mesma dupla de centrais.

      Depois o Lage também deixou o Rafa de fora do 11 contra o Marítimo e jogou o Cervi.

      A única mudança do jogo com o Marítimo que não foi uma mera retoma de jogadores castigados foi a saída do Vinícius para a entrada do Seferovic. Mesmo essa mudança tem sido uma constante nos últimos tempos do Lage portanto também não me parece que possamos dizer que o Lage não a faria.

      • ThatMan
        Posted Julho 6, 2020 at 9:17 am

        O Ferro era o 3º central? O Ferro foi titular a época praticamente toda, só não foi contra o Tondela, Portimonense (entrou na primeira parte) e Boavista…

        • coach407
          Posted Julho 6, 2020 at 11:07 am

          Sim e o Quim era o guarda-redes titular do Benfica.

          Depois do Jardel regressar da rotura do ligamento a 100% foi sempre titular quando esteve disponível. Teve foi outra lesão mal passou para titular, logo teve de voltar a chamar o suplente – o Ferro.

  • Tiago Martins
    Posted Julho 5, 2020 at 12:34 pm

    Algum dia o Benfica havia de ganhar. Esta série de resultados é inenarrável, tendo em conta a mais-valia em relação aos rivais. Era complicado alguém fazer pior…

    Vitória importante ainda assim, para a manutenção do segundo posto.

Deixa um comentário