Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Tondela verga SC Braga e só precisa de um ponto; Paços de Ferreira garante permanência; Portimonense já não depende de si

Confirmação que Artur Jorge não será o treinador na próxima época? Foi uma exibição muito pobre dos gverreiros, que podem ter hipotecado a luta pelo 3.º lugar. Horta até acertou no poste, num erro na saída de bola dos Beirões, mas a turma minhota apresentou-se lenta, sem ideias, e não teve uma verdadeira oportunidade. Mérito do Tondela, que defendeu bem, não deixou o jogo ter ritmo, e agora tem tudo para ficar na I Liga. Já o Paços potenciou o bom mercado de Inverno (até Janeiro era das principais candidatas à descida) e garante já a permanência, ao contrário do Portimonense, que terá ficar a torcer pelo Sporting para depender só de si.

O Tondela derrotou o SC Braga, por 1-0, e ficou com a permanência à mercê. Yohan Tavares foi o herói de uns beirões, que só precisam de empatar na última jornada para ficar na I, ou então que o Portimonense e Vit. Setúbal não vençam. Quanto à partida, Ricardo Horta num erro da defensiva contrária, até acertou no poste na 1.ª parte, mas até ao intervalo os destaques foram quase nulos. No 2.º tempo a toada manteve-se, até que Murillo desperdiçou o 1-0 de maneira incrível ao falhar um chapéu quando estava completamente isolado. O Tondela no entanto não acusou e aos 74′ adiantou-se por Yohan Tavares. Ainda faltava algum tempo, mas o SC Braga, mesmo contra 10, devido à expulsão de Filipe Ferreira, não obrigou Babacar Niasse a fazer uma defesa, e o resultado não se alterou. Artur Jorge, que pode ver o Sporting confirmar amanhã o 3.º lugar, alinhou com: Matheus; Esgaio, Bruno Wilson, David Carmo, Pedro Amador; Palhinha, André Horta, Trincão, Ricardo Horta; Paulinho e Rui Fonte. No outro jogo da tarde, o Paços de Ferreira venceu o Portimonense, por 2-1, e garantiu assim a manutenção. Quanto à partida, o conjunto de Pepa começou melhor, tendo Bruno Santos aproveitado uma série de más abordagens da defesa do Portimonense para inaugurar o marcador aos 7 minutos. O Portimonense empatou aos 17’, através de um livre que Marcelo desviou para a própria baliza e nos minutos seguintes até esteve perto da reviravolta, mas foi o Paços a fazer o 2-1, tendo Denilson Jr. aproveitado a passividade da defesa algarvia para devolver a liderança aos castores passava o minuto 41. Na segunda parte, o Portimonense tentou encostar o Paços mas, à exceção de algumas bolas paradas, pouco perigo criou e o resultado manteve-se até final. O Paços de Ferreira soma agora 38 pontos e cola-se ao Marítimo na classificação, enquanto o Portimonense mantém os mesmos 30 pontos de Tondela e Vitória de Setúbal.

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

42 Comentários

  • Jurgen Guardiola
    Posted Julho 20, 2020 at 9:18 pm

    Aí aí Setúbal, se já se borram todos para pagar salários na 1ª, imagino na 2ª. Vai ser outro aves

    • Tiago Lemos
      Posted Julho 20, 2020 at 9:28 pm

      Penso que quem descerá será o Portimonense (ou o Tondela se perder o último jogo em Moreira de Cónegos). O Setubal é o que tem maior probabilidade de se safar porque, mesmo perdendo amanhã, basta ganhar o último jogo em casa a um Bsad em descompressão (isto porque o setubál tem vantagem no confronto directo contra ambos enquanto que o Portimonense tem vantagem no confronto directo contra Tondela. Se ficarem os três empatados desce o Tondela.

      • irafael
        Posted Julho 20, 2020 at 9:50 pm

        O Portimonense empatou a 0-0 os dois jogos com o Vitória. Vai contar os golos

        • Tiago Lemos
          Posted Julho 20, 2020 at 11:07 pm

          Tens razão, será pelos golos. O Tondela se perde no moreirense desce a meu ver, mas basta-lhe um empate para se manter. Entre o setúbal e o portimonense descerá o setúbal a meu ver (isto se amanhã o setúbal não pontuar, o que não é de todo impossível visto que o Sporting anda a jogar muito pouco).

      • Rev7
        Posted Julho 20, 2020 at 9:57 pm

        Setubal não tem vantagem no confronto directo com o Portimonense, não sei de onde tiras-te isso. Ambas jogos acabaram a zeros. Será a diferença de golos, e aí o Portimonense tem 2 golos de vantagem para já.

        Setubal tem vantagem, tal como o Portimonense. E portanto se as três empatam o Tondela desce; mas se Setubal e Portimonense empatam, sem o Tondela, será a diferença de golos que decidirá (neste momento, vantagem para Portimonense).

      • GuGu
        Posted Julho 20, 2020 at 10:03 pm

        Basta? O problema é que o Bsad não tem estado mal e o Vitória não ganha a ninguém desde a retoma do campeonato, duvido que o façam na última jornada.

      • Luke Vin Diesel
        Posted Julho 20, 2020 at 11:04 pm

        Então o Portimonense que já tem uma vitória garantida contra o Aves é que desce? Fica com 33 e vantagem quase certa no confronto contra o Setúbal.
        É entre Tondela e Setúbal, com claro favorecimento para o Tondela por já ter mais pontos.

  • Rev7
    Posted Julho 20, 2020 at 9:18 pm

    O comentador inglês revoltado pelos 7 minutos de compensação, perdeu-se assim tanto tempo? Fico contente pelo Tondela, mantiveram o treinador a época toda, chegaram a fazer bons jogos, mas como é óbvio a equipa tem falta de qualidade, talvez o orçamento mais baixo da Liga. Mas comparação com os outros 2 (em termos de gestão do clube, que tanto está em voga neste país), é merecido que fiquem.

    • MM
      Posted Julho 20, 2020 at 9:46 pm

      Concordo que o Tondela deve ficar, face a outros clubes incumpridores.
      De resto, houve a lesao grave do fonte, so ai perderam se uns 5 min

  • Estigarribia
    Posted Julho 20, 2020 at 9:19 pm

    Obrigado, Natxo. Amanhã o Sporting vergará o Vitória de Setúbal e o terceiro lugar ficará garantido.

    Saudações Leoninas

    • BrunoAlves16
      Posted Julho 20, 2020 at 10:10 pm

      Partilha aí com a malta a chave do Euromilhões de amanhã já agora

    • BaseDasLages
      Posted Julho 20, 2020 at 10:34 pm

      Isto vindo da mesma pessoa que tinha garantido que o Sporting ia ganhar no Dragão e que o Porto não metia medo a ninguém não deixa de ser curioso

    • Liedshow
      Posted Julho 20, 2020 at 10:37 pm

      Calma caro Estigarribia, não se deita foguetes antes da festa e olha que o Sporting é uma caixa de surpresas más.

      SL

      • Estigarribia
        Posted Julho 20, 2020 at 11:12 pm

        Liedshow,

        Eu sei que o Sporting, de vez em quando é um caixinha de surpresas, mas contra o Vitória de Setúbal não acredito que percamos o jogo.

        Eu quando digo este tipo de coisas é no sentido de eu querer que a equipa vá para cima do adversário, seja o FC Porto, o Vitória de Setúbal ou o Carcavelinhos, e joguem sem medo. Somos Sporting e temos de jogar sempre para ganhar seja contra quem for.

        Saudações Leoninas

  • Gustavinho
    Posted Julho 20, 2020 at 9:24 pm

    Boa notícia para o Sporting. Ganhar amanhã garante o terceiro lugar. Ou dois empates também servem.
    Isto considerando que o Braga vence o próximo jogo contra o FC Porto.

    Fica assim assegurado o controlo de danos desta péssima época do Sporting. Mesmo assim, nos piores anos de Sporting, o Salvador simplesmente não consegue ficar acima. Deve custar lhe imenso.

    • DICAS
      Posted Julho 20, 2020 at 11:09 pm

      O jogo ainda nao esta ganho. Mas se o Sporting garante o 3rd lugar …

      O Salvador vai ter uma depresao

    • oMeuUserName
      Posted Julho 20, 2020 at 11:18 pm

      Claro, porque um clube que teve 5 treinadores numa época, tinha obrigação de ficar em 3°… Um clube que, estando em 3°, perdeu o seu treinador para o seu perseguidor, tinha a obrigação de ficar em 3°…

      • Gustavinho
        Posted Julho 20, 2020 at 11:56 pm

        Se teve 5 treinadores foi por incompetência do presidente, ponto final.

        Fruto da incompetência do seu presidente, o Sporting também teve 4 treinadores esta época, no entanto parece que vai conseguir os mínimos olímpicos.

        A grande questão aqui é que o Sporting está há vários anos metido no sei pior periodo da história e acaba invariavelmente à frente do Braga.
        Mesmo neste período negro do Sporting, vamos para 10 anos que o Salvador não consegue levar o Braga além do 4o posto.

        • CSM1910
          Posted Julho 21, 2020 at 10:46 am

          Porque secalhar mesmo na pior fase da sua história, o orçamento do Sporting continua a ser 4x ou 5x mais que o do Braga, e porque secalhar o Braga ainda é um Clube em crescimento… As coisas não se fazem de um dia para o outro, talvez dentro de 10 anos estejam estáveis nas primeiras posições enquanto outros estejam em processos de insolvência.

        • oMeuUserName
          Posted Julho 21, 2020 at 11:43 am

          Ai foi incompetência? Que se saiba, ele só despediu 1 deles…
          Se o Sporting vai conseguir os mínimos olímpicos, o que dizer da época do Braga, que com o 4º maior orçamento, fica em 4º lugar, ganha uma Taça e ainda bate um recorde nacional de invencibilidade europeia? Isto é mais que os “mínimos olímpicos”…

          E depois, “mesmo neste período negro do Sporting”? Qual? Aquele período em que o Sporting pagava 6 milhões por ano para ter o treinador que tinha? Ou o Sporting que esta época gastou mais em transferências (28,5M€) do que o orçamento do Braga para a época toda (25M€)? É que neste “período negro”, o Braga teve épocas que nem 1M€ gastou em transferências, sendo que nunca passou os 10M€, enquanto o Sporting apenas por 2 vezes ficou abaixo dos 10M€ gastos, sendo que teve 4 épocas a gastar acima dos 30M€ em transferências…

          Depois lá vêm vocês dizer que o Salvador se põe em bicos dos pés e quer-se comparar ao Sporting, quando vocês é que teimam em comparar o incomparável. E não menciono arbitragens nem coisas do género, que nalguns desses anos ajudaram a explicar a classificação…

    • oMeuUserName
      Posted Julho 26, 2020 at 1:08 am

      De facto, custou imenso ao Salvador…

  • TBL
    Posted Julho 20, 2020 at 9:25 pm

    Excelente vitória do Tondela, mas não há motivos para grandes descansos, os jogos da 34a jornada são teoricamente acessível para Portimonense (neste caso até pode ser extra acessível se o Aves não aparecer!) e Belenenses SAD em casa, enquanto que o Tondela vai ao Moreirense. Basta que os outros dois ganhem* e o Tondela perca, e o Tondela desce.

    *se o Setúbal ganhar ao Sporting, pode até não ser preciso.

    Quanto ao Portimonense, a derrota caseira frente ao Guimarães, que quebrou um ciclo extremamente positivo, acabou por ter algum peso. Vamos ver, está tudo em aberto!

  • Farinheira
    Posted Julho 20, 2020 at 9:25 pm

    Muito feliz pelo Tondela. Merecem ficar na 1a liga. São um clube do interior, cumpridor, um clube honesto e apesar das dificuldades tentam sempre jogar futebol.
    Espero que seja o Portimonense a acompanhar o Aves, mas aposto no Vitória de Setúbal.

  • Flavio Trindade
    Posted Julho 20, 2020 at 9:33 pm

    Com este resultado surpreendente, tudo indica que a fava vai calhar ao V.Setúbal…

    O Portimonense tem 3 pontos garantidos no jogo com o Aves, o Sporting dificilmente não vencerá o jogo, e o clássico entre o Vitória e o B Sad definirá quem acompanha o Aves.

    Verdade seja dita, seria extremamente injusto que uma das equipas mais cumpridoras da liga, e das poucas que não despediu o treinador, descesse beneficiando projectos financeiramente insustentáveis ou clubes que estão na liga sem estádio ou nome…

    • Marik
      Posted Julho 20, 2020 at 10:04 pm

      Podias ter consultado a classificação antes de comentar. O Belenenses já está com a manutenção garantida. Ups…

      • Flavio Trindade
        Posted Julho 20, 2020 at 10:22 pm

        Eu sei.
        Eu também não disse que não tinha…

        O que eu disse é que é o jogo que define a descida caso o Vitória de Setúbal não vença o Sporting…

        • Red Punisher
          Posted Julho 20, 2020 at 11:10 pm

          As pessoas estão habituadas aos teus excelentes comentários e, quando te enganas, neste caso por uma escrita menos bem interpretativa, querem apanhar logo uma aresta. Concordo contigo, continua!!

        • Marik
          Posted Julho 20, 2020 at 11:14 pm

          Disseste isso no segundo parágrafo.

          No terceiro dizes que era injusto descer o Tondela em vez do Setúbal ou do Belenenses. Visto que o Belenenses já não pode descer, é uma afirmação que não faz sentido.

  • MM
    Posted Julho 20, 2020 at 9:43 pm

    Isto ja nao tem piada, esta na hora de acabar a epoca e comecar a preparar a proxima!
    Equipa completamente sem ideias e sem pernas hj.
    Desde que se falou que se ia tentar fazer do paulinho a bota de prata nunca mais fez 1 remate..
    Pode ter sido impressao minha, mas a relva pareceu mt curta, a fazer a bola saltar mt e a nao facilitar quem quer jogar com bola no pe, nao acham?

  • DNowitzki
    Posted Julho 20, 2020 at 9:49 pm

    Vamos, Tondela!

  • Kafka
    Posted Julho 20, 2020 at 9:51 pm

    Muito feliz pelo Tondela, fosse isto um campeonato a sério e o Tondela jamais podia descer, pois é dos poucos que tem as contas em dia e portanto jamais podia ser prejudicado relativamente a clubes que fazem concorrência desleal não pagando salários etc…

    Ainda assim nada está ganho, pois o Portimonense já tem uma vitória garantida contra o Aves portanto é como se tivesse 33 pontos e o Setúbal vai jogar contra o Belém que já tem a manutenção assegurada portanto o Setúbal pode perfeitamente vencer esse jogo e assim sendo ficariam todos com 33 pontos que daria a descida do Tondela, pelo que o Tondela obrigatoriamente terá de empatar contra o Moreirense…vamos ver, espero que consiga, era mais do que justo que se mantivessem na 1ª divisão

  • Red Punisher
    Posted Julho 20, 2020 at 10:46 pm

    Tondela, mesmo vencendo Braga pode descer. Basta Setúbal vencer último jogo e Tondela perder. Mas assim conseguem sempre 2 resultados para a última ronda, sem depender de outros, melhor que 1 certamente.
    Não sei se Lito receberá 100 000€ se mantiver Setúbal na 1a divisão com 4 derrotas ou 3d e 1v.
    O que sei é que Tondela merece permanecer. Setúbal merece acabar e Portimonense igualmente descer por ter andado a ser conivente, o ano passado, do grande FCP! A justiça, aos poucos, far-se-á.
    De qualquer modo, preferia que descesse Setúbal a Portimomense, pelos projetos que apresentam.

  • Tiag1slb4ever
    Posted Julho 20, 2020 at 10:53 pm

    Vida muito dificil do portimonense, hoje era jogo para empatar pelo menos, com um Paços muito tranquilo, nao podiam facilitar.
    Setúbal perde em alvalade, mas depois na ultima jornada frente a um belenenses descansado, duvido muito que nao ganhem esse jogo, pena ver este portimonense descer, vamos ver se nao é o fim desta sad…

    • Red Punisher
      Posted Julho 20, 2020 at 11:11 pm

      Gonda está ao nível dos piores GR desta Liga. São frangos que ditam uma possível descida de divisão. Não serve.

  • DICAS
    Posted Julho 20, 2020 at 11:07 pm

    Muito curioso par aver so Sporting vai vacilar ou nao.

    Este e um jogo importante para sem sombra de duvidas arrumarmos a nossa casa para este epoca.

    Vitoria da 3 lugar e fugimos as pre eliminatorias como o Ruben referiu.

    Seria uma excelente forma de nos despedirmos do Alvalade por esta epoca com uma vitoria!

    Vamos para cima deles !

    • Pipi Romagnoli
      Posted Julho 20, 2020 at 11:20 pm

      Tendo em conta o nosso historial neste tipo de jogos, não ficava de boca aberta se o Sporting não conseguisse vencer o Setúbal, ainda para mais com um grupo tão jovem e inexperiente.
      No entanto também estou à espera da vitória, que seria acima de tudo um pequeno prémio, para o trabalho que a equipa técnica do R.A tem feito desde a sua chegada. Sl

      • DICAS
        Posted Julho 21, 2020 at 12:08 am

        Exactamente meu caro amigo!

        Vai ser um pequeno teste ha capacidade de concretizacao da equipa. Os objectivos sao para se cumprir e este é um bom teste para ver se a mentalidade ja comeca a ser a de “viroria apenas !”

  • Antonio Teixeira
    Posted Julho 20, 2020 at 11:13 pm

    Bem o braga bem que pode agradecer ao RA não acabar o campeonato a lutar pela não descida de divisão.
    O Sá pinto foi mau mas Custódio e Artur jorge…

    A minha aposta é que desce o portimonense. Setúbal vence Belém e tondela empata com o Braga.

  • guima1904
    Posted Julho 20, 2020 at 11:47 pm

    Penso, ainda assim, que Tondela poderá descer.
    Antevejo que sadinos percam amanhã mas vençam frente a B-SAD, ao passo que Portimonense (se houver jogo) deverá derrotar fragilizado Aves. Tendo desvantagem quer num mini campeonato a 3 quer individualmente face a Vitória FC e algarvios.
    Espero que pontuem em Moreira de Cónegos, tem sido um clube competitivo frente às equipas do topo (mesmo quando perde, dá luta).
    Alguém sabe se o Aves faltar aos jogos se jogos da segunda volta são anulados e, por conseguinte, Tondela e B-SAD perdem os 3 pontos das vitórias frente à equipa de Nuno Manta Santos?

  • Tiago Martins
    Posted Julho 21, 2020 at 1:19 am

    Grande Paços, grande Pepa! Das 11 vitórias da equipa, 7 (!) foram alcançadas nos últimos 12 jogos. Neste mesmo ciclo, os castores “só”perderam frente a Sporting, Porto, Vitória SC (todos pela margem mínima) e Braga ou seja, 4 das 5 melhores equipas portuguesas (opinião pessoal, bem sei que a tabela não o reflecte no caso do Vitória.

    Houve logicamente demérito na preparação da temporada. Saíram dois jogadores importantes – Junior Pius, central rápido e com forte jogo aéreo e Rafael Barbosa, que acrescentava qualidade na circulação no último terço -, perdas essas que não foram bem colmatadas, bem como houve confiança a mais no plantel que transitou da segunda liga. A aposta em Filipe Rocha era de risco e acabou por não ser bem sucedida, se bem que a primeira dezena de jogos foi completamente atípica – as derrotas frente a Santa Clara, Sporting, Vitória SC, Marítimo e Belenenses, além de injustas, tiveram de tudo um pouco: penaltis estapafúrdios, falhanços inacreditáveis etc. Reagir a tanta adversidade não é fácil, mas houve muito Pepa nesta recuperação e um mercado de inverno bastante competente – Marcelo, Eustáquio, João Amaral, Castanheira e Denilson. Os quatro primeiros vieram acrescentar qualidade, e somente Denilson ficou aquém (prende muito a bola, é algo conflituoso e individualista).

    Na próxima época, espero contar com um upgrade na lateral direita (é desesperante ter Bruno Santos ano após ano a titular, e mesmo Jorge Silva é limitado), se a restante base se mantiver fico satisfeito. Nota para Welthon, que acabou por ser um enorme flop.

    Em relação ao Portimonense, é incrível como um plantel destes chega à última jornada nesta posição. Tabata é craque, Lucas idém (hoje foi bem condicionado). Caso desçam, superará o Chaves como melhor elenco que já desceu em Portugal.

  • Tiago Martins
    Posted Julho 21, 2020 at 1:21 am

    Não esperava este resultado em Tondela, que dá nova esperança aos beirões e deverá fechar o 3º e 4º lugar. Agora, conhecendo Salvador, este resultado poderá nem ser tão negativo para a próxima época… Assim, devem tentar contratar um treinador e há bons aí disponíveis, se alcançassem o 3º posto acredito que Artur Jorge se mantivesse … e seria uma posta arriscada.

Deixa um comentário