Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

SC Braga: Horta e Esgaio ficam; Paulinho e Fábio Martins podem sair

Quem deve ser o sucessor de Paulinho? Há Schettine ou Abel Ruiz, mas se o avançado português sair deve chegar mais uma solução ‘com peso’.

Carlos Carvalhal assumiu, em entrevista ao Canal 11, que o SC Braga tem propostas por Paulinho e Fábio Martins, acrescentando que é provável que os dois sejam transferidos. O novo técnico dos gverreiros disse ainda que Ricardo Horta e Esgaio vão continuar no plantel na próxima época.

23 Comentários

  • MM
    Posted Agosto 5, 2020 at 9:39 am

    Horta ainda bem qie fica, esgaio mixed feelings, paulinho ja se sabia que é para vender. Compreendo pela valorizacao e idade, mas tenho muita pena.
    Fabio martins é vender. Tem muito talento mas muito inconstante. Alem dele, dos principais, tambem o novais e bruno viana é para sair, ja mostraram que sao curtos para o braga

  • Estigarribia
    Posted Agosto 5, 2020 at 9:55 am

    Abel Ruiz é o mais forte candidato, a meu ver, para ocupar o lugar de Paulinho, até porque é um activo que tem de ser valorizado, já que era um jogador até elogiado quando estava no Barcelona. Quanto ao Schettine não me parece que possa ser um jogador para ser titular no SC Braga, mas como opção para sair do banco poderá ser útil aos “Guerreiros do Minho”.

    Saudações Leoninas

  • Aurinegro
    Posted Agosto 5, 2020 at 10:12 am

    Não ficaria admirado se a opção fosse Dyego Sousa. Da minha parte (e acredito que da maioria dos benfiquistas) pode ser devolvido à China, e poderia ser uma boa opção para o Braga como para o jogador.

  • Noversa
    Posted Agosto 5, 2020 at 10:27 am

    Grande noticia para o meu braga o Horta ficar, sem dúvida era o elemento do ataque que iria ser mais dificil substituir. O Paulinho é um avançado muito trabalhador e será complicado arranjar outro igual ou melhor, mas existem várias opções com o mesmo perfil.
    Também é complicado susbtituir trincão obviamente, mas acredito que iremos arranjar um extremo que faça o mesmo trabalho (não será o galeno nem o fábio martins de certeza), poderá ser o Iuri Medeiros quem sabe.

    Já em relação a Esgaio vejo isto como uma má noticia para nós, Esgaio deve ser dos laterais mais limitados ofensivamente, e defensivamente onde deveria compensar não o faz, pois comete muitos erros, e é daqueles que parece que tem lugar cativo no 11. Num dos unicos jogos do ano em que não dava para o por, colocamos Viana (que não resulta) e deu-se uma oportunidade ao jovem Fabiano, que coresspondeu e muito. O braga cada vez mais tem de assumir os jogos e os laterais têm de ser mais ofensivos tal como no Benfica e no Porto, e o Sequeira já é muito defensivo logo o LD tem de subir mais e Esgaio não serve.

    O plantel deveria ser o seguinte:

    GR: Matheus , Hornicek (ir apostando no miudo), Tiago Sá
    DC: Raul Silva, Bruno Wilson, Bruno Viana, Rolando (para a experiencia), Tormena.
    DD: Fabiano, Esgaio, Zé Carlos
    DE: Sequeira, Pedro Amador (Muito otimista com este lado esquerdo)
    MDC: Al Musrati, André Castro, Samuel Costa
    MC: Fransérgio, André Horta, João novais, contratação
    Extremos: Ricardo Horta, Galeno, Iuri Medeiros, Sanca, Murillo, contratação,
    PL: Abel Ruiz (penso que se irá afirmar como PL ou segundo avançado até), Schettine, contratação, Rui fonte (lesionado a longo prazo)

    Vendas: David Carmo ( muito hype para o que vale na verdade, comete muitos erros, se não tivesse 1,90m e tal nunca na vida seria aposta regular).
    Fabio Martins (é vender e já, já teve muitas oportunidade no braga apesar de todos acharem que não, e nunca justificou).
    Xadas (igual ao Fábio, toda a gente pensa que é um fora de série, é porque nunca viram os jogos do braga, onde já teve muitas oportunidades)
    Diogo Viana (não encaixou, mas não parece ser mau jogador)

    Depende tudo da tática do Carvalhar, confessoq ue não sei se é 442 ou 433, mas se for 433 será necessário ir buscar um 10 puro (Gaitan?) , se for 442, então precisamos de mais 2 avançados, ou podera adaptar o horta e o abel ruiz. Se o castro jogar mais a mc do que a mdc então será necessario ir buscar um mdc ( regresso de vukcevic) .

    Saudações Gverreiras

  • Noversa
    Posted Agosto 5, 2020 at 10:44 am

    Excelente noticia a permanencia do Horta! Sem duvida dos mais dificeis de subtituir.
    Já a do esgaio não posso dizer mesmo, é de longe um dos laterais mais limitados ofensivamente, e defensivamente onde deveria compensar, comete erros atrás de erros, e parece que tem lugar cativo no 11. O braga tem que assumir cada vez mais jogos, e precisa de laterais ofensivos, o sequeira já é mais defensivo logo o DD tem de ser muito mais ofensivo. No unico jogo que apostamos no fabiano ele correspondeu.

    Plantel para a proxima época

    GR: Matheus, Hornicek (ir apostando no miudo), Tiago Sá
    DD: Fabiano, Esgaio, Zé Pedro
    DE: Sequeira, Pedro Amador (Muito entusiamado com este lado esquerdo)
    DC: Raul, Bruno Wilson, Bruno Viana, Rolando (bom pela experiencia), Tormena, contratação.
    MDC: Al musrati, André Castro, Samuel Costa,
    MC: Fransergio, André Horta, Novais, Contratação, contratação
    Extremos: Horta, Galeno, Iuri Medeiros, Sanca, Murillo, Contrataçã
    PL: Schettine, Abel Ruiz, Contratação, Rui Fonte

    Vendas:

    David Carmo- é muito muito limitado, quem ve todos os jogos do braga ve os erros todos que comete, é aporveitar o hype.
    Diogo Viana- Não encaixou, mas parece ser bom jogador.
    Fabio Martins: É vender e já, já teve tantas oportunidades no braga e nunca correspondeu, mesmo no fama não era o jogador que mais me entusiasmava.
    Xadas- igual ao fabio, já teve tanta opotunidade apesar de se dizer que não.

    Isto tudo depende do sistema, se será 442 ou 433, sendo 433 precisamos de um 10 puro (Gaitan ? ), precisamos de um trinco puro, se Castro jogar mais a MC (Regresso de Vukcevic), precisamos de um extremo (tentar um miudo qualquer de um grande europeu) e precisamos de um PL. Talvez desse jeito ainda outro DC, tendo em conta o historico de lesões de Centrais do braga.

    Saudações Gverreiras

    • Bisc8
      Posted Agosto 5, 2020 at 12:24 pm

      Boas. A minha dúvida é: para que tantos centrais para 442 ou 433. É que são 6 para 2 lugares. Assim como para extremo

      • Noversa
        Posted Agosto 5, 2020 at 12:53 pm

        Boas,

        Em relação aos centrais, todos os anos o braga cehga a ter 2/3 lesionados ao mesmo tempo, por isso penso que devemos ter no minimo 5 no plantel, isto sendo que o Rolando é uma incognita, e O bruno Viana pode sair.

        Sobre os extremos, se jogarmos em 442, Horta deverá jogar na frente com Abel Ruiz, ou Schettine, logo sobram 4 extremos para 2 posições, sendo que Sanca é um miudo, Iuri uma incognita, Murillo é o tipico jogador que so faz a diferença a entrar do banco, E Galeno já se viu que é curto, é muito inconstante.

        Abraço

    • Francisco Ramos
      Posted Agosto 5, 2020 at 12:38 pm

      A minha dúvida é para quê 6 centrais?

      Relativamente a Esgaio concordo mas parece ter lugar cativo. Numa defesa a 4, preferia ver Tormena ali (foi essa a posição que ocupou no Portimonense antes de ser contratado).

      A táctica de Carvalhal costuma ser o 4-2-3-1, pelo que ainda é necessário mais 1 médio defensivo e um ofensivo (Novais não parece ter pedalada para um Braga a querer subir de nível). Tal como um extremo de nível superior a Galeno e Iuri.

      Saudações desPortistas.

      • Noversa
        Posted Agosto 5, 2020 at 1:59 pm

        Boas,

        Como disse em cima, o braga tem uma sina com centrais, andam sempre todos lesionados ahahah.

        Sobre o tormena, gostei muito quando o vi a central nos poucos jogos que fez, e acho que tem de se dar uma oportunidade a serio ao Fabiano.

        Concordo com tudo, precisamos de um trinco, nem que seja para backup, pois Al Musrati parece-me ser bom jogador, o medio ofensivo pode vir a ser o Gaitan, ou adaptar um dos extremos, e para extremos precisamos sem duvida de um extremos de qualidade superior, pois nem Galeno nem Iuri são garantias para já.

        Saudações Gverreiras

    • oMeuUserName
      Posted Agosto 5, 2020 at 3:37 pm

      O Sequeira é mais defensivo? Uma coisa é defender melhor, outra é ser mais defensivo… O Sequeira muitas vezes parece um extremo, tantas são as vezes que está alinhado com a linha mais avançada.

      O Fabiano foi utilizado em 2 jogos: Aves e Porto. No primeiro correspondeu muito bem, no segundo, na minha opinião, nem por isso. Teve falhas graves no passe (falhas que não se admitem a um profissional de futebol) e na abordagem defensiva (dar o lado esquerdo ao Alex Telles é um erro parvo e inaceitável). Tal como o Amador, ainda está muito “verde” para estas andanças.

      Por último, o Carmo é muito limitado? Deve ser para rir… O Carmo, com as características que tem, tem potencial para ser top-20 mundial na sua posição e será certamente jogador de seleção. A evolução que mostrou de Janeiro até agora foi brutal, não tem culpa de ter tido um coador a jogar ao seu lado na maioria dos jogos (Bruno Viana). O Carmo tem de ficar e será certamente titularíssimo. Ele só precisa de jogar…

      • Noversa
        Posted Agosto 5, 2020 at 9:56 pm

        Boas, desde já é bom ver mais Gverreiros aqui!

        Sobre o Sequeira, parece um extremo concordo mas não é o lateral possante e rápido, tem passada larga mas é lento e limitado no drible, no entanto adoro o Sequeira e a mim mesmo calou me, porque quando chegou ninguém dava nada por ele.

        Em relação ao Fabiano não considero que nenhum dos jogos dê para ver, no do Porto então não deu mesmo, tendo em conta o cenário que era, no do aves gostei, de não ter medo de arriscar.

        Sobre o Carmo não concordo, sim tem estatura e força, mas vê quantos erros cometeu só este ano, quer seja ao nível de posicionamento quer seja no passe, é horrível a sair a jogar, seja curto seja a esticar jogo, já que há mercado é aproveitar e vender, até pode vir a ser muito bom mas para já não dá para o nosso Braga. Concordo que o Bruno Viana só enterrou e por mim joga o Bruno Wilson e Raul ( que também não esteve no seu melhor), mas o Carmo também parece um coador. Por mim íamos buscar o Aderlan outra vez, já conhece o treinador e fez uma época incrível.

        Abraço

        • oMeuUserName
          Posted Agosto 6, 2020 at 3:26 pm

          O Sequeira não é possante e rápido, como dizes, mas também não precisa de ser. O lateral duma equipa que joga tantos jogos contra equipas que dão a iniciativa (para não mencionar as que jogam com o autocarro), não precisa de ser possante. O Sequeira é muito bom em jogo de posse, em combinações perto da linha, e sabe jogar por dentro, algo que, para mim, é fundamental num lateral moderno. Por isso, não é por ele não ser possante nem super veloz que passa a ser defensivo. Ele é extremamente ofensivo, mas envolve-se na construção e ataca duma maneira mais pensada e inteligente. Do outro lado, temos um lateral (Esgaio) que é o oposto, e que resume a sua participação ofensiva ao aparecimento no espaço em corrida e pouco mais…

          O Fabiano mostrou duas coisas diferentes. No jogo com o Aves, mostrou acutilância ofensiva, visão de jogo e irreverência, mas não foi testado defensivamente. No jogo com o Porto, mostrou que se entrega muito ao jogo e não para, mas que ainda tem muitas falhas graves para corrigir, nomeadamente as que falei: o passe e o posicionamento defensivo. Não precisa de fazer muitos jogos para dar para perceber isto. Há coisas que só o tempo mostra, mas outras dá para perceber em 10min de jogo. Não digo que sejam irremediáveis, longe disso, são erros perfeitamente possíveis de corrigir, mas que ainda levam o seu tempo e por isso digo que ainda está “verde”.

          Quanto ao Carmo, vimos coisas completamente diferentes, mesmo. Dizer que ele é horrível a sair a jogar? É que o Carmo é de longe o central do plantel com melhor qualidade de passe, de muito longe mesmo. No campeonato, e assim de cabeça, apenas o Ferro me parece ser melhor que ele nesse aspecto. É óbvio que errou alguns passes, o que é normal num miúdo de 20 anos que participa na construção de todo o jogo da equipa em quase todas as jogadas. Ao nível de posicionamento, sinceramente não me lembro de nenhum erro dele, ao contrário do Bruno Viana, que estava constantemente desposicionado. Para mim, a melhor dupla do Braga é Tormena e Carmo. Já não tenho paciência para o cérebro de ervilha do Raúl, constantemente a por em risco a equipa com faltas estúpidas e entradas desnecessárias, dando sempre a ideia de que a qualquer momento pode ser expulso. O Bruno Viana fez uma época péssima e o seu tempo aqui esgotou-se, está na altura de sair. O Rolando será importantíssimo pelo conhecimento e experiência que tem, sendo que será útil dentro de campo muitas vezes, mas já não me parece ter andamento para ser titular absoluto. O Tormena, sempre que jogou esta época, foi o melhor central da equipa, de longe. Esperemos que se consiga livrar das lesões e teremos um grande central à disposição. O Bruno Wilson, que em quase todo o lado é visto como o último da hierarquia, para mim é muito útil. Não é deslumbrante, mas sempre que foi chamado cumpriu, tem boa qualidade com bola, e por mim tem claramente lugar na equipa. Para mim, honestamente, está à frente do Bruno Viana e do Raúl na hierarquia. Sei que é estranho por estes 2 em último, visto que ainda há pouco tempo eram titulares indiscutíveis, mas acho sinceramente que o tempo deles já passou, e que continuam a mostrar as mesmas falhas de antes, o que quer dizer que não vão passar disto. Prefiro dar espaço aos jovens para se assumirem, visto que o Carmo com 20 anos ainda tem muito para crescer (acho mesmo que se pode tornar na próxima grande venda do clube, mas para isso tem de jogar), o Bruno Wilson com 23 anos também ainda tem margem de crescimento, e o Tormena, apesar de ser apenas 1 ano mais novo que o Bruno Viana (e por isso não tanto sentido por um no grupo dos jovens e o outro não), pelo facto de pouco ter jogado esta época devido a lesão, precisa de espaço para se reafirmar e certamente agarrará o lugar se conseguir manter o nível que mostrou em Janeiro. Quanto ao Aderllan, eu não sou muito de me agarrar à glória do passado e acho que quem cá foi feliz, não é necessariamente a melhor escolha. É certo que fez uma boa época no Rio Ave, mas já não irá evoluir mais, e sinceramente acho que a sua vez já passou, que já não iria acrescentar muito. Para o papel de “professor” experiente e líder da defesa, já temos o Rolando, e parece-me suficiente.

          Mas a ver vamos,
          Abraço

  • Richrad
    Posted Agosto 5, 2020 at 10:45 am

    Caso Paulinho e Fábio Martins, fica na minha opinião, mais fácil e capaz de o Sp. Braga atacar por Taremi e Nuno Santos.
    Os jogadores em questão merecem o salto e claro que Fc Porto ou Sporting Cp seriam grandes passos mas… o Sp. Braga é quase “ali” um clube do mesmo nível atual para se assumir como um grande salto competitivo.
    Penso que força financeira não falte ao Sp.Braga e a juntar ao conhecimento já tido por Carvalhal aos jogadores.

  • Knox_oTal
    Posted Agosto 5, 2020 at 11:47 am

    A permanência de Esgaio e Ricardo Horta são boas notícias pois são referências na equipa, já se Paulinho sair é um rombo no “porta-aviões”. É que arranjar um substituto à altura do avançado português, que valeu 25 golos na última época, não será nada fácil… primeiro pela referida capacidade de finalização, mas sobretudo pelo que oferece ao jogo colectivo da equipa.

    É verdade que o Braga com as mais valias em vendas neste defeso terá margem para fazer um investimento nesta posição, mas é sempre uma mudança delicada num onze. O substituto até pode já estar no plantel, o espanhol Abel Ruiz, mas o que mostrou esta época foi algo curto para aferir se será capaz de suprir no imediato a eventual partida de Paulinho. Ainda assim tem qualidade/potencial e será obviamente um dos jogadores que os Guerreiros quererão valorizar nesta próxima época! Depois, será que vamos ver Taremi chegar à Pedreira a confirmar-se a saída de Paulinho?

    Já o avançado português via-o bem na La Liga e no Sevilha por exemplo (é melhor que Luuk de Jong actualmente e mais adequado ao estilo de Lopetegui). Outro destino onde teria curiosidade em o ver seria na Série A… será que Paulo Fonseca pensará nele para o plantel da Roma por exemplo? Não faria pior que Kalinic como a alternativa a Dzeko! Pode ser que assim tenha finalmente uma oportunidade na Selecção…

    Por fim, quanto a Fábio Martins, penso se tratar do timing para uma saída em definitivo. Se ficar será uma opção válida obviamente, mas o Fábio parece claramente aquele jogador que precisa de se sentir a referência da equipa para ter o maior rendimento e em Braga teria dificuldade. Um regresso, em definitivo, a Famalicão penso que seria o mais indicado para todas as partes, se bem que também poderia tentar a sua sorte no estrangeiro, mas convém guardar algum talento “dentro de portas”… o campeonato bem precisa!

    Saudações Desportivas

  • Francisco Ramos
    Posted Agosto 5, 2020 at 12:12 pm

    É um pau de dois bicos.

    Para o ano, o 3º lugar dá acesso às pré-eliminatórias da Liga dos Campeões mas não acredito que Horta valorize mais do que esta época (pelo que fez) estando na altura ideal de dar o salto, sob pena de perder o seu tempo e com isso valor de mercado.

    Sobre Paulinho, Abel Ruiz tem que ser para potenciar pelo que custou (8 milhões penso) e Schettine é uma boa opção a partir do banco para a rotação, pelo que volta a ser um pau de dois bicos. Na minha opinião devia vir mais alguém, como Taremi por exemplo.

    • Estigarribia
      Posted Agosto 5, 2020 at 12:52 pm

      Francisco,

      Em relação ao primeiro parágrafo, tendo o terceiro lugar acesso às pré-eliminatórias da Liga dos Campeões, o SC Braga terá de se reforçar bem e escolher bem os reforços para a época de 2020-2021. E não nos podemos esquecer que o Sporting também está de olho no terceiro lugar e que, certamente e assim espero, não repetirá os erros na preparação da época de 2019-2020.

      Quanto ao segundo parágrafo, também tenho praticamente a mesma opinião, mas ter Abel Ruiz e Schettine no plantel é curto e o SC Braga deveria procurar mais uma opção para o ataque (ou duas, dependendo sempre do volume de vendas neste mercado de Verão). E se vier Nico Gaitán para a Pedreira como foi falado na passada semana, então teremos um SC Braga muito perigoso e como Sportinguista fico preocupado com o crescimento deste Braga.

      Saudações Leoninas

      • Francisco Ramos
        Posted Agosto 5, 2020 at 2:36 pm

        Estigarribia,

        Eu sou da opinião, tal como tu, que o Braga se deve reforçar bem pelo valor que o 3º lugar tem na próxima época. Mas isso não invalida que percam o timing de venda de Ricardo Horta. Duvido que volte a fazer uma época com o protagonismo que teve, inclusive na montra da Liga Europa, e consiga uns incríveis 24 golos e 8 assistências na época inteira. E o Salvador tem, em regra, bom olho para o negócio pelo que acredito que conseguiriam encontrar alguém que o substituísse.

        Relativamente às compras, acho que Abel Ruiz deve ser potenciado mas sou da opinião que para o upgrade que o Braga quer, ainda lhe faltam 2 médios (um ofensivo e um defensivo), um extremo e um ponta de lança.

        Saudações desPortistas.

  • Oldasity
    Posted Agosto 5, 2020 at 12:49 pm

    Gostava imenso de ver Fábio Martins de leão ao peito. Já desde quando estava no Chaves que dizia isto. Se desse para ficar com o Fábio Martins e vender o Vietto então era mel.

    • josediogo
      Posted Agosto 5, 2020 at 6:21 pm

      Verdade. Contudo, o Salvador não vai fazer negócios com o Sporting.
      Mesmo que fizesse, ia pedir um dinheirão.

  • Freitas
    Posted Agosto 5, 2020 at 1:31 pm

    Excelente entrevista e para quem gosta de futebol foi um bocado bem passado.
    Carvalhal é um senhor e percebe-se que não deve nada a ninguém.
    Fico sempre com a sensação que é de facto alguém que percebe muito de futebol e se fosse agenciado por um Jorge Mendes ou igual já estaria num patamar superior, mas lá está, pelo que dá a entender, não vai na onda e assim ainda ganha mais o meu respeito.

  • Kacal
    Posted Agosto 5, 2020 at 1:59 pm

    Ricardo Horta é importante e ficar é uma boa notícia. Esgaio vamos ver porque pode ficar mais exposto a jogar numa defesa a 4, tem certas debilidades nesse sistema, mas também está mais maduro e pode ser que mantenha o rendimento, embora ache que seria o timing ideal para venda. Os outros dois já era esperado que saíssem, mas o Braga já tem Iuri Medeiros, Horta e Galeno mais Abel Ruíz, Schettine e Rui Fonte. A profundidade está assegurada, a investir será num extremo direito titular e num PL titular. Mas só valerá a pena com alvos bem pensados e criteriosos.

  • Estivela
    Posted Agosto 5, 2020 at 3:08 pm

    Só acredito que Horta fique quando a janela de transferências termine. Caso fique, seguramente vai ser a melhor aquisição deste Braga. Para mim, o melhor jogador do Braga este ano.

  • BENFICA36
    Posted Agosto 5, 2020 at 5:20 pm

    O Braga se deixar sair Paulinho e Fábio Martins mas para os seus lugares conseguir Taremi e Gaitan só fica a ganhar e pode juntar aí o Fábio Abreu .

    O Braga com:
    Matheus
    Siqueira
    Bruno Viana
    Raúl Silva
    Esgaio
    Ricardo Horta
    Fransérgio
    Al Musrati
    Galeno
    Gaitan
    Taremi

    E no banco: Tiago Sá, André Horta,Abel Ruiz,Schettine,André Castro,Tormena,Murillo…

    O Braga promete e muito.

Deixa um comentário