Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Dzeko arrasa estratégia de Paulo Fonseca: «Comeram-nos em todos os aspetos»

Resultado que fragiliza o português? Teve um grande final de época mas ser eliminado assim no dia que clube foi vendido por James Pallota ao grupo Friedkin por 591 milhões de euros nunca é positivo.

Edin Dzeko não poupou nas palavras depois da AS Roma ter sido eliminada pelo Sevilla nos oitavos-de-final da Liga Europa. Para o avançado bósnio, Paulo Fonseca falhou totalmente na estratégia. “O que falhou? Tudo. Tudo. Nunca estivemos no jogo, do primeiro ao último minuto. Comeram-nos em todos os aspetos. Estavam mais bem preparados, jogaram melhor, estavam em melhor forma. Tudo!”, disse, à Sky Sport Italia. “Pressionaram-nos, nós queríamos jogar e não nos foi possível. Eles trocavam uns passes e depois metiam a bola nas costas. Talvez não tenhamos percebido que não era possível jogar a partir detrás e deveríamos ter-me utilizado como jogador-alvo para as bolas longas. Mas tentámos a mesma coisa durante 90 minutos. Olhando para este jogo, temos um caminho longo pela frente. Há pessoas que têm de pensar nas respostas, eu estou aqui para jogar. Estou desiludido porque nunca estivemos em jogo. É um duro golpe”, acrescentou.

31 Comentários

  • Richrad
    Posted Agosto 6, 2020 at 10:58 pm

    Posso compreender a frustração. Vi apenas o resumo do jogo e a ideia é que o Sevilla dominou por completo a Roma.
    Mas não poderemos esquecer que o tempo de preparação exclusiva para esta eliminatória apenas beneficiou o Sevilla por ter terminado a La Liga muito antes da Série A e estar a Roma nas últimas duas semanas a jogar em cada 3 dias.
    Todos esses fatores são directamente influenciadores para uma eliminatória que se deveria ter disputado a duas mãos e não a um só jogo.
    Friso novamente a compreensão na frustração demonstrada pelo Dzeko, mas até acredito que o mesmo daqui a uns dias perceberá que a tarefa para a Roma neste jogo era muito mais complexa do que para o Sevilla.

  • Kafka
    Posted Agosto 6, 2020 at 11:01 pm

    Fonseca não é tão bom quanto o pintam

    A Série A não é a 2a melhor do Mundo apesar de desde 2018 se tentar passar essa ideia cá em Portugal

    Vitória normal da melhor equipa

  • Kacal
    Posted Agosto 6, 2020 at 11:12 pm

    Depois desta eliminação clara (foram dominados e nunca pareceram ter hipótese de dar a volta, sendo que o Sevilla apesar da qualidade não é nenhum Real Madrid), juntando agora estas declarações de Dzeko, talvez seja o fim da linha de Paulo Fonseca na Roma, não vejo muitas condições para continuar a não ser que o bósnio seja o único a pensar assim e acabe vendido este Verão. Para mim perdeu a autoridade aqui e ter um jogador a dar lições quase nunca é positivo. Sempre achei o Paulo Fonseca bom treinador, acho que é um tipo porreiro e tem boas ideias, em termos técnico-tácticos parece-me competente, mas falta-lhe pulso e até diria personalidade para voos mais altos e sempre que sobe tem dificuldade nos momentos-chave.

  • João Lains
    Posted Agosto 6, 2020 at 11:38 pm

    Sou um grande fã de Paulo Fonseca e da forma de jogar das suas equipas e se chegou onde chegou, foi por direito e mérito próprio, mas hoje não o consigo defender, porque se por um lado até percebo que ele tivesse apostado neste sistema e nestes jogadores (afinal foi com eles que terminou a Serie A de forma estupenda, mas mais que isso, foi assim que conseguiu dar a volta ao pior momento da temporada, quando se chegou a falar inclusive na sua demissão), não consigo compreender como é que a partir do banco não conseguiu retificar mais cedo o que estava a acontecer em campo. Quem viu o jogo desde início, viu uma equipa da Roma a meter os pés pelas mãos na sua fase de construção, inclusive, a ceder cantos, frutos de passes falhados nesse primeiro momento, com os seus jogadores completamente desconfortáveis no jogo, fruto de uma pressão muito bem conseguida por parte do Sevilha. Lopetegui, que julgo ter um analista português na sua equipa técnica, preparou o jogo de forma exemplar, expondo ao máximo as fragilidades da equipa de Paulo Fonseca que, como se sabe, procura sair sempre a jogar, e depois explorou como se calhar até aqui nenhuma equipa ainda havia conseguido, o espaço que existe nas costas dos alas. É óbvio que se calhar outras equipas já tinham identificado esses espaços, mas ter elementos com a inteligência de Banega ou Jordán a servir os alas ajudam, a juntar à colocação em alguns momentos do El Nesiry nos corredores, ou às sobreposições dos alas que vinham de trás (Reguilón fez um jogaço). Tenho a mesma leitura do Dzeko, até porque há poucos avançados melhores do que ele a jogar de costas para a baliza, agora como capitão este tipo de declarações não fazem qualquer sentido. Mas quem acha que Paulo Fonseca não merece continuar na Roma, das duas uma, ou não acompanha o seu trabalho, ou ficou agarrado à sua passagem pelo Porto.

  • Af2711
    Posted Agosto 7, 2020 at 3:03 am

    O Sevilla teve um tempo maior de descanso, de qualquer forma não vejo muita diferença de qualidade entre este Sevilla e a Roma nesta época. Os dois nos grandes jogos não conseguiram tantos bons resultados, mas a Roma até vinha numa boa sequência de vitórias (8 jogos sem perder) e acabou por não ter hipótese.

  • Chico
    Posted Agosto 7, 2020 at 6:55 am

    Ainda sugeriram o Paulo Fonseca para o Benfica. Deus me livre…

    • Kafka
      Posted Agosto 7, 2020 at 7:47 am

      Completamente, é um treinador normalíssimo que caiu nas boas graças da imprensa tuga que tenta fazer dele melhor do que ele realmente é, ainda bem que não veio para o Benfica

  • Littbarski
    Posted Agosto 7, 2020 at 7:31 am

    O Paulo Fonseca, na minha opinião, tem o mesmo problema que a maior parte dos jovens treinadores portugueses que estão a surgir neste momento, falta-lhes experiência ao mais alto nível, já que no papel as duas ideais são excelentes.
    Treinadores como Marco Silva, Paulo Fonseca, Luís Castro, André Vilas Boas, Miguel Cardoso, entre outros têm ideias de jogo muito interessantes, uma saída de bola limpa e circulação fácil.
    Mas as suas equipas são pouco objectivas e demonstram algumas dificuldades defensivas. Para além disso se têm adversários à altura, há dificuldade em ler o jogo e em arranjar soluções para os adversários que lhes saem pela frente.
    Mas nada que os anos ao mais alto nível não resolvam. Por exemplo, nunca fui fã do Nuno Espirito Santo, mas as experiências em Valência e no Porto deram-lhe bagagem para fazer o trabalho extraordinário que está a fazer em Inglaterra, para além dos anos como jogador ao um nível médio/alto.

    • André Dias
      Posted Agosto 7, 2020 at 11:16 am

      Misturas nomes que não têm qualquer relação a não ser a nacionalidade.

      AVB passou por Porto, Chelsea e Tottenham e nunca faltou objectividade ao seu futebol.

      Marco Silva é simplesmente um treinador limitado que ganhou cotação depois do excelente trabalho ao serviço do Estoril mas nunca conseguiu convencer totalmente em três projectos diferentes em Inglaterra. O seu futebol é pobre, pouco tem de interessante.

      Paulo Fonseca e Luís Castro podem encaixar na ideia do teu comentário mas têm muito mais experiência que Miguel Cardoso.

      • Xyeh
        Posted Agosto 7, 2020 at 11:46 am

        O AVB parece-me ser um pouco underrated, acho que é um óptimo treinador para resultados imediatos e depois aborrece-se do projecto e procura novas experiências mas é um dos melhores treinadores portugueses, o seu futebol é super objectivo e nem acho que seja muito mau a nível defensivo.

        • André Dias
          Posted Agosto 7, 2020 at 11:51 am

          É um treinador que admiro bastante, tanto pela qualidade como pelo discurso. É certo que não ganhou a CL como Mourinho mas o seu FCP é a melhor equipa portuguesa que vi jogar. Só tenho pena que tenha andado tanto tempo fora do futebol mas no clima instável do Marselha está a conseguir demonstrar novamente toda a sua qualidade.

        • Fayzulin
          Posted Agosto 7, 2020 at 12:58 pm

          não concordo de todo. aborrece-se do projeto? foi despedido de todos os projetos onde esteve pós-porto e excluindo Marselha.
          e mais, nesses projetos apresentou erros gigantes de avaliação de potencial (LUKAKU a jogar a extremo), bem como tendência para contratações por valores disparatados (lamela à cabeça)

          • Xyeh
            Posted Agosto 7, 2020 at 3:11 pm

            Não foi despedido do Zenit, no Tottenham ficou em 5º na sua primeira época e bateu o recorde de pontos para uma equipa fora do top 4 e na época a seguir quando saiu deixou o Tottenham em 7º. A equipa que se pode dizer que falhou foi no Chelsea em que deixou o clube em 5º lugar, até foi notícia que ele tentou sentar as vacas sagradas e deu-se mal por isso, quando foi despedido o Chelsea começa a jogar futebol e foi campeão europeu… O AVB é super metódico e com o Vitor Pereira como adjunto fizeram uma equipa incrível, tenho pena de não a podermos ter visto na Liga dos Campeões, lembro-me do AVB sair do Porto e jogarmos contra o Barcelona de Guardiola e termos feito um belo jogo em que pecamos na finalização por já não termos o Falcão e termos o Kleber na frente (desculpa Kacal).

            • Fayzulin
              Posted Agosto 7, 2020 at 3:28 pm

              No Zenit foi imensamente criticado por simplesmente fazer o básico. Não convenceu de todo.
              No tottenham nunca foi consensual.
              Para mim na China nem conta.
              Concordo que o Porto com ele foi espetacular. Não haja dúvida. mas a restante carreira, na minha opinião, foi muito poucachinho para tamanho hype.

              • Xyeh
                Posted Agosto 7, 2020 at 4:09 pm

                Acho que Jesualdo, Vítor Pereira, Paulo Fonsenca, NES e SC são piores treinadores que o AVB (na minha opinião) mas têm mais defensores, gosto muito do Luís Castro a nível de modelo de jogo e especialmente a postura dele é uma lufada de ar fresco. Acho que o AVB ainda vai voltar a ter uma oportunidade numa equipa mais forte e mostrar o que percebe. Já os outros ex treinadores do FCP penso que o Luís Castro e o NES irão ter as melhores carreiras (o Jesualdo já está quase em fim de carreira), o SC poderá fazer uma bela carreira por Itália ou França mas não me parece que consiga ir ter a um tubarão devido ao futebol que mete as equipas a jogar.

                • Fayzulin
                  Posted Agosto 7, 2020 at 4:27 pm

                  creio que concordo. AVB tem boa publicidade entre os portistas. os demais têm boa publicidade em geral. NES mostrou ser muito pouco para clubes com mais ambição.
                  jesualdo nunca me encheu as medidas, não sei explicar porque mas sempre teve mais hype que provas.
                  SC para mim é fraco. dos piores treinadores que me lembro no Futebol Clube do Porto.
                  Concordo contigo que LC é uma lufada.

      • Littbarski
        Posted Agosto 7, 2020 at 11:56 am

        Não concordo com o que dizes em relação ao AVB, acho que tinha um futebol mais directo no Porto, muito devido à presença do Hulk, porque nos outros clubes pareceu-me sempre querer replicar um estilo de posse de bola e pouco objectivo.
        Em relação ao Paulo Fonseca e Luís Castro, acho que têm sobretudo pouca experiência em situações de alta pressão, mas ambos são inteligentes e podem evoluir, sobretudo o Paulo que é mais jovem.
        Agora acho que temos tido uma escola de bons treinadores que quando dão o salto, para campeonatos mais competitivos, não confirmam a sua qualidade.
        Podes até ter o caso de um treinador como o Marco Silva que foi colocado no topo pela imprensa, mas é inegável que as equipas dele têm processos interessantes, só que não conseguiu evoluir mais até ao momento. Fazia-lhe falta ter estado em situações adversas em clubes que tivessem paciência suficiente para ele conseguir dar a volta, ou então não passa daquilo. É um bom treinador para clubes sem ambições acima do meio da tabela.

        • André Dias
          Posted Agosto 7, 2020 at 1:05 pm

          AVB parece-me um pouco semelhante a Guardiola em certos aspectos. Prepara bem a equipa para chegar ao último terço mas depois nessa zona dá muita liberdade aos seus jogadores. Hulk e Bale fizeram épocas fantásticas com ele.

          Depois de sair de Portugal, Marco Silva não passou mais tempo em cada clube porque não lhe convinha. No Olympiakos deixou de ter objectivos depois de ser campeão à 1ª tentativa, no Hull desceu de divisão e no Watford perdeu interesse no projecto quando surgiu a oportunidade de ir para o Everton. E em todas essas equipas não vi nada que o distinguisse da concorrência. Aliás, a qualidade do futebol até desceu com o tempo.

          Acho que a nossa escola de treinadores é bastante boa. O sucesso no estrangeiro é evidente, temos treinadores espalhados por todo o globo. Em relação à dificuldade em ligas de topo, creio que essa questão se deve mais ao fosso qualitativo entre a nossa liga e as Big 4 e não propriamente (ou apenas) à falta de experiência em ambientes adversos.

      • Fayzulin
        Posted Agosto 7, 2020 at 12:56 pm

        concordo contigo. marco silva viveu de um momento. como por exemplo rui vitória.
        No entanto não posso concordar quando no meio destes “jovens” se coloca um quase sexagenário como Luís Castro.

  • Tiago Silva
    Posted Agosto 7, 2020 at 7:49 am

    O Sevilha estudou muito bem a Roma, levou a lição bem estudada e executaram-na muito bem. O Sevilha fez um belo jogo, é o rei da Liga Europa nos últimos anos, faz sempre prestações muito boas e foram vencedores mais que justos.

    Quanto às críticas do Dzeko, não diria que são um arraso ao Paulo Fonseca, foi um momento de frustração por parte dele no calor do momento, e mesmo assim deu mais mérito ao adversário e falou apenas no que deveriam ter feito e acabaram por não fazer. Concordo com ele, a Roma deveria ter tentado sair de outra forma, estavam a ser completamente dominados e a estratégia deveria ter alterado no decorrer do jogo, nisso estou completamente de acordo. Agora acredito qe o Paulo continua a ser o treinador certo para o projeto.

    Quanto à compra da Roma, vamos ver, é sempre positivo alguém querer injectar dinheiro no clube após os problemas financeiros, mas vamos ter que esperar o que os novos donos esperam fazer com o clube.

  • Estivela
    Posted Agosto 7, 2020 at 11:49 am

    Ahaha típicos comentários tugas. Se as coisas correm bem dizem: eu sempre disse que era o maior. Se correm mal dizem: eu sempre disse que era mauzinho.
    Paulo Fonseca é um bom treinador, e com as ferramentas certas pode fazer coisas bonitas.

    • Chico
      Posted Agosto 7, 2020 at 1:48 pm

      Claro, a desastrosa passagem no Porto foi fruto do acaso.

      • Pedro Leal
        Posted Agosto 7, 2020 at 2:36 pm

        A passagem pelo Porto pode ter corrido mal, mas o Paulo Fonseca evoluiu bastante desde essa altura e tem feito bons trabalhos nos clubes por onde tem passado (Paços, Braga, Shakthar e agora na Roma), subindo aos poucos de patamar em patamar.
        Não é por um jogo menos conseguido ou até mesmo por um mau trabalho que se pode dizer que é um treinador fraco.
        O NES por exemplo também fez um trabalho mau no Porto e hoje em dia não há dúvidas que é um bom treinador.
        O Paulo Fonseca ainda tem de melhorar em determinados aspetos, sobretudo para estar à altura destes jogos mais exigentes, mas acho que merece a oportunidade de continuar na Roma na próxima época.

      • Kuiper
        Posted Agosto 8, 2020 at 11:24 am

        Quando os teus reforços são os Licás desta vida, queres o quê? Compara a equipa que ele teve com as equipas que tiveram o Vitor Pereira e o Lopetegui. Só um é que fez melhor, que foi coincidentemente o que tinha a melhor equipa dos três…

  • Flavio Trindade
    Posted Agosto 7, 2020 at 1:18 pm

    Não vi o jogo, logo não poderei opinar sobre as incidências do mesmo, mas mesmo que Dzeko tenha razão não pode rasgar o treinador desta forma.

    Paulo Fonseca fica com um problema em mãos já que Dzeko é o jogador mais importante da equipa.

    Mas comigo não jogava mais.

    • Sporting1906
      Posted Agosto 7, 2020 at 1:35 pm

      Dzeko não jogar mais, só se for esta época. Se Paulo Fonseca o tentar encostar para a próxima época, provavelmente é o português que é despedido.

  • Kuiper
    Posted Agosto 8, 2020 at 11:26 am

    Até pode não ter sido o melhor desempenho da Roma em termos táticos deste ano, mas com os dois frangos do Pau Lopez, nem o City ou o Bayern saíam vivos.

Deixa um comentário