Fecha o centro da defesa? É um super-reforço, pela sua qualidade, características e cotação internacional (ainda tinha ‘pernas’ para ser opção regular em várias das principais equipas da Europa, principalmente em Itália), mas muito provavelmente não será o último. Jesus não deve confiar em Ferro, e dificilmente irá atacar esta época com Jardel como principal alternativa a Dias e ao mais internacional de sempre pela Bélgica.
Está praticamente tudo certo para Jan Vertonghen, central de 33 anos, se tornar reforço do Benfica. O internacional belga, que está livre depois do contrato que o ligava ao Tottenham ter chegado ao fim, vai fazer hoje os testes médicos e se não houver nenhum contratempo irá juntar-se ao clube da Luz, num contrato de duas ou três épocas. Recorde-se que Vertonghen, que representou os Spurs durante 8 anos, nas últimas semanas foi apontado à Roma, Inter ou Nápoles, mas a proposta das águias convenceu-o a juntar-se à nossa Liga.


196 Comentários
Ramon Caetano
Muito bom. Venha com motivação e teremos grande dupla de centrais.
Ainda por cima pé esquerdo e com grande saída de bola.
Sergiomig
Eu já vi este filme no Porto ainda nao há muito tempo.
Espero que o resultado seja o mesmo na Luz
Fut765
Mas de que filme está a falar? O retorno do Pepe
The Mo
O filme que ele está a falar teve início em 2014, quando o Porto contratou Lopetegui, e em desespero por ter perdido o campeonato, entrou em sucessivos all ins.
É o que está a acontecer agora com o Benfica.
GabCel
Também há um exemplo mais recente: com o ingresso do JJ no sporting. “All in” costumam ter resultados inversos ao desejado: inflaccionam o orçamento do clube para valores incomportáveis, e destoem a união do grupo (pensando que o Pizzi, Almeida e cª, continuam no plantel em breve haverá paragens cerebrais como a da 2ª volta).
André Dias
Pepe regressou ao FCP com 36 anos. Aos 33 (idade de Vertonghen) ainda estava no Real Madrid.
Fabio Mendes
Sergiomig, isso que disseste é apenas um “wishful thinking” teu ;-)
Chico
Wishful thinking
Kacal
Além do Pepe ter chegado com 3 anos a mais, chegou em Janeiro e Vertonghen chega no Verão para iniciar a época. O problema foi o Pepe ter chegado e quebrado o ímpeto de Militão e da dupla com Felipe, prejudicou-nos. Mas na época passada até esteve bem e fomos campeões. O Vertonghen chega em Agosto e já poderá ganhar forma e ganhará rotinas com Rúben Dias.
Nunop
Vlachodimos, Gilberto, Rúben Dias, Vertonghen, Grimaldo, Weigl, Taarabt, Everton, Rafa, Waldschmidt e Cavani
É um grande 11, que peca só na lateral direita e na posição 8 – Jesus prefere sempre um box-to-box – e Taarabt é o mais próximo que temos pq é o unico que queima linhas em progressão com bola mas a defender é curto.
Kacal
O Taarabt consegue ser um jogador agressivo, tendo vontade a parte defensiva trabalha-se e o JJ poderá ajudá-lo. Já o Gilberto tudo dependerá do que o JJ tirar dele, mas pode surpreender.
Nunop
Exato, ele vontade de defender tem muita, o que é admiravel considerando o seu passado, mas não o faz com qualidade.
Não me parece que Gilberto vá surpreender, mas espero tar enganado. Não posso, não consigo mesmo, ver o AA a ser titular mais uma época no Benfica
Kacal
É aí que entra JJ, havendo vontade e qualidade o resto cabe ao treinador trabalhar, acredito que Taarabt pode subir ainda mais o nível com JJ e acredito que esteja entusiasmado em ser treinado por ele.
Sobre o Gilberto, tanto pode dar em algo muito bom, como muito mau, é esperar para ver. Mas olha que não me admirava que o André Almeida fizesse uma grande época com JJ.
Fim da oligarquia
Acho difícil essa equipa ser competitiva na Europa.Se não vier 8 com capacidades defensivas,impossível.
DiogoC
Essa equipa tem um meio campo muito soft. Contra um porto super aguerrido com Danilo, octavio e Sergio oliveira ou Uirbe no mIolo terá muitas dificuldades. Tenho muitas duvidas se o Waldschmidt será titular
SergioR
Pé esquerdo que era o que jj queria e faz também a lateral esquerda.
Fica a faltar um DC ( verissimo?), mais um MC #8 um box to box que na minha opinião gabriel não o é e fica a faltar um PL ( Cavani, caso não resulte tentaria marcos paulo para evoluir do fluminense)
Grande reforco para jj e cebolinha também vai ser apresentado hoje agora é so meter a equipa a trabalhar
Filipe Ferreira
É um central com características diferentes de Mathieu, mas se o francês brilhou e foi rei por cá, o Belga tem tudo para fazer pelo menos igual.
Andrezinho14
Grande reforço. Sou apreciador do Vertonghen desde os seus tempos do Ajax e tem tudo para ser uma contratação estilo Mathieu.
Mercado português a mexer-se bem e felizmente o Benfica a apostar forte (a tentarem apagar estes anos de inércia)
Sombras
Tem tudo para ser uma contratação muito superior a Mathieu, uma vez que é melhor jogador e ainda é bem mais novo e com menos lesões graves do que quando Mathieu chegou ao Sporting.
André Dias
Fabrizio Romano com o seu típico “Here we go” confirmou a transferência. Acho que é a primeira vez que vejo um Tweet dele sobre o Benfica, é de registo.
Vertonghen é uma excelente contratação. Central esquerdino e bastante completo. Tem boa saída de bola, é forte mentalmente (comete erros com pouca frequência) e é extremamente sólido defensivamente. Também é forte e tem bom cabeceamento, será certamente uma presença importante nas bolas paradas ofensivas e defensivas. A sua lacuna mais evidente é a falta de velocidade mas pode ser facilmente compensada pelo seu óptimo posicionamento.
A idade avançada podia ser um problema na Premier League mas não deverá ter dificuldades em causar impacto numa liga muito menos intensa como a nossa. Tem tudo para ser o melhor central do campeonato português.
Dca
Ahahahah também reparei nesse Twitter. Confesso que gostei.
Kacal
Ora nem mais, André. Até porque o Benfica passa a maioria do tempo no meio-campo adversário em 90% dos jogos, esta época não mas é suposto fazê-lo, pelo menos nos jogos em casa e aí o Vertonghen poderá ser importante com bola.
Enzo Pérez
Contratação razoável. É bom jogador, mas já na curva descendente da carreira, atreito a lesões e com salário elevado. L. Veríssimo, R. Semedo ou até F. Cardoso, um deles devia ser contratado caso o Jardel saia ou o JJ entenda q o Ferro deve rodar. A melhor aposta seria o central do Santos. Custará cerca de € 6/7 M e é considerado o melhor central a actuar no futebol brasileiro. Mas se a posição de central começa a ficar resolvida, a posição de def. esq. continua totalmente por resolver. Grimaldo tem lacunas a defender (a venda por cerca de € 25 M daria para equilibrar um pouco as contas do defeso) e o NT é um completo desastre. Tb a posição “8” podia receber 1 reforço, pois Gabriel e Taarabt serão curtos para td a época (D. Tavares deverá sair para rodar ou passar para a equipa B e o Pizzi ñ tem intensidade nem estampa física para jogar num meio campo a 2). O Adrien anda a oferecer-se e estará para ficar livre e o Giacomo Bonaventura está tb em final de contrato com o Milan…
Alexis
Mas que atreito a lesões? Irra, pegaste de ponta com o homem…
Enzo Pérez
Sim, imensas ao longo da carreira. Esta última época, por ex, fez apenas 30 jogos, qdo a PL tem 38 jornadas e houve ainda CL, Taça e T. Liga.
Primo1904
Mais uma vez não entendo o “razoável”.
Depois comparares com Semedo, Cardoso e Veríssimo é algo que me ultrapassa.
Mathieu e o próprio Marcano também estavam na fase descendente e foram dos melhores centrais na liga e na minha opinião não têm o currículo do belga.
Quanto às lesões é uma falácia visto que fez mais de 30 jogos por época na sua carreira…
Enzo Pérez
Ñ fiz nenhuma comparação. Referi possíveis aquisições para fechar o naipe, de jogadores acessíveis ao Benfica (sendo q desses o LV é de longe o melhor – considerado o melhor central do Brasileirão). Qto à qualidade do Vertonghen, fica aquém de Luisão, D. Luiz ou Garay (só para citar jogadores a passarem pelo Benfica), para além de estar na fase descendente da carreira (ou o Mou é burro e ñ o quis…?!)
Primo1904
Em que te baseias para afirmares que Luisão, D.Luiz ou Garay são melhores que o Vertonghen!?
Será que o Mourinho não queria mesmo renovar!?
É tanto que mesmo não renovando foi diversas vezes titular…
Não conheço o Lucas Veríssimo portanto não vou opinar mas ser o melhor no Brasileirão não é o mesmo que ser dos melhores na Premier League na última década…a verdade é que o LV tem uma cláusula acessível e continua no Brasil, além que não é internacional brasileiro só contrário do Vertonghen que é só o mais internacional de sempre numa seleção que na última década teve jogadores como Kompany e Alderweild.
Enzo Pérez
Vertonghen ser um dos melhores centrais da PL da última década é uma afirmação difícil de alcançar… Onde colocar então jogadores “razoáveis” como J. Terry, R. Ferdinand, D. Luiz, Kompany, Maguire, Van Dyck, Hippya, etc…?
Valentes Transmontanos
Mais uma vez, uma coisa não invalida a outra. Dizer que Vertonghen foi um dos melhores não faz desses nomes “razoáveis”. Ninguém escreveu que esses jogadores eram razoáveis, embora alguns deles, como David Luiz (que panca) e Maguire (?!!!) não tivessem sido tão bons como o belga.
Alguém não estudou falácias na escola.
Enzo Pérez
lolll!!! O D. Luiz, qdo ganhou a CL pelo Chelsea (final contra o Bayern, em Munique), era mt provavelmente o melhor central do mundo. Estava numa forma brutal. E ainda hj será bem melhor do q o belga. Enfim, ñ adianta.
Primo1904
É difícil argumentar contra um “lol”.
Pergunta aos adeptos do Arsenal se acham o mesmo, isto depois de uma época em que entrou para a história da competição como o jogador com mais pênaltis cometidos.
Tenho o maior respeito pelo David Luiz,agora vires dizer que foi o melhor do mundo na posição dele…
Quanto ao Vertonghen só esteve por 2 vezes no melhor 11 do ano na Premier League, para um jogador “razoável” que provavelmente não fará metade de Luisão, Garay,etc é obra.
Numa coisa concordamos, não adianta mesmo.
Não gostares é uma coisa, dizeres x e y é outra.
Enzo Pérez
Ok, concordamos então em discordar. Nenhum mal nisso. 1 abraço.
Filipe Ribeiro
Alguém te explicou o que era uma década?? Estás muito baralhado, esses exemplos não têm pés nem cabeça, Hyypia não jogou em Inglaterra a década passada, Rio Ferdinand fez duas épocas no máximo como titular absoluto no United, Terry 3 ou 4,o Kompany fez também 4 ou 5 e depois foi sempre com lesões, os outros exemplos nem vale a pena comentar.
Enzo Pérez
Baseio-me no rendimento fantástico q tiveram no Benfica (ñ é preciso adivinhar mt para dizer q o belga ñ fará metade) e no facto de se tratarem de internacionais do Brasil e da Argentina (o Garay vice-campeão mundial). Digamos q selecções “um tudo-nada” melhores do q a Bélgica (bem sei q os belgas eliminaram o Brasil em 2018, mas a excepção ñ faz a regra).
Primo1904
Enzo Perez este último comentário é a prova que não vale a pena argumentar contigo!
Só um ponto, ser internacional não é o mesmo que ser titular ;)
De facto tem pouco valor ser titular num finalista da Champions ou numa seleção que ficou em terceiro num mundial…de facto será difícil fazer “metade” que os que mencionaste.
Enzo Pérez
Garay titularíssimo da selecção da Argentina no Mundial de 2014. Luisão fez mts jogos a titular pelo Brasil tb.
Valentes Transmontanos
Bem, esse comentário não tem pés na cabeça.
Primeiro: o “Mou” já dispensou Lukaku, De Bruyne, Salah (neste caso, não tenho a certeza se foi ele, corrijam-me se estiver enganado) e… o tal Garay de que fala no seu comentário. Por isso, logo aí está uma incoerência gritante.
Segundo: David Luiz melhor do que Vertonghen? Estamos a brincar, só pode. O belga pode já não estar no seu auge, mas estando bem fisicamente nunca enterrará o que David Luiz enterra(va). Podemos gostar muito do benfiquismo do brasileiro, mas essa ideia de que ele é um centralão é simplesmente desfasada da realidade.
A dupla Luisão/Garay foi de facto uma das melhores do mundo naquelas épocas de ouro, mas ainda assim gostaria de saber o que é isso interessa neste caso. Então o Benfica agora não pode ir buscar um jogador como Vertonghen (que, por si mesmo, é claramente melhor do que Luisão. Mais uma vez, o carinho por um jogador não nos pode toldar o juízo) porque já teve lá 1 ou 2 melhores? Então só ficaria satisfeito com um van Dijk ou um Koulibaly?
ZMZ
Dizer que Luisão e Garay são/eram melhores que o Ver é de quem não faz mínima ideia do que é futebol.
Enzo Pérez
Aaaahhhhh. Tem lá juízo…
Enzo Pérez
Tu é q ñ farás ideia akguma, rapaz. Luisão em 2010 jogava na selecção brasileira e o Garay em 2014 era titular da Argentina q foi finalista do Mundial. O Vertonghen ñ seria sequer convocado nessas selecções. Tem lá juízo ou dedica-te a outra modalidade.
Fim da oligarquia
Claro que não.O demichelis era titular mas o Vertonghen não tinha hipóteses.Ou talvez o Dante e o campagnaro também sejam melhores,Também não é preciso exagerar mas concordo que o Garay é comparável.
filipeeribeiro
quando se diz que Vertonghen é uma contratação razoável e se sugere Adrien e Bonaventura como possíveis reforços… na minha óptica Gabriel é muito melhor que qualquer um desses 2
Enzo Pérez
É razoável qdo comparado com centrais q passaram recentemente pelo Benfica, como Luisão, D. Luiz ou Garay (já nem comparo a Mozer ou R. Gomes…). Se ainda fosse craque o Mourinho ñ o deixaria sair. Qto aos médios, ñ disse q nenhum é melhor do q o Gabriel; disse q seria útil vir mais 1 jogador e sugeri 2 q estão em final de contrato (o Adrien ñ está, mas parece q ficará em breve) e q podiam ser apostas interessantes.
André Dias
Mourinho no Chelsea não quis KDB e Salah e hoje são estrelas mundiais. Não vás por aí.
Vertonghen acumulou alguns problemas musculares nos últimos tempos e já não encaixava bem no ritmo intenso da Premier League, o que não invalida que seja uma mais valia noutra liga. A Roma não estava interessada por acaso.
FuriaEncarnada
Mourinho não quis Bruno Fernandes. O tempo de Mourinho já passou, já foi grande! Agora já não é nada…
KCL
O Lema, melhor central do campeonato argentino não servia? Altura, força.. Enfim, o Ferro teve direito a 2 épocas de teste até verem que não dá. O Lema fez um jogo razoável contra o principal rival e nao calça mais.
Thorn
Não percebo o hate a este comentário. O Vertonghen é claramente um jogador na curva descendente da carreira, e isso não começou apenas esta época. Os próprios adeptos do tottenham desejam-lhe o melhor por tudo o que deu ao clube mas reconhecem que já não tem joelhos nem pernas. Verem outros sites que não record ou abola, preferencialmente internacionais, dar-vos-ia um melhor feedback internacional do jogador
Sombras
Sim, tanto que estava a ser apontado à Roma e ao Nápoles. Se calhar se leres menos páginas de Instagram do teu clube e os zecas do Maistransferencias, tens uma maior percepção do valor do jogador. O Pepe, excelente, Mathieu, soberbo, Verthonghen com mais mercado, mais novo, e ainda TITULAR de uma selecção top mundial, que escolhe vir para o Benfica porque quer vir para uma cidade como Lisboa, onde a pandemia não escalou, é só razoável.
Kacal
O nível de Premier não é o mesmo que cá. O Mathieu também já não servia para o Barça e cá foi o que foi, sendo que até considero o belga mais fiável do ponto de vista físico.
Enzo Pérez
Claro…
MikeM
Vertonghen uma contratação razoável…
Central titular de uma das mais fortes equipas inglesas e de uma das melhores seleções do mundo. Mas é razoável, porque tem 33 anos… Um idoso já na curva descendente…
Enzo Pérez
Sim, pergunta ao Mou por q é q ñ quis q ele renovasse…
Fabio Mendes
Enzo, por essa ordem de ideias, tens de perguntar ao NES porque é que ele dispensou o Jonas.. ;-)
Vamos é torcer para que o Vertonghen chegue bem fisicamente e tenha impacto no clube. :-)
Enzo Pérez
O NES, apesar de estar a fazer bom trabalho no Wolves, ñ é propriamente o Mourinho. Oxalá q o belga se revele boa aquisição, mas ñ me enche as medidas. Ñ estará ao nível q o Garay, o D. Luiz ou o Luisão fizeram no Benfica. E acho q ñ devíamos ir buscar jogadores em fim de carreira (mesmo q ainda válidos, como será o caso), mas sim jogadores em ascensão. Tal como os 3 q citei, bem como Mozer, Ricardo, Aldair, Gamarra…
stanpanan
Fico feliz por se estar a reforçar o sector mais débil da época passada, sendo que acho que precisávamos de 2 bons centrais, e arranjar solução para Ferro. O belga vem colmatar a defesa, dar experiência, altura e melhor saída de bola.
MuchoG
Vertonghen tem tudo para ser o Mathieu vezes 10, é um super-reforço para a posição mais carenciada do plantel e é automaticamente o melhor central em Portugal. Esquerdino como JJ gosta, alto, forte, seguro e vai ser o melhor central a jogar com os pés que o Benfica teve em muito tempo.
Talvez um contrato 2 anos mais 1/2 de opção fosse melhor mas não podemos ser picuinhas quando podemos trazer jogadores de topo para o campeonato português, é ver o que Mathieu andava a fazer com 36 anos, que é quando o contrato de Vertonghen acaba, depois de tantos problemas físicos.
Veremos se ainda vem mais alguém para a posição visto que a dupla desta época está a prazo, Rúben Dias só deve aguentar mais um ano antes de sair e o belga, apesar de ser um reforço bomba, está na fase final da sua carreira. Devia vir alguém mais jovem ou então JJ confia nos jogadores que já cá estão (2 entre Ferro, Jardel, Morato e Pedro Álvaro).
Um possível 11 com Rúben Dias, Vertonghen, Weigl, Luca (não vou andar a escrever o apelido do rapaz), Everton e talvez Cavani é pornográfico para a realidade portuguesa e tudo o que não seja ganhar o campeonato, passar a fase de grupos da Champions e lutar pelos quartos é um fracasso.
dabide23
sinceramente, nunca pensei que este estivesse ao alcance do Benfica…
mesmo assim deverá faltar um 3.º Central, ficando Ferro como último da hierarquia.
Joao X
Que reforço.
Vou tentar acompanhar o Benfica, promete.
Melhor central em Portugal?
Nickles
“Espalhai mais areia sobre nós, e seguir-te-emos até aos confins deste mundo, e do outro” – Vieira 8:13
A melhor contratação da década em Portugal. Não há muito mais a dizer.
Já agora, e aproveitando esta onda de reforços sonantes para o Benfica, de todos os nomes que se falaram aqui no Blog (e lá fora), ainda não vi qualquer menção ao Cyprien que está em último ano de contrato e o Nice pede entre 10 a 14 milhões. Será que me está a escapar algo?!
Joga_Bonito
Com ou sem reforços sonantes, Vieira terá sempre de mim guia de marcha para sair. Defendo que saia, nem que trouxesse Messi, KdB, Hazard, Neymar e Mbappé.
Estigarribia
Joga_Bonito,
O Messi só de verde e branco e em Alvalade ehehe
Mas, sim, os adeptos do Benfica não podem deixar passar em claro as falcatruas que o Vieira tem feito e que têm arrastado do nome do Benfica para a lama.
Saudações Leoninas
Sombras
Bom se trouxesse esses todos, acho que tínhamos que pensar 2x eheh
dansemacabre
Jogada de desespero claro do Vieira. Depois de ver a contratação do Carraça, ficou em pânico e decidiu dar tudo pelo belga, pelo Cebolinha e pelo Cavani. Mas, nem imagina ele, que o Talocha é o senhor que se segue.
R.Lopes
Não fazes ideia do quanto me estou a rir, e sou portista fds ?
R10
Também sou portista e tenho que dizer que tiveste piada. Estou a rir da tua piada, mas a chorar com a realidade.
Dark Knight
A chorar pela realidade?
Qual realidade? A dum campeonato e uma Taça acabados de festejar há menos de duas semanas?
R10
Infelizmente, pelo menos para mim que quero voltar a ver os jogos do Porto e não apenas os resultados, muitos pensam como tu. “Ganhamos!!! Não interessa como, mas ganhamos!! Somos espetaculares nas bolas paradas!!!”
dansemacabre
Meus senhores, estamos nisto juntos. É uma dor comum, pois também sou portista. Melhores dias virão, quero acreditar.
filipeeribeiro
este sim, é um super reforço, para uma posição carenciada e que vem acrescentar experiência e liderança a uma defesa de papel, acredito que Vertonghen só por si eleve a qualidade de toda a defesa do Benfica para o dobro tal qual Van Djick fez no liverpool, uma dupla Vertonghen, Ruben Dias é brutal para a realidade portuguesa
deve vir ganhar bem, mas faz mais falta do que por exemplo Cavani pois para mim o benfica já têm o melhor PL em Portugal, Carlos Vinicius
Estigarribia
Boa contratação para o Benfica. Jogador que pode actuar como defesa-central e também como lateral-esquerdo, tal e qual como Jérémy Mathieu fez no Sporting. É com jogadores como Cebolinha, Vertonghen, Porro, Koziello ou Viera, por exemplo, que o nosso campeonato pode subir o nível. Como já disse anteriormente, este campeonato vai ser muito bem disputado por todas as equipas e que haja grandes jogos em todas as jornadas.
Saudações Leoninas
Dca
É um grande reforço, titular de caras e capaz de fazer 2 anos pelo menos de alto nível. Já ouvi malta a dizer que é lento e por isso sem uma grande característica, mas Luisão ainda era mais lento e não foi por isso que JJ não o transformou por completo num grande DC.
Vertonghen tem tudo para brilhar e com Ruben faz uma grande dupla.
Falta claramente mais um DC, e ver Veríssimo a ser apontado ao Braga chateia-me, pois é uma “pechincha” e o Benfica ficaria com 3 DC’s de nível.
Primo1904
Reforço bomba! Nunca acreditei ser possível, está a super um mercado mesmo atípico.
Tem tudo para ser rei e senhor por cá, finalmente temos alguém com poder aéreo e experiência, além de outras virtudes.
Futebol é 11 contra 11 mas com esta equipa tudo o que não seja limpar tudo a nível interno e chegar no mínimo à fase de grupos da liga dos campeões será um fracasso.
Que isto não signifique sobranceira mas atendendo ao mercado dos outros candidatos até ver parece legítima a opinião.
Meshuggah_SLB
Antes de mais, saudações a todos! Há anos que sigo o blog, mas nunca tinha comentado, apesar de ser um seguidor diário e considerar que este é o melhor blog de desporto em Portugal, onde ainda se conseguem ver análises e discussões sobre o futebol sem acidez, agressividade e polémicas excessivas :) Aliás, é com particular prazer que se leem comentários de pessoas como o Kacal, o Flávio Trindade ou o Estigarribia, entre outros (escolhi estes três precisamente por cada um representar um clube de entre os três grandes). Espero conseguir vir aqui assiduamente :)
No que toca à notícia em si, é, realmente, uma bomba, que me entusiasma tanto ou mais do que a potencial contratação do Cavani (atenção que também me entusiasma muito!).
Isto porque as equipas se devem construir como as casas: a partir do chão e não do telhado. Face ao atual plantel do Benfica, até acho que era uma contratação mais premente, por não haver nenhum companheiro digno para o Rúben Dias, enquanto, por agora, e considerando as entradas do Cebolinha e do Waldschmidt (?), mais o Rafa (sou um grande fã e vai jogar o dobro ou triplo com Jesus, tenho a certeza) e o Vinícius (outro que acredito que vai explodir), creio que o ataque está mais acautelado.
É um jogador que ainda há um ano foi finalista da champions, há dois anos foi titularíssimo da Bélgica que ficou em 3.º lugar no mundial e tem uma carreira que fala por si (é tranquilamente Top 20/25 de centrais a nível mundial e talvez desde Garay e, indo mais atrás, Mozer e Ricardo Gomes, que não tínhamos um central desta craveira e qualidade).
Com 33 anos (para um central em boa forma não é nada) e os falados 2,5M por época (mais prémio de assinatura), acho um bom negócio, atendendo ao jogador que é. E ainda desenrasca na lateral esquerda com qualidade.
Assim, acho que o melhor plantel será (e considerando que Jesus gosta de plantéis grandes):
GR: Vlachodimos / Helton Leite
DD: Gilberto / André Almeida
DC: Rúben Dias / Vertonghen / Morato / Lucas Veríssimo (?)
DE: Grimaldo / Nuno Tavares
6: Weigl / Florentino / Samaris
8: REFORÇO / Gabriel
ED: Pedrinho / Zivkovic
EE: Everton / Rafa
SA: Waldschmidt / Gonçalo Ramos
PL: Cavani (?) / Carlos Vinícius
Jokers: Pizzi e Taarabt
São 27 jogadores, sendo que ainda tenho dúvidas quanto ao que Jesus fará com Cervi e com Chiquinho (podem ser úteis em determinada medida).
Acredito que Pizzi ou Taarabt possa começar a época a titular no lado direito, que Pedrinho ou Rafa possam eventualmente ser utilizados no corredor central (SA). Também acredito que Grimaldo, sem lesões, até possa ser do agrado de Jesus (mas vai ter de correr bem mais), ainda tenho esperança que o Nuno Tavares evolua (sem que muitos discordam, mas continuo a ver ali potencial, ao contrário do “primo” do lado direito, que acho mesmo muito fraco). Já Ferro e Jota… duvido que Jesus os queira ou os consiga trabalhar para aquilo que pretende.
Assim, creio que apenas a baliza e a lateral direita destoam das restantes posições, mas vamos ver, eu não desgosto do Vlachodimos (admito não conhecer muito bem o Helton Leite) e há que ter esperança naquilo que Gilberto dará.
Aliás, acho importante lembrar que o Benfica joga 30 jogos na Liga Portuguesa em ataque continuado, pelo que Gilberto e Grimaldo poderão mesmo oferecer o que Jesus pretende nas laterais. Na champions é que a coisa poderá piar mais fino…
Aceito sugestões para a posição 8, atualmente não vejo ninguém acessível face às especificidades que o Jesus pretende para a posição (é necessário um tipo de jogador muito particular e de grande qualidade para o que é pedido). Já vi aqui umas quantas pessoas a falarem de Pulgar, mas não acompanho a Fiorentina, alguém me sabe dizer se ele é bom? Quais os pontos fortes e fracos do jogador? Acham que Taarabt poderia ser moldado (eu confesso que adoro a forma como ele se vira de frente para o jogo, conduz a bola e pensa de forma criativa, além de estar mais combativo e raçudo).
Obrigado e abraço a todos :)
Louco de Lisboa
Belo comentário, uma boa estreia.
Abraço
Kacal
Antes de mais bem-vindo à secção de comentários! Excelente comentário, comenta mais vezes que só eleva o nível do blog. Depois muito Obrigado pela referência e o elogio na parte que me toca, fico contente que aches isso! Obrigado eu e um abraço :)
João Lains
Somou alguns problemas musculares nas últimas duas épocas e a sua forma mais recente no Tottenham também já deixava muito a desejar (para não ir mais longe…). Mas eu também vi a minha Juventus destruir o Barcelona em Turim, na pior exibição da carreira do Mathieu, que tinha na época a mesma idade que o Vertonghen tem agora, e é ver a forma como o francês espalhou classe aqui em Portugal.
Kafka
Dias e Verthonghen para titulares
Falta pelo menos 2 centrais, um para ser opção directa a estes 2 e a 4a opção para ir entrando aos poucos
A piada disto tudo é que eu, o Nickles etc andamos aqui faz tempo a dizer que o Benfica tinha apostar a sério no mercado, mas na altura eramos atacads pelo blogue inteiro a dizer que não, que o Vieira é que sabia e que o Seixal é que importava e nada mais e não se devia contratarem titulares etc etc
É engraçado agora ver toda a ginástica que toda essa gente agora tem tem de fazer para vir defender estas xontratacoes que eu pedia faz tempo mas na altura era criticados por as pedir
A Simone Biles que não se ponha a pau que em 2021 nem uma medalha leva em Tokyo , Portugal e os adeptos do Vieira vão limpar as medalhas todas da ginástica
Pedro Leal
Com esta contratação a dupla de centrais titulares fica fechada. Agora é preciso ir buscar mais um para ficar como terceiro central (Ruben Semedo, Lucas Veríssimo…).
Para além disso vamos ver se não chega ninguém para 8, pois no plantel não há nenhum com as características que o Jesus habitualmente gosta. Talvez o Taarabt poderá ser uma boa opção para a posição caso não venha ninguém, mas terá de trabalhar o aspeto defensivo para poder desempenhar bem o papel.
Não sei o que o JJ vai fazer com o Pizzi, visto que para jogar a 8 falta-lhe intensidade e para jogar a extremo falta-lhe velocidade. Acho que a única maneira de ele ficar no plantel vai ser caso seja adaptado para segundo avançado algo que até poderia ser interessante tendo em conta que o Pizzi desmarca-se bem entrelinhas e tem boa finalização. Se rendesse poderia ser uma boa alternativa ao Luca.
Com a contratação de um 8 e quem sabe um lateral esquerdo de qualidade caso chegue alguma boa proposta pelo Grimaldo (25/30 milhões já era bem vendido) o plantel fica praticamente fechado.
Joga_Bonito
Defedni aqui que fossemos buscar um grande central mais ainda entre os 25-28 anos para fazer algumas épocas ao mais alto nível. Não defendi que fossemos buscar alguém com 33 anos, mas se vier em condições acaba a ser um grande reforço. Seja como for, precisamos de um 3º central de qualidade, não podemos ter apenas dois centrais. Jardel deve acabar a carreira, contrata-se alguém similar ao Jardel, um bom central, rápido e raçudo, que dê garantias, mas com low-profile e que não exija jogar porque dificilmente o fará com esta dupla Dias-Vertonghen.
Também será curioso ver como JJ vai pronunciar este nome, vai ser entre o “Vertoge”, “Vertog” e ainda vai acabar a chamar-lhe “Vertigens” :-)
Aprovo a ideia de contratarmos alguns veteranos em plantéis de top. Para já não temos tanto dinheiro para buscar as melhores trutas para relançarmos o Benfica europeu teremos de dar vários passos. Um deles é a rehabituação dos benfiquistas a verem grandes nomes com o manto sagrado ao invés de entulho e do miserabilismo da era Vieira. Atrair grandes nomes, mesmo em fim de carreira é um primeiro passo para recuperamos o prestígio, um aspecto crucial para recuperarmos também a atractividade sobre os grandes jogadores.
Claro que Vertonghen com 33 anos fará quando muito 2 épocas ao mais alto nível, terá de ser pensada uma solução para assumir a liderança da defesa quando ele sair. Nesse sentido, se não pudermos buscar um grande central ainda entre os 25-28 (que deve custar os olhos da cara) ao menos avança-se para este, que dará garantias no imediato e com isso dará tempo para se atacar no mercado um grande central ainda jovem e que possa dar ainda vários anos ao clube. O scouting do Benfica tem de ser relançado e isso demora tempo, não vamos agora conseguir em semanas obter informações sobre grandes craques a despontar em todos os cantos do mundo.
Sendo assim, aprovo que se contratem jogadores feitos de grandes plantéis, cuja qualidade é bem reconhecida do que irmos ao sabor de contratar a nova promessa que surge todos os anos.
Ficam Dias, Vertoghen, um 3º central e Morato a ganhar experiência. Ferro deve ser emprestado ou vendido a um clube de mais pequena dimensão.
Alexis
Não creio que feche o sector. Creio mesmo que Jardel e Ferro saem neste mercado. Jardel em definitivo (Vertonghen é um upgrade enorme!) e Ferro talvez seja emprestado (a menos que convença JJ na pré-epoca).
Caso Ferro saia, espero mesmo que o substituto seja o Lucas Veríssimo. Talvez fosse Koch, mas como o Alemão não aceitou, o Benfica deve virar agulhas para o Brasileiro – até porque esta deve ser a última época de Rúben Dias de manto sagrado.
Plantel provisório 2020/2021:
Odysseas, Helton, Varela, Zlobin, Svilar.
Gilberto, A.A, T.T, Ebuehi, João Ferreira.
Grimaldo, N.T.
Rúben Dias, Vertonghen, Ferro, Jardel, Morato (ainda há Lema, Conti e Kalaica).
Weigl, Florentino, Fejsa (Alfa)
Gabriel, Taraabt, Samaris, (Krovinovic, Dantas, David Tavares).
Everton, Rafa, Cervi
Pizzi, Zivkovic, Jota, Diogo Gonçalves.
Waldschmit, Pedrinho, Chiquinho, Gonçalo Ramos.
Cavani, Vinícius, Seferovic (Ferreyra, Cádiz)
Fica a faltar um 8 (caso Cavani se confirme) – das contratações prioritárias. Deixem-me sonhar com o Erik Pulgar. O complemento ideal de Weigl.
Um defesa esquerdo para concorrer com o Grimaldo também seria de valor, mas o dinheiro não dá para tudo. Talvez a solução passasse pelo empréstimo de Firpo com opção de compra.
O que falta é resolver vendas:
Varela, Zlobin, Ebuehi, Lema, Conti, Jardel, Kalaica, Pedro Pereira, Tomás Tavares ou João Ferreira, Fejsa, Alfa, Krovinovic, Gabriel, Chrien, Zivkovic,
Willock, Ferreyra, Cádiz, Seferovic e talvez Chiquinho.
(Acho que não me estou a esquecer de ninguém) – e só aqui já estarão perto de 70M.
Plantel final:
Odysseas, Helton, (Kokubo).
Gilberto, AA.
Rúben Dias, Vertonghen, Lucas Veríssimo, Morato.
Grimaldo, Firpo.
Weigl, Florentino, Samaris
Pulgar, Taraabt (Rafael Brito, Ronaldo Camará).
Everton, Rafa, Pizzi, Diogo Gonçalves, Cervi
Waldschmit, Pedrinho (Paulo Bernardo)
Cavani, Vinícius, Gonçalo Ramos.
Chico
Ebuehi está no Twente e parece-me que saiu a custo zero.
Alexis
Pronto, ao menos é menos um a ganhar ordenado injustificado. Se se salvaguardar uma % da próxima venda já é lucro xD
DiogoC
Queres detalhar os 70M? Não chego lá nem de perto (45-50 que com comissões dão 40-45). Tens jogadores com salários muito elevados e sem qualidade para grandes equipas (as que podem pagar esses salários). Jogadores como Ferreyra, Zivckovic, Fesja e Seferovic serão muito dificeis de trasnferir por mais de 3M. Nos defesas e guarda redes Tirando os defesas direitos não vejo ninguem a valer mais de 2M
Vareal 1M, Zlobon1M,
Aurinegro
O Benfica acabou de vender o Heriberto por 1.1M€. Claro que consegues mais que esses valores que dizes.
Alexis
Como o Aurinegro referiu, o Heriberto saiu por 1M.
Varela e Zlobin renderiam cerca de 5M juntos. Pedro Pereira à volta de 3M. Lema e Conti cerca de 6M juntos.
Kalaica (fala-se em 4M para o Celtic) + Fejsa e Alfa outros 10. Krovinovic 10. Gabriel e Zivkovic, bem negociados podem rondar os 12 juntos. Willock e Ferreyra 10. Cádiz, Seferovic e Chiquinho 15. E estou a atirar por baixo. Mesmo que tudo junto só renda 60M. Junta ainda João Ferreira ou Tomás Tavares (ambos com mercado e com ofertas recusadas à volta dos 10M), e parece-me que não fosse difícil financiar este plantel. E ainda dá para juntar Cervi caso o Diogo Gonçalves se mostre uma boa alternativa a extremo – não esquecer que do lote de extremos há ainda Rafa, Everton, Pizzi, Jota + Pedrinho que pode jogar do lado direito.
Por isso sim, creio que apontar a vendas a rondar os 70M não me parece descabido.
JoaoMiguel96
Reforço brutal! Tem ainda mais qualidade que o Mathieu e parece-me estar numa situação física bem melhor do que da do francês, quando chegou.
Fim da oligarquia
Acho o Mathieu mais rápido e ágil, mas nos restantes aspectos também me parece superior.
MikeM
Bem, que surpresa. Afinal parece que o nosso campeonato não é assim tão pouco atrativo como se diz.
Vertonghen tem uma carreira que fala por ele, com 33 anos e livre para assinar por quem entendesse, não deveriam faltar interessados, mas ao que parece o Benfica ganhou a corrida.
É uma enorme contratação, o belga foi sempre habitual titular nos clubes por onde passou e na fortíssima seleção belga e vem a tempo de ainda fazer 3/4 épocas de grande nível, se não houver nenhum contratempo.
É uma contratação necessária, mais necessária que a de Cavani (a concretizar-se), porque o eixo da defesa era um dos pontos mais fracos desta equipa e passar de Ferro para Vertonghen é um upgrade incrível.
Cebolinha, Waldschmidt, Vertonghen, 3 contratações de topo, como já não via (nem esperava) há muito tempo, e mais se seguirão. Dá para sonhar com qualquer coisa…
Agora é necessário tratar também de saídas e fazer entrar dinheiro nos cofres, porque este ano há eleições, mas quer-se um Benfica saudável e forte também nos próximos…
FuriaEncarnada
Belíssima contratação. Falta outro central de grande nível (Ferro desiludiu e Jardel deve sair), um concorrente para o Grimaldo, um médio centro de categoria para ser titular e um ponta de lança para lutar com Vinicius pela titularidade.
Cpt Obvious
De todos os “rumores absurdos”, o unico que falta ficar confirmado é o Cavani.
Está muito prometedor para o Porto este mercado de transferências. Os jogadores mais interessantes que vi serem associados foram os do Famalicão e mesmo assim o Pedro Gonçalves, pelos vistos, está a um passo de reforçar o Sporting, e dos outros nunca mais se ouviu falar.
Enfim. Medo, muito medo.
Chico
Enorme reforço. Este género de centrais rápidos costumam durar mais anos e ainda era titular nos Spurs. Complemento perfeito para o Ruben Dias. Fica a faltar um terceiro central (Veríssimo) e para quarto fica Jardel, Ferro ou Morato.
Liedshow
Lucas Veríssimo teria de ser para titular nunca para 3º central. Penso que com Vertonghen não vem mais nenhum reforço para essa posição.
SL
Chico
Isso é mais wishful thinking que outra coisa. Ainda ontem disseram por aqui que era irrealista Vertonghen assinar pelo Benfica. Claro que o Benfica vai contratar outro central.
deus_Ex_machina
Espero é que o Ruben fique, sinceramente…
chuta dai
Desses 3 para quarto central ficaria com Morato. Ja li algures que ha uma equipa chinesa interessada em Jardel, tentaria a desvinculação amigavel com Jardel para ele poder assinar o seu ultimo grande contrato (bem merece) e emprestava Ferro para ver se ganha calo. Morato pelo potencial e pelo investimento feito nele acho que seria positivo evoluir com os restantes centrais nos treinos e ir jogando nas taças.
O tal Portista
Tive vários motivos para gozar com os meus amigos benfiquistas ao longo destes anos mas se conseguirem perder um campeonato com Cavani, Cebolinha, Vertonghen e JJ para uma equipa do Conceição com Manafa, Carraça e Marega então é que nunca mais se livram de mim ehehehe.
É uma bela contratação e será, com alguma margem, o melhor central em Portugal. Muito bem o Benfica no mercado até agora.
Daniel Alves
Vai ser difícil ser campeão na mesma, porque o Porto para o ano faz 80 e tal pontos outra vez.
Liedshow
Bem, isto assim torna-se impossivel de alguém os parar. Reforço fantástico na maior lacuna do Benfica na época passada (Ferro foi assustador) e assim fecham praticamente a defesa e ficam com uma excelente dupla de centrais. Com Cebolinha e Waldschmidt o ataque fica fortíssimo e mesmo que não venha Cavani o ataque é fenomenal na mesma. Grande equipa que estão a formar.
SL
Kacal
Confirmando-se Vertonghen e Waldschmidt, já ficam com um XI com: Vlachodimos; Gilberto, Rúben Dias, Vertonghen e Grimaldo; Weigl, #8, Rafa, Everton Cebolinha; Waldschmidt e Carlos Vinicius.
Este XI nas mãos de JJ, caso consiga potenciar o Gilberto e elevar novamente o nível de Grimaldo, já é bastante forte! A minha dúvida é na posição #8 mas não me admirava que adaptasse Pizzi lá ou então será entre Gabriel e Taarabt. Pode sempre colocar o Weigl a #8 e meter o Florentino, mas é a maior dúvida.
Liedshow
Concordo Kacal, acho que fica a faltar um 8 com carateristicas diferentes e vai ser mesmo estrondoso a equipa. Acho que Weigl não irá jogar tanto a 6, penso que JJ vai apostar mais no Florentino pela capacidade fisica e por ser um excelente recuperador de bolas (é muito bom neste aspeto e acho que com JJ vai explodir).
SL
Kacal
Ora nem mais Liedshow e nem coloquei o Cavani, caso se confirme o uruguaio e ainda consigam trazer um #8 ui ui! Mas concordo que Weigl poderá jogar a #8 muitas vezes e o Florentino entrar.
chuta dai
Se não vier ninguem para a posição 8 jogaria com Tino a 6 e Weigl a 8 com Taarabt sempre pronto a entrar. Gabriel tentaria vendê-lo para recuperar o investimento que foi feito nele.
Kacal
É possível, tal como referi será uma das possibilidades. Mas sim, Gabriel é algo lento e pesado para jogar com JJ e poderá sair.
DiogoC
Waldschimdt não é o que fazem dele. Nem titular absoluto do modesto Freiburgo é (apenas 14 jogos a titular e 1266 minutos)
Kacal
Que digas que ainda não “explodiu”, concordo. Mas quantos jogadores no contexto certo com o treinador certo renderam o dobro e afirmaram-se chegando depois ao patamar que prometem? O JJ é o treinador certo para trabalhar e potenciar o perfil dele e acho que vai surpreender muita gente, fica dito.
Ele falhou 11 jogos no Friburgo por lesão esta época mas sempre que esteve apto jogou, na maioria das vezes como titular. Precisa de evoluir na finalização e decisão, mas tem imensas qualidades para JJ potenciar. Depois tiraremos conclusões!
tiagoagm
Sem duvida. Agora quero ver quem vai sair neste 50 jogadores que o JJ tem.
Kacal
Que bomba (mais uma)!! Vertonghen ainda é um central de topo para a nossa realidade, com 33 anos ainda está em forma e surpreende-me que acabe cá e mete medo, muito medo!! O Benfica está a reforçar-se em força, a dúvida é mesmo Cavani porque os restantes nomes que têm sido apontados devem mesmo confirmar-se quase todos. O uruguaio seria a “cereja no topo do bolo”! Claro que o belga é um jogador que foi tendo algumas lesões na carreira (nos últimos dois anos teve alguns problemas musculares e talvez já não estivesse tão bem ultimamente), mas o máximo de tempo que parou foi 3 meses, nunca teve uma lesão gravíssima e parece-me estar ainda em alta, pelo menos para a realidade do nosso futebol. Caso venha motivado e penso que sim porque caso quisesse escolher o lado financeiro não escolheria vir para o Benfica, será dos melhores centrais da Liga. Aquele pé esquerdo tem valor, vai trazer experiência e qualidade na saída de bola, além disso complementa-se com Rúben Dias que é um central diferente. Se Mathieu brilhou, acredito que o Vertonghen num Benfica mais forte e onde será melhor acompanhado poderá brilhar tanto ou mais. Reforço de peso! Estou invejoso neste momento, o melhor clube a trazer Carraça e o Benfica a trazer nomes de peso, é entusiasmante para os benfiquistas.
deus_Ex_machina
Kacal, é entusiasmente para os adeptos do Benfica e para a liga em geral. Trazermos jogadores do calibre do belga, de Casillas ou de Mathieu para a nossa liga deve colocar contente qualquer adepto de futebol :)
Kacal
Sem dúvida! Só não me deixa tão contente por ser adepto rival ahahah, mas de resto subscrevo :)
Giuseppe F
Quando o Mathieu assinou muito pouca gente ficou contente.
DiogoC
Estamos a ver muito jogadores de qualidade a chegar a Portugal até para equipas mais pequenas. Só faltam o Proto e o Sporting começarem a contratar jogadores de qualidade. Creio que o gramde desafio de Porto e Sporitng neste momento é venderem
Tiago Silva
O tal central experiente que o Benfica tanto precisava e que reforço! Como disse o VM o mais internacional de sempre pela Bélgica, que apenas esta época perdeu o lugar no XI do Tottenham, grande pé esquerdo e forte aler o jogo, um central muito viável e experiente, rápido e forte e com aquele carimbo de top, muito bom mesmo! Estou entusiasmado pela nova época, vamos ver que futebol iremos ver na Luz.
Knox_oTal
Já foi um dos meus defesas favoritos, mas parece claro que já está numa fase descendente, o que é natural diga-se devido à idade e aos problemas físicos que tem tido. Ainda assim, num campeonato como o português poderá obviamente ter ainda muito impacto, mesmo nas competições europeias, pois trata-se de alguém com muita experiência e habituado a liderar, seja em clubes como na selecção. Além disso, parece ter um perfil extremamente complementar com o de Rúben Dias, a começar pelo facto de ser esquerdino.
A confirmar-se, será muito provavelmente um muito bom e decisivo reforço para o JJ FC, também o gostaria de o ter visto no Benfica…
Saudações Desportivas
Joao Duarte
Não acho que seja um reforço bomba. Espero estar enganado, mas parece-me que não vai ter o impacto de que a maioria está à espera. Claro que vai ser um upgrade ao que temos, mas não acho que vá ser o jogador que foi no Tottenham.
Joao S
Tudo o que não seja ganhar 100% dos jogos em Portugal e as taças todas e chegar às meias da Champions é um tremendo falhanço do Benfica na minha opinião.
deus_Ex_machina
Isso e dar 15-0 em todos os jogos!
Joao S
E não é verdade? Cá em Portugal o Porto é a segunda melhor equipa e se o Benfica já tinha o plantel melhor, então agora é ridícula a diferença. E na Champions temos os exemplos do AJax e da Atalanta a chegar longe. E não têm Cavanis ou Vertonghen.
deus_Ex_machina
Não, não é verdade. Há favoritos sim, mas pensar que uma equipa não ganhar 100% dos jogos a nível nacional é um falhanço é sobejamente exagerado! Quanto às meias finais da UCL, mesmo com estes reforços todos não estão nas 8 equipas mais fortes da europa, quanto mais nas 4! Pode ser que tenham sorte/capacidade para fazer uma gracinha como essas que disseste, mas o que dizes é exagerado!
Morgan
Nada exagerado esse comentário.
Acho que o Bnefica vai ter uma boa equipa mas para chegar às meias finais da champions acho quase impossível. Basta ver que equipas como Inter ou Liverpool já saltaram fora bem antes das meias e têm equipas bem melhores.
Agora, o campeonato e taças é obrigação como é sempre. Na Europa já fico satisfeito se o Benfica começar a passar a fase de grupos constantemente e a ganhar o seu espaço aos poucos.
Joao S
Mas tem obrigação de fazer como Ajax, Atalanta, Leipzig, Lyon. Não tem equipa pior que estes.
LevonAronian
Por essa lógica tens 7/8 equipas em Inglaterra com obrigação de ganharem a Premier League, já que o leicester o fez com pior plantel.
A obrigação do Benfica é chegar, e passar a fase de grupos. Mais do que isso seria seria um bónus e um tremendo sucesso, não uma “obrigação”.
Joao S
E a verdade é que no ano em que o Leicester ganhou, foi um tremendo falhanço dos outros. Mas a qualidade do plantel de há 4 ou 5 anos não significa nada agora. Estamos a falar de planteis atuais.
Alexis
O que vale é que as opiniões são dadas e não vendidas… Que disparate.. Então o City em Inglaterra teria de ganhar pelo menos 95% dos pontos, o mesmo para o Real Madrid.. o Bayern teria de ganhar 100% dos pontos… Clubes que são um fracasso todos os anos, portanto…
Joao S
Estamos a comparar a qualidade das equipas pequenas nesses campeonatos e no campeonato português? Quando uma equipa que sobe do Championship pode logo investir mais de 100 milhões. Esses campeonatos têm divisão dos direitos televisivos, os clubes têm muitos mais adeptos e são mais bem geridos e isso tudo serve para elevar o nível das equipas pequenas face às grandes.
E depois não há oposição do nível do Barça, City, Atlético, Man United ou outros clubes do género.
Comparar o plantel do Benfica, com o do Porto é como comparar o plantel do Liverpool com o do Tottenham. O do Spurs é bom, mas está num nível claramente abaixo.
Alexis
Mas tu falaste de ganhar 100% dos pontos. O plantel que o Benfica está a formar em relação ao do Farense, equivale ao do Man City / Liverpool com o do Norwich. Ou Real Madrid e Leganes ou Bayern com o do Union Berlin. E ninguém, mas ninguém ganhou 100% dos pontos.
Já para não falar de chegar às meias da Liga dos Campeões – top4. É que este plantel fica longe de qualquer um dos que mencionei + Barcelona, Atlético, Inter, Juve, Dortmund, PSG. Só aqui estão 10 equipas superiores. Junta Man Utd, Chelsea e etc.. e percebes o descabimento do teu comentário.
Louco de Lisboa
Sim, o Benfica contrata o Vertonghen e fica logo obrigado a chegar às meias da Champions…
Com a ideia de dominar em Portugal concordo, seria um falhanço muito grande não ganhar tudo em Portugal com o plantel que está a ser construído, mas as ambições europeias, numa primeira época, não podem ter uma fasquia tão elevada como essa que referes.
Joao S
Vertonghen, Cebolinha, Luca, Cavani, Gilberto, Helton Leite, Jorge Jesus. Isto se não vier mais ninguém. É so comparar este investimento com os outros clubes do campeonato português. Ou seja a época do Benfica só vai começar verdadeiramente em Fevereiro, nos oitavos da Champions. E pode-se bater perfeitamente com os grandes europeus como o Leipzig, Ajax, Atalanta, Lyon têm feito.
DiogoC
Quem são o Gilberto e o Helton Leite no mundo do Futebol? Dois quse veternaso que têm zero no curriculo. 3 jogadore snão fazem uma euipa.
Essa mentalidade faz-me lembrar o campeonato de à 3 anso, quando o Porto só contratou o Vana. Também diziam que a época só começava em Fevereiro. Acertaram no mês mas não no verbo
Joao S
Esses dois são reforços bons e que acrescentam profundidade. Ou seja não vêm acrescentar qualidade propriamente dita mas acrescentam profundidade, que é o que dá capacidade para atacar várias competições na melhor forma possível.
Louco de Lisboa
Desses reforços, só 2 são nomes com CVs top. Os outros não são ninguém ainda (Cebolinha talvez venha a ser, mas para já ainda não).
Depois, esses clubes que elencas (Leipzig, Ajax, Atalanta e Lyon) são equipas que ninguém apontaria como semi-finalistas. Se lá chegaram foi por prestações extraordinárias. Nenhuma delas teria as semi-finais da Champions como objetivo de época (exceção feita, talvez, ao RB).
Concordo que o SLB está a construir uma equipa que poderá conquistar tudo em Portugal e, aí, concordo integralmente contigo.
Se o Benfica não chegar às meias-finais da Champions nunca será um tremendo falhanço. Será, até, bastante normal.
DM
O Cavani nunca chegou as meias da LC e se vier para o Benfica vai ter os companheiros mais fracos em quase uma década (ou mesmo uma década inteira)
Kacal
Não diria tanto, mas ser campeão de forma convincente e lutar pelas Taças até ao fim. Na Champions atingir oitavos (mínimo dos mínimos) ou quartos, penso que têm obrigação disto.
Diogo Moura
Essa é a obrigação todas as épocas, em teoria.
Kacal
Pronto e continuará a ser, não acho que sejam candidatos a vencer a Champions com o plantel que estão a construir. Continuam a ser inferiores a Real, Barça, Bayern, Man City, Juve e afins. Mas claro que têm obrigação de lutar por tudo internamente e limpar até.
Joao S
Olha que mesmo nas taças não vejo como o Benfica não tem obrigação de as limpar com este plantel + treinador.
Kacal
Vencer é uma questão de pormenores, o Benfica tem que estar na luta até ao fim, essa obrigação tem. Depois logo se vê. Mas o campeonato têm obrigação de vencer convincentemente e na Champions chegar aos oitavos, minimo. De resto não esquecer que enfrentam Real, Barça, Juve, Liverpool, City e afins na Champions, não Porto, Sporting, Braga e afins, com todo o respeito. Continuam a ser inferiores.
DiogoC
Este treinador nas úmtimas 3 peºócaas que esteve em Portugal, com orçamentos muito perto dos outros rivais fez um segundo e 2 terceiros.
Este treinador, numa época onde foi buscar Mathieu, Bruno Fernandes, Acuna, Doumbia, Piccini, Wendel, Battaglia, Fábio Coentrão entre outros, a juntar a jogadore como Patrício, Coates, Bast Dost, rafael Leão, William, Gelson Martins, Podence, Bryan Ruiz, ficou em terceiro
Joga_Bonito
Sem dúvida.
coach407
Tu achas que tudo que não seja ir às meias-finais da Champions é um tremendo falhanço portanto estás a dizer que tudo que não seja o Benfica ser uma das 4 melhores equipas da Europa é um falhanço… porque chegou o Vertonghen dispensado pelo Tottenham que nem à Champions vai…
Real Madrid, Barcelona, Bayern, Manchester City, Atletico Madrid, Juventus, Liverpool, Manchester United, PSG, Chelsea, Tottenham, mesmo o Dortmund. Sabes o que têm em comum? Todos têm uma equipa extraordinariamente superior ao Benfica. Sabes o que têm mais em comum? Só não contrataram Helton Leite, Gilberto, Vertonghen, Cebolinha ou Waldschmidt porque não quiseram. Sabes o que têm mais em comum? A maioria deles, CERTAMENTE, NÃO vai estar nas meias-finais da Champions.
Portanto o Benfica tem tudo menos obrigação de estar nas meias-finais, mesmo que contrate o Messi ou o Cristiano que ambos têm mostrado nos últimos anos que não é por eles estarem na equipa que é bilhete garantido para as meias-finais quanto mais o Vertonghen…
O Benfica é uma equipa de 3ª linha europeia e certamente não vai passar disso. O objetivo do Benfica é procurar liderar esta 3ª linha já que tem estado longe de ter os mesmos argumentos que clubes como Leipzig, Lyon, Atalanta, AS Roma, Nápoles, AC Milan, Inter, Sevilla… clubes com orçamentos muito superiores ao Benfica e, com naturalidade, conseguem ganhar treinadores ao Real Madrid (Nagelsmann), conseguir super estrelas como Ibrahimovic, Eriksen, Lukaku, Lautaro Martínez, Dzeko, Alexis Sanchez, Godin, seguram super estrelas como Donnarumma… claro, têm um orçamento sempre, no mínimo, 500% superior ao Benfica portanto claro que estamos atrás destes todos (o Milan não tem estado na Europa, agora devido à intervenção da UEFA, mas tem uma equipa 10 vezes superior, mesmo que incluas já o Cavani).
O Benfica está nesta divisão e discute com estas equipas, mais o Ajax, o Zenit e tal para chegar aos oitavos de final e, com sorte no sorteio, consegue chegar aos quartos de final, mas a partir daí não tem obrigação absolutamente nenhuma. O Benfica chegou duas vezes aos quartos de final da Champions. Com o Jesus defrontou o Chelsea e com o Rui Vitória defrontou o Bayern. O FC Porto também chegou com o Conceição e apanhou o Liverpool, em 2014/15 também lá chegou e apanhou o Bayern, em 2008/09 apanhou o Manchester United de Cristiano Ronaldo… São estas as últimas passagens por equipas portuguesas nos quartos-de-final.
Alguma vez o Helton Leite, Gilberto, Vertonghen, Cebolinha, Pedrinho ou Waldschmidt tornam o Benfica favorito contra Manchester United, Chelsea, Liverpool ou Bayern? Nunca na vida. Até podia adicionar o Messi que continuavam a não ser favoritos portanto têm zero obrigação e não é pelo Ajax ter eliminado a Juventus e o Real Madrid para chegar às meias-finais da Champions que tinha alguma obrigação de o fazer. Chegou lá num percurso memorável, histórico, absolutamente sensacional. Se o Benfica chegar às meias da Champions também será num percurso memorável, histórico, absolutamente sensacional. Não vai chegar lá porque tinha obrigação e se não chegar é um falhanço.
O Benfica, mesmo com estes reforços todos, continua a ser um clube tão pequenino para a dimensão que falas que, mesmo assim, no 11 da AS Roma só colocava o Vertonghen. O resto é tudo da Roma.
Mesmo o Cebolinha chega a uma Roma e é mais um. Sabes porquê? Porque nas costas do Dzeko não estão o Waldschmidt, Rafa ou Pizzi. Estão Pastore, Diego Perotti, Justin Kluivert, Carles Pérez, Cengiz Under, Mkhitaryan, Zaniolo…
Sabes o que estes jogadores têm em comum? QUALQUER um deles seria estrela no Benfica. QUALQUER UM! Na Roma lutam entre eles para ver quem jogam… Estou a falar da Roma, não me obrigues a ir ao Real Madrid, Barcelona, Manchester City, etc… O Benfica não é “ninguém” para ir às meias-finais da Champions e não passa a ser alguém por ter Vertonghen ou Cavani.
Kacal
Concordo totalmente. A nível interno tem obrigação de convencer e até limpar tudo, vai depender também dos reforços do Porto mas neste momento terá essa obrigação. Agora na Champions ir aos quartos já seria ótimo. Penso que a obrigação é chegar aos oitavos.
coach407
Mesmo falar em obrigação de ir aos oitavos é questionável, por incrível que pareça.
O Benfica esta época ficou no grupo do Lyon e do Leipzig. Estamos a falar de equipas que depois eliminaram a Juventus e Tottenham, respetivamente. O Leipzig não se limitou a eliminar o Tottenham… eles destruíram o Tottenham!
O Benfica tem melhor equipa (incluindo Helton, Gilberto, Vertonghen, Cebolinha, Pedrinho e Waldschmidt) do que tinham esta época o Lyon ou Leipzig? Pode-se afirmar isso sem reservas?
O Benfica vai ter Rúben Dias, Vertonghen, Grimaldo, Weigl, Cebolinha, Waldschmidt e se calhar ainda o Cavani, mas chega para ter obrigação de vencer Lyon ou Leipzig?
Cavani parece um super jogador (e é), mas depois vês que o Leipzig tinha o Werner e o Lyon tem o Depay e se calhar o Cavani com 33 anos já não ganha propriamente a nenhum deles… Vertonghen parece um super reforço (e é), mas depois vês que o Tottenham queria substitui-lo com qualquer um dos centrais do Leipzig, mas são demasiados valiosos para os Spurs e quando saírem vão para Bayern, Barcelona, Liverpool e não para o Tottenham. Waldschmidt parece um grande reforço, mas quem é ele ao lado de Aouar ou Dani Olmo?
O Benfica, traga quem trouxer, não tem obrigação de passar a fase de grupos. Tem obrigação de chegar lá, mas pelos potes atuais o Benfica pode ficar perfeitamente num grupo “impossível” de passar. Na realidade até é o mais provável já que o Benfica vai ficar no pote 3.
No pote 1 ou sai o Zenit ou sai um tubarão (Real Madrid, Liverpool, Juventus, Bayern, PSG ou o vencedor da atual Champions). No pote 2, caso nenhum destes vença a Champions, estarão Atletico Madrid, Barcelona, Manchester City, Manchester United, Dortmund ou Chelsea portanto a probabilidade do Benfica ter obrigação de passar aos oitavos não é assim tão alta. Ou sai o Zenit no pote 1 ou Sevillas ou Shakthar no pote 2. São estas as melhores esperanças do Benfica para chegar aos oitavos e, mesmo assim, está longe de ser favas contadas.
Aliás, mesmo com esta equipa a posição natural do Benfica na fase de grupos pode perfeitamente ser o último lugar. É verdade. O Benfica pode não ter obrigação de ficar sequer em 3° lugar do grupo. Imaginemos um grupo com Real Madrid, Manchester City e Inter. Sim, parabéns tens o Vertonghen, Cebolinha e Waldschmidt. A pior equipa das outras tem Godin/Skriniar, Eriksen ou Alexis Sanchez no banco… qual é a obrigação do Benfica ficar em qualquer lugar que não seja o último? Absolutamente nenhuma…
Kacal
Obviamente dependerá do grupo que calhar, mas em perspectiva para mim tem obrigação de chegar aos oitavos. Mas é esperar para ver o grupo que calha, isto caso cheguem à fase de grupos.
DiogoC
Assino por baixo
Marcio Ricardo
A obrigação do Benfica é chegar a ser segunda linha europeia. E não falo de uma Roma. Falo de um Dortmund mesmo. É esse o nível que o Benfica tem que aspirar, porque é o que com competência é possível, mais do que isso é irrealista.
Kafka
Achar que o Benfica tem obrigação de fazer 102 pontos é só das coisas mais a absurdas que alguma vezes li na vida e é de alguém que que percebe zero de futebol…. Até o City/Real/Juve/Bayern teriam dificuldade para ganhar 34 jogos consecutivos, pois basta 1 expulsão, ou penalty contra ao inicio de um dos jogos jogos etc e toda a gente dinâmica do jogo muda por muito forte que a equipa seja, isto para não falar nos índices de motivação que são impossiveis de manter a partir de certo ponto dada a diferença que se começa a atingir acumular
Mesmo o City em Portugal provavelmente faria só entre 95 a 100 pontos
Kafka
Outra coisa bastante engraçada é o João S achar que o Benfica só porque foi buscar o Cebolinha e um veterano de 33 anos ao Totenham já tem obrigação de ser uma das 4 melhores equipas da Europa indo às meias finais…. Fantástico, portanto o Cebolinha e o Verthonghen devem ser melhores que o Messi e o Maldini? É que nem com estes 2 no actual plantel do Benfica o Benfica seria Top4 Mundial, mas para onde João S ou Benfiquinha já é Top4 Mundial
Maravilhoso
DiogoC
A falta de bom Senso é gritante.
O Barcelona e Real também perdem pontos com clubes muito mais pequenos em espanha….
Quanto à Champions o Benfica nem vai ser cabeça de serie.
Pote 1. Real Madrid, Liverpool, Juventus, Bayern, PSG, Zenit, Porto (se Bayern ou PSG ganharem a CL)/vencedor da CL, (vencedor da UL).
Pote 2 (8 destas 9): Barcelona, Atletico, Manchester City, Man United, Sevilha, Shacktar, Dortmund, Chelsea, Porto.
O Benfica, a chegar à fase de grupos, irá para o pote 3. Se não tem a sorte de apanhar o Zenit ou o Shaktar, não tem qualquer hipótese. Mais, a passar, o mais provável era ser segundo no grupo o que implicaria apanhar um Real Madrid, Barcelona, PSG, City, Juventus, Bayern, Chelsea ou Atletico nos oitavos. Chegar às meias é uma ilusão. 3 excelentes jogadores (a que se pode somar Ruben Dias) não fazem uma equipa. Não é por ter o Cavani, Cebolinha ou Vertonghen que o Benfica tem equipa para eliminar um destes gigantes pois Cavanis, Cebolinhas e Vertoghens têm eles no banco. E não têm como titulares Vlachodimos, Grimaldo, André Almeida/Gilberto, GabrielPizzi/Rafa e Waldschmidt. Que, apesar de serem bons jogadores, não têm metade da qualidade dos que estas equipas têm no banco
bandua
1/2 final? Convém passar o playoff da UCL já a 20/21 e 27/28 de Agosto. Deste ano.
chuta dai
Como é que é? Se o Benfica for a sorteio no pote 3 e apanhar com Real Madrid e City no grupo temos a obrigação de chegar ás meias finais? Neste grupo se ficar em 3º já é muito bom quanto mais ir ás meias finais. Até parece que acabamos de contratar Messi e Kevin de Bruyn! Eheheehhehe
Kafka
O João S diz que eu não percebo nada de futebol porque a Juve foi eliminada pelo Lyon…. Mas depois a seguir diz que o Benfica tem obrigação de ganhar 34 jogos consecutivos no campeonato e ir às meias finais da Champions
Adorooooooo
Joga_Bonito
Nem o Barça do Guardiola ou o Milan de Sacchi ganharam 100% dos jogos e é o Benfica que tem a obrigação de ganhar? Calma lá…
Para mim a obrigação é ser campeão (nada menos que isso), ganhar a Taça, ir aos oitavos da LC. Depois se se vir que a equipa engrena (é que ainda falta virem laterais esquerdos, mais um lateral direito, um 10, um terceiro central, logo não está aqui nenhuma equipa de sonho, é bem mais fraca que a de 2010) pode-se sonhar com uma grande performance na LC.
Num plano mais lato defendo que com a estabilização de vários grandes jogadores no Benfica, se passa a ter como meta ganhar tudo internamente e chegar pelo menos às meias da LC. Mas isso só seria num cenário mais longo, com uma equipa bem mais reforçada.
Calma com os exageros, esta equipa actual fica a perder para o Benfica de 2010 e de certeza que perde para Benfica dos anos 80-90, até ao descalabro do Vietnam, todos esses planteis tinham mais solidez que estes. É que Cavani seria top, mas é já um veterano e Vertoghen não é do nível de um Mozer ou Ricardo Gomes. E não temos Schwartz, Veloso, Valdo ou Paulo Sousa. Se nem essas equipas ganhavam 100% dos jogos aqui íamos ganhar agora?
Kafka
Joga Bonito
Concordo e mesmo a obrigação de passar aos 8os da Champions dependerá sempre do grupo que nos calhar, porque como já foi dito aqui por outros users, há a possibilidade de nos calhar Real Madrid e City, caso isso aconteça não temos obrigação de passar… Até porque basta fazer um exercício simples, quantos jogadores do Benfica (já incluindo Cavani) seriam titulares do City e Real?
ZEROOOOO
Basicamente o 11 titular do Benfica, comia TODOOO banco ou bancada no Bernabeu ou Ethiad, acho que não é preciso dizer mais nada
Chico
Se não for ironia, nem sei o que dizer…
MansoFrancisco
É um enorme reforço a ser verdade. Falta ainda mais um central e penso que deveríamos por ou o Morato ou o Pedro Álvaro como 4º central. Lucas Veríssimo era uma boa opção pelo preço/qualidade. Vertonghen é experiente ainda pode fazer mais 3 épocas ao alto nível e tem muita qualidade. Além do mais os jovens do Benfica têm muito a evoluir a jogar com um central ao lado assim
Antonio Clismo
Duvido que o Cavani venha
AndreL
O que é que isso tem a ver?
coach407
Um central esquerdino, seguro a sair a jogar sob pressão, tem um ótimo passe longo, fisicamente é imponente, é forte na antecipação, qualidade técnica de desarme surreal e ainda acrescenta ofensivamente nas bolas paradas (Mathieu era um central goleador e terminou a carreira com 41 golos, Vertonghen leva 45). Sem dúvida um central completo.
Por outro lado, é um pouco duro de rins e tem perdido agilidade e reflexos, demora na aceleração e tem cometido mais faltas do que é normal nele. Ainda assim, no campeonato português até pode ser considerado rápido. Alguém que faz uma carreira a defrontar Aubameyang e avançados muito rápidos não está propriamente preocupado com os extremos/avançados do campeonato português que são bastante lentos.
Vem dar mais experiência e liderança à equipa e tem tudo para ser uma referência no nosso campeonato nos próximos anos pelo que é um belo reforço. Mais um, aliás.
coach407
Para complementar, fica feita a escolha entre Leandro Cabrera e Vertonghen que era a minha dúvida sobre quem acompanharia Rúben Dias visto que Jesus preferia um esquerdino.
Contratar os 2 é impensável dados os investimentos associados. O Cabrera era bom, mas Vertonghen é superior e até deverá envolver um investimento menor. Claro que é uma contratação para 2/3 épocas, mas parece-me uma boa opção. Se atendermos aos obstáculos que o Espanyol está a levantar fica óbvio.
A vir mais algum central nunca poderá ser um Lucas Veríssimo pelo que o caminho fica aberto para o FC Porto que pode formar uma grande dupla com Mbemba. Rúben Dias – Vertonghen mete mais respeito que Lucas Veríssimo – Mbemba, mas a diferença não é assim tanta e não seria por aí que o FC Porto não acompanharia o Benfica certamente.
O 3º central do Benfica tem de ser um jogador que claramente vai ser suplente. Não se vai investir imenso num suplente quando já se contratou Vertonghen, Pedrinho, Cebolinha, Waldschmidt e ainda se ambiciona o Cavani. Não faz sentido. Tem de ser um 3º central mais low profile e isto se a ideia não passar por manter Jardel e Ferro. O Ferro, durante muito tempo, serviu perfeitamente para titular e para um dos melhores registos defensivos da história do campeonato português. De repente não servir para 3º/4º central é um exagero. Não sou contra mais um central, desde que não se entre na estupidez de contratar mais um titular quando só jogam 2 e o investimento já vai ser colossal.
Fim da oligarquia
o terceiro central do Porto era o Mbemba e hoje é o titular.Não sei quanto custará o Lucas Veríssimo mas acho que o Benfica precisa sim de um central com um nível alto até porque um deles sairá mais dia menos dia e o outro já não é um jovem e tenderá a ter mais problemas físicos.Se já tiveres um integrado é mais fácil de fazer a substituição.
coach407
O Mbemba nas 2 épocas anteriores a rumar ao FC Porto o máximo que fez foram 13 jogos. Na primeira época no Porto fez 6 jogos. O Porto contratou um suplente. Pronto.
Eu não digo que o Benfica não pode contratar um suplente do Newcastle com potencial para um dia ser titular. Muito menos disse que o Benfica não pode ter um suplente que um dia pode ser titular. Jardel, Lindelof, Rúben Dias, Ferro… nenhum chegou ao Benfica para ser titular no dia seguinte e foram os últimos titulares do Benfica. Nada contra.
Se queres falar do FC Porto ter feito isso podes falar. Realmente o Porto fez. Tinha o Militão e o Felipe e foi buscar o Pepe em Janeiro, um jogador que tem de ser titular “no dia seguinte”.
Não podes ter Militão, Felipe e Pepe e algum deles ficar no banco. Simplesmente não podes. O que aconteceu? Adaptou o Militão para jogarem os 3. Resultado? 8 pontos de avanço na altura e Benfica campeão no final da época.
De qualquer forma, há muitas diferenças. 1) Foi uma oportunidade de negócio e não uma procura ativa por um central para ser titular do FC Porto, 2) Pepe é um símbolo do FC Porto, 3) Foi uma aquisição a meio da época quando Militão já estava vendido e Felipe ia pelo mesmo caminho.
Mesmo assim ter 3 centrais que têm de ser titulares foi bom para o FC Porto? Nem por isso…
Lucas Veríssimo, Koch, Garay, Cabrera, Rúben Semedo… são tudo centrais que têm de ser titulares quando o Benfica já tem os titulares.
Fim da oligarquia
Mas dizes que têm que ser titulares porquê? Pelo estatuto que têm ou pelo valor que custariam ?
Falas do caso do Porto mas o problema é mesmo o facto da situação não ser igual.O Porto tinha três bons e foi buscar um quarto que era o mais velho dos quatro e que obrigou o melhor a ir para outro lado.
O Benfica só tem dois bons para mim e um deles é o mais velho.
Por exemplo o Lucas Veríssimo partindo do principio que seria um valor aceitável não percebo porque não poderia ser suplente bastantes vezes e jogar em muitas outras e herdar o lugar na próxima época.
Chegou a ser suplente no Santos na época passada onde o mais utilizado era o Gustavo Henrique,porque é que não pode ser do Verthongen.
Marcio Ricardo
Até parece que o Ruben Dias vai ficar muito tempo na Luz. Até diria que o mais provável é ser vendido em Janeiro, para equilibrar as contas.. Acho muito bem que tragam o Veríssimo já, até porque o Vertoghen também pode fazer alguns jogos a lateral esquerdo.
Fim da oligarquia
Se for vendido em Janeiro é uma vergonha mas também não meto as mãos no fogo.
GabCel
Continua a campanha eleitoral…
Vergonhosa a forma como se abordaram as ultimas 4 épocas e como estão a abordar esta. Mais um contributo para a fábula da qualidade do “mestre” que só ganha com palanteis muito superiores a todos os outros.
Daqui a 3 anos estamos como o Sporting pós BdC.
Red Punisher
Adorava que fosse verdade. Sou demasiado cético admito. Até estar assinado, nunca acredito nos jornais e blogs. De qualquer modo Cebolinha é quase certo. Vert e Edison ainda não.
Rui Miguel Ribeiro
Grande contratação, um central com grande curriculum, muita qualidade e experiência que deverá trazer a solidez defensiva de que o Benfica carece.
BENFICA36
Para quem está preocupado com as finanças do clube, é só para dizer que só agora o dinheiro do Félix está a ser utilizado. É um gasto calculado e pensado , houve 1 ano em que só investimos 9 milhões depois de fazer mais de 100 milhões em vendas.
Helton Leite
Gilberto
Vertonghen
Weigl
Pedrinho
Everton Cebolinha
Luca Waldsmith
Só aqui estão 90 milhões de euros investidos mas não deve ficar por aqui e ainda falta vender .
Vlachodimos, Helton Leite e um reforço
Gilberto, Diogo Goncalves
Rúben Dias, Vertonghen, Ferro ,reforço e Samaris
Grimaldo, Nuno Tavares / Cervi/ reforço
André Almeida como joker.
Weigl, Florentino,Rafael Brito ( Samaris também pode jogar aqui)
Gabriel, Taarabt e reforço
Pedrinho,Chiquinho, ,Rafa,Everton Cebolinha,Jota
Pizzi é joker no meio campo
Waldsmith , Cavani(se vier), Vinícius e Gonçalo Ramos e não me admirava que viesse mais reforço para o ataque .
Vendas/ emprestar:
Zlobin,Svilar,Tomás Tavares,Jardel,Cervi( se não for opção a Grimaldo) , Fejsa,Conti,Lema,Alfa,Ferreyra,Seferovic, Dyego Sousa, Zivkovic …
Montar um 11 com:
Vlachodimos/ reforço
Gilberto ,Rúben Dias, Vertonghen, Grimaldo
Rafa ,Weigl, Gabriel,Everton
Pizzi Cavani
Vlachodimos
Almeida
reforço
Ferro
Cervi/Nuno Tavares/reforço
Pedrinho
Florentino
Taarabt/reforço
Jota
Luca Waldsmith
Vinícius
E ainda temos Paulo Bernardo, David Tavares e outros talentos a emergir no seixal .
O Benfica está no bom caminho agora precisa de consolidar o seu projecto e tudo o que não seja vencer tudo em Portugal para o ano será um fracasso .
Flavio Trindade
Benfica 36,
Já tinhas respondido noutro tópico exactamente a mesma coisa, mas desmistifico isso por aqui.
Dizes que vender muito e comprar pouco significa que há muito para investir, mas tudo isso é falso.
Se tiveres um restaurante, com relativo sucesso, precisas de investir inicialmente para ter lucro no futuro.
Ou seja por muito sucesso que tenhas inicialmente, trabalharás sempre a gerir dívida anterior.
Os clubes todos são geridos assim, e a diferença entre o Benfica e os outros dois grandes, é que a dívida do Benfica era gerível, e a dos outros não…já há muito ultrapassou esse limite.
A alavancagem financeira é feita à base de empréstimos e no caso dos clubes, de receitas extraordinárias (vendas de jogadores).
O Benfica pós JJ era um restaurante de luxo gerido por amadores e por cozinheiros e chefes de sala saídos da escola de culinária.
Desta feita, e como os pratos gourmet (formação) eram de luxo e já amortizados, o lucro foi brutal e permitiu reduzir a dívida inicial enquanto os donos do restaurante podiam pagar a equipas jurídicas caríssimas e casamentos das filhas…
O dono do restaurante, com medo de perder os direitos do franchising, contratou os melhores chefs do mundo e os melhores assistentes de sala.
O lucro vai continuar a ser muito, mas a despesa com ordenados também… logo o lucro será menor, bem menor, e os pratos vão deixar de ser gourmet, logo não existirão receitas extraordinárias.
Sim, vamos ter uma equipa em teoria incrível para a nossa realidade.
Mas não te iludas, a curto prazo virá o descalabro financeiro porque a dívida que agora era gerível, deixará de o ser.
Para o adepto comum é indiferente porque ganham.
Os portistas mesmo falidos festejaram o campeonato porque não lhes sai do bolso…
Mas no nosso caso:
– Vai ser Vertonghen ou Cavani que vais vender por 40 ou 50M com 33 anos?
– Vai ser o suplente do Vlachodimos ou o suplente do André Almeida que vais vender por 40/50M?
– Vais ter uma equipa quase só formada de veteranos sem valor de mercado, e quem te vai sobrar para vender? Rúben Dias, Everton, Vinicius? Esses vendes todos na próxima época…
– Mas temis a formacão, o prato gourmet…
Tinhamos, porque com Jesus nenhum vai jogar, a não ser que sejam crentes…
– O que vai acontecer? Voltar à política dos packs Mendes de 15M para financiar mais trintões para jogarem uma ou duas épocas…
Tudo isto sem garantia de Champions…
Este investimento devia ter sido feito no ano pós tetra, no ano do boicote, para aí sim garantir a hegemonia e quase desligar a máquina de apoio à vida da concorrência.
Todo este aparato visa apenas o sucesso a curto prazo, e a reeleição do Presidente tricolor.
Daí bater constantemente na mesma tecla.
Só com marketing agressivo, sucesso internacional na única prova que interessa (Champions e não a segunda divisão europeia) e domínio absoluto interno é que esta estratégia vai resultar.
Caso contrário será um all in à Pinto da Costa ou à Bruno de Carvalho, e todos sabemos como essas histórias acabam…
Se eram exigentes há 15 dias, têm que ser exigentes a triplicar agora!
Antonio Clismo
Os custos com pessoal vão passar dos 100 milhões anuais de certeza (para quem ainda no início de 2020 declarou no relatório de contas gastos anuais com salários na ordem dos 62 milhões de euros).
Já não faltava voltarem jogadores com salários absurdos como Fejsa ou Ferreyra (cada um deles ganha 2 milhões por ano limpos) e com as contratações destas estrelas todas e sem esquecer o contrato absurdo do Zivkovic que tem cláusulas que o fizeram passar a ganhar 5 milhões a partir de Julho…
O rei vai nu.
BENFICA36
Vejo lucidez e inteligência no seu comentário porém têm de ter em conta a faturação da marca Benfica, a camisola do Cavani ( se vier ) e a todo o lucro que essa contratação terá, fará com que o jogador se pague em 1 ano ou menos.
O Benfica mesmo com 100 milhões em salários e 130 milhões gastos em contratações têm uma faturação de 250 milhões de euros/ano , volto a dizer que já não estamos a lidar com o Benfica de à uns anos a trás, este Benfica têm força financeira . Além de que iremos vender e aliviar a folha salarial com as saídas de Fejsa,Ferreyra,Zivkovic e etc .
O Benfica têm um passivo de 397 milhões de euros neste momento, acredito que mesmo com JJ e o investimento vamos conseguir diminuir o passivo .
A história do JJ não apostar na formação é totalmente falsa , ele aposta desde que veja qualidade para isso.
Gonçalo Ramos, Rafael Brito,Paulo Bernardo, David Tavares ,Jota e Nuno Tavares devem ser apostas do treinador . A juntar a Ferro,Rúben Dias, Florentino ,Almeida e Diogo Goncalves ,o Benfica terá 11/12 jogadores da formação entre equipa A e B e os que não forem aposta iram rodar para voltar mais tarde .
Rúben Dias
Diogo Goncalves (a lateral direito)
Ferro
Florentino
Jota
Acredito que terão muitos minutos este ano e que se vão valorizar muito ou ainda mais.
Prefiro contratar do que continuar a levar com os Cádiz desta vida que não servem para mais nada do que comissões e gastar dinheiro à toa .
Helton Leite( para 3° GR)
Gilberto
Vertonghen
Everton Cebolinha
Pedrinho
Weigl
E Cavani(se vier) vão elevar o nível da equipa .
Estás a falar da idade mas Pepe com 38 anos e Mathieu com 36 eram /são
titulares no Porto e Sporting, Vertonghen têm 33 anos.
Cavani têm 33 anos
Aduriz com quase 40 ainda joga e decide jogos pelo Atlético de Bilbau, Ronaldo com 35 anos
E outros craques tudo com 30 e tal anos .
Eu também gosto de críticar mas neste momento não consigo fazê-lo porque estão a ir buscar grandes jogadores dentro do que é possível.
El Pipito
O Almeida não é da formação.
El Pipito
Comparação horrível. Então este nosso restaurante vai buscar os melhores cozinheiros e chefes de sala, mas os pratos vão deixar de ser gourmet? Não me digam que vai sair fast food na luz.
Goncalo Silva
Fogo, é uma pena Eriksen ter assinado com o Inter em Janeiro, se saísse a custo zero ainda iria parar ao Benfica eheh
Louco de Lisboa
Pode ser um ponto de viragem naquilo que é a maneira como o campeonato português é visto lá fora.
Se o Benfica agarrar este ano Vertonghen e Cavani, e estes resultarem no onze, é uma questão de tempo até o Porto e o Sporting conseguirem ir buscar jogadores de nível semelhante. Sei que há muitos dados financeiros relevantes para isto, mas terá que acontecer caso queiram continuar a competir (volto a frisar que depende do sucesso em campo que estas contratações sonantes tenham no Benfica – até pode correr tudo mal e o Benfica nem ser campeão para o ano).
Espero que seja uma mudança de paradigma para Portugal e que, num espaço de 5-10 anos (deixem-me sonhar), até as equipas que lutam pelos 5.º/6.º lugar (um Rio Ave, Guimarães, etc.) consigam ir buscar jogadores com mais nome para atuar no nosso campeonato. Se isto for possível, e numa perspetiva otimista, os 3 grandes poderiam ser presenças mais assíduas em fases a eliminar na Champions e os outros clubes de maior nível em Portugal poderiam fazer coisas bonitas na Liga Europa.
É esperar (e rezar) para ver.
RenatoFr
Para haver essa mudança de paradigma era preciso existirem direções competentes com know-how e que não metessem os interesses pessoas à frente dos interesses dos clubes.
A começar pelo scouting que se faz em Portugal que ainda aposta na quantidade em vez da qualidade; além de uma gestão deficitária que mais parece a função pública, onde não se percebe que para ter sucesso é preciso ter uma gestão financeira exímia e com lucro.
Quando um agente de futebol consegue montar melhores equipas do que direções que andam nisto há muitos anos está tudo dito.
Kafka
Verthogen veterano dispensado do Totenham
Cebolinha que andava para lá no Brasil mas que numa equipa de top10 Mundiali comia banco
Gilberto já quase nos 30 anos que andava para lá no Brasil
Wallsmith ou lá como se escreve que vem desse colosso Mundial Friburgo
Conclusão do João S?
“Benfica é obrigado a ir às meias finais da Champions e ganhar 34 jogos consecutivos em Portugal ”
Aqui está uma bela ode sobre não perceber literalmente nada de futebol
Red Scorpius
Então e o Helton Leite?
Kafka
Peço desculpa, essa lenda faz toda a diferença, com Helton Leite muda tudo
Antonio Clismo
No relatório de contas correspondente ao último semestre de 2019 o Benfica declarou cerca de 31 milhões de euros com gastos fixos (ou seja a folha salarial do plantel).
Ora em Janeiro contratam Weigl por 20 milhões equiparando-o logo salarialmente aos mais bem pagos do clube (Rafa, Pizzi, Taarabt e Rúben Dias que ganham cerca de 2.5 milhões limpos por ano… estranho que todos estes tiveram quedas abruptas de forma a partir daí, misterioso no mínimo)
Ora depois no fecho do mercado de Inverno como se não chegasse ainda investem mais 20 milhões no Pedrinho.
Veio o Covid-19 e as receitas passaram a quase zero. O Benfica no entanto foi o único clube que não cortou nos salários do plantel.
Com os regressos de Yony González, Ferreyra (também ele muito bem pago), Fejsa, Bruno Varela, Cádiz, Lema, Krovinovic, Alfa Semedo, etc a folha salarial do Benfica deve ter inchado ainda mais, pelas minhas contas para os 36 milhões (por semestre).
Agora com as contratações da equipa técnica do Jorge Jesus mais Helton Leite, Gilberto, Vertonghen, Everton Cebolinha, Waldschmidt e se acontecer, Cavani o valor a pagar semestralmente pelo Benfica pode ascender facilmente aos 50 milhões, ou seja 100 milhões por ano SÓ EM SALÁRIOS (nem sequer estamos a falar de prémios e restantes comissões). Isto nunca aconteceu em Portugal pela simples razão de ser absurdo.
Mas pelo menos são contas bem melhores do que Sporting e FC Porto que até estão com capitais próprios negativos.
Se o passivo do Benfica andava perto dos 400 milhões antes da pandemia (o activo andava nos 600 milhões penso eu) com a desvalorização que todo o futebol teve no mundo e a péssima época do Benfica os activos devem ter diminuído para os 500 milhões e o passivo deve ter aumentado para os 500 milhões portanto neste momento é ela por ela.
Chegamos a esta fase e o LFV sente a coisa a apertar e começa a gastar tudo o que tem e o que não tem para conseguir uma re-eleição que pode muito bem hipotecar o futuro do clube.
De certeza que quando foi buscar o JJ ao Brasil só para o aparato de aparecer nos jornais não fretou o avião do bolso dele…
Louco de Lisboa
Mas há alguma necessidade de responder com essa agressividade? Se não concordas, tudo bem, fica na tua, ou responde educadamente.
Quem és tu para dizer que alguém não percebe nada de futebol?
MansoFrancisco
Comenatdor de CMTV achas que vale a pena ouvir? nem percas o teu tempo
Mas quanto ao Vertoghen deu a ideia que ele não chegou a acordo com os Spurs não foi propriamente dispensado e tem muita qualidade
quando ao Everton é uma questão de adaptação e evolução e pode ser que chegue lá
quanto ao Luca isso não quer dizer nada, pode explodir na mesma e tem qualidade
e quanto ao Gilberto não prevejo um central ótimo mas parece ter raça e ser certinho
quanto aos objectivos, nem vamos ouvir cmtv pq isso é tudo o que o futebol tem de podre, mas vamos ser honestos com JJ a treinador e com estas contratações temos de ser campeões e fazer uma figura muito melhor na champions que temos feito
Kafka
Manso Francisco
Sem dúvida, Benfica tem obrigação de ser campeão e fazer melhor do que tem feito na Champions…
chuta dai
Isso vai depender muito do sorteio. Não sei qual é o pote que o Benfica estará inserido. Presumo que seja no pote 3, se assim for e se por sorte nos calhar Real Madrid e City lá se foram as hipoteses de fazer uma champions melhor. Atenção primeiro ainda é preciso ultrapassar 2 eliminatórias.
Kafka
Chuta Daí
Concordo, Real e City fazem parte do grupo restrito top10 Mundial, calhando num grupo desses o máximo que se pode aspirar é o 3o lugar
Kafka
E diga-se mesmo supondo que se contratava Cavani, é bom lembrar que em bom rigor Cavani é outro veterano DISPENSADO do PSG que é uma equipa top10 Mundial, e bem vistas as coisas ao dia de hoje o Cavani não seria titular em nenhuma equipa top10 Mundial, o que por aqui se percebe bem a diferença enorme que há do grupo de clubes top10 Mundial para os restantes clubes no Mundo…
E portanto faz todo o sentido exigir ao Benfica ser Top4 Mundial quando nem sequer consegue ter acesso aos titulares dos jogadores de clubes top10 Mundial e apenas se pode contentar com 1 ou outro refugo já veterano dessas equipas top10 Mundial
Isto é de alguém que percebe zero, literalmente zero de futebol
Chico
O Cavani seria titular no PSG. Sem lesões, continua a ser melhor que o Icardi.
joaodjesus
Para mim este investimento todo é sinal de se querer mais para a frente lutar pela Liga Europa. Ir buscar os € da fase de grupos da CL e depois tentar a Liga Europa, para se conquistar o tal titulo europeu de que o viera tanto fala.
Vertonghen para a nossa liga é um super reforço, do género do Mathieu para o Sporting por exemplo(talvez ate melhor tendo em conta a carreira de cada um), Cebolinha para a realidade tuga é também ele um super reforco, ate porque se um gajo que nao esta a comer banco numa equipa top10 mundial como dizes nao vem aqui parar, é preciso ter noção das coisas, o resto nao conheço por isso nao comento.
BENFICA36
Sabes porque não renovou ?? Porque o tottenham está a renovar o centro da defesa , mas aos 33 anos ainda é um reforço espetacular , seria titular no tottenham neste momento.
Gilberto têm 27 anos, e será certamente melhor neste momento do que foi na sua primeira passagem pela Europa.
Cebolinha que ainda à um ano foi titular na selecção brasileira campeã e é o melhor jogador a jogar no brasileirão a par de Gerson, Bruno Henrique e Gabigol.
Waldsmith têm 24 anos e consegue ser internacional pela Alemanha que têm inúmeros craques .
Comentário sem sentido, sem nexo e com o simples objectivo de denegrir o presidente que também não gosto e nem queria à frente do clube .
Falar por falar mais vale ficar sossegado e observar .
São bons reforços.
Kafka
Benfica 36
Escreveste muito mas não disseste nada, porque em momento algum foste capaz de contra argumentar o que eu disse, ou seja, não é com Cebolinha que comia banco em qualquer clube top10 Mundial e com Vertoghen que o Benfica passa a ser Top4 Mundial e tem obrigação de vencer 34 jogos consecutivos em Portugal…. Senão percebeste isto, então junta-te ao João S, porque tu e ele não percebem nada de futebol
BENFICA36
Cebolinha teria lugar no PSG , Juventus, Inter,Atlético de Madrid, Leipzig, Tottenham,United, teria lugar no plantel ,não quer dizer que fosse titular.
Só não o vejo a fazer parte do plantel do Barcelona,Real Madrid ,Bayern e City .
Portanto ainda faria parte das outras 6 equipas do top 10 .
Vertonghen era titular no tottenham, Liverpool, City,Dortmund,Barcelona (ao lado de Pique), Real Madrid( ao lado de Sérgio Ramos), Atlético de Madrid, Bayern ao lado de Sule com Lucas Hernandez a lateral esquerdo .
E podia continuar a falar de várias equipas .
O Benfica está a construir uma super equipa respeitanto a sua situação econômica.
Vertonghen, Everton Cebolinha, Cavani(talvez), e acho que não vai ficar por aqui .
Com estas contratações tudo o que não seja ganhar tudo a nível interno e ir pelo menos aos quartos de final da liga dos campeões será um fracasso.
Nazgul
Ainda há lacunas visíveis no 11 a começar pelo André almeida que era de vender e comprar Mbabu!
O Grimaldo sinceramente por 25M era bem vendido e com isso iríamos buscar Júnior Firpo, estupinan ou até Emerson do Chelsea!
Se não vier o cavani era tentar apostar no Mariano Diaz ou Mitrovic mas o Fulham subiu!
Antonio Clismo
E toda a gente fala no Cavani e vai-se a ver e quem vem para o Benfica ainda vai ser o Mandzukic
Tiago Martins
Bem, por um lado deveriam haver eleições no clube todos os anos …
Aguardo confirmação oficial, mas será um excelente reforço para uma posição carente de qualidade e experiência. Assumirá com naturalidade a titularidade e o estatuto de um dos melhores centrais em Portugal nas duas últimas décadas.
Eagle1991
Se RD ficar ficamos com uma excelente dupla de centrais. Faltava alguem experiente mas ainda com pernas para o centro da defesa. Assim RD irá evoluir com alguém experiente que vem de uma das melhores ligas do mundo (para mim a melhor).
Joe
Receitas do Benfica sem mais valias de jogadores e sem prémios da uefa:
102 milhões em 2017/2018 e 108 milhões em 2018/19 : aumento de 6 milhões
Custos do Benfica:
163 milhões em 2017/2018 e 210 milhões em 2018/19: aumento de 47 milhões
Valor a ser coberto por mais valias de jogadores e receitas UEFA:
61 milhões em 2017/18 e 102 em 18/19
Qual vai ser o acréscimo de custos para a próxima época?
25 milhões?
Se assim for entre receitas UEFA e mais valias de venda de jogadores o Benfica para não fechar o ano no vermelho precisará de nestas 2 rubricas de encaixar cerca de 130 milhões.